Dilermando Moraes Costa

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0774110407482441
  • Última atualização do currículo em 07/12/2018


Doutor em Humanidades, Culturas e Artes (2017), mestre em Letras e Ciências Humanas (2014), especialista em língua inglesa (2011), especialista em tradução (2011) e graduado em Letras português/inglês (2006). Estudou também na Illinois State University com bolsa da CAPES / Fulbright. Foi professor da graduação e da extensão do Instituto Brasileiro de Medicina e Reabilitação e, atualmente, é docente efetivo do ensino básico, técnico e tecnológico do Colégio Técnico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CTUR). Tem experiência na área de Letras, ensino criativo de inglês, língua e tecnologia, e tradução. Possui cursos de aperfeiçoamento na África do Sul, Nova Zelândia, Austrália, Inglaterra, Estados Unidos e Canadá. Fez curso de ensino criativo de Inglês na Hilderstone College, Broadstairs, Inglaterra, e foi bolsista no curso de aperfeiçoamento em Ensino de Inglês com novas tecnologias pela Homerton College, Universidade de Cambridge, Inglaterra (bolsa concedida pela parceria entre a Universidade de Cambridge e o autor Raymond Murphy). Tem experiência no ensino de inglês e, como pesquisador, interessa-se pelos seguintes assuntos: teorias do discurso, análise do discurso, ergologia, filosofia, linguística aplicada, psicanálise, novas tecnologias e tradução. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Dilermando Moraes Costa
Nome em citações bibliográficas
COSTA, D. M.

Endereço


Endereço Profissional
Colégio Técnico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
Rodovia BR-465
Ecologia
23890001 - Seropédica, RJ - Brasil
Telefone: (21) 26822134
URL da Homepage: http://r1.ufrrj.br/ctur/


Formação acadêmica/titulação


2015 - 2017
Doutorado em Humanidades, Culturas e Artes.
Universidade do Grande Rio, UNIGRANRIO, Brasil.
Título: Atividade de trabalho e invenções de si: um estudo de narrativas autobiográficas de professoras de inglês do Programa Rio Criança Global, Ano de obtenção: 2017.
Orientador: Jurema Rosa Lopes.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Ergologia; Narrativas autobiográficas; Professoras de inglês.
2012 - 2014
Mestrado em Letras e Ciencias Humanas.
Universidade do Grande Rio, UNIGRANRIO, Brasil.
Título: A lousa digital e o ensino da língua inglesa na perspectiva de professores,Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: Cleonice Puggian.
Coorientador: Márcio Luiz Correa Vilaça.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Prática docente; Lousa digital; Tematização.
Grande área: Ciências Humanas
2010 - 2012
Especialização em Tradução. (Carga Horária: 360h).
Universidade Gama Filho, UGF, Brasil.
Título: Tradução em Literatura infanto-juvenil..
Orientador: Nina Seabra.
2008 - 2009
Especialização em Especialização em Língua Inglesa. (Carga Horária: 360h).
Fundação Educacional Unificada Campograndense, FEUC, Brasil.
Título: Leitura em língua estrangeira: a identificação do leitor com o texto.
2014 - 2014
Aperfeiçoamento em Methodology. (Carga Horária: 304h).
Illinois State University, ISU, Estados Unidos.
Título: .... Ano de finalização: 2014.
Orientador: ....
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2003 - 2006
Graduação em Letras Português Inglês.
Faculdade Machado de Assis, FAMA, Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
Questões de Gênero na vida comunitária: um desafio para todas as pessoas. (Carga horária: 10h).
Escola Superior de Teologia, EST, Brasil.
2018 - 2018
LGBT+ Conceitos e Histórias Diversificando seu olhar de mundo. (Carga horária: 6h).
VEDUCA, VEDUCA, Brasil.
2018 - 2018
Mulheres na Reforma: ontem e hoje. (Carga horária: 10h).
Escola Superior de Teologia, EST, Brasil.
2016 - 2017
Ética. (Carga horária: 60h).
VEDUCA, VEDUCA, Brasil.
2016 - 2016
Extensão universitária em Compreensão Oral em Língua inglesa. (Carga horária: 36h).
Aupex Ensino Superior, AUPEX, Brasil.
2016 - 2016
Extensão universitária em Línguística. (Carga horária: 108h).
Learncafe Ensino, LEARNCAFE, Brasil.
2016 - 2016
Língua Portuguesa e Prática de Produção Textual. (Carga horária: 4h).
Unieducar Universidade Corporativa, UNIEDUCAR, Brasil.
2016 - 2016
A filosofia no ensino médio: sentidos do exercício da docência. (Carga horária: 18h).
Learncafe Ensino, LEARNCAFE, Brasil.
2016 - 2016
Proficiency. (Carga horária: 152h).
International Language Academy of Canada, ILAC, Canadá.
2016 - 2016
Comunicação Escrita. (Carga horária: 91h).
Escola Virtual Fundação Bradesco, EV, Brasil.
2016 - 2016
Doutrina Política: Socialismo. (Carga horária: 20h).
Instituto Legislativo Brasileiro, IBL, Brasil.
2015 - 2016
Extensão universitária em Ciência Política. (Carga horária: 60h).
VEDUCA, VEDUCA, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em NOVAS TECNOLOGIAS NA APRENDIZAGEM: DIDATICA APLICA. (Carga horária: 12h).
Universidade Gama Filho, UGF, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em NOVAS TECNOLOGIAS DA APRENDIZAGEM: Novas plataform. (Carga horária: 12h).
Universidade Gama Filho, UGF, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em NOVAS TECNOLOGIAS NA APRENDIZAGEM: ASPECTOS FILOSO. (Carga horária: 12h).
Universidade Gama Filho, UGF, Brasil.
2013 - 2013
Aprendizado Cooperativo. (Carga horária: 20h).
Instituto Brasileiro de Medicina e Reabilitação, IBMR, Brasil.
2012 - 2012
General English. (Carga horária: 80h).
Browns English Language school, BROWNS, Austrália.
2012 - 2012
Certificado Laureate em Ensino e Aprendizagem no E. (Carga horária: 30h).
Instituto Brasileiro de Medicina e Reabilitação, IBMR, Brasil.
2012 - 2012
Using New tecnology in class. (Carga horária: 40h).
University of Cambridge, CAM, Inglaterra.
2011 - 2011
Professores Laureate no Século XXI. (Carga horária: 20h).
Instituto Brasileiro de Medicina e Reabilitação, IBMR, Brasil.
2011 - 2011
Creative Teaching. (Carga horária: 40h).
Hilderstone College, HC, Inglaterra.
2010 - 2010
General English. (Carga horária: 80h).
Kaplan Colllege, KC, Nova Zelândia.
2009 - 2009
Extensão universitária em Psicanálise: teoria e técnica. (Carga horária: 80h).
Portal Educação de Campo Grande, PE, Brasil.
2007 - 2008
General English. (Carga horária: 80h).
Good Hope Studies, GHS, África do Sul.
2007 - 2007
A compreensão do texto literário. (Carga horária: 45h).
Sindicato dos Professores do Rio de Janeiro, SINPRO-RJ, Brasil.
2007 - 2007
Errors as meaningful teaching and learning opportunities. (Carga horária: 3h).
Centro Cultural Norte Americano, CNA, Brasil.
2007 - 2007
Teaching students of different ages. (Carga horária: 3h).
Centro Cultural Norte Americano, CNA, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Brasileiro de Medicina e Reabilitação, IBMR, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2015
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar, Carga horária: 12
Outras informações
Lecionei língua inglesa I, II, III, V e VI no curso de Bacharelado em Hotelaria. Lecionei língua inglesa I, II e III no curso de Extensão Cambridge.


Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, PM/RJ, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2017
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Inglês I, Carga horária: 16


Governo do Estado do Rio de Janeiro, GOVERNO/RJ, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2017
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Inglês I, Carga horária: 16


Centro Cultural Norte Americano, CNA, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2010
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor inglês, Carga horária: 22
Outras informações
Lecionei para todos os níveis e todas as idades.


Colégio Anglo Americano, AA, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor língua inglesa, Carga horária: 10


Bonafides Idiomas, BI, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Instrutor de inglês, Carga horária: 10


Cultura Inglesa, CISA, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de inglês, Carga horária: 13


Microlins, MICROLINS, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2007
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Instrutor de inglês, Carga horária: 15


Colégio Técnico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, CTUR, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador de Estágio (SIEE), Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de inglês, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador Substituto de Estágio (SIEE), Regime: Dedicação exclusiva.



Revisor de periódico


2017 - Atual
Periódico: Temiminós Revista Científica


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2017
Aprovação em segundo lugar no concurso professor de inglês (classificação nona CRE)., SMERJ.
2016
Aprovação em primeiro lugar no concurso CTUR/UFRRJ, CTUR/UFRRJ.
2015
Professor homenageado Turma Bacharelado em Hotelaria, Instituto Brasileiro de Medicina e reabilitação.
2015
Aprovação em Concurso público professor I inglês, Prefeitura da Cidade de Duque de Caxias.
2013
Programa de desenvolvimento profissional para o professor de inglês, Fulbright CAPES Embaixada Americana.
2012
Curso em Cambridge- Inglaterra, Cambridge University press.
2012
TKT module 1, University of Cambridge.
2010
Aprovação concurso público Secretaria Municipal de Educação Estado do RJ, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro.
2008
Aprovação concurso público Secretaria Estadual de Educação Estado do RJ, Governo do Estado do Rio de Janeiro.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
LOPES, J. R.2018LOPES, J. R. ; CATARINO, G. F. C. ; VICTER, E. F. ; COSTA, D. M. . An interdisciplinary discussion on the body. THE FIEP BULLETIN, v. 88, p. 280-283, 2018.

