Juliana Fonseca Oliveira de Melo

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3352457492151962
  • Última atualização do currículo em 15/03/2017


Mestranda em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia. Possui graduação em Administração pela Universidade Federal da Bahia (2015). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Juliana Fonseca Oliveira de Melo
Nome em citações bibliográficas
MELO, J. F. O.


Formação acadêmica/titulação


2016
Mestrado em andamento em Ciências Sociais.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil. Orientador: Antônio Jorge Fonseca Sanches de Almeida.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2015 interrompida
Graduação interrompida em 2016 em Filosofia.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Ano de interrupção: 2016
2011 - 2015
Graduação em Administração.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
com período sanduíche em Michigan State University (Orientador: PhD Rodrigo Pinto).
Título: Transformação das sementes em mercadorias: uma abordagem a partir da ecologia política.
Orientador: Maria Teresa Franco Ribeiro.




Formação Complementar


2015 - 2016
Curso de Agroecologia e Agricultura Orgânica. (Carga horária: 40h).
Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
2015 - 2015
Introdução à Criação Colaborativa de Projetos.. (Carga horária: 20h).
Dragon Dreaming Brasil, DD, Brasil.
2014 - 2014
Extensão universitária em VIII EIVI em Áreas de Reforma Agrária. (Carga horária: 228h).
Núcleo de Estudos em Práticas e Políticas Agrárias, NEPPA, Brasil.
2013 - 2013
Introdução ao Marxismo e Economia Política. (Carga horária: 80h).
Laboratório de Estudos Marxistas, LEMARX, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Livre, Carga horária: 20
Outras informações
Atividades de extensão na Incubadora Tecnológica de Economia Solidária e Gestão do Desenvolvimento Territorial - ITES / EAUFBA - tendo como metodologia a incubação de Redes Locais de Economia Solidária, com foco em agroecologia, associativismo e cooperação com grupos populares.



Projetos de pesquisa


2014 - Atual
COOPERAÇÃO SUL-SUL: UM ESTUDO SOBRE DINÂMICAS SOCIOECONÔMICAS, POLÍTICAS, CIENTÍFICAS,
Descrição: O projeto em tela se propõe estudar e analisar as distintas faces da cooperação no continente sul-americano, para evidenciar as particularidades de estratégias adotadas em diversos âmbitos e o seu alcance, assim como o caráter complementar das mesmas em relação aos esforços, lentos porém cada vez mais persistentes, para consolidar o bloco regional no qual o Brasil tem tido um papel de ponta. Essas ações expressam um esforço para equilibrar o difícil quadro geopolítico entre soberania, regionalização e a nova ordem internacional. Para realizar um estudo de caráter mais compreensivo e abrangente sobre diversos aspectos que envolvem a cooperação e impactam sobre a integração Sul-Sul e sobre cada país participante, toma-se o Brasil como núcleo da dinâmica da interação para fins dos objetivos deste projeto apresentados mais adiante. O tema será desenvolvido apoiado em dois campos nucleares de análise voltados para o entendimento das solidariedades transnacionais na América do Sul: (a) democracia, economia e sociedade; (b) novas configurações político-espaciais. Estes campos de estudo e análise articulam as disciplinas de teoria política, sociologia política, história, direito internacional, economia política, geografia crítica e relações internacionais. Este projeto integra pesquisadores de três universidades do Estado da Bahia, a instituição proponente, Universidade Federal da Bahia, a Universidade Católica do Salvador e a Universidade do Estado da Bahia (campus VIII Paulo Afonso), além de pesquisadores de duas instituições paulistas, a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e o CEBRAP (Centro Brasileiro de Análise e Planejamento). O projeto se desdobra em torno de três eixos inter-complementares da investigação histórica, empírica e normativa contemporâneas, a saber: PRIMEIRO EIXO: analisar a relação entre território, cultura e meio ambiente a partir da ação social coletiva e da ação governamental, com destaque para: (a) A dinâmica sócio-espacial da América. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2014 - 2016
ITES INCUBAREDES: Gestão e Sustentabilidade Socioambiental para Incubaçào de Redes Locais de Economia Solidária
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (3) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Juliana Fonseca Oliveira de Melo - Coordenador / Maria Suzana Moura - Integrante / Ian Requião de Castro - Integrante / Joaquim Alves de Oliveira Neto - Integrante / Genauto Carvalho de França Filho - Integrante / Leonardo Prates Leal - Integrante / Ariádne Scalfoni Rigo - Integrante / Ives Romero Tavares - Integrante / Magno Willams de Macêdo Farias - Integrante / Débora Dourado do Nascimento - Integrante / Nubia Cerqueira Pinto - Integrante / Karina Ferreira dos Santos Soares - Integrante.
2014 - Atual
Conservação de Plantas Alimentícias Não Convencionais e Fomento a Cadeia Produtiva na Bahia
Descrição: As plantas alimentícias não convencionais (PANCs) são caracterizadas, entre outros aspectos, por não estarem inseridas em cadeia produtivas reconhecidas pelo poder público. Entretanto, configuram-se como parcela importante da biodiversidade vegetal cultivada e, assim como outras espécies cultivadas, costumam apresentar ampla diversidade quando mantidas por pequenos agricultores em sistemas tradicionais de cultivo. Esta diversidade é comprometida por vários fatores de erosão genética, como substituição destas por outras culturas de maior expressão econômica, êxodo rural e ausência de interesse do mercado nestes produtos. Com isso, muitas destas plantas deixam de ser cultivadas ou mantem-se restritas a algumas localidades. Este quadro remete à necessidade de conservação e valoração destas plantas. Neste contexto pretende-se identificar PANCs de interesse en três comunidades comunidades nos municípios baianos de Matarandiba, Santa Luzia e no bairro de Caixa D´Água, em Salvador. Estas plantas serão propagadas e intercambiadas entre as comunidades e será analisada a viabilidade econômica destas. Serão ainda desenvolvidos estudos sobre armazenamento de sementes destas espécies visando o estabelecimento de bancos de germoplasma..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2011 - 2014
Eco-Redes Ambiental: Incubação de Empreendimentos Econômicos Solidários Ambientais de Agroecologia e Ostreicultura Familiar nas Redes Locais de Economia Solidária de Cairu, Matarandiba e Santa Luzia
Descrição: O projeto investe na capacidade de desenvolvimento comunitário enfatizando o processo de reorganização de economias locais a partir das características do seu meio ambiente. Para tanto, trabalha para a constituição de três empreendimentos econômicos solidários ambientais no campo da agroecologia e ostreicultura familiar em três comunidades: a sede do município de Cairu, a vila de Matarandiba em Vera Cruz e a comunidade de Santa Luzia em Simões Filho. Nestas, a constituição de cada um desses empreendimentos visa fortalecer a dinâmica de consolidação de três redes locais de economia solidária enquanto estratégia de promoção da sustentabilidade no desenvolvimento de cada local. No lugar, portanto, da simples incubação de empreendimentos isoladamente, a presente proposta reforça as potencialidades contidas na inovação representada pela lógica de incubação de rede local enquanto estratégia de intervenção na gestão de pequenos territórios, enfatizando aqui sua dimensão ambiental..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Juliana Fonseca Oliveira de Melo - Integrante / Maria Suzana Moura - Coordenador / Ian Requião de Castro - Integrante / Genauto Carvalho de França Filho - Integrante / Leonardo Prates Leal - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
MELO, J. F. O.. Transformação das sementes em mercadorias: uma abordagem a partir da ecologia política. In: IX Congresso Brasileiro de Agroecologia, 2015, Belém, Pará. Cadernos de Agroecologia, 2015.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Feminismo, capitalismo e astúcia da história. 2016. (Outra).

