Júnior Ananias Castro

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6499250822532902
  • Última atualização do currículo em 03/04/2017


Graduado em Direito pela Universidade Federal de Ouro Preto. Realizou pesquisa na área de Direito e Economia pelo Programa Institucional de Iniciação Científica (PIVIC/UFOP), no projeto "Educação e mobilidade social uma análise das políticas de ações afirmativas no âmbito da Universidade Federal de Ouro Preto", sob orientação do professores Dr. Edgar Gaston Jacobs Flores Filho e Dr. Rafhael Frattari Bonito. Foi professor de história geral e do Brasil do Programa de Extensão Pré-vestibular Humanista. Desenvolveu atividade de monitoria voluntária na disciplina de "Direito Financeiro e Tributário II", sob a orientação do professor Dr. Rafhael Frattari Bonito. Desenvolveu pesquisa no Programa de Introdução à Pesquisa da UFOP (PIP-UFOP), intitulada "A judicialização da saúde e o argumento da reserva do possível: uma análise do sistema de saúde ouro-pretano em face da normatividade dos direitos fundamentais", sob a orientação do professor Dr. Emílio Peluso Neder Meyer e posteriormente do professor Dr. Alexandre Gustavo Melo Franco Bahia. Possui Pós-Graduação em Direito Administrativo pela FAVENI. Atualmente é Advogado do Sindicato dos Servidores e Funcionários Públicos de Ouro Preto -SINDSFOP- pelo escritório Guzzo, Mafra e Advogados Associados. Realiza graduação em filosofia pela UFOP, modalidade Bacharelado. Mestrando em Novos Direitos pela Universidade Federal de Ouro Preto. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Júnior Ananias Castro
Nome em citações bibliográficas
CASTRO, Júnior Ananias;CASTRO, J. A.


Formação acadêmica/titulação


2017
Mestrado em andamento em Novos Direitos, Novos Sujeitos.
Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
Título: O Estado plurinacional como mecanismo de superação da falência da democracia representativa majoritária brasileira,Orientador: Bruno Camilloto Arantes.
Palavras-chave: Novos Direitos; Estado Plurinacional; Novo Constitucionalismo Latino Americano; Democracia e Diversidade.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Jurisdição Constitucional.
2015 - 2016
Especialização em Direito Administrativo. (Carga Horária: 600h).
FAVENI-FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE, IESX_PPROV, Brasil.
Título: A ATUAÇÃO CONTRAMAJORITARIA DOS TRIBUNAIS BRASILEIROS NA EFETIVAÇÃO DO DIREITO SOCIAL À SAÚDE E A RESERVA DO POSSÍVEL.
Orientador: Ana Paula Rodrigues.
2016
Graduação em andamento em Filosofia - Licenciatura Ou Bacharelado.
Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
2010 - 2015
Graduação em Direito.
Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
Título: Os discursos jurisdicionais e a atuação contramajoritária do Supremo Tribunal Federal na efetivação do direito social à saúde no Brasil Pós-Constituição Federal de 1988: em busca da superação das teorias axiologizantes do direito..
Orientador: Alexandre Gustavo Mello Franco Bahia.
2007 - 2009
Ensino Médio (2º grau).
Escola Estadual Presidente Tancredo Neves, E.E.P.T.N., Brasil.
2003 - 2006
Ensino Fundamental (1º grau).
Escola Estadual Lígia Beatriz Amaral, E.E.L.B.A., Brasil.
1998 - 2002
Ensino Fundamental (1º grau).
Escola Municipal Professora Lygia Vaz de Oliveira, E.M.P.L.V.O., Brasil.




Formação Complementar


2011 - 2011
Spreading Wings.
FISK English Course, FISK, Brasil.
2011 - 2011
Aming at the Sky.
FISK English Course, FISK, Brasil.
2010 - 2010
Breking Free.
FISK English Course, FISK, Brasil.
2007 - 2008
Informática. (Carga horária: 60h).
COMTEC Informática, COMTEC, Brasil.
2006 - 2007
Informática. (Carga horária: 100h).
COMTEC Informática, COMTEC, Brasil.
2005 - 2006
Administração, marketing, contabilidade básica.... (Carga horária: 100h).
COMTEC Informática, COMTEC, Brasil.