2.
SILVA, C. C.2018SILVA, C. C. ; ROCHA, J. G. ; RANGEL, P. L. N. ; LEMOS, F. C. ; COSTA, D. M. . Black carioca cultural manifestation: the Serrinha jongo and its history. The FIEP Bulletin, v. 88, p. 69-72, 2018.

3.
CONCEICAO, A. C. P.2017CONCEICAO, A. C. P. ; COSTA, D. M. ; NASCIMENTO, J. B. R. ; LOPES, J. R. . Problematizando o corpo na escola: reflexões sobre a obesidade infantil. The FIEP Bulletin, v. 1, p. 788-795, 2017.

4.
LOPES, J. R.2017LOPES, J. R. ; VICTER, E. F. ; CATARINO, G. F. C. ; COSTA, D. M. . AN INTERDISCIPLINARY DISCUSSION: TEACHERS' CONCEPTIONS OF BODY IN THE BASIC EDUCATION. The FIEP Bulletin, v. 87, p. 159-162, 2017.

5.
RANGEL, P. L. N.2017RANGEL, P. L. N. ; COSTA, D. M. ; ROCHA, J. G. . DANCE AND MUSIC: FUNK AS BODY LANGUAGE IN PHYSICAL EDUCATION LESSONS. The FIEP Bulletin, v. 87, p. 100-102, 2017.

6.
CONCEICAO, A. C. P.2016 CONCEICAO, A. C. P. ; COSTA, D. M. ; NASCIMENTO, J. B. R. ; LOPES, J. R. . Questioning the body at school: reflections on childhood obesity. The FIEP Bulletin, v. 86, p. 392-395, 2016.

7.
COSTA, D. M.2016COSTA, D. M.; LOPES, J. R. . A atividade de trabalho de professores de inglês no Programa Rio Criança Global. Revista Philologus, v. 22, p. 90-100, 2016.

8.
COSTA, D. M.2016COSTA, D. M.; LOPES, J. R. ; FELIX, I. P. F. . Tensões na atividade de trabalho de professores de inglês em escolas públicas e cursos livres de idiomas. Almanaque CIFEFIL, v. XX, p. 125-139, 2016.

9.
SANTOS, D. R.2016SANTOS, D. R. ; LIMA, J. C. P. ; VILACA, M. L. C. ; COSTA, D. M. . Realism in Ela e Outras Mulheres (She and other women). Revista Ecos (Cáceres), v. 20, p. 143-155, 2016.

10.
COSTA, D. M.2016COSTA, D. M.; PUGGIAN, C. ; VILAÇA, Márcio Luiz Corrêa . LOUSA DIGITAL NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: O QUE OS PROFESSORES DIZEM SOBRE SUA PRÁTICA?. InterScience Place, v. 11, p. 115-132, 2016.

11.
COSTA, D. M.2015COSTA, D. M.; LOPES, J. R. . A perspectiva docente quanto ao uso do whatsapp como ferramenta adicional ao Ensino de Inglês: um experimento em curso Livre de Idiomas. Cadernos do CNLF (CiFEFil), v. XIX, p. 35-46, 2015.

12.
COSTA, D. M.2015COSTA, D. M.; LOPES, J. R. . A perspectiva docente quanto ao uso do whatsapp como ferramenta adicional ao Ensino de Inglês: um experimento em Cursos Livre de Idiomas.. Almanaque CIFEFIL, v. XIX, p. 35-46, 2015.

13.
COSTA, D. M.2014COSTA, D. M.; PUGGIAN, C. ; VILACA, M. L. C. . O professor reflexivo de inglês e o uso de novas tecnologias. Almanaque CIFEFIL, v. 2014, p. 134, 2014.

14.
COSTA, D. M.2014COSTA, D. M.; PUGGIAN, C. ; VILACA, M. L. C. . O professor reflexivo de inglês e o uso de novas tecnologias. Cadernos do CNLF (CiFEFil), v. 18, p. 134-146, 2014.

15.
COSTA, D. M.2014COSTA, D. M.; KAUSS, V. L. T. . Dona Cândida: Uma leitura da sexualidade feminina em Ruído de Passos de Clarice Lispector. Revista UNIABEU, v. 07, p. 167-178, 2014.

16.
COSTA, D. M.2013COSTA, D. M.; PUGGIAN, C. ; VILACA, M. L. C. . A Lousa Digital como instrumento de ruptura das barreiras físicas da sala de aula. Cadernos do CNLF (CiFEFil), v. XVII, p. 32-42, 2013.

