Irando Alves Martins Neto

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7123768100809570
  • Última atualização do currículo em 27/07/2018


Possui graduação em Letras pela Faculdade de Presidente Prudente (2011) e mestrado em Educacao pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2015). Atualmente doutorando em Estudos da Linguagem na UEL e professor do IFSP - Campus Presidente Epitácio. Tem experiência na área de Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: estratégias de leitura, ensino, material didático, leitura e formação de leitores. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Irando Alves Martins Neto
Nome em citações bibliográficas
MARTINS NETO, I. A.;MARTINS NETO, IRANDO ALVES

Endereço


Endereço Profissional
IFSP - Câmpus Presidente Epitácio.
Rua José Ramos Junior, 27-50
Jardim Tropical
19470000 - Presidente Epitácio, SP - Brasil
Telefone: (18) 32819599
Ramal: 95
Fax: (18) 32819592


Formação acadêmica/titulação


2016
Doutorado em andamento em Estudos da Linguagem.
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
Título: Escola, realidade e anseios: relações entre o ensino de língua portuguesa em uma terceira série do Ensino Médio, práticas de letramento e transformação social,
Orientador: Ana Lúcia de Campos Almeida.
2013 - 2015
Mestrado em Educacao.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: Estratégias de leitura: relações entre o material,Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: Renata Junqueira de Souza.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: leitura; Estratégias de Leitura; material didático.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
2008 - 2011
Graduação em Letras.
Faculdade de Presidente Prudente, FAPEPE, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
Brazil TESOL Training Program. (Carga horária: 2017h).
Northern Virginia Community College, NOVA, Estados Unidos.
2016 - 2016
Formação continuada de professores. (Carga horária: 19h).
Instituto Federal de São Paulo, IFSP, Brasil.
2012 - 2012
CAE. (Carga horária: 51h).
Interactive English Language School, IELS, Inglaterra.
2011 - 2011
Extensão universitária em Ensino e Aprendizagem da Língua Inglesa. (Carga horária: 180h).
Universidade do Oeste Paulista, UNOESTE, Brasil.
2011 - 2011
How to assess students' written production. (Carga horária: 3h).
Centro de Estudos Britânicos de Presidente Prudente, CULTURA INGLESA, Brasil.
2011 - 2011
How to deal w/ sociocultural awareness activities. (Carga horária: 3h).
Centro de Estudos Britânicos de Presidente Prudente, CULTURA INGLESA, Brasil.
2011 - 2011
Adding challenge to class. (Carga horária: 3h).
Centro de Estudos Britânicos de Presidente Prudente, CULTURA INGLESA, Brasil.
2011 - 2011
Assetividade e auto-conhecimento. (Carga horária: 3h).
Centro de Estudos Britânicos de Presidente Prudente, CULTURA INGLESA, Brasil.
2011 - 2011
How to assess students' oral production. (Carga horária: 3h).
Centro de Estudos Britânicos de Presidente Prudente, CULTURA INGLESA, Brasil.
2011 - 2011
How to deal with discipline problems. (Carga horária: 3h).
Centro de Estudos Britânicos de Presidente Prudente, CULTURA INGLESA, Brasil.
2011 - 2011
Hiperatividade e transtorno de déficit de atenção. (Carga horária: 3h).
Centro de Estudos Britânicos de Presidente Prudente, CULTURA INGLESA, Brasil.
2011 - 2011
How to develop orality in class. (Carga horária: 3h).
Centro de Estudos Britânicos de Presidente Prudente, CULTURA INGLESA, Brasil.
2011 - 2011
Stretching language in the classroom. (Carga horária: 3h).
Centro de Estudos Britânicos de Presidente Prudente, CULTURA INGLESA, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Hipóteses de Escrita. (Carga horária: 10h).
Instituto Educacional do Estado de São Paulo, IESP, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Pronúncia da Língua Inglesa: instrumentos e recurs. (Carga horária: 10h).
Instituto Educacional do Estado de São Paulo, IESP, Brasil.


Atuação Profissional



Fundação Padre Anchieta, FPA, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Professor-tutor de inglês a distância, Carga horária: 10
Outras informações
Atuação como professor-tutor de inglês a distância no projeto Curso Inglês Online - da Escola Virtual de Programas Educacionais de São Paulo (EVESP), vinculada à Coordenadoria da Gestão da Educação Básica (CGEB) da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo - em parceria com a Fundação Padre Anchieta. O curso é destinado a alunos do Ensino Médio regular e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), da Rede Estadual de Ensino, com o objetivo de desenvolver as habilidades de comunicação oral e escrita no idioma.


