Luca Tateo

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3146775086456660
  • Última atualização do currículo em 09/12/2018


Luca Tateo é professor associado em Epistemologia e História da Psicologia Cultural no Centro de Psicologia Cultural da Universidade de Aalborg. Doutorado em Psicologia da Comunicação: processos cognitivos, emocionais e linguísticos, Universidade de Bari (Itália) - 2005. Seu interesse de pesquisa é o estudo da imaginação como função psicológica superior e fenômenos religiosos, a psicologia social da extrema direita, a epistemologia e história da ciência psicológica, a fim de refletir sobre as tendências futuras da pesquisa psicológica e questões metodológicas relacionadas. Ele é o organizador da escola internacional "The method of imagination". Ele é editor-chefe da rvista "HUman Arenas" pela Springer, e da série de livros "Innovations in Qualitative research" (InfoAge Publishing, EUA) e assessor editorial da revista "Qwerty - Open e Interdisciplinar Jornal de Tecnologia, Cultura e Educação". (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Luca Tateo
Nome em citações bibliográficas
TATEO, L.;TATEO, LUCA

Endereço


Endereço Profissional
Aalborg University, Department of Communication and Psychology, Centre for Cultural Psychology.
Room 4.225, Kroghstræde 3
snc
9220 - Aalborg, - Dinamarca
Telefone: (0045) 9940
Ramal: 3181
URL da Homepage: www.aau.dk


Formação acadêmica/titulação


2000 - 2005
Doutorado.
Università degli studi di Bari, UDBA, Itália.
Título: The communication strategies of extreme right groups via Internet, Ano de obtenção: 2005.
Orientador: Giuseppe Mininni.
Grande área: Ciências Humanas


Pós-doutorado


2011 - 2012
Pós-Doutorado.
Universidade de Lisboa, UL, Portugal.
Grande área: Ciências Humanas


Formação Complementar


2011 - 2011
Psicopedagogía Clínica de la Infancia y la Adolescencia.
Instituto de Altos Estudios Universitarios, IAEU, Espanha.


Atuação Profissional



Aalborg University, AAU, Dinamarca.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Associate professor

Atividades

2015 - Atual
Direção e administração, Department of Communication and Psychology, .

Cargo ou função
member of Psychology studyboard.
2014 - Atual
Ensino, Communication and media, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
culture and values
2013 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Department of Communication and Psychology, .

2013 - Atual
Ensino, Psychology, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Educational psychology
Cultural psychology
Optional course: Imagination in psychology
Optional course: refugee lives and narratives

Università degli Studi di Salerno, UniSa, Itália.
Vínculo institucional

2006 - 2013
Vínculo: research assistant, Enquadramento Funcional: temporary contract
Outras informações
Research Fellow, Dept. of Human, Philosophic and Education Sciences, University of Salerno (Italy), Since Oct. 2011 ? Developing on-line counseling service on a the project ?Education and counseling to prevent child sexual abuse? ? Project - ?SimAula ? Tomorrow?s Teachers Training?. Research Fellow, Coordinator of e-learning for the Political Science Faculty and Researcher for the Observatory on Education, Training and Employment, Dept. of Economy, Institutions and Society, University of Sassari, 15 Jan 2009 to 14 Jan 2011 Research Fellow, Dept. of Education Sciences, University of Salerno, Jan. 2006 - Dec 2008 Working on the following EU funded research projects: ? Coordinator of junior research team in the project ?LEAD Technology enhanced learning and problem solving discussions: Network learning environments in the classroom? ? Research and trainer in the project Re-N.E.T. ?Revitalizing networks and new emphasis in transfer: preventing and facing early school leaving by sharing solutions and tools? ? Researcher in the project ?ELeGi - European Learning GRID Infrastructure?), VI FP, Consortium on Methods and Systems for Learning and Knowledge? ? Researcher in the project ?Enhancing SCience Appeal in Learning through Argumentative inTEraction (ESCALATE)? Research fellow, in University funded research projects, Dept. of Education Sciences, University of Salerno. ? Project title: Social inequalities and access to technologies, Coordinator Antonio Iannaccone, Year 2007 ? Project title: Educational technologies and social inequalities: contribution of psychology, Coordinator Antonio Iannaccone, Year 2008 ? Project title: School assessment as negotiation space: a school-family meetings analysis, Coordinator Giuseppina Marsico, Year 2009 Teaching Experience Lecturer: ? Academic year 2012/2013: Lecturer of Psychology of Education and Social Psychology, Faculty of Education Sciences, University of Salerno; ? Academic year 2011/2012: Lecturer of


Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: professor visitante, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Programma Pos Ensino, filosofia e história das ciências

Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: colaborador estrangeiro, Enquadramento Funcional: colaborador estrangeiro, Carga horária: 0
Outras informações
colaborador estrangeiro do grupo de pesquisa Mente, Realidade, Conhecimento: Grupo de Investigações Filosóficas


Sidney University, SU, Austrália.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Visitor Professor, Enquadramento Funcional: Professor Associato Onorario
Outras informações
Honorary Associate in School of Psychology within the Faculty of Science


Instituto Federal da Bahia, IFBA, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: colaborador estrangeiro grupo, Enquadramento Funcional: colaborador estrangeiro, Carga horária: 0
Outras informações
colaborador estrangeiro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ciência, Tecnologia e Sociedade


Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC Campinas, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: colaborador estrangeiro, Enquadramento Funcional: colaborador estrangeiro, Carga horária: 0
Outras informações
colaborador estrangeiro do grupo de pesquisa Processos de Constituição do Sujeito em práticas educativas



Linhas de pesquisa


1.
Epistemology and history of psychology

Objetivo: This research line si composed by different sub-projects: 1) Aesthetics in the History of European Psychology: How to Play an Old Melody in a New Song 2) Epistemology in psychological science, the heritage of Giambattista Vico and the cultural psychology.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.
Palavras-chave: epistemology; history of ideas; cultural psychology; cultural studies.
2.
Imaginative processes

Objetivo: This line is studying imagination as a higher mental function. It includes the International school "The method of imagination" and the book series "Innovations in qualitative research"..
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.
Palavras-chave: imagination; cultural psychology; future-oriented processes.
3.
Affective logic

Objetivo: The project works in the intersection between personal experience of grief and its cultural history (Valsiner, 2014). The process of grief comprises a certain relation with the world, which in cultural psychological terms is referred to as ?affective logic? (Ciompi, 1997, Lennon, 2010). Through rituals and practices, cultural contexts invite people into certain affective contexts while simultaneously inhibiting others. The individual path through these affective contexts is rich on ambivalence, and on the one side being particular while on the other side drawing on general cultural repertoires on ways of thinking, feeling and taking acting in the form of discourses on grief as well as typical narrative scripts on the course of grief. These repertoires are normative and indicate culturally accepted ways one ?should? grieve and express grief. But from which ?affective logic? is the normativity of grief organized? The objective of this project is to answer that question. In the first phase by developing a qualitative research method to detect the affective logic. The method will be tested on approximately 100 students. In the second phase, the method will be utilized on two groups of adolescents of whom they respectively imply both normal and problematic reactions from grief based on valid diagnostic criteria. The second phase will comprise repeating in-depth interviews (in collaboration with a research assistant) with 6-10 participants with regard to obtaining an in-depth understanding of the affective logic..
Grande área: Ciências Humanas
Palavras-chave: affective logic; affective semiosis; future-oriented processes; cultural psychology.
4.
Cultural psychology of education

Objetivo: The are is developing a set of studies about educational context and Self. The studies are aimed at understanding the discourse about being student, about problem-based learning, about academic stress, pressure, academic life and values using the theoretical framework of cultural psychology..
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Palavras-chave: cultural psychology; education.
5.
Administration of fear

Objetivo: The project title is ?The administration of fear: using art to study psycho-social phenomena? and will be developed in collaboration with the Department of Psychology at the New School for Social Research (NSSR) and with the Rubin Museum of Art in New York to investigate the processes of collective management of fear and the related socio-psychological phenomena from different cultural perspectives..
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.
Palavras-chave: affective logic;; semiosis;; cultural psychology;; fear.


