Deborah Esther Grajzer

Bolsista de Doutorado do CNPq

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  • Última atualização do currículo em 17/02/2019


Doutoranda e Mestre em Educação na Universidade Federal de Santa Catarina. Bolsista CNPq. Graduanda em Relações Internacionais na Universidade Federal de Santa Catarina. Possui Pós-graduação lato sensu em Filosofia e Direitos Humanos pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2017). Pedagoga com habilitação em Educação Infantil, Orientação Educacional e Séries Iniciais pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012). Participa como pesquisadora do Núcleo de Pesquisa Formação de Professores, Escola, Cultura e Arte (NUPEDOC) e do Núcleo de Estudos Jurídicos e Sociais da Criança e do Adolescente (NEJUSCA/UFSC). Realiza pesquisas nas áreas da Educação, Infância, Direitos Humanos, Direito da Criança e do Adolescente, Migração e Refúgio. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Deborah Esther Grajzer
Nome em citações bibliográficas
GRAJZER, D. E.


Formação acadêmica/titulação


2018
Doutorado em andamento em Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFSC.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Orientador: Luciane Maria Schindwein.
Coorientador: Josiane Rose Petry Veronese.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2016 - 2018
Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: Crianças refugiadas: um olhar para infância e seus direitos,Ano de Obtenção: 2018.
Orientador: Luciane Maria Schlindwein..
Coorientador: Josiane Rose Petry Veronese.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2016 - 2017
Especialização em Filosofia e Direitos Humanos. (Carga Horária: 400h).
Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR, Brasil.
Título: Crianças refugiadas e os mecanismos de proteção internacional: a realidade latino-americana.
Orientador: Danielle Anne Pamplona.
2013
Graduação em andamento em Relações Internacionais.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2007 - 2012
Graduação em Pedagogia.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: Corpo em Movimento: o ingresso das crianças de seis anos no Ensino Fundamental.
Orientador: Célia Regina Vendramini.
2002 - 2004
Ensino Médio (2º grau).
Colégio Oswald de Andrade Caravelas, OAC, Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
Curso de verão: A problemática do refúgio em uma perspectiva global.. (Carga horária: 40h).
Fundação Casa de Rui Barbosa, FCRB, Brasil.
2018 - 2018
Migration Flows in the History of International Law. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2014 - 2014
Extensão universitária em Curso Extra-Curricular de Inglês avançado. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2010 - 2011
Insegnamento dello Yoga nella scuola. (Carga horária: 32h).
Ricerca sullo Yoga nell´Educazione, RYE, Itália.
2010 - 2010
Curso elementar de língua italiana. (Carga horária: 45h).
Instituto Cultural Italo-brasileiro, ICIB, Brasil.
2010 - 2010
Italiano (pós-intermediário). (Carga horária: 75h).
Università degli studi Roma Tre, UNIROMA3, Itália.
2009 - 2009
Método Scliar de Alfabetização. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2008 - 2008
Uma introdução à teoria dos Jogos. (Carga horária: 3h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2008 - 2008
Língua e cultura italiana (intensivo longo). (Carga horária: 96h).
Centro de Cultura Italiana, CCI, Brasil.


Atuação Profissional



Meritt Informação Educacional, MERITT, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 20
Outras informações
Estágio não obrigatório em Relações Internacionais


Prefeitura Municipal de Florianópolis, PMF, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora Substituta, Carga horária: 40


Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Colaborator, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 10
Outras informações
Membro do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos Jurídicos e Sociais da Criança e do Adolescente (NEJUSCA).

Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Discente em nível de Doutorado, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsista CNPq.

Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Colaborator, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 10
Outras informações
Membro do grupo de pesquisa Núcleo de Formação de Professores, Escola, Cultura e Arte (NUPEDOC).

Vínculo institucional

2016 - 2018
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Discente: estudante de Mestrado, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsista CAPES

Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação científica, Carga horária: 20
Outras informações
Membro do Núcleo de Formação de Professores, Escola, Cultura e Arte (NUPEDOC).

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Pesquisa, Enquadramento Funcional: Participante
Outras informações
Participante do grupo de pesquisa "Eirenè: Núcleo de Pesquisas sobre Integração Regional, a Paz e a Segurança Internacional".

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora Substituta, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: bolsa estágio não-obrigatório, Carga horária: 14

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: bolsa PET de pesquisa, ensino e extenção, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: bolsista Ciclo de Debates Educação Integral, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: auxiliar de sala 1ºAno Colégio de Aplicação, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Estágiaria, Enquadramento Funcional: Estágio Obrig. em docência (Anos Iniciais), Carga horária: 13

Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: estagiária Brinquedoteca Colégio de Aplicação, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Bolsista de monitoria, Enquadramento Funcional: monitoria em Recreação Infantil, Carga horária: 12

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Bolsista de monitoria, Enquadramento Funcional: Monitoria em Pesquisa e Prática Pedagógica I, Carga horária: 12


Federação de Amigos de Museus do Brasil, FEAMBRA, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Assistente de comunicação interna, Carga horária: 20


