Cesar Rogerio Cardoso

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8998342510433094
  • Última atualização do currículo em 05/02/2015


Atualmente Aluno do Curso de Ciências - Licenciatura da UNIFESP Diadema, pesquisa na formação de Ensino de Ciências e Formação de Professores de Ciências, Professor da Rede Estadual de São Paulo,experiência e administração de empresas e atuação na organização de eventos, palestras e congressos. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Cesar Rogerio Cardoso
Nome em citações bibliográficas
CARDOSO, C. R.


Formação acadêmica/titulação


2011
Graduação em andamento em Ciências-Licenciatura.
Universidade Federal de São Paulo, Campus Diadema, UNIFESP-DIADEMA, Brasil.
2008 - 2010
Ensino Médio (2º grau).
Secretaria Estadual de Educação de São Paulo.




Formação Complementar


2011
Extensão universitária em Ciências-Licenciatura. (Carga horária: 25h).
Universidade Federal de São Paulo, Campus Diadema, UNIFESP-DIADEMA, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de São Paulo, Campus Diadema, UNIFESP-DIADEMA, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Voluntário, Carga horária: 3
Outras informações
Atuação como Professor Voluntário de Física do CUPUD-Cursinho Popular UNIFESP Diadema.



Projetos de pesquisa


2013 - Atual
A história das ciências na educação em ciências e matemática: Investigando aspectos relevantes para a formação de professores.
Descrição: Objetiva-se identificar elementos relevantes para fundamentar a prática profissional do professor para os usos da HFC como recurso didático-metodológico visando o aprendizado de conteúdos das ciências, epistemológicos e sociocientíficos. Os dados oriundos para a análise são provenientes de processos de inserção de elementos da história e filosofia das ciências (HFC) na formação de professores, associando ações desenvolvidas atualmente na sua formação inicial (graduação), continuada (programa de extensão), bem como em processos de orientação de estudantes de iniciação científica (IC), de iniciação à docência (PIBID-2012/2013) e na pós-graduação. A preparação do professor para a autonomia no desenvolvimento de estratégias envolvendo a HFC pauta-se em resultados e desdobramentos de uma pesquisa realizada anteriormente, para o doutoramento, com apoio FAPESP (2006/57181-3). A metodologia qualitativa é tomada como base teórico-metodológica para o planejamento das diferentes ações, a tomada de dados e sua análise. Desse modo, esta pesquisa analisa a integração da docência, pesquisa e extensão , fundamentando uma prática reflexiva da pesquisadora nas ações que vem sendo desenvolvidas para a formação inicial e continuada de professores, e na orientação de pesquisas. Os dados são coletados nas aulas de cursos da graduação da UNIFESP-Diadema, no projeto de extensão para professores da rede pública, na orientação de estudantes de iniciação científica e de pós-graduação...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Cesar Rogerio Cardoso - Integrante / Thaís Cyrino - Coordenador / Fernando Guilguer - Integrante / Ana Katarina - Integrante.
2011 - 2013
Projeto Zero
Descrição: Desenvolvido em parceria com o Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa-Ação sobre Comunidade Saudável do Centro Multidisciplinar para Investigação Biológica (CEMIB) da Unicamp, o Projeto Zero apresenta uma proposta de pesquisa-ação sobre Ensino de Ciências e Formação de Professores de Ciências que, partindo de uma visão multidisciplinar e integradora entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) e também entre a formação inicial e a formação continuada, busca respostas às questões da prática docente nesse início de século. Nesse sentido, o Projeto Zero se constitui como parte do Programa de Formação Continuada de Professores de Ciências e Matemática: A Prática Docente em Foco (GEFOP) desenvolvido no campus Diadema da Unifesp..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Doutorado: (4) .
Integrantes: Cesar Rogerio Cardoso - Coordenador / Flaminio de Oliveira Rangel - Integrante.
2011 - 2013
A História e Natureza da Ciência na Formação Inicial de Professores e na sala de aula
Descrição: Objetiva-se identificar elementos relavantes para a formação de professores das ciências voltados a subsidiar processos de ensino e aprendizagem, que utilizam a história e a filosofia da ciência como proposta metodológica. Tal análise contempla e fundamenta ações de docência-pesquisa e extensão, e admite a importância de se agregar aos conteúdos específicos das ciências seus aspectos metacientíficos e culturais. Objetiva-se o desenvolvimento de fundamentação teórica, também, para a elaboração de propostas metodológicas utilizando a história e a epistemologia da ciência que incluam textos e atividades didáticas em perspectiva diacrônica, em que se busca harmonizar requisitos da didática das ciências e da historiografia contemporânea...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Cesar Rogerio Cardoso - Integrante / Thaís Cyrino - Coordenador / Adriana Gails - Integrante / Fernando Guilguer - Integrante / Ana Katarina - Integrante / João Militão - Integrante.