17.
COSTA, D. M.2013COSTA, D. M.; SANTOS, D. R. . O programa do Chaves: crítica social e identidade. Revista Eletrônica do Instituto de Humanidades, v. 38, p. 19-36, 2013.

18.
COSTA, D. M.2013COSTA, D. M.; ROCHA, J. G. . Cultura Africana e o ambiente escolar. Revista Magistro, v. 8, p. 65-76, 2013.

19.
COSTA, D. M.2013COSTA, D. M.; VILACA, M. L. C. ; PUGGIAN, C. . A Lousa Digital Como Instrumento De Ruptura Das Barreiras Físicas Da Sala De Aula. Almanaque CIFEFIL, v. 1, p. 32, 2013.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
COSTA, D. M.; LOPES, J. R. . Legitimidades e direitos: o que é ser professor?. 1. ed. Duque de Caxias: Unigranrio, 2016. v. 1. 148p .

Capítulos de livros publicados
1.
COSTA, D. M.; LEMOS, F. C. ; RANGEL, P. L. N. . Enfrentar ou se esconder? Considerações sobre a violência contra a mulher. In: Daniele Ribeiro Fortuna; Patrícia Jerônimo Sobrinho; Vanessa Nogueira Maia de Souza. (Org.). Corpo e interdisciplinaridade: mídia, literatura e sociedade. 1ed.Rio de Janeiro: Autografia, 2018, v. 1, p. 109-130.

2.
COSTA, D. M.; LOPES, J. R. . O corpo-si: reflexões sobre a constituição enigmática, a atividade de trabalho e os usos de si. In: Daniele Ribeiro Fortuna; Patrícia Jerônimo Sobrinho; Vanessa Nogueira Maia de Souza. (Org.). Corpo e interdisciplinaridade: mídia, literatura e sociedade. 1ed.Rio de Janeiro: Autografia, 2018, v. 1, p. 186-203.

3.
COSTA, D. M.; LOPES, J. R. . E o Rio (não) falou inglês? Sete anos do Programa Rio Criança Global. In: Jacqueline de Cassia Pinheiro Lima. (Org.). Memória e identidade: pensando patrimônios. 1ed.São Paulo: Pontocom, 2018, v. 1, p. 65-80.

4.
COSTA, D. M.. Tecnologias como Instrumentos de Transformação: considerações sobre as (Novas) Tecnologias e o Ensino de Línguas Estrangeiras. In: Márcio Luiz Corrêa Vilaça; Elaine Vasquez Ferreira de Araujo. (Org.). Cultura Digital, Educação, Linguagem e Tecnologia. 1ed.Duque de Caxias: Unigranrio, 2017, v. 1, p. 242-273.

5.
COSTA, D. M.; JERONIMO SOBRINHO, P. ; FORTUNA, D. R. . O discurso publicitário e a comercialização da língua inglesa: estratégias persuasivas na publicidade de escolas de idiomas. In: Bianca Corrêa Lessa Manoel; Cristina da Conceição Silva; José Geraldo da Rocha; Patrícia Jerônimo Sobrinho; Simone Campos Paulino; Simony Ricci Coelho. (Org.). Interculturalidade & Interdisciplinaridade. 1ed.Rio de Janeiro: Autografia, 2017, v. , p. 59-.

6.
COSTA, D. M.; LOPES, J. R. . "Quem forma se forma e reforma ao formar": uma discussão sobre as TICs na formação de professores. In: Márcio Luiz Correa Vilaça; Elaine Vasquez Ferreira de Araujo. (Org.). Tecnologia, Sociedade e Educação na Era Digital. 1ed.Unigranrio: Duque de Caxias, 2016, v. , p. 157-194.

7.
LEMOS, F. C. ; COSTA, D. M. ; RANGEL, P. L. N. . Projeto Semeando Vidas: uma proposta de educação ambiental e sanitária nas favelas do Rio de Janeiro. In: Cleonice Puggian; Roseantony Bouhid; Helena Amaral da Fontoura. (Org.). V Seminário de Justiça Ambiental, Igualdade Racial e Educação. 1ed.Duque de Caxias: Unigranrio, 2016, v. , p. 150-159.

8.
COSTA, D. M.; LOPES, J. R. ; SANTOS, D. R. . O tear de Olavo Bilac: uma discussão interdisciplinar. In: Regina Coeli Machado e Silva; Denise Rosana da Silva Moraes. (Org.). Interlocuções interdisciplinares e construção de saberes. 1ed.Foz do Iguaçu: Unioeste, 2016, v. , p. 327-344.

9.
COSTA, D. M.; LOPES, J. R. . Narrativas autobiográficas como abordagem de pesquisa científica: características e possibilidades. In: Dilermando Moraes Costa; Jurema Rosa Lopes Soares. (Org.). Legitimidades e direitos: o que é ser professor?. 1ed.Duque de Caxias: Unigranrio, 2016, v. 1, p. 23-36.

