Indiamaris Pereira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6812782559411283
  • Última atualização do currículo em 06/12/2018


Pesquisadora de Estudos Surdos, Educação Bilíngue de Surdos, Pedagogia Surda e Cultura Surda. Professora bilíngue, fluente em Libras, do Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC atuando nos cursos: Superior de Pedagogia Bilíngue, Curso Técnico Subsequente em Tradução e Especialização em Educação Profissional e Tecnológica -EPT-;Cursando Mestrado em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação de Surdos, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, educação bilíngue, cultura, internacionalização, educação profissional e ciência. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Indiamaris Pereira
Nome em citações bibliográficas
PEREIRA, I.;Pereira, Indiamaris

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal de Santa Catarina, Instituto Federal de Santa Catarina - Câmpus Palhoça Bilíngue.
Rua João Bernadino da Rosa
Pedra Branca
88137010 - Palhoça, SC - Brasil
Telefone: (047) 33419700
URL da Homepage: www.palhoca.ifsc.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2017
Mestrado em andamento em Educação.
Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Brasil.
Título: A importância da Internacionalização do Currículo na Educação Bilíngue (LIBRAS-Portguês),Orientador: José Marcelo Luna.
Palavras-chave: Educação Bilíngue.
Grande área: Ciências Humanas
2014 - 2018
Especialização em Supervisão Educacional. (Carga Horária: 460h).
Centro Universitário Leonardo da Vinci, UNIASSELVI, Brasil.
Título: A supervisão educacional em contexto.
Orientador: Rudglai Bloiz.
2014 - 2014
Especialização em Libras - Pesquisa e Teoria. (Carga Horária: 360h).
Centro Universitário Leonardo da Vinci, UNIASSELVI, Brasil.
Título: Uma análise reflexiva sobre o letramento de educandos surdos..
Orientador: Rudglai Blois.
Bolsista do(a): Prefeitura Municipal De Itajaí, SME-ITAJAÍ, Brasil.
2009 - 2012
Graduação em Pedagogia.
Centro Universitário Leonardo da Vinci, UNIASSELVI, Brasil.
Título: O SUPERVISOR ESCOLAR E A EDUCAÇÃO INFANTIL Reflexão sobre a estrutura de Gestão nas Unidades de Educação Infantil em Itajaí.
Orientador: Elisangela Linhares.
2010 - 2011
Curso técnico/profissionalizante em Magistério com Habilitação em Séries Iniciais e Educação Infantil.
EEB Dep Nilton Kucker, EEBDNK, Brasil.




Formação Complementar


2014 - 2014
Extensão universitária em Formação Continuada para a rede Municipal de Ensino de Itajaí. (Carga horária: 8h).
Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Brasil.
2013 - 2013
Libras. (Carga horária: 24h).
Associação de Surdos de Balneario Camboriu, ASBAC, Brasil.
2013 - 2013
PROLIBRAS- Proeficiência em LIBRAS. (Carga horária: 16h).
Associação de Surdos de Balneario Camboriu, ASBAC, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em inclusão do aluno com Deficiência Visual. (Carga horária: 100h).
Atena Cursos, ATENA, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Atualização Profissional em Psicomotricidade. (Carga horária: 100h).
Atena Cursos, ATENA, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Interpretação da Língua Brasileira de Sinais. (Carga horária: 120h).
Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Libras Básico. (Carga horária: 120h).
Instituto Atual de Educação, IAE, Brasil.
2011 - 2011
Libras intermediário. (Carga horária: 20h).
centro municipal de educação especial de itajai, CEMESPI, Brasil.
2011 - 2011
Gênese e reflexões da Ética na educação. (Carga horária: 160h).
Atena Cursos, ATENA, Brasil.
2011 - 2011
Formação Continuada no Serviço de Atendimento Educacional Especializado. (Carga horária: 20h).
Gerência de Educação de Itajaí, GEREDI, Brasil.
2011 - 2011
Profissionalizzante em Gestão Escolar. (Carga horária: 160h).
Atena Cursos, ATENA, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em Programa educacional de Resistencia as Drogas - PROERD (PAIS e PROFESSORES). (Carga horária: 10h).
Primeiro batalhão da Policia Militar, 1BPM, Brasil.
2010 - 2010
Libras intermediário. (Carga horária: 30h).
Fundação de Educação Profissional e Administração Pública de Itajaí, FEAPI, Brasil.
2010 - 2010
seminário " Infância Educação e Inclusão". (Carga horária: 10h).
Centro de intervenção e Estimulação Vovó Biquinha, CIEP-VB, Brasil.
2010 - 2010
Desenvolvimento de Pessoas com deficiência Mental. (Carga horária: 40h).
Ensino Nacional, EN, Brasil.
2010 - 2010
II Encontro de saúde auditiva da Fonoaudiologia. (Carga horária: 8h).
Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Brasil.
2010 - 2010
X Encontro Itajaiense do dia do Surdo. (Carga horária: 8h).
Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Brasil.
2010 - 2010
I Congresso de políticas Públicas de Promoção da Igualdade Racial da ANFRI. (Carga horária: 16h).
secretaria de Relações Tematicas e Institucionais, SERIT, Brasil.
2010 - 2010
Libras intermediário. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2009 - 2009
Formação Continuada de Profissionais da Educação. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal de Santa Catarina, IFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


