Natan Schmitz Kremer

Bolsista de Iniciação Científica do CNPq

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  • Última atualização do currículo em 05/12/2018


Estudante do curso de graduação em Ciências Sociais (Bacharelado e Licenciatura) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Realizou intercambio na Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educacion e na Facultad de Ciencias Sociales, ambas da Universidad de la Repúbica (UdelaR), Uruguay, por meio do programa Escala Estudiante de Grado, da Asociacion Universitaria Grupo Montevideo, e estudou na Escuela Juana de Arco, no México. Desenvolve pesquisa de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq) junto ao Núcleo de Estudos e Pesquisas Educação e Sociedade Contemporânea (NEPESC/CED/UFSC), no projeto Aspectos do processo civilizador e da modernização em Florianópolis: século XX. Interessa-se pelas temáticas que envolvem literatura, modernismo e modernidade, investigando grupos de vanguarda. Contato: natan.kremer@gmail.com. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Natan Schmitz Kremer
Nome em citações bibliográficas
KREMER, N. S.


Formação acadêmica/titulação


2014
Graduação em andamento em Licenciatura em Ciências Sociais.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
2014
Graduação em andamento em Abi - Ciências Sociais.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
com período sanduíche em Universidad de la República (Orientador: Não há).
Título: Caixa Postal 384: a Revista Sul em diálogo com o Brasil (1948-1957).
Orientador: Alexandre Bergamo e Alexandre Fernandez Vaz.
2010 - 2013
Ensino Médio (2º grau).
Escola de Educação Básica Altamiro Guimarães, EEBAG, Brasil.
2011 interrompida
Ensino Médio (2º grau) interrompido em 2012.
Escuela Juana de Arco - México, EJAM, México.
Ano de interrupção: 2012




Formação Complementar


2016 - 2016
Español. (Carga horária: 64h).
Universidad de la República, UDELAR, Uruguai.
2014 - 2014
Gênero e Feminismos. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2014 - 2014
Narrativas visuais contando histórias com imagens. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2011 - 2011
Grupo de Estudos Rituais de Passagem. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.


Atuação Profissional



Universidad de la República, UDELAR, Uruguai.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante Intercambista, Carga horária: 40
Outras informações
Estudante de intercambio vinculado a Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educacion e na Facultad de Ciencias Sociales da Universidad de la República (UdelaR) com bolsa concedida pelo programa Escala de Estudiante de Grado, da Asociacion Universitária Grupo Montevideo.


Grupo Montevidéo Universidad, GMU, Uruguai.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Intercambista, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsista de intercambio da Asocion Universitaria Grupo Montevideo.


Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Estudante de Graduação, Enquadramento Funcional: Estudante de Graduação, Carga horária: 26
Outras informações
Estudante vinculado ao Curso de Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Santa Catarina.

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista PIBE, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsista das revistas Em Tese e Política & Sociedade, publicações do Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política da UFSC, sob supervisão da Profª Drª Márcia da Silva Mazon.


Núcleo de Estudos e Pesquisas Educação e Sociedade Contemporânea, NEPESC/UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista PIBIC, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsista PIBIC sob orientação do profº drº Alexandre Fernandez Vaz.

Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador vinculado, Carga horária: 4
Outras informações
Pesquisador vinculado ao projeto Aspectos do Processo Civilizador e da Modernização em Florianópolis: Século XX, acompanhando grupo de estudos de formação e colaboração na orientação de estudantes com bolsas de Iniciação Científica no Ensino Médio (PIBIC/CNPq), sob orientação geral do Profº Drº Alexandre Fernandez Vaz.

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Extensão, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Vinculado ao projeto Aspectos do Processo Civilizador e da Modernização em Florianópolis: Século XX, realizando pesquisas sobre saúde pública em Florianópolis no começo do século XX.

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista PIBIC, Carga horária: 20
Outras informações
Bolsista PIBIC vinculado ao projeto Teoria Crítica, Racionalidades e Educação IV, sob orientação de Alexandre Fernandez Vaz, estudando o modernismo catarinense.

Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador Vinculado, Carga horária: 2
Outras informações
Pesquisador vinculado ao projeto Aspectos do Processo Civilizador e da Modernização em Florianópolis: Século XX, acompanhando grupo de estudos de formação e colaboração na orientação de estudantes com bolsas de Iniciação Científica no Ensino Médio (PIBIC/CNPq), sob orientação geral do Profº Drº Alexandre Fernandez Vaz.

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista PIBIC EM, Carga horária: 8, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Desenvolvimento de pesquisas sobre Festas do Divino Espírito Santo em Florianópolis, com olhar para o processo de Romanização da Igreja Católica, no âmbito do projeto Aspectos do Processo Civilizador e da Modernização em Florianópolis: Século XX, sob orientação do Profº Drº Alexandre Fernandez Vaz.


Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades, (NIGS/UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Extensão - Projeto Papo Sério, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Atuação no Projeto de Extensão Papo Sério (NIGS/UFSC) e realização de pesquisas sobre antropologia, gênero e educação no quadro do projeto Antropologia, Gênero e Educação em Santa Catarina, sob orientação da Profª Drª Miriam Pillar Grossi e co-orientação da Drª Tânia Welter.