10.
SILVA, C. C. ; LOPES, J. R. ; COSTA, D. M. ; ROCHA, J. G. . As narrativas: dizer, fazer, escutar e se transformar. In: Dilermando Moraes Costa; Jurema Rosa Lopes Soares. (Org.). Legitimidades e direitos: o que é ser professor?. 1ed.Duque de Caxias: Unigranrio, 2016, v. 1, p. 37-49.

11.
COSTA, D. M.; LOPES, J. R. . Escritas de si e portas da memória: revisitando a escolha pelo ofício docente. In: Dilermando Moraes Costa; Jurema Rosa Lopes Soares. (Org.). Legitimidades e direitos: o que é ser professor?. 1ed.Duque de Caxias: Unigranrio, 2016, v. 1, p. 95-110.

12.
SANTO, T. A. ; COSTA, D. M. ; LOPES, J. R. . Entre a cruz e o calor humano ocorre a transformação: experiências de uma professora em turmas de projeto. In: Dilermando Moraes Costa; Jurema Rosa Lopes Soares. (Org.). Legitimidades e direitos: o que é ser professor?. 1ed.Duque de Caxias: Unigranrio, 2016, v. 1, p. 111-128.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
COSTA, D. M.; OLIVEIRA, C. N. W. ; VAZQUEZ, R. P. . A lousa digital: potencialidades e limitações do uso pedagógico em uma escola federal. In: IX Seminário de Línguas Estrangeiras, 2018, Goiânia. A Internacionalização da Educação Superior e o Papel da Línguas Estrangeiras. Goiânia: UFG, 2017. v. I. p. 96-121.

2.
SILVA C.C ; ROCHA, J. G. ; LEMOS, F. C. ; COSTA, D. M. . De candaces a escravas: breves reflexões acerca da luta contra a desigualdade e violência sobre a mulher negra no Brasil. In: VI CONINTER, 2018, João Pessoa. Epistemologias não coloniais e os desafios da construção do conhecimento interdisciplinar, 2017. v. 1. p. 358-368.

3.
COSTA, D. M.; LOPES, J. R. . Ensino de língua inglesa no primeiro segmento do ensino fundamental: dialogando com desafios e tecendo perspectivas. In: III SEFELI, 2016, Aracaju. ANAIS ELETRÔNICOS DO III SEMINÁRIO FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, 2015. v. 3. p. 78-90.

4.
COSTA, D. M.; LOPES, J. R. . Narrativas de formação: o trabalho social no Projeto Mais Quinze. In: VII Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)biográfica, 2016, Cuiabá. Narrativas (auto) biográficas:conhecimentos, experiências e sentidos, 2016. v. 1.

5.
COSTA, D. M.; PUGGIAN, C. ; VILACA, M. L. C. . A lousa digital e o ensino de inglês: docentes e práticas. In: Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades, 2015, Foz do Iguaçu. Coninter 4 - Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades. Foz do Iguaçu: Unioeste, 2015. v. 4. p. 58-76.

6.
COSTA, D. M.; PUGGIAN, C. ; VILACA, M. L. C. . O Desafio da Formação do Professor de Inglês para Uso de Novas Tecnologias. In: II Coninter Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades, 2013, Belo Horizonte. II Coninter Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades, 2013.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
COSTA, D. M.; PUGGIAN, C. ; VILACA, M. L. C. . A lousa digital no ensino da língua inglesa: um estudo qualitativo. In: 4o Colóquio de Pesquisas em Educação e Mídia, 2014, Rio de Janeiro. Anais do 4o Colóquio de Pesquisas em Educação e Mídia, 2014. v. 1. p. 590-594.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, A. V. ; OLIVEIRA, J. S. ; PEREIRA, L. C. S. ; COSTA, D. M. . Rastros e reflexos: o impacto do ensino do CTUR no percurso profissional dos egressos. In: IX Semana Acadêmica, 2017, Seropédica. Diversidade: democracia, política e o papel da escola, 2017. v. 0. p. 12-13.

2.
COSTA, D. M.; LEMOS, F. C. ; RANGEL, P. L. N. . Ensino de inglês na favela: uma proposta para promoção da cidadania. In: IV Seminário Vozes da Linguística Aplicada, 2016, Duque de Caxias. IV Seminário Vozes da Linguística Aplicada. Duque de Caxias, 2016. p. 20-21.

3.
JERONIMO SOBRINHO, P. ; COSTA, D. M. . O discurso publicitário e a comercialização da língua inglesa: estratégias persuasivas na publicidade de escolas de idiomas. In: IV Seminário Vozes da Linguística Aplicada, 2016, Duque de Caxias. IV Seminário Vozes da Linguística Aplicada. Duque de Caxias, 2016. p. 27-28.

