Daiana San Martins Goulart

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2502674466938381
  • Última atualização do currículo em 22/11/2018


Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Luterana do Brasil (2010), Pós-Graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Portal Faculdades de Passo Fundo (2011), Especialização em Educação: Ênfase em Educação de Surdos pela Universidade Federal de Pelotas (2013) e mestrado em Educação pela Universidade Luterana do Brasil (2017). Atualmente é Tradutora/Intérprete da Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS na Universidade Federal de Pelotas e tutora do curso de Licenciatura em Letras Libras no Centro Universitário Leonardo da Vinci - Uniasselvi. Atuou como professora itinerante nas escolas da região de abrangência da 5ª Coordenadoria Regional de Educação, prestando apoio pedagógico na inclusão de alunos surdos e como professora de LIBRAS no curso de Licenciatura em Filosofia a distância CLFD/UAB/UFPEL.Tem experiência na área de Educação, atuando nos seguintes temas: Língua Brasileira de Sinais, Educação de Surdos e Tradução/Interpretação. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Daiana San Martins Goulart
Nome em citações bibliográficas
GOULART, D. S. M.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Pelotas - Pro Reitoria de Graduação.
Rua Gomes Carneiro
Centro
96010610 - Pelotas, RS - Brasil
Telefone: (53) 984356616
URL da Homepage: http://www.ufpel.edu.br/


Formação acadêmica/titulação


2015 - 2017
Mestrado em Educação.
Universidade Luterana do Brasil, ULBRA, Brasil.
Título: Narrativas de Si e do Ser Tradutor/Intérprete de Língua de Sinais no Ensino Superior,Ano de Obtenção: 2017.
Orientador: Iara Tatiana Bonin.
Palavras-chave: Estudos Culturais; Tradução/Interpretação; Lingua de sinais; Narrativas; Tecnologias do Eu.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tradução/Interpretação de Libras.
2014 - 2015
Especialização em Atendimento Educacional Especializado (AEE). (Carga Horária: 420h).
INSTITUTO EFICAZ, FEM_PPROV, Brasil.
Título: Atendimento Educacional Especializado para alunos Surdos:Limites e Possibilidades.
Orientador: Raquel Fregadolli Cerqueira Reis Gonçalves.
2011 - 2013
Especialização em Educação de Surdos. (Carga Horária: 408h).
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
Título: A Constituição do Tradutor/Intérprete de Libras na Política de Educação Inclusiva em Pelotas/RS: Entre conquistas e retrocessos.
Orientador: Angela Nediane dos Santos.
2010 - 2011
Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional. (Carga Horária: 600h).
Portal Faculdades, P, Brasil.
Título: Inclusão dos Surdos na Escola Regular: Subjetividades Linguisticas do sujeito surdo imerso na cultura ouvinte.
Orientador: Ana Beatriz Longo Rodrigues.
2007 - 2010
Graduação em Pedagogia.
Universidade Luterana do Brasil, ULBRA, Brasil.
Título: Alfabetização de Jovens e adultos.
Orientador: Janaina Soares Lapuente.