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Apoio Técnico, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Atividades técnicas realizadas junto ao Projeto Papo Sério (NIGS/UFSC) e ao projeto Antropologia, Gênero e Educação em Santa Catarina (FAPESC/CNPq), sob orientação da Profª Drª Miriam Pillar Grossi e co-orientação da Drª Tânia Welter.

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista PIBIC EM, Carga horária: 8, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsista de Iniciação Científica no Ensino Médio (PIBIC EM/CNPq), atuando no Projeto Papo Sério (NIGS/UFSC), sob orientação da Profª Drª Miriam Pillar Grossi e co-orientação da Drª Tânia Welter.


Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista PIBIC, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Vinculado ao projeto Teoria Crítica, Educação e Racionalidades IV

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista PIBIC, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsista PIBIC vinculado ao NEPESC/CED/UFSC, sob orientação de Alexandre Fernandez Vaz.

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista PIBIC EM, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsista de IC no Ensino Médio vinculado ao Núcleo de Estudos e Pesquisas Educação e Sociedade Contemporânea, NEPESC/UFSC.

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista PIBIC EM, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsista de IC no Ensino Médio vinculado ao Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades - NIGS/UFSC.



Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Teoria Crítica, Racionalidades e Educação IV
Descrição: Esta proposta dá prosseguimento ao programa que temos desenvolvido (03/2005-02/2008; 03/2008-02/2010, 03/2011 até o presente momento) no PPGE/UFSC, com aporte financeiro oriundo de vários editais do CNPq. As metas da proposta apresentada em 2010 foram atingidas, até mesmo superadas. Os resultados se materializam em orientações e publicações diversas, já disponíveis, aprovadas ou em processo de conclusão para serem submetidas a periódicos ou editoras. No currículo lattes podem ser encontradas essas informações, bem como aquelas sobre nossa inserção acadêmica no Brasil e no exterior, e ainda a editoração de periódicos, a coordenação e participação em comissões científicas, mesas e conferências, trabalhos técnicos, entre outras atividades. Com a presente versão (2014-2017), pretendemos avançar na consolidação de um programa de pesquisa em que temos procurado a reflexão sobre o legado e o potencial da Teoria Crítica da Sociedade da Escola de Frankfurt em sua dimensão pedagógica. Esse processo se coloca no duplo movimento que simultaneamente consolida e ultrapassa o plano disciplinar: o da investigação conceitual dessa tradição, movimento que tem trazido questões sempre novas a partir do esforço coletivo de muitos pesquisadores ao redor do mundo; o da iluminação de desafios contemporâneos para o campo da Educação, procurando colaborar para a consecução de uma Teoria Crítica do presente para este campo. Nossos esforços têm se dirigido a obras seminais de Adorno e Benjamin, mas também a problemáticas que se deixam mais bem conhecer sob a orientação do projeto de uma Teoria Crítica da Sociedade que se ancora nas grandes linhas daqueles autores, mas dialoga com o contemporâneo e seus desafios. Esse exercício tem sido feito, frequentemente, em cotejo crítico com outras tradições teóricas com as quais os frankfurtianos dialogaram, ou não, ao formularem e desenvolverem sua programática empírica e especulativa. Objetivos 1. Prosseguir investigando, na obra de Theodor W. Adorno, os lugares do corpo e suas expressões formativas, com ênfase, para o próximo triênio, nas constelações somáticas de Dialética Negativa, em especial a partir de dois movimentos: a) a rememoração da natureza no sujeito; b) no sentido da dor em relação à memória e ao impulso do pensamento. 2. Prosseguir pesquisando na obra de Walter Benjamin o lugar da infância como expressão pedagógica do romantismo crítico do autor e de sua arqueologia da modernidade. A ênfase, no próximo triênio, recai sobre: a) na educação dos sentidos (em especial, a visão, o tato e a gustação); b) nos artefatos da infância (brinquedos inclusive o corpo como brinquedo , imagens de pensamento, leituras, entre outras práticas miméticas); c) no movimento dialético da educação, segundo o autor, em especial no que se refere à relação entre progresso e barbárie. 3. Investigar, nos termos da crise da formação (Bildung), aspectos da semiformação (Halbbildung), com ênfase nas relações entre indústria cultural e infância, política e arte, experiência e juventude, esporte e educação do corpo, voz e retórica..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2014 - 2015
Feminismo, ciências e educação: relações de poder e transmissão de conhecimento
Descrição: Este projeto visa dar continuidade e articular teóricamente pesquisas realizadas por pesquisadoras/es vinculados ao Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades (NIGS), sediado na UFSC em torno das temáticas de gênero, feminismo, ciências, educação e sexualidade. Tem como objetivos: a) estudar o lugar das mulheres no campo cientifico contemporâneo e em particular, estudar as relações de gênero e o lugar das mulheres em alguns espaços de produção de conhecimento científicos acadêmicos; b) refletir sobre a forma como a produção contemporânea feminista tem sido incorporada (ou não) nos espaços de transmissão de conhecimento e formação de professores e jovens, que é o espaço do ensino e da educação. O projeto tem como eixo analítico a analise critica feminista da ciência que entende toda produção de conhecimento como ?situada? e permeada por relações de poder, muitas vezes invisibilizadas nos discursos hegemônicos que legitimam instituições, tradições teóricas e indivíduos no interior de um campo de produção teórica. A pesquisa será realizada através de etnografia de laboratórios e rituais acadêmicos, entrevistas, investigação documental em arquivos institucionais e bibliotecas especializadas, observação participante de eventos significativos para as áreas disciplinares estudadas que se constituem enquanto importantes espaços rituais de consagração e legitimação acadêmica..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2013 - 2015
Antropologia, Gênero e Educação em Santa Catarina
Descrição: Este projeto de pesquisa, a ser realizado no âmbito do Programa de Apoio a Núcleos Emergentes PRONEM-FAPESC-CNPq visa a estudar como questões de gênero e sexualidade tem sido incorporadas pelas políticas públicas educacionais no Estado de Santa Catarina. Para o desenvolvimento deste projeto, serão articulados os campos teóricos da Antropologia, Educação, Psicologia e dos Estudos de Gênero visando a contribuir para a discussão e construção de políticas públicas educacionais, que objetivam a promoção da igualdade, da equidade e do respeito à diversidade.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2012 - Atual
Aspectos do Processo Civilizador e da Modernização em Florianópolis: Século XX
Descrição: O projeto tem investigado aspectos da modernização e do processo civilizador na cidade de Florianópolis, capital de Santa Catarina, no século vinte. A pesquisa visa ampliar o conhecimento do universo da educação dos sentidos na vida urbana desse período, de modo a lançar luzes sobre questões desconhecidas de nossa história, bem como permitir novas interpretações sobre a cidade. Para desvendar singularidades da modernidade brasileira, um ponto de investigação profícuo são as ondas de urbanização da capital, particularmente no conjunto de práticas e proposições educadoras dos sentidos de homens, mulheres e crianças. O projeto se compõe de pesquisadores em diferentes planos de formação, do PIBIC-EM ao pós-doutorado.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2011
Papo Sério - Iniciação Científica no Ensino Médio

