Willian Rochadel

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  • Última atualização do currículo em 10/10/2018


Doutorando do Programa de Pós Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (PPGEGC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Mestre em Engenharia do Conhecimento (PPGEGC/UFSC), Bacharel em Tecnologias da Informação e Comunicação (UFSC) e Técnico em Eletrotécnica pelo CEDUP Dario Geraldo Salles. Pesquisador no RExLab (Laboratório de Experimentação Remota), ENGIN (Engenharia da Integração e Governança do Conhecimento/UFSC/CNPQ) e IGTI (Inteligência, Gestão e Tecnologia para Inovação). Servidor Técnico Administrativo no Setor de TI da UFSC. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Willian Rochadel
Nome em citações bibliográficas
ROCHADEL, W.;ROCHADEL, WILLIAN;ROCHANDEL, WILLIAM

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Santa Catarina.
Rodovia SC-447 - lado ímpar
Jardim das Avenidas
88906072 - Araranguá, SC - Brasil
Telefone: (48) 37212197
URL da Homepage: ararangua.ufsc.br


Formação acadêmica/titulação


2016
Doutorado em andamento em Engenharia e Gestão do Conhecimento.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Orientador: João Artur de Souza.
Palavras-chave: innovation; Idea Management.
2014 - 2016
Mestrado em Engenharia e Gestão do Conhecimento.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: Identificação de critérios para avaliação de ideias: um método utilizando folksonomias,Ano de Obtenção: 2016.
Orientador: João Artur de Souza.
Coorientador: Gertrudes Aparecida Dandolini.
Palavras-chave: Idea Management; Front End of Innovation; Collective Knowledge System.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação.
2011 - 2014
Graduação em TIC - Tecnologias da Informação e Comunicação.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: REXMOBILE: INTEGRANDO EXPERIMENTAÇÃO REMOTA NA EDUCAÇÃO BÁSICA.
Orientador: Juarez Bento da Silva.
2006 - 2008
Curso técnico/profissionalizante em Técnico em Eletrotécnica.
Centro de Educação Profissional Dário Geraldo Salles, CEDUP, Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
Professional English W4. (Carga horária: 70h).
Wizard Language Institute, WIZARD, Brasil.
2017 - 2017
Educação para a Democracia - Estágio Visita. (Carga horária: 40h).
Câmara dos Deputados, CÂMARA FEDERAL, Brasil.
2011 - 2013
Inglês Intermediário.
Instituto de Idiomas Yázigi (SC), YÁZIGI, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em Mandarim Inicial.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em Inglês Instrumental.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Produção Textual. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Programação em Computadores: Linguagem C. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2011 - 2011
Fundamentos das Aplicações Móveis.
Fundação Bradesco, BRADESCO, Brasil.
2011 - 2011
Fundamentos da Gestão de TI.
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2011 - 2011
Mecatrônica com Arduíno.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2011 - 2011
Desenvolvimento de aplicações móveis com JavaME.
Globalcode, GLOBALCODE, Brasil.
2005 - 2005
Curso profissionalizante em Gestão Administrativa.
Núcleo de Ensino Profissionalizante, NEP, Brasil.
2002 - 2003
Informática Profissional.
School Basic Informática, SCHOOL BASIC, Brasil.
2002 - 2003
Web Design.
School Basic Informática, SCHOOL BASIC, Brasil.
2002 - 2003
Redes, Montagem e Manutenção de Computadores.
School Basic Informática, SCHOOL BASIC, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Servidor Técnico Administrativo em TI, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Tutor, Enquadramento Funcional: Tutor, Carga horária: 5
Outras informações
Tutor da disciplina - FUNDAMENTOS DE GESTÃO DA INOVAÇÃO EGC510040-42001010DO/ME (20162) - OBJETIVO DA DISCIPLNA: Fornecer aos alunos uma visão integrada do processo de inovação, desde a identificação de oportunidades e a geração de ideias até a implantação da inovação, bem como o desenvolvimento de uma base de conhecimento para a construção de um ambiente organizacional inovador. EMENTA: Bases conceituais e importância da inovação; Visão geral da inovação como processo; Modelos de inovação; Mercado e tecnologia; Direcionadores da inovação: estratégia, liderança e cultura; Front end da inovação; Gestão de projetos e desenvolvimento da inovação; Implementação da inovação; Inovação em serviços; Inovação em processos; Inovação em marketing e organizacional; Indicadores para a inovação.

Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor, Carga horária: 20
Outras informações
Núcleos de Base (NB), Plano de Ação Coletiva (PLAC) e Orientador de TCC no curso de Especialização em Educação na Cultura Digital.

Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Desenvolvedor de aplicações móveis
Outras informações
Grupo de Trabalho em Experimentação Remota Móvel - GT-MRE Rede Nacional de Ensino e Pesquisa - RNP Edital: Programas de P&D Temáticos da RNP ? 2014-2015 http://rexlab.ufsc.br/gt-mre/

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Membro do Centro Acadêmico, Enquadramento Funcional: Vice-presidente do CALTIC, Carga horária: 4
Outras informações
Centro Acadêmico Livre de Tecnologias da Informação e Comunicação da Universidade Federal de Santa Catarina

Vínculo institucional

2011 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20
Outras informações
> Manutenção de Experimentos Remotos; > Criação de materiais didáticos; > Autor e revisor; > Desenvolvimento de aplicações móveis para interatividade com experimentos remotos; rexlab.ararangua.ufsc.br/experimentos/mobile/

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor de Organização e Arquitetura de Comp., Carga horária: 12
Outras informações
Monitoria de Organização e Arquitetura de Computadores para os cursos de Engenharia da Computação e Bacharelado em Tecnologias da Informação e Comunicação

Atividades

07/2014 - Atual
Ensino, Educação na cultura digital, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Núcleo de Base (NB)
Plano de Ação Coletiva (PLAC)
07/2013 - Atual
Direção e administração, Universidade Federal de Santa Catarina - Campus Araranguá, .

Cargo ou função
Vice-Presidente de Centro Acadêmico.
04/2012 - Atual
Serviços técnicos especializados , UFSC - Campus Araranguá, .

Serviço realizado
Infraestrutura e projetos de rede; Administração e gerenciamento de redes; Suporte Técnico; Aplicação e integração de TI.
03/2012 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Universidade Federal de Santa Catarina - Campus Araranguá, .


Ilha Service ? Serviços de informática Ltda, ILHA SERVICE, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Técnico em TI Residente, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Técnico Residente na Justiça Federal SC ? Subseção Joinville


Forstech ? Representações, FORSTECH, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Técnico em Vendas, Carga horária: 40
Outras informações
Forstech ? Representações EATON | Möeller, Bussmann, Crouse-Hinds e Unikey


LUPA ? Assessoria & Treinamento, LUPA, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 44
Outras informações
Cargo: Instrutor de informática, montagem e manutenção de computadores Período: 06/2007 ? 03/2008 e 04/2010 ? 03/2011



Linhas de pesquisa


1.
Experimentação Remota

Objetivo: Desenvolvimento de experimentos parao ensino de áreas de Ciências Exatas e da Terra.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Palavras-chave: Experimentação Remota; Experimentação Remota Móvel; dispositivos móveis; Educação.
2.
Governo Aberto

Objetivo: Estudos sobre plataformas de Governo para a participação aberta..
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração Pública.
Palavras-chave: governo aberto; open government.
3.
Internet of Everything

Objetivo: Estudo e desenvolvimento de plataformas em Internet das coisas.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Palavras-chave: Internet of Everything; Internet of Things; Internet das coisas.
4.
Gestão de Ideias

Objetivo: Desenvolvimento de um framework para a gestão de ideias..
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação.
Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção.
Palavras-chave: inovação; Front End of Innovation; Gestão de Ideias.
5.
Redes, Segurança da Informação e comunicação de dados

Objetivo: Análise de segurança em dispositivos conectados a internet.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção.
Palavras-chave: redes; segurança da informação; comunicação de dados.
6.
Engenharia e Gestão do Conhecimento

Objetivo: Desenvolvimento de aplicação de técnicas com Conhecimento Coletivo na WEB.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração.
Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção.
Palavras-chave: conhecimento coletivo; inteligência coletiva; Engenharia do Conhecimento; Gestão do Conhecimento; Ciência dos Dados.