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Cultures of Gries
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2016 - Atual
INTERNATIONAL WINTER SCHOOL "THE METHOD OF IMAGINATION"
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2016 - Atual
Aesthetics in the History of European Psychology: How to Play an Old Melody in a New Song
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2015 - 2016
SOME PHILOSOPHICAL LINKS TO CULTURAL PSYCHOLOGY
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2013 - 2015
EPICS: Epistemology in psychological science, the heritage of Giambattista Vico and the cultural psychology
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Membro de corpo editorial


2018 - Atual
Periódico: Estudos de Psicologia (Campinas)
2018 - Atual
Periódico: Human Arenas
2008 - Atual
Periódico: INTERACCOES


Revisor de projeto de fomento


2014 - Atual
Agência de fomento: Russian Scienze Foundnation
2010 - 2011
Agência de fomento: Ministry of Education and Science
2006 - Atual
Agência de fomento: MINISTRY OF EDUCATION AND SCIENCE OF THE RUSSIAN FEDERATION


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: Psicologia Educacional.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Fundamentos e Medidas da Psicologia/Especialidade: História, Teorias e Sistemas em Psicologia.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Epistemologia.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Dinamarquês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

SCOPUS
Total de trabalhos:24
Total de citações:124
tateo l  Data: 20/05/2018

Outras
Total de trabalhos:97
Total de citações:467
https://scholar.google.it/citations?user=q3AO77wAAAAJ&hl=it  Data: 20/05/2018

Artigos completos publicados em periódicos

1.
TATEO, LUCA2018TATEO, LUCA. Education as -Dilemmatic Field-. Integrative Psychological and Behavioral Science, v. 2018, p. 1-13, 2018.

2.
TATEO, LUCA2018TATEO, LUCA; ESPAÑOL, ALICIA ; KULLASEPP, KATRIN ; MARSICO, GIUSEPPINA ; PALANG, HANNES . Five Gazes on the Border: a Collective Auto-Ethnographic Writing. Human Arenas, v. 1, p. 1-21, 2018.

3.
TATEO, LUCA2018TATEO, LUCA; MARSICO, GIUSEPPINA . The Synthetic and Syncretic Nature of Human Culture. Human Arenas, v. 1, p. 1-8, 2018.

4.
TATEO, LUCA2018TATEO, LUCA. The cultures of grief: The practice of post-mortem photography and iconic internalized voices. Human Affairs, v. 28, p. 471-482, 2018.

5.
TATEO, LUCA2018TATEO, LUCA. -Atmos-fear-: A psycho-semiotic analysis of messages in New York everyday life. SEMIOTICA (ONLINE), v. 1, p. 1, 2018.

6.
ESPAÑOL, ALICIA2018ESPAÑOL, ALICIA ; MARSICO, GIUSEPPINA ; TATEO, LUCA . Maintaining borders: From border guards to diplomats. Human Affairs, v. 28, p. 443-460, 2018.

7.
TATEO, LUCA2017 TATEO, LUCA. Poetic destroyers. Vico, Emerson and the aesthetic dimension of experiencing. Culture & Psychology, v. online, p. 1354067X1770127, 2017.

8.
BENDASSOLLI, PEDRO F2017BENDASSOLLI, PEDRO F ; TATEO, LUCA . The meaning of work and cultural psychology: Ideas for new directions. CULTURE & PSYCHOLOGY, v. 2018, p. 1354067X1772936, 2017.