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Miriam Pillar Grossi em 11/01/2015.
Descrição: O Papo Sério - Iniciação Científica no Ensino Médio é um sub-Projeto Papo Sério do NIGS, vinculado ao Laboratório de Antropologia da Universidade Federal de Santa Catarina. Este projeto objetiva oportunizar a formação de jovens cientistas e pesquisadores de excelência, a partir de Ensino Médio, aproximando estudantes da realidade acadêmica, de espaços de pesquisa e ensino para além da escola, antes de seu ingresso formal na universidade.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2011 - 2015
Papo Sério - Discussões sobre Gênero, Homofobia e Prevenção com jovens do entorno da Universidade Federal de Santa Catarina.
Descrição: Projeto de extensão e pesquisa que tem como objetivo problematizar as representações de gênero e sexualidade com jovens alunos e alunas de escolas públicas de Florianópolis. O projeto está centrado em oficinas temáticas, em torno de questões de gênero e sexualidade, elaboradas a partir dos eixos de pesquisas realizadas no Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades da UFSC (NIGS). O projeto tem permitido não apenas a formação continuada de estudantes, como de educadoras, em temáticas ligadas à diversidade sexual e na luta contra preconceitos, assim como ter sido campo de desenvolvimento de pesquisas sobre as temáticas do amor, da sexualidade e da violências..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Projetos de ensino