Formação Complementar


2018 - 2018
Extensão universitária em O Ensino da Língua Portuguesa como Segunda Língua para Surdos. (Carga horária: 80h).
Uníntese, UNÍNTESE, Brasil.
2018 - 2018
Formação Continuada: Atores Pedagógicos que atuam nos polos presenciais. (Carga horária: 7h).
Centro Universitário Leonardo da Vinci, UNIASSELVI, Brasil.
2016 - 2016
Ética, Moral e Valores Humanos na Escola. (Carga horária: 60h).
Uníntese, UNÍNTESE, Brasil.
2015 - 2015
Proficiência no Ensino da Libras.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2015 - 2015
Ferramentas Digitais: revisão e aprofundamento. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
2015 - 2015
Produção Textual. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
2014 - 2015
Extensão universitária em CURSO DE LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS. (Carga horária: 180h).
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
2014 - 2015
Extensão universitária em Atendimento Educacional Especializado em Altas Habilidades/Superdotação. (Carga horária: 180h).
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
2014 - 2015
Extensão universitária em Educação Especial e Atendimento Educacional Especializado. (Carga horária: 180h).
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
2014 - 2015
Formação de Guia-Intérprete. (Carga horária: 160h).
Grupo Brasil de Apoio ao Surdocego e ao Múltiplo Deficiente Sensorial, GRUPO BRASIL, Brasil.
2014 - 2014
Desenvolvimento Cognitivo e Aprendizagem: Piaget. (Carga horária: 40h).
Uníntese, UNÍNTESE, Brasil.
2014 - 2014
Neurociência e Educação - Estudos do Cérebro. (Carga horária: 40h).
Uníntese, UNÍNTESE, Brasil.
2014 - 2014
Novos Cenários Educacionais e as Diferenças. (Carga horária: 40h).
Uníntese, UNÍNTESE, Brasil.
2014 - 2014
Desenvolvimento Cognitivo e Aprendizagem: Vygotsky. (Carga horária: 40h).
Uníntese, UNÍNTESE, Brasil.
2014 - 2014
Moodle e Ferramentas para Tutores e Pesquisadores. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Pelotas, CEAD/UFPEL, Brasil.
2014 - 2014
Disciplina Mestrado Ed. e Relações Étnico-Raciais. (Carga horária: 45h).
Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA, Brasil.
2014 - 2014
Formação para professores de Ensino Religioso. (Carga horária: 200h).
Conselho de Ensino Religioso do Estado do Rio Grande do Sul, CONER - RS, Brasil.
2013 - 2013
Atendimento Educacional Especializado para Surdos. (Carga horária: 180h).
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
2011 - 2011
Deficiência Visual: um mundo a ser descoberto. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
2011 - 2011
Proficiência em Tradução e Interpretação de Libras.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2010 - 2010
Formação em Deficiência Visual: teoria e prática. (Carga horária: 180h).
Universidade Católica de Pelotas, UCPEL, Brasil.
2010 - 2010
Formação em Educação Especial Def. Intelectual. (Carga horária: 60h).
Centro de Apoio, Pesquisa e Tecnologias para Aprendizagem - SMED, CAPTA, Brasil.
2009 - 2009
Formação de Gestores e educadores - Ed. Inclusiva. (Carga horária: 40h).
Centro de Apoio, Pesquisa e Tecnologias para a Aprendizagem, CAPTA, Brasil.
2008 - 2009
Tradutor e Intérprete de Libras. (Carga horária: 400h).
Universidade Católica de Pelotas, UCPEL, Brasil.
2008 - 2008
Libras Avançado. (Carga horária: 80h).
Secretaria Municipal de Educação de Pelotas, SME, Brasil.
2007 - 2007
Libras Básico. (Carga horária: 80h).
Secretaria Municipal de Educação de Pelotas, SME, Brasil.
2007 - 2007
Libras Intermediário. (Carga horária: 80h).
Secretaria Municipal de Educação de Pelotas, SME, Brasil.
1999 - 1999
Informática Basico. (Carga horária: 80h).
Exattus Informática: Cursos Profissionalizantes, EXATTUS, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia - Sul Rio Grandense, IFSUL, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 25
Outras informações
Ministrou a disciplina de Ética Profissional no curso de capacitação em Tradução e Interpretação da Língua Brasileira de Sinais.


Associação dos Docentes da Universidade Católica de Pelotas, ADUCPEL, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Tradutora/Intérprete de Libras, Carga horária: 20


Governo do Estado do Rio Grande do Sul, GOVERNO/RS, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Educação Especial - Libras
Outras informações
Exerceu a função de professora itinerante nas escolas na região de abrangência da 5ª Coordenadoria Regional de Educação - 5ª CRE, prestando apoio pedagógico na inclusão de alunos surdos.

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Educação Especial - Libras - AEE
Outras informações
Atuação: Sala multifuncional, com Atendimento Educacional Especializado para alunos surdos e com múltiplas deficiências.

Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Educação Especial - Libras, Carga horária: 20


Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Tradutor/Intérprete de LIBRAS

Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Tradutor/Intérprete de LIBRAS, Carga horária: 20
Outras informações
Vínculo Empregatício - Trabalho Terceirizado - Prestado pela Empresa Incluir Tecnologia


Prefeitura Municipal de Pelotas, P/PELOTAS, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Tradutor/Intérprete de LIBRAS, Carga horária: 20
Outras informações
Atuação: Educação Inclusiva de alunos surdos no Ensino Médio.

Vínculo institucional

2009 - 2012
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Tradutor/Intérprete de LIBRAS, Carga horária: 20
Outras informações
Atuação: Educação Inclusiva de alunos surdos no curso de Magistério e no Ensino Médio.


Universidade Federal de Pelotas - UAB, UFPEL/UAB, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2018
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
Outras informações
Atuou como professora de Libras no curso de Licenciatura em Filosofia a distância.

Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
Outras informações
Desenvolveu atividade docente junto à disciplina de Estudos Colaborativos Orientados - LIBRAS - 68h no primeiro semestre de 2015/01. Desenvolveu atividade docente junto à disciplina de Estudos Colaborativos Orientados - LIBRAS - 68h no segundo semestre de 2015/02. Desenvolveu atividade docente junto à disciplina de Estudos Colaborativos Orientados - LIBRAS - 68h no primeiro semestre de 2016/01. Desenvolveu atividade docente junto à disciplina de Estudos Colaborativos Orientados - LIBRAS - 68h no primeiro semestre de 2016/02.

Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora, Carga horária: 20
Outras informações
Desempenhou a função de tutora na disciplina de Libras do curso de Licenciatura em Educação no Campo na modalidade a distância.


