Cássia Aline Schuck

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3302392693376972
  • Última atualização do currículo em 22/02/2018


Licenciada em Matemática pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mestre em Educação Científica e Tecnológica pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina. Foi professora substituta da rede estadual e municipal de ensino. Atualmente é professora do Instituto Federal Catarinense (IFC) - Campus Blumenau, atuando no ensino básico, técnico e tecnológico. Também é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina e integrante do Grupo de Estudos Contemporâneos e Educação Matemática (GECEM/UFSC), coordenado pela Prof. Dra. Cláudia Regina Flores. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, atuando no tema de visualidade, arte e matemática. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Cássia Aline Schuck
Nome em citações bibliográficas
SCHUCK, C. A.;SCHUCK, CÁSSIA ALINE

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal Catarinense, Campus Blumenau.
Rua Bernardino José de Oliveira
Badenfurt
89070270 - Blumenau, SC - Brasil
Telefone: (48) 99545201


Formação acadêmica/titulação


2015
Doutorado em andamento em Educação Cientifica e Tecnológica.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: Cartografias de processos formativos do olhar e de produção de sentidos por meio da ilusão: arte e educação matemática na formação docente,
Orientador: Cláudia Regina Flores.
2013 - 2015
Mestrado em Educação Cientifica e Tecnológica.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: Cartografar na diferença: entre imagens, olhares ao infinito e pensamento matemático,Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: Cláudia Regina Flores.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2008 - 2012
Graduação em Matemática.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: O OLHO NO INFINITO OU O INFINITO NO OLHO? PENSANDO MATEMÁTICA POR MEIO DE PINTURAS DE VICTOR MEIRELLES.
Orientador: Cláudia Regina Flores.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
2005 - 2007
Ensino Médio (2º grau).
Escola Estadual Libano Alves de Oliveira, CELAO, Brasil.




Formação Complementar


2014 - 2014
Deleuze, Foucault: Indícios da multidão. (Carga horária: 10h).
Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.
2010 - 2010
Aperfeiçoamento para Professores de Matemática.. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2009 - 2009
LaTeX no Mini-cursos PET. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2008 - 2008
Acessibilidade: Um caminho para a educ. inclusiva. (Carga horária: 32h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2007 - 2008
Auxiliar Administrativo com Secretariado. (Carga horária: 120h).
PET CURSOS Profissionalizantes, PET CURSOS, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal Catarinense, IF-Catarinense, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

04/2017 - Atual
Direção e administração, Campus Blumenau, .

Cargo ou função
Coordenadora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação.
02/2017 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos e Metodologia da Matemática
11/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Blumenau, .

Cargo ou função
Comissão Permanente de Pessoal Docente.
03/2016 - Atual
Ensino, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática Aplicada
Probabilidade e Estatística
03/2016 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática Aplicada
03/2016 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática
10/2016 - 01/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Blumenau, .

Cargo ou função
Elaboração do Projeto de Criação do Curso Bacharelado em Engenharia Mecânica.

EBM Donícia Maria da Costa, EBM, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora de Matemática, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.


EEB Júlio da Costa Neves, EEB, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora de Matemática, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.


EBM Brigadeiro Eduardo Gomes, EBM, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Voluntária, Enquadramento Funcional: Professora de Matemática, Carga horária: 4


Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Apoio Técnico a Pesquisa do CNPq, Carga horária: 20
Outras informações
Nível 2A

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica - PIBIC, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica - PIBIC, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Voluntária de Iniciação à Docência, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio Não Obrigatório, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação à Docência - PIBID, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsa PRAE, Carga horária: 20

Atividades

3/2011 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Universidade Federal de Santa Catarina, GECEM - Grupo de Estudos Contemporâneos e Educação Matemática.


Centro de Integração Empresa Escola do RS, CIEE - RS, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora de informática básica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.



