Denize Shirlei da Silva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0564280504199162
  • Última atualização do currículo em 11/07/2018


Tem graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco (2014), e pós-graduação Lato sensu (Especialização) em Alfabetização e Letramento pela UNINTER - Centro Universitário Internacional (2017). Foi bolsista de Manutenção Acadêmica/DAE na secretaria de Pós-graduação em Psicologia Cognitiva no Centro de Filosofia e Ciências Humanas-CFCH-(2010). Foi professora (auxiliar regente) em turmas do grupo V da educação infantil, e do 1° e 5° ano dos anos iniciais do Ensino Fundamental, da rede pública e privada de ensino. Foi bolsista do Programa Institucional de Iniciação à Docência-PIBID, atuando no Projeto de pesquisa do subprojeto de Pedagogia na área do ensino de ciências da natureza (2013). Integrou a equipe técnica como Apoio Pedagógico do Projeto de extensão: Avaliação de Livros Didáticos de Alfabetização, Letramento e Língua Portuguesa-PNLD2016 Ensino Fundamental Anos Iniciais-(2015), e do Projeto de Avaliação de Livros Didáticos na Área de Língua Portuguesa, 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental Anos Finais-PNLD2017-(2016), trabalhando junto à coordenação do projeto. Foi secretaria no I curso de Pós-graduação Lato sensu (Especialização) em Docência na Educação Infantil desenvolvidos pela CEEL/UFPE-(2016). Atuou como apoio pedagógico no Centro de Estudos em Educação e Linguagem, nas ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa-PNAIC, nos subprojeto de Educação campo, Jogos interdisciplinares entre outros. Os referidos programas são executados pelo CEEL/UFPE em parceria com o Ministério da Educação/SEB/MEC/ a Universidade Federal de Pernambuco e o Centro de Educação. Tem interesse pelas temáticas: Leitura, Alfabetização, Letramentos, Literatura infantil, Jogos no ciclo de Alfabetização, formação do leitor e Conhecimentos Históricos. E-mail: sdenize@ymail.com (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Denize Shirlei da Silva
Nome em citações bibliográficas
SILVA, D. S.


Formação acadêmica/titulação


2015 - 2017
Especialização em Alfabetização e Letramento. (Carga Horária: 390h).
UNINTER, UNINTER, Brasil.
Título: O TEXTO LITERÁRIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM OLHAR PARA AS PRÁTICAS DOCENTES DA LEITURA LITERÁRIA.
Orientador: CHURKIN, Ody Marcos (Tutor).
2009 - 2014
Graduação em Pedagogia.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: CONTRIBUIÇÕES DO TEXTO LITERÁRIO PARA A APRENDIZAGEM DOS CONHECIMENTOS HISTÓRICOS POR CRIANÇAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.
Orientador: ELETA DE CARVALHO FREIRE.
2014 - 2015
Curso técnico/profissionalizante em Técnico em Multimeios Didáticos.
Faculdade Joaquim Nabuco, FJN, Brasil.
Bolsista do(a): Ministério da Educação, MEC, Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
PET-Curso Literatura Juvenil Contemporânea. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2016 - 2016
Práticas de Letramento: A leitura e seu ensino. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2016 - 2016
Práticas de Letramento: A leitura e seu ensino - oferecida pelo PPGE-UFPE. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2015 - 2015
Mini-curso- Sequência Didática.. (Carga horária: 3h).
Plataforma de ensino Buzerro.com, EAD, Brasil.
2015 - 2015
Subprojeto-Jogos no Ciclo de Alfabetização entre Diferentes áreas. (Carga horária: 16h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2015 - 2015
Jogos no Ciclo de Alfabetização: Possibilidades de Articulação.... (Carga horária: 16h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2014 - 2014
Extensão universitária em Curso Pré-Acadêmico da Pós-Graduação. (Carga horária: 120h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em Curso de Espanhol Básico 1. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2013 - 2013
Minicurso- Normatização de Artigos Científicos. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2012 - 2012
Minicurso Realidade e Fantasia no Sítio do PicaPau. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2011 - 2011
Ciclo de Palestras/NUPPEM/CFCH/UFPE. (Carga horária: 16h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2011 - 2011
Minicurso- Sentidos e práticas da formação humana. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2011 - 2011
Ciclos de Palestras em Educação Matemática. (Carga horária: 16h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2011 - 2011
Minicurso- Combina que não é bicho. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2010 - 2010
Minicurso- Introdução à Teoria Social do Discurso. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.