2.
I SEAGITS - Simpósio Engenhando Ações de Gestão, Inovação e Tecnologia Sociais. 2015. (Encontro).

3.
IV Congresso da Rede Universitária de Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas Populares e II Simpósio Internacional de Extensão Universitária em Economia Solidária. .. 2015. (Congresso).

4.
IX Congrasso Brasileiro de Agroecologia. Transformação das sementes em mercadorias: uma abordagem a partir da ecologia política. 2015. (Congresso).

5.
VII Encontro Nacional de Grupos de Agroecologia. 2015. (Encontro).

6.
New Work, New Culture Conference. 2014. (Congresso).

7.
Encontro Nacional da Rede de ITCPs. 2013. (Encontro).

8.
ENEDS - Encontro Nacional de Engenharia e Desenvolvimento Social.Percepções sobre moeda social em um evento de trocas solidárias: O ''grão'' no VII Brechó Eco-Solidário. 2013. (Encontro).

9.
EREAD - Encontro Regional dos Estudantes e Profissionais de Administração. 2013. (Encontro).

10.
V Colóquio de Pesquisadores em Educação Ambiental da Região Sul.MOEDAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: Uma experiência de Banco Comunitário no VII Fórum Brasileiro de Educação Ambiental. 2012. (Encontro).

11.
VI ENAPEGS - Encontro Nacional de Pesquisadores em Gestão Social. 2012. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CASTRO, I. R. ; SOARES, K. F. ; NASCIMENTOS, D. D. ; PINTO, N. C. ; FARIAS, M. W. ; MELO, J. F. O. ; FRANCA FILHO, G. C. . IV Congresso da Rede Universitária de Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas Populares e II Simpósio Internacional de Extensão Universitária em Economia Solidária. 2015. (Congresso).

2.
Araújo, E. T. ; BULLOSA, R. F. ; RIGO, A. S. ; FRANCA FILHO, G. C. ; OLIVEIRA NETO, J. A. ; MELO, J. F. O. . VIII ENAPEGS - Encontro Nacional de Pesquisadores em Gestão Social. 2014. (Congresso).

3.
MELO, J. F. O.; SANTOS, C. C. ; SOARES, K. F. . EREDS - Encontro Regional de Engenharia e Desenvolvimento Social. 2014. (Congresso).

4.
FRANCA FILHO, G. C. ; LEAL, L. P. ; SALDEADO, Patrícia ; MELO, J. F. O. . Conflict Resolution and Solidarity Economics Team Mediation Training. 2014. (Outro).

5.
CASTRO, I. R. ; MELO, J. F. O. . Cine-prosa Sementes Livres e Plantas Alimentícias Não Convencionais. 2013. (Outro).

6.
WEBER, J ; MELO, J. F. O. ; OLIVEIRA NETO, J. A. ; BRITO, Gil . Diálogos Livres - Quem são os proprietários do Brasil?. 2013. (Outro).

7.
NASCIMENTO, J. D. ; SOARES, K. F. ; CASTRO, I. R. ; OLIVEIRA NETO, J. A. ; FARIAS, M. W. ; PINTO, N. C. ; MELO, J. F. O. . Curso de Extensão em Economia Solidária e Educação de Jovens e Adultos. 2012. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/10/2018 às 9:19:59