Instituto Federal Sul Rio Grandense - Campus Visconde da Graça, CAVG - IFSUL, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Tradutora/Intérprete de Libras


Centro Universitário Leonardo da Vinci, UNIASSELVI, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Tutora Externa, Carga horária: 6
Outras informações
Desempenha a função de tutora externa no curso de Letras Libras Licenciatura.



Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Cultura Litorânea do RS: semelhanças e diferenças entre comunidades da orla da lagoa e comunidades da orla marítima.
Descrição: A presente pesquisa refere-se a um projeto de investigação ação, cujo objetivo é pesquisar a cultura litorânea do Rio Grande do Sul, mapeando suas principais manifestações e identificando semelhanças e diferenças entre comunidades da orla da lagoa e comunidades da orla marítima. A necessidade do projeto nasceu da constatação, após processo de investigação de acadêmicos do curso de Educação do Campo da UFPel sobre as comunidades pesqueiras em que viviam, da quase inexistência de registros sobre a cultura de seus municípios. Ao longo do processo de coleta, registro e mapeamento das diferentes manifestações culturais dos municípios litorâneos do RS, a equipe de pesquisa irá aprofundar, sistematicamente, estudos de autores folcloristas e das área de antropologia e investigação ação educacional..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2016 - Atual
ABORDAGEM COMUNICATIVA, OBJETOS DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE LÍNGUAS E O LUGAR DA CULTURA NO ENSINO DE LÍNGUAS DE SINAIS.
Descrição: Tendo em vista a tradição da Inglaterra na produção de conhecimentos tanto sobre a Abordagem Comunicativa no ensino de Língua Britânica de Sinais (BSL) como na produção de Objetos de Aprendizagem para seu ensino, a pesquisa tem como objetivos investigar: I) a abordagem comunicativa no ensino de BSL e II) os critérios de produção e uso de Objetos de Aprendizagem no ensino de BSL. Essas duas principais categorias de análise serão investigadas através de três procedimentos de coleta de dados: I) entrevistas com quatro professores surdos de BSL; II) produção de um diário de aprendizagem, no qual a pesquisadora relata suas experiências como aluna de BSL e III) análise de Objetos de Aprendizagem utilizados pelos professores surdos. Serão analisados os Objetos de Aprendizagem usados tanto pelos entrevistados como pelo professor de BSL do curso, no qual a pesquisadora será aluna. As entrevistas com os professores surdos de BSL são de cunho narrativo e serão realizadas com a presença de um tradutor-intérprete de BSL, filmadas e acompanhadas por um mediador cultural, pesquisador indicado pelo Deafness Cognition and Language Research Centre (DCAL) para a pesquisa. As entrevistas terão como tópicos iniciais: 1) experiência no ensino de BSL, 2) Abordagem Comunicativa no ensino de BSL, 3) Objetos de Aprendizagem utilizados em aulas presenciais e a distância e 4) papel/local da cultura surda no ensino de BSL. O Diário de Aprendizagem no qual serão relatadas as experiência da pesquisadora, enquanto aluna de BSL utilizará a metodologia dos estudos em diário. Os dados dos dois primeiros procedimentos de coleta de dados serão analisados através de Redução Temática. Serão duas as categorias a priori: I) a abordagem comunicativa e II) produção e utilização dos Objetos de Aprendizagem. O Lugar da Cultura permeia as duas categorias principais. Categorias a posteriori emergirão da interpretação dos dados. Para a análise dos Objetos de Aprendizagem serão utilizados os critérios desenvolvidos para compreender um Objeto de Aprendizagem de Língua, a partir de uma Abordagem Comunicativa. Após a coleta e análise de dados relativos a BSL, serão utilizados os mesmos procedimentos de coleta e análise de dados com relação a Libras, no Brasil..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Daiana San Martins Goulart - Integrante / Tatiana Bolivar Lebedeff - Coordenador / Ivana Gomes da Silva - Integrante / Joseane Maciel Viana - Integrante / Kevin Veloso Almeida - Integrante / Rubia Denise Islabão Aires - Integrante / Daniel Lopes Romeu - Integrante.
2016 - Atual
PESQUISA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO: A PROPOSTA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA PEDAGOGIA A DISTÂNCIA DA UFPEL.
Descrição: O foco deste projeto pauta-se no estudo da relação entre o uso da pesquisa como estratégia de ensino e a proposta pedagógica do Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância ? CLPD vinculado à Universidade Aberta do Brasil ? UAB e ofertado pela Universidade Federal de Pelotas ? UFPel. Conforme consta em seu Projeto Pedagógico o CLPD situa a pesquisa da realidade concreta como estratégia metodológica do ensinar e aprender. E desta forma busca romper com a lógica da fragmentação, da hierarquização disciplinar e intenciona colocar os educandos como protagonistas de seu processo de formação docente. Neste sentido visamos compreender se a proposta de formação de professores do CLPD se efetiva como processo educativo inovador que centraliza a pesquisa como estratégia de ensino e como princípio pedagógico da organização curricular. Nesse caminho, coloca-se em questão a efetividade da proposta de formação docente do CLPD no que se refere: (a) a incorporação da pesquisa como metodologia do trabalho pedagógico situado historicamente; (b) a valorização do cotidiano da escola como espaço de trabalho pedagógico cultural e como conteúdo central no processo de construção do conhecimento e; (c) a prática docente compartilhada com professores das redes públicas municipais e estadual de ensino com as quais os estudantes firmam parceria de estudos e pesquisa desde os primeiros semestres do curso. Este projeto de pesquisa se situa entre estudos que discutem as possibilidades de transformação de concepções de ensino, de aprendizagem e de práticas pedagógicas na educação a distância e é motivado pelo nosso envolvimento e atuação como docente neste Curso de formação de professores a distância. Envolvimento que se dá desde a sua constituição, em 2006 até os dias de hoje e por onde nos foi possível desenvolver atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão juntamente com o Programa de Educação Tutorial ? PET e o Grupo de Ação e Pesquisa em Educação Popular - GAPE. Sendo assim este processo investigativo visa compreender se efetivamente as ações e práticas pedagógicas desenvolvidas no Curso possibilitam, através do que este entende e orienta como pesquisa, uma formação de perspectiva popular enraizada historicamente com a realidade local onde o Curso é ofertado..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2016 - 2016
Curso de Capacitação de Tradutores e Intérpretes de Libras
Descrição: Esse projeto tem como objetivo proporcionar a formação de Tradutores e Intérpretes de Libras, enfatizando o compromisso ético, técnico e bilíngue do profissional em consonância com as diretrizes do MEC, atendendo também as demandas do mercado de trabalho. Encontra-se cadastrado junto a Pró-reitoria de Extensão e Cultura sob o número PJ004/05042016. Atuação: Membro da equipe executora..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Outros Projetos


