Cristiano Tossulino Machado

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5041873683410891
  • Última atualização do currículo em 12/03/2018


MBA pela Baldwin-Wallace University dos Estados Unidos, MBA Executivo In Management pela FAE Business School de Curitiba, MBA em Administração e Marketing pela FACINTER de Curitiba, Administrador pela FADEP - Faculdade de Pato Branco. É também mestrando em Engenharia de Produção (Redes de Empresas) pela UTPFR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Ponta Grossa. Especialista em marketing, empreendedorismo, marketing empreendedor (marketing para pequenas empresas), marketing boca a boca, marketing digital, marketing de mídias sociais, planejamento de novos negócios, plano de negócios, gestão de pequenas empresas, startups e inovação. Membro da Associação Americana de Marketing (AMA - American Marketing Association) desde 2010 e Membro do Special Interest Group (SIG) on Entrepreneurial Marketing na American Marketing Association. Possui artigos científicos publicados nos Estados Unidos, Canadá e Brasil. Empreendedor, consultor de empresas, palestrante profissional e professor de cursos de pós-graduação e MBA. Idealizador, co-fundador e presidente da AbraBoca - Associação Brasileira de Marketing Boca a Boca (www.abraboca.org). Site pessoal: www.marketingempreendedor.com.br (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Cristiano Tossulino Machado
Nome em citações bibliográficas
MACHADO, C. T.

Endereço


Endereço Profissional
Marketing Empreendedor Inovação em Negócios.
Rua Comendador Ayrton Plaisant, 641 - 11
Centro
84010550 - Ponta Grossa, PR - Brasil
Telefone: (42) 98209600
URL da Homepage: www.cristianomachado.com.br


Formação acadêmica/titulação


2014
Mestrado em andamento em Engenharia de Produção.
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
Título: Marketing Empreendedor, Capital Social e Redes de Empresas,Orientador: Luis Mauricio Resende.
Coorientador: Joseane Pontes.
2010 - 2011
Mestrado profissional em MBA - Administração e Marketing.
Centro Universitário Internacional, UNINTER, Brasil.
Título: Marketing empreendedor:revisão bibliográfica de uma nova visão do marketing nas micro e pequenas empresas, Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Marcos Rogério Maioli.
Palavras-chave: Marketing; empreendedorismo; Pequenas empresas.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Marketing Empreendedor.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Empreendedorismo.
2010 - 2011
Mestrado profissional em MBA - Master of Business Administration.
Baldwin-Wallace College, B.W.C., Estados Unidos.
Título: Entrepreneurial marketing: A new marketing vision in small companies, Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Valmor Rossetto.
Palavras-chave: Marketing; Entrepreneurship; Small business.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Entrepreneurial Marketing.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Marketing.
2008 - 2010
Mestrado profissional em MBA - Executivo In Management.
Centro Universitário Franciscano do Paraná, FAE, Brasil.
Título: Marketing empreendedor: uma nova visão do marketing nas pequenas empresas, Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Valmor Rossetto.
Palavras-chave: Micro e pequenas empresas; Marketing; empreendedorismo.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
2004 - 2008
Graduação em Administração de Empresas.
Faculdade de Pato Branco, FADEP, Brasil.
Título: Análise do Processo Produtivo: Um estudo de caso dos integrados da empresa Frango Seva Ltda..
Orientador: Rosane Rodrigues Pagno.




Formação Complementar


2015 - 2015
WOMMA Summit 2105. (Carga horária: 20h).
WOMMA - Word of Mouth Marketing Association, WOMMA, Estados Unidos.
2012 - 2012
Capacitação "Internet Para Pequenos Negócios". (Carga horária: 16h).
Sebrae - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, SEBRAE/NA, Brasil.
2012 - 2012
WOMM-U School of WOMM and Social Studies-Chicago. (Carga horária: 24h).
WOMMA - Word of Mouth Marketing Association, WOMMA, Estados Unidos.
2012 - 2012
Oficina Critérios de Excel. em Gestão de Projetos. (Carga horária: 16h).
Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná, SEBRAE/PR, Brasil.
2010 - 2010
Conferência Internacional de Cidades Inovadoras. (Carga horária: 16h).
Federação das Indústrias do Estado do Paraná, FIEP, Brasil.
2010 - 2010
Marketing no Google. (Carga horária: 8h).
ASSESPRO PR, ASSESPRO, Brasil.
2009 - 2009
Fórum de Marketing 2009. (Carga horária: 10h).
Universidade Positivo, POSITIVO, Brasil.
2006 - 2006
Orientadores de aprendizagem TELESSALA. (Carga horária: 40h).
Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná, SEBRAE/PR, Brasil.
2004 - 2004
Negociação com foco em resultados. (Carga horária: 16h).
Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná, SEBRAE/PR, Brasil.
2003 - 2003
Reconhecendo Meu Elemento Humano. (Carga horária: 24h).
Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná, SEBRAE/PR, Brasil.
2003 - 2003
EMPRETEC. (Carga horária: 80h).
Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná, SEBRAE/PR, Brasil.
2002 - 2002
Formação de Auditores Internos ISO 9001:2000. (Carga horária: 24h).
Federação das Indústrias do Estado do Paraná, FIEP, Brasil.
2002 - 2002
Pensamento Sistêmico. (Carga horária: 16h).
Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná, SEBRAE/PR, Brasil.
2000 - 2000
Programa LIDERAR. (Carga horária: 48h).
Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná, SEBRAE/PR, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Döll, INSTITUTO DÖLL, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Professor de Pós-Graduação, Enquadramento Funcional: Professor de Pós-Graduação
Outras informações
Professor do curso de Pós-Graduação em Marketing Digital nas disciplinas Internet para Pequenos Negócios e Marketing Empreendedor.