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Gestão de Ideias

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) João Artur de Souza em 20/12/2017.
Descrição: Adaptar o Sistema Gi2mo deixando-o funcional para realização de testes e aplicação junto ao EGC e outras organizações. Mapear os modelos de Gestão de Ideias e identificar as lacunas neles existentes para gerar um modelo próprio do grupo..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (3) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Willian Rochadel - Integrante / Gertrudes Aparecida Dandolini - Integrante / João Artur de Souza - Coordenador / Aline de Brittos Valdati - Integrante / Alessandro Costa Ribeiro - Integrante / Cátia dos Reis Machado - Integrante / Henrique Lopez Blanck - Integrante / André de Oliveira Leite - Integrante / Rafael Bassegio Caumo - Integrante.
2016 - Atual
Soluções colaborativas da Internet das Coisas para a Educação
Descrição: Desenvolver um ambiente de criação coletiva voltado a soluções em IoT para a Escola. a) Capacitar docentes e estudantes para analisar problemas e projetar soluções; b) Propiciar um espaço de criação e discussão colaborativa sobre soluções em IoT para a Escola; c) Adaptar equipamentos para a Internet; d) Disponibilizar um ambiente de interação com os equipamentos;.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Willian Rochadel - Coordenador / Camila Micheleto Pacheco - Integrante / Agnaldo de Freitas - Integrante / Jamilton Galdina Cruz Junior - Integrante / Jhessy Brenda M. Carenhato - Integrante / Larissa Teixeira - Integrante / Gabriel Lopes dos anjos - Integrante / Nicole de Assis Fraga - Integrante / EDUARDO DE VILA - Integrante / Alexia Maria - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
2016 - Atual
Conhecimento Coletivo na Participação Social

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) João Artur de Souza em 20/12/2017.
Descrição: Desenvolvimento de um Framework para Gestão de Ideias no Governo Aberto.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Willian Rochadel - Integrante / Gertrudes Aparecida Dandolini - Integrante / João Artur de Souza - Coordenador.
2015 - 2016
Desarrollo y evaluación de un entorno de aprendizaje móvil para el estudio de Física
Descrição: En este proyecto se ha continuado desarrollando un entorno de aprendizaje móvil para mejorar la enseñanza y el aprendizaje de la Física. Los componentes fundamentales de este entorno son aplicaciones móviles independientes que los alumnos usarán para complementar su aprendizaje formal. A lo largo de este proyecto se ha completado la versión inicial completamente funcional del servidor y se ha implementado la base de datos necesaria para la gestión del mismo, así como el sistema web para el mantenimiento de la misma. Se ha desarrollado una aplicación móvil de acceso al gestor de cursos y contenidos del servidor y se han completado tres nuevas aplicaciones móviles sobre conceptos de física que ya incluyen sistemas de evaluación y actualización a partir de lo aprendido en los desarrollos del proyecto anterior. Igualmente se ha comenzado a explorar otras alternativas, basadas en HTML5 y JavaScript, que permitan acceder al sistema a dispositivos móviles que no usan el sistema operativo Android. Finalmente, como resultado del trabajo realizado en este proyecto, a lo largo del mismo también se ha colaborado con profesores de otras universidades y centros de enseñanza media en la utilización de smartphones en la enseñanza de la física. .
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2014 - Atual
Utilização de Experimentação Remota em Dispositivos Móveis para a Educação Básica na rede pública de ensino

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Juarez Bento da Silva em 17/03/2015.
Descrição: Esta é uma iniciativa de integração da tecnologia em escolas públicas. É um projeto está estruturado em dois eixos: um formativo que visa a capacitação dos docentes em relação às tecnologias e outro de integração curricular das tecnologias nas atividades didáticas mediante a disponibilização de conteúdos didáticos acessados por dispositivos móveis, complementados pela interação com experimentos remotos. Pretende­se implantar o projeto inicialmente está em desenvolvimento em duas escolas da pública no município de Araranguá­SC.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2014 - Atual
GT­MRE: Grupo de Trabalho em Experimentação Remota Móvel

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Juarez Bento da Silva em 16/03/2015.
Descrição: O objetivo deste projeto é desenvolver e implantar uma plataforma que integre ambiente virtual de ensino e de aprendizagem através da disponibilização de conteúdos didáticos abertos online, acessados por dispositivos móveis ou convencionais, e complementados pela interação com experimentos remotos. Pretende­se com esta proposta contribuir e estimular a integração da tecnologia na rede pública de ensino. Esta proposta contempla a construção e validação da plataforma, disponibilizando um ambiente que permita trabalhar com sistemas físicos reais através de Internet, preferencialmente através de dispositivos móveis. A arquitetura proposta é baseada em recursos de hardware e de software opensource, a fim de, favorecer a replicação do projeto, e integração destes em um ambiente distribuído de ensino e aprendizagem..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2014 - Atual
Proposta de estratégia metodológica para a integração tecnologia no ensino de disciplinas STEM na Educação Básica da rede pública

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Juarez Bento da Silva em 16/03/2015.
Descrição: Este projeto apresenta uma iniciativa de integração da tecnologia nos contexto da Educação Básica na rede Pública de Ensino. Para consecução dos objetivos estruturamos as ações desta proposta de projeto em dois eixos: um formativo que visa a capacitação dos docentes em relação às tecnologias e outro de integração das tecnologias nas atividades didáticas. A capacitação dos docentes, que será precedida por diagnóstico baseado no modelo TPACK (Technological Pedagogical Content Knowledge), terá sua formalização através da realização de mini cursos, oficinas e palestras que abordarão temas e estudos de casos referente a integração da tecnologia na educação. A integração da tecnologia se dará através da disponibilização de conteúdos didáticos abertos online, disponibilizados em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) customizado para o projeto e disponível fisicamente também nas escolas, acessados por dispositivos convencionais ou móveis, que serão complementados pela interação com experimentos remotos. Pretende- se com esta proposta dar encaminhamento metodológico, consolidar e expandir o projeto piloto que atualmente desenvolvemos em duas escolas de Educação Básica da rede pública de ensino no município de Araranguá­ SC, e assim ampliar e possibilitar o acesso de alunos e professores às ferramentas de apoio ao ensino e aprendizagem, principalmente nas áreas das disciplinas STEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática), na Educação Básica, proporcionando mais disponibilidade e rapidez, por meio de um ambiente condizente com a realidade discente. A arquitetura em implementação utiliza recursos open source, experimentos remotos desenvolvidos no RExLab a partir de plataforma open hardware de construção própria e também do uso da plataforma Raspberry Pi e conteúdos didáticos abertos. As ferramentas computacionais de código aberto para dispositivos móveis auferem ao projeto caráter inovador e susceptível de reutilização, além de baixo custo. Espera-­se com esta proposta de projeto ampliar e consolidar o projeto piloto em desenvolvimento, implantar e avaliar de forma mais consistente a metodologia proposta que objetiva o desenvolvimento de Planos de Ensino e Planos Aulas, baseados no modelo TPACK, que contemplem a integração curricular das TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação) e então compartilhar a experiência e todos os conteúdos didáticos e tecnologia gerada com outras instituições de ensino interessadas em replicar o modelo, a expertise adquirida a partir da execução do projeto..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Willian Rochadel - Integrante / João Bosco da Mota Alves - Integrante / Simone Meister Sommer Bilessimo - Integrante / DA SILVA, JUAREZ BENTO - Coordenador / SIMAO, JOSE PEDRO SHARDOSIM - Integrante / João Paulo Cardoso de Lima - Integrante / Roderval Marcelino - Integrante / Akassio Miranda da Silva - Integrante / Marta Adriana da Silva Cristiano - Integrante / Andréia Panchera Schneider - Integrante / Priscila Cadorin Nicolete - Integrante / Carine Heck - Integrante / Caroline Porto Antonio - Integrante / Cristina Amboni da Silva - Integrante / Marina Rocha Daros - Integrante / Tiago Januário Carvalho - Integrante / Carinna Nunes Tulha - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2012 - 2015
Utilização de Experimentação Remota em Dispositivos Móveis para a Educação