2018 - 2018
II Colóquio das Licenciaturas em Ciências Sociais da UFSC
Descrição: O estágio supervisionado em Ciências Sociais na UFSC é destinado a formação prática e teórica dos professores de sociologia que atuarão na Educação Básica. Na Universidade Federal de Santa Catarina o estágio está dividido em duas etapas, sendo a primeira destinada a investigação do contexto escolar, dos professores regentes, dos alunos, de observação das aulas de sociologia na escola e das pesquisas destinadas a elaboração do projeto de ensino, contendo o planejamento para execução na segunda etapa que é constituída pela regência em sala de aula. Este projeto de ensino e extensão tem por objetivo realizar a apresentação de trabalhos resultados desse processo de ação e reflexão sobre a prática pedagógica em Ciências Sociais, buscando dialogar com um público mais amplo de estudantes e professores do ensino médio e do ensino superior, visto que tais relatos de experiências, artigos sobre as pesquisas realizadas no contexto da escola e demais materiais advindos do resultado da prática do estágio, pode auxiliar aqueles que futuramente passarão pelo processo de estágio, e ao mesmo tempo proporcionar uma reflexão sobre a prática dos estudantes-professores. Esperamos que a socialização dos resultados do seminário possa servir de base para ampliar o diálogo sobre a formação do professor de sociologia no Ensino Médio, bem como proporcionar a socialização dos resultados com a comunidade escolar e acadêmica desse processo de intenso convívio, pesquisa e regência em Ciências Sociais.
Situação: Concluído;
É um projeto em cooperação com: Instituição de Ensino.
Em relação a temática: Ensino e aprendizagem, Formação inicial ou continuada de professores, Integração social(escola, familia, comunidade).
Natureza: Ensino.
Objetivos e metas: Proporcionar um espaço de socialização dos resultados do estágios supervisionado em Ciências Sociais na UFSC no ano de 2018. Também salientamos que esse espaço é fundamental para o processo de formação dos estudantes de licenciatura em Ciências Sociais, uma vez que instiga a reflexão sobre a prática escolar ao mesmo tempo em que dialoga com as turmas da licenciatura em formação. Como objetivos específicos, pretende-se: a) Apresentar os trabalhos advindos das pesquisas realizadas no âmbito da escola (ambiente escolar, direção de ensino, alunos, professores e espaços de socialização); b) Expor os materiais produzidos para e a partir das aulas de sociologia realizadas na escola; c) Ampliar o debate sobre a formação dos professores de sociologia na UFSC; d) Aproximar escola e universidade na reflexão sobre a formação de professores de sociologia. Entre os principais resultados esperados destacamos: a) Socialização dos trabalhos sobre o estágio em Ciências Sociais da UFSC com a comunidade acadêmica e escolar, com destaque para os estudantes da licenciatura; b) Incremento da participação dos professores da educação básica, bem como da comunidade escolar no geral com os resultados do estágio supervisionado em Ciências Sociais; c) Produção de trabalhos pedagógicos, artísticos e acadêmicos relacionados ao ensino de sociologia no contexto escolar, tendo em vista a possível continuidade desses trabalhos em eventos futuros como o Encontro Nacional Sobre o Ensino de Sociologia na Educação Básica (ENESEB) e do GT sobre Ensino de Sociologia do Congresso Brasileiro de Sociologia que ocorrerá em 2019 na UFSC; d) Avaliação da disciplina de estágio supervisionado; e) Aproximação de estudantes e pesquisadores envolvidos com as pesquisas sobre Ensino de Sociologia na UFSC, principalmente daqueles mais interessados advindos do Laboratório de Ensino de Filosofia e Sociologia (LEFIS), do Núcleo de Estudos da Educação e Juventudes Contemporâneas (NEJUC).
Alunos envolvidos: Ensino médio: (25) Graduação: (27) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Natan Schmitz Kremer - Coordenador / Antonio Alberto Brunetta - Integrante / Marcelo Cigales - Integrante / Marcio Carvalho - Integrante.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2014
Prêmio Levi-Strauss (1º lugar) - [Normatividades Abaladas: Trajetórias e Experiências de Estudantes com Bolsa PIBIC EM Vinculados ao Projeto Papo Sério (NIGS UFSC)], (orientação: Miriam Grossi coorientação: Tânia Welter), ABA - 29ª Reunião Brasileira de Antropologia.
2013
Prêmio Destaque - Melhor Apresentação Oral [Entre as Irmandades e o Clero: As Festas do Divino Espírito Santo nas Crônicas de Franklin Cascaes (Florianópolis, 19xx-1959)] - (orientador Alexendre Vaz), 3º Seminário de Iniciação Científica no Ensino Médio - Universidade Federal de Santa Catarina.
2013
9º Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero [Titulo: O Crime do Professor de Geografia - Orientadora: Margarte da Rosa Vieira], Secretária de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM/PR).


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
KREMER, N. S.2016KREMER, N. S.; VAZ, A. F. . AS CRÔNICAS DE CASCAES: POR (ENTRE)LEITURAS DA MODERNIDADE EM FLORIANÓPOLIS. CAMINHOS: Revista on-line, v. 7, p. 139-143, 2016.

2.
KREMER, N. S.2016KREMER, N. S.. Sonoro silêncio: um comentário sobre aborto em Florianópolis, em dois tempos. Equatorial, v. 3, p. 143-149, 2016.

3.
SCHNEIDER, K.2016SCHNEIDER, K. ; KREMER, N. S. . Ratatouille: como funciona uma cozinha. Revista Café com Sociologia, v. 5, p. 25-33, 2016.

4.
KREMER, N. S.2015KREMER, N. S.; STRESSER, C. F. ; GARCIA, A. L. ; ABRAO, R. T. S. . Onde sonham as formigas verdes: colonialismo, mercantilização e moralidades no filme de Herzog. Revista Café com Sociologia, v. 4, p. 38-45, 2015.

5.
KREMER, N. S.2014KREMER, N. S.; WELTER, T. ; GROSSI, M. P. . Trajetórias e Experiências no Ensino Médio: a extensão universitária criando possibilidades. Caminho Aberto: Revista de Extensão do IFSC, v. 1, p. 83-89, 2014.

Capítulos de livros publicados
1.
KREMER, N. S.. O Crime do Professor de Geografia. In: SPM. (Org.). 9º Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero ? Redações, artigos científicos e projetos pedagógicos premiados ? 2013. 1ed.Brasília: Presidência da República, Secretaria de Políticas para as Mulheres, 2014, v. 1, p. 229-232.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
KREMER, N. S.. Morrones, Maní. Iberoamerica Social, 21 fev. 2017.

