Lucas Martins Néia

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0425619768915928
  • Última atualização do currículo em 20/12/2018


Roteirista, dramaturgo e diretor teatral. Doutorando Direto em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Bolsista CAPES. Pesquisador do Centro de Estudos de Telenovela (CETVN/ECA-USP) e do Observatório Ibero-Americano da Ficção Televisiva (Obitel). Palestrante do programa Pontos MIS, iniciativa do Museu da Imagem e do Som de São Paulo que, por meio da circulação e difusão de atividades ligadas ao audiovisual, visa promover a formação de público e o diálogo cultural no interior paulista. Tem experiência nas áreas de Comunicação e Artes, com pesquisas voltadas à dramaturgia e à história do teatro, do rádio e da televisão. Em 2017, fundou a Cia. Suspeita de Teatro em parceria com Stefany Araújo e integrou a equipe de criação e roteirização da série de TV O Game, atualmente em fase de pré-produção pela Envolve Lda, produtora audiovisual angolana. Em 2015, participou de Master Class promovida pelo autor Aguinaldo Silva, curso no qual foi criada e desenvolvida a sinopse da atual telenovela das 21h da Rede Globo, O Sétimo Guardião. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Lucas Martins Néia
Nome em citações bibliográficas
NÉIA, Lucas Martins;NÉIA, LUCAS MARTINS;NÉIA, L. M.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade de São Paulo, Centro de Estudos de Telenovela - ECA/USP.
Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443 - Bloco 22 - Sala 17
Cidade Universitária
05508900 - São Paulo, SP - Brasil
Telefone: (011) 30914373


Formação acadêmica/titulação


2016
Doutorado em andamento em Ciências da Comunicação.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Uma história cultural da telenovela brasileira: do passado ao porvir, a nação contada em capítulos,
Orientador: Maria Immacolata Vassallo de Lopes.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: telenovela brasileira; história cultural; transdisciplinaridade; identidade nacional; melodrama; porvir.
2010 - 2013
Graduação em Artes Cênicas.
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
Título: Peça radiofônica e plasticidade verbal: investigação e composição de experimentos radioteatrais.
Orientador: Heloisa Helena Bauab.




Formação Complementar


2018 - 2018
Extensão universitária em Preparação Pedagógica do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE) da ECA. (Carga horária: 20h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2018 - 2018
História do Movimento LGBT Brasileiro (Renan Quinalha). (Carga horária: 6h).
Espaço Cult, CULT, Brasil.
2018 - 2018
Lab de Roteiro de Séries de TV (Aleksei Abib, Julia Priolli). (Carga horária: 48h).
Centro Cultural B_arco, B_ARCO, Brasil.
2016 - 2016
Séries de TV: Criação e Projeto (David França Mendes). (Carga horária: 14h).
Centro Cultural B_arco, B_ARCO, Brasil.
2016 - 2016
Telenovela, a Construção do Impossível (Duca Rachid). (Carga horária: 20h).
Centro Cultural B_arco, B_ARCO, Brasil.
2015 - 2015
Extensão universitária em Teledramaturgia (Aimar Labaki). (Carga horária: 18h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2015 - 2015
Roteiro para TV (Ricardo Grynszpan, Ricardo Tiezzi). (Carga horária: 36h).
Academia Internacional de Cinema, AIC, Brasil.
2015 - 2015
Dramaturgia para TV (Mario Viana). (Carga horária: 72h).
SP Escola de Teatro, SPET, Brasil.
2015 - 2015
Roteiro para TV e Cinema. (Carga horária: 72h).
Solange Castro Neves e Vitor de Oliveira, SCN/VO, Brasil.
2015 - 2015
III Master Class: Criação e Roteiro para Telenovela (Aguinaldo Silva). (Carga horária: 45h).
Casa Aguinaldo Silva de Artes, CASA, Brasil.
2014 - 2014
Práticas em Processos de Criação Teatral (Antonio Duran, Eliana Monteiro). (Carga horária: 54h).
SP Escola de Teatro, SPET, Brasil.
2014 - 2014
Memória e História do Circo (Verônica Tamaoki). (Carga horária: 36h).
SP Escola de Teatro, SPET, Brasil.
2014 - 2014
Trilha Sonora para Cinema e TV (David Tygel). (Carga horária: 24h).
Festival de Música de Londrina, FML, Brasil.
2014 - 2014
Expressionismo e Teatro Brasileiro (PPGAC). (Carga horária: 105h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2014 - 2014
Humor: Escrevendo Comédia (John Vorhaus). (Carga horária: 18h).
Capicua Filmes, CAPICUA, Brasil.
2014 - 2014
Voz e Ação (Guilherme Kirchheim). (Carga horária: 8h).
Fundação Cultura Artística de Londrina, FUNCART, Brasil.
2014 - 2014
Laboratório de Desenvolvimento de Projetos (Aly Muritiba). (Carga horária: 16h).
Serviço Social da Indústria, SESI/PR, Brasil.
2013 - 2014
Núcleo de Dramaturgia Audiovisual (Ana Johann, Rodrigo Grota). (Carga horária: 88h).
Serviço Social da Indústria, SESI/PR, Brasil.
2013 - 2013
Iluminação Cênica (André Boll). (Carga horária: 10h).
Festival de Dança de Joinville, FDJ, Brasil.
2013 - 2013
Técnica Vocal (Natália Lacueva Lepri). (Carga horária: 40h).
Conservatório Musical de Londrina, CML, Brasil.
2012 - 2012
Núcleo de Dramaturgia (Alexandre França). (Carga horária: 32h).
Serviço Social da Indústria, SESI/PR, Brasil.
2012 - 2012
Circuito Broadway (Adenis Vieira, Alessandra Regis, Ronnie Kneblewski). (Carga horária: 60h).
Festival de Dança de Joinville, FDJ, Brasil.
2012 - 2012
Oficina das Cores (Guilherme Carlos Corrêa). (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
2012 - 2012
Oficina de Direção de Arte (Oswaldo Lioi). (Carga horária: 17h).
Instituto de Cinema e Video de Londrina, KINOARTE, Brasil.
2012 - 2012
Da Fotografia à Cena - [pH2]: Estado de Teatro. (Carga horária: 4h).
Festival Internacional de Londrina, FILO, Brasil.
2012 - 2012
Vídeo Digital (disciplina especial). (Carga horária: 120h).
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
2011 - 2011
Iniciação Teatral (Edna Aguiar, Ricardo Fogliatto). (Carga horária: 120h).
Escola de Interpretação Primeiro Encontro, EIPE, Brasil.
2011 - 2011
Teoria do Texto Literário (disciplina eletiva). (Carga horária: 120h).
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
2011 - 2011
Memória e História Oral (CDPH). (Carga horária: 12h).
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
2010 - 2010
Teatro da Roda-Dança (Luiz Carlos Laranjeiras). (Carga horária: 16h).
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Doutorando

Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Mestrando

Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Bolsista de apoio técnico à pesquisa (CNPq), Carga horária: 20

Atividades

10/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Estudos de Telenovela - ECA/USP, .

10/2014 - 03/2016
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Estudos de Telenovela - ECA/USP, Centro de Estudos de Telenovela - ECA/USP.

Atividade realizada
Apoio técnico a grupo de pesquisa..

Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2013
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Graduando

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Monitor acadêmico

Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Bolsista de iniciação científica (CNPq), Carga horária: 20

Atividades

08/2011 - 07/2012
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Letras e Ciências Humanas, Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas.

2012 - 2012
Estágios , Centro de Educação Comunicação e Artes, Departamento de Música e Teatro.

