Gustavo Aníbal Nápoli Villalba

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1538977890567003
  • Última atualização do currículo em 30/03/2018


Doutor em História, área de concentração História, Tradição e Modernidade: Política, Cultura e Trabalho, pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FAFICH/UFMG), Mestre pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e Graduado em Música-Bacharelado em Oboé pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Realizou cursos de aperfeiçoamento musical tais como: V e VII Encuentro Juvenil de Estudiantes de Música, Mendoza ? Argentina, 1980-1982; Seminário sobre Educação Musical (FUNARTE), Belo Horizonte, 1985; V Oficina de Música, Curitiba, 1987; Curso Internacional de Aperfeiçoamento Musical, Poços de Caldas, 1991; XII Festival de Música de Londrina, 1992; 29º Festival de Inverno da UFMG, Workshop ministrado pelo Quinteto de Sopro da Orquestra Sinfônica de Chicago, Ouro Preto, 1997; Curso de Aperfeiçoamento em Oboé e Música de Câmara, UERJ, Rio de Janeiro, 2002-2003; Curso de Aperfeiçoamento Técnico-musical, Belo Horizonte, Fundação Clóvis Salgado, 2007; Curso de Desenvolvimento e Gestão Cultural, Belo Horizonte, 2003; Curso de Acústica, Florianópolis, 2009; Curso de Gestão de Convênios e Elaboração de Projetos - UEMG, Fundação João Pinheiro, 2013. Participou na produção da série de concertos Projeto Segunda Musical realizado no Teatro da Assembleia Legislativa de Minas Gerais entre 2001 e 2008 e na produção da série de concertos Terra Sem Sombra no Teatro Municipal de Patos de Minas, 2005-2008. Como palestrante foi convidado para ministrar o tema: O Oboé na Música Brasileira, Projeto Viva Música, UFMG, 2008; proferiu a palestra: Leis de Incentivo à Cultura, no VII Seminário Integrado dos Cursos de Graduação e Seminário de Progressos dos Cursos de Graduação da UEMG, 2009 e a palestra: Itinerário histórico das Políticas Públicas para a Cultura no Brasil, 2010, nos mesmos Seminários da UEMG. Desde 1983 integra a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais como primeiro oboé, tendo atuado pela Orquestra Sinfônica do Paraná, Orquestra Filarmônica do Espírito Santo e Orquestra Sinfônica de Porto Alegre. De 1985 a 1995 foi professor no CEFAR do Palácio das Artes e desde 1996 é responsável pela cadeira de oboé na Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais, onde também leciona Música de Câmara, Produção Cultural e Práticas em Performance. Em 2000 e 2001 foi professor-atuante no Festival de Inverno de Campos dos Goitacazes (RJ). Em 2000, representou o Brasil no 29º Congresso Internacional da IDRS (International Double Reed Society), em Buenos Aires, Argentina. Tem publicado artigos na revista argentina Eldorado No.7, nos Anais do I Seminário Nacional de Pesquisa em Performance Musical, UFMG, 2000 e na Revista Modus No.12 da ESMU-UEMG e na Revista E-Hum No.9 da UNIBH. Ativo camerista realiza recitais regularmente, apresentando repertório resultante de uma pesquisa minuciosa que inclui primeiras audições e divulgação da literatura musical brasileira. Em 2005-06 foi Coordenador de Sopros da Orquestra Sinfônica Jovem do Palácio das Artes (BH,MG). É fundador e regente do Beagá Wind Ensemble desde 2006, Quinteto Ventos Gerais e Grupo Merín. Em 2009 participou como músico do espetáculo ?Menina das Nuvens? que recebeu o Prêmio Carlos Gomes. Sua pesquisa abrange as seguintes áreas: Oboé, Música de câmara, Produção cultural no Brasil e Música brasileira. Atualmente é Presidente do Conselho Consultivo de Minas Gerais, vinculado ao Ministério de Relaciones Exteriores de Uruguai. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Gustavo Aníbal Nápoli Villalba
Nome em citações bibliográficas
VILLALBA, G. A. N.


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2016
Doutorado em História, Tradição e Modernidade: Política, Cultura e Trabalho..
Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, FAFICH/UFMG, Brasil.
Título: A atividade sinfônica em Belo Horizonte: entre esperanças e lutas., Ano de obtenção: 2016.
Orientador: Regina Helena Alves da Silva.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, FAPEMIG, Brasil.
Palavras-chave: Orquestra sinfônica.
Setores de atividade: Administração pública, defesa e seguridade social; Atividades artísticas, criativas e de espetáculos.
1999 - 2001
Mestrado.
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
Título: Suíte Op.37 para Quinteto de Instrumentos de Sopro de Oscar Lorenzo Fernândes (Edição crítica),Ano de Obtenção: 2001.
Orientador: Prof. Dr. Ricardo Tacuchian.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes




