Helena Reginato Gabriel

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9051540799453870
  • Última atualização do currículo em 29/10/2018


Arquiteta e urbanista graduada pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com período de graduação sanduíche em Waterford Institute of Technology (WIT) - Waterford, Irlanda. Atualmente, realiza mestrado no Programa de Pós Graduação em Arquitetura Urbanismo e Paisagismo (PPGAUP) na UFSM, com enfoque na área de gerenciamento de projeto de edificações e atua como representante discente do PPGAUP. Possui experiência acadêmica em projetos de pesquisa e extensão com linhas de pesquisa relacionadas ao conforto ambiental de edificações, requalificação paisagística, patrimônio construído, patrimônio fóssil e planejamento urbano-regional. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Helena Reginato Gabriel
Nome em citações bibliográficas
GABRIEL, H. R.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Santa Maria.
Av. Roraima, 1000
Camobi
97105900 - Santa Maria, RS - Brasil
Telefone: (55) 32208834


Formação acadêmica/titulação


2007 - 2009
Ensino Médio (2º grau).
Escola Estadual de Ensino Médio Professora /maria Rocha, MR, Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
Curso de Simulação de Desempenho Termoenergético de Edificações ? ediçã. (Carga horária: 8h).
E Finita Sustentabilidade, E FINITA, Brasil.
2018 - 2018
3º WORKSHOP ONLINE GRATUITO. (Carga horária: 9h).
Quali-A Conforto Ambiental e Eficiência Energética, Quali-A, Brasil.
2017 - 2017
Elaboração de PPCI ? Plano de Prevenção contra Incêndios no RS. (Carga horária: 16h).
Sindicato dos Engenheiros do RS, SENGE, Brasil.
2014 - 2015
Extensão universitária em Bachelor of Architecture (Hons) Year 4.
Waterford Institute of Technology, WIT, Irlanda.
2014 - 2014
Extensão universitária em English for Academic Study.
Waterford Institute of Technology, WIT, Irlanda.
2012 - 2012
Desenvolvimento de Projetos de Ambientes. (Carga horária: 16h).
Todeschini S/A, TODESCHINI, Brasil.
2012 - 2012
Promob Studio. (Carga horária: 20h).
Todeschini S/A, TODESCHINI, Brasil.
2012 - 2012
Nivel. - Valores e Padrão de Atendimento. (Carga horária: 16h).
Todeschini S/A, TODESCHINI, Brasil.
2012 - 2012
Adobe Photoshop CS5. (Carga horária: 20h).
Micro Way, MW, Brasil.
2011 - 2011
Spreading Wings. (Carga horária: 45h).
FISK - Escola de Inglês, FISK, Brasil.
2010 - 2010
Programa PROINFO - Curso WORD. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Programa de monitoria, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 12
Outras informações
Monitora não subsidiada responsável por elaboração de cartilha de brise-solei, supervisionada pela profesora Drª Giane Campos Grigoletti.


Ângela Pisani Arquitetura, ÂNGELA PISANI, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2018
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário em arquitetura, Carga horária: 12
Outras informações
Principais atividades: ? Representação gráfica de projetos em 2D e 3D através dos Softwares AutoCAD e Sketchup; ? Acompanhamento de visitas técnicas a clientes; ? Realização de serviços gerais externos ao ambiente do escritório, tais como conferir medidas em obra, entrega de documentos, entre outros. ? Atendimento e apresentação de projetos a clientes.


Lineastudio Arquiteturas, LINEASTUDIO ARQU, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20
Outras informações
Principais atividades: ? Auxilio na representação gráfica arquitetônica de projetos executivos, projetos a serem enviados para a prefeitura, detalhamentos de esquadrias, entre outros, realizados por meio dos softwares AutoCAD 2D e Revit ? Acompanhamento de visitas técnicas a clientes;


Todeschini S//A, TODESCHINI, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Projetista Estagiário, Enquadramento Funcional: Projetista, Carga horária: 30
Outras informações
- Desenvolvimento de projetos de interiores por meio do programa Promob Studio; - Visitas a obras; - Capacitações sistemática presenciais e à distância ( ver Formação Complementar); - Visitas a feiras e eventos voltados à Arquitetura de interiores; - Reuniões com equipe diretiva e técnica.