Estágio realizado
Monitoria da disciplina História do Teatro II (6MUT037), ministrada pela Professora Doutora Heloisa Helena Bauab ao 2º ano de Artes Cênicas..

Escola de Interpretação Primeiro Encontro, EIPE, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor e diretor de teatro, Carga horária: 6

Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 9

Atividades

02/2014 - 07/2014
Ensino,

Disciplinas ministradas
Curso de Teatro - Avançado
Curso de Teatro - Iniciação
10/2011 - 09/2012
Estágios , Teatro - Iniciação e Teatro - Intermediário, .

Estágio realizado
Aplicação de alongamento e aquecimento corporal para turmas de teatro iniciantes e intermediárias..


Linhas de pesquisa


1.
História e crítica da dramaturgia brasileira

Objetivo: Reunir pesquisadores com o objetivo de estimular e divulgar pesquisas acerca da produção de dramaturgos nacionais..
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro / Especialidade: Dramaturgia.
Palavras-chave: crítica; dramaturgia brasileira; história.
2.
Estudos comparados em dramaturgia moderna

Objetivo: Fomentar pesquisas que estabeleçam diálogo entre dramaturgos contemporâneos ou investigar o resgate, pela dramaturgia moderna, de textos dramáticos nacionais e estrangeiros. Os estudos contemplam também diálogos entre diferentes linguagens, como literatura dramática e cinema..
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro / Especialidade: Dramaturgia.
Palavras-chave: diálogos intersemióticos; diálogos intertextuais; estudos comparados.
3.
Epistemologia, teorias e metodologias da comunicação

Objetivo: Procura elaborar o conhecimento sob a perspectiva da interdisciplinaridade, buscando abarcar a multiplicidade de níveis e aspectos próprios do princípio da causalidade complexa que rege o objeto comunicacional. Tem como foco as tendências atuais de crítica e renovação das teorias e métodos de pesquisa em comunicação, para a construção de objetos teóricos de investigação e em diversos instrumentais metodológicos..
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Rádio e Televisão.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Ficção Televisiva.
Palavras-chave: comunicação; epistemologia; metodologia; interculturalidade; transdisciplinaridade.


Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Ficção Televisiva e Fãs Online: Comunidades, Práticas e Trajetórias de Vida

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Maria Immacolata Vassallo de Lopes em 26/02/2016.
Descrição: Tal como ocorreu em projetos anteriores, a presente investigação se insere nas pesquisas do Centro de Estudos de Telenovela da ECA-USP englobando dois objetos de estudo naturalmente integrados. O primeiro objeto é a temática da produção e recepção transmídia presente na ficção televisiva ibero-americana e focada pelo Projeto Obitel - tanto por meio da rede Obitel, cujo prosseguimento no avanço de um protocolo teórico, metodológico e temático unificado já resultou na publicação de nove anuários, quanto do Grupo de Pesquisa Obitel Brasil, que tem aprofundado estudos temáticos sobre a ficção televisiva do país e já publicou seus resultados em quatro livros. O segundo objeto é a temática dos fãs online, abordados a partir de suas práticas, comportamentos e também como audiência que se afigura ativa e produtora de conteúdos nas diversas redes digitais. Abarcar-se-á principalmente a figura do fã coletivo, isto é, as comunidades de fãs nas redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram, Tumblr, Flickr) em que estão hospedadas suas "páginas" (sites, blogs, vlogs, flogs, etc). O estudo se configura teórico com base empírica, pretendendo ir além dos estudos de caso que têm caracterizado as pesquisas brasileiras sobre fãs. No limite, ambiciona demonstrar que os estudos de fãs na internet são herdeiros da tradição latino-americana dos estudos de recepção e que a renovam combinando a permanência e o novo. O projeto tem como objetivo geral aprofundar o conhecimento teórico sobre fãs nas redes sociais mediante o esclarecimento da diversidade interna dos fandoms, o que, consequentemente, levará à elaboração de uma tipologia de fãs mais refinada e adequada à compreensão das relações que os fãs entretêm com a ficção televisiva brasileira - notadamente com a telenovela. Essa tipologia deverá refletir as estratégias de construção da identidade do fã-indivíduo em meio a comunidades nas quais suas performances têm lhe permitido alcançar significativa audiência como produtor de conteúdos acerca dessas ficções. Ambos os objetos mencionados se reforçam mutuamente dentro da perspectiva de nossos trabalhos dirigida às mudanças e inovações ocorrentes nos espaços de produção, circulação e recepção da ficção televisiva no Brasil e em outros países..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Lucas Martins Néia - Integrante / Mariana Marques de Lima - Integrante / Clarice Greco Alves - Integrante / Ligia Maria Prezia Lemos - Integrante / Maria Immacolata Vassallo de Lopes - Coordenador / Tissiana Nogueira Pereira Cechella - Integrante / Fernanda Castilho Santana - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 17
2014 - 2015
Ficção Televisiva Transmidiática: Interações Entre Produtores e Fãs no Facebook
Descrição: O projeto, vinculado ao Centro de Estudos de Telenovela da ECA-USP, apresenta um duplo objeto de pesquisa. O primeiro objeto é a temática da internacionalização e interculturalidade presente na ficção televisiva brasileira e ibero-americana e focadas pelo Projeto Obitel, que prosseguirá no avanço de seu protocolo teórico, metodológico e temático. Observamos que dele já resultou a publicação de nove anuários Obitel: 2007, 2008, 2009, 2010, 2011, 2012, 2013, 2014 e 2015. O segundo objeto, específico do Grupo de Pesquisa Obitel Brasil, constrói-se com base nos resultados das pesquisas anteriores, que evidenciaram transformações importantes nos polos da produção e da recepção de ficção televisiva. Essas transformações decorrem de estratégias que buscam envolver o espectador de teleficções por meio de conexões com as mais variadas mídias e plataformas, em uma tentativa de seduzi-lo à interação com a trama e à chance de alça-lo a participante, colaborador e até coautor das ficções por meio da ampliação das possibilidades de intervenções que a ele são apresentadas; surge, portanto, a figura do fã online. Propomo-nos a verificar como funciona empiricamente essa armação teórica elegendo, como objeto de estudo, as operações de transmidiação no conjunto das telenovelas diárias da TV Globo, tendo a rede social Facebook como espaço de encontro das estratégias da produção e dos fãs. Estes fenômenos comunicacionais - emergentes, porém cada vez mais usuais - necessitam, cada vez mais, ser objeto de pesquisas orientadas no campo da Comunicação, principalmente devido à necessidade de conceitos e propostas metodológicas que passem a dar conta dessa nova realidade empírica multimidiática..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Lucas Martins Néia - Integrante / Maria Immacolata Vassallo de Lopes - Coordenador.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 3
2013 - 2013
Atividades de Linguagem e Trabalho Educacional
Descrição: A partir dos pressupostos de base do interacionismo sociodiscursivo, as práticas de linguagem se constituem como ferramentas semióticas para o agir quando os sujeitos delas se apropriam, o que implica a responsabilidade da escola, cuja função é de propiciar o contato, o estudo e a apropriação de saberes sobre as práticas discursivas em uso na sociedade. As ações dos pesquisadores envolvidos se concentram em diferentes focos, mas interdependentes no agir educacional: 1. os dispositivos didáticos; 2. os modos de tratamento dos objetos de ensino na interação em sala de aula; 3. as relações dos participantes entre si e com os objetos; 4. os gêneros de atividades escolares moldados pelos gestos profissionais. Os polos específicos de abrangência da pesquisa se articulam aos três pólos do triângulo didático: os saberes, o trabalho do professor e o trabalho dos alunos. Com a atenção nos três polos, propomos uma abordagem do ensino como trabalho (Bronckart, 2007; Bulea, 2010; Machado, 2011; Clot, 2006; Faïta, 2004), procurando compreender como o professor exerce sua atividade profissional, como enfrenta as dificuldades inerentes a seu contexto e como encontra soluções para elas, com base na ideia do agir dotado das dimensões de uma semântica da ação. As contribuições das pesquisas também se materializam na elaboração de material didático e dispositivos de ensino a partir dos gêneros textuais e da ideia de agir por meio da linguagem. Em todos os polos, é crucial o conceito de instrumento, fundamentado em Vygotsky (1997) e desenvolvido por Friedrich (2012). Esses três polos estão intimamente ligados e representam o direcionamento da interpretação que damos à problemática do ensino-aprendizagem de língua portuguesa. Com esse escopo de pesquisa, procuraremos compreender melhor o contexto de aprendizagem da língua portuguesa e de formação de futuros professores, com a finalidade de identificar como se dá o desenvolvimento de alunos e professores por meio da linguagem..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Lucas Martins Néia - Integrante / Elvira Lopes Nascimento - Coordenador.