2016 - 2016
Capacitação em Moodle para acadêmicos do PET GAPE UFPel.
Descrição: O presentes projeto de ensino busca capacitar acadêmicos vinculados ao PET GAPE no uso de ferramentas digitais de ensino, através do domínio do ambiente moodle, com a finalidade de qualificá-los para o início de ações que envolvam a produção de material didático digital..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) .
Integrantes: Daiana San Martins Goulart - Integrante / Daniel Farias - Integrante / Graziele Cardozo - Integrante / Isabela Maria - Integrante / Lilian Lorenzato - Integrante / Rose Miranda - Coordenador / Mayara Goulart Brasil - Integrante / CAMILO CARDOSO HISE - Integrante / Vanessa da Silva Borges - Integrante / Bruna Letícia da Silva Bueno - Integrante / Eliane Leal Farias - Integrante / Erick Gonzaga Oliveira - Integrante / Edgar Avila Gandra - Integrante.
2016 - Atual
Folclore e Educação - 2017
Descrição: O grupo de estudo Folclore e Educação é fruto da articulação de docentes e discentes que participam do PET GAPE, NUFOLK, do LAM/LIFE, do ECO de Folclore do Curso de Educação do Campo e de pesquisas que trabalham com Cultura popular do Centro de Artes e da Faculdade de Educação. Esses grupos reuniram-se por estarem organizando materiais didáticos para trabalhar com Cultura Popular e Folclore nas escolas públicas e pela necessidade de aprofundarem questões relativas a esses dois temas e suas relações com a Educação, mais especificamente, com Educação popular..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
2015 - 2016
Tutoria para Alunos de Graduação com Necessidades Educativas Especiais.
Descrição: O Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da Coordenação de Programas e Projetos da Pró-reitoria de Graduação, diante das demandas dos alunos com necessidades educativas especiais sentiu a necessidade de um projeto institucional que auxiliasse nas necessidades educativas de alunos da graduação. Para isso, esta Coordenação juntamente com o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão criou um projeto piloto de atendimento aos alunos da UFPEL com necessidades educacionais especiais. Uma das ações previstas no projeto será a concessão de bolsas de ensino para esses alunos e a concessão de uma bolsa para um tutor que irá acompanha-lo nas suas atividades extracurriculares, como estudos sistematizados, uso de laboratório de informática e auxílio na organização de uma agenda para o aluno, dependendo da necessidade educativa de cada acadêmico. Está previsto também um aluno bolsista para atendimento das necessidades de acessibilidade através da edição de vídeos com traduções das resoluções do COCEPE da língua portuguesa para a Língua Brasileira de sinais..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (23) .
Integrantes: Daiana San Martins Goulart - Integrante / Mírian Pereira Bohrer - Coordenador / Eugênia Antunes Dias - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Pedagogia.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Psicopedagogia.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação de Surdos.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tradução/Interpretação de Libras.


Idiomas


Libras
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
GOULART, D. S. M.2016GOULART, D. S. M.. Atendimento Educacional Especializado para Alunos Surdos: limites e possibilidades. Revista Eficaz, v. 01, p. 30-45, 2016.