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Juarez Bento da Silva em 21/12/2012.
Descrição: Este projeto de pesquis busca explorar uma nova oportunidade educativa, a Mobile Remote Experimentation (MRE) ou experimentação remota em dispositivos móveis, que resulta da intersecção das características e conceitos associados do M-learning e da Experimentação Remota (ER). A MRE visa a criação de aplicações informáticas que possibilitem a realização de experiências laboratoriais à distância, com instrumentação real, através de dispositivos móveis (Costa, 2005). Pretende-se no projeto de pesquisa intitulado ?Utilização de Experimentação Remota em Dispositivos Móveis como suporte a ambientes de ensino-aprendizagem na rede pública de ensino? demonstrar que a partir da utilização da experimentação remota através de dispositivos computacionais móveis é possível desenvolver práticas que auxiliem no processo de assimilação dos conteúdos ensinados nas salas de aulas buscando interligá-los com as atividades diárias dos alunos . A partir do desenvolvimento e implantação deste projeto ?piloto? em escola de Educação Básica da rede pública de ensino no município de Araranguá, SC, se pretende possibilitar o acesso de alunos e professores a ferramenta de apoio ao ensino e aprendizagem de ciências no ensino básico proporcionando mais disponibilidade e rapidez no acesso a informação através da minimização da barreira espaço-temporal (Bento Da Silva, 2007; Paladini et al., 2008). A inclusão dos dispositivos móveis no ambiente educacional, focado para os experimentos permite projetar melhor produtividade de ensino, tornando-o mais eficiente e aplicado ao cotidiano dos alunos. Sabe-se que laboratórios são importantes ambientes para a educação, pois apresentam de forma mais prática conceitos teóricos e aproximam os alunos da utilidade destes, devido a carência de laboratórios por parte das instituições neste projeto disponibilizamos o recurso de acesso remoto às práticas laboratoriais que podem ser acessados por diferentes instituições, fortalecendo a tendência da busca por informações para a extensão de redes colaborativas de aprendizagem. O projeto tem propósito educacional de aumentar a flexibilidade e o alcance das atividades colaborativas de ensino-aprendizagem, pois os laboratórios de experimentação remota podem proporcionar aos alunos uma aproximação deste com o mundo real enquanto os aparelhos facilitam o acesso. A arquitetura em implementação utiliza recursos de código livre além de experimentos remotos desenvolvidos no Laboratório de Experimentação Remota (RExLab), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a partir da utilização de plataforma de computação física do tipo open hardware, de construção própria e baixo custo. A utilização de ferramentas computacionais de código aberto, acessíveis via dispositivos móveis, auferem ao projeto caráter inovador e susceptível de reutilização em diversos contextos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2011 - Atual
Recursos de ensino-aprendizagem integrando Mundo Virtual 3D e Experimentação Remota
Descrição: Os mundos virtuais representam um potente meio para o ensino-aprendizagem que através da consciência do ambiente permitem que sejam mantidas interações sociais, as quais por si mesmas podem constituir-se numa base para a educação colaborativa. A inclusão da experimentação remota representa a integração de hardware aos mundos virtuais e constitui-se em fator significativo de inovação. Este projeto contempla a implementação de ambiente que propõe a utilização de representações 3D sociais, com o objetivo de proporcionar o acesso a informação de forma dinâmica e interativa em ambiente virtual mais próximo da realidade física dos alunos e assim facilitar e aumentar a motivação dos alunos nas tarefas de aprendizagem virtual. Para consecução dos objetivos propostos serão utilizados os recursos das tecnologias MOODLE (Sistema de Gestão de Aprendizagem), OpenSim (servidor de mundos virtuais) e SLOODLE (mashup do MOODLE com Second Life) todas estas tecnologias e softwares livremente distribuídos e de código aberto (open source). A inclusão da experimentação remota no ambiente proposto tem o objetivo de associá-la aos materiais de ensino, disponíveis no ambiente, conferindo-lhes uma realidade científica com propósitos educacionais que visa aumentar a flexibilidade e o alcance colaborativo das atividades de ensino-aprendizagem, pois, os laboratórios de experimentação remota são caracterizados pela realidade mediada pela distância e podem proporcionar aos estudantes uma aproximação deste com o mundo real..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (7) .
Integrantes: Willian Rochadel - Integrante / Juarez Bento da Silva - Coordenador / João Bosco da Mota Alves - Integrante / Suenoni Paladini - Integrante / Gustavo Ribeiro Alves - Integrante / Roderval Marcelino - Integrante / Vilson Gruber - Integrante / Matheus Müeller Borges - Integrante / Silvana Pires - Integrante / Ellen Larissa de Carvalho Aquino - Integrante / Pamela Brunh Cardoso - Integrante / Akassio Miranda Silva - Integrante / José Pedro Schardosim Simão - Integrante / Marilia Segabinazzi - Integrante.


Projetos de extensão


2011 - 2011
Novos Talentos
Descrição: Capacitação a Professores do Ensino Básico para utilização dos Recursos Tecnológicos em sala de aula.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .
Integrantes: Willian Rochadel - Integrante / Juarez Bento da Silva - Coordenador / João Bosco da Mota Alves - Integrante / Suenoni Paladini - Integrante / Gustavo Ribeiro Alves - Integrante / Roderval Marcelino - Integrante / Vilson Gruber - Integrante / Javier Garcia-Zubia - Integrante / Matheus Müeller Borges - Integrante / Silvana Pires - Integrante / Ellen Larissa de Carvalho Aquino - Integrante / Pamela Brunh Cardoso - Integrante / Akassio Miranda Silva - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Cooperação.
2011 - Atual
Experimentação remota em práticas laboratoriais para as disciplinas de física em cursos de engenharia e Tecnologia de Informação e Comunicações

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Juarez Bento da Silva em 21/12/2012.
Descrição: Desenvolvimento e implementação de três experimentos remotos, para utilização em disciplinas de Física nos cursos da área científico-tecnológicas, para permitir a possibilidade de controle e analise de sistemas físicos reais através de Internet ou rede local..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2011 - Atual
Desenvolvimento de kits didáticos de baixo custo para estudo de microcontroladores

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Juarez Bento da Silva em 21/12/2012.
Descrição: Descrição: Este projeto tem como objetivo o desenvolvimento e implementação de kits didáticos (composto de hardware e ferramentas de software) para experimentos baseados em microcontroladores...
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Projetos de desenvolvimento


2016 - Atual
Soluções colaborativas da Internet das Coisas para a Educação
Descrição: Seguindo a tendência de Internet das Coisas para o contexto educacional, o presente projeto visa desenvolver soluções em uma adaptação colaborativa juntamente com os docentes, pesquisadores e os bolsistas PIBIC-EM, a fim de tornar esses espaços, um ambiente de desenvolvimento, apoiado pelas tecnologias dos sistemas embarcados..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (3) Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (3) .
Integrantes: Willian Rochadel - Coordenador / Mariluci Inácio Alexandre - Integrante.
2011 - Atual
Utilização de Experimentação Remota em Dispositivos móveis para a Educação
Descrição: A popularização destes dispositivos permite o alcance por mais usuários, mesmo pelos estudantes da educação básica. Aliando o conceito de experimentação remota e dispositivos móveis ao conceito de ubiqüidade, são desenvolvidas aplicações que proporcionem um modo interativo e dinâmico para atrair ainda mais o aluno a utilizar o experimentos remotos como suporte ao ensino de ciências desde as séries iniciais. Buscando utilizar softwares gratuitos ou de baixo custo e os recursos de HTML5 e jQuery é possível implementar páginas compatíveis com diferentes Sistemas Operacionais móveis, como iOS, Android, Windows Phone, alguns Symbian, entre outros..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.