Atuação Profissional



Serviço Social do Comércio-PE, SESC-PE, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista (Estagiário), Carga horária: 20
Outras informações
Auxiliar de Sala nas turmas do Ensino Fundamental 1 do (3° ano, 4°ano e 5° ano), prestados na Unidade SESC-Santo Amaro, Recife-PE. Realizando atividades na elaboração de aulas e execução de aulas, planejamento, reuniões pedagógicas, ministração de aulas, brincadeiras recreativas, revisão de provas e correção de provas entre outros.


Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitora- V- JUBRA, Carga horária: 12
Outras informações
Atuou como monitora da comissão de credenciamento no V- Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira (JUBRA), 2012, realizado na Universidade Federal de Pernambuco. Carga horária: 12 h

Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Apoio Pedagógico, Carga horária: 30
Outras informações
Apoio nas ações do Subprojeto do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), em parceria com o Ministério da Educação ( MEC), intitulado: A HETEROGENEIDADE DAS TURMAS MULTISSERIADAS DO CAMPO E OS DIREITOS DE APRENDIZAGEM NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES, sob a coordenação da professora Dr. Maria Emília Lins e Silva e as formadoras DE estudos: Carolina Sá, Ana Paula Berford, Vera Lucia e Bruna Albuquerque. Realizado no município de Lagoa dos Gatos-PE

Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Prestadora de serviços, Enquadramento Funcional: Apoio Técnico Pedagógico, Carga horária: 20
Outras informações
Atuou como Apoio Pedagógico, da equipe do projeto de extensão" Avaliação de Livros Didáticos de Alfabetização Letramento e Língua Portuguesa-PNLD2016", coordenado pelo Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL) do Centro de Educação da UFPE, sob a coordenação institucional da professora doutora: Magna do Carmo Silva Cruz. Auxiliando no que diz respeito a: auxiliar os coordenadores institucional e de área na produção e formatação de relatórios, produtos de avaliação, texto do guia, bancos de dados e estudos estatísticos.

Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Prestadora de Serviços, Enquadramento Funcional: Secretária, Carga horária: 30
Outras informações
Atuou como secretária no Curso de Pós-Graduação Lato Sensu (Especialização) em Docência na Educação Infantil. O referido curso foi promovido em parcerias com o MEC/SEB/UFPE o Centro de Estudos em Educação e Linguagem e a Universidade Federal de Pernambuco. Sob a coordenação institucional da professora doutora: Magna do Carmo Silva Cruz.

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 12
Outras informações
Atuou como monitora da disciplina Fundamentos do Ensino de História durante o 1° semestre de 2014, sob a orientadoção da professora doutora: Eleta de Carvalho Freire

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 12
Outras informações
Atuou como monitora da disciplina FUNDAMENTOS DO ENSINO DE HISTÓRIA durante o 2° semestre de 2013, sob a orientadoção da professora doutora : Eleta de Carvalho Freire

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 12
Outras informações
Atuou como monitora da disciplina POLÍTICAS EDUCACIONAIS-ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO DA ESCOLA BÁSICA durante período letivo do 1° semestre de 2012, sob a orientadoção da professora doutora: Ana Lúcia Borba de Arruda

Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Apoio pedagógico, Carga horária: 20
Outras informações
Atuou como auxiliar administrativo na secretaria das Licenciaturas Diversas dando suporte técnico aos professores dos subprojeto de pesquisas do Projeto de Iniciação a Docência-PIBID/CAPES/UFPE, sob a coordenação institucional do professor: Sérgio Ricardo Ramos e a coordenadora de área pedagógica: Eleta de Carvalho Freire.

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Manutenção Acadêmica(DAE/PROACAD), Carga horária: 12
Outras informações
Atuou como auxiliar Administrativo na secretaria de Pós-Graduação em Psicologia no Centro de Filosofia e Ciências Humanas - CFCH, desempenhando as atividade de secretariado, arquivamento de materiais diversos, agendamento de reuniões, apoios aos professores e alunos, dentre outros.



