Paula Antonia Henn

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2780873283088620
  • Última atualização do currículo em 04/06/2018


Mestre em História pela Universidade Federal de Santa Maria PPGH/UFSM; área de História, Poder e Cultura; linha de pesquisa Cultura, Migrações e Trabalho; bolsista CAPES/DS. Graduada em Relações Internacionais (2015) pela Universidade Federal de Santa Maria com mobilidade acadêmica na Universidad de Congreso em Mendoza, Argentina.Tem pesquisas na área de História das Relações Internacionais, Política Externa e Diplomacia da Santa Sé. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Paula Antonia Henn
Nome em citações bibliográficas
HENN, Paula Antonia;HENN, PAULA ANTONIA


Formação acadêmica/titulação


2016 - 2018
Mestrado em História.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Título: Tensão entre política e fé: a atuação internacional de Pio XII entre 1939-1945,Ano de Obtenção: 2018.
Orientador: Profª Drª Marta Rosa Borin.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: História; Diplomacia; Santa Sé.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Política Internacional.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História das Relações Internacioanais.
2011 - 2015
Graduação em Relações Internacionais.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
com período sanduíche em Universidad de Congreso (Orientador: Prof. Dr. Jose Renato Ferraz da Silveira).
Título: A figura política do Papa João Paulo II nas Relações Internacionais.
Orientador: Prof. Dr. Jose Renato Ferraz da Silveira.




Formação Complementar


2011
Extensão universitária em Inglês. (Carga horária: 150h).
Study English, SEE, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em Estratégias e Táticas de Negociação Internacional. (Carga horária: 8h).
Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul, FIERGS, Brasil.


Atuação Profissional



Consulado Geral do Brasil, CGB, Argentina.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 288


Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: estudante, Enquadramento Funcional: estudante, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Institucional, Enquadramento Funcional: Pesquisadora
Outras informações
O núcleo de pesquisa, denominado Pesquisas em Relações Internacionais de Santa Maria (PRISMA), vinculado ao Departamento de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)- RS propõe-se a discutir as principais questões da área de Relações Internacionais sob os seguintes eixos temáticos: Estudos estratégicos e de futuro; Conflitos e resolução de conflitos no Sistema Internacional; Estudos da paz; Globalização e integração regional; Política externa comparada; Desenvolvimento econômico; Movimentos sociais; Migrações internacionais; Direito Internacional; Instituições internacionais; Direitos humanos; Meio ambiente; Projeção, cooperação e geopolítica em Relações Internacionais.

Atividades

03/2016 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Programa de Pós Graduação em História, .



Linhas de pesquisa


1.
Cultura, Migrações e Trabalho

Objetivo: A linha de pesquisa Cultura, Migrações e Trabalho tem por finalidade indagar os diversos deslocamentos migratórios efetuados por agentes e grupos sociais, bem como suas relações com os mundos do trabalho: movimentos espaciais de populações, mobilidade entre grupos e estratos sociais, entre campos do saber, entre práticas profissionais e movimentos sociais. Assim, coloca-se em evidência a atuação dos sujeitos em um contexto de diversidade social e cultural, com seu potencial de significação e ressignificação de valores e representações, de produção de conflitos e novas formas de hierarquização. As relações se dão através de diversos espaços, em especial o mundo do trabalho, no qual evidenciam-se as questões étnicas, de gênero e de sociabilidade. Ao mesmo tempo, estes grupos portadores de idiossincrasias de diferentes matizes, também estabelecem formas de relações de poder entre grupos e destes com o Estado. Os mundos do trabalho aparecem como um ambiente a partir de onde essa diversidade pode se articular, em que as relações de poder estão presentes também na própria organização da estrutura legal/burocrática do Estado, das organizações culturais, das corporações e grupos representativos. No caso das migrações, os deslocamentos são compreendidos como parte dos diversos movimentos de grupos humanos, sejam populacionais, culturais, econômicos, de relações entre fronteiras que não são só as demarcadas, mas as que diferenciam e aproximam esses diversos contatos. Por outro lado, as próprias construções identitárias operadas pelos grupos sociais encontram nas solidariedades étnicas, de classe, religiosas ou de grupos, algumas de suas matrizes mais importantes de reconhecimento, juntamente com aquele que é o principal ícone político de identificação da modernidade: a nação. A linha de pesquisa investiga os fenômenos históricos de constituição, difusão, recepção e trocas culturais a partir das diversas relações de poder inerentes aos processos de criação culturais..
Grande área: Ciências Humanas
Palavras-chave: Cultura; Migrações; Trabalho; História.


