Douglas da Silveira Pereira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9029981351090958
  • Última atualização do currículo em 27/08/2018


Doutorando em Educação, Linguagem e Psicologia na Universidade de São Paulo - USP. Mestrado em Psicologia da Educação pela Universidade de São Paulo - USP (2018). MBA em Gestão de Pessoas pela Fundação Getúlio Vargas - FGV (2013). Pós-graduado em Psicologia Positiva pela Universidade Cândido Mendes - UCAM (2013). Especialização em Terapia Cognitivo-Comportamental pelo Centro de Psicologia Aplicada e Formação - CPAF-RJ (2010). Licenciatura e Bacharelado em Psicologia pela Faculdade de Ciências Médicas e Paramédicas Fluminense - SEFLU (2008). Atualmente, membro do Núcleo de Pesquisa em Novas Arquiteturas Pedagógicas da USP, coordenado pelo Prof. Dr. Ulisses Araujo. Seus principais interesses de pesquisa são: felicidade, sentido de vida, bem-estar, profissionais de educação e metodologias ativas de aprendizagem. Contato: douglasspereira@usp.br (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Douglas da Silveira Pereira
Nome em citações bibliográficas
PEREIRA, D. S.


Formação acadêmica/titulação


2018
Doutorado em andamento em Educação, Linguagem e Psicologia.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: A definição de Felicidade e Sentido de Vida para professores do estado de São Paulo,
Orientador: Ulisses Ferreira de Araujo.
Palavras-chave: Felicidade; Significado; Professores.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2015 - 2018
Mestrado em Educação.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Felicidade e significado: Um estudo sobre o bem-estar dos profissionais da Educação do estado de São Paulo.,Ano de Obtenção: 2018.
Orientador: Ulisses Ferreira de Araujo.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Felicidade; Significado; Professores; Bem-estar subjetivo; Bem-estar psicológico.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2012 - 2013
Especialização em Psicologia Positiva uma integração com o Coaching. (Carga Horária: 360h).
Universidade Candido Mendes, UCAM, Brasil.
Título: O fluxo, pontos fortes e metas - uma proposta de vida significativa..
Orientador: Mônica Portella.
2011 - 2013
Especialização em MBA em Gestão de Pessoas. (Carga Horária: 432h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
Título: Felicidade Produtiva.
Orientador: Ana Paula Cortat Zambrotti Gomes.
2009 - 2010
Especialização em Formação em Teoria Cognitivo-Comportamental. (Carga Horária: 128h).
Centro de Psicologia Aplicada e Formação, CPAF-RJ, Brasil.
Título: Relatório para estágio probatório de 62h.
Orientador: Dra. Mônica Portella.
2003 - 2008
Graduação em Psicologia.
Faculdade de Ciências Médicas e Paramédicas Fluminense, SEFLU, Brasil.
Título: A influência da música no comportamento do adolescente.
Orientador: Maria da Graça Rezende Mendes.




Formação Complementar


2018 - 2018
Criatividade e Psicologia Positiva. (Carga horária: 4h).
Associação Brasileira de Psicologia Positiva, ABP+, Brasil.
2018 - 2018
Psicologia Positiva aplicada à área educacional. (Carga horária: 4h).
Associação Brasileira de Psicologia Positiva, ABP+, Brasil.
2017 - 2017
Programação em R. (Carga horária: 32h).
Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados, IBPAD, Brasil.
2017 - 2017
Introdução ao uso do software R aplicado à Psicometria. (Carga horária: 8h).
Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica, IBAP, Brasil.
2017 - 2017
Introdução aos métodos quantitativos aplicados à educação e psicologia. (Carga horária: 16h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2016 - 2016
Pesquisas em Bases de dados Nacionais e Internacionais e Gerenciador Biblio. (Carga horária: 5h).
Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, FEUSP, Brasil.
2015 - 2015
Positive Psychotherapy. (Carga horária: 2h).
International Positive Psychology Association, IPPA, Estados Unidos.
2015 - 2015
Turning a Good Job into a Happy Life. (Carga horária: 2h).
International Positive Psychology Association, IPPA, Estados Unidos.
2015 - 2015
The Paradoxical Effects of Trying to be Grateful. (Carga horária: 2h).
International Positive Psychology Association, IPPA, Estados Unidos.
2015 - 2015
Individual Differences in Prioritizing Positivity. (Carga horária: 2h).
International Positive Psychology Association, IPPA, Estados Unidos.