Capítulos de livros publicados
1.
LEBEDEFF, T. B. ; CUNHA, B.L. ; GOULART, D. S. M. ; ROMEU, D. L. ; SILVA, Ivana Gomes ; VIANA, Joseane Maciel ; Almeida, K.V. ; AIRES, R. D. I . Produção de vídeos para o ensino de libras: Projeto Obalibras. No prelo 2018.. In: MACHADO, Lucyenne Matos; BARBOSA, Felipe Venâncio; MARTINS, Vanessa Regina.. (Org.). Pesquisas em educação de surdos, tradução, interpretação e linguística de línguas de sinais: Tecendo redes de amizade e problematizando as questões do nosso tempo. 01ed.Campos dos Goytacazes: Brasil Multicultural, 2018, v. , p. 183-191.

2.
GOULART, D. S. M.; AIRES, R. D. I ; FORMOZO, D. P. . Relato de Experiência sobre o 1º Encontro de Tradutores/Intérpretes de língua de Sinais do Colégio Municipal Pelotense.. In: LEAL, Ernani Garcia; MUHAMMAD, Valquíria de Almeida. (Org.).. (Org.). Relato de Experiência sobre o 1º Encontro de Tradutores/Intérpretes de língua de Sinais do Colégio Municipal Pelotense. In:LEAL, Ernani Garcia; MUHAMMAD, Valquíria de Almeida. (Org.). Saberes e Práticas Pedagógicas dos Profissionais da Rede Municipal.. 1ed.Pelotas: Cópias Santa Cruz Ltda., 2012, v. 01, p. 120-126.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
GOULART, D. S. M.. Código de Ética dos tradutores/intérpretes de língua de sinais: que verdades se constituem nesse documento sobre a profissão?. In: 7° Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação e no 4° Seminário Internacional de Estudos Culturais e Educação (7° SBECE / 4° SIECE)., 2017, Canoas/RS. Políticas do ressentimento, do medo e da raiva: reverberações na educação., 2017.

2.
GOULART, D. S. M.. Desafios na educação inclusiva do aluno surdo: Análise sobre a implementação do Atendimento Educacional Especializado (AEE). In: 6º Seminário Brasileiro / 3º Seminário Internacional de Estudos Culturais e Educação, 2015, Canoas/RS. 6º Seminário Brasileiro / 3º Seminário Internacional de Estudos Culturais e Educação, 2015.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
CARDOZO, G. ; GOULART, D. S. M. ; FARIAS, D. ; LORENZATO, L. . PRODUÇÃO DE MATERIAL (ÁUDIO) VISUAL EM LIBRAS: O VÍDEO COMO MEIO DE ACESSIBILIDADE. In: XXVI Congresso de Iniciação Cientifica - CIC, 2017, Pelotas/RS. Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão (SIIEPE), 2017.

2.
Almeida, K.V. ; GOULART, D. S. M. ; LEBEDEFF, T. B. ; AIRES, R. D. I . PLATAFORMA PARA O ENSINO DE LIBRAS. In: Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão (SIIEPE), 2017, Pelotas/RS. XXVI Congresso de Iniciação Científica - CIC, 2017.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
GOULART, D. S. M.. Código de Ética dos tradutores/intérpretes de língua de sinais: que verdades se constituem nesse documento sobre a profissão?. In: 7° Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação e no 4° Seminário Internacional de Estudos Culturais e Educação (7° SBECE / 4° SIECE), 2017, Canoas/RS. Políticas do ressentimento, do medo e da raiva: reverberações na educação., 2017.

2.
GOULART, D. S. M.. Desafios na educação inclusiva do aluno surdo: Análise sobre a implementação do Atendimento Educacional Especializado (AEE). In: 6º Seminário Brasileiro / 3º Seminário Internacional de Estudos Culturais e Educação, 2015, Canoas/RS. 6º Seminário Brasileiro / 3º Seminário Internacional de Estudos Culturais e Educação, 2015.

3.
GOULART, D. S. M.; SANTOS, N. G. ; AIRES, Rubia Denise Islabão . O trabalho do tradutor/intérprete de libras no contexto de sala de aula do Ensino Médio no Colégio Municipal Pelotense: Por uma inclusão de qualidade dos alunos surdos. In: 12º Encontro sobre o Poder Escolar, 2014, Pelotas. 12º Encontro sobre o Poder Escolar: Na escola nem tudo pode ser feito, mas o que pode ser feito, o faremos, temos um Poder que precisa ser exercido. Pelotas: Editora da UFPEL, 2014.

Artigos aceitos para publicação
1.
GOULART, D. S. M.; BONIN, I.T . Profissionalização de tradutores/intérpretes de língua de sinais na cidade de Pelotas/RS: um percurso narrado. Revista Belas Infiéis, 2019.

