Cândido Samuel Fonseca de Oliveira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1171535597046093
  • Última atualização do currículo em 01/10/2018


Possui licenciatura em língua inglesa (2010), mestrado (2013) e doutorado (2016) em estudos linguísticos pela Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Durante a graduação, realizou um intercâmbio acadêmico com duração de um semestre na University of Wisconsin (EUA) e durante o doutorado realizou um estudo de campo na City University of New York (EUA) também com duração de um semestre. Atualmente é Professor de Língua Inglesa do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), pós doutorando no laboratório de psicolinguística da UFMG e pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Semântica Lexical da UFMG (NuPeS) . Também Tem experiência com ensino de língua inglesa presencial e a distância. Desenvolve trabalhos na área de linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: bilinguismo, aquisição de segunda língua, representação e processamento linguísticos, ensino e aprendizagem de inglês. . (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Cândido Samuel Fonseca de Oliveira
Nome em citações bibliográficas
OLIVEIRA, C. S. F.


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2016
Doutorado em Estudos Lingüísticos.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Processing, Representation and Learnability of the Resultative Construction by Brazilian Portuguese-English Bilinguals, Ano de obtenção: 2016.
Orientador: Ricardo Augusto de Souza.
Coorientador: Fernando Luiz Pereira de Oliveira.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2011 - 2013
Mestrado em Estudos Lingüísticos.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: A Construção Resultativa e sua Representação por Bilíngues do Par Linguístico Português Brasileiro e Inglês,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Ricardo Augusto de Souza.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Bilinguismo, Resultativa, Estimativa de Magnitude.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2006 - 2010
Graduação em Letras - Inglês.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.


Pós-doutorado


2017 - 2018
Pós-Doutorado.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.


Formação Complementar


2018 - 2018
Programa de Desenvolvimento Profissional para Professores de Língua Inglesa. (Carga horária: 160h).
Fulbright Comissão para o Intercâmbio entre os Estados Unidos e o Brasil, FULBRIGHT, Brasil.
2017 - 2017
Moodle. (Carga horária: 3h).
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, CEFET/MG, Brasil.
2016 - 2016
Psycholinguistics. (Carga horária: 30h).
Graduate Center - City University of New York, GC - CUNY, Estados Unidos.
2016 - 2016
Language in Aging and Dementia. (Carga horária: 30h).
Graduate Center - City University of New York, GC - CUNY, Estados Unidos.
2015 - 2015
The Bilingual Brain. (Carga horária: 48h).
University of Houston System, UHSA, Estados Unidos.
2013 - 2013
Adult Sentence Processing. (Carga horária: 12h).
Associação Brasileira de Lingüística, ABRALIN, Brasil.
2013 - 2013
Brain Products EEG Beginner Workshop. (Carga horária: 16h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2013 - 2013
Estudos de corpora e língua em uso. (Carga horária: 2h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2013 - 2013
Head-drive Phrase Structure Grammar. (Carga horária: 8h).
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística, ANPOLL, Brasil.
2013 - 2013
CPE (Certificate of Proficiency in Englsih). (Carga horária: 45h).
Cultura Inglesa BH, CI, Brasil.
2012 - 2012
Princípios Básicos de Estatística Análise de Dados. (Carga horária: 15h).
Centro de Extensão da Faculdade de Letras da UFMG., CENEX-UFMG, Brasil.
2012 - 2012
Formação em Docência do Ensino Superior. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2012 - 2012
CAE (Certificate of Advanced English) Special. (Carga horária: 45h).
Cultura Inglesa BH, CI, Brasil.
2011 - 2011
Preparatório: Teaching Knowledge Test. (Carga horária: 45h).
Cultura Inglesa BH, CI, Brasil.
2011 - 2011
Foundation Course. (Carga horária: 32h).
Cultura Inglesa BH, CI, Brasil.
2010 - 2010
Intercâmbio acadêmico. (Carga horária: 300h).
University of Wisconsin - Madison, UW, Estados Unidos.
2007 - 2007
Introdução a fonologia de Laboratório. (Carga horária: 15h).
Associação Brasileira de Lingüística, ABRALIN, Brasil.
2006 - 2006
Gramática e Leitura no Ensino Fundamental e Médio. (Carga horária: 3h).
Editora FTD, EDITORA FTD, Brasil.


Atuação Profissional



Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, CEFET/MG, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor EBTT, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

07/2018 - Atual
Direção e administração, Diretor Geral, .

Cargo ou função
Comissão Organizadora e Executora da 14a Semana de Ciência & Tecnologia do Campus de Contagem..
06/2018 - Atual
Direção e administração, Diretor Geral, .

Cargo ou função
Coordenador Local de Fomento à Pesquisa.
04/2018 - Atual
Direção e administração, Diretor Geral, .

Cargo ou função
Presidente da Comissão Permanente para a Promoção de Eventos Técnico-Científicos na Unidade Contagem.
04/2018 - Atual
Extensão universitária , Diretor Geral, .

Atividade de extensão realizada
Membro do Projeto Orquestra do Rock.
04/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Diretor Geral, .

Cargo ou função
Membro da Comissão Permanente de Arte e Cultura da Unidade Contagem.
02/2017 - Atual
Extensão universitária , Diretor Geral, .

Atividade de extensão realizada
Coordenador Local do Projeto Azimute Norte.
08/2015 - Atual
Extensão universitária , Diretor Geral, .