Atuação Profissional



Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2018
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Mestrado

Atividades

08/2015 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Educação, .

Linhas de pesquisa
Psicologia
Educação

Instituto de Pós-Graduação e Graduação, IPOG, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Professor convidado, Enquadramento Funcional: Professor convidado
Outras informações
Professor de de Pós-graduação em Avaliação Psicológica e Professor no MBA em Psicologia Positiva e Desenvolvimento Humano.


Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Membro externo, Enquadramento Funcional: Membro externo
Outras informações
Participante enquanto membro externo do projeto de pesquisa "Sentido de vida e metas pessoais: um estudo baseado em características do indivíduo e do contexto", coordenado pelo Prof. Dr. Bruno Figueiredo Damásio.


Civitatis Consultoria e Assessoria Educacional LTDA, CIVITATIS, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Consultor, Carga horária: 20
Outras informações
Descrição das atividades: apoio ao desenvolvimento da metodologia que norteia os diversos projetos desenvolvidos; organização e gestão de projetos pedagógicos para EaD; e planejamento do desenvolvimento dos objetos de aprendizagem usados nos cursos.


Psicoach Treinamentos Profissional S/S LTDA, PSICOACH, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2015
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Consultor, Carga horária: 40
Outras informações
Atuação em Programas de Qualidade de Vida. Realização de treinamento organizacional. Orientação profissional e gestão de carreira.



Linhas de pesquisa


1.
Psicologia
2.
Educação


Projetos de pesquisa


2014 - 2015
Sentido de vida e metas pessoais: um estudo baseado em características do indivíduo e do contexto
Descrição: O presente projeto de pesquisa-extensão, intitulado Sentido de vida e metas pessoais: um estudo baseado em características do indivíduo e do contexto , tem por objetivo avaliar em que medida o estabelecimento e tentativa de concretização de metas pessoais são capazes de impactar a percepção de sentido de vida (SV) e de bem-estar subjetivo (BES) dos sujeitos. Buscaremos: 1) investigar o papel da coerência entre as metas e os valores pessoais nos indicadores de SV e BES; e 2) Avaliar como características pessoais relacionadas à tomada de decisão e autorregulação do comportamento (p. ex.: características de personalidade, esperança, otimismo, e foco regulatório) são capazes de predizer como os sujeitos se mantêm focados na concretização dos seus objetivos pessoais. Além disso, será proposto um projeto de pesquisa-intervenção, com caráter de extensão, que buscará aplicar e avaliar a efetividade de uma intervenção psicossocial com o objetivo de desenvolver estratégias de elaboração e concretização de metas e objetivos pessoais, com vistas a potencializar a noção de sentido de vida em jovens e adolescentes cariocas. Para atingir tais objetivos, o presente projeto de pesquisa será subdividido em três grande estudos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Douglas da Silveira Pereira - Integrante / Bruno Figueiredo Damásio - Coordenador / Juliane Callegaro Borsa - Integrante / Susana Inés Nuñes Rodrigues - Integrante.
2014 - Atual
Núcleo de Pesquisa em Novas Arquiteturas Pedagógicas
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Douglas da Silveira Pereira - Integrante / Ulisses Ferreira Araújo - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
PEREIRA, D. S.2018 PEREIRA, D. S.; ARAUJO, U. F. . Uma reflexão sobre a busca e o significado da felicidade. REVISTA EDUCAÇÃO E LINGUAGENS, v. 7, p. 17-31, 2018.

Capítulos de livros publicados
1.
PEREIRA, D. S.. Inteligência social. In: Monica Portella. (Org.). Psicologia Positiva: como descobrir e desenvolver as qualidade humanas.. 1ed.Rio de Janeiro: PSI+ Psicologia Positiva, 2015, v. , p. 146-167.