Centro de Estudos Britânicos de Presidente Prudente, CULTURA INGLESA, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2014
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor de inglês, Carga horária: 22


Instituto Educacional do Estado de São Paulo, IESP, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Outro (especifique) Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20


Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, SEESP, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 16


Instituto Federal de São Paulo, IFSP, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

06/2017 - 08/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFSP - Campus Presidente Epitácio, .

Cargo ou função
Presidente do Núcleo Docente Estruturante do curso de Letras.
10/2015 - 05/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFSP - Campus Presidente Epitácio, .

Cargo ou função
Representante da Assessoria de Relações Internacionais - ARINTER.


Projetos de pesquisa


2009 - 2009
Projeto Bolsa Escola Pública e Universidade na Alfabetização - Ler e Escrever
Descrição: Atuação como aluno pesquisador na E.E. Profª Catarina Martins Artero, pertencente à Diretoria de Ensino de Presidente Prudente, com um total de 320 horas, mais encontros mensais com orientadora e uotros alunos pesquisadores para troca de experiência.
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2016 - 2016
Teatro na escola
Descrição: Objetiva-se, neste projeto inserir, de maneira ativa, alunos do IFSP e membros da comunidade epitaciana em ambiente artístico por meio do estudo teórico-prático de teatro. Verifica-se a importância desse projeto, pois Presidente Epitácio é uma cidade que carece de eventos culturais, momentos que enriqueceriam a formação dos cidadãos, já que o ensino do teatro contribui para a formação das individualidades humanas. Para tal, são desenvolvidos o ensino de técnicas teatrais, com o estudo de estilos variados de dramatização, como comédia, tragédia e situações do cotidiano. Também são oferecidas noções de sonoplastia e cenografia, entre outras. Esse projeto tem como ações de extensão oficinas de expressão corporal e uma série de espetáculos teatrais. O posicionamento teórico adotado compreende a dramaturgia, além de fonte de prazer, como ferramenta de expressão que denuncia problemas político-sociais, buscando desestabilizar o público oprimido pelas classes dominantes. O projeto conta com um professor voluntário, três bolsistas do segundo ano do Ensino Médio do IFSP e um aluno voluntário, também do Ensino Médio. Trata-se de projeto vinculado à Pró-Reitoria de Extensão do IFSP (Edital 592)..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Outras
Total de trabalhos:1
Total de citações:1
MARTINS NETO, I. A.  Data: 10/05/2017

Artigos completos publicados em periódicos

1.
ASSIS, A. L. E.2018ASSIS, A. L. E. ; MARTINS NETO, I. A. ; MACEDO, R. L. . Letramento digital e literatura: saberes literários no mundo digital. ENTRETEXTOS (UEL), v. 18, p. 137-161, 2018.

2.
MARTINS NETO, IRANDO ALVES2017MARTINS NETO, IRANDO ALVES. Sociolinguística, formação crítica e livro didático. ArRedia, v. 6, p. 1-15, 2017.

3.
SOUZA, R. J.2015SOUZA, R. J. ; MARTINS NETO, IRANDO ALVES . Educação infantil e literatura: um direito a sonhar, ampliar e construir repertório. Conjectura: Filosofia e Educacao, v. 20, p. 221-239, 2015.

4.
MARTINS NETO, I. A.2014MARTINS NETO, I. A.; SOUZA, R. J. . Estratégias de escrita, gêneros literários e escrita criativa. Revelli: Revista de Educação, Linguagem e Literatura da UEG-Inhumas, v. 6, p. 63-73, 2014.

5.
MARTINS NETO, IRANDO ALVES2014MARTINS NETO, IRANDO ALVES. Desafios da profissão docente na contemporaneidade ou em busca da formação autônoma. Imagens da Educação, v. 4, p. 61-67, 2014.

6.
MARTINS NETO, I. A.;MARTINS NETO, IRANDO ALVES2013 MARTINS NETO, I. A.; CURADO, O. H. F. ; SOUZA, R. J. . Estratégias de leitura e construção de sentidos. Luminária (União da Vitória), v. 1, p. 63-70, 2013.

7.
MARTINS NETO, I. A.;MARTINS NETO, IRANDO ALVES2012MARTINS NETO, I. A.. A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE GÊNEROS ORAIS NA FORMAÇÃO DO ALUNO COMO SUJEITO ATIVO NA SOCIEDADE. AVE PALAVRA (UNEMAT), v. Especial, p. 20-35, 2012.

