Átila Augusto Guerra de Freitas

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5363758546394374
  • Última atualização do currículo em 27/09/2018


Licenciado em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (2015), atualmente cursa Mestrado em História Social da Cultura pela mesma instituição e é bolsista do CNPq. Com trajetória acadêmica na linha de História Social da Cultura, e interseções com Antropologia, interessa-se pelos estudos de gênero - principalmente como abordagem para o estudo de sociedades de Antigo Regime, Debate Ilustrado e Revolução Francesa. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Átila Augusto Guerra de Freitas
Nome em citações bibliográficas
FREITAS, Á. A. G.


Formação acadêmica/titulação


2016
Mestrado em andamento em História.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: ?Quais vantagens tirastes da Revolução??: Olympe de Gouges e a participação feminina no debate ilustrado francês (1788-1793).,Orientador: Luiz Carlos Villalta.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
2011 - 2015
Graduação em História.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2008 - 2010
Curso técnico/profissionalizante.
Colégio Universitário Padre de Man, CPM, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Mestrado em História Social da Cultura, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Minicurso
Outras informações
Professor do minicurso "Elaboração de projetos de pesquisa em História" realizado nas dependências da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais, entre os dias 07/06/2017 e 10/07/2017, totalizando a carga horária de 8 horas/aula.

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Minicurso
Outras informações
Professor do minicurso "A pesquisa histórica com um olhar contra hegemônico: Novas perspectivas do político", realizado nas dependências da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais, entre os dias 08/03/2016 e 17/05/2016, totalizando a carga horária de 38 horas.

Vínculo institucional

2011 - 2014
Vínculo: Aluno, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica - PIBIC, Carga horária: 20



Projetos de pesquisa


2013 - 2014
O debate e a contestação religiosa e política nas Luzes: Portugal no Cenário Europeu (1740-1821)
Descrição: Este projeto, financiado pelo CNPq (Bolsa de Produtividade) e FAPEMIG (Programa do Pesquisador Mineiro), tem com objeto os letrados ilustrados lusitanos e suas perspectivas a respeito da religião e da política, os debates que travaram e a contestação que alguns deles faziam da ordem estabelecida na passagem do século XVIII para o século XIX. Seu propósito é demarcar os pontos de convergência e as diferenciações que separavam os ilustrados moderados dos ilustrados radicais, bem como os letrados das gentes em geral. Para tanto, entende-se ser necessário estabelecer uma genealogia das idéias, debates e contestações em que estavam envolvidos os letrados lusitanos, fazendo-se os necessários recuos temporais. Assim, voltando para um tempo anterior, quer-se acompanhar, por um lado, obras e trajetórias intelectuais da primeira metade do século XVIII e, se necessário, fazer-se referência à cultura portuguesa em momentos ainda mais recuados. Por outro lado, almeja-se situar Portugal no cenário europeu, buscando-se as origens e pontos de convergência existentes entre as Luzes lusitanas e o movimento ilustrado em outros espaços da Europa. Em que o conteúdo e as formas de expressão das Luzes portuguesas se assemelharam e se distanciaram em comparação com o cenário cultural mais amplo da ilustração européia? Mais precisamente, que laços vinculavam letrados lusitanos com pensadores europeus de importância no movimento ilustrado? Entre Portugal e outros espaços da Europa ocidental, teriam existido similitudes nas formas de estruturar o pensamento, nos veículos, nos espaços de difusão das idéias ilustradas e no público por elas atingido? Essas questões norteiam o presente projeto, que procurará respondê-las concentrando-se especificamente nos campos da política e da religião, fazendo-se, apenas quando for necessário, prospecções nos domínios da reflexão estritamente científica...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2012
Africanos, Crioulos e Mestiços nas Minas Gerais dos séculos XVIII e XIX
Descrição: As atividades desenvolvidas no projeto visam a analisar a complexa realidade social, as formas notáveis de mestiçagens biológicas e culturais, sociabilidade e organização familiar e grupal vivenciadas pela população dos séculos XVIII e XIX. As ações desenvolvidas se baseiam no estudo da historiografia sobre a temática e nas pesquisas junto à documentação cartorária, sobretudo os testamentos os testamentos e os inventários post-mortem produzidos no período abordado. Cabe ainda mencionar que o projeto está vinculado ao Centro de Estudos sobre a Presença Africana no Mundo Moderno (CEPAMM/UFMG), coordenado pelo Professor Eduardo França Paiva. Ocupações: pesquisas, ampliação de bancos de dados, organização das atividades do CEPAMM..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2012
Escravidão, mestiçagem, trânsito de culturas e globalização - séculos XV a XIX
Descrição: Aluno voluntário do Centro de Estudos Sobre a Presença Africana no Mundo Moderno (CEPAMM/UFMG), coordenado pelo Prof. Eduardo França Paiva. Ações desenvolvidas: pesquisas ligadas ao projeto Aficanos, Crioulos e Mestiços nas Minas Gerais dos Séculos XIII e XIX e participação na organização das atividades CEPAMM..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2015 - 2016
Memória LGBT em BH
Descrição: O projeto se volta ao registro e compartilhamento de documentos históricos relacionados à comunidade LGBT em Belo Horizonte. Para tal, prevê a montagem de repositório digital composto por documento tais como panfletos, colunas de jornais, notícias, entre outros..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2012 - 2013
Projeto de Ensino Fundamental de Jovens e Adultos do Segundo Segmento/PROEF-2
Descrição: Projeto de Extensão de iniciação a docentes e na escolarização de jovens e adultos. Nele o desenvolvimento de projetos de ensino é uma das formas de tornar real e eficaz a abordagem de temas transversais em sala de aula, promovendo o diálogo entre as disciplinas escolares com a história de vida dos sujeitos alunos..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Membro de corpo editorial