Associação Brasileira A Hebraica São Paulo, HEBRAICA, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: monitora do After School, Enquadramento Funcional: responsável pela sala de lição de casa, Carga horária: 22


Centro de Direitos Humanos e Cidadania do Imigrante, CDHIC, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Voluntária, Enquadramento Funcional: Voluntária, Carga horária: 4



Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Sociologia da Infância.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Migração e refúgio.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direitos Humanos.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Hebraico
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2018
Aprovada com louvor e indicação para o Doutorado em Educação, UFSC.
2018
Certificado de Menção Honrosa pela dissertação de Mestrado - Concurso de teses e dissertações promovido no IX Seminário Nacional da Cátedra Sérgio Viera de Mello, Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) e CSVM/UFPR.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
1GRAJZER, D. E.2017 GRAJZER, D. E.. Infância refugiada: a criança e o direito à educação. Travessia (São Paulo), v. 80, p. 61-70, 2017.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
GRAJZER, D. E.. A bola que pulava e rodopiava pelo país. EntreVer -Revista das Licenciaturas, Florianópolis, Santa Catarina, p. 295 - 296, 28 dez. 2012.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
GRAJZER, D. E.; SCHLINDWEIN, L. M. . A infância das crianças refugiadas. In: IV Simpósio Luso-Brasileiro de Estudos da Criança, 2018, Goiânia. A infância das crianças refugiadas. Goiânia: Mundial Gráfica, 2018. v. 1. p. 96-96.

2.
GRAJZER, D. E.; NAPOLITANO, N. C. . Crianças e adolescentes migrantes e refugiados em São Paulo: as Tendas de Cidadania como uma experiência em Direitos Humanos. In: IX Seminário Nacional da Cátedra Sérgio Vieira de Mello e III Conferência Latino-americana sobre refúgio, migração e apatridia, 2018, Curitiba. Revista Brasileira de Direito Internacional, 2018. v. 9. p. 102-103.

3.
GRAJZER, D. E.. Crianças refugiadas: um olhar para a infância e a educação. In: VI Seminário Internacional Direitos Humanos, Violência e Pobreza: a situação de crianças e adolescentes na América Latina hoje, 2016, Rio de Janeiro. VI Seminário Internacional Direitos Humanos, Violência e Pobreza: a situação de crianças e adolescentes na América Latina hoje. Rio de Janeiro: Rede Sírius, 2016.

4.
LAFFIN, M.H.L.F ; CLARETE, ; COSTA, A. ; BONA, A. V. ; SILVA, M.C. ; MARTINS, S. M. ; BRAVO, T. I ; GONÇALVES, G. ; MACHADO, H.C ; GRAJZER, D. E. . A participação das crianças em diferentes processos de ensino e avaliação. In: VIII Semana de Ensino Pesquisa e extensão (SEPEX), 2009, Florianópolis. Anais da 8a SEPEX 2009, 2009.

Apresentações de Trabalho
1.
GRAJZER, D. E.; MUNIZ FALCÃO, W. H. M. . Crianças apátridas e Fraternidade: Limites e possibilidades da proteção integral. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
GRAJZER, D. E.; SCHILNDWEIN, L. M. . A infância das crianças refugiadas. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
GRAJZER, D. E.; NAPOLITANO, N. C. . Crianças e adolescentes migrantes e refugiados em São Paulo: as Tendas de Cidadania como uma experiência em Direitos Humanos. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
GRAJZER, D. E.. Palestra: Infância e refúgio: dilemas e perspectivas. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
GRAJZER, D. E.. Crianças refugiadas: um olhar para a infância e a educação. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
PETERS, L. L. ; ACCIOLY, I. F ; LOUREIRO, C. C. ; MELO, C. K. ; GRAJZER, D. E. ; VAZ, A. F . LABRINCA: A brinquedoteca do Colégio de Aplicação. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
CINTRA, S. C. S. ; DEBUS, E. S. D. ; SPENGLER, M. L. P. ; GRAJZER, D. E. . A literatura infantil e juvenil produzida em Santa Catarina. FLORIANOPOLIS: NUP/UFSC, 2013 (Resenha do livro Aventuras na Ilha da Magia).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
MARTINS, A. S. ; GRAJZER, D. E. ; CASTRO, J. S. ; ROMERO, J. ; SOUZA, M. L. S. E. ; RAUSCH, R. B. ; MERCATO, R. . A criança e o brincar nos tempos e espaços da escola. 2017.

Redes sociais, websites e blogs
1.
GRAJZER, D. E.. Conheça os três usos práticos da Prova Brasil. 2015. (Blog).

2.
GRAJZER, D. E.. Por que estabelecer uma Base Nacional Comum. 2015. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
SILVA, K. S. ; SANTOS, R. M. ; PEREIRA, M. R. ; BORBA, J. ; TAVARES, M. A. ; GRAJZER, D. E. . Bem vindo a Santa Catarina: um guia para refugiados e imigrantes. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Cartilha).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
GRAJZER, D. E.. Participação em banca de Carolina Pimenta Pinheiro.Educação não formal, a infância e a criança: uma discussão acerca de uma experiência na ONG Sonhar Acordado. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Santa Catarina.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Colóquio Direito da Criança e do Adolescente."Justiça da Criança e do Adolescente - Da Vara de Menores à Vara da Infância e Juventude". 2018. (Outra).