Atuação Profissional



Carneiro e Castro Advogados Associados, CC, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Advogado, Enquadramento Funcional: Sócio


Guzzo, Mafra e Coutinho Advocacia e Consultoria Jurídca, GMC, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagário, Carga horária: 20


Tribunal de justiça de Minas Gerais, TJMG, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagário, Carga horária: 20
Outras informações
O estágio curricular supervisionado baseia-se no desenvolvimento de atividades teóricas e práticas, principalmente nas esferas cíveis e penal como, por exemplo:autuação de feitos, protocolização de petições, feitos e demais documentos recebidos, auxílio ao juiz em audiências, leitura de processos, pesquisa doutrinária e jurisprudencial, acompanhamento e movimentação de processos, expedição de certidões. O estagiário teve acompanhamento de seus trabalhos por Bacharel em Direito, pela escrivã judicial, pelo pelo Juiz de direito e sua assessora da segunda vara Cível/crime.Vec da Comarca de Mariana/MG


Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador Bolsista, Carga horária: 12
Outras informações
O projeto de iniciação científica visa introduzir o discente nos primeiros contatos com a atividade de pesquisa e ensino, como forma de reduzir o tempo gasto na pós-graduação. Sob orientação do prof. Dr. Alexandre Gustavo Melo Franco Bahia o discente Júnior Ananias Castro participou como bolsista de iniciação científica do Programa de Introdução à Pesquisa da UFOP (Pip/Ufop) no projeto "A Judicialização da Saúde e o Argumento da Reserva do Possível".

Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Aluno de Graduação, Enquadramento Funcional: Pesquisador Voluntário, Carga horária: 12


Sindicato dos Servidores Públicos de Ouro Preto, SINDSFOP, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Advogado, Enquadramento Funcional: Advogado, Carga horária: 20


Guzzo, Mafra e Advogados Associados, GM, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Advogado Associado, Enquadramento Funcional: Advogado Associado



