Johnatan Razen Ferreira Guimarães

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3077981663335100
  • Última atualização do currículo em 21/01/2017


Possui graduação em Direito pela Universidade de Brasília (2012) e mestrado em Direito pela Universidade de Brasília (2015). Atualmente é Doutorando em Direito pela Universidade de Brasília, na linha de pesquisa "Constituição e Democracia". Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Constitucional e História do Direito no Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: raça, cidadania, identidade, desigualdade e direitos humanos. Paralelamente, é diretor do Instituto Beta para Internet e Democracia, atuando na defesa de Direitos Humanos - principalmente relativos a gênero e raça - nas suas intersecções com as redes digitais. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Johnatan Razen Ferreira Guimarães
Nome em citações bibliográficas
GUIMARÃES, J. R. F.


Formação acadêmica/titulação


2015
Doutorado em andamento em Direito.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Orientador: Evandro Charles Piza Duarte.
2013 - 2015
Mestrado em Direito.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Título: Coordenadas do possível: O lugar da violência e a legitimidade da ocupação de terras na ADI 2.213-0,Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: Evandro Charles Piza Duarte.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Violência; Reforma agrária; Ocupação de terras; Filosofia do direito; Direito agrário.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Teoria do Direito / Especialidade: Filosofia do Direito.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Teoria do Direito / Especialidade: História do Direito.
2007 - 2012
Graduação em Direito.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Título: Desobediência civil eletrônica : o hacktivismo como manifestação política legítima.
Orientador: Alexandre Bernardino Costa.




Atuação Profissional



Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Voluntário, Carga horária: 4

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 4
Outras informações
Monitora do Prof. Dr. Menelick de Carvalho Netto na disciplina de Modelos e Paradigmas da Experiência Jurídica.

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 4
Outras informações
Monitora do Prof. Dr. Alexandre Bernardino Costa na disciplina de Pesquisa Jurídica.


Centro Universitário de Brasília, UniCEUB, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Efetivo, Carga horária: 8


Centro Acadêmico da Faculdade de Direito, CADIR, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Membro da Comissão de Política Estudantil, Carga horária: 20



Projetos de extensão


2015 - Atual
Direito Civil-Constitucional Prospectivo
Descrição: O Projeto Direito Civil-Constitucional Prospectivo busca integrar o conhecimento crítico do Direito Civil, interpretado a partir da Constituição da República, para que os alunos de graduação possam conhecer e interagir com realidades locais em um processo emancipatório. Tal atividade busca o empoderamento de direitos fundamentais e de seus procedimentos específicos de garantia, perpassando direitos individuais, coletivos e difusos que permeiem as relações intersubjetivas existenciais e patrimoniais. O Projeto se adequa ao eixo temático Desigualdade Social e Pobreza do Observatório Direito e Políticas Públicas, na linha programática Direito de Grupos Sociais , buscando o desenvolvimento dos discentes rumo a uma profissionalização cidadã, capaz de interagir com a sociedade e suas comunidades vulneráveis na busca de soluções para os problemas que lhes são afetos. O trabalho é realizado em parceria com a CENTCOOP - Central de Cooperativas de Material Reciclável do Distrito Federal, que enfrenta sérios problemas relativos a regularização fundiária, condições mínimas para o desenvolvimento das atividades, convênios com o Serviço de Limpeza Urbana e outros. Com o projeto, espera-se oferecer à comunidade acadêmica instrumentos mais eficazes para uma formação profissional aderente aos problemas concretos da sociedade brasiliense. Um direito civil constitucional prospectivo que estabeleça os princípios da dignidade humana, da eticidade e da solidariedade social, entre outros, deve fazer com que o discente consiga aliar o conhecimento teórico a uma prática crítica perante problemas concretos que, especialmente, atingem comunidades vulneráveis, como ocorre com a CENTCOOP. A entidade enfrenta sérios problemas para realizar a sua atividade, já que constantemente sofre questionamentos acerca da legalidade dos locais onde atua e da sua própria constituição como pessoa jurídica, bem como em relação aos convênios que mantém com o SLU. A possível judicialização desse embate desperta uma possibilidade acadêmica frutuosa para pesquisa e extensão que forme uma conscientização dos discentes que consigam ser mais atuantes e críticos perante a sociedade em que se inserem. Objetivos Inserir os alunos em práticas concretas que envolvam demandas por direitos na perspectiva do direito civil-constitucional. Realizar pesquisa-ação em marcos teóricos da Teoria Crítica do Direito e do Direito Civil-Constitucional. Sensibilizar os alunos perante realidades de comunidades vulneráveis do Distrito Federal..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) .
Integrantes: Johnatan Razen Ferreira Guimarães - Coordenador / Dimitri Graco Lages Machado - Integrante.
2012 - 2013
Assessoria Jurídica Universitária Popular Roberto Lyra Filho
Descrição: Projeto de Assessoria Jurídica Popular voltado à prática da advocacia popular articulada à educação popular junto a movimentos sociais..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2008 - 2008
Universitários vão à Escola
Descrição: Projeto de extensão em educação popular com crianças em Itapoã - DF.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Outros Projetos


2012 - 2013
A Arte na Formação do Jurista
Descrição: Participação na Pesquisa de Doutorado de Marta Gama como co-pesquisador, nos termos da metodologia desenvolvida (sóciopoética).
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Johnatan Razen Ferreira Guimarães - Integrante / Marta Gama - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Teoria do Direito/Especialidade: Sociologia Jurídica.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2009
Certificate in Advanced English, University of Cambridge.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
GUIMARÃES, J. R. F.2016 GUIMARÃES, J. R. F.; Louzada, G. R. R. . The impact of Edward Snowden's revelations and the trends of military securitization of the internet in Brazil. KRIMINOL J, v. 4, p. 259, 2016.