4.
COSTA, D. M.; PUGGIAN, C. . A lousa digital e o ensino de inglês: usos e transformações na atividade de trabalho docente. In: SINEFIL, 2016, Duque de Caxias. Anais do VIII SINEFIL. Rio de Janeiro: CIFEFIL, 2016. p. 33-33.

5.
LEMOS, F. C. ; COSTA, D. M. ; RANGEL, P. L. N. . Projeto Semeando a Vida: uma proposta de educação ambiental e sanitária nas favelas do Rio de Janeiro. In: V Seminário de Justiça Ambiental, Igualdade Racial e Educação, 2016, Duque de Caxias. V Seminário de Justiça Ambiental, Igualdade Racial e Educação. Duque de Caxias: Unigranrio, 2015. v. 1. p. 62-62.

6.
COSTA, D. M.; LOPES, J. R. ; FELIX, I. P. F. . Tensões na atividade de trabalho de professores de inglês em escolas públicas e cursos livres de idiomas. In: II Congresso Internacional de Linguística e Filologia, 2016, Rio de Janeiro. II Congresso Internacional de Linguística e Filologia. Rio de Janeiro: CIFEFIL, 2016. v. XX. p. 191-191.

7.
COSTA, D. M.; LOPES, J. R. . Professores de inglês e o uso de novas tecnologias: formação colaborativa na atividade de trabalho. In: IV Seminário Vozes da Linguística Aplicada, 2016, Duque de Caxias. IV Seminário Vozes da Linguística Aplicada. Duque de Caxias, 2016. p. 32-33.

8.
COSTA, D. M.; LOPES, J. R. . A perspectiva docente quanto ao uso do whatsapp como ferramenta adicional ao Ensino de Inglês: um experimento em Cursos Livre de Idiomas.. In: CIFEFIL, 2015, Rio de Janeiro. XIX Congresso Nacional de Linguística e Filologia.100 ANOS DE ANTÔNIO HOUAISS (1915-2015).. Rio de Janeiro, 2015. p. 42-42.

9.
COSTA, D. M.; PUGGIAN, C. ; VILACA, M. L. C. . O Professor Reflexivo de Inglês e o uso das novas tecnologias.. In: XVIII Congresso Nacional de Linguística Aplicada, 2014, Rio de Janeiro. XVIII CONGRESSO NACIONAL DE LINGUÍSTICA E FILOLOGIA. Rio de Janeiro: CNLF, 2014. v. 02. p. 156.

10.
COSTA, D. M.; PUGGIAN, C. ; VILACA, M. L. C. . O Desafio da Formação do Professor de Inglês para Uso de Novas Tecnologias. In: II Coninter Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades, 2013, Belo Horizonte. II Coninter Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades. Belo Horizonte: UFMG, 2013.

11.
COSTA, D. M.; PUGGIAN, C. ; VILACA, M. L. C. . A Lousa Digital Como Instrumento De Ruptura Das Barreiras Físicas Da Sala De Aula.. In: XVII Congresso Nacional de Linguística Aplicada, 2013, Rio de Janeiro. XVII CONGRESSO NACIONAL DE LINGUÍSTICA E FILOLOGIA. Rio de Janeiro: CNLF, 2013. v. 02. p. 28-29.

Apresentações de Trabalho
1.
COSTA, D. M.; LOPES, J. R. . A atividade de trabalho no Programa Rio Criança Global. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
COSTA, D. M.. Atividade de trabalho e invenções de si: histórias de vida de professoras de inglês do Programa Rio Criança Global. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
COSTA, D. M.; OLIVEIRA, C. N. W. ; VAZQUEZ, R. P. . O papel do ensino de línguas em um curso técnico em hospedagem em contexto rural. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
QUEIROZ, D. C. G. ; COSTA, D. M. . As escolas do campo e o advento das novas tecnologias: um breve relato sobre as escolas campesinas. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
RANGEL, P. L. N. ; COSTA, D. M. ; ROCHA, J. G. . A dança e música: o funk como expressão corporal nas atividades de educação física. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
LOPES, J. R. ; VICTER, E. F. ; CATARINO, G. F. C. ; COSTA, D. M. . Uma discussão interdisciplinar sobre corpo: concepções de professores da educação básica. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
LEMOS, F. C. ; FERREIRA, C. B. ; COSTA, D. M. . Memórias e identidades de um rio nas trajetórias urbanas e ecológicas: nas águas do Rio das Pedras. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
SILVA, C. C. ; ROCHA, J. G. ; LEMOS, F. C. ; COSTA, D. M. . De Candaces a Escravas: breves reflexões acerca da luta contra a desigualdade e violência sobre a mulher negra no Brasil. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
COSTA, D. M.; OLIVEIRA, C. N. W. ; VAZQUEZ, R. P. . A lousa digital: potencialidades e limitações do uso pedagógico em uma escola federal. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
COSTA, D. M.; PUGGIAN, C. . A lousa digital e o ensino de inglês: usos e transformações nas práticas pedagógicas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