Projetos de pesquisa


2013 - 2014
A judicialização da saúde e o argumento da reserva do possível
Descrição: Nos últimos anos, tem se destacado no Brasil o fenômeno da judicialização da saúde, tendo em vista a inércia do poder público em garantir a efetividade deste direito fundamental, principalmente quando se pensa na atuação do Poder Executivo. O grande problema está em definir quais os limites do Judiciário ao intervir para garantir a efetividade deste direito, principalmente se levarmos em consideração que os direitos de cunho prestacional possuem custos financeiros e que o Estado trabalha com recursos limitados já definidos por suas leis orçamentárias. Portanto, como racionalizar os orçamentos públicos dos Municípios e Estados quando decisões judiciais determinam, a todo o momento, o deslocamento de recursos para atender demandas individuais, algumas extremamente onerosas para o erário, como tratamentos médicos ou o fornecimento de determinados medicamentos? Este projeto buscará entender como ocorre a efetivação do direito à saúde em Ouro Preto, tendo em vista a escassez de recursos e o impacto das decisões judiciais no orçamento do Município. Trata-se de um estudo baseado em conceitos da Economia, da Filosofia, da Ciência Política e do Direito, que buscará não apenas oferecer soluções práticas para a situação do Município, mas sugestões para análise dos limites do próprio direito à saúde mais amplamente concebido. Esta, portanto, é uma proposta efetiva de pesquisa científica que procura ampliar a análise do direito, afastando a pergunta comum: ?qual é a norma jurídica aplicável??, para trazer ao centro do debate questionamentos sobre os limites e a necessidade de complementação das normas jurídicas, em um panorama no qual justiça e eficiência não sejam expressões contraditórias..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Júnior Ananias Castro - Integrante / Alexandre Gustavo Melo Franco Bahia - Coordenador.
2012 - 2012
Educação e mobilidade social uma análise das políticas de ações afirmativas no âmbito da Universidade Federal de Ouro Preto
Descrição: Aplicação de questionários ao corpo discente da UFOP nos dias 01, 02, 03 e 04 de maior de 2012 como pesquisador de campo após receber treinamento específico do Núcleo de Estudos Aplicados e Sócio-Políticos- NEASPOC/UFOP..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (22) .
Integrantes: Júnior Ananias Castro - Coordenador / Natália Olivência e Souza - Integrante / Emanuelli dos Santos Tonoli - Integrante / Adriano Sergio Lopes da Gama Cerqueira - Integrante.
2012 - 2012
Os contratos eletrônicos formados via clique em opcção 'I accept' em redes de relacionamento social
Descrição: Aplicação de questionários ao corpo discente da UFOP nos dias 01, 02, 03 e 04 de maior de 2012 como pesquisador de campo após receber treinamento específico do Núcleo de Estudos Aplicados e Sócio-Políticos- NEASPOC/UFOP..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (22) .
Integrantes: Júnior Ananias Castro - Coordenador / Natália Olivência e Souza - Integrante / Emanuelli dos Santos Tonoli - Integrante.
2011 - 2012
Informações e concorrência: compartilhando informações sobre os serviços de locação no Município de Ouro Preto
Descrição: A pesquisa investiga a concorrência no mercado imobiliário de Ouro Preto. Seu objeto é a melhora da mesma, a partir de medidas que beneficiem a qualidade e a confiabilidade das informações neste contexto. É um estudo baseado nos conceitos de assimetria de informação de George Akerlof em seu artigo Market of Lemmons (1970), relevante porque que vem oferecendo soluções práticas para o Município. Por exemplo: a produção de dados empíricos sobre o nível de informação sobre a concorrência neste mercado, por meio de pesquisa focal e aplicação de questionários. Metodologia: Análise da concorrência neste mercado, através do estudo dos dados obtidos nas pesquisas de campo e nos artigos científicos sobre compartilhamento de informações. Os dados captados estão sendo registrados para serem tabulados e disponibilizados no site da UFOP e numa cartilha informativa. Considerações Parciais: O projeto verifica as preferências dos locatários, sobretudo alunos da UFOP; está criando informações acessíveis sobre os preços de aluguel X localização do imóvel; e, as compartilhará. Tem-se partido das hipóteses de que os locatários não possuem informações claras em relação aos tipos de imóveis disponíveis para locação na cidade; de que existe uma relação de consumo entre locadores e locatários; e de que há falhas no sistema concorrencial imobiliário ouropretano. O projeto vem mostrando resultados satisfatórios, contribuindo para equilíbrio da concorrência imobiliária da cidade..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Júnior Ananias Castro - Integrante / Mariana Sousa Faria - Integrante / Edgar Gastón Jacobs Flores Filho - Coordenador.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
2011 - 2012
Educação e mobilidade social uma análise das políticas de ações afirmativas no âmbito da Universidade Federal de Ouro Preto.
Descrição: Uma das grandes discussões da atualidade está na aplicação de políticas de ações afirmativas com a finalidade de garantir o acesso às Universidades, de negros e egressos de escola pública. A partir disso nos propomos, com base em dados empíricos obtidos da própria realidade da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), analisar os resultados dessas políticas, seus limites, sua funcionalidade, seu grau de justiça e quais as melhores formas de aplica-las. Os principais objetivos do projeto são verificar qual a opinião dos alunos da UFOP acerca da implementação das ações afirmativas para negros e egressos de escola pública, por meio da aplicação de questionários com o suporte do NEASPOC-UFOP; analise de dados obtidos por meio da PROGRAD, acerca do desempenho dos alunos da UFOP que ingressaram pelas ações afirmativas em comparação com os alunos que ingressaram na modalidade ampla concorrência; análise dos principais dispositivos normativos que tratam do tema, sob uma ótica constitucional; produção de conhecimento original que contribua para a discussão do tema..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Júnior Ananias Castro - Integrante / Edgar Gastón Jacobs Flores Filho - Coordenador / Natália Olivência e Souza - Integrante / Rafhael Frattari Bonito - Integrante.
2011 - 2011
Direito em Números- Pesquisa empírica aplicada ao direito
Descrição: Grupo de pesquisa que busca, por meio de dados empíricos, produzir conhecimento original e que contribua, em alguma medida, com as discussões envolvendo direito e economia. O projeto conta com a participação de diversos pesquisadores que realizam iniciação científica em áreas- Relação entre Direito e Economia e Remodelando Instituições Jurídicas- buscando a todo momento a troca de experiência entre os pesquisadores..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (12) .
Integrantes: Júnior Ananias Castro - Integrante / Mariana Sousa Faria - Integrante / Edgar Gastón Jacobs Flores Filho - Coordenador / Natália Olivência e Souza - Integrante / Emanuelli dos Santos Tonoli - Integrante.
2011 - 2011
Serviço de Locação em Ouro Preto
Descrição: Aplicação de questionários, com o suporte do Laboratório de Pesquisas em História do Núcleo de Estudos Aplicados e Sociopolíticos Comparados (NEASPOC), aos alunos de graduação da UFOP com a finalidade de conseguir dados do mercado imobiliário ouro-pretano..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (12) .
Integrantes: Júnior Ananias Castro - Integrante / Mariana Sousa Faria - Integrante / Natália Olivência e Souza - Integrante / Adriano Sergio Lopes da Gama Cerqueira - Coordenador.