9.
TANGGAARD, LENE2017TANGGAARD, LENE ; TATEO, LUCA . Unity of the real and the non-real: Imagination in action and talk. Nordic Psychology, v. 70, p. 85-94, 2017.

10.
MARSICO, GIUSEPPINA2017MARSICO, GIUSEPPINA ; TATEO, LUCA . Borders, Tensegrity and Development in Dialogue. Integrative Psychological and Behavioral Science, v. 51, p. 536-556, 2017.

11.
TATEO, LUCA2017TATEO, LUCA. Dialogical Psychology. PsycCRITIQUES, v. 62, p. 1, 2017.

12.
TATEO, LUCA2016TATEO, LUCA. The psychological imagination. Psicologia USP (Online), v. 27, p. 229-233, 2016.

13.
TATEO, L.2016TATEO, L.. Toward a cogenetic cultural psychology. Culture & Psychology, v. 22, p. 433-447, 2016.

14.
MALANDRINO, DELFINA2015MALANDRINO, DELFINA ; MANNO, ILARIA ; PALMIERI, GIUSEPPINA ; SCARANO, VITTORIO ; TATEO, LUCA ; CASOLA, DANIELE ; FERRANTE, IVAN ; FORESTA, FRANCESCO . A Tailorable Infrastructure to Enhance Mobile Seamless Learning. IEEE Transactions on Learning Technologies, v. 8, p. 18-30, 2015.

15.
TATEO, L.2015TATEO, L.. Giambattista Vico and the principles of cultural psychology: A programmatic retrospective. History of the Human Sciences, v. 28, p. 44-65, 2015.

16.
TATEO, L.2015TATEO, L.. Giambattista Vico and the psychological imagination. Culture & Psychology, v. 21, p. 145-161, 2015.

17.
TATEO, LUCA2015TATEO, LUCA. Gulliver?s Eggs: Why Methods are not an Issue of Qualitative Research in Cultural Psychology. Integrative Psychological & Behavioral Science, v. 49, p. 187-201, 2015.

18.
TATEO, LUCA2015TATEO, LUCA. Just an Illusion? Imagination as Higher Mental Function. Journal of Psychology & Psychotherapy, v. 05, p. 96, 2015.

19.
TATEO, LUCA2015TATEO, LUCA; VALSINER, JAAN . Time breath of psychological theories: A meta-theoretical focus.. Review of General Psychology, v. 19, p. 357-364, 2015.

20.
TATEO, LUCA2014TATEO, LUCA. Science at the Supermarket: Multiplication, Personalization and Consumption of Science in Everyday Life. Integrative Psychological & Behavioral Science, v. 48, p. 161-175, 2014.

21.
TATEO, LUCA2014TATEO, LUCA. The Dialogical Dance: Self, Identity Construction, Positioning and Embodiment in Tango Dancers. Integrative Psychological & Behavioral Science, v. 48, p. 299-321, 2014.

22.
TATEO, L.2013TATEO, L.. Generalization as creative and reflective act: Revisiting Lewin's conflict between Aristotelian and Galileian modes of thought in psychology. Theory & Psychology, v. 23, p. 518-536, 2013.

23.
TATEO, L.;TATEO, LUCA2013TATEO, L.; MARSICO, G. . THE SELF AS TENSION OF WHOLENESS AND EMPTINESS. Interaccoes, v. 9, p. 1-19, 2013.

24.
Tateo, Luca2012Tateo, Luca ; Iannaccone, Antonio ; TATEO, L. . Social Representations, Individual and Collective Mind: A Study of Wundt, Cattaneo and Moscovici. Integrative Psychological & Behavioral Science, v. 46, p. 57-69, 2012.

25.
TATEO, LUCA2012TATEO, LUCA. What do you mean by 'teacher'?psychological research on teacher professional identity. Psicologia & Sociedade (Online), v. 24, p. 344-353, 2012.