Atividade de extensão realizada
Professor colaborador no processo de elaboração e revisão de itens para o Banco Nacional de Itens (BNI) do Inep segundo Edital Público 005/2011 de convocação de Instituições Públicas de Educação Superior..
04/2014 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa
04/2017 - 04/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, Diretoria Unidade Contagem, .

Cargo ou função
Comissão Permanente para a Promoção de Eventos Técnico-Científicos na Unidade Contagem.
05/2017 - 11/2017
Direção e administração, Diretor Geral, .

Cargo ou função
Comissão Organizadora e Executora da 13a Semana de Ciência & Tecnologia do Campus de Contagem.
06/2015 - 10/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Diretoria Unidade Contagem, .

Cargo ou função
Comissão Temporária para a Divulgação e Agendamento de visitas para a XXV META..
05/2015 - 07/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Diretoria Unidade Contagem, .

Cargo ou função
Comissáo Temporária para Reestruturação do Site da Unidade Contagem.

Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Pesquisador Voluntário no Nupes, Carga horária: 8
Outras informações
Pesquisador voluntário do Nupes - Núcleo de Pesquisa em Semântica Lexical

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Voluntário, Carga horária: 8
Outras informações
Ministrou o curso Morfologia do Inglês

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Doutorando-Bolsista, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Membro da equipe executora do Projeto IngRede (Inglês em Rede), coordenado pela Profª Drª Junia de Carvalho Fidelis Braga e pelaProfªs Drªas Vera Lúcia Menezes de Oliveira e Paiva.

Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Mestrando-Bolsista
Outras informações
Membro da equipe executora do Projeto IngRede (Inglês em Rede), coordenado pela Profª Drª Junia de Carvalho Fidelis Braga e pelaProfªs Drªas Vera Lúcia Menezes de Oliveira e Paiva. Atuação nas disciplinas de graduação a distância Inglês Instrumental I e Inglês Instrumental II.

Atividades

03/2016 - 07/2016
Ensino, Letras - Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
English Morphology
03/2011 - 03/2014
Ensino, Letras - Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inglês Instrumental I (EaD)
Inglês Instrumental II (EaD)

Centro de Extensão da Faculdade de Letras da UFMG., CENEX-UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Inglesa, Carga horária: 8


Cultura Inglesa BH, CI, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de Língua Inglesa, Carga horária: 10
Outras informações
Professor de níveis básicos e avançados para crianças, adolescentes e adultos nas modalidades: padrão, business e exames


Inglês e Cia, INGLÊS E CIA, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2011
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Inglesa, Carga horária: 30