Formação Complementar


2009 - 2009
Acústica: Fundamentos e Conceitos. (Carga horária: 40h).
Empresa Anima Acústica, ANIMACÚSTICA, Brasil.
2007 - 2007
Aperfeiçoamento Técnico-Musical. (Carga horária: 15h).
Fundação Clóvis Salgado, FCS, Brasil.
2006 - 2006
Aperfeiçoamento musical. (Carga horária: 30h).
Fundação Clóvis Salgado, FCS, Brasil.
2003 - 2003
Extensão universitária em Música de Câmara e Oboé. (Carga horária: 40h).
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
2003 - 2003
Curso de Desenvolvimento e Gestão Cultural. (Carga horária: 132h).
Telemig Celular, TELEMIG, Brasil.
2002 - 2002
Extensão universitária em Música de Câmara e Oboé. (Carga horária: 80h).
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
1997 - 1997
29o Festival de Inverno da UFMG. (Carga horária: 11h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
1992 - 1992
Música de Câmara e Oboé. (Carga horária: 320h).
XII Festival de Música de Londrina, SMC, Brasil.
1991 - 1991
Curso de Oboé. (Carga horária: 320h).
Curso Internacional de Aperfeiçoamento Musical - Poços de Caldas, SMEC, Brasil.
1987 - 1987
Música de Câmara. (Carga horária: 25h).
V Oficina de Música de Curitiba, FCC, Brasil.
1982 - 1982
VII Encuentro Nacional de Estudiantes de Música. (Carga horária: 320h).
Universidad Nacional de Cuyo, UNCuyo, Argentina.
1980 - 1980
V Encuentro Juvenil de Estudiantes de Música. (Carga horária: 320h).
Universidad Nacional de Cuyo, UNCuyo, Argentina.


Atuação Profissional



Festival de Música de Inverno de Campos-RJ, FEMUSICA, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2001
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor atuante, Carga horária: 40


Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - Atual
Vínculo: Empregado, Enquadramento Funcional: Professor de oboé, mús. de câmara e produção


Orquestra Sinfônica de Paraná, OSIMPA, Brasil.
Vínculo institucional

1992 - 1993
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Músico instrumentista, Carga horária: 40


Centro de formação artística do Palácio das Artes, CEFAR, Brasil.
Vínculo institucional

1985 - 1995
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor


Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, OSMG, Brasil.
Vínculo institucional

1983 - Atual
Vínculo: Músico instrumentista, Enquadramento Funcional: Primeiro oboé, Carga horária: 40



Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2001
Mestre em Música brasileira. Práticas interpretativas, UNIRIO.
1997
Bacharel em Música - Oboé, UFMG.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
VILLALBA, G. A. N.2013VILLALBA, G. A. N.. 'Variações sérias sobre um tema de Anacleto de Medeiros de Ronaldo Miranda (Rio, 1991) para quinteto de sopros (flauta, oboé, clarineta, fagote, trompa)', Revista Modus ISSN: 1679-9003, Ano VIII, no. 12.. Modus: Revista da Escola de Música da UEMG.. Modus: Revista da Escola de Música da UEMG, v. 12, p. ESMU-104, 2013.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
VILLALBA, G. A. N.. La actividad de Quinteto de Vientos en el Brasil. Eldorado, Buenos Aires, p. 18 - 23, 10 abr. 2001.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
VILLALBA, G. A. N.. Abóio para oboé e piano de Osvaldo Lacerda. In: I Seminário Nacional de Pesquisa em Performance Musical, 2000, Belo Horizonte. Abóio para oboé e piano de Osvaldo Lacerda. Belo Horizonte: UFMG, 2000. p. 170-174.

Apresentações de Trabalho
1.
VILLALBA, G. A. N.. 'A dinâmica e sua utilização na construção do Discurso Musical'.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
VILLALBA, G. A. N.. 'Movimento sinfônico em Belo Horizonte: uma retrospectiva histórica.'. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
VILLALBA, G. A. N.. Itinerário Histórico das Políticas Culturais no Brasil. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
VILLALBA, G. A. N.. Leis de Incentivo à Cultura. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
VILLALBA, G. A. N.. O oboé na música brasileira.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
VILLALBA, G. A. N.. "Abóio para oboé e piano de Osvaldo Lacerda". 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
VILLALBA, G. A. N.. La introducción del fagot en la música de cámara brasileña. Buenos Aires: Eldorado, 2000. (Tradução/Artigo).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
VILLALBA, G. A. N.. I Seminário e Mesa Redonda de Música de Câmara da ESMU-UEMG. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica

Produção artística/cultural
Música
1.
VILLALBA, G. A. N.. Concertos de Outono. 2008. Interpretação.