Número de produções C, T & A: 3
2011 - 2013
Tempo de Cordel: os Folhetos da BC; Pesquisa, Extensão, Organização e Divulgação
Descrição: O seguinte projeto utiliza métodos de organização e de preservação existentes; busca-se, a partir destes métodos, uma nova política a ser implementada na manutenção do acervo de folhetos de cordel da Biblioteca Central da UEL. O acondicionamento dos folhetos ocorre junto ao desenvolvimento de uma estratégia de pesquisa e divulgação para os usuários do sistema de bibliotecas da mesma instituição de ensino - futuramente, os cordéis serão todos digitalizados e disponibilizados online. O projeto ainda efetua campanhas a fim de receber doações de folhetos, além de promover eventos internos e externos para divulgação do mesmo como meio de comunicação e publicar artigos e ensaios em periódicos científicos; paralelamente, coordena-se a criação do grupo de Amigos do Cordel da Universidade, cuja atuação facilitará o intercâmbio junto a outros pesquisadores - que dele poderão participar como colaboradores, mesmo à distância, através de uma rede de contatos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Lucas Martins Néia - Integrante / Raimunda de Brito Batista - Coordenador.

Número de produções C, T & A: 1
2011 - 2012
Pirandello Nunca Mais: Elementos da Poética Pirandelliana na Dramaturgia Brasileira
Descrição: Iniciação científica que, subsidiada ao projeto Metateatro e Intertexto no Teatro Moderno, visava travar um diálogo entre a poética desenvolvida por Luigi Pirandello a partir de sua coletânea "do teatro no teatro" - composta pelas peças Seis Personagens à Procura de um Autor, Cada Um a Seu Modo e Esta Noite se Representa de Improviso - e o texto dramático Pirandello Nunca Mais, escrito pelo brasileiro Ricardo Hofstetter na década de 1990. Para isso, se fez necessário o estabelecimento de uma poética metateatral pirandelliana a partir da trilogia supracitada..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Lucas Martins Néia - Coordenador / Sonia Aparecida Vido Pascolati - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 22
2010 - 2013
Metateatro e Intertexto no Teatro Moderno
Descrição: Este projeto procura despertar reflexões teóricas que possibilitem avançar os estudos acerca do metateatro e estabeleçam uma relação entre procedimentos metateatrais, recursos intertextuais e modernidade teatral. Para tanto, tomam-se como corpus primário textos dramáticos de Luigi Pirandello, Bertolt Brecht e Jean Anouilh; isto, no entanto, não descarta o estudo de outras obras e autores - inclusive nacionais - que possam ser necessários em função do foco teórico do grupo. Ocorre, ainda, o desenvolvimento de subprojetos em nível de iniciação científica e pós-graduação, o que redunda em publicações acadêmicas na área de estudos do drama..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Lucas Martins Néia - Integrante / Sonia Aparecida Vido Pascolati - Coordenador.

Número de produções C, T & A: 22


Outros Projetos


2013 - 2013
Práticas de Encenação: Leituras Dramáticas / Análise e Criação de Textos Dramáticos
Descrição: Ação do projeto Práticas de Encenação (Programa de Formação Complementar) que visa colaborar para a ampliação da cultura teatral dos alunos envolvidos e oferecer a possibilidade de, via oralização, desenvolver a interpretação de textos teatrais por meio de leituras dramáticas de peças do teatro moderno e contemporâneo - títulos de autores como Samuel Beckett e Bertolt Brecht, contemporâneos como Sarah Kane e Thomas Bernhard, além de brasileiros como Bosco Brasil e Newton Moreno. O presente projeto ainda coloca-se como um desdobramento e uma complementação da disciplina de Literatura Dramática, bem como, em menor grau, da(s) disciplina(s) de História do Teatro..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.

Integrantes: Lucas Martins Néia - Integrante / Heloisa Helena Bauab - Coordenador / Sandra Parra Furlanete - Integrante.
2012 - 2013
Jornal do CECA
Descrição: O "Jornal do CECA" é um laboratório de redação e produção de um informativo online semanal para veicular notícias sobre os dez cursos do Centro. O objetivo é exercitar as diversas habilidades e competências necessárias para a prática do jornalismo online, considerando as especificidades desta modalidade jornalística no que diz respeito à elaboração de pauta, apuração, entrevistas, fotografia, redação, edição, revisão, diagramação, arte final, publicação digital e monitoramento de redes sociais. Os alunos são orientados a trabalhar em diversas mídias digitais, tais como newsletter, redes sociais, portal de notícias e aplicativos para dispositivos móveis..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.

Integrantes: Lucas Martins Néia - Integrante / André Azevedo da Fonseca - Coordenador.
2012 - 2012
EncenaAção: Estudos Teórico-Práticos em Direção Teatral
Descrição: Através do estudo do método da análise ativa, elaborado pelo encenador russo Konstantin Stanislávski, e da leitura e seleção de histórias em quadrinhos, escolhe-se uma destas para análise e desenvolvimento na prática da direção teatral. Os participantes elaboram um cronograma de ensaios e se aplicam no desenvolvimento prático dos mesmos, cujos resultados, ao final, serão levados a público; durante os trabalhos, cada um deve realizar seus próprios registros, fato que culminará na feitura de um relatório contendo o embasamento teórico dos procedimentos utilizados e reflexões sobre todo o processo. Busca-se, através desta práxis, um entendimento da organização e sistematização da encenação e de todos os seus elementos componentes (figurinos, cenário, iluminação e outros). Projeto vinculado à disciplina Direção Teatral I (6MUT049), ministrada ao 3º ano de Artes Cênicas..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.

Integrantes: Lucas Martins Néia - Integrante / Adriane Maciel Gomes - Coordenador.

Número de produções C, T & A: 3
2010 - 2012
Práticas de Encenação: Oficina de Dramaturgia e Roteiro
Descrição: Ação do projeto Práticas de Encenação (Programa de Formação Complementar) na qual são abordadas teoria e prática, ferramentas e técnicas na concepção de roteiros (website: http://dramaturgiaeroteiro-uel.blogspot.com.br/). A proposta do programa Práticas de Encenação se dá a partir de ações que propiciam atividades através das quais se faz possível a exploração de diversos aspectos da encenação, tais como produção cenográfica, iluminação, dramaturgia (como é o caso), etc..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.

Integrantes: Lucas Martins Néia - Integrante / Heloisa Helena Bauab - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Ficção Televisiva.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro/Especialidade: Dramaturgia.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro/Especialidade: Direção Teatral.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Peça Radiofônica.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Comparada.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Francês
, Lê Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
NÉIA, LUCAS MARTINS2016 NÉIA, LUCAS MARTINS. Ficção televisiva brasileira e fãs online: mapeamentos e investigações. Comunicacao e Educacao (USP), v. 21, p. 155-162, 2016.