Red Balloon Belo Horizonte, RBBH, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
O uso da tarefa labirinto como ferramenta pedagógica no ensino de inglês como língua estrangeira
Descrição: A tarefa labirinto (maze-task) vem sendo utilizada no campo da psicolinguística para medir o custo de processamento imposto por diferentes estruturas linguísticas. Mais recentemente, o método supracitado vem sendo testado em aulas de língua estrangeira como uma ferramenta educacional complementar. Os resultados desses estudos sugerem que a tarefa labirinto pode ajudar no desenvolvimento tanto do conhecimento declarativo/ explícito quanto do conhecimento procedural/ implícito dos aprendizes. O projeto ora descrito visa testar o potencial da tarefa labirinto no desenvolvimento de tais conhecimentos na aquisição da morfologia funcional e de estruturas sintáticas específicas á L2 (sintagma nominal e construção dativa) por alunos de nível médio que possuem baixa proficiência em inglês. Objetivamos comparar o desempenho de alunos em tarefas experimentais antes e após sessões de treinamento feito com a tarefa labirinto..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Cândido Samuel Fonseca de Oliveira - Coordenador / Elizabeth Duane Santos da Costa - Integrante / Nathalie Alacoque da Silva Barros - Integrante / Mariana de Castro Pasqualini - Integrante.Número de orientações: 2
2012 - 2015
Memorização e fala de expressões de estrutura argumental por bilíngues
Descrição: Este projeto tem por objetivo geral contribuir para a discussão e construção de modelos teóricos sobre os mecanismo cognitivos e as variáveis linguísticas que afetam o controle inibitório e/ou ativação de representações linguísticas específicas entre os bilíngues. Tal metal global é erigida através dos seguintes objetivos específicos: (1) Investigação da abrangência temporal e em diferentes tarefas da ativação de estruturas sintáticas que permitem a expressão de estrutura argumental unicamente em uma língua x, durante o processamento de uma língua Y; (2) exame do possível impacto de diferenças de perfis de bilinguismo e níveis de habilidade linguística na segunda língua dos bilíngues; e (3) exame da possibilidade de diferenciação entre processos de acesso lexical e comparilhamento sintático propriamente dito no processamento bilíngue de padrões de realização da estrutura argumental. Na primeira fase do projeto, serão conduzidos experimentos baseados em tarefas que exigem compreensão e retenção de sentenças em memória e sua subsequente formulação oral, com a obtenção de dados por rastreamento ocular, medidas de tempo de reação e análise acústica de gravações de fala. Os dados de tais experimentos serão ainda examinados em constraste com dados de tarefas de eliciação de percepção de aceitabilidade de sentenças. Na segunda fase, os experimentos objetivarão a coleta de dados neurofisiológicos através de registros de potencial evocado por eventos. Para a execução do projeto é prevista a participação de falantes monolíngues do português do Brasil e do inglês americano, além de bilíngues do português do Brasil e do inglês. A duração prevista para o estudo é de três anos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2018 - Atual
Orquestra do Rock
Descrição: O objetivo geral do presente projeto é promover, por meio de uma atividade musical, a integração entre a comunidade externa, estudantes e servidores da Unidade Contagem do CEFET-MG. Ao colocar o público em contato com elementos típicos da cultura clássica e popular tradicional, a Orquestra do Rock os mune de recursos, competências típicas da cultura dominante ou legítima. A Orquestra, enfim, colabora, para aquisição de um capital cultural de grande importância nas sociedades contemporâneas, em que a educação é o eixo central da mobilidade social e inserção bem sucedida na estrutura de estratificação social..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2018 - Atual
Projeto de Extensão Azimute Norte: Desporto Orientação no CEFET-MG - Contagem
Descrição: A Orientação esportiva é definida como uma atividade que combina o físico e a mente. A ideia básica da prática deste esporte é a visita a um número de pontos de controle em uma ordem pré-determinada, com a ajuda de mapa elaborado com escala grande e, uma bússola. Durante o Intercampi de 2018 decidiu-se implementar o esporte Orientação como uma modalidade competitiva no referido evento em 2019, cuja sede será a unidade de Divinópolis. Assim, a presente proposta visa implementar a modalidade Esportiva no campus CEFET - Contagem com vistas à preparação da equipe para O Intercampi 2019. Para este fim será necessário o treinamento de uma equipe de professores e alunos bolsistas que será realizado no campus Divinópolis. Sendo assim, a metodologia de implantação do projeto parte destas demandas, que por sua vez partem da necessidade da aquisição de equipamentos específicos para a prática deste esporte e necesários para o desenvolvimento das atividades. Com a finalidade de implantação far-se á reuniões entre a equipe gestora que será composta por professores de diversas áreas do conhecimento, em particular da Educação Física e da Geografia, quando serão apresentadas as demandas e, discutidos os objetivos, as metas, os indicadores e as variáveis que qualificarão as ações a serem executadas no projeto. O acompanhamento do projeto será realizado através de processo contínuo do desempenho dos alunos nas oficinas e em relação às suas metas e resultados, medidos pelos indicadores que serão produzidos regularmente a partir dos níveis de monitoramento e avaliação que, se darão com a coleta quantitativa e qualitativa de dados em cada atividade realizada. A avaliação dar-se-á a partir da das ações empreendidas, do cumprimento do cronograma proposto e do Impacto na formação dos estudantes, analisado por meio de ralatos dos alunos com feedback após cada atividade..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2017 - Atual
Programa de Extensão Azimute Norte: Desporto Orientação no CEFET-MG
Descrição: Desde 2011, o Programa de Extensão Azimute Norte prevê a implantação do Desporto Orientação no CEFET-MG como uma atividade extra-escolar e ferramenta de ensino, pesquisa e extensão, atendendo a todos os alunos, servidores e pais de alunos do CEFET-MG, bem como de outras escolas do município de Divinópolis e região. O Programa conta ainda com a parceria do Clube de Orientação de Divinópolis (CODIV) que fornece um amplo apoio na parte material que compõem a Desporto. Combinando fundamentos físicos e mentais, o Desporto Orientação é um esporte em que o participante deve completar, no menor tempo possível, um percurso definido por uma sequência de pontos de controle espalhados pela área da competição. O atleta realiza a leitura do mapa e interpreta as características do terreno, geralmente rural, a fim de escolher a melhor rota possível entre os pontos. As competições e treinamentos tem como campo de jogo o próprio ambiente, no estado em que se encontra, e colocam os participantes em contato direto com ele. Dessa forma, a Orientação contribui com a formação cidadã e ambiental de seus atletas, incentivando-os a lidar com os elementos do ambiente, sempre prezando pela preservação e manutenção destes durantes os eventos..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2011 - 2014
IngRede - Inglês em Rede
Descrição: Projeto de extensão, pesquisa e ensino. Neste projeto são desenvolvidos materiais e ministrados cursos de inglês (EaD) para todos os alunos da UFMG e também para seus funcionários. Os bolsistas envolvidos, além de se qualificarem para o desenvolvimento de material didático e de testes de leitura, ainda desenvolvem pesquisa com os dados gerados pelo curso. Além disso, o material é compartilhado com outras instituições federais e estaduais de ensino superior e recebem suporte da equipe..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Revisor de periódico


2018 - Atual
Periódico: International Linguistic Research


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2014
2º Lugar no concurso para o cargo efetivo de Professor do Magistério Federal da Carreira do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, CEFET-MG.
2013
3º lugar no concurso para cargo temporário de professor de língua inglesa da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal de Minas Gerais.
2013
1º lugar no concurso para cargo temporário de Professor do Magistério Federal da Carreira do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, CEFET-MG.
2012
Certificate in Advanced English, University of Cambridge.
2011
Teaching Knowledge Test - Modules 1, 2 and 3 - Band 4., University of Cambridge.
2007
Cidadão Honorário de Oklahoma, Governo de Oklahoma.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Outras
Total de trabalhos:13
Total de citações:40
OLIVEIRA, C. S. F.  Data: 13/07/2018

Artigos completos publicados em periódicos

1.
OLIVEIRA, C. S. F.2017OLIVEIRA, C. S. F.; MACHADO-ROSA, R. . The Acceptability of Clitic and Tonic Accusative 3rd Person Pronouns in Written Brazilian Portuguese. DIADORIM (RIO DE JANEIRO), v. 19, p. 149-161, 2017.