Apresentações de Trabalho
1.
GOULART, D. S. M.. Código de Ética dos tradutores/intérpretes de língua de sinais: que verdades se constituem nesse documento sobre a profissão?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
GOULART, D. S. M.. Oficinas Online de Produção de Objetos Educacionais para a educação Básica. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
GOULART, D. S. M.. Metodologias de Pesquisa na Educação. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
GOULART, D. S. M.. Desafios na educação inclusiva do aluno surdo: Análise sobre a implementação do Atendimento Educacional Especializado (AEE).. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
GOULART, D. S. M.; PORTO, N. S. G. . O Papel do Tradutor e Intérprete de Libras/Língua Portuguesa na educação de alunos surdos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
GOULART, D. S. M.. O Trabalho do Tradutor/Intérprete de Libras no contexto de sala de aula do Ensino Médio no Colégio Municipal Pelotense: Por uma Inclusão de Qualidade dos alunos surdos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
GOULART, D. S. M.. Atendimento Educacional Especializado para crianças com Surdocegueira. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
GOULART, D. S. M.. Alfabetização de Jovens e Adultos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

9.
GOULART, D. S. M.. Libras. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
SILVA, Ivana Gomes ; SOUZA, Afra Suelene ; KASTER, Aline de Castro ; GOULART, D. S. M. ; BOHRER, M. P. ; VIANA, Joseane Maciel ; ROSA, Rogério Réus Golçalves . Comissão para elaboração do Processo Seletivo Específico para Surdos. 2016.

2.
BOHRER, M. P. ; GOULART, D. S. M. ; CARVALHO, Joice Pereira da Silva ; ROTA, M. B. ; SILVA, R. C. R. ; RODRIGUES, R. C. M. C. ; CAMARGO, S. P. H. . Comissão Especial de Acessibilidade. 2015.

Trabalhos técnicos
1.
GOULART, D. S. M.. Tradução/Interpretação na seleção do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação.. 2017.

2.
GOULART, D. S. M.; SANTOS, Juliana Sanches . Tradução/Interpretação da defesa de Tese do doutorando Fabiano Souto Rosa: O que o currículo de Letras Libras ensina sobre literatura surda - produção de sentidos na formação de professores de Libras. 2017.

3.
GOULART, D. S. M.; SANTOS, Juliana Sanches . Tradução/Interpretação na defesa de Dissertação da mestranda Nathielle Franco da Silva: Práticas de Disciplinamento e Escolarização: registros fotográficos no contexto surdo. 2017.

4.
GOULART, D. S. M.. Tradução/Interpretação na Seleção do Mestrado em Educação da Universidade Federal de Pelotas - UFPEL.. 2016.

5.
GOULART, D. S. M.. Curso de Formação Continuada em Educação Inclusiva.. 2014.

6.
GOULART, D. S. M.. Curso de Formação Continuada de Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS.. 2014.

7.
GOULART, D. S. M.. XVIII Jornada Pedagógica do Curso Normal do Colégio Municipal Pelotense.. 2012.

8.
GOULART, D. S. M.. Diversidade e Tolerância: 2º Ciclo de documentário e debates do Grupo PET, Conexões e Saberes.. 2012.

9.
GOULART, D. S. M.. Audiência Pública: Debater a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) na Casa Legislativa.. 2012.

10.
GOULART, D. S. M.. XVII Jornada Pedagógica do Curso Normal do Colégio Municipal Pelotense.. 2011.

11.
GOULART, D. S. M.. 1º Torneio Estadual de Futsal da Escola Especial Professor Alfredo Dub.. 2011.

12.
GOULART, D. S. M.. 7º Fórum Estadual de Educação de Surdos.. 2011.

13.
GOULART, D. S. M.. Campeonato de futsal da Associação dos Surdos de Pelotas.. 2011.

14.
GOULART, D. S. M.. XVI Jornada Pedagógica do Curso Normal do Colégio Municipal Pelotense.. 2010.

15.
GOULART, D. S. M.. XV Jornada Pedagógica do Curso Normal do Colégio Municipal Pelotense.. 2009.


Demais tipos de produção técnica
1.
GOULART, D. S. M.; SOARES, C. F. . Cursos de Introdução a Libras. 2018. .

2.
GOULART, D. S. M.. Curso Básico de Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
GOULART, D. S. M.; AIRES, R. D. I ; LEBEDEFF, T. B. ; CUNHA, B.L. ; Almeida, K.V. ; ROMEU, D. L. ; SILVA, Ivana Gomes ; VIANA, J. M. ; KASTER, A. . Vídeo em Libras: lanche no bar. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

4.
GOULART, D. S. M.; AIRES, R. D. I ; CUNHA, B.L. ; LEBEDEFF, T. B. ; Almeida, K.V. ; ROMEU, D. L. ; SILVA, Ivana Gomes ; KASTER, A. ; VIANA, J. M. . Video em Libras: matrícula. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