26.
Tateo, Luca2010Tateo, Luca ; Adinolfi, Paola ; TATEO, L. . Integrating Educational and ICT Innovations. International Journal of Digital Literacy and Digital Competence, v. 1, p. 16-29, 2010.

27.
Tateo, Luca2009Tateo, Luca ; TATEO, L. . The Possibility of Perfect Intersubjectivity. Mind, Culture and Activity, v. 16, p. 198-200, 2009.

28.
Tateo, Luca2008Tateo, Luca ; TATEO, L. . The "fascist" discourse in computer mediated communication: the "dual strategy" model of the Italian Extreme Right. Psicologia e Sociedade (Impresso), v. 20, p. 287-296, 2008.

29.
Tateo, Luca2005Tateo, Luca ; TATEO, L. . The Italian Extreme Right On-line Network: An Exploratory Study Using an Integrated Social Network Analysis and Content Analysis Approach. Journal of Computer-Mediated Communication, v. 10, p. 00-00, 2005.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
TATEO, LUCA. An Old Melody in a New Song. Aesthetics and the Art of Psychology. 1. ed. Cham: Springer International Publishing, 2018. v. 1. 241p .

2.
MARSICO, G. (Org.) ; TATEO, LUCA (Org.) . The Emergence of Self in Educational Contexts Theoretical and Empirical Explorations. 1. ed. Cham: Springer International Publishing, 2018. v. 1. 258p .

3.
TATEO, LUCA. Educational Dilemmas: A Cultural Psychological Perspective. 1. ed. London: Routledge, 2018. v. 1. 232p .

4.
TATEO, L.. Giambattista Vico and the New Psychological Science. 1. ed. Transaction Publishers, 2016.

5.
TATEO, L.; Iannaccone, Antonio ; STORTI, G. . Decisa-mente: teorie, processi, contesti di decision making. 1. ed. roma: aracne, 2012.

Capítulos de livros publicados
1.
TATEO, LUCA. Ideology of Success and the Dilemma of Education Today. Theory and History in the Human and Social Sciences. 1ed.: Springer International Publishing, 2018, v. , p. 157-164.

2.
TATEO, LUCA. Tensegrity as existential condition: the inherent ambivalence of development. In: Isabelle Albert, Emily Abbey, Jaan Valsiner. (Org.). Trans-Generational Family Relations Investigating Ambivalence. 1ed.Charlotte: Information Age Publishing, 2018, v. , p. 3-20.

3.
TATEO, LUCA. Imaginative processes and the making of collective realities in national allegories. In: Alberto Rosa, Jaan Valsiner. (Org.). The Cambridge Handbook of Sociocultural Psychology. 2ed.Cambridge: Cambridge University Press, 2018, v. , p. 398-423.

4.
TATEO, LUCA. Nature unveiling herself before science: The relationship between mind and culture in the perspective of Giambattista Vico. In: Gordana Jovanović, Lars Allolio-Näcke, Carl Ratner. (Org.). The Challenges of Cultural Psychology Historical Legacies and Future Responsibilities. 1ed.London: Routeldge, 2018, v. , p. 79-94.

5.
JOVANOVIĆ ; TATEO, LUCA ; Csaba Pléh ; WOODWARD, W. R. . Thinking with cultural psychology about the future. In: Gordana Jovanović, Lars Allolio-Näcke, Carl Ratner. (Org.). The Challenges of Cultural Psychology Historical Legacies and Future Responsibilities. 1ed.London: Routledge, 2018, v. , p. 441-448.

6.
TATEO, L.. Use your Imagination: The History of a Higher Mental Function. In: Brady Wagoner; Ignacio Bresco de Luna;Sarah H. Awad. (Org.). The Psychology of Imagination: History, Theory and New Research Horizons. 1ed.Charlotte, NC: Information Age Publishing, incorporated, 2017, v. , p. 47-66.