2.
2SOUZA, R. A.2017SOUZA, R. A. ; OLIVEIRA, C. S. F. . Are bilingualism effects on the L1 byproducts of implicit knowledge? Evidence from two experimental tasks. REVISTA DE ESTUDOS DA LINGUAGEM, v. 25, p. 1685-1716, 2017.

3.
1OLIVEIRA, C. S. F.2017 OLIVEIRA, C. S. F.; OLIVEIRA, F. L. P. ; SOUZA, R. A. . Bilingualism effects on L1 representation and processing of argument structure. Journal of the European Second Language Association, v. 1, p. 23-37, 2017.

4.
5SOUZA, R. A.2015 SOUZA, R. A. ; OLIVEIRA, C. S. F. ; SILVA, J. S. ; PENZIN, A. G. A. ; SANTOS, A. A. . Estudo sobre um Parâmetro de Tarefa e um Parâmetro Amostral para Experimentos com Julgamentos de Aceitabilidade Temporalizados. Revista de Estudos da Linguagem, v. 23, p. 211-244, 2015.

5.
8OLIVEIRA, C. S. F.2015OLIVEIRA, C. S. F.. Influência Translinguística na Representação da Construção Resultativa Preposicionada na L1 (Português Brasileiro) e na L2 (Inglês) de falantes bilíngues.. PROLÍNGUA (JOÃO PESSOA), v. 10, p. 121-133, 2015.

6.
11OLIVEIRA, C. S. F.2014OLIVEIRA, C. S. F.; Wright, V. C. . Teaching English to children as a second language through a genre-based approach. Revele: Revista Virtual dos Estudantes de Letras, v. 7, p. 38, 2014.

7.
3OLIVEIRA, C. S. F.2014 OLIVEIRA, C. S. F.. Uma investigação sobre a aquisição das regras de formação da construção resultativa por bilíngues de alta proficiência do par linguístico português do Brasil e inglês. LETRÔNICA, v. 7, p. 66, 2014.

8.
6SOUZA, R. A.2014SOUZA, R. A. ; OLIVEIRA, C. S. F. ; GUIMARAES, M. P. ; ALMEIDA, L. R. . Efeitos do Bilinguismo sobre a L1: Evidências em Julgamentos de Aceitabilidade e no Processamento Online de Bilíngues em Imersão na L2 ou não. LINGUÍSTICA (RIO DE JANEIRO), v. 10, p. 193-212, 2014.

9.
4SOUZA, R. A.2014SOUZA, R. A. ; OLIVEIRA, C. S. F. . The Learnability of the Resultative Construction in English L2: A Comparatiive Study of Two Forms of the Acceptability Judgment Task. Revista da ABRALIN, v. 1, p. 375-410, 2014.

10.
9OLIVEIRA, C. S. F.2014OLIVEIRA, C. S. F.; MARCELINO, M. . A Construção Resultativa Verdadeira em Português Brasileiro. CONFLUÊNCIA (RIO DE JANEIRO), v. 47, p. 120, 2014.

11.
10OLIVEIRA, C. S. F.2013OLIVEIRA, C. S. F.; SÁ, T. M. M. . Métodos off-line em psicolinguística: julgamento de aceitabilidade. Revele: Revista Virtual dos Estudantes de Letras, v. 5, p. 77, 2013.

12.
7OLIVEIRA, C. S. F.2012OLIVEIRA, C. S. F.; SOUZA, R. A. . Uma Exploração da Aprendizibilidade da Construção Resultativa do Inglês por Blíngues do Par Linguístico Português do Brasil e Inglês. CONFLUÊNCIA (RIO DE JANEIRO), v. 43, p. 242-260, 2012.

Capítulos de livros publicados
1.
OLIVEIRA, C. S. F.; NOGUEIRA, N. N. M. . Uma Exploração da Aprendizibilidade do Present Perfect do Inglês por bilíngues do Par Linguístico Português do Brasil e Inglês. In: Marianne Carvalho Bezerra Cavalcante; Márcio Martins Leitão; Paulo Vinicius Ávila Nóbrega; Gitanna Brito Bezerra; Thalita Maria Lucindo Aureliano; Giorvan Ânderson dos Santos Alves (Orgs.).. (Org.). Questões em aquisição da linguagem e psicolinguística: fonologia e prosódia, língua de sinais, sintaxe e processamento.. 1ed.João Pessoa: Mídia Gráfica e Editora, 2016, v. 1, p. 831-849.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
OLIVEIRA, C. S. F.. The Ingrede Project Learning Assessment: Tasks, Criteria and Results. In: III Congresso da Abrapui, 2012, Florianopolis SC. Language and Literature in the age of Technology, 2012.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
OLIVEIRA, C. S. F.; SOUZA, R. A. . Efeitos de bilinguismo sobre a L1: Representações implícitas ou explícitas?. In: X Congresso Internacional da ABRALIN, 2017, Rio de Janeiro. Anais do X Congresso da ABRALIN, 2017.

2.
SOUZA, R. A. ; OLIVEIRA, C. S. F. . Bilingualism Effects on the L1 May Be Limited to Implicit Processes. In: Architectures and Mechanisms of Language Processing, 2017, Lancaster. Architectures and Mechanisms of Language Processing, 2017.