Linhas de pesquisa


1.
Arte, cultura e visualização


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Traços de crianças: pensando matemática por meio de imagens da arte
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2013 - 2016
Mostrar o ver no corpo de Eva: Desenho e Arte na Educação Matemática
Descrição: Este projeto insere-se nas discussões atuais sobre arte e visualidade na educação, e nutre-se de experiências anteriores obtidas com o desenvolvimento de projetos de pesquisa, que buscam construir uma estrutura e elementos teóricos para uma perspectiva da visualidade na educação matemática. A temática de estudo que ora se apresenta é o estudo da imagem do corpo humano, seja no desenho, na ciência, ou na arte, analisando a elaboração de um olhar matemático e científico, com o propósito de desenvolver exercícios denominados mostrar o ver . A pesquisa orienta-se pelas seguintes questões: Como se criaram desenhos e formas de olhar para o corpo humano? Como a imagem do corpo humano pode constituir-se como objeto para a elaboração de exercícios que relacionem visualidade e matemática? Três etapas são delineadas para o desenvolvimento do projeto: estudo e construção da perspectiva teórica da visualidade para a educação matemática; identificação, catalogação e estudo de manuais de desenhos e pinturas artísticas acerca da representação do corpo; elaboração, aplicação e análise de estratégias metodológicas para o ensino de geometria, centradas no exercício que se chama mostrar o ver . Este projeto deve contribuir para a continuidade da construção de uma perspectiva da visualidade na educação matemática, considerando as relações entre arte e matemática, bem como a produção de material pedagógico dirigido à formação do professor para ensinsar matemática..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2012 - 2013
Prática do Olhar na Pintura Catarinense
Descrição: O tema deste projeto é sobre arte e visualidade no ensino de geometria. A pergunta norteadora é quais regimes de visualidade e como modos de olhar podem ser praticados em pinturas com o propósito de ensinar geometria? Considera-se o conceito de visualidade ao invés de visualização em educação matemática pautando-se nos Estudos Visuais e Cultura Visual. O lugar do estudo se dá em manifestações artísticas catarinenses, em particular, a arte plástica. As ações de trabalho se dão em três momentos: estudo dos regimes visuais relacionados com manifestações artísticas; identificação e catalogação de pinturas catarinenses; realização de ensaios que permitam atividades de ensino relacionadas com arte e práticas do olhar em matemática. Isso deverá contribuir com reflexões pedagógicas e curriculares acerca dos conteúdos geométricos e das formas de ensinar geometria afirmando, particularmente, a relação entre arte, visualidade e matemática como linha de pesquisa para a educação matemática. Como resultado espera-se produzir artigos para publicação que, reunidos, poderão compor uma proposta pedagógica para o ensino de geometria com enfoque na arte e na visualidade..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2013
Arte e visualidade: outros olhares para a visualização matemática
Descrição: O tema deste projeto é sobre arte e visualização na educação matemática. A pergunta norteadora é de que maneira cultura visual e visualidade podem se constituir, ao mesmo tempo, como campo de estudo e metodologia para o ensino e a aprendizagem matemática? Centra-se nos estudos sobre a cultura visual e a visualidade relacionando-se com o campo teórico e prático da pesquisa em visualização na educação e na educação matemática. Relaciona-se cultura visual e visualidade para demonstrar a especificidade da visualidade matemática, construindo novos patamares de reflexão acerca da visualização matemática. O lugar de estudo se dá em manifestações artísticas, tais como, a arte plástica, gráfica e técnica. As ações de trabalho são divididas em dois grandes eixos não dicotômicos: teoria da visualidade e prática visual. A produção e a divulgação de artigos científicos, bem como a orientação de trabalhos acadêmicos, são metas do projeto. Isso deverá contribuir não só para a compreensão do conhecimento matemático, da linguagem visual, do modo de ensinar, de aprender e de olhar em matemática, mas também incrementar a pesquisa em arte e visualização matemática..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Membro de corpo editorial


2014 - Atual
Periódico: RIPEM- International Journal of Research in Mathematics Education


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Educação Matemática.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SCHUCK, CÁSSIA ALINE2017 SCHUCK, CÁSSIA ALINE; FLORES, CLÁUDIA REGINA . Entre olhares ao infinito e pensamento matemático: educação, visual e pesquisa. Reflexão e Ação (versão eletrônica), v. 25, p. 215-232, 2017.

2.
SCHUCK, C. A.;SCHUCK, CÁSSIA ALINE2015 SCHUCK, C. A.; FLORES, C. R. . Cartografar entre Imagens: metodologia ou modo de pesquisa em Educação Matemática.. Perspectivas da Educação Matemática, v. 8, p. 70-86, 2015.

3.
MACHADO, R. B.2013 MACHADO, R. B. ; WAGNER, D. R. ; FLORES, C. R. ; SCHUCK, C. A. . Aporética do Infinito: [des]caminhos na matemática e na pintura. Alexandria (UFSC), v. 6, p. 283-317, 2013.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MACHADO, R. B. ; WAGNER, D. R. ; SCHUCK, C. A. . Convergências no Infinito: Discussões sobre arte, matemática e olhar.. In: XI Encontro Nacional de Educação Matemática, 2013, Curitiba. Convergências no Infinito: Discussões sobre arte, matemática e olhar.. Curitiba: Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 2013.

2.
SCHUCK, C. A.. O Infinito pela Arte: pinceladas de uma pesquisa. In: XVII ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2013, Vitória - Espírito Santo. ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2013.

3.
SCHUCK, C. A.; SARTORI, A. S. T. ; BURIN, N. E. . O PIBID na formação de professores de matemática. In: IV JNEM e XVII JREM, 2012, Passo Fundo. IV JNEM e XVII JREM, 2012.

4.
SCHUCK, C. A.. PIBID - Subprojeto Licenciatura em Matemática. In: VII Encontro Catarinense de Educação Matemática, 2011, Blumenau. VII Encontro Catarinense de Educação Matemática, 2011. v. 1. p. 252-255.

