Ellton Sales Barros

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6058955612326453
  • Última atualização do currículo em 25/05/2013


Atualmente é bolsista do CNPq e está fazendo intercambio na Universidade de Pisa, sua instituição de origem é Universidade Federal do Pará onde é graduando no Curso de Bacharelado em Ciência da Computação. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em software e programação, atuando principalmente nos seguintes temas: informática e educação, algoritmo de busca de menor caminho, inteligência artificial, desenvolvimento de jogos eletrônicos, rede de sensores sem fio e computação em nuvem. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Ellton Sales Barros
Nome em citações bibliográficas
BARROS, E. S.


Formação acadêmica/titulação


2010
Graduação em andamento em Ciência da Computação.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2006 - 2008
Ensino Médio (2º grau).
Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Rui Barbosa.




Formação Complementar


2010 - 2010
Manutenção de Microcomputadores. (Carga horária: 32h).
Empresa Júnior de Informática - UFPA.
2010 - 2010
Introdução a Linguagem de Programação Python. (Carga horária: 4h).
Faculdade de Computação da Universidade Federal do Pará.
2010 - 2010
Introdução a Jquery. (Carga horária: 4h).
Faculdade de Computação da Universidade Federal do Pará.
2010 - 2010
Curso Básico de Shellscript. (Carga horária: 4h).
Faculdade de Computação da Universidade Federal do Pará.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 10



Projetos de pesquisa


2012 - Atual
GT Computação em Nuvem para Ciência: Armazenamento de Dados
Descrição: Este grupo de trabalho objetiva o estudo, integração e avaliação de ferramentas de baixo custo para o armazenamento de dados em nuvem para a construção e implantação de um serviço de armazenamento de dados confiável em nuvem..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2012
AVALIAÇÃO, MODERNIZAÇÃO E INTEGRAÇÃO DA REDE NAVEGAPARÁ COM TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO HETEROGÊNEAS: UMA ABORDAGEM PARA INCLUSÃO DIGITAL E SOCIAL.
Descrição: Este trabalho tem por objetivo integrar as Redes de Sensores Sem Fio( RSSFs) a redes wireless do tipo IEEE802. 11(wi-fi) e IEEE802.16(wi-max) para que as informações coletadas em uma RSSF possam ser trafegadas sob o roteamento de outro tipo de redes. Para isto uma plataforma de RSSF esta sendo desenvolvida na UFPA e é composta das seguintes partes principais: chip FPGA, processador circuito digital de processamento de sinais digitais, sistemas operacional embarcado e sistema de rádio para comunicação com os protocolos IEEE802. 15.4, IEEE802. 111 e IEEE802. 16.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Ellton Sales Barros - Integrante / Dionne Cavalcante Monteiro - Coordenador.
2011 - 2012
ALERV - Aprendendo a Ler e Escrever com Reconhecedor de Voz
Descrição: Este projeto objetiva a criação de um jogo educativo para o auxílio no ensino de crianças com dificuldade na aprendizagem de leitura e escrita. O jogo de estilo RPG, utiliza-se de tarefas de ensino, que são disponibilizadas pelo Gerenciador de Ensino Individualizado por Computador(GEIC), que se utiliza como base o programa de ensino "Aprendendo a Ler e Escrever em Pequenos Passos" que vêm sendo aprimorado desde os anos 80 na área da psicologia. O jogo introduz às tarefas de ensino fatores motivacionais e entretenimento, além de usar-se de fatores como o reconhecimento de voz e sensor de movimento Kinect para maior imersão do jogador, fazendo assim com que o jogador aprenda sem se sentir em um ambiente de aprendizagem tradicional. O jogo executará tanto na plataforma windows como no console X-box 360, a linguagem utilizada é o C# com a integração do Framework XNA..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Ellton Sales Barros - Integrante / Leonardo B. Marques - Integrante / Elton Sarmanho Siqueira - Integrante / Dionne Cavalcante Monteiro - Coordenador.
2011 - 2012
IRACEMA - Instrumentos Robóticos Autônomos para Coleta de Dados e Monitoramento Ambiental
Descrição: O objetivo principal do Projeto IRACEMA é o desenvolvimento de sistemas autônomos integrados a rede de sensores para o monitoramento e coleta de dados ambientais em zonas costeiras, fluviais e lacustres. O projeto desenvolverá dois barcos robóticos de operação autônoma com capacidade para a execução de tarefas de sensoriamento, coleta de amostras e monitoramento de reservas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Ellton Sales Barros - Integrante / Dionne Cavalcante Monteiro - Coordenador.
2011 - Atual
AMARU
Descrição: Projeto de Pesquisa que objetiva a criação de um jogo educativo baseado no programa de ensino "Aprendendo a Ler e Escrrever em Pequenos Passos", que foi criado através de pesquisas na área da psicologia. O jogo terá o auxílio de métodos de IA(Inteligência Artificial), como máquina de aprendizagem e Lógica Fuzzy para que o Programa de Ensino e o jogo se adaptém ao jogador de acordo com o seu nível de aprendizado..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) .