11.
COSTA, D. M.; LOPES, J. R. . A atividade de trabalho do professor de inglês no Programa Rio Criança Global. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

12.
COSTA, D. M.; LEMOS, F. C. ; RANGEL, P. L. N. . Ensino de inglês na favela: uma proposta para promoção da cidadania. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

13.
JERONIMO SOBRINHO, P. ; COSTA, D. M. . O discurso publicitário e a comercialização da língua inglesa: estratégias persuasivas na publicidade de escolas de idiomas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

14.
COSTA, D. M.; LOPES, J. R. . Professores de inglês e o uso de novas tecnologias: formação colaborativa na atividade de trabalho. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

15.
CONCEICAO, A. C. P. ; NASCIMENTO, J. B. R. ; LOPES, J. R. ; COSTA, D. M. . Problematizando o corpo na escola: reflexões sobre a obesidade infantil. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

16.
COSTA, D. M.; LOPES, J. R. ; FELIX, I. P. F. . Tensões na atividade de trabalho de professores de inglês em escolas públicas e cursos livres de idiomas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

17.
COSTA, D. M.; LOPES, J. R. . A perspectiva docente quanto ao uso do whatsapp como ferramenta adicional ao ensino de inglês: um experimento em um curso livre de idiomas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
COSTA, D. M.; LOPES, J. R. . Ensino de língua inglesa no primeiro segmento do ensino fundamental I: dialogando com desafios e tecendo perspectivas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

19.
LEMOS, F. C. ; COSTA, D. M. ; RANGEL, P. L. N. . Projeto Semeando a vida: uma proposta de educação ambiental e sanitária nas favelas do Rio de Janeiro. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

20.
COSTA, D. M.; PUGGIAN, C. ; VILACA, M. L. C. . Ação docente de professores de inglês: uso pedagógico da lousa digital. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

21.
COSTA, D. M.; LOPES, J. R. . Narrativas Autobiográficas de Professores de inglês do ensino fundamental I: mudanças nas crenças, valores e atitudes. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

22.
COSTA, D. M.; PUGGIAN, C. ; VILACA, M. L. C. . A lousa digital e o ensino de inglês: docentes e práticas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
PUGGIAN, C. ; COSTA, D. M. . O desafio da formação do professor de inglês para uso de novas tecnologias. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

24.
COSTA, D. M.; PUGGIAN, C. . A teoria das Inteligências Múltiplas aplicada ao uso da lousa digital no ensino de inglês. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

25.
COSTA, D. M.. A Cultura Africana e o Ambiente Escolar. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

26.
COSTA, D. M.. A lousa digital como instrumento de ruptura das barreiras físicas da sala de aula. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

27.
COSTA, D. M.; PUGGIAN, C. ; VILACA, M. L. C. . A lousa digital como instrumento de ruptura das barreiras físicas da sala de aula. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

28.
COSTA, D. M.; PUGGIAN, C. ; VILACA, M. L. C. . O desafio da formação do professor de inglês para uso de novas tecnologias. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Demais tipos de produção técnica
1.
COSTA, D. M.; OLIVEIRA, C. N. W. . Rotinas e práticas em hospedagem. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
COSTA, D. M.; OLIVEIRA, C. N. W. . Let's learn English and have fun!. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
COSTA, D. M.; OLIVEIRA, C. N. W. . English for the hospitality industry. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
OLIVEIRA, C. N. W. ; COSTA, D. M. . Let's learn English!. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
COSTA, D. M.. Ensino Criativo de Inglês. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
COSTA, D. M.. Prevenção de acidentes do trabalho. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Qualificações de Mestrado
1.
LOPES, J. R.; COSTA, D. M.; LEMOS, A. P. S.; VILACA, M. L. C.. Participação em banca de Alexandra de Oliveira Lima. As tecnologias na formação docente: uma contribuição no mundo contemporâneo. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Humanidades, Culturas e Artes) - Universidade do Grande Rio.

2.
SILVA, S. B.; LOPES, J. C.; COSTA, D. M.. Participação em banca de Marcos Antonio Alves dos Santos. Contribuições do Google Tradutor para leitura de textos acadêmicos em inglês na área de zootecnia. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
NOVIKOFF, C; COSTA, D. M.. Participação em banca de Thais Teixeira Crus.Administração escolar de qualidade: qualidade educacional no Brasil. 2013 - Universidade do Grande Rio.