5.
GOULART, D. S. M.; AIRES, R. D. I ; CUNHA, B.L. ; LEBEDEFF, T. B. ; ROMEU, D. L. ; KASTER, A. ; SILVA, Ivana Gomes ; Almeida, K.V. ; VIANA, J. M. . Vídeo em Libras: Biblioteca I. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

6.
GOULART, D. S. M.; AIRES, R. D. I ; LEBEDEFF, T. B. ; CUNHA, B.L. ; ROMEU, D. L. ; SILVA, Ivana Gomes ; KASTER, A. ; VIANA, J. M. ; Almeida, K.V. . Vídeo em Libras: Biblioteca II. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

7.
GOULART, D. S. M.; AIRES, R. D. I ; CUNHA, B.L. ; LEBEDEFF, T. B. ; ROMEU, D. L. ; SILVA, Ivana Gomes ; KASTER, A. ; VIANA, J. M. ; Almeida, K.V. . Vídeo em Libras: Onde você mora. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

8.
GOULART, D. S. M.; AIRES, R. D. I ; CUNHA, B.L. ; LEBEDEFF, T. B. ; ROMEU, D. L. ; SILVA, Ivana Gomes ; KASTER, A. ; VIANA, J. M. ; Almeida, K.V. . Vídeo em Libras: Não sei Libras!. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

9.
GOULART, D. S. M.; AIRES, R. D. I ; CUNHA, B.L. ; LEBEDEFF, T. B. ; ROMEU, D. L. ; SILVA, Ivana Gomes ; KASTER, A. ; VIANA, J. M. ; Almeida, K.V. . Vídeo em Libras: Cuidado com os cachorros. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

10.
GOULART, D. S. M.; AIRES, R. D. I ; CUNHA, B.L. ; Almeida, K.V. ; LEBEDEFF, T. B. ; SILVA, Ivana Gomes . Vídeo em Libras: Onde está o banheiro. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

11.
GOULART, D. S. M.; AIRES, R. D. I ; LEBEDEFF, T. B. ; CUNHA, B.L. ; VIANA, Joseane Maciel ; Almeida, K.V. ; ROMEU, D. L. ; SILVA, Ivana Gomes . Vídeo em Libras: Carona. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

12.
GOULART, D. S. M.; SOARES, C. F. ; SANTOS, N. G. . Revista de Acessibilidade e Inclusão no Ensino Superior - REVAIS. 2018. (Editoração/Outra).

13.
GOULART, D. S. M.; VIANA, Joseane Maciel . Acessibilidade Educacional para Surdos: Aspectos Básicos.. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

14.
GOULART, D. S. M.. Folclore e Educação. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

15.
GOULART, D. S. M.. Introdução a língua de sinais: identidade, cultura e políticas educacionais para pessoas surdas. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

16.
GOULART, D. S. M.. A História da Língua Brasileira de Sinais e da Educação de Surdos no Brasil. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

17.
GOULART, D. S. M.. A Gramática da língua de sinais. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

18.
GOULART, D. S. M.. O uso do alfabeto manual na língua de sinais e os sinais básicos para as primeiras comunicações com as pessoas surdas. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

19.
GOULART, D. S. M.. A Iconicidade e Arbitrariedade na língua de sinais. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

20.
GOULART, D. S. M.. O uso do calendário (dias da semana, meses, estações do ano) e dos advérbios de tempo na língua de sinais. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

21.
GOULART, D. S. M.. Sinais relacionados ao dia a dia das pessoas surdas. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

22.
GOULART, D. S. M.. A tecnologia na vida das pessoas surdas. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

23.
GOULART, D. S. M.. Jogo Cara a Cara: associação figura sinal em Libras. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Materialinstitucional/ComissãoEspecialdeAcessibilidade).

24.
GOULART, D. S. M.. Surdocegueira e as modalidades de comunicação. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

25.
GOULART, D. S. M.. Capacitação em Moodle para acadêmicos do PET GAPE UFPEL. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

26.
GOULART, D. S. M.; SILVEIRA, D. D. . Disciplina de Ética Profissional. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

27.
GOULART, D. S. M.. Curso Básico de Libras. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

28.
BOHRER, M. P. ; GOULART, D. S. M. ; CARVALHO, Joice Pereira da Silva ; ROTA, M. B. ; SILVA, R. C. R. ; RODRIGUES, R. C. M. C. ; CAMARGO, S. P. H. ; LEBEDEFF, T. B. . PLANO INSTITUCIONAL DE ACESSIBILIDADE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS 2016 - 2020. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material institucional/Comissão Especial de Acessibilidade).

29.
GOULART, D. S. M.; FARIAS, D. ; CARDOZO, G. ; MARIA, I. ; LORENZATO, L. ; MIRANDA, R. . Glossário personagens do folclore em Libras. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Video).

30.
GOULART, D. S. M.. Caça - Palavas em Libras. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Materialinstitucional/ComissãoEspecialdeAcessibilidade).