Membro de corpo editorial


2014 - Atual
Periódico: International Journal of Knowledge Engineering and Management


Revisor de periódico


2011 - Atual
Periódico: IEEE Global Engineering Education Conference
2012 - Atual
Periódico: IEEE International Conference on Teaching, Assessment and Learning for Engi
2013 - Atual
Periódico: International Conf. on Consumer Electronics, Communications and Networks
2017 - Atual
Periódico: IEEE World Engineering Education
2016 - Atual
Periódico: International Journal of Interactive Mobile Technologies
2016 - Atual
Periódico: Revista de Gestão da Tecnologia e Sistemas de Informação


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Engenharia do Conhecimento.
2.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Gestão do Conhecimento.
3.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC).
4.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Hardware.
5.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Tecnologia Educacional.
6.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Teoria de Redes.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2013
Mérito Acadêmico 6º Semestre, Universidade Federal de Santa Catarina.
2013
Mérito Acadêmico 5º Semestre, Universidade Federal de Santa Catarina.
2012
Campus Mobile, Instituto Claro.
2011
Mérito Acadêmico 1º Semestre, Universidade Federal de Santa Catarina.
2011
Mérito Acadêmico 2º Semestre, Universidade Federal de Santa Catarina.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Web of Science
Total de trabalhos:6
Total de citações:1
Rochadel  Data: 18/07/2016

SCOPUS
Total de trabalhos:16
Total de citações:11
Rochadel  Data: 18/07/2016

Outras
Total de trabalhos:40
Total de citações:74
Willian Rochadel  Data: 18/07/2016

Artigos completos publicados em periódicos

1.
SILVA, S. M.2018SILVA, S. M. ; DANDOLINI, G. A. ; FREIRE, P. S. ; ROCHADEL, W. ; VALDATI, A. B. . Purpose of the use of technologies in the contemporary models of Corporate University. INTERNATIONAL JOURNAL FOR INNOVATION EDUCATION AND RESEARCH, v. 6, p. 55-78, 2018.

2.
SANTOS, G. S. V.2017SANTOS, G. S. V. ; ROCHADEL, W. . Narrativas Digitais na Formação de Educadores: Possibilidades de Autoria com o Podcast. REVISTA TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO, v. 21, p. 1-16, 2017.

3.
ROCHADEL, W.;ROCHADEL, WILLIAN;ROCHANDEL, WILLIAM2017ROCHADEL, W.; VALDATI, A. B. ; WILBERT, J. ; FREITAS FILHO, F. L. ; DANDOLINI, G. A. . Front End da Inovação: Análise Bibliométrica. INTERNATIONAL JOURNAL OF DEVELOPMENT RESEARCH, v. 7, p. 16140, 2017.

4.
SCHMITZ, A.2016SCHMITZ, A. ; ROCHADEL, W. ; SOUZA, J. A. ; DANDOLINI, G. A. ; GONÇALVES, ALEXANDRE LEOPOLDO . Inovação, empreendedorismo e universidades no Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina. International Journal of Knowledge Engineering and Management, v. 5, p. 80-98, 2016.

5.
ROCHADEL, WILLIAN2016ROCHADEL, WILLIAN; VALDATI, A. B. ; DANDOLINI, GERTRUDES APARECIDA ; SOUZA, JOÃO ARTUR DE . Vínculos externos no front end da inovação. Revista de Empreendedorismo, Negócios e Inovação, v. 1, p. 37-51, 2016.

6.
ROCHADEL, WILLIAN2015ROCHADEL, WILLIAN; A. DANDOLINI, GERTRUDES ; DE SOUZA, JOÃO ARTUR . Representação do conhecimento na geração de ideias coletivas. Strategic Design Research Journal, v. 8, p. 83-93, 2015.

7.
SIMÃO, J. P. S.2014SIMÃO, J. P. S. ; ROCHADEL, W. ; BENTO DA SILVA, JUAREZ ; SCHARDOSIM SIMAO, JOSE PEDRO ; VAZ DA SILVA FIDALGO, ANDRE . Adaptation Model of Mobile Remote Experimentation for Elementary Schools. IEEE-RITA, v. 9, p. 28-32, 2014.

8.
SILVA, J. B.2013SILVA, J. B. ; ROCHADEL, W. ; SIMÃO, J. P. S. ; FIDALGO, A. V. S. . Uso de dispositivos móveis para acesso a Experimentos Remotos na Educação Básica. IEEE-RITA, v. 1, p. 129-134, 2013.

9.
ROCHADEL, WILLIAN2013ROCHADEL, WILLIAN; BENTO DA SILVA, JUAREZ ; SIMÃO, JOSÉ PEDRO ; RIBEIRO ALVES, GUSTAVO ; MARCELINO, Roderval ; GRUBER, VILSON . Extending access to remote labs from mobile devices in educational contexts. International Journal of Online Engineering, v. 9, p. 9-13, 2013.

10.
SILVA, J. B.2013 SILVA, J. B. ; ROCHADEL, W. ; SILVA, J. B. ; MARCELINO, R. ; GRUBER, V. . Utilization of NICTs Applied to Mobile Devices. IEEE-RITA, v. PP, p. 1, 2013.

11.
LIMA, J. P. C.2013LIMA, J. P. C. ; SIMÃO, J.P.S. ; ROCHADEL, W. ; SILVA, J. B. . Aplicação da Experimentação Remota no Ensino Básico através de dispositivos móveis. Revista Técnico-Científica do IFSC, v. 2, p. 786, 2013.

12.
SIMÃO, J.P.S.2013SIMÃO, J.P.S. ; LIMA, J. P. C. ; ROCHADEL, W. ; SILVA, J. B. . Games Educacionais Baseados em Experimentação Remota Móvel. Revista Técnico-Científica do IFSC, v. 2, p. 192-197, 2013.

13.
MACIEL, D.2013MACIEL, D. ; ROCHADEL, W. ; SILVA, J. B. . Sistemas Embarcados com GNU Linux para aplicações em laboratórios de experimentação remota. Revista Técnico-Científica do IFSC, v. 2, p. 783, 2013.

14.
SIMÃO, J.P.S.2013SIMÃO, J.P.S. ; LIMA, J. P. C. ; ROCHADEL, W. ; SILVA, J. B. . Utilização de Experimentação Remota Móvel no Ensino Médio. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 11, p. 1, 2013.

15.
SILVA, J. B.2013SILVA, J. B. ; ROCHADEL, W. ; SIMÃO, J. P. S. ; FIDALGO, A. V. S. . Uso de dispositivos móveis para acesso a Experimentos Remotos na Educação Básica. IEEE-RITA, v. 1, p. 129-134, 2013.

16.
SIMÃO, J. P. S.2013SIMÃO, J. P. S. ; LIMA, J. P. C. ; ROCHADEL, W. ; SILVA, J. B. . Utilização de Experimentação Remota Móvel no Ensino Médio. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 11, p. 1-10, 2013.

17.
LIMA, J. P. C.2013LIMA, J. P. C. ; SIMÃO, J.P.S. ; ROCHADEL, W. ; SILVA, J. B. . APLICAÇÃO DA EXPERIMENTAÇÃO REMOTA NO ENSINO BÁSICO ATRAVÉS DE DISPOSITIVOS MÓVEIS. Revista Técnico-Científica do IFSC, v. 2, p. 786, 2013.

18.
SIMÃO, J.P.S.2013SIMÃO, J.P.S. ; LIMA, J. P. C. ; ROCHADEL, W. ; SILVA, J. B. . GAMES EDUCACIONAIS BASEADOS EM EXPERIMENTAÇÃO REMOTA MÓVEL. Revista Técnico-Científica do IFSC, v. 2, p. 192-197, 2013.

19.
SIMÃO, J.P.S.2013SIMÃO, J.P.S. ; LIMA, J. P. C. ; SILVA, J. B. ; ROCHADEL, W. . Utilização de Experimentação Remota Móvel no Ensino Médio. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 11, p. 1-10, 2013.

20.
MARCELINO, R.2013MARCELINO, R. ; SILVA, J. B. ; GRUBER, V. ; ROCHADEL, W. . Utilization of NICTs Applied to Mobile Devices. IEEE-RITA, v. 8, p. 97-102, 2013.

21.
ROCHADEL, W.;ROCHADEL, WILLIAN;ROCHANDEL, WILLIAM2012ROCHADEL, W.; PIRES, S. ; SILVA, J. B. ; LUZ, T. D. ; ALVES, Gustavo Ribeiro . Utilization of Remote Experimentation in Mobile Devices for Education. International Journal of Interactive Mobile Technologies, v. 6, p. 42-47, 2012.