Projetos de pesquisa


2017 - 2017
Fundamentação teórica para a requalificação de espaços livres junto à linha férrea na zona urbana do município de Mata - RS

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Giane de Campos Grigoletti em 20/10/2017.
Descrição: O presente documento tem como objetivo fundamentar, através de pesquisa qualitativa e quantitativa, conhecimentos para a proposição de diretrizes para a implantação de um parque junto à linha férrea na zona urbana do município de Mata, no RS. A linha férrea, nesse trecho, está desativada e não apresenta uso social, logo, busca-se agregar valor à área transformando-a em um parque linear para uso da população local e dos turistas que comumente visitam a região..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2017 - 2017
Metodologia de análise dos espaços livres intraurbanos públicos de Santa Maria: o estudo de caso da praça eduardo trevisan
Descrição: O projeto visa realizar um significativo levantamento de dados para analisar e colaborar com o planejamento do sistema de espaços livres santa-marienses..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2015 - 2016
Aplicação de GIS para a representação e análise de dados geográficos e alfanuméricos dos espaços livres intraurbanos de Santa Maria

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Luis Guilherme Aita Pippi em 19/10/2017.
Descrição: Esta pesquisa visa, via plataforma GIS, permitir a representação gráfica de dados e/ou de análises espaciais tendo como subsídio as características naturais, construídas e as apropriações socioculturais dos ELIU públicos de Santa Maria, RS, Brasil..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2011
Embasamento teórico para Projeto arquitetônico do museu da Mata
Descrição: Este projeto destina-se a coletar, analisar e sistematizar as informações necessárias para embasar teoricamente o desenvolvimento de um projeto arquitetônico de excelência para abrigar os fósseis, destinar locais à pesquisa e divulgar à sociedade o valor cultural material e imaterial desta região paleontológica, assim como promover a preservação dos mesmos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2011
Restauração das fachadas do instituto estadual de educação Olavo Bilac
Descrição: O projeto visa fazer o levantamento das patologias do Instituto de Educação Olavo Bilac, Patrimônio de Santa Maria, e uma proposta de restauração do mesmo.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2015 - 2016
Requalificação de pátio escolar: ambiente de brincar é ambiente de aprender

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Giane de Campos Grigoletti em 09/01/2018.
Descrição: A Escola Municipal de Ensino Fundamental Luizinho de Grandi, situada na Vila Lorensi, em Santa Maria, RS, atende mais de 1.000 crianças, jovens e adultos. A escola surgiu com o programa do governo do Presidente Fernando Collor que disseminou por todo o país os Centros Integrados de Apoio à Criança (CIAC), na década de 1990. Para agilizar a construção, foi criado um modelo arquitetônico, de autoria da equipe do arquiteto João Filgueiras Lima, que incluía espaços abertos e fechados, entre eles, o pátio escolar. O projeto original previu uma área para pátio suficiente para atender a demanda. No entanto, não existe uma estrutura que atenda as crianças de acordo com as concepções pedagógicas atuais. O ambiente possui poucos mobiliários destinados a diferentes faixas etárias, tais como bancos e mesas, possui ambientes pouco definidos, não há uma arborização significativa, o que torna o mesmo inabitável em dias quentes, não há, em vários pontos, proteção contra ventos frios de inverno, além de não possuir uma pavimentação adequada fazendo com que, em períodos de seca, haja pulverização de poeira e, em períodos de chuva, presença de lama que impede seu uso. Em relação à vegetação, verifica-se também a presença de algumas espécies não indicadas a ambientes frequentados por crianças. A partir destas constatações, a direção da escola buscou o Curso de Arquitetura e Urbanismo para que o mesmo desenvolvesse uma proposta de requalificação do pátio de tal forma a torná-lo mais adequado às atividades lúdicas e educacionais ali desenvolvidas e a outras que poderiam ser ali realizadas. O método de construção da proposta baseou-se no estudo de condicionantes humanos e ambientais. Esses levantamentos foram feitos em duas etapas anteriores, durante os anos de 2011 e 2012, em dois projetos registrados no SIE sob os números 031013 e 031016, já finalizados. Dentre os objetivos, a proposta era envolver os usuários na definição de usos e atividades que podem ser contemplados pelo projeto de requalificação. Para levantar essas necessidades e as aspirações de seus usuários, foram usadas diferentes abordagens tais como mapas comportamentais, desenhos temáticos, composição e entrevistas, conforme o usuário: crianças entre 6 a 10 anos, entre 11 a 15 anos e adultos. Neste novo projeto, a partir dos resultados obtidos com os levantamentos junto aos usuários e físicos do pátio, deseja-se definir uma configuração de pátio que atenda os anseios de professores, alunos e administração de forma equilibrada e equitativa..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2015 - 2015
Requalificação Paisagística do Espaço Livre Adjacente Casa do Estudante Universitário - Campus - UFSM