Projetos de pesquisa


2011 - 2013
Subprojeto de Pedagogia: A CURIOSIDADE CIENTIFICA DAS CRIANÇAS DESENVOLVIDAS POR MEIO DA TEORIA DAS AÇÕES MENTAIS POR ETAPAS DE GALPERIN: A CONSTRUÇÃO DE NOVAS PRÁTICAS DE ENSINO DE CIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Descrição: O subprojeto de Pedagogia está vinculado ao Programa de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID. O projeto tem como proposta de ensino na área de ciência da Natureza investigar as curiosidades dos alunos. E a partir destas planejar e/ou (re) pensar práticas mais significativa e contextualizada com a aprendizagem dos conceitos científicos. Tendo como base a Teoria das Ações Mentais por Etapas de Galperin..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Denize Shirlei da Silva - Coordenador / Petronildo Bezerra da Silva - Integrante.
2011 - 2013
CONHECIMENTOS HISTÓRICOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Descrição: A pesquisa está vinculado ao Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre História da Educação e Ensino de História em Pernambuco (NEPHEPE)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Denize Shirlei da Silva - Coordenador / Eleta de Carvalho Freire - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Livros publicados/organizados ou edições
1.
SILVA, D. S.. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa-Currículo na perspectiva da inclusão e da diversidade: as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica e o Ciclo de Alfabetização. Caderno 01. 01. ed. Brasília: MEC, 2015. 104p .

2.
SILVA, D. S.. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. A criança no ciclo de alfabetização. Caderno 02.Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. 01. ed. Brasília: MEC/SEB, 2015. 112p .

3.
SILVA, D. S.. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Interdisciplinaridade no ciclo de alfabetização. Caderno 03 - Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. 01. ed. Brasília: MEC/SEB, 2015. 116p .

4.
SILVA, D. S.. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. A organização do trabalho escolar e os recursos didáticos na alfabetização. Caderno 04 - Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. 01. ed. Brasília: MEC/SEB, 2015. 116p .

5.
SILVA, D. S.. Guia de Livros Didáticos-PNLD2016 Ensino Fundamental Anos Iniciais- Alfabetização e Letramento e Língua Portuguesa. 01. ed. Brasília: MEC/SEB, 2015. 272p .

6.
SILVA, D. S.. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. A oralidade, a leitura e a escrita no clcio de alfabetização. Caderno 05 - Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. 01. ed. Brasília: MEC/SEB, 2015. 112p .

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, D. S.. A Curiosidade Cientifica das Crianças Desenvolvidas por Meios da Teoria da Formação das Ações Mentais por Etapas de Galperin: A Construção de Novas Práticas de Ensino de Ciências no Ensino Fundamental. In: 65° Reunião Anual da SBPC, 2013, Universidade Federal de Pernambuco, Recife-PE. Anais- 65° Reunião Anual da SBPC, p.8932. In: 65°Reunião Anual da Sociedade Brasileira para Progresso da Ciência, 2013, RECIFE. Ciência para o novo Brasil, 2013. v. v1. p. 33.

2.
SILVA, D. S.. A Curiosidade Cientifica das Crianças Desenvolvidas por Meios da Teoria da Formação das Ações Mentais por Etapas de Galperin: A Construção de Novas Práticas de Ensino de Ciências no Ensino Fundamental. In: 65° Reunião Anual da SBPC, 2013, Universidade Federal de Pernambuco, Recife-PE. Resumo - 65° Reunião Anual da SBPC - 2013, p.8932. In: 65° Reunião Anual da SBPC., 2013, Recife-PE. 65° Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Recife: SBPC, 2013. v. 1. p. 8932-8932.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, D. S.. Os Jogos Didáticos como Etapa Material do Processo de Formação de Conceitos Segundo a Teoria de Galperin.. In: In: IV Encontro Nacional das Licenciaturas III Seminário Nacional do PIBID- Temática: A boniteza de Ensinar, Educação e Ciências Exatas e Naturais, 2013, Uberaba-MG. Cadernos de resumos., 2013, Uberaba-MG. Cadernos de resumos ENALIC 13- IV Encontro das Nacional das Licenciaturas e III Seminário Nacional do PIBID., 2013. v. 1. p. 371-372.