Artigos aceitos para publicação
1.
DUARTE, E. C. P. ; GUIMARÃES, J. R. F. ; COSTA, P. H. A. . Raça e Homossexualidade na Primeira Metade do Século XX. Revista Direito e Práxis, 2016.

Apresentações de Trabalho
1.
GUIMARÃES, J. R. F.. A violência de Frantz Fanon: luta anti-colonial como ruptura histórica. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
GUIMARÃES, J. R. F.; Santos, G. C. G. dos . O Homem da Casa: um estudo sobre masculinidades e colonialismo a partir do filme 'Gran Torino'. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
GUIMARÃES, J. R. F.; Louzada, G. R. R. . Por uma jurisdição constitucional democrática. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
FERRARE, T. ; GUIMARÃES, J. R. F. . Desobediência civil como luta por reconhecimento: um contraponto às concepções liberais. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
GUIMARÃES, J. R. F.. Pouca presença de negros na TV leva a racismo na infância, dizem especialistas. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
GUIMARÃES, J. R. F.. Adolescentes postam fotos de automutilação em busca de apoio e seguidores nas redes. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
GUIMARÃES, J. R. F.. O que há de real no racismo virtual. 2015. (Programa de rádio ou TV/Comentário).


Demais tipos de produção técnica
Demais trabalhos
1.
GUIMARÃES, J. R. F.; LOPES, J. G. P. . Direito à cultura e financiamento de projetos culturais no Brasil: paradoxos e (in)conveniências. 2012 (Artigo enviado para publicação) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
DUARTE, E. C. P.; GARCIA. R. D.; WANDERLEY, G. A.; GUIMARÃES, J. R. F.. Participação em banca de Eugésio Pereira Maciel.Depoimento Especial e Produção de Prova: Valor Probatório da Palavra da Vítima Infanto-Juvenil nos Crimes de Violência Sexual. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Brasília.

2.
GARCIA. R. D.; REZENDE, B. V. R. G.; DUARTE, E. C. P.; GUIMARÃES, J. R. F.. Participação em banca de Bárbara Rodrigues Peçanha Araújo.A (in)compatibilidade do método APAC com o modelo punitivista de encarceramento em massa: A teoria do direito penal mínimo como possibilidade para a expansão de sistemas alternativos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Brasília.

3.
Duarte. E. C. P.; RODRIGUES. G. S.; QUEIROZ. M. V. L.; GUIMARÃES, J. R. F.. Participação em banca de Felipe da Silva Frazão.Questão Racial Brasileira: Dignidade Limitada, Universalidade Excludente. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Brasília.

4.
DUARTE, E. C. P.; DELGADO. G. N.; RODRIGUES. G. S.; GUIMARÃES, J. R. F.. Participação em banca de Vanessa Rodrigues Silva."Escravizados Livres": Crítica ao Discurso Jurídico sobre a História do Direito do Trabalho a partir da Representação Historiográfica do Trabalho Escravo. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Brasília.

5.
Galvão. J.O.L; LOPES, J. G. P.; GUIMARÃES, J. R. F.. Participação em banca de Pedro Vítor Carvalho Silva.A Desocupação da Orla do Lago Paranoá sob o Enfoque da Democratização do Espaço Urbano no Distrito Federal. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Brasília.

6.
DUARTE, E. C. P.; NETTO, M. C.; GUIMARÃES, J. R. F.; QUEIROZ. M. V. L.. Participação em banca de Pedro Henrique Argolo Costa."Entre Hidra e Leviatã": O Nomos da Terra de Carl Schimtt e o Paradoxo da História Universal. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Brasília.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XIII Seminário Internacional Archai: Medeia(s), entre a filosofia, a retórica, e a literatura.CVNCTA QVATIAM ? Medeia abala estruturas. 2016. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
GUIMARÃES, J. R. F.; SANTARÉM, P.R.S. ; SILVA, R.M.C. . Seminários Raça e Espaço Público: Racismo e Mídia. 2016. (Outro).

2.
GUIMARÃES, J. R. F.. Semana Jurídica da Faculdade de Direito. 2011. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Mariana Mello Lombardi. A Batalha das Escadas: Um Debate sobre Ideologia e Neutralidade. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Direito) - Universidade de Brasília. Orientador: Johnatan Razen Ferreira Guimarães.



Inovação



Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
GUIMARÃES, J. R. F.; SANTARÉM, P.R.S. ; SILVA, R.M.C. . Seminários Raça e Espaço Público: Racismo e Mídia. 2016. (Outro).

2.
GUIMARÃES, J. R. F.. Semana Jurídica da Faculdade de Direito. 2011. (Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/10/2018 às 3:49:34