Capítulos de livros publicados
1.
NÉIA, Lucas Martins. Do passado ao porvir, a nação contada em capítulos: uma história cultural da telenovela brasileira. In: FÍGARO, Roseli; GOMES, Mayra Rodrigues. (Org.). Conexão Pós: diálogos e intersecções na pesquisa discente. 1ed.São Paulo: ECA-USP, 2018, v. , p. 73-83.

2.
LOPES, Maria Immacolata Vassallo de ; GRECO, Clarice ; CASTILHO, Fernanda ; LEMOS, Ligia Maria Prezia ; NÉIA, Lucas Martins ; LIMA, Mariana Marques de ; PEREIRA, Tissiana ; SANTOS, Andreza Almeida ; ORTEGA, Daniela . Brasil: dinâmicas da ficção televisiva na transição multicanal. In: LOPES, Maria Immacolata Vassallo de; OROZCO, Guillermo. (Org.). Ficção televisiva ibero-americana em plataformas de video on demand: anuário Obitel 2018. 1ed.Porto Alegre: Sulina, 2018, v. , p. 103-134.

3.
LOPES, Maria Immacolata Vassallo de ; GRECO, Clarice ; CASTILHO, Fernanda ; LEMOS, Ligia Maria Prezia ; NÉIA, Lucas Martins ; LIMA, Mariana Marques de ; PEREIRA, Tissiana ; SANTOS, Andreza Almeida ; ORTEGA, Daniela . Brazil: dynamics of television fiction in the multichannel transition. In: LOPES, Maria Immacolata Vassallo de; OROZCO, Guillermo. (Org.). Ibero-American TV fiction on video on demand platforms: 2018 Obitel yearbook. 1ed.Porto Alegre: Sulina, 2018, v. , p. 99-128.

4.
LIMA, Mariana Marques de ; NÉIA, Lucas Martins . Da telenovela à supersérie: novas prospecções quanto ao horário das 23h da Globo. In: CASTILHO, Fernanda; LEMOS, Ligia Maria Prezia. (Org.). Ficção seriada: estudos e pesquisas. 1ed.Alumínio/Votorantim: Jogo de Palavras/Provocare, 2018, v. , p. 60-75.

5.
LOPES, Maria Immacolata Vassallo de ; GRECO, Clarice ; ORTEGA, Daniela ; CASTILHO, Fernanda ; LEMOS, Ligia Maria Prezia ; NÉIA, Lucas Martins ; LIMA, Mariana Marques de ; PEREIRA, Tissiana . Brazil: towards 360º production and reception. In: LOPES, Maria Immacolata Vassallo de; OROZCO, Guillermo. (Org.). One decade of television fiction in Ibero-America. Analysis of ten years of Obitel (2007-2016): 2017 Obitel yearbook. 1ed.Porto Alegre: Sulina, 2017, v. , p. 99-129.

6.
LOPES, Maria Immacolata Vassallo de ; GRECO, Clarice ; ORTEGA, Daniela ; CASTILHO, Fernanda ; LEMOS, Ligia Maria Prezia ; NÉIA, Lucas Martins ; LIMA, Mariana Marques de ; PEREIRA, Tissiana . Brasil: rumo à produção e recepção 360°. In: LOPES, Maria Immacolata Vassallo de; OROZCO, Guillermo. (Org.). Uma década de ficção televisiva na Ibero-América. Análise de dez anos do Obitel (2007-2016): anuário Obitel 2017. 1ed.Porto Alegre: Sulina, 2017, v. , p. 93-123.

7.
LOPES, Maria Immacolata Vassallo de ; GRECO, Clarice ; CASTILHO, Fernanda ; LEMOS, Ligia Maria Prezia ; PEREIRA, Tissiana ; LIMA, Mariana Marques de ; NÉIA, Lucas Martins ; ORTEGA, Daniela . Sujeito acadêmico e seu objeto de afeto: aca-fãs de ficção televisiva no Brasil. In: Maria Immacolata Vassallo de Lopes. (Org.). Por uma teoria de fãs da ficção televisiva brasileira II: práticas de fãs no ambiente da cultura participativa. 1ed.Porto Alegre: Sulina, 2017, v. , p. 367-404.

8.
LOPES, Maria Immacolata Vassallo de ; GRECO, Clarice ; ORTEGA, Daniela ; CASTILHO, Fernanda ; LEMOS, Ligia Maria Prezia ; NÉIA, Lucas Martins ; CARNEVALLI, Maria Alice ; LIMA, Mariana Marques de ; PEREIRA, Tissiana . Brasil: a 'TV transformada' na ficção televisiva brasileira. In: LOPES, Maria Immacolata Vassallo de; OROZCO, Guillermo. (Org.). (Re)invenção de gêneros e formatos da ficção televisiva: anuário Obitel 2016. 1ed.Porto Alegre: Sulina, 2016, v. , p. 135-175.

9.
LOPES, Maria Immacolata Vassallo de ; GRECO, Clarice ; ORTEGA, Daniela ; CASTILHO, Fernanda ; LEMOS, Ligia Maria Prezia ; NÉIA, Lucas Martins ; CARNEVALLI, Maria Alice ; LIMA, Mariana Marques de ; PEREIRA, Tissiana . Brazil: 'TV transformed' in Brazilian television fiction. In: LOPES, Maria Immacolata Vassallo de; OROZCO, Guillermo. (Org.). (Re)invention of TV fiction genres and formats: 2016 Obitel yearbook. 1ed.Porto Alegre: Sulina, 2016, v. , p. 131-169.

10.
LOPES, Maria Immacolata Vassallo de ; GRECO, Clarice ; ORTEGA, Daniela ; CASTILHO, Fernanda ; LEMOS, Ligia Maria Prezia ; NÉIA, Lucas Martins ; CARNEVALLI, Maria Alice ; LIMA, Mariana Marques de ; PEREIRA, Tissiana . Brasil: la 'TV transformada' en la ficción televisiva brasileña. In: LOPES, Maria Immacolata Vassallo de; OROZCO, Guillermo. (Org.). (Re)invención de géneros y formatos de la ficción televisiva: anuario Obitel 2016. 1ed.Porto Alegre: Sulina, 2016, v. , p. 141-182.

11.
NÉIA, Lucas Martins. O Casarão, de Lauro César Muniz: genealogia de uma telenovela experimental. In: DAVINO, Glaucia; BELLICIERI, Fernanda. (Org.). Cenas das interfaces com o mercado: histórias de roteiristas. 1ed.São Paulo: NACL Editora, 2015, v. , p. 131-140.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
NÉIA, Lucas Martins. Del teatro francés del siglo XVIII a la ficción televisiva transnacional del siglo XXI: el melodrama como paradigma transgénero, transcultural y transhistórico. In: XIV Congreso de la Asociación Latinoamericana de Investigadores de la Comunicación, 2018, San José. Memorias del Congreso ALAIC 2018: GI 2. Ficción televisiva y narrativa transmedia, 2018.

2.
LIMA, Mariana Marques de ; NÉIA, Lucas Martins . Da telenovela à supersérie: novas prospecções quanto ao horário das 23h da Globo. In: XL Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2017, Curitiba. Anais do XL Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2017.

3.
NÉIA, Lucas Martins. Por uma história cultural da telenovela brasileira: transversalidades entre a Comunicação e a História. In: I Congresso TeleVisões, 2017, Niterói. Anais do I Congresso TeleVisões, 2017.