2016 - 2017
Periódico: TEMPORALIDADES


Revisor de periódico


2016 - 2017
Periódico: TEMPORALIDADES


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Latim
Lê Razoavelmente.
Francês
Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
REIS, M. V.2016REIS, M. V. ; MARTINS, N. R. ; FREITAS, Á. A. G. . Editorial: (In) Tolerâncias religiosas: práticas Modernas e problemáticas Contemporâneas.. TEMPORALIDADES, v. 8, p. p. 5, 2016.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FREITAS, Á. A. G.; DORNELAS, I. ; CAZARINI, C. . Gênero e História: um breve balanço historiográfico. In: IV Enlaçando Sexualdiades, 2015, Salvador. Anais IV Seminário Enlaçando Sexualdiades (2015), 2015.

2.
FREITAS, Á. A. G.; SILVA, Marcela C. F. . O movimento feminista e as relações de gênero: um estudo sobre memória e identidade social. In: I Congresso de Diversidade Sexual e Gênero, 2014, Belo Horizonte. Anais do Congresso de Diversidade Sexual e Gênero, 2014.

3.
FREITAS, Á. A. G.. Reflexões acerca da Escravidão e do Gênero nas Minas Gerais Setecentistas. In: II Encontro de Pesquisa em História, 2013, Belo Horizonte. Anais Eletrônicos do II Encontro de Pesquisa em História da UFMG - II EPHIS, 2013. v. IV. p. 120.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
FREITAS, Á. A. G.. Mulheres e movimento feminista: a importância da memória na construção de uma identidade.. In: III Encontro de Pesquisa em História, 2014. Caderno de Resumos - III Encontro de Pesquisa em História, 2014.

2.
FREITAS, Á. A. G.. 'Uma Europa beata e bárbara': o debate ilustrado acerca da civilizição. In: III Encontro de Pesquisa em História, 2014. Caderno de Resumos - III Encontro de Pesquisa em História, 2014.

Apresentações de Trabalho
1.
FREITAS, Á. A. G.. Nós e as Outras: uma reflexão sobre os preceitos sexistas da Modernidade.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
FREITAS, Á. A. G.. Gênero e Sexualidade na História. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
FREITAS, Á. A. G.. 'O sexo que é superior em beleza e em coragem': Virtude e República nas palavras de uma revolucionária francesa. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
FREITAS, Á. A. G.. Uma mulher da pena: Olympe de Gouges e a contestação do discurso revolucionário francês.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
FREITAS, Á. A. G.. 'Palavras de homens': as mulheres no discurso revolucionário francês.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

6.
FREITAS, Á. A. G.. Gender, Sexuality and Women in Theory of History.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
FREITAS, Á. A. G.. 'Mulher, desperta! A força da razão se faz escutar em todo o universo!': gênero, cidadania e universalidade. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
FREITAS, Á. A. G.. Pecúlio de alguns remédios para diversos achaques: análise de um livro de segredos.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
FREITAS, Á. A. G.. 'Entre feitiços e bruxarias: a Inquisição portuguesa sob a perspectiva do gênero'.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
FREITAS, Á. A. G.. Os banheiros de 'pegação': homossexualidade e performance de gênero em banheiros públicos.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
FREITAS, Á. A. G.. Políticas Públicas e Movimentos Sociais. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
FREITAS, Á. A. G.. 'Quais são as vantagens que obtivestes na Revolução?': a participação das mulheres no debate ilustrado francês.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