3.
OLIVEIRA, C. S. F.; SOUZA, R. A. . The Learnability of the Resultative Construction In English L2: A Comparative Study of Two Forms of the Acceptability Judgment Task. In: 3rd ANPOLL Intl Psycholinguistics Congress : Domain Specificity in Language Acquisition and Processing, 2015, Rio de Janeiro. 3rd ANPOLL Intl Psycholinguistics Congress : Domain Specificity in Language Acquisition and Processing, 2015.

4.
OLIVEIRA, C. S. F.; SOUZA, R. A. . Measurement Scales in Experiment Syntax. In: Encontro Intermediário do GT-TG, 2015, Belo Horizonte. Caderno de Resumos GT-TG 2015, 2015.

5.
OLIVEIRA, C. S. F.; PENZIN, A. G. A. ; SANTOS, A. A. ; SILVA, J. S. ; SOUZA, R. A. . Inquiry of a Task Parameter and a Sampling Parameter for Speeded Acceptability Jugment Experiments. In: Encontro Intermediário do GT-TG, 2015, Belo Horizonte. Caderno de Resumos do GT-TG 2015, 2015.

6.
OLIVEIRA, C. S. F.. The Acquisition of the Depictive and the Resultative Construction by Portuguese-English Bilinguals. In: EUROSLA 25, 2015, Aix-en-Provence. EUROSLA 25 - Book of Abstracts, 2015.

7.
OLIVEIRA, C. S. F.. Influência da L2 na Representação e no Processamento da L1. In: VI Seminário de Teses e Dissertações, 2015, Belo Horizonte. VI SETED - Caderno de Resumos, 2015.

8.
OLIVEIRA, C. S. F.; CONEGUNDES, L. . Humanos vs. Computador: Estudos sobre Processamento da Linguagem. In: XI Semana de Ciência e Tecnologia, 2015, Contagem. XI SEMANA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA CEFET-MG - UNIDADE CONTAGEM, 2015.

9.
OLIVEIRA, C. S. F.; LOURENCO, G. . Aquisição de Segunda Língua: Línguas Orais e Línguas de Sinais.. In: XI Semana de Ciência e Tecnologia, 2015, Contagem. XI SEMANA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA CEFET-MG - UNIDADE CONTAGEM, 2015.

10.
OLIVEIRA, C. S. F.. A importância da evidência negativa na aprendizagem da segunda língua. In: IV Congresso Internacional da ABRAPUI, 2014, Maceió. Transculturalidade e De(s)colonidade nos Estudos em Inglês no Brazil, 2014.

11.
OLIVEIRA, C. S. F.; GUIMARAES, M. P. . Efeitos do Bilinguismo sobre a L1: Evidências do Bilinguismo em Julgamentos de Aceitabilidade de Falantes Bilíngues sem Inversão de Dominância. In: XXV Jornada Nacional do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste, 2014, Natal, RN. Caderno de Resumos do 25ª Jornada Nacional do GELNE, 2014.

12.
OLIVEIRA, C. S. F.. Supergeneralização das Regras de Formação da Construção Resultativa em Inglês por Falantes Nativos do Português do Brasil com alta proficiência. In: VII Congresso Internacional da ABRALIN, 2013, Natal, RN. ABRALIN Natal 2013 VII Congresso Internacional Caderno de Programação, 2013.

13.
OLIVEIRA, C. S. F.; SOUZA, R. A. . Testes para Julgamento de Aceitabilidade: a Escala Likert e a Estimativa de Magnitude. In: VII Congresso Internacional da ABRALIN, 2013, Natal, RN. ABRALIN Natal 2013 VII Congresso Internacional Caderno de Programação, 2013.

14.
OLIVEIRA, C. S. F.; OLIVEIRA, M. . A avaliação da aprendizagem no IngRede: tarefas, critérios e resultados. In: III Congresso Internacional da ABRAPUI, 2012, Florianópolis. Comunicação Coordenada - ABRAPUI, 2012.

15.
OLIVEIRA, C. S. F.. Aquisição de Construções Resultativas por bilíngues de alta proficiência. In: Jornada Nacional do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste, 2012. Caderno de Resumos do GELNE, 2012.

16.
OLIVEIRA, C. S. F.. Processamento e aceitabilidade de construções resultativas por falantes bilíngues de alta proficiência do par linguístico do par linguístico português brasileiro e ingês. In: V SETED, 2012, Belo Horizonte, MG. V Seminário de Teses e Dissertações - Caderno de Resumos, 2012.

17.
OLIVEIRA, C. S. F.; Wright, V. C. . Genres in Classroom. In: 13th LABCI Conference, 2011, Assunção. 13th LABCI Conference Programme, 2013.