4.
NÉIA, Lucas Martins. Velho Chico, complexidade tropicalista. In: XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2016, São Paulo. Anais do XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2016.

5.
LIMA, Mariana Marques de ; NÉIA, Lucas Martins . Entre a telenovela e a série, a tradição e a experimentação: o horário das 23h da Rede Globo. In: XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2015, Rio de Janeiro. Anais do XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2015.

6.
NÉIA, Lucas Martins; BAUAB, Heloisa Helena . Ficção radiofônica: um apanhado histórico. In: IV Encontro Funarte de Políticas para as Artes: Diálogos, Territórios e Conjunturas, 2014, Curitiba. IV Encontro Funarte de Políticas para as Artes, 2014.

7.
NÉIA, Lucas Martins. O Grito andradino: ecos expressionistas na São Paulo da década de 1970. In: IX Seminário de Estudos sobre Linguagem e Significação e X Simpósio de Leitura da UEL, 2014, Londrina. Anais do IX SELISIGNO e X Simpósio de Leitura da UEL, 2014.

8.
NÉIA, Lucas Martins. O método de análise ativa como base para a leitura de O Conhecedor, de Luís Fernando Veríssimo: ponto de partida para uma práxis de direção teatral. In: 3º Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários, 2014, Maringá. Anais do CIELLI 2014, 2014. p. 3438-3449.

9.
NÉIA, Lucas Martins; PASCOLATI, Sonia Aparecida Vido . Pirandello Nunca Mais: Ricardo Hofstetter e o espectro pirandelliano. In: IV Congresso Nacional de Linguagens em Interação: Múltiplos Olhares, 2013, Maringá. Anais do IV CONALI, 2013.

10.
NÉIA, Lucas Martins; PASCOLATI, Sonia Aparecida Vido . A moderna poética pirandelliana. In: VIII Seminário de Estudos sobre Linguagem e Significação e IX Simpósio de Leitura da UEL, 2012, Londrina. Anais do VIII SELISIGNO e IX Simpósio de Leitura da UEL, 2012.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
NÉIA, Lucas Martins. Por uma história cultural da telenovela brasileira: desafios empíricos e perspectivas metodológicas. In: Conexão Pós: Solidariedade na Pesquisa e Perspectivas de Docência, 2018, São Paulo. Anais do Conexão Pós: Solidariedade na Pesquisa e Perspectivas de Docência, 2018.

2.
NÉIA, Lucas Martins; ORTEGA, Daniela . De cómo América descubrió los turcos: telenovelas turcas a la luz del contexto sociocultural latinoamericano. In: 2017 Annual Conference of the International Association for Media and Communication Research, 2017, Cartagena de Indias. IAMCR 2017 abstract books: Visual Culture Working Group, 2017.

3.
NÉIA, Lucas Martins. Do passado ao porvir, a nação contada em capítulos: uma história cultural da telenovela brasileira. In: Conexão Pós: Diálogos e Intersecções na Pesquisa Discente, 2017, São Paulo. Anais do Conexão Pós: Diálogos e Intersecções na Pesquisa Discente, 2017.

4.
NÉIA, Lucas Martins; PASCOLATI, Sonia Aparecida Vido . Pirandello Nunca Mais: elementos da poética pirandelliana na dramaturgia brasileira. In: 21º Encontro Anual de Iniciação Científica e 2º Encontro Anual de Iniciação Tecnológica e Inovação, 2012, Maringá. Anais do 21º EAIC e 2º EAITI, 2012.

5.
NÉIA, Lucas Martins; PASCOLATI, Sonia Aparecida Vido . Pirandello Nunca Mais: elementos da poética pirandelliana na dramaturgia brasileira. In: 5º Congresso Nacional de Extensão Universitária e 14º Encontro de Atividades Científicas da Unopar, 2011, Londrina. Anais do 5º Congresso Nacional de Extensão Universitária e 14º Encontro de Atividades Científicas da Unopar, 2011.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
NÉIA, Lucas Martins; ORTEGA, Daniela . Volver al pasado: Historia y ficción televisiva en los países Iberoamericanos. In: International Congress about New Narratives, 2017, Barcelona. Annals of International Congress about New Narratives, 2017.

2.
NÉIA, Lucas Martins. Do teatro à televisão: projetos estéticos e ideológicos em trânsito nas dramaturgias brasileiras das décadas de 1960 e 1970. In: 4º Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários, 2016, Maringá. Caderno de resumos do CIELLI 2016, 2016. p. 436.

3.
NÉIA, Lucas Martins. Cenas do capítulo anterior: história cultural da telenovela brasileira (1951 a 1990). In: VII Jornada Acadêmica Discente do PPGCOM USP, 2016, São Paulo. Anais da Jornada Discente 2016 (PPGCOM USP), 2016.

4.
NÉIA, Lucas Martins; BAUAB, Heloisa Helena . 'Rubianando' através de sons: construção de peça radiofônica a partir do universo fantástico de Murilo Rubião. In: I Seminário Nacional de Dramaturgia e Teatro - Teatro e Intermidialidade, 2013, Londrina. Resumos do I Seminário Nacional de Dramaturgia e Teatro, 2013. p. 36.

5.
NÉIA, Lucas Martins; PASCOLATI, Sonia Aparecida Vido . Elementos da poética pirandelliana na dramaturgia brasileira a partir de Pirandello Nunca Mais, de Ricardo Hofstetter. In: V Colóquio de Estudos Literários: Diálogos e Perspectivas, 2011, Londrina. Anais do V Colóquio de Estudos Literários: Diálogos e Perspectivas, 2011.

6.
NÉIA, Lucas Martins; PASCOLATI, Sonia Aparecida Vido . O metateatro em Pirandello Nunca Mais, de Ricardo Hofstetter. In: XII Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários de Araraquara e VII Semana de Estudos Teatrais da UNESP - Teatro, Cinema e Literatura: Confluências, 2011, Araraquara. Anais do XII Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários de Araraquara e VII Semana de Estudos Teatrais da UNESP, 2011.

7.
NÉIA, Lucas Martins; PASCOLATI, Sonia Aparecida Vido . Pirandello Nunca Mais: elementos da poética pirandelliana na dramaturgia brasileira. In: XX Seminário do CELLIP - Centro de Estudos Linguísticos e Literários do Paraná, 2011, Londrina. Anais do XX Seminário do CELLIP, 2011.