centro municipal de educação especial de itajai, CEMESPI, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: AGENTE EM ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO, Carga horária: 30


Centro Educacional Hilda Arms, CEI HA, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40


Centro de Educação Infantil Rosinha Linhares, CEI RL, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40


Secretaria Municipal de Educação de Itajaí, SME-ITAJAÍ, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2016
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Tradutor Interprete de Libras, Carga horária: 40


Escola de Educação Basica Julia Miranda, EEBJM, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Bilíngue, Carga horária: 20



Projetos de extensão


2017 - 2017
Pedagogia em Foco
Descrição: Ciclo de palestra e ações envolvendo o grupo de extensão do Curso de Pedagogia Bilíngue.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (28) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Indiamaris Pereira - Coordenador / Maria Clara Neuhs - Integrante / Beatriz ushler - Integrante.
2016 - 2017
IFSC on Play
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) .
Integrantes: Indiamaris Pereira - Coordenador / Maria Clara Neuhs - Integrante / Beatriz ushler - Integrante.
2016 - 2016
Brinquedos Ópticos
Descrição: Oficina de Brinquedos óticos ministrada durante a ação de extensão na semana de Ciência e Tecnologia;.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Indiamaris Pereira - Coordenador / Oscar Raimundo dos Santos Junior - Integrante / Daniela Almeida Moreira - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Tecnologia Educacional.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Libras
Compreende Bem, Fala Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
1PEREIRA, I.2018 PEREIRA, I.; Sehnem, Paulo Roberto . O POTENCIAL DA DISCIPLINA DE LIBRAS COMO ESTRATÉGIA DE INTERNACIONALIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR. INTERLETRAS (DOURADOS), v. 8, p. --14, 2018.

Capítulos de livros publicados
1.
Pereira, Indiamaris; Aquino, A. ; SANTOS, B. . HISTÓRIA DE VIDA E IDENTIDADE DOCENTE: A PESQUISA COMO LEGITIMAÇÃO DO LÓCUS DE ENUNCIAÇÃO DOCENTE1. In: Patricia Bieging e Raul Inácio Busarello. (Org.). Cultura, história de vida e memória: lugares de enunciação. 1ed.sao paulo: pimenta cultural, 2018, v. 1, p. 1-173.

2.
Pereira, Indiamaris; Sehnem, Paulo Roberto . Aprendizagem internacional para todos: o papel das tecnologias no processo de internacionalização do currículo. In: Patricia Bieging Correio; Alaim Neto;. (Org.). Educação, aprendizagem e tecnologias: relações pedagógicas e interdisciplinares. 1ed.São Paulo: Pimenta Cultural, 2018, v. , p. 42-63.

3.
Pereira, Indiamaris; Krieger, Caroline Fonseca Zandoná . Tecnologias na educação de surdos. In: Patricia Bieging Correio; Alaim Neto. (Org.). Educação, aprendizagem e tecnologias: relações pedagógicas e interdisciplinares. 1ed.São Paulo: Pimenta Cultural, 2018, v. , p. 167-193.