Apresentações de Trabalho
1.
LUNA, L. P. D. ; LEITAO, M. M. ; OLIVEIRA, C. S. F. . Processamento de Reflexivos em Inglês por Bilíngues Brasileiros. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
OLIVEIRA, C. S. F.; SOUZA, R. A. . Efeitos de bilinguismo sobre a L1: Representações implícitas ou explícitas?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
SOUZA, R. A. ; OLIVEIRA, C. S. F. . Bilingualism Effects on the L1 May Be Limited to Implicit Processes. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
OLIVEIRA, C. S. F.. A Mente Bilíngue. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
OLIVEIRA, C. S. F.. Bilinguals vs. monolinguals in acceptability judgment tasks.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
OLIVEIRA, C. S. F.; SOUZA, R. A. . Bilingualism effect on L1 representation and processing of argument structure. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
OLIVEIRA, C. S. F.. Processing, representation and learnability of the resultative construction by BP-English bilinguals. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
OLIVEIRA, C. S. F.. L2 influence on L1. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
OLIVEIRA, C. S. F.. Psycholinguistics, Syntax and Second Language Aqcuisition. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
OLIVEIRA, C. S. F.. The acquisition of the resultative construction from multiple-grammars perspective. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
OLIVEIRA, C. S. F.. Influências Translinguísticas na Representação da Construção Resultativa Verdadeira em Bilíngues do Par Linguístico Português Brasileiro e Inglês. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
OLIVEIRA, C. S. F.; SOUZA, R. A. . The Learnability of the Resultative Construction in English L2: A Comparative Study of Two Forms of the acceptability judgment task. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
OLIVEIRA, C. S. F.; SOUZA, R. A. . Measurement Scales in Experimental Syntax. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
OLIVEIRA, C. S. F.; PENZIN, A. G. A. ; SANTOS, A. A. ; SILVA, J. S. ; SOUZA, R. A. . Inquiry of a Task Paramenter and a Sampling Parameter for Speeded Acceptability Judgments Experiments. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
OLIVEIRA, C. S. F.; CONEGUNDES, L. . Humanos vs. Computadores: Estudos sobre processamento da linguagem.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
OLIVEIRA, C. S. F.; LOURENCO, G. . Aquisição de segunda língua: línguas orais vs. línguas de sinais.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
OLIVEIRA, C. S. F.. The Acquisition of the Depictive and the Resultative Construction by Portuguese-English Bilinguals. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

18.
SOUZA, R. A. ; SILVA, J. S. ; OLIVEIRA, C. S. F. . Análise de um Aspecto Amostral e de um Aspecto Temporal da Tarefa de Julgamento de Gramaticalidade. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

19.
OLIVEIRA, C. S. F.; GUIMARAES, M. P. . Efeitos do bilinguismo sobre a L1: Evidências em julgamentos de aceitabilidade de falantes bilíngues sem inversão de dominância.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

20.
OLIVEIRA, C. S. F.. A Importância da Evidência Negativa na Aprendizagem da Segunda Língua. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
HONORATO, R. ; OLIVEIRA, C. S. F. . African American Vernacular English. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

22.
OLIVEIRA, C. S. F.; SOUZA, R. A. . Técnicas para Julgamento de Aceitabilidade: Escala Likert e Estimativa de Magnitude. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

23.
OLIVEIRA, C. S. F.. Supergeneralização das Regras de Formação da Construção Resultativa em Inglês por Falantes Nativos do Português do Brasil com alta proficiência. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

24.
OLIVEIRA, C. S. F.. O Insumo Pode Não Ser o Suficiente na Aprendizagem de uma L2. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

25.
SOARES, V. H. M. ; OLIVEIRA, C. S. F. . Interferência Fonética do Português Brasileiro como L1 no Inglês como L2: Uma Análise Baseada em Corpus. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

26.
OLIVEIRA, C. S. F.; SOARES, V. H. M. . Supergeneralização do Presente Simples em L2 por Bilíngues do Par Linguístico Português do Brasil e Inglês. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

27.
OLIVEIRA, C. S. F.. A Relação entre L1 e L2 na Aquisição de Construção de Estrutura Argumental. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

28.
OLIVEIRA, C. S. F.; Oliveira, M. . A Avaliação da Aprendizagem no IngRede: Tarefas, Critérios e Resultados. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

29.
OLIVEIRA, C. S. F.. Aquisição de Construções Resultativas por Bilíngues de Alta Proficiência. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

30.
OLIVEIRA, C. S. F.. Processamento e Aceitabilidade de Construções Resultativas por Falantes Bilíngues de Alta Proficiência do Par Linguístico Português Brasileiro e Inglês. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

31.
OLIVEIRA, C. S. F.; Wright, V. . Genres in Classroom. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

32.
OLIVEIRA, C. S. F.. Processamento de Construções Resultativas por Falantes Bilíngues do Par Linguístico Português Brasileiro e Inglês. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções bibliográficas
1.
OLIVEIRA, C. S. F.. Uma Exploração sobre a Aceitabilidade da Construção Resultativa no Português do Brasil. Vitória da Conquista: Marca da Fantasia, 2013 (Resumo Expandido).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
OLIVEIRA, C. S. F.. Parecer sobre artigo submetido à Revista Virtual dos Estudantes de Letras -REVELE. 2014.


Demais tipos de produção técnica
1.
OLIVEIRA, C. S. F.. IngRede - Relatório de atividades do ano 2012. 2014. (Relatório).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
COELHO, S. M.; SOUZA, R. A.; ANTUNES, L. B.; OLIVEIRA, C. S. F.. Participação em banca de Consuelo Hermine Santos. Orações Subordinadas Adverbiais Causais X Orações Coordenadas Explicativas: Uma Análise Empírico-Experimental. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
SOUZA, R. A.; FINGER, I.; CIRIACO, L. S.; OLIVEIRA, C. S. F.. Participação em banca de Alberto Gallo Araújo Penzin. The processing of the double object construction by Brazilian monolinguals and late Brazilian-Portuguese English bilinguals.. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Linguística - UFMG) - Universidade Federal de Minas Gerais.