Apresentações de Trabalho
1.
NÉIA, Lucas Martins. Del teatro francés del siglo XVIII a la ficción televisiva transnacional del siglo XXI: el melodrama como paradigma transgénero, transcultural y transhistórico. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
LOPES, Maria Immacolata Vassallo de ; GRECO, Clarice ; LEMOS, Ligia Maria Prezia ; NÉIA, Lucas Martins . Brasil: dinâmicas da ficção televisiva na transição multicanal. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
LOPES, Maria Immacolata Vassallo de ; LEMOS, Ligia Maria Prezia ; NÉIA, Lucas Martins ; LIMA, Mariana Marques de ; PEREIRA, Tissiana ; SANTOS, Andreza Almeida ; ORTEGA, Daniela . CETVN - Centro de Estudos de Telenovela. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
NÉIA, Lucas Martins. Por uma história cultural da telenovela brasileira: desafios empíricos e perspectivas metodológicas. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
NÉIA, Lucas Martins. Telenovela brasileira e pesquisa histórica: a investigação em acervos audiovisuais. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
LOPES, Maria Immacolata Vassallo de ; ORTEGA, Daniela ; CASTILHO, Fernanda ; LEMOS, Ligia Maria Prezia ; NÉIA, Lucas Martins ; LIMA, Mariana Marques de ; PEREIRA, Tissiana . 10 anos Obitel: as mulheres na telenovela brasileira. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
NÉIA, Lucas Martins; ORTEGA, Daniela . De cómo América descubrió los turcos: telenovelas turcas a la luz del contexto sociocultural latinoamericano. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
NÉIA, Lucas Martins; ORTEGA, Daniela . Volver al pasado: Historia y ficción televisiva en los países Iberoamericanos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
LOPES, Maria Immacolata Vassallo de ; GRECO, Clarice ; NÉIA, Lucas Martins . Brasil: rumo à produção e recepção 360° (Brazil National Report). 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
LIMA, Mariana Marques de ; NÉIA, Lucas Martins . Da telenovela à supersérie: novas prospecções quanto ao horário das 23h da Globo. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
NÉIA, Lucas Martins. Baile dos Deuses Mortos nos escombros d'O Casarão: aspectos cíclicos da obra de Lauro César Muniz para a TV. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
NÉIA, Lucas Martins. Por uma história cultural da telenovela brasileira: afeto, ofício e trajetória(s) como disparadores de uma pesquisa transdisciplinar em Comunicação (mesa CETVN/ECA/USP - 25 anos de estudos acadêmicos sobre ficção televisiva). 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
NÉIA, Lucas Martins. História cultural da telenovela brasileira: do passado ao presente, a nação contada em capítulos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
NÉIA, Lucas Martins. Por uma história cultural da telenovela brasileira: transversalidades entre a Comunicação e a História. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
NÉIA, Lucas Martins. Do passado ao porvir, a nação contada em capítulos: uma história cultural da telenovela brasileira. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
NÉIA, Lucas Martins. Do teatro à televisão: projetos estéticos e ideológicos em trânsito nas dramaturgias brasileiras das décadas de 1960 e 1970. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
NÉIA, Lucas Martins. Velho Chico, complexidade tropicalista. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
NÉIA, Lucas Martins. Cenas do capítulo anterior: história cultural da telenovela brasileira (1951 a 1990). 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
LIMA, Mariana Marques de ; NÉIA, Lucas Martins . Entre a telenovela e a série, a tradição e a experimentação: o horário das 23h da Rede Globo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
NÉIA, Lucas Martins. O método de análise ativa como base para a leitura de O Conhecedor, de Luís Fernando Veríssimo: ponto de partida para uma práxis de direção teatral. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
NÉIA, Lucas Martins. Ficção radiofônica: um apanhado histórico. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
NÉIA, Lucas Martins. O Grito andradino: ecos expressionistas na São Paulo da década de 1970. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
NÉIA, Lucas Martins. O Casarão, de Lauro César Muniz: genealogia de uma telenovela experimental. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
NÉIA, Lucas Martins; BAUAB, Heloisa Helena . 'Rubianando' através de sons: construção de peça radiofônica a partir do universo fantástico de Murilo Rubião. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
NÉIA, Lucas Martins; PASCOLATI, Sonia Aparecida Vido . Pirandello Nunca Mais: Ricardo Hofstetter e o espectro pirandelliano. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
NÉIA, Lucas Martins; PASCOLATI, Sonia Aparecida Vido . Pirandello Nunca Mais: elementos da poética pirandelliana na dramaturgia brasileira. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
NÉIA, Lucas Martins; PASCOLATI, Sonia Aparecida Vido . A moderna poética pirandelliana. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
NÉIA, Lucas Martins; PASCOLATI, Sonia Aparecida Vido . Elementos da poética pirandelliana na dramaturgia brasileira a partir de Pirandello Nunca Mais, de Ricardo Hofstetter. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
NÉIA, Lucas Martins; PASCOLATI, Sonia Aparecida Vido . O metateatro em Pirandello Nunca Mais, de Ricardo Hofstetter. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

30.
NÉIA, Lucas Martins; PASCOLATI, Sonia Aparecida Vido . Pirandello Nunca Mais: elementos da poética pirandelliana na dramaturgia brasileira. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

31.
NÉIA, Lucas Martins; PASCOLATI, Sonia Aparecida Vido . Pirandello Nunca Mais: elementos da poética pirandelliana na dramaturgia brasileira. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
LOPES, Maria Immacolata Vassallo de ; NÉIA, Lucas Martins ; ORTEGA, Daniela . O sentido de pertencimento e representatividade das pessoas transgênero na ficção televisiva brasileira. HuffPost Brasil, 2017 (Artigo livre).

2.
NÉIA, Lucas Martins. Malu TV. In: DAVINO, Glaucia; BELLICIERI, Fernanda. (Org.). Cenas das interfaces com o mercado: histórias de roteiristas. São Paulo: NACL Editora, 2015 (Artigo livre).

3.
NÉIA, Lucas Martins; BATISTA, Raimunda de Brito . Cheirinho de Cuscuz. In: DAVINO, Glaucia; BELLICIERI, Fernanda. (Org.). Cenas das interfaces com o mercado: histórias de roteiristas. São Paulo: NACL Editora, 2015 (Projeto audiovisual).

4.
NÉIA, Lucas Martins. Peça radiofônica e plasticidade verbal: investigação e composição de experimentos radioteatrais 2013 (Monografia).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
NÉIA, Lucas Martins. Participação de júri virtual (fase Regional Norte) do 24º Prêmio Expocom - Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação. 2018.

2.
NÉIA, Lucas Martins. Parecer acadêmico para Intercom Júnior - Congresso Regional Sul da Intercom 2018. 2018.

3.
NÉIA, Lucas Martins. Parecer acadêmico para DT 4 - GP Ficção Seriada do 41º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação da Intercom. 2018.

4.
NÉIA, Lucas Martins. Parecer acadêmico para DT 8 - GP Teorias da Comunicação do 41º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação da Intercom. 2018.

5.
NÉIA, Lucas Martins. Parecer ad hoc para Iniciacom - Revista Brasileira de Iniciação Científica em Comunicação Social. 2018.

6.
NÉIA, Lucas Martins. Parecer acadêmico para II Congresso Brasileiro de Produção de Vídeo Estudantil. 2017.

7.

8.
LOPES, Maria Immacolata Vassallo de ; MUNGIOLI, Maria Cristina Palma ; NÉIA, Lucas Martins . A autoconstrução do fã: performances e estratégias de fãs de telenovela na internet. 2015.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
XAVIER, Nilson ; NÉIA, Lucas Martins . Entrevista concedida ao portal Universa. 'Por que não tem masturbação em novelas?', por Marcos Candido. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
LEMOS, Ligia Maria Prezia ; NÉIA, Lucas Martins . Entrevista concedida à Agência Universitária de Notícias (AUN USP). 'Contradição cultural na ficção televisiva é constante em países latino-americanos', por Jonas Santana. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
NÉIA, Lucas Martins; MAYER, Claudino ; SANDO, Marcia . Entrevista concedida ao portal MdeMulher. 'Saiba por que a briga de A Força do Querer não é boa para você', por Raquel Drehmer. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

4.
NÉIA, Lucas Martins. Entrevista concedida à Rádio USP. 'Trabalhar com dramaturgia em Portugal é alternativa de brasileiros', por André Siqueira. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

5.
NÉIA, Lucas Martins. Entrevista concedida ao HuffPost Brasil. 'Estupro, relacionamento abusivo e questão trans: como a TV nos fez pensar em 2017', por Thais Matos. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
NÉIA, Lucas Martins. Telenovela brasileira e pesquisa histórica: a investigação em acervos audiovisuais. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
NÉIA, Lucas Martins; ARAUJO, Stefany Rodrigues de . Itapeva em fragmentos: oficina de roteiro e prática cinematográfica. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
LORENA, Jessiara Menezes ; NÉIA, Lucas Martins . Oficina teatral infantil. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
NÉIA, Lucas Martins; PASCOLATI, Sonia Aparecida Vido . Pirandello Nunca Mais: elementos da poética pirandelliana na dramaturgia brasileira. 2012. (Relatório de pesquisa).