31.
GOULART, D. S. M.. Contação de Histórias em Libras. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Materialinstitucional/ComissãoEspecialdeAcessibilidade).

32.
GOULART, D. S. M.. 6º Seminário Brasileiro e 3º Seminário Internacional de Estudos Culturais e Educação. 2015. (Seminário).

33.
GOULART, D. S. M.. Estratégias Pedagógicas para o Ensino de alunos surdos: Recursos visuais e a Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS. 2014. .

34.
GOULART, D. S. M.. Oficina de LIBRAS II. 2014. .



Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
GOULART, D. S. M.; XAVIER. P. Banca de seleção para professor - tutor externo no Centro Universitário Leonardo da Vinci - Uniasselvi polo Pelotas. 2018.

2.
GOULART, D. S. M.; XAVIER. P. Banca de seleção para professor - tutor externo no Centro Universitário Leonardo da Vinci - Uniasselvi polo Pelotas. 2018.

3.
GOULART, D. S. M.; Romeu Daniel Lopes; Kaster Luciane. Banca avaliadora da prova prática do curso de Tradutor/Intérprete de Libras. 2017. Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.

4.
KLEIN, Madalena; SANTOS, Juliana Sanches; KASTER, Aline de Castro; SANTOS, A. N.; ROSA, Fabiano; CANTARELLI, Janie; RAUGUST, Mayara Bataglin; PEREIRA, Karina Ávila; LEBEDEFF, T. B.; GOULART, D. S. M.. Comissão avaliadora do processo seletivo para ingresso na especialização em Educação de Surdos. 2017. Universidade Federal de Pelotas.

5.
CONTRERAS, M.; SANTOS, N. G.; GOULART, D. S. M.. Banca avaliadora da prova prática para ingresso no Curso de Capacitação para Tradutor/Intérprete de Língua Brasileira de Sinais. 2014. Associação dos Docentes da Universidade Católica de Pelotas.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
O Direito de Ser Surdo. 2018. (Seminário).

2.
Seminário Narrativas & o Ensino de Língua de Sinais: perspectivas nacionais e internacionais. 2018. (Seminário).

3.
7° Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação e no 4° Seminário Internacional de Estudos Culturais e Educação (7° SBECE / 4° SIECE). 2017. (Seminário).

4.
Defesa de Dissertação da mestranda Rubia Denise Islabão Aires: A Construção da Educação Bilíngue em uma prática na Bidocência e o desenvolvimento profissional Docente. 2017. (Outra).

5.
6º Seminário Brasileiro / 3º Seminário Internacional de Estudos Culturais e Educação. 2015. (Seminário).

6.
10º Simpósio Sul-Rio-Grandense de Professores de Ciência e Matemática. 2014. (Simpósio).

7.
12º Encontro sobre o Poder Escolar. 2014. (Encontro).

8.
Banca de Qualificação da doutoranda Ângela Nediane dos Santos: Disciplina de Libras nos Cursos de Licenciatura- Qual Currículo? Quais Discursos?. 2014. (Outra).

9.
Conexões de Syllabograms com Línguas de Sinais. 2014. (Outra).

10.
Defesa de Dissertação da mestranda Violeta Porto Moraes: VIVEMOS UM SER DESCONJUNTADO A PRODUÇÃO DA DIFERENÇA NOS DISCURSOS DOS SURDOS ACADÊMICOS. 2014. (Outra).

11.
III Seminário Internacional Sobre Surdocegueira e Deficiência Múltipla Sensorial. 2014. (Seminário).

12.
V Fórum Internacional sobre Surdocegueira e Deficiência Múltipla Sensorial.. 2013. (Outra).

13.
1º Encontro dos Tradutores/Intérpretes de Libras do Colégio Municipal Pelotense. 2012. (Encontro).

14.
Defesa de Dissertação da mestranda Bianca Gonçalves: MEMÓRIA E NARRATIVAS SURDAS: O QUE SINALIZAM AS PROFESSORAS SOBRE SUA FORMAÇÃO?. 2012. (Outra).

15.
Festival Brasileiro de Cultura Surda. 2011. (Outra).

16.
XI Encontro das Escolas de Surdos do RS. 2011. (Encontro).

17.
I Workshop de Trabalhos de Conclusão de Curso de Pedagogia. 2010. (Outra).

18.
9° Poder Escolar. 2009. (Encontro).

19.
7° Poder Escolar. 2007. (Encontro).

20.
7° Poder Escolar- Marcas surdas no currículo escolar. 2007. (Encontro).

21.
Encontro das Quartas Pedagógicas. 2007. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
GOULART, D. S. M.. II Congresso de Ensino de Graduação, da II Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão. 2016. (Congresso).

2.
GOULART, D. S. M.. I Congresso de Ensino de Graduação, da I Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão. 2015. (Congresso).

3.
GOULART, D. S. M.. 6º Seminário Brasileiro / 3º Seminário Internacional de Estudos Culturais e Educação. 2015. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/01/2019 às 21:05:28