2.
NOVIKOFF, C; COSTA, D. M.. Participação em banca de Dalline Rodrigues Sevirino.Interação família e escola: a importância da família no cotidiano escolar. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Grande Rio.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
COSTA, D. M.; VAZQUEZ, R. P.; CASTRO, F. T.. Processo Seletivo Simplificado para Professor Substituto CTUR/UFRRJ. 2018. Colégio Técnico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

2.
VAZQUEZ, R. P.; OLIVEIRA, C. N. W.; COSTA, D. M.. Processo Seletivo Simplificado para Professor Substituto CTUR/UFRRJ. 2017. Colégio Técnico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Congresso Internacional de Educação do Campo. As escolas do campo e o advento das novas tecnologias: um breve relato sobre as escolas campesinas. 2018. (Congresso).

2.
I SELEIA. 2018. (Seminário).

3.
Jornada Anglo Americana.Atividade de trabalho e invenções de si: histórias de vida de professoras de inglês do Programa Rio Criança Global. 2018. (Seminário).

4.
VII Encontro Nacional das Licenciaturas.A Teoria das Inteligências Múltiplas e o uso da lousa digital. 2018. (Encontro).

5.
X ENPLIRJ & I ENAPLINRJ.O papel do ensino de línguas em um curso técnico em Hospedagem em contexto rural. 2018. (Encontro).

6.
X Semana Acadêmica. 2018. (Outra).

7.
X Semana Acadêmica do Colégio Técnico da Universidade Rural.Docentes e memórias: a atividade de trabalho no CTUR. 2018. (Outra).

8.
X Semana Acadêmica do Colégio Técnico da Universidade Rural.Roda de conversas Diversidades. 2018. (Outra).

9.
Gêneros e sexualidades na escola -porque direitos são para tod@s!. 2017. (Outra).

10.
IX -Seminário de Línguas Estrangeiras. 2017. (Seminário).

11.
Reforma do ensino médio e BNCC: uma ameaça à educação?. 2017. (Outra).

12.
VI CONINTER. 2017. (Congresso).

13.
VII Seminário de Justiça Ambiental, Igualdade Racial e Educação. 2017. (Seminário).

14.
XIV Congresso Científico Brasileiro da FIEP. 2017. (Congresso).

15.
XIV Congresso Científico Latino-americano. 2017. (Congresso).

16.
1º Seminário IMAGEMNO: Memória, Conflito e trauma. 2016. (Seminário).

17.
Congresso Internacional de Educação Física - FIEP. 2016. (Congresso).

18.
II Congresso Internacional de linguística e filologia. 2016. (Congresso).

19.
IV Vozes da Linguística Aplicada. 2016. (Seminário).

20.
SINEFIL. 2016. (Simpósio).

21.
XX Congresso Nacional de Linguística e Filosofia. 2016. (Congresso).

22.
CIFEFIL. 2015. (Congresso).

23.
I Colóquio Interdisciplinar Discente. 2015. (Outra).

24.
III SERPRO. 2015. (Seminário).

25.
I Simpósio Internacional Interdisciplinaridade em Debate: "mobilidade, Pobreza e Violência em África e na América Latina - Cinema e Cultura". 2015. (Simpósio).

26.
IV CONINTER. 2015. (Congresso).

27.
SEFELI. 2015. (Seminário).

28.
V Seminário de Justiça Ambiental Igualdade Racial e Educação. 2015. (Seminário).

29.
XI SIAT. 2015. (Seminário).

30.
III Vozes da Linguística Aplicada. 2014. (Seminário).

31.
Cambridge Day. 2013. (Encontro).

32.
CIFEFIL. 2013. (Congresso).

33.
II CONINTER. 2013. (Congresso).

34.
II Seminário Vozes da Linguística Aplicada. 2013. (Seminário).

35.
IV Seminário Analítico de Temas Interdisciplinares - "História Oral".. 2013. (Seminário).

36.
Seminário de iniciação científica e tecnológica (SINCTEC). 2013. (Seminário).

37.
Seminário Internacional Conhecimentos Compartilhados: Tradição e Modernidade.. 2013. (Seminário).

38.
SEPEX. 2013. (Seminário).

39.
Teaching Young Learners - Creativity and Communication through Story and Drama. 2013. (Oficina).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
COSTA, D. M.. 1º EPLATEC ? Encontro de Professores de Línguas Adicionais de Instituições Tecnológicas Federais. 2017. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Iniciação científica
1.
Milena Chaves. Novas mídias e o ensino de inglês: a utilização do facebook como ferramenta pedagógica. 2017. Iniciação Científica - Colégio Técnico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Orientador: Dilermando Moraes Costa.

2.
Aline Vilete. Rastros e reflexos: o impacto do ensino do ctur no percurso profissional dos egressos. 2017. Iniciação Científica - Colégio Técnico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Orientador: Dilermando Moraes Costa.



Educação e Popularização de C & T



Cursos de curta duração ministrados
1.
COSTA, D. M.. Ensino Criativo de Inglês. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 13/12/2018 às 18:57:23