Alini Luisa Diehl Camacho

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0185347905484062
  • Última atualização do currículo em 25/10/2018


Mestre em engenharia civil, área de concentração: gerenciamento de resíduos, linha de pesquisa: otimização de processos para a minimização de resíduos. Laboratorista de apoio ao ensino do Laboratório de Caraterização e Valorização de Materiais - LCVMat e Laboratório de Polímeros, ambos da Universidade do Vale dos Rio dos Sinos. Possui graduação tecnológica em Gestão Ambiental pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2014). Formação técnica na área química pela Fundação Liberato Salzano Vieira da Cunha (2009). Atualmente cursando Engenharia Química pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Tem experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, na indústria como colorista em materiais têxteis, análises ambientais, técnicas de caracterização de materiais e processos voltados a metalurgia. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Alini Luisa Diehl Camacho
Nome em citações bibliográficas
CAMACHO, A. L. D.;CAMACHO, ALINI LUÍSA DIEHL


Formação acadêmica/titulação


2015 - 2017
Mestrado em Engenharia Civil.
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
Título: Caracterização e Valorização de material casca cerâmica gerada no processo de fundição de precisão,Ano de Obtenção: 2017.
Orientador: Carlos Alberto Mendes Moraes.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul, FAPERGS, Brasil.
2013
Graduação em andamento em Engenharia Química.
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
2010 - 2014
Graduação em GESTÃO AMBIENTAL.
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
Título: Caracterização do Resíduo Pó de Exaustão (PE) oriundo da Fabricação de Pastilhas de Freio, Buscando Alternativas de Reciclagem.
Orientador: Daiane Calheiro Evaldt.
2007 - 2009
Curso técnico/profissionalizante em Técnico em química.
Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, SALZANO, Brasil.




Formação Complementar


2016 - 2016
Fluorescência de Raios X. (Carga horária: 16h).
Universidade de Aveiro, UA, Portugal.
2016 - 2016
Microscopia de Força Atômica (AFM). (Carga horária: 40h).
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
2016 - 2016
Difração de Raios X, Análise Térmica (DTA/TG), Coulter. (Carga horária: 40h).
Universidade de Aveiro, UA, Portugal.
2015 - 2015
I Escola de Inverno. (Carga horária: 6h).
Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil.
2014 - 2014
Medição Analítica em Processos. (Carga horária: 6h).
Mettler - Toledo.Ag, MT, Suiça.
2013 - 2013
Monitoria Atividade Acadêmica Qualidade do Ar. (Carga horária: 131h).
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
2012 - 2012
Monitoria Atividade Acadêmica Qualidade do Ar. (Carga horária: 152h).
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
2011 - 2011
Auditor Interno ISO 14001:2004. (Carga horária: 26h).
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
2011 - 2011
Auditor Interno ISO 14001:2004. (Carga horária: 14h).
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Empregado, Enquadramento Funcional: Laboratorista de Apoio ao Ensino