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Luis Guilherme Aita Pippi em 19/10/2017.
Descrição: O objetivo deste trabalho consiste em elaborar um projeto paisagístico para o espaço livre (área não edificada) próxima a casa do estudante universitário do Campus da UFSM. A requalificação deste espaço tem como intuito proporcionar aos estudantes e usuários em geral, um local para o lazer e recreação junto a casa estudantil e pista multiuso. Pretende-se após aprovação do projeto o acompanhamento da execução da obra do edifício do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFSM..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2014 - 2015
Projeto de Plano Diretor do município de Dilermando de Aguiar
Descrição: Este projeto tem como objetivo principal propor o desenvolvimento de atividades conceituais e metodológicas para a elaboração de plano diretor municipal so município de Dilermando de Aguiar..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2011 - 2012
ITEP Jr. - Inovações tecnológicas em engenharia de processos

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Nilza Luiza Venturini Zampieri em 21/10/2017.
Descrição: Empresa Júnior (EJ) é uma associação civil sem fins econômicos, constituída e gerenciada exclusivamente por alunos de graduação que contam com o suporte de sua instituição de ensino superior a qual está inserida, prestando serviços e desenvolvendo projetos para entidades, para principalmente micro e pequenas empresas, além da sociedade em geral através da(s) área(s) de sua atuação, sempre sob a supervisão de professores ou profissionais capacitados. A ITEP JR viu nisso uma oportunidade de profissionalizar os estudantes que, na sua maioria, tinham dificuldade de conseguir estágio durante a graduação e que com isso saiam sem experiência para o mercado de trabalho, contando apenas com o conhecimento teórico, não possuindo um diferencial competitivo. Além de poder atuar na área de engenharia, o estudante também ganha por aprender a se relacionar em grupo, aumentar sua rede de contatos, aprender atividades de gestão, entre outros pontos, com os quais irá se deparar no futuro profissional..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2011 - 2011
Projeto arquitetônico do museu da Mata
Descrição: O presente trabalho tem como objetivo criar um projeto arquitetônico de excelência para abrigar os fósseis, destinar locais à pesquisa e divulgar à sociedade o valor cultural material e imaterial desta região paleontológica assim como promover a preservação dos mesmos..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2010 - 2010
Processo de sensibilização, produção de mudas de plantas nativas destinadas à recuperação de encostas e mata ciliar na micro bacia hidrográfica do Arroio Grande e Arroio do Meio, em Santa Maria.