2.
SILVA, D. S.. Os jogos didáticos como etapa material do processo de formação de conceitos segundo a teorias de Galperin. In: IV Encontro nacional das Licenciaturas Diversas: III seminário nacional do PIBID, 2013, Uberaba-MG. A boniteza de ensinar e a identidade do professor na contemporaneidade, 2013. p. 01-1141.

Apresentações de Trabalho
1.
SILVA, D. S.. JOGO DA FORCA SONORA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
SILVA, D. S.. A Curiosidade Ciêntífica das Crianças Desenvolvidas por Meio da Teoria das Ações Mentais por Etapas de Galperin: A Construção de Novas Práticas de ensino de Ciências no Ensino Fundamental. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
SILVA, D. S.. Os Jogos didáticos como etapa material do processo de formação de conceitos segundo a Teoria de Galperin. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
SILVA, D. S.. Os Jogos Didáticos como Etapa Material do Processo de Formação de Conceitos Segundo a Teoria de Galperin. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
SILVA, D. S.. Jogo Soletrando. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Redes sociais, websites e blogs
1.
SILVA, D. S.. Projeto Leitura ao ar livre. 2017; Tema: Mediação de leitura, contação de história, brincadeiras infantis. (Rede social).

2.
SILVA, D. S.. Mundo Mágico da Leitura. 2014; Tema: Textos Literários, Gêneros textuais; Material didáticos pedagógicos para sala de aula, Dicas de leitura literária , sugestões de planos de aulas, mediação de leitura e outros.. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
SILVA, D. S.; Denize Arruda Martins . Oficina de leitura: Estória vai, estória vem, eu leio para você também. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
SILVA, D. S.; Denize Arruda Martins . Oficina de leitura - Adivinha? Tem pé, vive no ar. Essa é fácil. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
SILVA, D. S.. Projeto de Avaliação de Livros Didáticos na Área de Língua Portuguesa, 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, PNLD 2017. 2016. (Projeto).

4.
SILVA, D. S.. Projeto de 'Extensão Avaliação de Livros Didáticos de Alfabetização e Letramento e Língua Portuguesa- PNLD2016'. 2015. (Projeto).

5.
SILVA, D. S.. Forca Sonora. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Jogo Didático).

6.
SILVA, D. S.. As Cincos Micros. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Jogo Didático).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Curso de capacitação: Introdução a Redes de Computadores. 2018. (Outra).

2.
PET-Promove "FORMAÇÃO DO LEITOR: TELAS, TEXTOS E TECNOLOGIAS". 2018. (Encontro).

3.
Seminário do Curso Mediação da Leitura na Escola e na Biblioteca. 2018. (Seminário).

4.
Seminário Final Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa. 2018. (Seminário).

5.
Seminário Final Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa. 2018. (Oficina).

6.
Seminário Final Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa. 2018. (Oficina).

7.
Seminário Final Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa. 2018. (Oficina).

8.
CIclo de Atividades NDE: Encontro com os estudantes de Pedagogia sobre a reforma do curso de Pedagogia.. 2017. (Encontro).

9.
CIclo de Atividades NDE: Experiência sobre a organização do curso de pedagogia: Residência Pedagógica. 2017. (Encontro).

10.
CIclo de Atividades NDE: Reflexões sobre a prática avaliativa :questões e encaminhamentos propositivos to. 2017. (Outra).

11.
CIclo de Atividades NDE: Roda de Dialógos em Espaços não escolares. 2017. (Outra).

12.
Conferência: Os intelectuais, memória e política-Dermeval Saviani. 2017. (Outra).

13.
Mesa redonda: Socialização de pesquisas desenvolvidas por professores estudantes da Pós-Graduação sobre o curso de pedagogia. 2017. (Outra).

14.
A vez e a Voz da Literatura Infantil: o que escrevem e pensam seus autores. Carga horária: 2h30.. 2016. (Outra).

15.
A organização pedagógica em parceria com as crianças: desafios e preposições para a educação infantil. 2015. (Outra).

16.
II- Conbalf- Congresso Brasileiro de Alfabetização- Politicas Públicas de Alfabetização de. 2015. (Congresso).

17.
Seminário Pacto Nacional pela Alfabetização: pesquisa e prática docente em discussão. 2015. (Seminário).

18.
Ciclo de Alfabetização na Idade Certa. ?O lúdico no Ciclo de Alfabetização?. 2014. (Outra).

19.
Múltiplas linguagens na formação do leitor- no I seminário sobre Mediação de leitura em bibliotecas comunitárias. Carga horária: 4h. 2014. (Oficina).