2.
KREMER, N. S.. Sobre fazer compras em turco. Contemporânea - uma quase revista (NEPESC/UFSC), http://pt.calameo.com/read/004, p. 3 - 4, 21 set. 2016.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
KREMER, N. S.. Café, de Mario de Andrade: diálogos entre la literatura modernista y el pensamiento social en Brasil. In: IX Jornada de Sociologia de la Universidad Nacional de La Plata, 2016, La Pata. Actas de la IX Jornada de Sociologia de la Universidad Nacional de La Plata, 2016. v. 1. p. 1-20.

2.
KREMER, N. S.. Prácticas, legalidades y moralidades en la Ciudad: narrativas sobre sexualidad en espacio no privado. In: IX Jornada de Sociologia de la Universidad Nacional de La Plata, 2016, La Plata. Actas de la IX Jornada de Sociologia de la Universidad Nacional de La Plata, 2016. v. 1. p. 1-13.

3.
KREMER, N. S.. Experiencias del exilio político en ?Lixo e Purpurina?, de Caio Fernando Abreu. In: Todas las gentes del mundo son hombres - Raíces latinoamericanas de los derechos humanos, 2016, Montevideo. Jornadas académicas Raíces latinoamericanas de los Derechos Humanos. Montevideo: Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación, Universidad de la República, 2016. v. 1. p. 165-171.

4.
KREMER, N. S.; WELTER, T. ; GROSSI, M. P. . Impactos da formaçao em genero e sexualidades entre estudantes de Ensino Medio em Santa Catarina. In: IV Enlaçando Sexualidades, 2015, Salvador. Anais do IV Enlaçando Sexualidades. Salvador: Editora da UNEB, 2015. v. 1. p. 1-12.

5.
KREMER, N. S.; VIRGILIO, J. . Um espelho da cidade? A(s) Festa(s) do Divino Espírito Santo em Pirenópolis Goiás e outras reflexões sobre espaços e turismo. In: IV EICS Encontro Internacional de Ciencias Sociais, 2014, Pelotas. Anais do IV EICS Encontro Internacional de Ciencias Sociais. Pelotas: UFPEL, 2014. v. 1. p. 1-11.

6.
KREMER, N. S.; WELTER, T. . A Iniciação Científica no Ensino Médio: Desmistificando Fronteiras e Normatividades. In: VII Congresso Internacional de Estudos sobre a Diversidade Sexual e de Gênero da Associação Brasileira de Estudos da Homocultura: Práticas, pedagogias e políticas públicas, 2014, Rio Grande - Rio Grande do Sul. Anais do VII Congresso da ABEH. Rio Grande, 2014.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
KREMER, N. S.. Franklin Cascaes: mimesis, criações, mito vivo da Ilha (ou: um folclorista em três atos). In: 25º Seminário de Iniciação Científica da UFSC, 2015, Florianópolis. Anais do 25º Seminário de Iniciação Científica da UFSC. Florianópolis: Editora da UFSC, 2015. v. 1. p. 1-1.

2.
KREMER, N. S.. Normatividades Abaladas: Trajetórias e Experiências de Estudantes com Bolsa PIBIC EM Vinculados ao Projeto Papo Sério (NIGS UFSC). In: 24° Seminário de Iniciação Científica da Universidade Federal de Santa Catarina, 2014, Florianópolis. Anais do 24° SIC/UFSC, 2014.

3.
KREMER, N. S.. A Iniciação Científica No Ensino Médio: Religiosidades, Fronteiras, Norma[tividade]s e Empoderamentos no contato com a Universidade. In: XXII JORNADA DE JOVENES INVESTIGADORES DE AUGM - pensamiento, investigacíon científica e innovacíon como desafio para las sociedades de américa latina, 2014, Valparaiso, Chile. Anales de la XXII JORNADA DE JOVENES PESQUISADORES DE AUGM, 2014. p. 265-265.

4.
KREMER, N. S.. Entre as Irmandades e o Clero: As Festas do Divino Espírito Santo nas crônicas de Franklin Cascaes (Florianópolis, 19xx - 1959). In: 3º Seminário de Iniciação Científica no Ensino Médio da UFSC, 2013, Florianópolis. Anais do 3º Seminário de Iniciação Científica no Ensino Médio da UFSC. Florianópolis: Editora da UFSC, 2013. v. 1. p. 6-6.

5.
KREMER, N. S.. Modernização e Tradição : a Festa do Divino Espírito Santo nas crônicas de Franklin Cascaes (Florianópolis, 1956 - 1959). In: 2º Seminário de Iniciação Científica no Ensino Médio da UFSC, 2012, Florianópolis. Anais do 2º Seminário de Iniciação Científica no Ensino Médio da UFSC. Florianópolis: Editora da UFSC, 2012. v. 1. p. 37-37.

Artigos aceitos para publicação
1.
KREMER, N. S.. Prazer e risco no contemporâneo: sobre o livro de Jainara Gomes de Oliveira. IBEROAMÉRICA SOCIAL: REVISTA-RED DE ESTUDIOS SOCIALES, 2018.