2.
BARCAUI, A. ; PEREIRA, D. S. ; PORTELLA, M. . Engajamento: Alcançando o Estado de Fluxo. Teoria da Potencialização da Qualidade de Vida. 1ed.Rio de Janeiro: CPAF-RJ, 2013, v. , p. 175-195.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
PEREIRA, D. S.; PEREIRA, C. A. D. S. ; ARAUJO, U. F. . Project-based Learning in a Brazilian Graduate Program of Psychology. In: PBL2018 INTERNATIONAL CONFERENCE: PBL for the Next Generation. Blending active learning, technology, and social justice, 2018, San Jose. PBL2018 INTERNATIONAL CONFERENCE: PBL for the Next Generation. Blending active learning, technology, and social justice, 2018.

2.
PEREIRA, D. S.; ARAUJO, U. F. . Felicidade e sentido de vida em profissionais da educação. In: II Congresso Brasileiro de Psicologia Positiva, 2016, São Paulo. ANAIS, 2016.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ARAUJO, U. F. ; PEREIRA, D. S. . Happiness and meaningfulness in Brazilians adults. In: 15th ISQOLS Annual Conference, 2017, Innsbruck. Official Abstract Booklet, 2017.

2.
PEREIRA, D. S.; ARAUJO, U. F. . Felicidade e Sentido de Vida em Professores. In: 8º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica, 2017, Florianópolis. Congresso 2017, 2017.

3.
PEREIRA, D. S.; ARAUJO, U. F. . Happiness and meaningfulness in professionals of education. In: 15th ISQOLS Annual Conference, 2017, Innsbruck. Official Abstract Booklet, 2017.

Apresentações de Trabalho
1.
ARAUJO, U. F. ; PEREIRA, D. S. . A psicologia positiva e a definição de felicidade para brasileiros. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
PEREIRA, D. S.; PEREIRA, C. A. D. S. ; ARAUJO, U. F. . Project basead learning in a Brazilian graduate program of Psychology. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
PEREIRA, D. S.; ARAUJO, U. F. . Happiness and meaningfulness in professionals of education. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
ARAUJO, U. F. ; PEREIRA, D. S. . Happiness and meaningfulness in Brazilians adults. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
PEREIRA, D. S.; ARAUJO, U. F. . Felicidade e sentido de vida em professores. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
PEREIRA, D. S.; ARAUJO, U. F. . Happiness, Meaningfulness, and Morality in Teachers. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
PEREIRA, D. S.; ARAUJO, U. F. . Society and Community for Brazilian`s Professionals of Education. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
PEREIRA, D. S.. Psicologia Positiva: Uma nova proposta antiga. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
PEREIRA, D. S.. Psicologia Positiva: Teoria e Prática. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
PEREIRA, D. S.; ARAUJO, U. F. . Elementos significativos e sentido de vida em profissionais da area da educação. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
PEREIRA, D. S.; ARAUJO, U. F. . Felicidade e sentido de vida em profissionais da educação. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
ARAUJO, U. F. ; PEREIRA, D. S. . The relationships between Youth Purpose and Happiness among Brazilian college students.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
PEREIRA, D. S.; ARAUJO, U. F. . Juventude Brasileira e a busca por significado no trabalho.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

14.
PEREIRA, D. S.. Purpose and well-being, influential elements. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
PEREIRA, D. S.; CRISTINA, A. ; ANTONIETO, L. ; MUNIZ, A. ; GOUVEIA, A. P. M. . Análise de dados sobre violência na cidade de Mesquita, RJ. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
PEREIRA, D. S.; CRISTINA, A. ; ANTONIETO, L. ; MUNIZ, A. ; GOUVEIA, A. P. M. . Profilaxia no atendimento dos casos de violência em Mesquita, RJ. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
PEREIRA, D. S.. Revitalização do Ponto de Ônibus Urbano; Revitalização da Praça Pública; Revitalização da Praça Pública no período noturno.. 2015.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
PEREIRA, D. S.. Por um copo metade cheio no trabalho.. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
PEREIRA, D. S.. Transtornos psicológicos. 2009. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
PEREIRA, D. S.. Relacionamento pais e filhos. 2009. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
PEREIRA, D. S.. Psicologia Positiva. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
PEREIRA, D. S.. Psicologia Positiva. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
III Congresso de Psicologia Positiva. A psicologia positiva e a definição de felicidade para brasileiros. 2018. (Congresso).