4.
Pereira, Indiamaris; Aquino, Daiane Caetano Costa de ; Sehnem, Paulo Roberto . Educação Integral para Cidadania Global Potências e Convergências com a Internacionalização do Currículo pela Perspectiva Intercultural. In: Arthur Vianna Ferreira; Marcio Bernardino Sirino; Patricia Flavia Mota. (Org.). Pedagogia social e educação integral: campos educacionais em construção no Brasil. 1ed.São Paulo: Pimenta Cultural, 2018, v. 1, p. 81-105.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PEREIRA, I.; Sehnem, Paulo Roberto ; KRIEGER. C.F.Z. . A Internacionalização do Currículo pela perspectiva Intercultural em convergência com as ideias de Geertz e Bourdieu - IBERO AMERICANO. In: III Congresso de Humanidades, Ciências e Educação: Produção e democratização do conhecimento na Ibero-América, 2018, Criciúma. Anais do III Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciências e Educação [recurso eletrônico] : Produção e democratização do conhecimento na Ibero-América. Criciúma: UNESC, 2018. v. 1. p. 120-128.

2.
PEREIRA, I.; KRIEGER. C.F.Z. . Buscando a Humanização da Educação Profissional Científica e Tecnológica pela Internacionalização do Currículo. In: III Congresso de Humanidades, Ciências e Educação: Produção e democratização do conhecimento na Ibero-América, 2018, Criciúma. Anais do III Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciências e Educação [recurso eletrônico] : Produção e democratização do conhecimento na Ibero-América. Criciúma: UNESC. p. 610-621.

3.
PEREIRA, I.. Letramento para estudantes surdos: uma análise reflexiva sobre as concepções linguísticas. In: III Congresso de Humanidades, Ciências e Educação: Produção e democratização do conhecimento na Ibero-América, 2018, Criciúma. Anais do III Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciências e Educação [recurso eletrônico] : Produção e democratização do conhecimento na Ibero-América. p. 420-430.

4.
Aquino, A. ; Pereira, Indiamaris ; SANTOS, B. . CONTRIBUIÇÕES DA HISTÓRIA DE VIDA NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE: ALGUMAS REFLEXÕES. In: I SEMINÁRIO NACIONAL DE FORMAÇÃO DOCENTE E PRÁTICAS DE ENSINO, 2018, Joaçaba. Anais do I Seminário nacional de formação docente e práticas de ensino / comissão organizadora Maria Teresa Ceron Trevisol... [et al.]. Joaçaba: unoesc, 2018. p. 468-477.

5.
PEREIRA, I.; Sehnem, Paulo Roberto . INTERNACIONALIZAÇÃO DO CURRÍCULO( IOC) NA FORMAÇÃO DE TRADUTORES INTÉRPRETES DE LIBRAS UM ESTUDO NA DISCIPLINA PRÁTICAS DE TRADUÇÃO. In: VI Congresso Nacional de Pesquisas em Tradução e Interpretação de Libras e Língua Portuguesa, 2018, Florianopolios. Anais do VI Congresso Nacional de Pesquisas em Tradução e Interpretação de Libras e Língua Portuguesa- UFSC. Florianopolis: UFSC, 2018. p. XX-XX.

6.
PEREIRA, I.; RIBEIRO, V. P. . QUAIS AS CONDIÇÕES DAS PESQUISAS SOBRE A FORMAÇÃO DE TRADUTORES/INTÉRPRETES DE LIBRAS NO BRASIL (2013-2017) ? UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA. In: VI Congresso Nacional de Pesquisas em Tradução e Interpretação de Libras e Língua Portuguesa, 2018, florianopolios. Anais do VI Congresso Nacional de Pesquisas em Tradução e Interpretação de Libras e Língua Portuguesa- UFSC. Florianopolis: UFSC, 2018.

7.
PEREIRA, I.; KRIEGER. C.F.Z. . Complementaridade e oportunidade: práticas docentes na educação de surdos mediadas pelas tecnologias da informação e comunicação (TICs). In: I SEMINÁRIO NACIONAL DE FORMAÇÃO DOCENTE E PRÁTICAS DE ENSINO, 2018, Joaçaba. Anais do I Seminário nacional de formação docente e práticas de ensino / comissão organizadora Maria Teresa Ceron Trevisol... [et al.]. Joaçaba: Unoesc, 2018. p. 679-689.

8.
PEREIRA, I.. INTERNACIONALIZAÇÃO DO CURRÍCULO PELA PERSPECTIVA INTERCULTURAL: RUMO À HUMANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA. In: XV SIMPÓSIO INTEGRADO DE PESQUISA, 2017, Joinvile. Simpósio integrado de pesquisa FURB/UNIVALI/UNIVILLE. Joinvile: FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DA REGIÃO DE JOINVILLE ?, 2017. v. 1. p. 118-132.