Produção artística/cultural
Artes Cênicas
1.
NÉIA, Lucas Martins; ARAUJO, Stefany Rodrigues de . Trans(in)lúcido. 2018. Teatral.

2.
SZVAT, Bia ; NÉIA, Lucas Martins . O Quarto Estado da Água. 2017. Teatral.

3.
NÉIA, Lucas Martins. A Brusca Poesia da Mulher. 2014. Teatral.

4.
NÉIA, Lucas Martins. Sobre as Mil Tonalidades da Vida. 2014. Teatral.

5.
ARAUJO, Stefany Rodrigues de ; NÉIA, Lucas Martins . Estilhaços de Orfeu. 2014. Teatral.

6.
TALEVI, Camila Siqueira ; NÉIA, Lucas Martins . A Vida é Sonho. 2014. Teatral.

7.
ARRUDA, Manu ; NÉIA, Lucas Martins . Memórias Póstumas de Brás Cubas. 2014. Teatral.

8.
UDO SANTOS, Guilherme William ; OLIVEIRA, Valéria ; NÉIA, Lucas Martins . Faça o Que Quiser Com Elas. 2014. Teatral.

9.
ARAUJO, Stefany Rodrigues de ; NÉIA, Lucas Martins . Eu Morrerei e Ninguém se Lembrará de Mim. 2014. Performática.

10.
NÉIA, Lucas Martins. Sonho de Uma Noite de Verão. 2013. Teatral.

11.
RODRIGUES, Mauro Roberto ; NÉIA, Lucas Martins . O Mistério de Irma Vap. 2013. Teatral.

12.
NÉIA, Lucas Martins. As Rubianadas. 2013. Radialística.

13.
NÉIA, Lucas Martins. Tempestade Antes do Amanhecer. 2013. Performática.

14.
VIEIRA, Adenis ; REGIS, Alessandra ; KNEBLEWSKI, Ronnie ; NÉIA, Lucas Martins . Chicago. 2012. Teatral.

15.
NÉIA, Lucas Martins. Mise en Sogno. 2012. Teatral.

16.

17.
SOUZA, Aguinaldo Moreira de ; NÉIA, Lucas Martins . Restos de Carnaval. 2012. Teatral.

18.
D'ABRONZO, Thais Helena ; NÉIA, Lucas Martins . Estúpido. 2012. Teatral.

19.

20.
AGUIAR, Edna ; NÉIA, Lucas Martins . Bailei na Curva. 2011. Teatral.

Outras produções artísticas/culturais
1.
BATISTA, Raimunda de Brito ; NÉIA, Lucas Martins . Tempo de Cordel. 2012 (Radialística).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ALAIC 2018. Del teatro francés del siglo XVIII a la ficción televisiva transnacional del siglo XXI: el melodrama como paradigma transgénero, transcultural y transhistórico. 2018. (Congresso).

2.
Comunicação e Pós-Modernidade. 2018. (Outra).

3.
Conexão Pós: Solidariedade na Pesquisa e Perspectivas de Docência.Por uma história cultural da telenovela brasileira: desafios empíricos e perspectivas metodológicas. 2018. (Outra).

4.
JIG 2018.CETVN - Centro de Estudos de Telenovela. 2018. (Encontro).

5.
XIII Seminário Internacional Obitel.Brasil: dinâmicas da ficção televisiva na transição multicanal. 2018. (Seminário).

6.
Conexão Pós: Diálogos e Intersecções na Pesquisa Discente.Do passado ao porvir, a nação contada em capítulos: uma história cultural da telenovela brasileira. 2017. (Outra).

7.
Entretenimento e Jornalismo: Abordagens Críticas. 2017. (Outra).

8.
IAMCR 2017. De cómo América descubrió los turcos: telenovelas turcas a la luz del contexto sociocultural latinoamericano. 2017. (Congresso).

9.
I Congresso TeleVisões. Por uma história cultural da telenovela brasileira: transversalidades entre a Comunicação e a História. 2017. (Congresso).

10.
International Congress about New Narratives. Volver al pasado: Historia y ficción televisiva en los países Iberoamericanos. 2017. (Congresso).

11.
Múltiplas Proximidades entre a Ficção Televisiva e as Audiências: o Distanciamento entre Distribuição Global e Consumo Local. 2017. (Outra).

12.
Renato Ortiz: um Olhar Sociológico sobre a Cultura. 2017. (Outra).

13.
Semana de Comunicação FIAM-FAAM.História cultural da telenovela brasileira: do passado ao presente, a nação contada em capítulos. 2017. (Encontro).

14.
Semana Mulheres na ECA.10 anos Obitel: as mulheres na telenovela brasileira. 2017. (Outra).

15.
Seminário Avançado PROCAD (USP, UFRN e UFMS). 2017. (Seminário).

16.
Termos e Metodologias na Pesquisa Contemporânea em Estudos de Filme, Media e Cultura. 2017. (Seminário).

17.
VI Encontro Obitel Brasil de Pesquisadores de Ficção Televisiva. 2017. (Encontro).

18.
VIII Seminário Histórias de Roteiristas.Comunicação Baile dos Deuses Mortos nos escombros d'O Casarão: aspectos cíclicos da obra de Lauro César Muniz para a TV | Participação na mesa CETVN/ECA/USP - 25 anos de estudos acadêmicos sobre ficção televisiva. 2017. (Seminário).

19.
World Television: from Global to Local. 2017. (Seminário).

20.
XII Seminario de Obitel.Brasil: rumo à produção e recepção 360° (Brazil National Report). 2017. (Seminário).

21.
XII Seminario Metodológico de Obitel. 2017. (Seminário).

22.
XL Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Da telenovela à supersérie: novas prospecções quanto ao horário das 23h da Globo. 2017. (Congresso).

23.
4º Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários.Do teatro à televisão: projetos estéticos e ideológicos em trânsito nas dramaturgias brasileiras das décadas de 1960 e 1970. 2016. (Outra).

24.
Debate e lançamento do livro Televisão, de Raymond Williams. 2016. (Outra).

25.
I Colóquio Internacional Cinema e História. 2016. (Outra).

26.
VII Jornada Acadêmica Discente do PPGCOM USP.Cenas do capítulo anterior: história cultural da telenovela brasileira (1951 a 1990). 2016. (Encontro).

27.
XI Seminário Obitel Internacional. 2016. (Seminário).

28.
XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Velho Chico, complexidade tropicalista. 2016. (Congresso).

29.
V Encontro Obitel Brasil de Pesquisadores de Ficção Televisiva. 2015. (Encontro).

30.
XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Entre a telenovela e a série, a tradição e a experimentação: o horário das 23h da Rede Globo. 2015. (Congresso).

31.
1º Congresso Brasileiro de Dramaturgia. 2014. (Congresso).

32.
3º Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários.O método de análise ativa como base para a leitura de O Conhecedor, de Luís Fernando Veríssimo: ponto de partida para uma práxis de direção teatral. 2014. (Outra).

33.
IV Encontro Funarte de Políticas para as Artes: Diálogos, Territórios e Conjunturas.Ficção radiofônica: um apanhado histórico. 2014. (Encontro).

34.
IX Seminário de Estudos sobre Linguagem e Significação e X Simpósio de Leitura da UEL.O Grito andradino: ecos expressionistas na São Paulo da década de 1970. 2014. (Seminário).