7.
MARSICO, G. ; PICIONE, R. L. ; TATEO, LUCA . Presentazione dell?edizione italiana. Psicologia culturale: nuova scienza dell?essere umano. In: Pina Marsico;Raffaele De Luca Picione; Luca Tateo. (Org.). Mente e cultura: la psicologia come scienza dell?uomo. 1ed.Roma: Carocci, 2017, v. , p. 15-20.

8.
TATEO, LUCA. What Imagination Can Teach Us About Higher Mental Functions. Psychology as the Science of Human Being. 1ed.: Springer International Publishing, 2016, v. 13, p. 149-164.

9.
TATEO, LUCA. Fear. In: vlad glaveanu; lene Tanggaard Pedersen; Charlotte Wegener. (Org.). Creativity A New Vocabulary. 1ed.London: Palgrave Macmillan UK, 2016, v. , p. 43-51.

10.
TATEO, L.. Représentations sociales et nouvelles technologies. In: G. Lo Monaco;S. Delouvée; P. Rateau. (Org.). Les représentations sociales: théories, méthodes et applications. 1ed.: De Boeck, 2016, v. , p. 399-408.

11.
TATEO, L.. Towards a new (psychological) science. In: Tateo, L.. (Org.). Giambattista Vico and the New Psychological Science. 1ed.: Transaction Publishers, 2016, v. , p. 205-218.

12.
TATEO, L.. Why social sciences need Vico. In: Tateo, L.. (Org.). Giambattista Vico and the New Psychological Science. 1ed.: Transaction Publishers, 2016, v. , p. 11-14.

13.
TATEO, LUCA. Let’s Frankly Play: Ambivalence, Dilemmas and Imagination. Cultural Psychology of Education. 1ed.: Springer International Publishing, 2015, v. , p. 55-64.

14.
TATEO, L.; MARSICO, G. . Navigating the unknown river of development. In: James Cresswell; Andrés Haye; Antonia Larraín. (Org.). Dialogue and Debate in the Making of Theoretical Psychology - ISTP 2013. 1ed.: captus press, 2015, v. , p. 30-39.

15.
TATEO, L.. Temporality and Generalization in Psychology: Time as Context. In: Livia Mathias Simão; Paulo Danilo Silva Guimarães; Jaan Valsiner. (Org.). Temporality Culture in the Flow of Human Experience. 1ed.Chapell Hill: Information Age, 2015, v. , p. 463-.

16.
TATEO, LUCA. The Providence of Associated Minds: Agency in the Thought of Giambattista Vico and the Origins of Social and Cultural Psychology. Constraints of Agency. 1ed.: Springer International Publishing, 2015, v. , p. 31-43.

17.
TATEO, LUCA. Continuity and Discontinuity of the Educational Context: Early Leavers’ in-Between Life Stories. Cultural Psychology of Education. 1ed.: Springer International Publishing, 2015, v. , p. 29-52.

18.
TATEO, LUCA. Beyond the Self and the Environment: The Psychological Horizon. The Catalyzing Mind. 1ed.: Springer New York, 2014, v. , p. 223-237.

19.
TATEO, L.. Differently inside: political psychology and lay thinking. In: Thalia Magioglou. (Org.). Culture and Political Psychology : a societal perspective. 1ed.: , 2014, v. , p. 8-.

20.
TATEO, L.; MARSICO, G. . Open Complementarity in Cultural Psychology. In: Brady Wagoner; Nandita Chaudhary; Pernille Hviid. (Org.). Cultural Psychology and Its Future Complementarity in a New Key. 1ed.: , 2014, v. , p. 77-.

21.
Iannaccone, Antonio ; MARSICO, G. ; TATEO, L. . Educational Self: A fruitful idea?. In: M. B. Ligorio; M. Cesar. (Org.). The Interplays Between Dialogical Learning and Dialogical Self. 1ed.: information age, 2013, v. , p. 219-252.