Projetos de extensão


2011 - 2014
Pé-vestibular e Pré-Técnico humanista
Descrição: Projeto de extensão da Universidade Federal de Ouro Preto em parceria com a fundação GORCEIX que visa possibilitar o ingresso da população carente do Município de Ouro Preto em cursos superiores, por meio do pré-vestibular comunitário "Humanista" que tem como professores os próprios alunos da UFOP..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (36) / Mestrado acadêmico: (8) .
Integrantes: Júnior Ananias Castro - Integrante / Maria Perpétuo Socorro Mol Pereira Palmieri - Coordenador.
2011 - 2012
Incorporação Imobiliária: uma análise do mercado imobiliário Ouropretano.
Descrição: Projeto de extensão vinculado ao núcleo de assistência jurídica da UFOP, busca prestar acessoria jurídica a alunos da UFOP que possuem problemas locatícios, dado as peculiaridades do mercado imobiliário ouro-pretano..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2011 - 2012
Núcleo de Direitos Humanos/NDH
Descrição: O NDH é um projeto de extensão que busca propiciar ao aluno de graduação do curso de Direito da UFOP uma formação humana e prática, pautada no contato dos alunos com membros comunidade ouro-pretana objetivando, em conjunto com a população local, encontrar soluções práticas e eficazes para os seus problemas..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (42) .
Integrantes: Júnior Ananias Castro - Integrante / Júlio Aguiar de Oliveira - Coordenador / Felipe Comarela Milanez - Integrante.


Outros Projetos


2014 - 2014
Monitoria de direito das sucessões
Descrição: "A monitoria é um Programa da Pró-Reitoria de Graduação que consiste na execução de atividades teóricas e práticas de caráter pedagógico a serem desenvolvidas com estudantes, visando a esclarecimentos quanto ao conteúdo da disciplina e à superação de dificuldades de aprendizado. Objetivos: ampliar a participação de alunos de graduação no processo educacional da universidade; favorecer o desenvolvimento de atividades de reforço escolar aos alunos; criar condições para a iniciação da prática da docência por meio de atividades de caráter pedagógico diferenciadas; pesquisar metodologias de ensino adequadas ao ensino da disciplina em questão; desenvolver projetos de pesquisa e/ou de extensão relativos à disciplina.".
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Júnior Ananias Castro - Integrante / Yara Souza Antunes - Coordenador.
2012 - 2012
Monitoria de direito financeiro e tributário II
Descrição: "A monitoria é um Programa da Pró-Reitoria de Graduação que consiste na execução de atividades teóricas e práticas de caráter pedagógico a serem desenvolvidas com estudantes, visando a esclarecimentos quanto ao conteúdo da disciplina e à superação de dificuldades de aprendizado. Objetivos: ampliar a participação de alunos de graduação no processo educacional da universidade; favorecer o desenvolvimento de atividades de reforço escolar aos alunos; criar condições para a iniciação da prática da docência por meio de atividades de caráter pedagógico diferenciadas; pesquisar metodologias de ensino adequadas ao ensino da disciplina em questão; desenvolver projetos de pesquisa e/ou de extensão relativos à disciplina.".
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Público/Especialidade: Direito Administrativo.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Público/Especialidade: Direito Constitucional.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: História e Direitos Fundamentais.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CASTRO, Júnior Ananias2015CASTRO, Júnior Ananias; BAHIA, Alexandre Gustavo Melo Franco . O Estado Democrático de Direito e o Fenômeno da Judicialização da Saúde. BDA (São Paulo), v. 7, p. 846-855, 2015.

2.
CASTRO, Júnior Ananias2014CASTRO, Júnior Ananias; BAHIA, Alexandre Gustavo Melo Franco . O Estado Democrático de Direito e a Efetivação dos Direitos Sociais: O Fenômenos da Judicialização da Saúde. Revista de Informação Legislativa, v. 2014, p. 127-141, 2014.