Projetos de extensão


2014 - Atual
Abordagens culturais e sociocientíficas na sala de aula: a história e a arte no caminho para a autonomia.
Descrição: Objetiva-se analisar a formação continuada de professores da escola básica, da rede pública de ensino, para abordagens históricas, epistemológicas, sociocientíficas e culturais na sala de aula. A metodologia de trabalho pauta-se em encontros semanais entre pesquisadores das universidades, professores da escola básica, estudantes de mestrado e licenciandos em física, química e biologia para estudo e debate sobre referenciais teóricos atuais e desenvolvimento de atividades para a sala de aula...
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Cesar Rogerio Cardoso - Integrante / Thaís Cyrino - Coordenador.
2014 - Atual
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID Química
Descrição: Visando a formação do professor para lidar com inovações conceituais e metodológicas, mediante uma prática reflexiva, esse projeto agrega a realidade da sala de aula e a fundamentação teórica de pesquisas recentes em ensino de ciências. Os bolsistas trabalharão em conjunto com um professor supervisor da Rede Pública, no desenvolvimento de atividades multiabordagens, incluindo novas tecnologias, metodologias voltadas para a inserção da História das Ciências no Ensino e/ou para abordagens da Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS), favorecendo a interdisciplinaridade. Em colaboração com os participantes do subprojeto de química, as atividades serão implementadas em uma sala de aula real e esse processo será discutido e avaliado em reuniões periódicas envolvendo bolsistas, supervisores e coordenadores dos subprojetos. Propostas e resultados serão socializados e apresentados em eventos científicos e para a comunidade escolar...
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2012 - 2013
HISTÓRIA E A NATUREZA DA CIÊNCIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA
Descrição: Esta proposta objetiva a formação continuada de professores da escola básica, para lidar com a inserção de conteúdos de história, sociologia e filosofia da ciência (HFC) na sala de aula, visando benefícios para o desenvolvimento do pensamento crítico e criativo. Buscando a interdisciplinaridade entre aspectos conceituais de distintos campos do conhecimento, recursos materiais e metodologia de trabalho, será realizado um levantamento inicial dos interesses e das dificuldades que os professores encontram para a implementação efetiva da HFC em suas aulas. Quanto a fundamentação teórica, serão estudados os principais tipos de distorção da história e epistemologia da ciência presentes no ambiente escolar, e suas conseqüências na formação do estudante, fundamentando o professor para reconhecer e lidar com a pseudo-história. Para o encaminhamento metodológico, serão analisadas algumas propostas para a superação de obstáculos implementadas em ambiente escolar, inscritas em uma metodologia de trabalho previamente desenvolvida e avaliada por meio da pesquisa. A seguir, os professores selecionarão temas da história da ciência de seu interesse e desenvolverão propostas para a sala de aula, respaldados pela fundamentação teórica estudada e vivenciada. Pretende-se preparar o professor para a autonomia em sua prática reflexiva, fundamentando-o para transpor a metodologia desenvolvida para outros conteúdos da HFC. Este projeto também foi parte integrante de um Programa de Extensão do Campus de Diadema intitulado "Programa de Formação Continuada de Professores de Ciências e Matemática: a prática docente em foco", entre 12/2010 a 06/2013...
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2012 - Atual
PIBID - SUBPROJETO INSTITUCIONAL DE FÍSICA (CAPES)
Descrição: Visando a formação do professor para lidar com inovações conceituais e metodológicas, mediante uma prática reflexiva, esse projeto agrega a realidade da sala de aula e a fundamentação teórica de pesquisas recentes em ensino de ciências. Os bolsistas trabalharão em conjunto com um professor supervisor da Rede Pública, no desenvolvimento de atividades multiabordagens, incluindo novas tecnologias, metodologias voltadas para a inserção da História das Ciências no Ensino e/ou para abordagens da Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS), favorecendo a interdisciplinaridade. Em colaboração com os participantes do subprojeto de química, as atividades serão implementadas em uma sala de aula real e esse processo será discutido e avaliado em reuniões periódicas envolvendo bolsistas, supervisores e coordenadores dos subprojetos. Propostas e resultados serão socializados e apresentados em eventos científicos e para a comunidade escolar...
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Cesar Rogerio Cardoso - Integrante / Thaís Cyrino - Coordenador / Gilson fava - Integrante / Adriana Gails - Integrante / Fernando Guilguer - Integrante / Ana Katarina - Integrante / João Militão - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2013
XXVI Prêmio Pereira Barreto, Universidade Federal de São Paulo - Escola Paulista de Medicina.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
RANGEL, F. O. ; SILVA, J. A. ; FERREIRA, A. V. T. S. ; CARDOSO, C. R. . Evasão e vulnerabilidade acadêmica em um curso de formação de professores de ciências.. In: IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. - ENPEC, 2013, Águas de Lindóia. Evasão e vulnerabilidade acadêmica em um curso de formação de professores de ciências., 2013.