2.
KREMER, N. S.; VAZ, A. F. . A Sul e a Branca: literatura dos novos no Brasil pós-1945. Web Revista Linguagem, Educação e Memória, 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
KREMER, N. S.; VAZ, A. F. . ESPERIDIÃO, O CARNAVAL E UMA ESTÉTICA DO MODERNO NA FLORIANÓPOLIS DE SALIM MIGUEL. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
KREMER, N. S.; ABRAO, R. T. S. ; VAZ, A. F. . DIDÁTICA, LITERATURA, MEMÓRIA E HISTÓRIA: SOBRE O GOLPE DE 1964 NA OBRA DE SALIM MIGUEL. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
KREMER, N. S.. Grupo Sul: Formação e Estética na Modernidade Periferica. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
ABRAO, R. T. S. ; KREMER, N. S. . Rabiscar o passado, reconsiderar o presente, perceber-se na escola. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
CORREA, C. ; CONCEICAO, D. ; NUNES, V. ; DUTRA, E. ; KREMER, N. S. ; SOUZA, L. ; BONDAVALL, L. ; LINS, C. T. ; SILVA, G. ; MORAES, A. ; AZEVEDO, L. ; SANTOS, S. M. . PAINEL 'Pesquisas de Ensino Médio, Graduação, Mestrado e Doutorado em Gênero e Educação, desenvolvidas no quadro do projeto PRONEM FAPESC'. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
KREMER, N. S.. Franklin Cascaes: mimesis, criações, mito vivo da Ilha (ou: um folclorista em três atos). 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
KREMER, N. S.. Experiencias del exilio político en ?Lixo e Purpurina?, de Caio Fernando Abreu. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
KREMER, N. S.. Prácticas, legalidades y moralidades en la Ciudad: narrativas sobre sexualidad en espacio no privado. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
KREMER, N. S.. Café, de Mario Andrade: diálogos entre la literatura modernista y el pensamiento social en Brasil. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
KREMER, N. S.. Franklin Cascaes, um folclorista em três atos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
KREMER, N. S.. A Iniciação Científica no Ensino Médio: Religiosidades, Fronteiras, Normatividades e Empoderamentos no Contato com a Universidade. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
KREMER, N. S.; DUTRA, E. . Projeto Papo Sério. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
KREMER, N. S.; WELTER, T. ; GROSSI, M. P. . IMPACTOS DA FORMAÇÃO EM GÊNERO E SEXUALIDADE ENTRE ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO EM SANTA CATARINA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
KREMER, N. S.. Franklin Cascaes: mimesis, criações, mito vivo da Ilha (ou: um folclorista em três atos). 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
KREMER, N. S.; WELTER, T. . A Iniciação Científica No Ensino Médio: Desmistificando Fronteiras E Normatividades. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
KREMER, N. S.. Normatividades Abaladas: Trajetórias e Experiências de Estudantes com Bolsa PIBIC EM Vinculados ao Projeto Papo Sério (NIGS UFSC). 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
KREMER, N. S.. A Iniciação Científica No Ensino Médio: Religiosidades, Fronteiras, Norma[tividade]s e Empoderamentos no contato com a Universidade. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
KREMER, N. S.. Normatividades Abaladas: Trajetórias e Experiências de Estudantes com Bolsa PIBIC EM Vinculados ao Projeto Papo Sério (NIGS UFSC). 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
KREMER, N. S.. Considerações sobre adolescência, sexualidades e escola. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

20.
KREMER, N. S.; VIRGILIO, J. . Um espelho da cidade? A(s) Festa(s) do Divino Espírito Santo em Pirenópolis Goiás e outras reflexões sobre espaços e turismo. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
KREMER, N. S.. Entre as Irmandades e o Clero: As Festas do Divino Espírito Santo nas crônicas de Franklin Cascaes (Florianópolis, 19xx-1959). 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
KREMER, N. S.. Modernização e Tradição: a Festa do Divino Espírito Santo nas crônicas de Franklin Cascaes (Florianópolis, 1956-1959).. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
KREMER, N. S.; GROSSI, M. P. ; WELTER, T. ; CONSTANTINO, C. ; NASCIMENTO, Bianca ; SANTOS, H. P. . Uma nova experiência de vida: A iniciação científica do Projeto Papo Sério (NIGS UFSC). 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
KREMER, N. S.; GROSSI, M. P. ; WELTER, T. ; CONSTANTINO, C. ; NASCIMENTO, Bianca ; SANTOS, H. P. ; FERREIRA, W. H. M. . Violências em foco: uma experiência de pesquisa no Ensino Médio. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
NOVO, L. ; KREMER, N. S. ; NUNES, V. ; SAMENEZES, S. ; NASCIMENTO, A. ; BURBULHAN, T. ; GROSSI, M. P. . NigsZine - Trans-Lesbo-Bifobia na Parada 2014 (Zine).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
KREMER, N. S.; JESUS, S. C. S. . Orador do VI Concurso de Cartazes sobre Trans-Lesbo-Homofobia e Heterossexismo nas Escolas (NIGS UFSC). 2014.

2.
KREMER, N. S.. Monitoria da 29ª Reunião Brasileira de Antropologia. 2014.

3.
KREMER, N. S.. Monitoria do 4º Curso de Curta Duração em Gênero e Feminismos. 2014.

4.
KREMER, N. S.. Monitoria do Seminário Internacional Fazendo Gênero10 - Desafios Atuais dos Feminismos. 2013.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
KREMER, N. S.; SALA, A. . O VI Concurso de Cartazes sobre Homo-Lesbo-Transfobia e Heterossexismo do NIGS/UFSC. 2014.