3.
CASTRO, Júnior Ananias2013CASTRO, Júnior Ananias; CATEB, A. B. ; REZENDE, P. H. . A Ineficiência da Proibição de Constituição de EIRELI por Pessoa Jurídica: Uma Análise Econômica da Instrução Normativa n. 117 do DNRC. Revista do Instituto do Direito Brasileiro, v. 4, p. 2831-2845, 2013.

4.
CASTRO, Júnior Ananias2012CASTRO, Júnior Ananias; REZENDE, P. H. . Análise Econômica da Responsabilidade Civil Objetiva das Sociedades Empresárias. Revista do Instituto do Direito Brasileiro, v. 7, p. 3949-3976, 2012.

5.
CASTRO, Júnior Ananias2012CASTRO, Júnior Ananias; FARIA, M. S. . Análise Crítica do Mercado de Imóveis em Ouro Preto. Revista do Instituto do Direito Brasileiro, v. 10, p. 5941-5958, 2012.

6.
CASTRO, Júnior Ananias2011CASTRO, Júnior Ananias; FARIA, M. S. . Análise Crítica do Mercado de Imóveis em Ouro Preto. Revista da Pesquisa & Pós-Graduação, v. 11, p. 19-27, 2011.

Capítulos de livros publicados
1.
CASTRO, Júnior Ananias; Guzzo, R. G. ; BATALHA, C. E. . O NOVO REGIME FISCAL E A PROPOSTA DE UM ESTADO MÍNIMO: DESAFIOS À EFETIVAÇÃO DO DIREITO SOCIAL À SAÚDE E À EDUCAÇÃO NO BRASIL PÓS-PEC 55/2016. In: Magna Campos. (Org.). TEMÁTICAS JURÍDICAS & ENSINO. 1ed.Mariana: FUPAC-MARIANA, 2017, v. 1, p. 108-123.

2.
CASTRO, Júnior Ananias; BAHIA, Alexandre Gustavo Melo Franco . O DIREITO À SAÚDE E A JUDICIALIZAÇÃO DA POLÍTICA: CONSIDERAÇÕES SOBRE A ATUAÇÃO DOS TRIBUNAIS E O EXEMPLO DE OURO PRETO. In: Juarez Guimarães ... [et al.] (organizadores). (Org.). RISCO E FUTURO DA DEMOCRACIA BRASILEIRA DIREITO E POLÍTICA NO BRASIL CONTEMPORÂNEO. 1ed.São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2016, v. , p. 277-304.

3.
CASTRO, Júnior Ananias; BAHIA, Alexandre Gustavo Melo Franco ; FARIA, M. S. . O ATIVISMO JUDICIAL E A EFETIVAÇÃO DO DIREITO SOCIAL À SAÚDE. In: Alexandre Gustavo Melo Franco Bahia; Diogo Bacha e Silva; Dierle Nunes; Renata Nascimento Gomes. (Org.). PROCESSO E CONSTITUIÇÃO Estudo sobre judicialização da saúde, da educação e dos direitos homoafetivos. 1ed.Florianópolis/SC: Empório do Direito, 2015, v. 1, p. 7-321.

4.
CASTRO, Júnior Ananias; Guzzo, R. G. . A APLICAÇÃO DAS DISCRIMINAÇÕES POSITIVAS NO ÂMBITO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO- UFOP COMO FORMA DE GARANTIA DO ACESSO DE NEGROS E EGRESSOS DE ESCOLAS PÚBLICAS AO ENSINO SUPERIOR. In: Magna Campos... [et al.]. (Org.). DIREITO EM PAUTA. 1ed.Mariana/MG: FUPAC-MARIANA, 2015, v. 1, p. 152-184.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CASTRO, Júnior Ananias; BAHIA, Alexandre Gustavo Melo Franco . O Estado Democrático de Direito e a Efetivação dos Direitos Sociais: O Fenômenos da Judicialização da Saúde. In: 3° Seminário Interdisciplinar em Sociologia e Direito, 2013, Niterói. CADERNO DE RESUMOS 3º S&D Niterói: PPGSD-UFF, 22 a 24 de Outubro de 2013, ISSN 2236-8736, n.3, v. 4, 2013. v. 4. p. 189-208.