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2011
Honorable Mention, Association for Computing Machinery..
2010
1ª Lugar no 1º Desafio de Programação, Faculdade de Computação da Universidade Federal do Pará.


Produções



Produção bibliográfica
Apresentações de Trabalho
1.
BARROS, E. S.; SIQUEIRA, E. S. ; MONTEIRO, D. C. . Um Jogo Educativo que Auxilia Crianças no Processo de Aprendizagem de Leitura e Escrita. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
SIQUEIRA, E. S. ; BARROS, E. S. . RPG Como Fator Motivacional para Ensino de Crianças com Dificuldades em Leitura e Escrita. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
SIQUEIRA, E. S. ; BARROS, E. S. ; MARQUES, L. B. ; MONTEIRO, D. C. . Um Jogo com Reconhecedor de Voz para o Ensino de Crianças com Dificuldade de Aprendizagem em Leitura e Escrita. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
SIQUEIRA, E. S. ; BARROS, E. S. ; MONTEIRO, D. C. ; MARQUES, L. B. ; GRACAS, D. S. . A Game for Teaching Children With disability in Reading and Writing in Portuguese using Voice Recognition and Kinect Sensor. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

5.
BARROS, E. S.; BARROS, R.S. . S : Uma Estratégia em Tempo Real para Busca de Menor Caminho em Ambientes Dinâmicos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Computer on the Beach 2011.S : Uma Estratégia em Tempo Real para Busca de Menor Caminho em Ambientes Dinâmicos. 2011. (Outra).

2.
II Amostra Analítica de Games e Workshop de Desenvolvimento de Jogos da Amazônia.Jogo Educativo para Ensino de Escrita e Leitura. 2011. (Outra).

3.
II Semana Acadêmica do CBCC.Um Jogo Educativo que Auxilia Crianças no Processo de Aprendizagem de Leitura e Escrita. 2011. (Outra).

4.
SBGames -Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital.A Game for Teaching Children With disability in Reading and Writing in Portuguese using Voice Recognition and Kinect Sensor. 2011. (Simpósio).

5.
SEMISH - XXXVIII Seminário Integrado de Software e Hardware.Um Jogo com Reconhecedor de Voz para o Ensino de Crianças com Dificuldade de Aprendizagem em Leitura e Escrita. 2011. (Seminário).

6.
VI Simpósio da Escola Experimental de Primatas.RPG Como Fator Motivacional para Ensino de Crianças com Dificuldades em Leitura e Escrita. 2011. (Simpósio).

7.
XIV Semana de Informática da Universidade Federal do Pará & Escola Regional de Informática Norte.Um Jogo Educativo que Auxilia Crianças no Processo de Aprendizagem de Leitura e Escrita. 2011. (Outra).

8.
IX Simpósio Brasileiro de Qualidades de Software. 2010. (Simpósio).



Outras informações relevantes


-Participou do 1º e 2º Desafio de Programação, realizado pela Faculdade de Computação da Universidade Federal do Pará junto com o Centro Acadêmico de Ciência da Computação, no dia 27 de setembro de 2010 e 26 de setembro de 2011.
-Participou na condição de Delegado, do V Congresso Estudantil da Universidade Federal do Pará, evento promovido pelo Diretório Central dos Estudantes - DCE UFPA, realizado no período de 20 à 24 de abril de 2010(80 horas)



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 24/01/2019 às 9:50:32