Outros Projetos


2011 - 2015
Núcleo Prisma
Descrição: O núcleo de pesquisa, denominado Pesquisas em Relações Internacionais de Santa Maria (PRISMA), vinculado ao Departamento de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)- RS propõe-se a discutir as principais questões da área de Relações Internacionais sob os seguintes eixos temáticos: Estudos estratégicos e de futuro; Conflitos e resolução de conflitos no Sistema Internacional; Estudos da paz; Globalização e integração regional; Política externa comparada; Desenvolvimento econômico; Movimentos sociais; Migrações internacionais; Direito Internacional; Instituições internacionais; Direitos humanos; Meio ambiente; Projeção, cooperação e geopolítica em Relações Internacionais..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.

Integrantes: Paula Antonia Henn - Integrante / Dionathan Ysmael Rodrigues da Siilva - Integrante / Professor José Renato Ferraz - Coordenador / Danny Gregory Fonseca Benites - Integrante / Caroline Pena Silva - Integrante / Claiton Bolzan Michelotti - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História das Relações Internacioanais.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Política Internacional.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Teoria das Relações Internacionais.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Italiano
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
HENN, PAULA ANTONIA2017 HENN, PAULA ANTONIA; BORIN, MARTA ROSA . A imprensa católica no Brasil como instrumento de aproximação entre o Brasil e Roma durante a segunda guerra mundial. Revista História em Reflexão - Revista Eletrônica, v. 11, p. 83-96, 2017.

2.
HENN, Paula Antonia;HENN, PAULA ANTONIA2016 HENN, Paula Antonia; BORIN, M. R. . Uma análise de História das Relações Internacionais: As estratégias adotadas pela Santa Sé na Segunda Guerra Mundial. INTERAÇÃO, v. 11, p. 83-107, 2016.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
HENN, Paula Antonia; BORIN, M. R. . Papa Pio XII: a fronteira tênue entre o poder temporal e poder espiritual. In: I Congresso Internacional de Memória e Educação: Narrativas (Auto)biográficas ? Povo de CLIO, 2017, Santa Maria. Anais do I Congresso Internacional de Memória e Educação: Narrativas (Auto)biográficas ? Povo de CLIO. Santa Maria: UFSM, 2017. v. 1. p. 1226-1236.

2.
HENN, Paula Antonia. A política dos Papas: A diplomacia da Santa Sé e o Reich de 1930 a 1945. In: Congresso Internacional de História, 2016, Santa Maria. Anais CIHIS 2016. Santa Maria: UFSM, 2016. v. 1. p. 1969-1980.

3.
HENN, Paula Antonia; HENN, Bruna R. . Papa Juan Pablo II y la teologia de la liberación en América Latina. In: Relig- Ar, 2015, Buenos Aires. Actas Releg-Ar Sur, 2015. v. IV.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
HENN, Paula Antonia. Inércia ou Ação? Estratégias Político-Diplomáticas do Papa Pio XII durante a Segunda Guerra Mundial. In: V Mostra Científica - ENUR, 2017, Santa Maria. Anais da Mostra Científica, 2017. v. V. p. 72-73.