2.
CASTRO, Júnior Ananias; REZENDE, P. H. ; CATEB, A. B. . Análise Econômica da Responsabilidade Civil Objetiva das Sociedades Empresárias. In: IV Congresso Anual da Associação Mineira de Direito e Economia, 2012, Belo Horizonte. IV Congresso Anual da Associação Mineira de Direito e Economia. Belo Horizonte: Revista da Associação Mineira de Direito e Economia, 2012. v. VII. p. 103-133.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CASTRO, Júnior Ananias; FLORES FILHO, E. G. J. ; SOUZA, N. O. ; FRATTARI, Rafhael. . A experiência das políticas de ações afirmativas no âmbito da Universidade Federal de Ouro Preto. In: Seminário de Iniciação Científica da UFOP, 2011, Ouro Preto. XIX Seminário de Iniciação ciêntífica da UFOP, 2011.

2.
CASTRO, Júnior Ananias; FARIA, M. S. ; Guzzo, R. G. ; FLORES FILHO, E. G. J. . Compartilhamento sobre o mercado imobiliário ouro-pretano: uma iniciativa necessária. In: Seminário de Iniciação Científica da UFOP, 2011, Ouro Preto. XIX Seminário de Iniciação ciêntífica da UFOP, 2011.

3.
CASTRO, Júnior Ananias; MILANEZ, F. C. ; MUSSI, M. A. M. . A Acessibilidade Como Direito Fundamental. In: XIX Seminário de Iniciação Científica da UFOP, 2011, Ouro Preto-MG. XIX Seminário de Iniciação ciêntífica da UFOP, 2011.

4.
CASTRO, Júnior Ananias; MILANEZ, F. C. ; MUSSI, M. A. M. . Inclusão Social e o Núcleo de Direitos Humanos. In: XIX Seminário de Iniciação Científica da UFOP, 2011, Ouro Preto-MG. XIX Seminário de Iniciação ciêntífica da UFOP, 2011.

5.
CASTRO, Júnior Ananias; FARIA, M. S. . Os malefícios causados pelo compartilhamento indiscriminado de dados pessoais na internet e a necessidade de regulamentação, pelo direito, da disponibilidade de dados na web. In: Seminário de Iniciação Científica da UFOP, 2011, Ouro Preto. XIX Seminário de Iniciação ciêntífica da UFOP, 2011.

Apresentações de Trabalho
1.
CASTRO, Júnior Ananias. A defesa do consumidor em juízo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
CASTRO, Júnior Ananias; BAHIA, Alexandre Gustavo Melo Franco . O ESTADO DE DIREITO E A EFETIVAÇÃO DOS DIREITOS SOCIAIS: O FENÔMENO DA JUDICIALIZAÇÃO DA SAÚDE.' Faculdade de Direito da Universidade Federal Fluminense-RJ. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
CASTRO, Júnior Ananias; REZENDE, P. H. . Análise Econômica da Responsabilidade Civil Objetivo das Sociedades Empresárias. Associação Mineira de Direito e Economia e Faculdade de Direito do Ibmec-MG. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
CASTRO, Júnior Ananias; Guzzo, R. G. ; FARIA, M. S. . A especulação imobiliária em Ouro Preto e seu reflexos na relação locatícia. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
CASTRO, Júnior Ananias; REZENDE, P. H. ; CATEB, A. B. . A ineficiência da proibição de constituição de Eireli por pessoa jurídica. Uma análise econômica da instrução normativa n. 117 do DNRC. Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pernambuco/UFPE. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
FARIA, M. S. ; CASTRO, Júnior Ananias . O mercado imobiliário de Ouro Preto em números: análise empírica da especulação imobiliária à luz do direito. Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo/USP. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
CASTRO, Júnior Ananias; FLORES FILHO, E. G. J. ; SOUZA, N. O. . Análise empírica das ações afirmativas para o acesso de negros e egressos da escola pública na Universidade Federal de Ouro Preto. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
CASTRO, Júnior Ananias; FLORES FILHO, E. G. J. ; SOUZA, N. O. . Análise empírica das ações afirmativas para o acesso de negros e egressos da escola pública na Universidade Federal de Ouro Preto. Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo/USP. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
CASTRO, Júnior Ananias; Guzzo, R. G. . Incorporação Imobiliária: uma análise do mercado imobiliário Ouropretano.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Aula Magna ministrada pelo professor Dr. Humberto Theodoro Júnior, sob o tema "Os novos rumos projetados para o direito processual civil brasileiro". 2012. (Outra).

2.
Congresso da Associação Mineira de Direito e Economia. "Análise Econômica da Responsabilidade Civil Objetivo das Sociedades Empresárias". 2012. (Congresso).