2.
WELTER, T. ; KREMER, N. S. ; CONSTANTINO, C. . Como a Antropologia pode instrumentalizar o estudo das violências?. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
BERGAMO, A. ; FERNANDES, M. C. ; KREMER, N. S. . Preparação para a aposentadoria: introdução à linguagem fotográfica. 2017. .

2.
KREMER, N. S.; DUTRA, E. ; FERNANDES, E. . Oficinas Papo Sério - Música e Violencia com estudantes da Educaçao Fisica da UFSC. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
GROSSI, M. P. ; SALA, A. ; NASPOLINI, M. ; KREMER, N. S. ; CORDEIRO, B. ; NUNEZ, G. ; MONACO, H. ; ANTONELLO, N. . Relatório Final do Projeto de Extensão PROBOLSAS UFSC Período de execução - Abril 2014 a março 2015. 2015. (Relatório de pesquisa).

4.
KREMER, N. S.; SALA, A. ; NOVO, L. C. ; CORDEIRO, B. ; NUNEZ, G. ; SILVA, K. M. . Oficinas Papo Sério: Homo-Lesbo-Transfobia com Jovens do ProJovem. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
KREMER, N. S.; GROSSI, M. P. ; DOTHLING, N. ; ALVES, C. ; SCHWADE, E. . Oficinas Papo Sério - Masculinidades com estudantes da EEB CEL ANTÔNIO LEHMKUHL. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
KREMER, N. S.; GROSSI, M. P. ; ALVES, C. ; DOTHLING, N. ; NASCIMENTO, A. . Oficinas Pap Sério - Violência Contra as Mulheres com estudantes da EEB Cecilia Rosa Lopes. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
KREMER, N. S.; GROSSI, M. P. ; NOVO, L. C. ; NASCIMENTO, A. ; ROSA, S. . Oficinas Papo Sério - Homo-Lesbo-Transfobia com estudantes da EEB Wanderley Junior. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
KREMER, N. S.; GROSSI, M. P. ; ALVES, C. ; DOTHLING, N. ; BRAZ, C. . Oficinas Papo Sério - Homo-Lesbo-Transfobia na EEB CEL ANTÔNIO LEHMKUHL. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

9.
GROSSI, M. P. ; SALA, A. ; NOVO, L. C. ; KREMER, N. S. ; NUNEZ, G. ; CORDEIRO, B. . Materiais de Apoio ao Trabalho sobre Sexualidades em Sala de Aula. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Cartilha do VI Concurso de Cartazes sobre Homo-Lesbo-Transfobia e Heterossexismo).

10.
KREMER, N. S.; GROSSI, M. P. ; SALA, A. ; NUNEZ, G. ; GOMES, V. . Oficinas Papo Sério - Sexualidade e Prevenção - EEB Altamiro Guimarães. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

11.
KREMER, N. S.; SALA, A. ; NUNEZ, G. ; GOMES, V. ; CORDEIRO, B. . Oficinas Papo Sério - Sexualidade e Prevenção - Instituto Estadual de Educação. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

12.
KREMER, N. S.; GROSSI, M. P. ; SALA, A. ; NUNEZ, G. ; SILVA, K. M. . Oficinas Papo Sério - : Gênero, com enfoque em masculinidades - EEB ldefonso Linhares. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
KREMER, N. S.. La noche en que nadie duerme: registros mexicanos. 2015. Fotografia.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Jornadas FAPESC - Antropologia, Gênero e Educação em Santa Catarina. 2016. (Simpósio).

2.
NIGS 25 anos. 2016. (Seminário).

3.
Raices latinoamericanas de los derechos humanos. Experiencias del exilio político en ?Lixo e Purpurina?, de Caio Fernando Abreu. 2016. (Congresso).

4.
VII Seminário Sociologia e Política.Franklin Cascaes: mimesis, criações, mito vivo da Ilha (ou: um folclorista em três atos). 2016. (Seminário).

5.
Coloquio NEA 30 anos de história: preservando a herança cultural açoriana em Santa Catarina. 2015. (Congresso).

6.
I Colóquio Internacional Estudos de Laicidade: Conceitos, Modelos e Desafios. 2015. (Simpósio).

7.
I Seminário Regional Educaçao, Genero e Sexualidades.A Iniciação Científica no Ensino Médio: Religiosidades, Fronteiras, Normatividades e Empoderamentos no Contato com a Universidade. 2015. (Seminário).

8.
IV Seminario Internacional Enlaçando Sexualidades.IMPACTOS DA FORMAÇÃO EM GÊNERO E SEXUALIDADE ENTRE ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO EM SANTA CATARINA. 2015. (Seminário).

9.
Mesa Meyer Filho e o Modernismo = Geraçoes MASC. 2015. (Outra).

10.
Mesa Redonda: Educaçao, Genero e Sexualidades. 2015. (Outra).

11.
Mesa-redonda Políticas Públicas de gênero no governo Dilma. 2015. (Outra).

12.
Semana Academia de Ciencias Sociais [UFSC]: Saúde e Sociedade. 2015. (Seminário).

13.
24º Seminário de Iniciação Científica da UFSC.Normatividades Abaladas: Trajetórias e Experiências de Estudantes com Bolsa PIBIC EM Vinculados ao Projeto Papo Sério (NIGS UFSC). 2014. (Seminário).