2.
PBL 2018 INTERNATIONAL CONFERENCE PBL for the Next Generation Blending active learning, technology and social justice. Project basead learning in a Brazilian graduate program of Psychology. 2018. (Congresso).

3.
12a edição do Prêmio Itaú-Unicef. 2017. (Outra).

4.
43rd AME ANNUAL CONFERENCE Evolving Ethics, Moral Education, and the Struggle for Democracy. Happiness, Meaningfulness, and Morality in Teachers. 2017. (Congresso).

5.
43rd AME ANNUAL CONFERENCE Evolving Ethics, Moral Education, and the Struggle for Democracy. Society and Community for Brazilian`s Professionals of Education. 2017. (Congresso).

6.
47ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. Elementos significativos e sentido de vida em profissionais da area da educação. 2017. (Congresso).

7.
8º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica. Felicidade e sentido de vida em professores. 2017. (Congresso).

8.
ISQOLS 15th Conference on Quality of Life: Towards a Better Society. Happiness and meaningfulness in Brazilians adults. 2017. (Congresso).

9.
ISQOLS 15th Conference on Quality of Life: Towards a Better Society. Happiness and meaningfulness in professionals of education.. 2017. (Congresso).

10.
Professores e Professoras: Carreira e Vocações Possíveis. 2017. (Oficina).

11.
PBL2016 - Inovações para o Ensino e a Aprendizagem. 2016. (Congresso).

12.
41st Association for Moral Education Conference. The intense happiness moments for Brazilian Youth. 2015. (Congresso).

13.
Fourth World Congress on Positive Psychology. The Relations Between Youth Purpose and Happiness of Brazilian College Students.. 2015. (Congresso).

14.
VI JUBRA Simpósio Internacional Sobre Juventude Brasileira.Juventude brasileira e a busca por significado no trabalho. 2015. (Seminário).

15.
Coaching Aplicado. 2014. (Outra).

16.
I Congresso Brasileiro de Psicologia Positiva. 2014. (Congresso).

17.
Fundamentos da Psicoloiga Positiva. 2012. (Outra).

18.
II Semana da Psicologia na Universidade Estácio de Sá.A psicologia nas organizações. 2012. (Encontro).

19.
Introdução à Programação Neurolinguística. 2012. (Outra).

20.
Mãos Dadas com a Cidadania.Plano de ação na educação. 2011. (Seminário).

21.
I Seminário sobre Violência Intrafamiliar.Conceito de violência no contexto intrafamiliar. 2010. (Seminário).

22.
Plenária de Saúde de Mesquita. 2010. (Outra).

23.
Programa Pró-Equidade de Gênero.Violência e Assédio Moral. 2010. (Outra).

24.
Treinamento Profissional da empresa PsiCoach.Personal and Professional Coaching. 2010. (Encontro).

25.
I Encontro Municipal de Capacitação do Projovem Adolescente. 2009. (Encontro).

26.
Projeto Qualidade de Vida.Drogas, uma escolha minha. 2009. (Encontro).

27.
Relação aluno e professor dentro do ambiente da academia.Comportamento profissional e motivação. 2009. (Encontro).

28.
Reuniões de pais e mestres da escola CEAT.Limites. 2009. (Encontro).

29.
Projeto Musicoterapia para discentes na escola CEAT de 80h.A influência da música no comportamento do adolescente. 2008. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ARAUJO, U. F. ; GARBIN, M. C. ; PEREIRA, D. S. . PBL2016 - Inovações para o Ensino e a Aprendizagem. 2016. (Congresso).

2.
PEREIRA, D. S.; BARBOSA, S. ; CRISTINA, A. ; MUNIZ, A. ; ANTONIETO, L. . V Fórum de Enfrentamento a todos os tipos de violênica. 2012. (Outro).

3.
PEREIRA, D. S.; CRISTINA, A. ; ANTONIETO, L. ; MUNIZ, A. ; GOUVEIA, A. P. M. . I Seminário sobre Violência Intrafamiliar. 2010. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/10/2018 às 22:38:52