20.
O lúdico no Ciclo de Alfabetização, promovido pelo CEEL/UFPE e o NEMAT/ UFPE. Carga horária: 3 h. 2014. (Outra).

21.
Seminário de Comemoração dos 10 anos CEEL, promovido pelo Centro de Estudos em Educação e Linguagem. 2014. (Seminário).

22.
VI Seminário de Estudos em Educaçao e Linguagem. 2014. (Seminário).

23.
65° Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 2013 -UFPE-Recife-PEPE. 2013. (Congresso).

24.
Colóquio em História da Educação" O estatuto Epistemológico da educação, Carga Horária 02 horas- Universidade Federal de Pernambuco- UFPE. 2013. (Seminário).

25.
Educação como prática da liberdade: Paulo Freire em Recife, Angicos e no mundo ( carga horária 8 h). 2013. (Seminário).

26.
IV Encontro Nacional das Licenciaturas e III Seminário Nacional do PIBID. 2013. (Encontro).

27.
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia-Centro de Educação no dia 24 de outubro. Campus Recife-PE.Gêneros Textuais da Língua Portuguesa. 2013. (Oficina).

28.
Seminário de Planejamento Participativo-Grupo de Trabalho Curso de Pedagogia. Centro de Educação. Carga horária: 16 horas. (Monitora).. 2013. (Seminário).

29.
Seminário de Planejamento Participativo-Grupo de Trabalho Curso de Pedagogia. Centro de Educação. Carga horária: 8 horas. 2013. (Seminário).

30.
Singularidades da Prática Pedagógica, promovido pela disciplina Pesquisa e Prática Pedagógica VII- Centro de Educação/UFPE/ DMTE. Carga horária: 4h. 2013. (Seminário).

31.
XXI EPENN-Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste. 2013. (Encontro).

32.
XXIII Simpósio Brasileiro de Políticas e Administração da Educação,. 2013. (Simpósio).

33.
XXVI Simpósio Brasileiro de Políticas e Administração da Educação sobre Politicas, Planos, Gestão de Educação: democratização e qualidade social. 2013. (Simpósio).

34.
I Conferência do Programa Via Escola: Um pacto pela Educação. 2012. (Outra).

35.
II Encantar " De dentro pra Fora: leitura e letramento" carga horária: 16 horas realizado no Centro de Educação, Universidade Federal de Pernambuco-UFPE. 2012. (Oficina).

36.
III Encontro de Literatura Infantil e Juvenil, Centro de Artes e Comunicação, Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.. 2012. (Encontro).

37.
Aprendizagem da matemática mediados pelas tecnologias da informação comunicação. 2011. (Outra).

38.
Como agem os alunos dos anos iniciais de escolarização frente a problemas de proporção simples. 2011. (Outra).

39.
Encontro de Literatura Infanto- Juvenil: Diversidade Cultural e Formação Cidadã na FAFIRE.( Carga horária: 14h). Faculdade Frassinetti do Recife- FAFIRE, Brasil.. 2011. (Encontro).

40.
Encontro Nacional de Psicologia Social da ABRAPSO, realizado no campus da UFPE. Monitoria ( Carga horária: 30h).. 2011. (Encontro).

41.
Gênero, Criatividade e Cultura: Exemplo do desenvolvimento de ideias matemáticas na fabricação de trançados em Moçambique. 2011. (Outra).

42.
How we think(Como nós pensamos) Dr. Alan Schoenfeld. 2011. (Outra).

43.
I Jornada de Estudos de Paulo Freire, Centro de Educação - UFPE. ( Carga horária: 8h). Universidade Federal de Pernambuco, UFPE,Brasil.. 2011. (Encontro).

44.
metacognição ou automatismo: O que acontece quando contrato é rompido? Confluências entre Didática e a psicologia na resolução de problemas algébricos. 2011. (Outra).

45.
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - Mudanças climáticas, desatres naturais e prevenção de riscos. 2011. (Outra).