Apresentações de Trabalho
1.
PEREIRA, I.. Epistemologia Surda pela Perspectiva da Política da Diferença. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
PEREIRA, I.; KRIEGER. C.F.Z. . Complementaridade e oportunidade: práticas docentes na educação de surdos mediadas pelas tecnologias da informação e comunicação (TICs). 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
Aquino, A. ; PEREIRA, I. ; SANTOS, B. . REFLEXÃO ACERCA DA UTILIZAÇÃO DA HISTÓRIA DE VIDA NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
PEREIRA, I.; SEHNEM, P.R. ; KRIEGER. C.F.Z. . LETRAMENTO E EDUCAÇÃO DE SURDOS. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
PEREIRA, I.; KRIEGER. C.F.Z. . Em busca da Humanização da Educação Profissional Científica e Tecnológica pela Internacionalização do Currículo. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
PEREIRA, I.. Línguas de Sinais em foco: caminhos pelas neurociências. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
PEREIRA, I.; TSIZUKIAMA, A. . Pedagogia no medievo.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
PEREIRA, I.. Workshop de Tradução. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
PEREIRA, I.. IFSC ON PLAY - JOGOS DE TABULEIROS. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
PEREIRA, I.. INTERNACIONALIZAÇÃO PELA PERSPECTIVA INTERCULTURAL. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

11.
PEREIRA, I.; Leite Marcelo . Pedagogia em Foco: discutindo as ideias da Paideia. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
PEREIRA, I.. Letramento para estudantes surdos: uma análise reflexiva sobre as concepções linguísticas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
PEREIRA, I.; GOMES, B Adriana ; Barros, felipe Alberto ; Costa, Luis Fernando . Política de Segurança da Informação- IFSC. 2016.


Demais tipos de produção técnica
1.
PEREIRA, I.; CASALI, D. . Subjetivdade, processos grupais e educação. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático Bilingue).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
Staub.Ana Carolina de; Scopel.Marcos Araquem; PEREIRA, I.; COAN. Lisani Geni Wachholz. Participação em banca de Renata do Prado. Concepção de Ciência dos Professores de um Curso Integrado do IFSC. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Profissional e Tecnológica - EPT) - Instituto Federal de Santa Catarina.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
PEREIRA, I.; Neves, BN; CASALI, D.; GABRIELE, N.. Banca de Seleção dos Alunos da Especialização em educação de surdos. 2017. Instituto Federal de Santa Catarina.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Semana nacional de Ciência e Tecnologia.Oficina de Tradução de LIBRAS / Português. 2017. (Oficina).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PEREIRA, I.; SANTOS JUNIOR, O. R. ; LEAL, O. V. N. ; SILVA, G. C. . Semana Nacional de ciência e tecnologia. 2016. .

2.
PEREIRA, I.; CASALI, D. ; JUNG, A. P. . Formação Continuada Interna IFSC Palhoça. 2016. (Outro).

3.
PEREIRA, I.; SANTOS JUNIOR, O. R. ; MOREIRA, D. A. . Setembro azul no IFSC Câmpus Palhoça Bilìngue. 2016. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Monografias de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
GIovana Giannechinni. Formação de Professores na Rede Municipal de São José. Início: 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Profissional e Tecnológica - EPT) - Instituto Federal de Santa Catarina. (Orientador).

2.
Brenda Perotti. HUMANIZAÇÃO NO ENSINO DE QUIMICA. Início: 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Profissional e Tecnológica - EPT) - Instituto Federal de Santa Catarina. (Orientador).



Inovação



Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
PEREIRA, I.; TSIZUKIAMA, A. . Pedagogia no medievo.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
PEREIRA, I.; Leite Marcelo . Pedagogia em Foco: discutindo as ideias da Paideia. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
PEREIRA, I.; CASALI, D. . Subjetivdade, processos grupais e educação. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático Bilingue).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PEREIRA, I.; SANTOS JUNIOR, O. R. ; LEAL, O. V. N. ; SILVA, G. C. . Semana Nacional de ciência e tecnologia. 2016. .

2.
PEREIRA, I.; CASALI, D. ; JUNG, A. P. . Formação Continuada Interna IFSC Palhoça. 2016. (Outro).

3.
PEREIRA, I.; SANTOS JUNIOR, O. R. ; MOREIRA, D. A. . Setembro azul no IFSC Câmpus Palhoça Bilìngue. 2016. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/01/2019 às 24:30:44