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Carlos Renan Denardin Dotto em 04/12/2017.
Descrição: Este projeto tem origem no PPP 2003/2004 do governo do Estado do Rio Grande do Sul, do COREDE Central, aprovado na Consulta Pública para a região de Santa Maria. Será desenvolvido na microbacia do Arroio Grande e Arroio do Meio, em Santa Maria. Tem como objetivos específicos: sensibilizar a comunidadade da importância e da viabilidade da mudança de hábitos através do uso adequado do solo e da água, aliado às praticas e manejo e conservação, exigidas para cad siatema de cultivo ou criação, revertendo assim o proceço de degradação do srecursos considerados e reduzindo as perdas tanto de solo como de nutrientes; readequar o viveiro municipal para a produção de mudas de espécies florestais nativas de característica da região par atender as demandas do projeto atual e futuros; recuperar, de forma demonstrativa, em áreas específicas, encostas e mata ciliar; e, integrar as ações propostas neste projeto a outros projetos afins. Tem como metas: criação do Núcleo de Educação Ambiental e formação continuada da comunidade; sensibilizar e envolver a comunidade da microbacia hidrográfica na discussão das causas e consequências dos problemas ambientais que estão vivenciando; qualificar 35 professores da rede municipal e estadual de educação que atuam em quatro escolas da região nessa microbacia para desenvolverem trabalho de educação ambiental; envolver a comunidade da região em mutirões de limpeza de trechos do Arroio Grande e Arroio do Meio; reestruturar o viveiro minicipal para a produção de 100 mil mudas de espécies nativas, características da região, de pequeno e grande porte por ano; cercar e recuperar 1ha de encostas e 1 ha de mata ciliar; estabilizar 100 metros de taludes fluviais..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Arquitetura e Urbanismo.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2018
Prêmio Rosa Kliass - Menção honrosa, Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas | ABAP.
2018
Concurso de artigos científicos - 2º lugar, UFSM.
2015
Menção Honrosa na oficina ?Cidade colagem: um desafio urbano?, UFSM.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
PIPPI, L. G. A. ; GABRIEL, L. C. ; COCCO, R. M. ; GABRIEL, H. R. ; COUTINHO, L. F. D. ; WEISS, R. ; FREITAS, A. J. B. . O Sistema de Espaços Livres e a forma urbana da cidade de Santa Maria - RS - Brasil: caracterização das dinâmicas espaciais e funcionais.. In: Silvio Soares Macedo; Eugenio Fernandes Queiroga; Ana Cecília de Arruda Campos; Vanderli Custodio.. (Org.). Quadro geral da forma e do sistema de espaços livres das cidades brasileiras. 1ed.São Paulo: FAUSP, 2018, v. 1, p. 260-296.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PIPPI, L. G. A. ; GABRIEL, H. R. ; COCCO, R. M. . CARACTERIZAÇÃO QUALITATIVA DE TRÊS PRAÇAS. In: V Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, 2018, Salvador. Anais V Enanparc - Eixo 5: Produção do espaço, ocupação, gestão e cidadania. Salvador: EDUFBA, 2018. v. 5. p. 8904-8929.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
GABRIEL, H. R.; COCCO, R. M. ; PIPPI, L. G. A. . MULTIMÉTODOS DE ANÁLISE COM INTERAÇÃO DOS USUÁRIOS DA PISTA MULTIUSO DO CAMPUS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA ? RS. In: Ouvindo coisas, 2016, Santa Maria. ANAIS DO 5º ENCONTRO OUVINDO COISAS A INSTITUIÇÃO IMAGINÁRIA DA CIDADE A cidade que temos e a cidade que queremos. Santa Maria: UFSM. v. 1. p. 12-318.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
GABRIEL, H. R.; COCCO, R. M. ; PIPPI, L. G. A. ; GABRIEL, . C. ; FREITAS, A. J. B. . ANÁLISE MORFOLÓGICA E COMPARATIVA DOS SISTEMAS DE ESPAÇOS LIVRES INTRAURBANOS DE SANTA MARIA. In: 31ª Jornada Acadêmica Integrada, 2016, Santa Maria. Anais 31ª Jornada Acadêmica Integrada, 2016.

2.
GABRIEL, H. R.; ALBERNARD, R. S. ; DOTTO, C. R. D. ; NEUMANN, J. I. ; FRAGA, C. A. S. ; TONIAZO, A. D. S. . Maquete da micro bacia hidrográfica do Arroio Grande e Arroio do Meio como material didático de educação ambiental. In: 26ª Jornada Acadêmica Integrada, 2011, Santa Maria. Anais 26ª Jornada Acadêmica Integrada, 2011.