2.
HENN, Paula Antonia. Papa Pio XII: a fronteira tênue entre o poder temporal e poder espiritual. In: I Congresso Internacional de Memória e Educação : Narrativas (Auto)biográficas, 2017, Santa Maria. Caderno de programação e resumos. Santa Maria: UFSM, 2017. v. 1. p. 191.

3.
HENN, Paula Antonia. A política dos Papas: A diplomacia da Santa Sé e o Reich de 1930 a 1945. In: Congresso Internacional de História, 2016, Santa Maria. CIHIS Poder, Cultura e Fronteiras. Santa Maria: UFSM, 2016. v. 1.

Apresentações de Trabalho
1.
HENN, Paula Antonia. De Roma ao Brasil: As ações de Pio XII e a reprodução do seu discurso na Revista Eclesiástica Brasileira (1941-1945). 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
HENN, Paula Antonia. O Papa Pio XII e a Política Externa da Santa Sé durante a Segunda Guerra Mundial. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
HENN, Paula Antonia. Papa Pio XII: A fronteira tênue entre o poder temporal e poder espiritual. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
HENN, Paula Antonia. A política dos Papas: A diplomacia da Santa Sé e o Reich de 1930 a 1945. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
HENN, Paula Antonia. Silêncio ou Ação? Estratégias Político-Diplomáticas de líderes católicos durante a Segunda Guerra Mundial. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
HENN, Paula Antonia. A Diplomacia do Vaticano 1930 a 1950: As relações internacionais da Santa Sé com o Reich. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
HENN, Paula Antonia; HENN, Bruna R. . Papa Juan Pablo II y la teologia de la liberación en América Latina. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
HENN, Paula Antonia. Produção Científica à Luz da Doutrina Social. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica


Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Congresso Internacional de Memória e Educação. 2017. (Congresso).

2.
Jornada Acadêmica INtegrada. O Papa Pio XII e a Política Externa da Santa Sé durante a Segunda Guerra Mundial. 2017. (Exposição).

3.
Paula Antonia Henn.Produção Científica à Luz da Doutrina Social. 2017. (Simpósio).

4.
V Simpósio do Grupo de Trabalho História das religiões e religiosidades ? Regional Sul. 2017. (Simpósio).

5.
Congresso Internacional de História da UFSM - CIHIS. A política dos Papas: A diplomacia da Santa Sé e o Reich de 1930 a 1945. 2016. (Congresso).

6.
Jornada Acadêmica Integrada.A Diplomacia do Vaticano 1930 a 1950: As relações internacionais da Santa Sé com o Reich. 2016. (Outra).

7.
Seminário Internacional Migrações: Religiões e Espiritualidades.Silêncio ou Ação? Estratégias Político-Diplomáticas de líderes católicos durante a Segunda Guerra Mundial. 2016. (Seminário).

8.
IV Jornada de Religion y Sociedad en la Argentina Contemporánea y países del Cono Sur (RELIG-AR).Papa João Paulo II e a teologia da libertação na América Latina. 2015. (Seminário).

9.
Jornada Acadêmica Integrada. 2014. (Exposição).

10.
II Jornada de Negócios Internacionais. 2013. (Outra).

11.
Negócios Sociais. 2013. (Oficina).

12.
Os conflitos no pós-Guerra Fria. 2013. (Exposição).

13.
Mercosul. 2012. (Outra).

14.
Semana Acadêmica de Relações Internacionais. 2012. (Outra).

15.
Técnicas de Negociações Internacionais. 2012. (Outra).

16.
Teoria dos Jogos. 2012. (Outra).

17.
Livro Branco de Defesa Nacional. 2011. (Exposição).

18.
Semana Acadêmica de Relações Internacionais. 2011. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
HENN, Paula Antonia. Encontro Nacional das Universidades Renovadas. 2017. (Congresso).

2.
HENN, Paula Antonia. Jornada de Negócios Internacionais. 2012. .




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/02/2019 às 10:53:37