Projetos de pesquisa


2014 - Atual
VARSIN - Valorização de resíduos sólidos industriais: Caracterização RSI e Análise de Ciclo de Vida como ferramentas para a criação de uma base de dados de exploração universal
Descrição: O crescimento da população mundial e consequente aumento do consumo de recursos naturais renováveis e não-renováveis para garantir o fornecimento de energia e alimento à geração do presente é cada vez mais evidente. Para a concretização deste abastecimento massivo à população, o mundo, assim como o Brasil geram paralelamente bilhões de toneladas de resíduos sólidos industriais (RSI), das quais grande parte é depositada em aterros. A maioria destes RSI é composta por substâncias cujas propiedades,que podem ser de interesse em setores diferenciados, os quais teriam como alternativa as suas matérias-primas convencionais, produtos de mais baixo custo e de valor agregado, como por exemplo carbonatos, fibras, cinzas e areias. A criação de uma base de dados de exploração universal, ou seja, tanto pela indústria geradora do (s) residuo (s), indústria valorizadora e centros de pesquisa tem por objetivo principal facilitar a disseminação de informação relevante relativa aos RSI (características, quantidades, localização, etc) de forma a ser possível utilizá-los não só, como materia-prima alternativa em outros setores, mas também fomentar outras posibilidades de gestão de RSI, que viabilize a sustentabilidade dos recursos envolvidos. A metodologia para o desenvolvimento da primeira fase deste trabalho engloba a coleta e processamento de dados, caracterização química, física e mineralógica adicional dos RSI, áreas de aplicação já testadas, áreas com potencial de aplicação (desenvolvimento e seleção de formulações de interesse) e por fim, elaboração da base de dados universal em formato digital. A análise e tratamento de dados obtidos permitirão agrupar um conjunto de RSI com potencial de valorização, reutilização e avaliar o escoamento dos resíduos, garantindo assim a sua valorização intersetorial de modo sustentável. Na segunda e última fase do trabalho, uma análise de ciclo de vida (ACV) deverá ser realizada nas cinzas de casca de arroz. Este RSI tem forte impacto ambiental e económico verificado na região sul do Brasil, em especial, e de altíssima relevância em nível mundial. O desenvolvimento deste trabalho facilitará a indústria e centros de pesquisa, terem acesso a um universo de informação e alternativas úteis de exploração de recursos secundários cujos objetivos principais serão a agregação de valor aos setores envolvidos e o acesso a uma ferramenta (ACV) que os possibilite a redução de custos, comparação de cenários de produção e impactos ambientais provenientes das diversas etapas produtivas existentes. 02/2014 / 2014 - PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS ? BOLSAS NO PAÍS MODALIDADE ATRAÇÃO DE JOVENS TALENTOS ? BJT - MEC/MCTI/CAPES/CNPQ/FAPS. Financiamento: R$ 191.900,00..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Alini Luisa Diehl Camacho - Integrante / CARLOS ALBERTO MENDES MORAES - Coordenador / DAIANE CALHEIRO EVALDT - Integrante / FELICIANE ANDRADE BREHM - Integrante / AMANDA GONÇALVES KIELING - Integrante / Roxane Oliveira - Integrante / CLAUDIO DE SOUZA KAZMIERCZAK - Integrante / Marlova Piva Kulakowski - Integrante / Maurício Mancio - Integrante / Iara Janaína Fernandes - Integrante / Emanuele Caroline Araujo dos Santos - Integrante / Magali Rejane Rigon - Integrante / Regina Célia Espinosa Modolo - Integrante / Janaína de Mello Reis - Integrante / Jenifer Morschel Pol Alcante - Integrante / Victor Miguel de Sousa Ferreira - Integrante.


Projetos de extensão


2012 - Atual
DESENVOLVIMENTO DE PROTÓTIPOS E MATERIAL DIDÁTICO PARA DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS EM ENGENHARIA AMBIENTAL
Descrição: Descrição: o presente projeto trata-se, assim, de importante espaço de formação e pesquisa com os seguintes objetivos: ● Promover ações para a criação de materiais didáticos e de disponibilização de mecanismos para colaboração e compartilhamento. ● Produzir materiais didáticos para serem utilizados em atividades de formação continuada dos profissionais da educação nas modalidades presencial e a distância. ● Propor ações que integrem pesquisa, desenvolvimento tecnológico e interação com ensino médio, aprofundando conhecimentos em uma perspectiva transdisciplinar. c) Metas e resultados esperados Metas: 1) desenvolver material didático na forma de protótipos para tratamento de efluente; 2) desenvolver material didático na forma de protótipos para tratamento controle e prevenção de emissões atmosféricas; 3)desenvolver material didático na forma de protótipos para gerenciamento e reciclagem de resíduos sólido...
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Materiais e Metalúrgica.
2.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Química / Subárea: Engenharia Química.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2018
Menção Honrosa pelo artigo DESMONTAGEM E CARACTERIZAÇÃO DE LÂMPADAS LED PARA RECUPERAÇÃO DE MATERIAIS, 9º Fórum Internacional de Resíduos Sólidos.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CAMACHO, A. L. D.2018CAMACHO, A. L. D.; CAMACHO, D. L. D. ; Mancio, M . Avaliação do aumento da reatividade da cinza volante através do método sonoquímico. Materia-Rio de Janeiro, v. 23, p. 1-10, 2018.