22.
ROCHADEL, W.;ROCHADEL, WILLIAN;ROCHANDEL, WILLIAM2012ROCHADEL, W.; AQUINO, E. L. C. ; SILVA, J. B. . Desenvolvimento de aplicação para interfaceamento com experimentos remotos por smarthphones.. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 10, p. 1-10, 2012.

23.
SILVA, J. B.2012SILVA, J. B. ; ROCHADEL, W. ; MARCELINO, Roderval . Utilização de NTIC's Aplicadas a Dispositivos Móveis. IEEE-RITA, v. 7, p. 149-154, 2012.

24.
ROCHADEL, W.;ROCHADEL, WILLIAN;ROCHANDEL, WILLIAM2012ROCHADEL, W.; SILVA, A. M. ; SIMAO, J. P. ; MACIEL, D. ; SILVA, J. B. . Aplicações para smartphones com HTML5 e interação com experimentos remotos. Revista Técnico-Científica do IFSC, v. 3, p. 725, 2012.

25.
ROCHADEL, W.;ROCHADEL, WILLIAN;ROCHANDEL, WILLIAM2012ROCHADEL, W.; SILVA, A. M. ; SIMÃO, J. P. S. ; MACIEL, D. ; SILVA, J. B. . Aplicações para smartphones com HTML5 e interação com Experimentos Remotos. Revista Técnico-Científica (IFSC), v. 3, p. 725, 2012.

26.
SILVA, J. B.2012SILVA, J. B. ; ROCHADEL, W. ; MARCELINO, R. . Utilização de NTIC's Aplicadas a Dispositivos Móveis. IEEE-RITA, v. 7, p. 149-154, 2012.

27.
ROCHADEL, W.;ROCHADEL, WILLIAN;ROCHANDEL, WILLIAM2012ROCHADEL, W.; SILVA, A. M. ; SIMÃO, J. P. S. ; MACIEL, D. ; SILVA, J. B. . Aplicações para smartphones com HTML5 e interação com Experimentos Remotos. Revista Técnico-Científica (IFSC), v. 3, p. 725, 2012.

Capítulos de livros publicados
1.
ROCHADEL, W.; VALDATI, A. B. ; FREIRE, P. S. ; DANDOLINI, G. A. ; SOUZA, J. A. . Tecnologias digitais para um novo modelo de educação corporativa: Universidade Corporativa em Rede (UCR). In: Patricia Jantsch Fiuza; Robson Rodrigues Lemos. (Org.). Inovação em educação: perspectivas do uso das tecnologias interativas. 1ed.: , 2017, v. 1, p. 1-30.

2.
SILVA, THALES DO NASCIMENTO DA ; ROCHADEL, W. ; GONCALVES, A. L. ; SOUZA, J. A. ; DANDOLINI, G. A. ; FREIRE, P. S. . Análise da utilização dos Sistemas de Recomendação como apoio aos processos de inovação. In: Marcelo Macedo; Manuela Perleberg Nunes. (Org.). Gestão do Conhecimento e Inovação: um enfoque interdisciplinar. 1ed.: , 2017, v. 1, p. 87-101.

3.
REBOLLO, M. A. G. ; DA SILVA, JUAREZ BENTO ; MARTINEZ, O. ; ROCHADEL, WILLIAN ; GONZALEZ, M. A. . Experimentando y Aprendiendo Física con Smartphones. In: Manuel G. Gericota; Juan Manuel Santos Gago. (Org.). TICAI 2015: TICs para el Aprendizaje de la Ingeniería. 1ed.Vigo: IEEE, Sociedad de Educación: Capítulos Español y Portugués, 2016, v. , p. 53-58.

4.
SILVA, J. B. ; ROCHADEL, W. ; SIMAO, JOSE PEDRO SHARDOSIM ; BILESSIMO, S. M. S. ; NICOLETE, P. C. . Using Mobile Devices for Conducting Experimental Practices in Basic Education. In: Maria Teresa Restivo; Alberto Cardoso; António Mendes Lopes. (Org.). Online Experimentation: Emerging Technologies and IoT. 1ed.Barcelona, Spain: International Frequency Sensor Association (IFSA) Publishing, S. L., 2015, v. 1, p. 401-417.

5.
SILVA, J. B. ; ROCHADEL, W. ; MARCELINO, R. ; GRUBER, V. ; BILESSIMO, S. M. S. . Mobile remote experimentation applied to education. In: Olga Dziabenko; Javier García-Zubía. (Org.). IT Innovative Practices in Secondary Schools. 1ed.Bilbao: University of Deusto, 2013, v. 3, p. 281-302.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, G. S. V. ; ROCHADEL, W. . Narrativas Digitais na Formação de Educadores. In: Simpósio Ibero-Americano de Tecnologias Educacionais, 2017, Araranguá. Anais do Simpósio Ibero-Americano de Tecnologias Educacionais. Araranguá/SC, 2017. v. 1. p. 235-245.

2.
ROCHADEL, W.; DANDOLINI, GERTRUDES APARECIDA ; SOUZA, J. A. ; VALDATI, A. B. ; RIBEIRO, A. C. . Sistemas de Gestão de Ideias: uma revisão de literatura. In: International Congress of Knowledge and Innovation - CiKi, 2017, FozdoIguaçu/PR. Anais do VII Congresso Internacional de Conhecimento e Inovação (ciKi), 2017. v. 1. p. 1-15.

3.
RIBEIRO, A. C. ; SOUZA, J. A. ; FIGUEIREDO, Y. D. S. ; VALDATI, A. B. ; ROCHADEL, WILLIAN . O Front End da Inovação percebido como um sistema complexo adaptativo. In: International Congress of Knowledge and Innovation - CiKi, 2017, Foz do Iguaçu/PR. Anais do VII Congresso Internacional de Conhecimento e Inovação (ciKi), 2017. v. 1. p. 1-15.

4.
GONÇALVES, ALEXANDRE LEOPOLDO ; DANDOLINI, GERTRUDES APARECIDA ; SOUZA, JOÃO ARTUR DE ; FREIRE, PATRICIA DE SÁ ; SILVA, THALES DO NASCIMENTO DA ; ROCHADEL, WILLIAN . ANÁLISE DA UTILIZAÇÃO DOS SISTEMAS DE RECOMENDAÇÃO COMO APOIO AOS PROCESSOS DE INOVAÇÃO. In: 14th CONTECSI International Conference on Information Systems and Technology Management, 2017, São Paulo. org.crossref.xschema._1.Title@60bdfdb4, 2017. p. 4988-4999.

5.
DANDOLINI, GERTRUDES APARECIDA ; SOUZA, JOÃO ARTUR DE ; ROCHADEL, WILLIAN . A Model for Collective Knowledge representation in Idea Management Systems. In: 13th CONTECSI International Conference on Information Systems and Technology Management, 2016. p. 1882.

6.
DANDOLINI, GERTRUDES APARECIDA ; SOUZA, JOÃO ARTUR DE ; ROCHADEL, WILLIAN . Ontology and e-Government in the context of Knowledge Engineering. In: 13th CONTECSI International Conference on Information Systems and Technology Management, 2016. p. 2584.

7.
ROCHADEL, W.; DANDOLINI, G. A. ; SOUZA, J. A. . Vínculos Externos no Front End da Inovação. In: 8º Congresso do Instituto Franco-Brasileiro de Administração de Empresas, 2015, Gramado/RS. 8º Congresso do Instituto Franco-Brasileiro de Administração de Empresas, 2015.

8.
FERNANDES, R. F. ; ROCHADEL, W. ; SOUZA, J. A. ; DANDOLINI, G. A. . A identificação de oportunidades: abordagens da literatura. In: 8º Congresso do Instituto Franco-Brasileiro de Administração de Empresas, 2015, Gramado/RS. 8º Congresso do Instituto Franco-Brasileiro de Administração de Empresas, 2015.