2.
IV Luso Brasileiro de Estudos da Criança.A infância das crianças refugiadas. 2018. (Simpósio).

3.
IX Semana Acadêmica de Relações Internacionais. 2018. (Outra).

4.
IX Seminário Nacional da Cátedra Sérgio Vieira de Mello e III Conferência Latino-americana sobre refúgio, migração e apatridia.Crianças e adolescentes migrantes e refugiados em São Paulo: as Tendas de Cidadania como uma experiência em Direitos Humanos. 2018. (Seminário).

5.
Seminário Infância como Tempo de Direitos e Formação Docente. 2018. (Seminário).

6.
13º Congresso Mundos de Mulheres & Fazendo Gênero 11. 2017. (Congresso).

7.
Debate sobre a Nova Lei de Migração: vetos, conjuntura e regulamentação. 2017. (Outra).

8.
Seminário Internacional Direitos Humanos e Direitos da Natureza. 2017. (Seminário).

9.
VIII Semana Acadêmica de Relações Internacionais. 2017. (Outra).

10.
I Jornada do NEMPSIC "Migração e Refúgio: encontro entre culturas"". 2016. (Outra).

11.
Semana do Magistério 2016 - Educação e Diversidade.Refugiados e migrantes: a educação como um direito humano. 2016. (Oficina).

12.
VII Fórum Social Mundial de Migrações 2016. 2016. (Outra).

13.
VII Seminário de Literatura Infantil e Juvenil: Linguagens poéticas pelas frestas do contemporâneo e do II Seminário Internacional de literatura infantil e juvenil e práticas de mediação literária. 2016. (Seminário).

14.
VI Seminário Internacional Direitos Humanos, Violência e Pobreza: a situação de crianças e adolescentes na América Latinaaae.Crianças refugiadas: um olhar para a infância e a educação. 2016. (Seminário).

15.
I Seminário Migrações Contemporâneas e direitos fundamentais de trabalhadores e trabalhadoras em Santa Catarina. 2015. (Seminário).

16.
Educação Infantil na Alemanha. 2014. (Seminário).

17.
El desarrollo de las funciones psíquicas superiores y el lenguaje em la teoría histórico-cultural. 2013. (Seminário).

18.
Ciclo de debates Educação Integral. 2011. (Outra).

19.
Conversas de Escola: JUVENTUDE(S), ESCOLA E VIOLÊNCIA(S): O QUE NÓS TEMOS A DIZER SOBRE ISSO?. 2011. (Outra).

20.
Curso intensivo de capacitação docente em Técnicas de Yoga na Educação (T.Y.E).CORPO EM MOVIMENTO: O USO DE TÉCNICAS DE YOGA NA ESCOLA. 2011. (Oficina).

21.
IX Encontro Nacional dos Pesquisadores de Ensino de História: América Latina em perspectiva: culturas, memórias e saberesina. 2011. (Encontro).

22.
Juventude(s), escola e violência(s): o que nós temos a dizer sobre isso?ooo. 2011. (Seminário).

23.
Mesa Redonda Os Direitos das Crianças e o Ensino Fundamental de 9 Anos. 2011. (Outra).

24.
Segunda Semana de Direitos Humanos da UFSC. 2011. (Outra).

25.
V Encontro Brasileiro de Educação e Marxismo. 2011. (Encontro).

26.
Método Sciliar de Alfabetização. 2009. (Outra).

27.
Seminário Processos de Escolarização: Articulação entre Educação Infantil e o Ensino Fundamental. 2009. (Seminário).

28.
VIII Semana de Ensino Pesquisa e extensão (SEPEX).A participação das crianças em diferentes processos de ensino e avaliação. 2009. (Outra).

29.
"Uma introdução à Teoria dos Jogos". 2008. (Outra).

30.
II Encontro de Estudos sobre Imigração Alemã. 2008. (Encontro).

31.
IV Colóquio Luso-brasileiro sobre Questóes Curriculares. 2008. (Outra).

32.
XIV Encontro Regional de Estudantes de Educação Física. 2008. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
LAFFIN, M.H.L.F ; SILVA, V. B. M. ; DEBUS, E. S. D. ; GRAJZER, D. E. . Pet Pedagogia e a formação para a Educação das Relações Étnico-raciais, a Educação de Jovens e Adultos e Infância e Literatura. 2011. .

2.
DEBUS, E. S. D. ; GRAJZER, D. E. . De sabores e saberes: teorizando e praticando a arte de contar histórias. 2011. (Outro).



Educação e Popularização de C & T



Redes sociais, websites e blogs
1.
GRAJZER, D. E.. Conheça os três usos práticos da Prova Brasil. 2015. (Blog).

2.
GRAJZER, D. E.. Por que estabelecer uma Base Nacional Comum. 2015. (Blog).




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