2.
1FERNANDES, IARA JANAÍNA2017FERNANDES, IARA JANAÍNA ; CALHEIRO, DAIANE ; SÁNCHEZ, FELIPE A. L. ; CAMACHO, ALINI LUÍSA DIEHL ; ROCHA, TATIANA LOUISE AVILA DE CAMPOS ; MORAES, CARLOS ALBERTO MENDES ; SOUSA, VÂNIA CALDAS DE . Characterization of Silica Produced from Rice Husk Ash: Comparison of Purification and Processing Methods. Materials Research-Ibero-american Journal of Materials, v. 1, p. 1-7, 2017.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
Santos, E. C. A. dos ; CAMACHO, A. L. D. ; L. R. ; MORAES, C. A. M. . DESMONTAGEM E CARACTERIZAÇÃO DE LÂMPADAS LED PARA RECUPERAÇÃO DE MATERIAIS. In: 9º Fórum Internacional de Resíduos Sólidos, 2018, Porto Alegre. 9º Fórum Internacional de Resíduos Sólidos, 2018.

2.
CAMACHO, A. L. D.; MORAES, C. A. M. ; MODOLO, R. C. E. . Caracterização térmica e microestrutural de casca cerâmica gerada no processo de fundição de precisão. In: In: 17o Congresso ABIFA de Fundição - CONAF 2017, 2017, São Paulo. ANAIS do 17º Congresso ABIFA de Fundição - CONAF 2017, 2017. v. 1. p. 1-10.

3.
CAMACHO, A. L. D.; MORAES, C. A. M. ; MODOLO, R. C. E. . CARACTERIZAÇÃO DA CASCA CERÂMICA GERADA NO PROCESSO DE FUNDIÇÃO DE PRECISÃO. In: 71º Congresso Anual da ABM Internacional e ao 16º ENEMET, 2016, Rio de Janeiro. ABM Week 2016, 2016. v. 71.

4.
CAMACHO, A. L. D.; MORAES, C. A. M. ; MITZI, A. ; EVALDT, D. C. . Caracterização de Carepa Metálica Visando sua Valorização omo Coproduto. In: 68o Congresso Internacional Anual da ABM, 2013, Belo Horizonte. Anais do 68º Congresso Internacional Anual da ABM. São Paulo, 2013. v. 1. p. 580-590.

5.
CAMACHO, A. L. D.; EVALDT, D. C. ; MORAES, C. A. M. ; BREHM, F. A. . Caracterização de Resíduo Sólido de Indústria de Peças Automotivas. In: 67th ABM International Congress, 2012, RIO DE JANEIRO. Anais do 67th ABM International Congress. SÃO PAULO, 2012. v. 1. p. 2752-2764.


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
MORAES, C. A. M. ; CAMACHO, A. L. D. ; EVALDT, D. C. . Caracterização de Resíduo Frasle. 2012.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
7º Seminário Cidade Bem Tratada.Comissão de avaliação dos trabalhos científicos. 2018. (Seminário).

2.
9º Fórum Internacional de Resíduos Sólidos.Comissão de avaliação dos trabalhos científicos nos anais do 8º Fórum Internacional de Resíduos Sólidos. 2018. (Outra).

3.
8º Fórum Internacional de Resíduos Sólidos.Comissão de avaliação dos trabalhos científicos nos anais do 8º Fórum Internacional de Resíduos Sólidos. 2017. (Outra).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/12/2018 às 13:29:51