3.
II Congresso jurídico vila rica. 2012. (Congresso).

4.
"Direiti e mediação de conflitos: entre metamoforse da regulação social e administração plural da justiça". 2011. (Outra).

5.
Aula Magna ministrada pelo Prof. Dr. Gustavo Garibaldi, da Universidade de Buenos Aires, e pelo Prof. Dr. Túlio Viana, da UFMG. 2011. (Outra).

6.
Aula Magna ministrada pelos prof. José Luis Bolzan de Moraes, da UNISINOS, sob o tema "Direitos Fundamentais e Globalização". 2011. (Encontro).

7.
Congresso Jurídico Vila Rica. 2011. (Congresso).

8.
I Seminário de Pesquisa Empírica em Direito. 2011. (Seminário).

9.
Mini-curso apresentado no XIX seminário de iniciação científica da UFOP "Acessibilidade como direito humano" apresentado pelo prof. Felipe Comarela Milanez. 2011. (Seminário).

10.
Mini-curso apresentado no XIX seminário de iniciação científica da UFOP "Lutas de Classes e 'novos movimentos sociais' apresentado pela prof. Ednéia Oliveira. 2011. (Seminário).

11.
Mini-curso apresentado no XIX seminário de iniciação científica da UFOP "Regime Diferenciado de Contratações públicas para eventos esportivos de grande porte" apresentado pela prof. Maria Tereza Fonseca Dias. 2011. (Seminário).

12.
Mini-curso apresentado no XIX seminário de iniciação científica da UFOP mini-curso "Panorama atual da legislação brasileira sobre doação e transplante de órgãos" apresentado pela prof. Iara Antues Sousa. 2011. (Seminário).

13.
Projeto "Saber Universitário da Justiça". 2011. (Outra).

14.
Sessão plenária presidida pelo Excelentíssimo senhor Ministro Cezar Peluso, Presidente do Supremo Tribunal Federal. 2011. (Outra).

15.
XII Seminário de Extensão da UFOP. 2011. (Seminário).

16.
XII Seminário de Extensão da UFOP.Incorporação Imobiliária: uma análise do mercado imobiliário Ouropretano.. 2011. (Seminário).

17.
XIX Seminário de Iniciação Científica da UFOP. 2011. (Seminário).

18.
XIX Seminário de Iniciação Científica da UFOP.A experiência das políticas de ações afirmativas no âmbito da Universidade Federal de Ouro Preto. 2011. (Seminário).

19.
"Direitos da Criança e do Adolescente" do Núcleo de Direitos Humanos da UFOP. 2010. (Encontro).

20.
"II Congresso Internacional de História do Direito: Narrativas Alternativas- do Antigo Regime à República". 2010. (Congresso).

21.
Aula Magna ministrada pelos professores da USP José Afonso da Silva e Virgílio Afonso da Silva. 2010. (Encontro).

22.
Palestra "Estrutura e Funcionamento do Poder Judiciário Estadual" realizada no Tribunal de Justiça de Minas Gerais. 2010. (Outra).

23.
XXV Encontro dos Estudantes Mineiros de Direito- EMED. 2010. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Guzzo, R. G. ; CASTRO, Júnior Ananias ; FARIA, M. S. . 1° Ciclo de debates sobre os conhecimentos básico a respeito de contratos de locação de imóveis e seus respectivos dispositivos legais. 2012. (Outro).

2.
FLORES FILHO, E. G. J. ; CASTRO, Júnior Ananias ; FARIA, M. S. . I Seminário de Pesquisa Empírica em Direito... 2011. (Outro).



Outras informações relevantes


* 1° Lugar no pré-enem no ano de 2009 realizado na "Escola Estadual Presidente Tancredo Neves".
* 1° lugar do ENEM de 2009 na "Escola Estadual Presidente Tancredo Neves".
* Aprovado em 2 ° lugar como professor de história do projeto e extensão "Pré-vestibular e pré-técnico humanista" em fevereiro de 2011.
* Aprovado em 1º lugar como monitor de "Direito Financeiro e Tributário II" da faculdade de direito da Universidade Federal de Ouro Preto pelo professor Dr. Rafhael Frattari Bonito no ano de 2012.
* Tesoureiro da Associação de Moradores e Ex-alunos da República Tcheca no ano de 2013-2014.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/01/2019 às 2:23:06