Elizia Graziele Oliveira Everton

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1824002709894804
  • Última atualização do currículo em 08/02/2017


Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA, Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela UFMA e Mestre em Educação pela UFMA. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Elizia Graziele Oliveira Everton
Nome em citações bibliográficas
EVERTON, E. G. O.


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2013
Mestrado em Educação.
Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.
Título: A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA: os saberes pedagógicos em foco,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: MARIA NUBIA BONFIM.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação.
Setores de atividade: Educação.
2002 - 2007
Graduação em Pedagogia.
Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.
Título: A EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DO PROGRAMA DE ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL: concepções e práticas educacionais na complementação escolar no Pólo da Vila Janaína.
Orientador: Maria Alice Melo.




Atuação Profissional



Athena Instituto de Educação, ATHENA, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: PROFESSORA


Jardim Escola Crescimento, CRESCIMENTO, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2007
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária no Ensino Fundamental e Médio, Carga horária: 20


Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social, SEMCAS, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Coordenador Pedagógico, Carga horária: 20


Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSOR SUBSTITUTO, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: PROFESSOR PESQUISADOR FORMADOR I, Carga horária: 14

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor-Orientador

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora Presencial
Outras informações
Professora-tutora do Núcleo de Educação à Distância - NEAD.

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor - Pesquisador Formador I, Carga horária: 15


Sistema Pitágoras de Ensino, SPES, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 19


SECRETÁRIA DO ESTADO DA EDUCAÇÃO, SEEDUC, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Supervisora Escolar, Carga horária: 20



Projetos de pesquisa


2011 - 2014
ESCOLA, CURRÍCULO, FORMAÇÃO E TRABALHO DOCENTE
Descrição: Participo do Projeto de Pesquisa pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMA, no Projeto de Trabalho Metodologia de Ensino da Língua Portuguesa, onde desenvolvemos estudos sobre Saberes e Práticas na Formação do Professor de Língua Portuguesa, financiado pelo PROCAD-NF 2008-CAPES..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Elizia Graziele Oliveira Everton - Integrante / Maria Nubia Barbosa Bonfim - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Supervisão Escolar.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Orientação e Aconselhamento/Especialidade: Orientação Educacional.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
FERREIRA, G. A. ; EVERTON, E. G. O. ; BONFIM, M. N. B. . RELAÇÃO PROFESSOR/ALUNO: interferências no processo ensino-aprendizagem. In: MARIA NÚBIA BARBOSA BONFIM; SÔNIA ALMEIDA; MARIA LÚCIA PESSOA SAMPAIO; VALDIR HEITOR BARZOTTO. (Org.). REGISTROS DE PROJETOSDE PESQUISA: Formação de professores de Língua Portuguesa. 1ed.SÃO LUÍS: CAFÉ E LÁPIS, 2015, v. , p. 213-228.

2.
EVERTON, E. G. O.; BONFIM, M. N. B. ; MELO, M. A . DIRETRIZES, FORMAÇÃO E UNIVERSIDADE: (des)encontro de caminhos?. In: MARIA ALICE MELO; ILMA VIEIRA DO NASCIMENTO. (Org.). LICENCIATURAS: métodos e práticas em dialógo. 1ed.SÃO LUÍS: EDUFMA, 2012, v. 1, p. 1-248.

3.
EVERTON, E. G. O.; BONFIM, M. N. B. . SITUANDO OS SABERES PEDAGÓGICOS NA COMPOSIÇÃO DA ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE LICENCITURA EM LETRAS DA UFMA. In: Maria Lucia Pessoa Sampaio; Neide Luzia de Resende; Maria Nubia Barbosa Bonfim. (Org.). Ensino de Língua Portuguesa: dos conteúdos às metodologias. 1ed.São Paulo: Humanitas, 2011, v. , p. 63-83.