3.
HERMONT, A. B.; OLIVEIRA, C. S. F.; BRITTO, D. B. O.. Participação em banca de Kelcius Ferreira Rodrigues. A Aquisição da Linguagem por Parte de Crianças com Síndrome de Williams: Um Estudo de Caso Sobre a Compreensão de Sentenças Passivas. 2018. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

4.
SOUZA, R. A.; OLIVEIRA, C. S. F.; SCHRODER, U. A.; ROTHE-NEVES, R.. Participação em banca de Cíntia Antão de Santana. Captura-Recaptura: uma abordagem para a mensuração da profundidade do vocabulário produtivo de falantes do alemão como língua estrangeira. 2017. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Teses de doutorado
1.
SOUZA, R. A.; CARNEIRO, M. M.; CIRIACO, L. S.; GODOY, M. C.; OLIVEIRA, C. S. F.. Participação em banca de Mara Passos Guimarães. Structural Persistence and Surprisal: Implications for Proficiency-Modulated Distributional Learning in Late Bilinguals. 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
CUNHA, G. X.; GODOY, L. A. G.; FOLTRAN, M. J. G. D.; COELHO, S. M.; AMARAL, L. L.; OLIVEIRA, C. S. F.; LEE, S. H.. Participação em banca de Letícia Lucinda Meirelles. A Fatoração de Argumentos Verbais do PB. 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Linguística) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Qualificações de Doutorado
1.
SOUZA, R. A.; CARNEIRO, M. M.; OLIVEIRA, C. S. F.. Participação em banca de Mara Passos Guimarães. Proficiency-Modulated Distributional Learning in Late Bilinguals. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SOUZA, R. A.; OLIVEIRA, C. S. F.; OLIVEIRA, A. L. A. M.. Participação em banca de Alberto Gallo Araújo Penzin.The manipulation of language mode in a self-paced reading task. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal de Minas Gerais.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
ORFANO, B. M.; GUERRA, D. C. S.; OLIVEIRA, S. M. G. P.; NOGUEIRA, N. N. M.; VALENTE, V. N.; OLIVEIRA, C. S. F.; FERNANDES, G. G. M.. Professor Efetivo de Língua Inglesa 2017. 2017. Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
ARAUJO, B. R.; ALONSO, K. F.; OLIVEIRA, C. S. F.. Professor Substituto de Língua Inglesa. 2016. Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

3.
COUTINHO, E. H. L.; CANABRAVA , K. L. R.; OLIVEIRA, C. S. F.. Professor Substituto de Educação Física. 2016. Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Outras participações
1.
OLIVEIRA, C. S. F.. Reconhecimento de Saberes e Competência. 2015. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

2.
OLIVEIRA, C. S. F.. Reconhecimento de Saberes e Competências. 2015. Instituto Federal do Sertão Pernambucano.

3.
OLIVEIRA, C. S. F.. Reconhecimento de Saberes e Competências. 2015. Universidade Federal de Juiz de Fora.

4.
OLIVEIRA, C. S. F.. Reconhecimento de Saberes e Competências. 2015. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

5.
OLIVEIRA, C. S. F.. Reconhecimento de Saberes e Competências. 2015. Instituto Federal de Santa Catarina.

6.
OLIVEIRA, C. S. F.. Reconhecimento de Saberes e Competência. 2015. Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais.

7.
OLIVEIRA, C. S. F.. Reconhecimento de Saberes e Competência. 2015. Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais.

8.
OLIVEIRA, C. S. F.. Reconhecimento de Saberes e Competências. 2015. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

9.
OLIVEIRA, C. S. F.; LIMA, R.; CARVALHO, C.. Reconhecimento de Saberes e Competência. 2015. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins.

10.
OLIVEIRA, C. S. F.; LIMA, R.; MALUF, L.. Reconhecimento de Saberes e Competência. 2015. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins.

11.
COSTA, M. A.; OLIVEIRA, C. S. F.; VENUTO, A.. A trajetória acadêmica de dois grupos de alunos: Reserva de vagas e ampla concorrência.. 2015. Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

12.
OLIVEIRA, C. S. F.. Reconhecimento de Saberes e Competência. 2015. Instituto Federal de Alagoas - Matriz.

13.
GAVIAO, P. R. O.; OLIVEIRA, C. S. F.. Reconhecimento de Saberes e Competências. 2014. Instituto Federal de Ciências e Tecnologia de SP.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
X Encontro de Docentes da Pós-Graduação. 2018. (Seminário).

2.
XXXII Encontro Nacional da Anpoll. 2018. (Congresso).

3.
13ª Semana de Ciência e Tecnologia. 2017. (Feira).

4.
Architectures and Mechanisms of Language Processing 2017. 2017. (Congresso).

5.
Encontro Pedagógico e Adminsitrativo do CEFET-MG Unidade Contagem. 2017. (Encontro).

6.
Seminário Sujeito e Sentido - Interfaces Epistemológicas.Preconceito Linguístico - A Sociedade e Suas Linguagens. 2017. (Seminário).

7.
X Congresso Internacional da ABRALIN. 2017. (Congresso).

8.
35th Second Language Research Forum. 2016. (Congresso).

9.
Psycholinguistics Supper. 2016. (Encontro).

10.
3rd ANPOLL International Psycholinguistics Congress. 2015. (Congresso).