Apresentações de Trabalho
1.
GABRIEL, H. R.; PIPPI, L. G. A. ; COCCO, R. M. ; FREITAS, A. J. B. ; COUTINHO, L. F. D. ; GABRIEL, L. C. . PARQUES URBANOS DE BAIRRO: APROPRIAÇÕES E INTERATIVIDADES SOCIAIS. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
GRIGOLETTI, G. C. ; GABRIEL, H. R. . DIAGNÓSTICO E DIRETRIZES PARA INTERVENÇÃO PAISAGÍSTICA EM TRECHO DO EIXO FERROVIÁRIO DESATIVADO DO MUNICÍPIO DE MATA, RS. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
PIPPI, L. G. A. ; GABRIEL, . C. ; GABRIEL, H. R. ; COCCO, R. M. ; BALESTRIN, Z. R. ; LAUTERT, A. R. . AVALIAÇÃO DOS ESPAÇOS LIVRES INTRAURBANOS DE LAZER E RECREAÇÃO PÚBLICOS DA CIDADE DE SANTA MARIA, RS:. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
GABRIEL, H. R.; GRIGOLETTI, G. C. . DIAGNÓSTICO E DIRETRIZES PARA INTERVENÇÃO PAISAGÍSTICA EM TRECHO DO EIXO FERROVIÁRIO DESATIVADO DO MUNICÍPIO DE MATA, RS. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
PIPPI, L. G. A. ; GABRIEL, H. R. ; COCCO, R. M. . Parques urbanos de bairro: apropriações e interações socias. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
GABRIEL, H. R.; PIPPI, L. G. A. ; GABRIEL, . C. ; COCCO, R. M. ; FREITAS, A. J. B. ; COUTINHO, L. F. D. ; WEISS, R. . O SISTEMA DE ESPAÇOS LIVRES E A FORMA URBANA DA CIDADE DE SANTA MARIA-RS-BRASIL: Caracterização das dinâmicas espaciais e funcionais. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
GABRIEL, H. R.; COCCO, R. M. ; PIPPI, L. G. A. . Abordagem qualitativa e quantitativa em três parques de bairro de Santa Maria, RS. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
GABRIEL, H. R.; GRIGOLETTI, G. C. . Fundamentação teórica para elaboração de parque linear junto à linha na zona urbana do município de Mara, RS. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
GABRIEL, H. R.; COCCO, R. M. . MULTIMÉTODOS DE ANÁLISE COM INTERAÇÃO DOS USUÁRIOS DA PISTA MULTIUSO DO CAMPUS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA RS. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
GABRIEL, H. R.. II Fórum do Intercambista. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
GABRIEL, H. R.; PIPPI, L. G. A. ; COCCO, R. M. . METODOLOGIA DE ANÁLISE DOS ESPAÇOS LIVRES INTRAURBANOS PÚBLICOS DE SANTA MARIA: O ESTUDO DE CASO DA PRAÇA EDUARDO TREVISAN. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
GABRIEL, H. R.; ALBERNARD, R. S. ; DOTTO, C. R. D. ; FRAGA, C. A. S. . Maquete da micro bacia hidrográfica do arroio grande e arroio do meio como material didático de educação ambiental. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
GABRIEL, H. R.; ALBERNARD, R. S. ; AVILA, M. A. A. . 'Casa das Canoas'. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
13º Oficina Transdisciplinar. 2018. (Oficina).

2.
Simpósio Térmica aplicada ás edificações. 2018. (Seminário).

3.
XIV Enepea. 2018. (Encontro).

4.
XII Colóquio Quapá-SEL ?Rumos da Rede de Pesquisa Quapá-SEL: Consolidações e Proposições?. 2017. (Encontro).

5.
5 º Encontro Internacional Cidade, Contemporaneidade e Morfologia Urbana. 2016. (Encontro).

6.
5º Encontro Ouvindo coisas. 2016. (Encontro).

7.
Código de ética e disciplina. 2016. (Outra).

8.
Viagem de Estudos: Conhecer arquitetura industrial e de interesse patrimonial na Serra Gaúcha e Porto alegre. 2016. (Outra).

9.
Aula inaugural "Cidades Para o Século XXI". 2015. (Outra).

10.
II Oficina QUAPÁ-SEL - Núcleo SM - Os sistemas de espaços livres e a forma urbana da cidade contemporânea brasileira/ Produção e apropriação. 2015. (Oficina).