Supernova Aceleradora de Startups, SUPERNOVA, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Mentor de Marketing, Enquadramento Funcional: Mentor
Outras informações
Minha responsabilidade como mentor de marketing é orientar startups para definirem seus modelos de negócio, implementar iniciativas de marketing para crescimento rápido utilizando estratégias de marketing apropriadas para startups.


Colégio Mater Dei, MATER, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Professor de Pós-Graduação, Enquadramento Funcional: Professor de Pós-Graduação, Carga horária: 20
Outras informações
Professor do Curso de Pós-Graduação em Gestão de Pessoas na disciplina de Planejamento de Carreiras.


Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná, SEBRAE/PR, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 2015
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Funcionário, Carga horária: 40


Faculdade Educacional de Ponta Grossa, UNIÃO, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor convidado
Outras informações
Professor do Curso de MBA em Gestão na disciplina de Gestão de Marketing e Plano de Marketing.


Marketing Empreendedor Inovação em Negócios Ltda., MKT EMPREENDEDOR, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Palestrante e Consultor, Enquadramento Funcional: Palestrante e Consultor
Outras informações
Idealizador, fundador, palestrante e consultor.


AbraBoca - Associação Brasileira de Marketing Boca a Boca, ABRABOCA, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Presidente, Enquadramento Funcional: Presidente
Outras informações
Idealizador, co-fundador e presidente da AbraBoca - Associação Brasileira de Marketing Boca a Boca.


Faculdade Sant'Ana - Instituição de Ensino Superior Sant'Ana, IESSA, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Coordenador do MBA de Marketing e Vendas



Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Marketing.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Empreendedorismo.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Gestão de Pequenas Empresas.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Marketing Empreendedor.
5.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas.
6.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Planejamento de novos negócios.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Textos em jornais de notícias/revistas
1.
MACHADO, C. T.; PEREIRA, C ; PIVA, A ; PAGNO, R . Análise do processo produtivo: Estudo de caso dos integrados da empresa Frango Seva Ltda.. Revista Ingepro, http://www.ingepro.com.br/, p. 26 - 33, 15 set. 2009.

Apresentações de Trabalho
1.
MACHADO, C. T.. Is Social Capital Important for the Acquisition of Marketing-Related Information for Startups?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
MACHADO, C. T.. The Importance of Social Capital for Small Business Owners: An Entrepreneurial Marketing Approach for Decision Making. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
FRANCO, E. T. ; CRUZ, D. P. ; MACHADO, C. T. . Impacto de oportunidades dos futuros investimentos na cidade de Ponta Grossa e na região dos Campos Gerais. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
MACHADO, C. T.. Profile of the degree of innovation of micro and small enterprises in the state of Parana - Brazil. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
MACHADO, C. T.. Marketing Empreendedor: Revisão Bibliográfica De Uma Nova Visão do Marketing Nas Micro e Pequenas Empresas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
MACHADO, C. T.; COSTA, A. . The Causes of Success of the Micro and Small Enterprises in Brazil: A review of the last few years of research. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
MACHADO, C. T.; PIVA, A ; PAGNO, R ; PEREIRA, C . Qualidade no processo produtivo: Um estudo de caso em uma empresa de comércio de aves. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
MACHADO, C. T.; PIVA, A ; PEREIRA, C ; PAGNO, R . Análise do processo produtivo: Estudo de caso dos integrados da empresa Frango Seva Ltda.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
MACHADO, C. T.; WHAL, H. ; REZAEE, A. . New Prospects on Entrepreneurship Research. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
MACHADO, C. T.; HEFFERNAN, T. . Marketing for High Technology Startups. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
MACHADO, C. T.. Marketing Empreendedor - Como pequenas empresas e empreendedores fazem marketing. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
MACHADO, C. T.. Marketing para Startups. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
MACHADO, C. T.. Marketing Empreendedor - Como pequenas empresas e empreendedores fazem marketing. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
MACHADO, C. T.. Marketing Empreendedor para professores pesquisadores. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
MACHADO, C. T.. Mídias sociais para pequenas empresas. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
MACHADO, C. T.. Marketing Emrpeendedor Para Empresas de Tecnologia. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Ciclo MPE.net - Ciclo de Seminários Comércio Eletrônico para Micro e Pequenas Empresas 2011 (Palestrante).Mídias Sociais para Pequenas Empresas. 2011. (Seminário).



Outras informações relevantes


Fui convidado e participei como revisor de artigos para participação na conferência USASBE (United States Association for Small Business) 2011 - Entrepreneurship: Changing the Present, Creating the Future
USASBE 2011 Conference - Hilton Head Island, South Carolina.

Link para o web site da conferência: http://usasbe.org/conference/2011/



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/10/2018 às 14:29:44