5.
SCHUCK, C. A.; SARTORI, A. S. T. ; BURIN, N. E. . PIBID - Licenciatura em Matemática - UFSC. In: 29º SEURS, 2011, Foz do Iguaçu. 29º SEURS - Comunicações, 2011.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SCHUCK, C. A.; FLORES, C. R. . Being in the diversity and going through the infinity. In: Congress of the European Society for Research in Mathematics Education, 2017, Dublin. CERME 10, 2017.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
FARIA, A. S. ; URAGUTI, L. ; SCHUCK, C. A. ; SILVA, P. R. . Experiências e Ações junto às Coordenações de Pesquisa e Extensão. In: III Mostra de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cidadania, 2017, BLUMENAU. III Mostra de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cidadania, 2017.

Apresentações de Trabalho
1.
MARINELLI, A. ; SILVA, L. ; SCHUCK, C. A. . FRACTAIS: A GEOMETRIA DA VIDA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
MARINELLI, A. ; SILVA, L. ; SCHUCK, C. A. . OUTUBRO ROSA E FRACTAIS: QUAL A RELAÇÃO?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
MARINELLI, A. ; SILVA, L. ; SCHUCK, C. A. . FRACTAIS: A GEOMETRIA DA VIDA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
SCHUCK, C. A.. Pesquisas em Educação Matemática: abordagens contemporâneas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
SCHUCK, C. A.. Pesquisas em Educação Matemática: abordagens contemporâneas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
MACHADO, R. B. ; WAGNER, D. R. ; SCHUCK, C. A. . Convergências no Infinito: Discussões sobre arte, matemática e olhar.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
SCHUCK, C. A.. O Infinito pela Arte: pinceladas de uma pesquisa. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
SCHUCK, C. A.; FLORES, C. R. . Olhos da Matemática: investigando relações da arte e da matemática. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

9.
SCHUCK, C. A.. O PIBID na formação de professores de matemática.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
SCHUCK, C. A.. Práticas pedagógicas na Formação de Professores. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

11.
SCHUCK, C. A.. PIBID - Subprojeto Licenciatura em Matemática. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
SCHUCK, C. A.. PIBID - Subprojeto Licenciatura em Matemática. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).



Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
SCHUCK, C. A.. Contratação de Professor Substituto. 2016. Instituto Federal Catarinense.

2.
SCHUCK, C. A.. Contratação de Professor Substituto. 2016. Instituto Federal Catarinense.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Encontro Nacional de Educação Matemática.EXPERIMENTANTO MATEMÁTICA E IMAGENS DA ARTE: QUE VISUALIDADES FAZEM PULSAR?. 2016. (Encontro).

2.
Feira Catarinense de Matemática. OUTUBRO ROSA E FRACTAIS: QUAL A RELAÇÃO?. 2016. (Feira).

3.
Feira Regional de Matemática. FRACTAIS: A GEOMETRIA DA VIDA. 2016. (Feira).

4.
I Seminário de Pesquisa em História da Educação Matemática. 2016. (Seminário).

5.
Seminário Docente.Infância, experiência, educação e formação de professores. 2015. (Seminário).

6.
XI Encontro Nacional de Educação Matemática.Convergências no Infinito: Discussões sobre arte, matemática e olhar.. 2013. (Oficina).

7.
XVII ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA.O Infinito pela Arte: pinceladas de uma pesquisa. 2013. (Encontro).

8.
I Encontro Catarinense do PIBID.Bolsista de Iniciação à Docência do Subprojeto Licenciatura em Matemática. 2012. (Encontro).

9.
IV JNEM e XVII JREM. O PIBID na formação de professores de matemática. 2012. (Congresso).

10.
Simpósio Formação de Professores e Práticas Pedagógicas na UFSC.Práticas pedagógicas na Formação de Professores. 2012. (Simpósio).

11.
29º SEURS.PIBID - Subprojeto Licenciatura em Matemática. 2011. (Seminário).

12.
VII Encontro Catarinense de Educação Matemática.PIBID - Subprojeto Licenciatura em Matemática. 2011. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SCHUCK, C. A.. 10 SEPEX - Semana de ensino, pesquisa e extensão da UFSC. 2011. (Outro).

2.
SCHUCK, C. A.. Um caminho diferente para aprender a ler e escrever: ressignificando o conhecimento entre as malhas da cultura. 2008. (Exposição).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
ELIZANGELA TAVARES KUCHINSKI. UM ENCONTRO COM LYGIA CLARK: POTENCIALIDADES DA ARTE (E)DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA COM ALUNOS DO AEE. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Federal Catarinense. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Orientações de outra natureza
1.
Amanda Marinelli e Lyandra Aline da Silva. OUTUBRO ROSA E FRACTAIS: QUAL A RELAÇÃO?. 2016. Orientação de outra natureza. (Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio) - Instituto Federal Catarinense. Orientador: Cássia Aline Schuck.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
MARINELLI, A. ; SILVA, L. ; SCHUCK, C. A. . FRACTAIS: A GEOMETRIA DA VIDA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
MARINELLI, A. ; SILVA, L. ; SCHUCK, C. A. . OUTUBRO ROSA E FRACTAIS: QUAL A RELAÇÃO?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
MARINELLI, A. ; SILVA, L. ; SCHUCK, C. A. . FRACTAIS: A GEOMETRIA DA VIDA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/11/2018 às 6:38:24