9.
ROCHADEL, WILLIAN; SILVA, THIAGO RIBAS DA ; GONÇALVES, ALEXANDRE LEOPOLDO ; DANDOLINI, GERTRUDES APARECIDA ; SOUZA, COLABORADOR JOÃO ARTUR DE . Modelo para Representação do conhecimento em um sistema de recomendação de avaliadores. In: 12th CONTECSI International Conference on Information Systems and Technology Management, 2015, Sao Paulo. Proceedings of the 12th CONTECSI International Conference on Information Systems and Technology Management, 2015.

10.
ROCHADEL, W.; VALDATI, A. B. ; DANDOLINI, G. A. ; SOUZA, J. A. . Inteligência para a Inovação na Avaliação e Seleção de ideias. In: IV International Conference on Design, Engineering, Management for innovation, 2015, Florianópolis. INNOVATING WITHOUT LIMITS, 2015.

11.
ROCHADEL, W.; DANDOLINI, G. A. ; SOUZA, J. A. . Ontologias para a Gestão de Ideias na Inovação Aberta. In: IV International Conference on Design, Engineering, Management for innovation, 2015, Florianópolis. INNOVATING WITHOUT LIMITS, 2015.

12.
REBOLLO, M. A. G. ; HUETE, F. ; SILVA, J. B. ; MARTINEZ, O. ; ESTEBAN, D. ; ROCHADEL, W. ; CANEDO, J. C. ; MANSO, J. ; GONZALEZ, M. A. . Doing Physics Experiments and Learning with Smartphones. In: Technological Ecosystems for Enhancing Multiculturality TEEM'15, 2015, Cidade do Porto - Portugal. Technological Ecosystems for Enhancing Multiculturality TEEM'15, 2015. p. 7-9.

13.
ROCHADEL, WILLIAN. As ciências do artificial em uma abordagem entre o conhecimento e a tecnologia. In: I Seminário de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, 2015, Araranguá. I SPPI, 2015.

14.
ROCHADEL, W.; LIMA, J. P. C. ; SILVA, J. B. ; ALEXANDRE, M. I. ; ALVES, J. B. M. . IoT na educação: A adaptação de experimentos em laboratórios físicos com recursos abertos. In: Congresso de Tecnologia da Informação e Automação (CTIA), 2015, Florianópolis. Congresso de Tecnologia da Informação e Automação (CTIA), 2015. v. 1. p. 56-65.

15.
DAROS, MARINA ROCHA ; DE LIMA, JOAO PAULO CARDOSO ; ROCHADEL, WILLIAN ; BENTO SILVA, JUAREZ ; SIMAO, JOSE SCHARDOSIM . Remote experimentation in basic education using an architecture with Raspberry Pi. In: 2015 3rd Experiment International Conference (exp.at'15), 2015, Ponta Delgada. 2015 3rd Experiment International Conference (exp.at'15), 2015. p. 75.

16.
BENTO DA SILVA, JUAREZ ; NICOLETE, PRISCILA CADORIN ; ADRIANA DA SILVA CRISTIANO, MARTA ; SIMAO, JOSE PEDRO SCHARDOSIM ; ROCHADEL, WILLIAN ; DAROS, MARINA ROCHA ; BOSCO DA MOTA ALVES, JOAO ; BILESSIMO, SIMONE MEISTER SOMMER . A mobile remote experimentation environment for basic education. In: 2015 3rd Experiment International Conference (exp.at'15), 2015, Ponta Delgada. 2015 3rd Experiment International Conference (exp.at'15), 2015. p. 120.

17.
NICOLETE, PRISCILA CADORIN ; BENTO DA SILVA, JUAREZ ; SIMAO, JOSE PEDRO SCHARDOSIM ; ROCHADEL, WILLIAN ; ADRIANA DA SILVA CRISTIANO, MARTA ; DE LIMA, JOAO PAULO CARDOSO ; BILESSIMO, SIMONE MEISTER SOMMER ; BOSCO DA MOTA ALVES, JOAO . Mobile remote experimentation applied to Basic Education. In: 2015 3rd Experiment International Conference (exp.at'15), 2015, Ponta Delgada. 2015 3rd Experiment International Conference (exp.at'15), 2015. p. 266.

18.
DE LIMA, JOAO PAULO CARDOSO ; ROCHADEL, W. ; SILVA, A. M. ; SIMAO, J. P. S. ; SILVA, J. B. ; ALVES, J. B. M. . Application of remote experiments in basic education through mobile devices. In: 2014 IEEE Global Engineering Education Conference (EDUCON), 2014, Istanbul. 2014 IEEE Global Engineering Education Conference (EDUCON), 2014. p. 1093.

19.
SIMAO, J.P.S. ; DE LIMA, J.P.C. ; ROCHADEL, W. ; DA SILVA, J. B. . Remote labs in developing countries an experience in Brazilian public education. In: 2014 IEEE Global Humanitarian Technology Conference (GHTC), 2014, San Jose. IEEE Global Humanitarian Technology Conference (GHTC 2014), 2014. p. 99.

20.
MALBOS, A. N. A. ; ROCHADEL, W. ; DE LIMA, J.P.C. ; DA SILVA, J.B. . Aplicação da Realidade Aumentada para simulação de experimentos físicos em dispositivos móveis. In: 2014 11th International Conference on Remote Engineering and Virtual Instrumentation (REV), 2014, Porto. 2014 11th International Conference on Remote Engineering and Virtual Instrumentation (REV), 2014. p. 231.

21.
ROCHADEL, WILLIAN; BENTO DA SILVA, JUAREZ ; SHARDOSIM SIMAO, JOSE PEDRO ; FIDALGO, ANDRE VAZ DA SILVA . Application of mobile devices and remote experiments for physics teaching in elementary education. In: 2013 IEEE Global Engineering Education Conference (EDUCON), 2013, Berlin. 2013 IEEE Global Engineering Education Conference (EDUCON). p. 880.

22.
ROCHADEL, WILLIAN; DA SILVA, JUAREZ BENTO ; SIMAO, JOSE PEDRO SHARDOSIM ; DA COSTA ALVES, GUSTAVO RIBEIRO . Educational application of remote experimentation for mobile devices. In: 2013 10th International Conference on Remote Engineering and Virtual Instrumentation (REV), 2013, Sydney. 2013 10th International Conference on Remote Engineering and Virtual Instrumentation (REV). p. 1.

23.
COSTA, RICARDO J. ; ALVES, GUSTAVO R. ; ZENHA-RELA, MARIO ; ZUTIN, DANILO GARBI ; ZACKRISSON, JOHAN ; ROCHADEL, WILLIAN ; HERNANDEZ-JAYO, UNAI . Peers' evaluation of a reconfigurable IEEE1451.0-compliant and FPGA-based weblab. In: 2013 2nd Experiment@ International Conference (exp.at'13), 2013, Coimbra. 2013 2nd Experiment@ International Conference (exp.at'13). p. 83.

24.
BENTO DA SILVA, JUAREZ ; MARCELINO, R. ; ROCHADEL, W. ; GRUBER, V. ; SIMÃO, JOSÉ PEDRO . Using mobile remote experimentation to teach physics in public school. In: ICBL 2013- International Conference on Interactive Computer, 2013, Florianópolis. International Conference on Interactive Computer. Germany: Kassel University Press, 2013.

25.
ROCHADEL, WILLIAN; DA SILVA, SILVANA PIRES ; DA SILVA, JUAREZ BENTO ; LUZ, THAIS DOLL ; ALVES, GUSTAVO R. . Utilization of remote experimentation in mobile devices for education. In: 2012 IEEE Global Engineering Education Conference (EDUCON), 2012, Marrakech. Proceedings of the 2012 IEEE Global Engineering Education Conference (EDUCON). p. 1.

26.
ROCHADEL, W.; GRUBER, V. ; SILVA, J. B. ; MARCELINO, Roderval . Aplicação Remota de monitoramento e automação de Aerogeradores por Power Line Communication. In: 32º SENADOR, 2012, Porto Alegre. 2ª Conferência Internacional de Materiais e Processos para Energias Renováveis, 2012.