2.
RANGEL, F. O. ; SILVA, J. A. ; CARDOSO, C. R. ; OLIVEIRA, E. N. ; FERREIRA, A. V. T. S. . CONTROVÉRSIAS NO CONCEITO DE EVASÃO DE UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS-FÍSICA E A EXPANSÃO DO ENSINO SUPERIOR FEDERAL. In: XIV EPEF - Encontro de Pesquisa e Ensino de Física, 2012, Maresias. Controvérsias na Pesquisa e Ensino de Física, 2012. v. 01. p. 79-79.

3.
RANGEL, F. O. ; SILVA, J. A. ; CARDOSO, C. R. ; OLIVEIRA, E. N. ; FERREIRA, A. V. T. S. . Projeto Zero. In: XX - Congresso Anual de Iniciação Cientifica, 2012, São Paulo. XX Congresso de Iniciação Cientifica -Pibic, 2012. p. 397-397.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CARDOSO, C. R.; CYRINO, T. ; FAVA, G. ; GAILS, A. ; GUILGUER, F. ; KATARINA, A. ; MILITAO, J. . Projeto Apollo - PIBID Física e Química. In: Congresso Pibid-Unifesp, 2013. Projeto Apollo, 2012.

2.
CARDOSO, C. R.; CYRINO, T. ; FAVA, G. ; GAILS, A. ; GUILGUER, F. ; KATARINA, A. ; MILITAO, J. . Novo Projeto Apollo. In: Congresso Pibid-Unifesp, 2013. Novo Projeto Apollo, 2013.

Apresentações de Trabalho
1.
CARDOSO, C. R.; CYRINO, T. . LUGAR DE ONDE SE VÊ O MAR - uma proposta para o Ensino de Física.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
CARDOSO, C. R.; CYRINO, T. . 'Uma proposta para o Ensino de Física abordando a História do Brasil: Lugar de onde se vê o mar'. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
CARDOSO, C. R.; CYRINO, T. . LUGAR DE ONDE SE VÊ O MAR. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
RANGEL, F. O. ; CARDOSO, C. R. . Evasão e vulnerabilidade acadêmica em um curso de formação de professores de ciências. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
CARDOSO, C. R.; CYRINO, T. . Projeto Apollo - PIBID Física e Química. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
CYRINO, T. ; CARDOSO, C. R. . A Guerra fria e o desenvolvimento científico-tecnlógico: uma proposta para a sala de aula. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
RANGEL, F. O. ; CARDOSO, C. R. . Controvérsias no conceito de evasão de um curso de formação de professores de ciências e a expansão do ensino superior federal.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção artística/cultural
Artes Cênicas
1.
CARDOSO, C. R.. República Quase-lá. 2012. Teatral.

2.
Luciana de Faria ; CARDOSO, C. R. . O Imperador que não queria morrer. 2011. Teatral.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Feira do Livro e Leitura de Diadema. 2012. (Congresso).

2.
XIV Encontro de Pesquisa em Ensino de Física - EPEF. CONTROVÉRSIAS NO CONCEITO DE EVASÃO DE UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS-FÍSICA E A EXPANSÃO DO ENSINO SUPERIOR FEDERAL. 2012. (Congresso).

3.
XX Congresso de Iniciação Cientifica -Pibic. Projeto Zero. 2012. (Congresso).

4.
Cilco de Seminários do Grupo de Pesquisa em Ciências Atmosféricas e e Espaciaiciais. 2011. (Seminário).

5.
II Semana Científica e Cultural UNIFESP Diadema. 2011. (Congresso).

6.
Oficina de Foguetes Propelidos a Água. 2011. (Oficina).

7.
Visita ao CEMIB Centro Multidisciplinar para Investigação Biológica na Área da Ciência em Animais de Laboratório - UNICAMP. 2011. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Bruna Lima ; CARDOSO, C. R. . 1º Semana da Licenciatura em ciências e Matemática da UNIFESP Diadema. 2012. (Congresso).

2.
Luciana de Faria ; CARDOSO, C. R. . Projeto Sombras da Paz. 2011. (Exposição).



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
RANGEL, F. O. ; CARDOSO, C. R. . Controvérsias no conceito de evasão de um curso de formação de professores de ciências e a expansão do ensino superior federal.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
RANGEL, F. O. ; CARDOSO, C. R. . Evasão e vulnerabilidade acadêmica em um curso de formação de professores de ciências. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/10/2018 às 19:21:23