46.
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia- Poló UFPE: Mudanças climáticas desatres naturais e prevenção de riscos, Carga Horária 8 horas - (Monitora). 2011. (Seminário).

47.
simpósio de Conclusão de Curso de Pedagogia no Centro de Educação- UFPE( Carga horária: 16 h). Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.. 2011. (Simpósio).

48.
V Seminário de Estudos em Educação e Linguagem. 2011. (Seminário).

49.
V Seminário de Estudos em Educação e Linguagem, promovido pelo Centro de Educação e Linguagem -UFPE. ( Carga horária: 20h). 2011. (Seminário).

50.
V Seminário de Estudos em Educação e Linguagem, promovido pelo Centro de Educação em Linguagem, UFPE. ( Carga horária: 20 h). Universidade Federal de Pernambuco, UFPE,Brasil..Jogo Soletrando. 2011. (Seminário).

51.
Jornada Pedagógica no Centro de Educação - Universidade em Questão: formação do profissional da educação e compromisso com a cidadania. Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil. 2010. (Outra).

52.
Seminário Educação e Relações Raciais no Brasil no Centro de Educação. Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.. 2010. (Seminário).

53.
VII Semana Nacional de Ciência e Tecnologia- Ciência para o Desenvolvimento Sustentável no Centro de Educação.( Carga horária: 4h). Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.. 2010. (Outra).

54.
XIII Congresso de Iniciação Científica da UFPE. (Carga horária: 20h). Universidade Federal de Pernambuco,UFPE, Brasil.. 2010. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SILVA, D. S.. Seminário Final do Programa nacional pela Alfabetização na Idade Certa. 2018. (Outro).

2.
SILVA, D. S.. Clclo de Atividades do NDE- Núcleo Docente Estruturante e Colegiado do Curso de Pedagogia. 2017. (Outro).

3.
SILVA, D. S.. IV Feira de Leitura- Territórios Interculturais da Leitura #nenhumdireitoamenos. 2017. .

4.
SILVA, D. S.. Seminário de Socialização dos subprojetos do PNAIC/MEC/SEB. 2017. (Outro).

5.
SILVA, D. S.. Seminário Comemoração dos 10 Anos do Centro de Estudos em Educação e Linguagem. 2015. (Outro).

6.
SILVA, D. S.. Seminário Pacto Nacional pela Alfabetização: pesquisa e prática docente em discussão. (2015). 2015. (Outro).

7.
SILVA, D. S.. Reunião de Treinamento para Avaliação pedagógica dos componentes curriculares- Letramento, Alfabetização e Língua Portuguesa, do Programa Nacional do Livro Didático - PNLD 2016, promovido pelo Centro de de Estudos em Educação e Linguagem-CEEL/UFPE em parceria com o MEC-UFPE.. 2015. (Outro).

8.
SILVA, D. S.. II- Conbalf-Congresso Brasileiro de Alfabetização-Politicas Públicas de Alfabetização. 2015. (Outro).

9.
SILVA, D. S.. 2° Reunião do Fórum do PNLD2016. 2015. (Outro).

10.
SILVA, D. S.. 1° Reunião PNLD2016: professores das áreas de Alfabetização e Língua Portuguesa. 2015. (Outro).

11.
SILVA, D. S.. II Seminário educação e linguagem: pesquisa em debate-CEEL. 2010. (Outro).



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
SILVA, D. S.. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa-Currículo na perspectiva da inclusão e da diversidade: as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica e o Ciclo de Alfabetização. Caderno 01. 01. ed. Brasília: MEC, 2015. 104p .

2.
SILVA, D. S.. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. A criança no ciclo de alfabetização. Caderno 02.Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. 01. ed. Brasília: MEC/SEB, 2015. 112p .

3.
SILVA, D. S.. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Interdisciplinaridade no ciclo de alfabetização. Caderno 03 - Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. 01. ed. Brasília: MEC/SEB, 2015. 116p .

4.
SILVA, D. S.. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. A organização do trabalho escolar e os recursos didáticos na alfabetização. Caderno 04 - Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. 01. ed. Brasília: MEC/SEB, 2015. 116p .

5.
SILVA, D. S.. Guia de Livros Didáticos-PNLD2016 Ensino Fundamental Anos Iniciais- Alfabetização e Letramento e Língua Portuguesa. 01. ed. Brasília: MEC/SEB, 2015. 272p .