27.
TAVARES, M. M. K. ; FORMANSKi, F. N. ; ROCHADEL, W. ; SILVA, J. B. . Recursos Open Source Aplicados ao Ensino Aprendizagem Integrando Mundo Virtual 3D e Experimentação Remota. In: IV Seminário Pesquisa em Educação a Distância, 2012, Florianópolis. Experiências e Reflexões, 2012. p. 234-238.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
GONÇALVES, ALEXANDRE LEOPOLDO ; SOUZA, JOÃO ARTUR DE ; SILVA, THALES DO NASCIMENTO DA ; ROCHADEL, WILLIAN . Plataforma para monitoração da dotação orçamentária de emendas parlamentares. In: 14th CONTECSI International Conference on Information Systems and Technology Management, 2017, São Paulo. org.crossref.xschema._1.Title@58c15ff5, 2017. p. 3475-3492.

2.
GONÇALVES, ALEXANDRE LEOPOLDO ; SOUZA, JOÃO ARTUR DE ; SILVA, THALES DO NASCIMENTO DA ; ROCHADEL, WILLIAN . Dimensão subjetiva da Inteligência Coletiva. In: 14th CONTECSI International Conference on Information Systems and Technology Management, 2017, São Paulo. org.crossref.xschema._1.Title@4e43c6c3, 2017. p. 3445-3460.

3.
HUETE, F. ; ESTEBAN, D. ; SKOURI, M. ; SILVA, J. B. ; GONZALEZ, M. A. ; GOUDJAMI, D. ; ROCHADEL, WILLIAN . SensorMobile, aplicación Android multilingüe con fines docentes para el acceso a sensores de smartphones. In: XIII Jornadas de Redes de Investigación en Docencia Universitaria, 2015, San Vicente del Raspeig. XIII Jornadas de Redes de Investigación en Docencia Universitaria, Universidad de Alicante, 2015.

4.
DA SILVA, JUAREZ B. ; ROCHADEL, WILLIAN ; MARCELINO, Roderval ; GRUBER, VILSON . Integrating remote laboratory environment for m-learning for use in Secondary Education. In: 2014 11th International Conference on Remote Engineering and Virtual Instrumentation (REV), 2014, Porto. 2014 11th International Conference on Remote Engineering and Virtual Instrumentation (REV), 2014. p. 70.

5.
DA SILVA FIDALGO, ANDRE VAZ ; ROCHANDEL, WILLIAM ; BENTO DA SILVA, JUAREZ . Remote experimentation using mobile devices. In: 2013 1st International Conference of the Portuguese Society for Engineering Education (CISPEE), 2013, Porto. 2013 1st International Conference of the Portuguese Society for Engineering Education (CISPEE). p. 1.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
Canto, J. Z. ; SILVA, J. B. ; ROCHADEL, WILLIAN . Integração do mobile learning em comunidades de prática para o ensino de Geografia. In: IV Congresso Internacional TIC e Educação ? ticEDUCA2016, 2016, Lisboa, Portugal. Digital Technologies & Future School - Atas do IV Congresso Internacional TIC e Educação 2016 (artigos selecionados). Lisboa, Portugal: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2016. p. 571-582.

2.
ROCHADEL, WILLIAN; VALDATI, A. B. ; DANDOLINI, GERTRUDES APARECIDA ; SOUZA, JOÃO ARTUR DE . Ferramentas de Bibliometria para publicações científicas. In: Simpósio de Integração Científica e Tecnológica do Sul Catarinense, 2016, Araranguá. Anais do 5º Simpósio de Integração Científica e Tecnológica do Sul Catarinense. Criciúma: Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) Câmpus Criciúma, 2016. p. 10.

3.
ALEXANDRE, MARILUCI INACIO ; DA SILVA, JUAREZ BENTO ; DE LIMA, JOAO PAULO CARDOSO ; ROCHADEL, WILLIAN ; SILVA, AKASSIO MIRANDA . Impacts and barriers of the mobile remote experimentation introduced in basic education. In: 2014 11th International Conference on Remote Engineering and Virtual Instrumentation (REV), 2014, Porto. 2014 11th International Conference on Remote Engineering and Virtual Instrumentation (REV), 2014. p. 324.

4.
LIMA, J. P. C. ; SIMAO, J. P. S. ; ROCHADEL, W. ; SILVA, J. B. . Utilização da Experimentação Remota em dispositivos móveis na Educação. In: XXI JORNADAS DE JÓVENES INVESTIGADORES de la AUGM, 2013, Corrientes, Argentina. XXI JORNADAS DE JÓVENES INVESTIGADORES de la AUGM, 2013. p. http://jornadas.

5.
SILVA, A. M. ; ROCHADEL, W. ; BENTO DA SILVA, JUAREZ . Mundos Virtuais 3D: O caso do Opensim, Apresentação e suas Principais Ferramentas. In: Simpósio de Integração Científica e Tecnológica do Sul Catarinense, 2013, Araranguá/SC. Revista Técnico Científica do IFSC, 2013.

6.
ROCHADEL, W.; SILVA, J. B. . Interações de Aplicações Móveis para Utilização de Experimentos Remotos no Ensino de Física. In: XX Jornadas de Jovens Pesquisadores da AUGM, 2012, Curitiba/PR. Jornadas de Jovens Pesquisadores da AUGM - Cidadania e o Desenvolvimento Social, 2012. v. XX.

Apresentações de Trabalho
1.
DA SILVA, JUAREZ BENTO ; ROCHADEL, WILLIAN . Experimentação Remota e Internet das Coisas em disciplinas de Ciências Exatas e da Terra. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
ROCHADEL, WILLIAN. Planilhas Eletrônicas para Engenharias. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
ROCHADEL, W.; SILVA, J. B. ; SIMÃO, J. P. S. ; FIDALGO, A. V. S. . Application of mobile devices and remote experiments for physics teaching in elementary education. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
BENTO DA SILVA, JUAREZ ; MARCELINO, R. ; ROCHADEL, W. ; GRUBER, V. ; SIMÃO, JOSÉ PEDRO . Using mobile remote experimentation to teach physics in public school. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
SILVA, J. B. ; MARCELINO, R. ; ROCHADEL, W. ; GRUBER, V. ; SIMÃO, J. P. S. . Using mobile remote experimentation to teach physics in public school. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
SILVA, A. M. ; ROCHADEL, W. ; BENTO DA SILVA, JUAREZ . Mundos Virtuais 3D: o caso do OpenSim, apresentação e suas principais ferramentas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
ROCHADEL, W.; PIRES, S. ; SILVA, J. B. ; LUZ, T. D. ; ALVES, Gustavo Ribeiro . Utilization of Remote Experimentation in Mobile Devices for Education. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
TAVARES, M. M. K. ; FORMANSKi, F. N. ; ROCHADEL, W. ; SILVA, J. B. . Experimentação Remota e Mundos Virtuais 3D aplicados ao processo de ensino aprendizagem à distância. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

9.
ROCHADEL, W.; SILVA, J. B. . XX Jornadas de Jovens Pesquisadores da AUGM. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
ROCHADEL, W.; SILVA, A. M. ; SIMÃO, J. P. S. ; MACIEL, D. ; SILVA, J. B. . Aplicações para smartphones com HTML5 e interação com experimentos remotos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

11.
ROCHADEL, W.; AQUINO, E. L. C. ; SILVA, J. B. . Desenvolvimento de aplicação para interfaceamento com experimentos remotos por smatphones. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
ROCHADEL, W.; SILVA, J. B. ; SIMÃO, J. P. S. . Aplicações de HTML5 em jogos educacionais para smartphones. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

13.
ROCHADEL, W.; SILVA, A. M. ; MACIEL, D. ; AQUINO, E. L. C. ; FORMANSKi, F. N. ; AMERICO, I. M. ; SIMÃO, J. P. S. ; TAVARES, M. M. K. ; BORGES, M. M. ; PIRES, S. ; ALVES, J. B. M. ; MARCELINO, Roderval ; GRUBER, V. ; SEGABINAZZI, M. . RExMobile ? Aplicativo para interação com experimentos remotos por smartphones. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

14.
SILVA, A. M. ; MACIEL, D. ; FORMANSKi, F. N. ; AMERICO, I. M. ; SIMÃO, J. P. S. ; ALVES, J. B. M. ; SILVA, J. B. ; TAVARES, M. M. K. ; SEGABINAZZI, M. ; BORGES, M. M. ; MARCELINO, Roderval ; PIRES, S. ; BILESSIMO, S. M. S. ; SANTOS, T. N. ; MELO, V. C. ; GRUBER, V. ; ROCHADEL, W. . Experimentação Remota e Mundos Virtuais 3D aplicados ao ensino aprendizagem a distância. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

