José Vinicius da Costa Meneses

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2958541734359863
  • Última atualização do currículo em 26/10/2017


Mestrando em História pelo Programa de Pós-Graduação em História Social da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
José Vinicius da Costa Meneses
Nome em citações bibliográficas
MENESES, José Vinicius da Costa


Formação acadêmica/titulação


2015
Mestrado em andamento em História Social.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: Manuais para bem reinar e salvar: os ideais de bem comum e salvação nos espelhos de príncipe impressos em Portugal durante o reinado de Dom João III (1521-1557),Orientador: Célia Cristina da Silva Tavares.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Espelho de Príncipe; Bem comum; Salvação.
Grande área: Ciências Humanas
2010 - 2014
Graduação em História.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: Esperanças de Portugal: a carta do padre Antônio Vieira entre o milenarismo, utopia e a Restauração de 1640..
Orientador: Célia Cristina da Silva Tavares.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.




Atuação Profissional



Secretaria de Estado de Educação, SEEDUC, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR DOCENTE I - 16 HORAS, Carga horária: 16



Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História.


Idiomas


Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
OLIVEIRA JUNIOR, Carlos Mauro de2013OLIVEIRA JUNIOR, Carlos Mauro de ; GOMES, Jônatas Roque M. ; MENESES, José Vinicius da Costa ; SILVA, V. G. S. . O encontro das ideias de natureza e república na Europa dos tempos modernos. Revista de História da UEG, v. 2, p. 148-166, 2013.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MENESES, José Vinicius da Costa. O Modelo de res publica e o papel dos conselheiros nas obras de Lourenço de Cáceres e Thomas More. In: XVII Encontro de História da Anpuh-Rio: entre o local e o global, 2016, Nova Iguaçu. Anais do XVII Encontro de História da Anpuh-Rio: entre o local e o global. Rio de Janeiro: Anpuh-Rio, 2016. p. 1-9.

2.
MENESES, José Vinicius da Costa. O conselho além do espelho de príncipe: outras formas de conselho em livros impressos no reinado de D. João III. In: IV Seminário fluminense de pós-graduandos em História, 2016, São Gonçalo. Anais do IV Seminário fluminense de pós-graduandos em História. Rio de Janeiro: Anpuh-Rio, 2016. p. 1259-1270.

3.
MENESES, José Vinicius da Costa. As conquistas orientais e a possibilidade do conselho: a produção de livros impressos sobre as conquistas no Oriente para a melhor governança do Império no reinado de Dom João III. In: Encontro Internacional de História Colonial Cidade da Bahia: mundos coloniais comparados: poder, fronteiras e identidades, 2016, Salvador. Anais Eletrônicos do 6° Encontro Internacional de História Colonial: mundos coloniais comparados: poder, fronteiras e identidades. Salvador: EDUNEB, 2016. p. 910-919.

4.
MENESES, José Vinicius da Costa. A relação entre o bom governo e a salvação no reinado de Dom João III. In: X Semana de História Política: Minorias étnicas, de gênero e religiosas / VII Seminário Nacional de História: Política, Cultura e Sociedade, 2015, Rio de Janeiro. X Semana de História Política: Minorias étnicas, de gênero e religiosas / VII Seminário Nacional de História: Política, Cultura e Sociedade. Rio de Janeiro, 2015. p. 1426-143.

5.
MENESES, José Vinicius da Costa. Os espelhos do bem comum: o espelho de príncipes na literatura política portuguesa do século XVI. In: IV Seminário Interno do Programa de Pós-graduação em História Social: Poder, Identidades e Ensino de História, 2015, São Gonçalo. Seminário Interno do Programa de Pós-Graduação em História Social. São Gonçalo, 2015. v. 4. p. 160-168.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MENESES, José Vinicius da Costa. O Modelo de res publica e o papel dos conselheiros nas obras de Lourenço de Cáceres e Thomas More. In: XVII Encontro de História da Anpuh-Rio: entre o local e o global, 2016, Nova Iguaçu. Caderno de resumos. XVII Encontro de História da Anpuh-Rio: entre o local e o global. Rio de Janeiro: Anpuh Rio, 2016. p. 402-403.

2.
MENESES, José Vinicius da Costa. As conquistas orientais e a possibilidade do conselho: a produção de livros impressos sobre as conquistas no Oriente para a melhor governança do Império no reinado de Dom João III. In: VI Encontro Internacional de História Colonial: mundos coloniais comparados: poder, fronteiras e identidades, 2016, Salvador, Bahia. Caderno de resumos do VI Encontro Internacional de História Colonial: mundos coloniais comparados: poder, fronteiras e identidades. Salvador: EDUNEB, 2016. p. 68-69.