14.
29ª Reunião Brasileira de Antropologia - RBA. Normatividades Abaladas: Trajetórias e Experiências de Estudantes com Bolsa PIBIC EM Vinculados ao Projeto Papo Sério (NIGS UFSC). 2014. (Congresso).

15.
Cuerpos, Géneros y Sexualidades - Palestra com Rafael Cáceres Feria. 2014. (Outra).

16.
Diversidad Sexual y Globalizacion - Palestra de Rafael Cácere Feria. 2014. (Outra).

17.
IV EICS - Encontro Internacional de Ciências Sociais. 2014. (Encontro).

18.
Jornadas Internacionais: Políticas Públicas, Diversidades em Gênero e Educação ?Projetos NIGS/LIESS/GCS/PROCAD/PROEXT/CNPq. 2014. (Seminário).

19.
Mesa Redonda La Transexualidad desde la Perspectiva Legal y de los Derechos Humanos. 2014. (Outra).

20.
Por Uma Antropologia Não-Ortodoxa, Aula Magna com Roque de Barros Laraia. 2014. (Outra).

21.
Semana Pela Vida: Sexualidades.Considerações sobre adolescência, sexualidades e escola. 2014. (Outra).

22.
Turismo Sexual y Globalización de la Sexualidad - Palestra com Rafael Cáceres Feria. 2014. (Outra).

23.
VII Congresso Internacional de Estudos sobre a Diversidade Sexual e de Gênero". A INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO: DESMISTIFICANDO FRONTEIRAS E NORMATIVIDADES. 2014. (Congresso).

24.
Violencias, Genero e Diversidade. 2014. (Seminário).

25.
V TransDay NIGS UFSC. 2014. (Seminário).

26.
XXII Jornada de Jovenes Investigadores de AUGM.A Iniciação Científica No Ensino Médio: Religiosidades, Fronteiras, Norma[tividade]s e Empoderamentos no contato com a Universidade. 2014. (Outra).

27.
1° Encontro de Formação do Projeto Antropologia, Gênero e Educação em Santa Catarina (FAPESC/CNPq). 2013. (Encontro).

28.
3º Seminário de Iniciação Científica no Ensino Médio da UFSC.Entre as Irmandades e o Clero: As Festas do Divino Espírito Santo nas crônicas de Franklin Cascaes (Florianópolis, 19xx-1959). 2013. (Seminário).

29.
Café Antropológico - A Violência Obstétrica: A Voz das Brasileiras. 2013. (Outra).

30.
IV TransDay NIGS UFSC. 2013. (Seminário).

31.
Mesa Redonda Estados e Direitos LGBT no Brasil e na França. 2013. (Outra).

32.
Premiação V Concurso de Cartazes sobre Homo-Lesbo-Transfobia e Heterossexismo nas Escolas. 2013. (Outra).

33.
Seminário Internacional Fazendo Gênero 10 - Desafios Atuais dos Feminismos. 2013. (Seminário).

34.
XVI Encontro Brasileiro de Folclore. 2013. (Encontro).

35.
2º Seminário de Iniciação Científica - SIC.Modernização e Tradição: A Festa do Divino Espírito Santo nas Crônicas de Franklin Cascaes (Florianópolis, 1956-1959). 2012. (Seminário).

36.
O Ator, o Riso e o Risível. 2010. (Oficina).

37.
CONAE - Etapa Estadual (Estado de Santa Catarina). 2009. (Outra).

38.
CONAE - Etapa Municipal (Cidade de Antônio Carlos - SC). 2009. (Outra).

39.
CONAE - Etapa Regional (Região da Grande Florianópolis - SC). 2009. (Outra).

40.
IV Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Antônio Carlos. 2009. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BERGAMO, A. ; FERNANDES, M. C. ; KREMER, N. S. . Exposição UFSC em Foco. 2017. (Exposição).

2.
GROSSI, M. P. ; SALA, A. ; KREMER, N. S. ; NOVO, L. C. ; NUNEZ, G. ; CORDEIRO, B. ; OLIVEIRA, E. . VI Concurso de Cartazes sobre Trans-Lesbo-Homofobia e Heterossexismo nas Escolas (NIGS UFSC). 2014. (Concurso).



Educação e Popularização de C & T



Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
GROSSI, M. P. ; SALA, A. ; KREMER, N. S. ; NOVO, L. C. ; NUNEZ, G. ; CORDEIRO, B. ; OLIVEIRA, E. . VI Concurso de Cartazes sobre Trans-Lesbo-Homofobia e Heterossexismo nas Escolas (NIGS UFSC). 2014. (Concurso).



Outras informações relevantes


Selecionado pelo edital nº 03/2016, da SINTER/UFSC, para realização de um semestre letivo (2016.2) na Universidad Nacional de la Republica, Motevideo, com bolsa da Asociacion Universitaria Grupo Montevideo.



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