15.
ROCHADEL, WILLIAN; BENTO DA SILVA, JUAREZ . Desenvolvimento de aplicações móvel para interatividade com Experimentos Remotos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

16.
ROCHADEL, W.; SIMÃO, J. P. S. ; SILVA, J. B. ; ALVES, Gustavo Ribeiro . Educational application of remote experimentation for mobile devices. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
ROCHADEL, W.; GRUBER, V. ; SILVA, J. B. ; MARCELINO, Roderval . Aplicação Remota de monitoramento e automação de Aerogeradores por Power Line Communication. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

18.
ROCHADEL, W.; SILVA, J. B. . Recursos Open Source Aplicados ao Ensino Aprendizagem Integrando Mundo Virtual 3D e Experimentação Remota. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

19.
ROCHADEL, W.; SILVA, J. B. ; SILVA, A. M. ; FORMANSKi, F. N. ; PIRES, S. ; BORGES, M. M. ; TAVARES, M. M. K. . Utilização de Experimentação Remota e Mundos Virtuais 3D na educação. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.


Demais tipos de produção técnica
1.
SILVA, J. B. ; ROCHADEL, W. . Experimentação Remota como Suporte ao Ensino-Aprendizagem. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Experimentação Remota e Física).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
Soler, Simone; Schweder, Sabine; ROCHADEL, WILLIAN. Participação em banca de CRISTIANO KENDI ITO. Inclusão digital: ampliação dos conhecimentos em relação às tecnologias digitais de informação e comunicação por meio de oficinas aos alunos do programa mais educação. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação na cultura digital) - Universidade Federal de Santa Catarina.

2.
Soler, Simone; Schweder, Sabine; ROCHADEL, WILLIAN. Participação em banca de Ronnan Fonseca Romero. Inclusão digital de alunos do curso profissionalizante da área industrial no centro de educação profissional ?Dario Geraldo Salles? de Joinville. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação na cultura digital) - Universidade Federal de Santa Catarina.

3.
Soler, Simone; Schweder, Sabine; ROCHADEL, WILLIAN. Participação em banca de Tayse Kubichen. As tecnologias da informação e comunicação no processo de ensino de aprendizagem das séries iniciais do centro educacional Giácomo Zommer. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação na cultura digital) - Universidade Federal de Santa Catarina.

4.
Schweder, Sabine; ROCHADEL, WILLIAN; Soler, Simone. Participação em banca de Rafael Brandt. O uso das tecnologias digitais de informação e comunicação na prática pedagógica de professores do núcleo municipal professora Teresa Lemos Preto. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação na cultura digital) - Universidade Federal de Santa Catarina.

5.
Schweder, Sabine; ROCHADEL, WILLIAN; Soler, Simone. Participação em banca de Tatiana Carla Scalabrin. A lousa digital: reflexões sobre suas possibilidades de uso para a promoção do ensino no município de Fraiburgo. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação na cultura digital) - Universidade Federal de Santa Catarina.

6.
Schweder, Sabine; ROCHADEL, WILLIAN; Soler, Simone. Participação em banca de Tarcisio Lenzi. Uso da rádio escolar: reflexões a respeito de sua contribuição na promoção de atividades interdisciplinares na E.E.B. Frei Lucinio Korte. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação na cultura digital) - Universidade Federal de Santa Catarina.

7.
Schweder, Sabine; ROCHADEL, WILLIAN; Soler, Simone. Participação em banca de Taise Daniela Zacko Lipinski. O uso das tdic aplicadas à educação: reflexões sobre a importância da formação continuada e o processo de implantação do sistemas professor online no estado de Santa Catarina. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação na cultura digital) - Universidade Federal de Santa Catarina.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Semana de Arte, Ciência e Tecnologia da UFAM.Experimentação Remota e Internet das Coisas em disciplinas de Ciências Exatas e da Terra. 2017. (Oficina).

2.
Semana Acadêmica de Engenharia de Energia.Planilhas Eletrônicas para Engenharias. 2016. (Oficina).

3.
2014 11th International Conference on Remote Engineering and Virtual Instrumentation (REV). Integrating remote laboratory environment for m-learning for use in Secondary Education. 2014. (Congresso).

4.
Campus Mobile - Instituto Claro.Experimentos Reais em Realidade Aumentada. 2013. (Seminário).

5.
ICBL 2013- International Conference on Interactive Computer. Using mobile remote experimentation to teach physics in public school. 2013. (Congresso).

6.
Interopday - Microsoft. 2013. (Seminário).

7.
32º SENAFOR.Aplicação Remota de monitoramento e automação de Aerogeradores por Power Line Communication. 2012. (Seminário).

8.
Campus Mobile - Instituto Claro.Utilização de Experimentação Remota em Dispositivos móveis para a Educação. 2012. (Oficina).

9.
Campus Party. 2012. (Encontro).

10.
Educaparty. 2012. (Congresso).

11.
Interopday - Microsoft. 2012. (Seminário).

12.
IV Seminário de Pesquisa em Educação a Distância.Experimentação Remota e Mundos Virtuais 3D aplicados ao processo de ensino aprendizagem à distância. 2012. (Seminário).

13.
Jornadas de Jovens Pesquisadores da AUGM. Interações de Aplicações Móveis para Utilização de Experimentos Remotos no Ensino de Física. 2012. (Congresso).

14.
Semana de Pesquisa e Extensão - UFSC 2012.RExMobile Aplicativo para interação com experimentos remotos por smartphone. 2012. (Seminário).

15.
Semana de Pesquisa e Extensão - UFSC 2012.RExMobile ? Aplicativo para interação com experimentos remotos por smartphones. 2012. (Seminário).

16.
Seminário de Iniciação Científica.Desenvolvimento de aplicações móvel para interatividade com Experimentos Remotos. 2012. (Seminário).

17.
Simpósio de Integração Científica e Tecnológica do Sul Catarinense.Aplicações para smartphones com HTML5 e interação com Experimentos Remotos. 2012. (Simpósio).

18.
Simpósio de Pesquisa em Games.Aplicações de HTML5 em jogos educacionais para smartphones. 2012. (Simpósio).

19.
Interopday - Microsoft. 2011. (Seminário).

20.
I Semana de Iniciação à Pesquisa e Extensão.Recursos Open Source Aplicados ao Ensino Aprendizagem Integrando Mundo Virtual 3D e Experimentação Remota. 2011. (Outra).

21.
Semana de Pesquisa e Extensão - UFSC.Recursos de ensino-aprendizagem integrando Mundo Virtual 3D e Experimentação Remota. 2011. (Outra).

22.
Semana de Pesquisa e Extensão - UFSC 2011.Utilização de Experimentação Remota e Mundos Virtuais 3D na educação. 2011. (Seminário).

23.
VI Encuentro Internacional de Educared. 2011. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Calado, Ivo ; SILVA, R. A. ; BRAGA, R. ; ROCHADEL, W. . Workshop Brasileiro sobre Internet das Coisas na Educação (WICE). 2016. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Fernando Luís Merízio. Design de jogos de cartas colecionáveis: formação docente e letramentos na cultura digital. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação na cultura digital) - Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Willian Rochadel.

2.
Ires Teresinha da Silva. Formação de professores: práticas pedagógicas com stop motion. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação na cultura digital) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Willian Rochadel.

3.
Gladis da Silva Vale dos Santos. Narrativas digitais na formação de educadores: possibilidades de autoria com o podcast. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação na cultura digital) - Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Willian Rochadel.



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de desenvolvimento tecnológico


Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
ROCHADEL, W.; GRUBER, V. ; SILVA, J. B. ; MARCELINO, Roderval . Aplicação Remota de monitoramento e automação de Aerogeradores por Power Line Communication. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
DA SILVA, JUAREZ BENTO ; ROCHADEL, WILLIAN . Experimentação Remota e Internet das Coisas em disciplinas de Ciências Exatas e da Terra. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Programa de Computador sem registro de patente
1.




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