Darlan Felipe Klotz

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3928453725721992
  • Última atualização do currículo em 10/08/2018


Engenheiro de Controle e Automação formado pelo Instituto Federal Catarinense - Campus Luzerna (2017). Possui curso técnico em Automação Industrial também pelo Instituto Federal Catarinense - Campus Luzerna (2012). Possui afinidade na área de Eletrônica, Controle de Processos, Programação, Máquinas elétricas e Automação Industrial. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Darlan Felipe Klotz
Nome em citações bibliográficas
KLOTZ, D. F.


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2017
Graduação em Engenharia de Controle e Automação.
Instituto Federal Catarinense, IF-Catarinense, Brasil.
2010 - 2012
Curso técnico/profissionalizante.
Instituto Federal Catarinense, IF-Catarinense, Brasil.
2008 - 2010
Ensino Médio (2º grau).
EEB Ruth Lebarbechon, EEB RUTH LEBARBE, Brasil.




Atuação Profissional



Instituto Federal Catarinense, IF-Catarinense, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Técnico de Laboratório em Automação Industria, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor de Cálculo III, Carga horária: 12


Indústria de Eduipamentos Eletro Wisa Ltda, WIDITEC, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Empregatício, Enquadramento Funcional: Técnico em Automação Industrial, Carga horária: 40


Escola de Educação Básica Padre Nóbrega, EEBPN, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de Física, Carga horária: 12



Projetos de pesquisa


2015 - 2015
Desenvolvimento de uma Planta de Quatro Tanques para Aplicação de Técnicas de Controle Multivariável
Descrição: envolvam líquidos. Neste projeto foi desenvolvido um kit didático de um sistema de controle de nível para ser utilizado nas disciplinas de controle, cujos laboratórios possuem deficiências em equipamentos neste seguimento didático, contribuindo para o aprendizado dos alunos e a qualidade do curso. O sistema a controlar consiste num processo multivariável de quatro tanques de água interconectados. A dinâmica linearizada do sistema tem um zero multivariável que pode ser movido ao longo do eixo real, alterando-se a abertura da válvula, o mesmo foi concebido de forma que sua dinâmica possa passar de fase mínima à fase não-mínima através do ajuste desta válvula..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Darlan Felipe Klotz - Coordenador / Rafael Garlet de Oliveira - Integrante / Matheus Guesser - Integrante.
2011 - 2011
Desenvolvimento de um Robô Autônomo para Participação em Competição de Sumô
Descrição: Robôs autônomos estão sendo empregados em diversas tarefas onde para o ser humano poderiam ser perigosas. Com esse propósito e fim de motivar a pesquisa na área de robótica, foi construído um robô autônomo para participar de competições, colocando a prova as tecnologias desenvolvidas. Por norma da competição, as dimensões do robô devem ser 20 centímetros de largura x 20 centímetros de comprimento. Toda parte lógica é controlada por um microcontrolador ATMEGA 8, esse foi escolhido pela sua praticidade de programação e sua robustez. Um circuito eletrônico foi construído para agregar o microcontrolador. Para a manipulação da velocidade do robô, a opção PWM foi atribuída ao controlador. A orientação de seu alvo e de seu sentido deve-se pelo fato de possuir sete sensores instalados em seu compartimento, dentre eles: infravermelhos, ultra-sônicos e resistores tipo LDR. Aos motores, decidiu-se por dois micro-redutores planetários Microred 24 volts CC. O conjugado destes é transmitido até as rodas por meio de correias, sem nenhuma redução ou ampliação de velocidade. Na construção física, utilizou-se aço 1020. Este foi escolhido como base por possuir grande resistência a choques. Devido ao requisito da competição, o peso do robô não deve ultrapassar 3 kg, logo o aço atende a essa necessidade. As rodas de borracha possuem elevado atrito com o chão de combate, o que implica em confiança e segurança ao robô. Com o resultado deste projeto, obteve-se o início da pesquisa na instituição, motivando um número maior de alunos a fazerem parte do aperfeiçoamento do projeto.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Darlan Felipe Klotz - Coordenador / Mauro André Pagliosa - Integrante.


Idiomas


Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
KLOTZ, D. F.; GUESSER, M. ; Jung, C ; RIBAS NETO, A. ; TEIXEIRA, G. M. C. ; OLIVEIRA, R. G. . Proposta de desenvolvimento de uma regulador tensão e velocidade para um gerador síncrono trifásico na disciplina de Projeto Integrador.. In: Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE),, 2016, Natal. XLIV Congresso Brasileiro de Ensino de Engenharia, 2016.

2.
KLOTZ, D. F.; GUESSER, M. ; OLIVEIRA, R. G. . Desenvolvimento de uma Planta de Quatro Tanques para Aplicação de Técnicas de Controle Multivariável. In: VIII MICTI, 2015, Sombrio. VIII MICTI, 2015.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
KLOTZ, D. F.; GUESSER, M. ; RIBAS NETO, A. . DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE PARA ESPECIFICAÇÃO DE MOTORES DE INDUÇÃO TRIFÁSICOS: uso didático do VBA Excel®. In: VIl FEIRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E EXTENSÃO (FICE), 2016, Camburiú. VII Feira de Iniciação Científica e de Extensão. Blumenau: IFC, 2016. p. 191-196.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/01/2019 às 16:09:21