22.
TATEO, L.; MARSICO, G. ; MOLLO, M. ; AMMATURO, G. ; Iannaccone, Antonio . Group decision making emerging from the course of action. A situated perspective on face to face computer supported collaborative problem solving in the classroom.. In: L. Tateo; A. Iannaccone; G. Smorti. (Org.). Decisa-mente: teorie, processi, contesti di decision making. 1ed.roma: aracne, 2013, v. , p. 149-.

Apresentações de Trabalho
1.
TATEO, LUCA. PROCESSOS IMAGINATIVOS E DESENVOLVIMENTO EM CONTEXTOS EDUCATIVOS. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
TATEO, LUCA. Psicologia Cultural e epistemologias pluralistas. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
TATEO, LUCA. IMAGINAÇÃO COMO FORMA DE CONHECIMENTO: A PROPOSTA DA PSICOLOGIA CULTURAL. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
TATEO, LUCA. Ethics, Cogenetic Logic, and the Foundation of Meaning, Luca Tateo 2018 (Artigo em Social Epistemology Review and Reply Collective).

2.
MARSICO, G. ; PICIONE, R. L. ; TATEO, L. . Mente e cultura: la psicologia come scienza dell?uomo. Roma: Carocci, 2017. (Tradução/Livro).

3.
TATEO, L.. La psicoanalisi, la sua immagine il suo pubblico. MIlano: Unicopli, 2011. (Tradução/Livro).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
TATEO, L.; mariena ristum; Maria Virgínia Machado Dazzani. Participação em banca de ELISEU DE OLIVEIRA CUNHA. DINÂMICAS SEMIÓTICAS REGULADORAS NAS TRAJETÓRIAS DE ENVOLVIMENTO COM O CRIME DE JOVENS PRIVADOS DE LIBERDADE. 2018. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal da Bahia.

2.
TATEO, L.. Participação em banca de TACIANA FEITOSA DE MELO. PROCESSOS IMAGINATIVOS DE ESTAGIÁRIA SOBRE A EXPERIÊNCIA DE INTERVENÇÃO EM PSICOLOGIA CLÍNICA. 2018. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco.

3.
TATEO, L.. Participação em banca de Douglas Roberto Kawaguchi. Todo o mundo é humano? A relação entre humanidade e animalidade nas narrativas míticas de duas culturas. 2017. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade de São Paulo.

Qualificações de Doutorado
1.
TATEO, LUCA. Participação em banca de MAURA ASSAD PIMENTA NEVES. A ARTE MOBILIZANDO A IMAGINAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO DO ADOLESCENTE: ENFRENTANDO A VULNERABILIDADE NO ENSINO MÉDIO PÚBLICO. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

2.
TATEO, LUCA. Participação em banca de DAVID BORGES FLORSHEIM. Psicologia sociocultural e psicopatologia ? diálogos metodológicos e epistemológicos. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia (Psicologia Experimental)) - Universidade de São Paulo.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II WORKSHOP EDUCAÇÃO INTERCULTURAL: entre as ciências e as vivências.WORKSHOP EDUCAÇÃO INTERCULTURAL:. 2018. (Oficina).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Daiane Menezes Damacena. Relações epistemologias e filosóficas: Aproximações e distanciamentos da abordagem CTS no âmbito nacional e internacional.. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) - Universidade Federal da Bahia. (Orientador).



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
TATEO, LUCA2017 TATEO, LUCA. Poetic destroyers. Vico, Emerson and the aesthetic dimension of experiencing. Culture & Psychology, v. online, p. 1354067X1770127, 2017.


Apresentações de Trabalho
1.
TATEO, LUCA. PROCESSOS IMAGINATIVOS E DESENVOLVIMENTO EM CONTEXTOS EDUCATIVOS. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
TATEO, LUCA. Psicologia Cultural e epistemologias pluralistas. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
TATEO, LUCA. IMAGINAÇÃO COMO FORMA DE CONHECIMENTO: A PROPOSTA DA PSICOLOGIA CULTURAL. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/01/2019 às 5:38:56