6.
SILVA, D. S.. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. A oralidade, a leitura e a escrita no clcio de alfabetização. Caderno 05 - Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. 01. ed. Brasília: MEC/SEB, 2015. 112p .


Apresentações de Trabalho
1.
SILVA, D. S.. A Curiosidade Ciêntífica das Crianças Desenvolvidas por Meio da Teoria das Ações Mentais por Etapas de Galperin: A Construção de Novas Práticas de ensino de Ciências no Ensino Fundamental. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
SILVA, D. S.. Os Jogos Didáticos como Etapa Material do Processo de Formação de Conceitos Segundo a Teoria de Galperin. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Cursos de curta duração ministrados
1.
SILVA, D. S.; Denize Arruda Martins . Oficina de leitura: Estória vai, estória vem, eu leio para você também. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
SILVA, D. S.; Denize Arruda Martins . Oficina de leitura - Adivinha? Tem pé, vive no ar. Essa é fácil. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SILVA, D. S.. Seminário Pacto Nacional pela Alfabetização: pesquisa e prática docente em discussão. (2015). 2015. (Outro).

2.
SILVA, D. S.. Reunião de Treinamento para Avaliação pedagógica dos componentes curriculares- Letramento, Alfabetização e Língua Portuguesa, do Programa Nacional do Livro Didático - PNLD 2016, promovido pelo Centro de de Estudos em Educação e Linguagem-CEEL/UFPE em parceria com o MEC-UFPE.. 2015. (Outro).

3.
SILVA, D. S.. Clclo de Atividades do NDE- Núcleo Docente Estruturante e Colegiado do Curso de Pedagogia. 2017. (Outro).

4.
SILVA, D. S.. II Seminário educação e linguagem: pesquisa em debate-CEEL. 2010. (Outro).

5.
SILVA, D. S.. IV Feira de Leitura- Territórios Interculturais da Leitura #nenhumdireitoamenos. 2017. .

6.
SILVA, D. S.. Seminário de Socialização dos subprojetos do PNAIC/MEC/SEB. 2017. (Outro).


Redes sociais, websites e blogs
1.
SILVA, D. S.. Projeto Leitura ao ar livre. 2017; Tema: Mediação de leitura, contação de história, brincadeiras infantis. (Rede social).

2.
SILVA, D. S.. Mundo Mágico da Leitura. 2014; Tema: Textos Literários, Gêneros textuais; Material didáticos pedagógicos para sala de aula, Dicas de leitura literária , sugestões de planos de aulas, mediação de leitura e outros.. (Blog).



Outras informações relevantes


0- Integrante do Grupo de Estudo em Educação Infantil, coordenado pelas professoras Dra. Carol Perrusi e Dra Fátima Ribeiro (2018).
1- Integrante do Grupo de Pesquisas em Alfabetização, Leitura e Escrita: avaliação, práticas e políticas (ALEP) coordenado pelo professora Dra. Magna do Carmo Silva Cruz do Programa de Pós-graduação da UFPE, desde janeiro de 2018 aos dias atuais.
2- Foi membro do grupo de Estudo XHEMPA, situado no Centro Educação C.E. No período de 2011 a 2013. (2013).
3- Aprovada na seleção de Estágio SESC/2014 Educação Fundamental -1°lugar geral. Situação concluído.
4- Aprovada na seleção do Acadêmico da Pós-graduação da UFPE, sob a coordenação dos professores Fábio Paiva e José Luis Simões, 2014. Situação concluído.
5- Aprovada na seleção do CEEL/UFPE, 2014 para Apoio Pedagógico a diversas ações do referido Centro, (2014-2018) - situação concluído
6- Está com dois livros de Literatura Infantojuvenil (experimentais) concluídos para futura publicação: Livro 1: "A menina que queria ser grande" e o Livro 2: "O Camaleão Vigui". ambos autoria de Denize Shirlei da Silva. 
7- Atualmente coordena o projeto de incentivo à leitura( sem fins lucrativo), em uma comunidade da cidade do Recife intitulado: "Projeto Leitura ao ar livre!".
8 - Desenvolve atividades autônoma como empreendedora independente de produtos e serviços.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/01/2019 às 1:45:23