11.
Encontro Intermediário do GT-TG. 2015. (Congresso).

12.
II Jornada Pedagógica - A Prática Docente na EPTNM. 2015. (Encontro).

13.
IX Congresso Internacional da ABRALIN. 2015. (Congresso).

14.
The 25th Annual Conference of the European Second Language Association.. 2015. (Congresso).

15.
VI Seminário de Teses e Dissertações. 2015. (Seminário).

16.
XI Semana de Ciência e Tecnologia. 2015. (Outra).

17.
29ª Encontro Nacional da ANPOLL 2014. 2014. (Encontro).

18.
First Research Workshop on Bilinguals' Language Representation and Processing. 2014. (Oficina).

19.
IV Congresso Internacional da ABRAPUI. 2014. (Congresso).

20.
IV Festival de Arte e Cultura do CEFET-MG. 2014. (Oficina).

21.
XXV Jornada Nacional do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste. 2014. (Congresso).

22.
2nd ANPOLL International Psycholinguistics Congress. 2013. (Congresso).

23.
Brain Products EEG Beginner Workshop. 2013. (Oficina).

24.
IX Encontro Nacional de Aquisição da Linguagem e III Encontro Internacional de Aquisição da Linguagem. 2013. (Congresso).

25.
VIII Congresso Internacional da ABRALIN. 2013. (Congresso).

26.
XXI Instituto da ABRALIN. 2013. (Outra).

27.
10th ABCI Conference. 2012. (Congresso).

28.
III Congresso Internacional da ABRAPUI. 2012. (Congresso).

29.
V Seminário de Teses e Dissertações. 2012. (Seminário).

30.
XXIV Jornada Nacional do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste. 2012. (Congresso).

31.
13th LABCI (Latin American British Cultural Institutes) Conference. 2011. (Congresso).

32.
IV Seminário de Teses e Dissertações. 2011. (Seminário).

33.
TESOL?s 44th Annual Convention & Exhibit. 2010. (Congresso).

34.
V Congresso Internacional da Associação Brasileira de Lingüística. 2007. (Congresso).

35.
IX Congresso Nacional II Congresso Internacional de Fonética e Fonologia. 2006. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ALONSO, K. F. ; OLIVEIRA, C. S. F. ; SILVA, S. E. C. ; CARVALHO, G. A. ; ARAUJO, W. J. . 14ª Semana de Ciência e Tecnologia. 2018. .

2.
OLIVEIRA, C. S. F.; CANABRAVA , K. L. R. ; Ferreira, G. L. L. . II Orientação na Escola. 2018. (Outro).

3.
OLIVEIRA, C. S. F.; Meurer, S. ; Ferreira, G. L. L. ; Auaraek, W. F. . I Orientação na Escola. 2017. (Outro).

4.
MOREIRA, C. B. ; SILVA, S. E. C. ; OLIVEIRA, C. S. F. ; ASSIS, T. S. M. ; COUTINHO, E. H. L. ; LIMA, G. H. R. A. . Seminário Sujeito e Sentido: interfaces epistemológicas. 2017. (Outro).

5.
CASTILHO, B. A. ; BARBOSA, C. M. ; RIMSA, L. G. ; OLIVEIRA, C. S. F. . 13ª Semana de Ciência e Tecnologia. 2017. .

6.
OLIVEIRA, C. S. F.. VI Seminário de Teses e Dissertações. 2015. (Congresso).

7.
SOUZA, R. A. ; OLIVEIRA, C. S. F. ; GUIMARAES, M. P. . First Research Workshop on Bilinguals' Language Representation and Processing. 2014. (Congresso).

8.
REIS, C. ; OLIVEIRA, C. S. F. . IX Congresso Nacional e III Congresso Internacional de Fonética e Fonologia. 2006. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Tese de doutorado
1.
Matheus de Almeida Barbosa. O PROCESSAMENTO DO P-STRANDING POR BRASILEIROS FALANTES DE INGLÊS COMO L2. Início: 2018. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Federal da Paraíba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Coorientador).

Iniciação científica
1.
Augusto Bretas de Moura. O uso da tarefa labirinto como ferramenta pedagógica em aulas de inglês com língua estrangeira. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais. (Orientador).

2.
Ana Luísa Aguilar. Efeitos de Bilinguismo no Mapeamento Sintático-Semântico da L1. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais. (Orientador).

3.
Mariana de Castro Pasqualini. O uso da tarefa labirinto como ferramenta pedagógica em aulas de inglês como língua estrangeira. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Estatística) - Universidade Federal de Minas Gerais. (Orientador).

4.
Nathalie Alacoque da Silva Barros. O uso da tarefa labirinto como ferramenta pedagógica em aulas de inglês com língua estrangeira. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Abi - Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Orientações de outra natureza
1.
Bruno Victor Ventura. O Ensino de Língua Inglesa Baseado em Gêneros Textuais: Uma Análise dos trabalhos desenvolvidos no CEFET-MG Campus Contagem. 2015. Orientação de outra natureza - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Orientador: Cândido Samuel Fonseca de Oliveira.

2.
Nathalie Alacoque; Valesca Rios. Preferências Pronominais em Português Brasileiro. 2015. Orientação de outra natureza - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Orientador: Cândido Samuel Fonseca de Oliveira.



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
OLIVEIRA, C. S. F.; Oliveira, M. . A Avaliação da Aprendizagem no IngRede: Tarefas, Critérios e Resultados. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/10/2018 às 12:30:53