11.
Oficina "cidade colagem: um desafio urbano". 2015. (Oficina).

12.
Arborização Urbana. 2013. (Outra).

13.
I Seminário Arquitetura de Interiores Promocional. 2012. (Seminário).

14.
VII Oficina Transdisciplinar. 2012. (Outra).

15.
Análise de qualidade de vigotas pré-moldadas de concreto armado. 2011. (Outra).

16.
Exposição de trabalhos - Registros de vivências -. 2011. (Exposição).

17.
Fundamentos teóricos para embasar as visitas às obras arquitetônicas, urbanísticas e paisagísticas paradigmáticas selecionadas nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. 2011. (Seminário).

18.
Registro de vivências: Bienal Internacional de Arquitetura e Urbanismo - São Paulo. 2011. (Outra).

19.
VI oficina transdisciplinar do curso de arquitetura e urbanismo da UFSM. 2011. (Oficina).

20.
CAD- 2º congresso internacional de arquitetura e desing. 2010. (Congresso).

21.
III Docomomo Sul - Madeira - Primitivismo e Inovação na Arquitetura ddo Cone Sul Americano. 2010. (Seminário).

22.
O fibrocimento e suas aplicações. 2010. (Seminário).

23.
Seminário regional: Práticas de Planejamento e desenvolvimento Regional- planejamento ambiental da quarta colonia. 2010. (Outra).

24.
Seminário Regional de Práticas de Planejamento e Desenvolvimento Regional. 2010. (Seminário).

25.
Viagem de Esdudos: III seminário Docomomo Sul - Madeira - Primitivismo e Inovação na Arquitetura ddo Cone Sul Americano. 2010. (Outra).

26.
Viagem de estudos : Seminário Regional de Práticas de Planejamento e Desenvolvimento Regional. 2010. (Seminário).

27.
Viagem de estudos para as Ruínas de São Miguel das Missões: registros gráficos de percepção da arquitetura, urbanismo e paisagismo.. 2010. (Outra).

28.
V oficina transdisciplinar do curso de arquitetura e urbanismo da UFSM. 2010. (Oficina).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
GABRIEL, L. C. ; PIPPI, L. G. A. ; COCCO, R. M. ; DONOSO, V. G. ; ALBERTON, J. O. ; RODRIGUES, M. ; AITA, V. ; QUESADA, P. T. ; LAUTERT, A. R. ; BALESTRIN, Z. R. ; KOZLOSKI, C. ; COVALESKI, J. P. ; PESSOTTO, W. ; COUTINHO, L. F. D. ; GABRIEL, H. R. . XIV Encontro Nacional de Ensino de Paisagismo em Escolas de Arquitetura e Urbanismo no Brasil (ENEPEA). 2018. (Outro).

2.
GABRIEL, H. R.; PIPPI, L. G. A. ; COCCO, R. M. ; COUTINHO, L. F. D. . II Oficina QUAPÁ-SEL - Núcleo SM - Os sistemas de espaços livres e a forma urbana da cidade contemporânea brasileira/ Produção e apropriação. 2015. (Outro).

3.
GABRIEL, H. R.; ALBERNARD, R. S. ; ALVES, T. M. P. ; FRAGA, C. A. S. . Exposição dos trabalhos "Registros de Vivências". 2011. (Exposição).

4.
GABRIEL, H. R.; ALVES, T. M. P. ; ALBERNARD, R. S. ; FRAGA, C. A. S. ; DIAS FILHO, . A. . Seminário "Fundamentos técnicos para embasar as visitas às obras arquitetônicas, urbanísticas e paisagísticas paradigmáticas selecionadas em São Paulo e Rio de Janeiro. 2011. (Outro).



Outras informações relevantes


Helena Reginato Gabriel é estudante do quinto ano do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Maria , o qual possui 6 anos de duração. Dentre suas experiencias acadêmicas, pode-se salientar a participação no Programa Federal de Intercambio - Ciências Sem Fronteiras - no grau de Graduação Sanduíche (2014/2015). Este teve como duração 18 meses, nos quais 6 meses foram dedicados ao aperfeiçoamento dos idiomas Inglês e Espanhol e 12 meses ao Curso de Arquitetura e Urbanismo. Ambos foram realizados na Instituição de Ensino Waterford Institute Of Technology na cidade de waterford, Irlanda.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 14/11/2018 às 10:04:32