35.
V Seminário Histórias de Roteiristas: Cenas das Interfaces com o Mercado.O Casarão, de Lauro César Muniz: genealogia de uma telenovela experimental. 2014. (Seminário).

36.
III Mostra de Interferências Transitórias - Teatro, Performance e Incursões Híbridas.Tempestade Antes do Amanhecer. 2013. (Outra).

37.
I Mostra Teatral do Colégio José de Anchieta: da Literatura ao Palco.Sonho de Uma Noite de Verão. 2013. (Outra).

38.
I Seminário Nacional de Dramaturgia e Teatro - Teatro e Intermidialidade.'Rubianando' através de sons: construção de peça radiofônica a partir do universo fantástico de Murilo Rubião. 2013. (Seminário).

39.
IV Congresso Nacional de Linguagens em Interação: Múltiplos Olhares. Pirandello Nunca Mais: Ricardo Hofstetter e o espectro pirandelliano. 2013. (Congresso).

40.
21º Encontro Anual de Iniciação Científica e 2º Encontro Anual de Iniciação Tecnológica e Inovação.Pirandello Nunca Mais: elementos da poética pirandelliana na dramaturgia brasileira. 2012. (Encontro).

41.
VIII Seminário de Estudos sobre Linguagem e Significação e IX Simpósio de Leitura da UEL.A moderna poética pirandelliana. 2012. (Seminário).

42.
5º Congresso Nacional de Extensão Universitária e 14º Encontro de Atividades Científicas da Unopar.Pirandello Nunca Mais: elementos da poética pirandelliana na dramaturgia brasileira. 2011. (Encontro).

43.
V Colóquio de Estudos Literários: Diálogos e Perspectivas.Elementos da poética pirandelliana na dramaturgia brasileira a partir de Pirandello Nunca Mais, de Ricardo Hofstetter. 2011. (Outra).

44.
XII Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários de Araraquara e VII Semana de Estudos Teatrais da UNESP - Teatro, Cinema e Literatura: Confluências.O metateatro em Pirandello Nunca Mais, de Ricardo Hofstetter. 2011. (Outra).

45.
XX Seminário do CELLIP - Centro de Estudos Linguísticos e Literários do Paraná. Pirandello Nunca Mais: elementos da poética pirandelliana na dramaturgia brasileira. 2011. (Congresso).

46.
II Semana Acadêmica de Artes Cênicas da UEL. 2010. (Outra).

47.
Seminários de Dança 4 - O Avesso do Avesso do Corpo: Educação Somática como Práxis. 28º Festival de Dança de Joinville. 2010. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
LOPES, Maria Immacolata Vassallo de ; MUNGIOLI, Maria Cristina Palma ; NÉIA, Lucas Martins . V Encontro Obitel Brasil de Pesquisadores de Ficção Televisiva. 2015. (Outro).

2.
SAITO, Cláudia Lopes Nascimento ; NÉIA, Lucas Martins . I Mostra Teatral do Colégio José de Anchieta: da Literatura ao Palco. 2013. (Outro).



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
NÉIA, Lucas Martins. Ficção radiofônica: um apanhado histórico. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
LOPES, Maria Immacolata Vassallo de ; ORTEGA, Daniela ; CASTILHO, Fernanda ; LEMOS, Ligia Maria Prezia ; NÉIA, Lucas Martins ; LIMA, Mariana Marques de ; PEREIRA, Tissiana . 10 anos Obitel: as mulheres na telenovela brasileira. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
LOPES, Maria Immacolata Vassallo de ; GRECO, Clarice ; NÉIA, Lucas Martins . Brasil: rumo à produção e recepção 360° (Brazil National Report). 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
NÉIA, Lucas Martins. Por uma história cultural da telenovela brasileira: afeto, ofício e trajetória(s) como disparadores de uma pesquisa transdisciplinar em Comunicação (mesa CETVN/ECA/USP - 25 anos de estudos acadêmicos sobre ficção televisiva). 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
NÉIA, Lucas Martins. História cultural da telenovela brasileira: do passado ao presente, a nação contada em capítulos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
LOPES, Maria Immacolata Vassallo de ; GRECO, Clarice ; LEMOS, Ligia Maria Prezia ; NÉIA, Lucas Martins . Brasil: dinâmicas da ficção televisiva na transição multicanal. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
LOPES, Maria Immacolata Vassallo de ; LEMOS, Ligia Maria Prezia ; NÉIA, Lucas Martins ; LIMA, Mariana Marques de ; PEREIRA, Tissiana ; SANTOS, Andreza Almeida ; ORTEGA, Daniela . CETVN - Centro de Estudos de Telenovela. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
NÉIA, Lucas Martins. Telenovela brasileira e pesquisa histórica: a investigação em acervos audiovisuais. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Cursos de curta duração ministrados
1.
NÉIA, Lucas Martins. Telenovela brasileira e pesquisa histórica: a investigação em acervos audiovisuais. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
NÉIA, Lucas Martins; ARAUJO, Stefany Rodrigues de . Itapeva em fragmentos: oficina de roteiro e prática cinematográfica. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
LEMOS, Ligia Maria Prezia ; NÉIA, Lucas Martins . Entrevista concedida à Agência Universitária de Notícias (AUN USP). 'Contradição cultural na ficção televisiva é constante em países latino-americanos', por Jonas Santana. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SAITO, Cláudia Lopes Nascimento ; NÉIA, Lucas Martins . I Mostra Teatral do Colégio José de Anchieta: da Literatura ao Palco. 2013. (Outro).

2.
LOPES, Maria Immacolata Vassallo de ; MUNGIOLI, Maria Cristina Palma ; NÉIA, Lucas Martins . V Encontro Obitel Brasil de Pesquisadores de Ficção Televisiva. 2015. (Outro).



Outras informações relevantes


Em 2016, sob orientação da Profa. Dra. Maria Immacolata Vassallo de Lopes e com bolsa do CNPq, ingressou como aluno de Mestrado no PPGCOM USP; quando submetido ao Exame de Qualificação, foi indicado unanimemente pela banca para transferência ao Doutorado Direto - ocorrida em novembro de 2017. Entre 2014 e 2016, sob orientação da Profa. Dra. Maria Immacolata Vassallo de Lopes e com bolsa do CNPq, foi bolsista de apoio técnico (nível 1A) do Centro de Estudos de Telenovela (CETVN/ECA-USP). Em 2014, concebeu, juntamente com Stefany Araújo, projeto de oficina intitulada "Itapeva em fragmentos: oficina de roteiro e prática cinematográfica"; o trabalho foi selecionado pelo Programa para Valorização das Iniciativas Culturais (VAI), da Secretaria da Cultura e Turismo de Itapeva/SP, para financiamento, desenvolvendo-se em 2015; no mesmo ano, em junho, foi aprovado e classificado em segundo lugar na seleção para professor substituto na área de Artes (Curso Técnico em Arte Dramática) do IFPR - Campus Jacarezinho/PR. Em 2013, sob orientação da Profa. Dra. Heloisa Helena Bauab e vinculado ao Departamento de Música e Teatro do Centro de Educação, Comunicação e Artes da UEL, realizou seu trabalho de conclusão de curso acerca de peças radiofônicas, investigando tanto o histórico do gênero e seus preceitos estéticos como, na prática, a construção da audioficção As Rubianadas, idealizada a partir de tramas e personagens fantásticas de Murilo Rubião. Entre 2011 e 2012, sob orientação da Profa. Dra. Sonia Aparecida Vido Pascolati e com bolsa do CNPq, desenvolveu, vinculado ao Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas do Centro de Letras e Ciências Humanas da UEL, projeto de iniciação científica voltado à influência da poética de Luigi Pirandello na dramaturgia brasileira.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/02/2019 às 11:36:50