13.
FREITAS, Á. A. G.. 'Uma Europa beata e bárbara': o debate ilustrado acerca da civilizição. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
FREITAS, Á. A. G.; SILVA, Marcela C. F. . Mulheres e movimento feminista: a importância da memória na construção de uma identidade.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
FREITAS, Á. A. G.; SILVA, Marcela C. F. . O Movimento Feminista e Relações de Gênero: um estudo sobre memória e identidade social. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

16.
FREITAS, Á. A. G.. 'Vai no banheiro pra gente se beijar': arranjos e rearranjos da sexualidade masculina em banheiros públicos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

17.
FREITAS, Á. A. G.. Reflexões acerca da Escravidão e do Gênero nas Minas Gerais Setecentistas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
FREITAS, Á. A. G.. O debate e a contestação religiosa e política nas Luzes: Portugal no Cenário Europeu (1740-1821). 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

19.
FREITAS, Á. A. G.. Negras Forras nas Minas Setencentistas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

20.
FREITAS, Á. A. G.. Proposta Curricular para o Ensino de História na Educação de Jovens e Adultos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

21.
FREITAS, Á. A. G.. SEJA: trabalhando as identidades a partir do Jornal Mural. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Sérgio Buarque de Holanda e a imaginação do Brasil. 2016. (Seminário).

2.
I Encontro de Diversidade Sexual UFSJ. 2015. (Encontro).

3.
I Congresso de Diversidade Sexual e de Gênero. "Vai no banheiro pra gente se beijar": arranjos e rearranjos da sexualidade masculina em banheiros públicos. 2014. (Congresso).

4.
III Encontro de Pesquisa em História."Mulheres e movimento feminista: a importância da memória na construção de uma identidade". 2014. (Encontro).

5.
III Encontro de Pesquisa em História."Uma Europa beata e bárbara": o debate ilustrado acerca da civilizição. 2014. (Encontro).

6.
III Seminário Nacional de Assistência Estudantil da UNE. 2014. (Seminário).

7.
Seminário 1964-2014: um olhar crítico, para não esquecer.. 2014. (Seminário).

8.
II Encontro de Pesquisa em História da UFMG - EPHIS."Reflexões acerca da Escravidão e do Gênero nas Minas Gerais setecentistas". 2013. (Encontro).

9.
II Encontro de Pesquisa em História da UFMG - EPHIS. 2013. (Encontro).

10.
XXII Semana de Iniciação Científica da UFMG."O DEBATE E A CONTESTAÇÃO RELIGIOSA E POLÍTICA NAS LUZES: OS PENSADORES ILUSTRADOS PORTUGUESES NO CENÁRIO EUROPEU (1740-1821)". 2013. (Encontro).

11.
Ditaduras Militares em Enfoque Comparado: Argentina, Brasil, Chile e Uruguai. 2012. (Seminário).

12.
XV Encontro de Extensão/PROEX-UFMG.SEJA: trabalhando as Identidades a partir do Jornal Mural. 2012. (Encontro).

13.
XV Encontro de Extensão/PROEX-UFMG.Proposta Curricular para o Ensino de História na EJA. 2012. (Encontro).

14.
XXI Semana de Iniciação Científica."Negras Forras em Minas Setecentista". 2012. (Encontro).

15.
Oficina Papo de Professor - Festival de História - fHist. 2011. (Oficina).

16.
Tenda dos Historiadores - Festival de História - fHist. 2011. (Congresso).

17.
Workshop Grupo de Pesquisa Escravidão, mestiçagem, trânsito de culturas e globalização - séculos XV a XIX Qualidade, Condição, Nação, Raça, Etnia, Diáspora conceitos e documentos na História.. 2011. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FREITAS, Á. A. G.. VII Encontro de Pesquisa em História. 2018. (Congresso).

2.
FREITAS, Á. A. G.; DORNELAS, I. ; ROCHA, C. B. A. ; VARETO, P. . VI Encontro de Pesquisa em História da UFMG: Tempo, permanências, rupturas e transições na história - Simpósio Temático História, gênero e sexualidade: processos de constituição das Subjetividades na História.. 2017. (Congresso).

3.
FREITAS, Á. A. G.. V Encontro de Pesquisa em História da UFMG - Simpósio Temático História, Gênero e Sexualidade: balanços e abordagens. 2016. (Congresso).

4.
FREITAS, Á. A. G.. IV Encontro de Pesquisa em História-UFMG. 2015. (Congresso).

5.
FREITAS, Á. A. G.. III Encontro de Pesquisa em História. 2014. (Congresso).

6.
FREITAS, Á. A. G.. Workshop Grupo de Pesquisa Escravidão, mestiçagem, trânsito de culturas e globalização - séculos XV a XIX Qualidade, Condição, Nação, Raça, Etnia, Diáspora conceitos e documentos na História.. 2011. (Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 09/12/2018 às 20:36:07