Apresentações de Trabalho
1.
EVERTON, E. G. O.; BONFIM, M. N. B. . A Importância dos Saberes Pedagógicos Face às Exigências do Acontecimento Aula. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
EVERTON, E. G. O.. Formação e Prática Docente: desafios e limites a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais para Formação de Professores da Educação Básica, em Nível Superior, Curso de Licenciatura, de Graduação Plena. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Demais tipos de produção técnica
1.
EVERTON, E. G. O.; MARTINS, T J S . A Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. 2013. .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
SOUZA, K. C. S; EVERTON, E. G. O.; SANTIAGO, A. M. S. F.. Participação em banca de Raimunda Lelis Pereira. Coordenação Pedagógica e Gestão Democrática: ação conjunta em uma escola pública estadual de Bacabal - MA. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA) - Universidade Federal do Maranhão.

2.
SOUZA, K. C. S; EVERTON, E. G. O.; MARTINS, T J S. Participação em banca de Gleiane Gardênia Corrêa Serra. A gestão democrática e a atuação do Coordenador Pedagógico em uma escola pública municipal do Maranhão. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA) - Universidade Federal do Maranhão.

3.
SOUZA, K. C. S; EVERTON, E. G. O.; OLIVEIRA, K. A.. Participação em banca de Cinara Martins Dantas. A função do Coordenador Pedagógico: reflexões em uma escola do Município de Lagoa Grande - Ma. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA) - Universidade Federal do Maranhão.

4.
SOUZA, K. C. S; EVERTON, E. G. O.; MARTINS, T J S. Participação em banca de Francisca Bezerra da Silva. O papel do Coordenador Pedagógico frente a relação professor e aluno nos anos iniciais do ensino fundamental na Unidade Escolar Raimunda Bandeira em Vitorino Freire-Ma. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA) - Universidade Federal do Maranhão.

5.
SOUZA, K. C. S; EVERTON, E. G. O.; MARTINS, T J S. Participação em banca de Josenilde Camelo Simões. O Coordenador Pedagógico como articulador da Gestão Democrática. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA) - Universidade Federal do Maranhão.

6.
ARAUJO, G. M.; EVERTON, E. G. O.; RODRIGUES, H. L.. Participação em banca de Aracimar Melo de Moraes. Um olhar sobre as metodologias da educação de jovens e adultos à contribuição do Coordenador Pedagógico. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA) - Universidade Federal do Maranhão.

7.
ARAUJO, G. M.; EVERTON, E. G. O.; RODRIGUES, H. L.. Participação em banca de Ana Cristina Estrela Sousa. Desafios do Coordenador Pedagógico na adequação curricular para inclusão escolar de alunos com deficiência. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA) - Universidade Federal do Maranhão.

8.
ARAUJO, G. M.; EVERTON, E. G. O.; SOUZA, K. C. S. Participação em banca de Francisco Antonio da Cruz Lima. A importância da inclusão de alunos com necessidades educacionais específicas na Unidade Escolar Maria dos Anjos: desafios do fazer pedagógico ao Coordenador. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA) - Universidade Federal do Maranhão.

9.
SOUZA, K. C. S; EVERTON, E. G. O.; OLIVEIRA, K. A.. Participação em banca de Antônio Cleiton Andrade Alves. O Papel do Professor como agente da Coordenação Pedagógica. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA) - Universidade Federal do Maranhão.

10.
MARTINS, T J S; EVERTON, E. G. O.; SOUZA, K. C. S. Participação em banca de Suely Santos Moreira Pinto. O Papel do Coordenador Pedagógico na relação família e escola: desafios e avanços na Unidade Escolar Sagrada Família de Bacabal - MA. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA) - Universidade Federal do Maranhão.

11.
MARTINS, T J S; EVERTON, E. G. O.; SOUZA, K. C. S. Participação em banca de Francisco Alves Magalhães. Coordenador Pedagógico como articulador da relação família no Centro de Ensino Eleutério Rocha na cidade de Bernardo do Mearim - MA. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA) - Universidade Federal do Maranhão.