2.
VILLALBA, G. A. N.. Projeto Terra Sem Sombra - Beagá Wind Ensemble. 2006. Apresentação de Obra (para compositores).

3.
VILLALBA, G. A. N.. Concertos de Primaveira. 2006. Outra.

4.
VILLALBA, G. A. N.. Concertos de Outono. 2005. Interpretação.

5.
VILLALBA, G. A. N.. Projeto Música Comentada. 2005. Interpretação.

6.
VILLALBA, G. A. N.. Concertos de Primavera. 2004. Interpretação.

7.
VILLALBA, G. A. N.. Concertos de Primaveira. 2004. Outra.

8.
VILLALBA, G. A. N.. Recital de oboé e piano - I Seminário Integrado dos Cursos de Graduação. 2003. Interpretação.

9.
VILLALBA, G. A. N.. Projeto Segunda Musical. 2002. Interpretação.

10.
VILLALBA, G. A. N.. Projeto Música Comentada - Recital de oboé e piano. 2002. Interpretação.

11.
VILLALBA, G. A. N.. 11o FEMUSICA - Campos dos Goytacazes - RJ. 2001. Interpretação.

12.
VILLALBA, G. A. N.. Concerto da OSMG. 2001. Interpretação.

13.
VILLALBA, G. A. N.. 10o FEMUSICA - Campos dos Goytacazes. 2000. Interpretação.

14.
VILLALBA, G. A. N.. Projeto Música Comentada. 2000. Interpretação.

15.
VILLALBA, G. A. N.. 29o Congresso Internacional de Palheta Dupla. 2000. Interpretação.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
VILLALBA, G. A. N.. Participação em banca de Lívio Tadeu Alves. Recital final. 2002. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de pós-graduação - Especialização em Música) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

2.
VILLALBA, G. A. N.. Participação em banca de Marcos Flávio Freitas. Recital final. 2001. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de pós-graduação - Especialização em Música) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

3.
VILLALBA, G. A. N.. Participação em banca de Wilson José Ribeiro. Recital final. 2001. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de pós-graduação - Especialização em Música) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

4.
VILLALBA, G. A. N.. Participação em banca de Sérgio de Figueiredo Rocha. Recital final. 2001. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de pós-graduação - Especialização em Música) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

5.
VILLALBA, G. A. N.. Participação em banca de Renato Rodrigues Lisboa. Recital final. 2001. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de pós-graduação - Especialização em Música) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

6.
VILLALBA, G. A. N.. Participação em banca de Eleilton Santos da Cruz. Recital final. 2001. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de pós-graduação - Especialização em Música) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

7.
VILLALBA, G. A. N.. Participação em banca de Hélio Azevedo da SIlva. Recital final. 2001. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de pós-graduação - Especialização em Música) - Universidade do Estado de Minas Gerais.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
VILLALBA, G. A. N.. Processo Seletivo de Designação de Professores. 2013. Universidade do Estado de Minas Gerais.

2.
VILLALBA, G. A. N.. Professor de música. 2005. Centro de formação artística do Palácio das Artes.

Outras participações
1.
VILLALBA, G. A. N.. Processo Seletivo da Orquestra Sinfônica Jovem do Palácio das Artes. 2007. Centro de formação artística do Palácio das Artes.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Seminário e Mesa Redonda de Música de Câmara.I Seminário e Mesa Redonda de Música de Câmara. 2012. (Seminário).

2.
IV Seminário de Música Brasileira.Recital do Quinteto de Sopros. 2011. (Seminário).

3.
VIII Seminário Integrado dos Cursos de Graduação e Seminário de Progressos dos Cursos de Graduação- ESMU/UEMG.Itinerário Histórico das Políticas Públicas para a Cultura no Brasil. 2010. (Seminário).

4.
VII Seminário Integrado dos Cursos de Graduação e Seminário de Progressos dos Cursos de Graduação.Leis de Incentivo à Cultura. 2009. (Seminário).

5.
Projeto Viva Música.O oboé na Música brasileira. 2008. (Outra).

6.
III Seminário de Música de Câmara do Curso de Bacharelado em Música.Leis de Incentivo à Cultura. 2005. (Seminário).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
WEVERTON DOS SANTOS ARAÚJO. Exercícios direcionados a trompistas com problemas de embocadura.. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Bacharelado - Habilitação em Instrumento/Trompa) - Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
RAQUEL SANTOS CARNEIRO. Suite dansante para quinteto de sopros de Henrique de Curitiba: yma abordagem histórico-analítica.. 2003. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação Lato Sensu Música Brasileira: Práticas Interpretativ) - Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais. Orientador: Gustavo Aníbal Nápoli Villalba.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
VILLALBA, G. A. N.. 'A dinâmica e sua utilização na construção do Discurso Musical'.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
VILLALBA, G. A. N.. 'Movimento sinfônico em Belo Horizonte: uma retrospectiva histórica.'. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/11/2018 às 10:19:31