3.
MENESES, José Vinicius da Costa. A relação entre o bom governo e a salvação no reinado de Dom João III. In: X Semana de História Política /VII Seminário Nacional de História: política, cultura e sociedade, 2015, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos. Rio de Janeiro, 2015. p. 278-278.

4.
MENESES, José Vinicius da Costa. Os espelhos do bem comum: o espelho de príncipes na literatura política portuguesa do século XVI. In: IV Seminário Interno do Programa de Pós-graduação em História Social: Poder, Identidades e Ensino de História, 2015, São Gonçalo. Caderno de Resumos. São Gonçalo, 2015. v. 4. p. 15-15.

Apresentações de Trabalho
1.
MENESES, José Vinicius da Costa. A justiça e o zelo religioso nos espelhos de príncipes portugueses no século XVI: alguns debates sobre a pesquisa. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
MENESES, José Vinicius da Costa. Modelo de res publica e o papel dos conselheiros nas obras de Thomas More e Lourenço de Cáceres. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
MENESES, José Vinicius da Costa. As conquistas orientais e a possibilidade do conselho: a produção de livros impressos sobre as conquistas no Oriente para a melhor governança do Império no reinado de Dom João III. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
MENESES, José Vinicius da Costa. O conselho além do espelho de príncipe: outras formas de conselho em livros impressos no reinado de Dom João III. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

5.
MENESES, José Vinicius da Costa. A relação entre o bom governo e a salvação no reinado de Dom João III. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
MENESES, José Vinicius da Costa. Os espelhos do bem comum: o espelho de príncipes na literatura política portuguesa do século XVI. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
MENESES, José Vinicius da Costa. A criação do banco de dados com documentos do Tribunal da Inquisição de Goa. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
MENESES, José Vinicius da Costa. O Breve Papal de Perdão Geral de Clemente VIII e seu uso em Goa. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
V Seminário Interno do Programa de Pós-graduação em História Social.A justiça e o zelo religioso nos espelhos de príncipes portugueses no século XVI: alguns debates sobre a pesquisa. 2017. (Seminário).

2.
IV Seminário Fluminense de Pós-Graduandos em História.O conselho além do espelho de príncipe: outras formas de conselho em livros impressos no reinado de D. João III. 2016. (Seminário).

3.
VI Encontro Internacional de História Colonial: mundos coloniais comparados: poder, fronteiras e identidades.As conquistas orientais e a possibilidade do conselho: a produção de livros impressos sobre as conquistas no Oriente para a melhor governança do Império no reinado de Dom João III. 2016. (Encontro).

4.
XVII Encontro de História da Anpuh-Rio: entre o local e o global. 2016. (Encontro).

5.
XVII Encontro de História da Anpuh-Rio: entre o local e o global..O Modelo de res publica e o papel dos conselheiros nas obras de Lourenço de Cáceres e Thomas More. 2016. (Encontro).

6.
IV Seminário Interno do Programa de Pós-graduação em História Social: Poder, Identidades e Ensino de História.Os espelhos do bem comum: o espelho de príncipes na literatura política portuguesa do século XVI. 2015. (Seminário).

7.
X Semana de História Política: Minorias étnicas, de gênero e religiosas / VII Seminário Nacional de História: Política, Cultura e Sociedade.A relação entre o bom governo e a salvação no reinado de Dom João III. 2015. (Simpósio).

8.
23ª Semana de Iniciação Científica da UERJ.A criação do banco de dados com documentos do Tribunal da Inquisição de Goa. 2014. (Outra).

9.
22° Semana de Iniciação Científica da UERJ.O breve Papal de Perdão Geral de Clemente VIII e seu uso em Goa. 2013. (Outra).

10.
Curso Historia de la Alimentación. 2012. (Outra).

11.
Curso Uma releitura de viagens: imagens do Brasil na Europa do Século XVIII. 2012. (Outra).

12.
Jesuíta. A Ordem que dominou o mundo. 2012. (Outra).

13.
Experiências das tropas brasileiras no Haiti. 2011. (Outra).

14.
II Seminário de História Social: Relações de Poder e Identidades. 2011. (Seminário).

15.
IV Colóquio Internacional [In]tolerância: religião, raça e política no mundo ibérico do Antigo Regime. 2011. (Outra).

16.
13 anos sem Paulo Freire: Paulo Freire, Legado e Reinvenção. 2010. (Outra).

17.
Semana de História UERJ. 2010. (Seminário).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/11/2018 às 8:22:29