12.
MARTINS, T J S; EVERTON, E. G. O.; SOUZA, K. C. S. Participação em banca de Pedro Dutra da Costa. O Coordenador Pedagógico frente à evasão escolar de alunos dos anos finais do ensino fundamental. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA) - Universidade Federal do Maranhão.

13.
MARTINS, T J S; EVERTON, E. G. O.; ARAUJO, G. M.. Participação em banca de Livonilde Carvalho Melo. O Coordenador Pedagógico como mediador entre currículo e professores. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA) - Universidade Federal do Maranhão.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MARTINS, T J S; EVERTON, E. G. O.; UTTA, Bergson P.. Participação em banca de Eliene do Carmo da Silva.REFLEXÕES SOBRE A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE MORROS - MA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Maranhão.

2.
MARTINS, T J S; EVERTON, E. G. O.; UTTA, Bergson P.. Participação em banca de Gislene Maria Vieira Lima.RECREIO ESCOLAR: novas perspectivas de aprendizagem. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Maranhão.

3.
MARTINS, T J S; EVERTON, E. G. O.; UTTA, Bergson P.. Participação em banca de Josiane Lopes Learte.A RELAÇÃO FAMÍLIA - ESCOLA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM: reflexões em uma escola municipal de Morros - MA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Maranhão.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Seminário de Língua Portuguesa da FEUSP: A ala de língua portuguesa - Que cara o estagiário, o professor e o pesquisador lhe dá?.A Importância dos Saberes Pedagógicos Face às Exigências do Acontecimento Aula. 2012. (Seminário).

2.
Seminário de Língua Portuguesa da FEUSP: A ala de língua portuguesa - Que cara o estagiário, o professor e o pesquisador lhe dá?. 2012. (Seminário).

3.
V Encontro de Educadores do Maranhão.Formação de Professores: desafios e limites a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais para Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, Curso de Licenciatura, de Graduação Plena. 2012. (Encontro).

4.
V Encontro de Educadores do Maranhão. 2012. (Encontro).

5.
34ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. 2011. (Congresso).

6.
IV Encontro Maranhense de História da Educação. 2011. (Encontro).

7.
Narrativas e Currículo: relações, desdobramentos e perspectivas na atualidade. 2011. (Outra).

8.
Relação Família-Escola e Trajetórias Escolares em Diferentes Meios Sociais. 2011. (Outra).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Mildrid Magalhães Paulino Costa. O Coordenador Pedagógico e a Gestão de Sala de Aula: desafios e perspectivas na melhoria do ensino-aprendizagem. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA) - Universidade Federal do Maranhão, MISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Orientador: Elizia Graziele Oliveira Everton.

2.
Vanda Maria Frazão Silva. A atuação do Coordenador pedagógico na construção da Avaliação Qualitativa da Aprendizagem no Ensino Fundamental II da Escola Chagas Araújo. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA) - Universidade Federal do Maranhão, MISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Orientador: Elizia Graziele Oliveira Everton.

3.
Cleiciane Silva Sousa. A atuação do Coordenador Pedagógico enquanto articulador da Formação continuada dos professores em escolas do Município de Bacabal. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA) - Universidade Federal do Maranhão, MISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Orientador: Elizia Graziele Oliveira Everton.

4.
Paula Karine Marques da Silva. A atuação do Coordenador Pedagógico frente ao processo de Avaliação escolar nos anos finais do Ensino Fundamental da Unidade Integrada Lindauva Coelho Arruda. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA) - Universidade Federal do Maranhão, MISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Orientador: Elizia Graziele Oliveira Everton.

5.
Domingas da Silva. O Papel do Coordenador pedagógico nas avaliações de Aprendizagem: perspectivas e desafios na construção de uma educação emancipadora. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA) - Universidade Federal do Maranhão, MISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Orientador: Elizia Graziele Oliveira Everton.



Educação e Popularização de C & T



Cursos de curta duração ministrados
1.
EVERTON, E. G. O.; MARTINS, T J S . A Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. 2013. .




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/02/2019 às 23:42:08