8.
MARTINS NETO, IRANDO ALVES2012MARTINS NETO, IRANDO ALVES. A almofada de penas: um conto, duas histórias. Revista Científica Intr@ciência, v. 1, p. 01-08, 2012.

Capítulos de livros publicados
1.
VAGULA, Vania Kelen Belão ; BALSAN, S. F. S. ; MARTINS NETO, I. A. . Visualizar, conectar, inferir e questionar: discussões sobre a ampliação da leitura no ensino superior. In: Renata Junqueira de Souza; Berta Lúcia Tagliari Feba. (Org.). Estratégias de leitura: reflexões sobre o ato de ler no ensino superior. 1ed.Tubarão: Gráfica e Editora Copiart, 2017, v. 3, p. 47-73.

2.
ARIOSI, C. M. F. ; BARBOSA, G. A. S. ; MARTINS NETO, I. A. . Onde ler em voz alta - preparando o ambiente mediador. In: GIROTTO, C. G. G. S.; SOUZA, R. J. de.. (Org.). Literatura e educação infantil: para ler, contar e encantar. 1ed.Campinas: Mercado de Letras, 2016, v. 1, p. 65-90.

3.
SOUZA, R. J. ; MARTINS NETO, I. A. ; GIROTTO, C. G. G. S. . Caminhos para o ensino da leitura literária na educação infantil. In: GIROTTO, C. G. G. S.; SOUZA, R. J. de. (Org.). Literatura e educação infantil: ler, contar e encantar. 1ed.Campinas: Mercado de Letras, 2016, v. , p. 195-216.

4.
SOUZA, R. J. ; SANTOS, A. L. G. ; OITTICA, C. R. ; MARTINS NETO, I. A. ; BATISTA, J. L. S. ; VAGULA, Vania Kelen Belão . Estratégias de leitura e biblioteca escolar: leitura e formação do leitor. In: COLVARA, L. D.; OLIVEIRA, J. B. B.. (Org.). Núcleos de Ensino da Unesp - 2013. 01ed.São Paulo: Cultura Acadêmica: Universidade Estadual Paulista: Pró-reitoria de graduação, 2015, v. 02, p. 234-252.

5.
SOUZA, R. J. ; SANTOS, A. L. G. ; OITTICA, C. R. ; MARTINS NETO, I. A. ; SILVA, M. F. ; VAGULA, Vania Kelen Belão . Estratégias de leitura: um caminho para o ensino da compreensão leitora. In: COLVARA, Laurence Duarte; OLIVEIRA, José Brás Barreto de. (Org.). Núcleos de ensino da Unesp. 1ed.: Cultura Acadêmica, 2014, v. 2, p. 380-405.

6.
MARTINS NETO, I. A.; OITTICA, C. R. ; TEMOTIO, F. M. . Bicho-papão pra gente pequena, bicho papão pra gente grande: uma proposta para o ensino de estratégias de leitura. In: Renata Junqueira de Souza; Berta Lúcia Tagliari Feba. (Org.). Ações para a formação do leitor literário: da teoria à prática. 01ed.Assis: Storbem Gráfica e Editora, 2013, v. , p. 101-108.

7.
MARTINS NETO, I. A.; SILVA, M. F. . Do clássico ao contemporâneo: uma proposta para compreensão de textos. In: Renata Junqueira de Souza; Berta Lúcia Tagliari Feba. (Org.). Ações para a formação do leitor literário: da teoria à prática. 01ed.Assis: Storbem Gráfica e Editora, 2013, v. , p. 127-134.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MARTINS NETO, I. A.. Tendências na abordagem da leitura em livros didáticos no século XXI. In: IX Encontro Maranhense de História da Educação: leitura, alfabetização e letramento na história da educação, 2016, São Luís. IX Encontro Maranhense de História da Educação: leitura, alfabetização e letramento na história da educação, 2016.

2.
MARTINS NETO, IRANDO ALVES. Perspectivas dos Estudos de Letramento no estado de São Paulo. In: X Selisigno e XI Simpósio de LEitura da UEL, 2016, Londrina. X Selisigno e XI Simpósio de LEitura da UEL, 2016.

3.
MARTINS NETO, IRANDO ALVES; SANTOS, A. L. G. . Quem pergunta busca uma resposta: o que os alunos querem saber dos textos que leem?. In: IV Congresso Internacional de Literatura Infantil e Juvenil, 2015, Presidente Prudente. IV Congresso Internacional de Literatura Infantil e Juvenil, 2015. p. 1986-1996.

4.
MARTINS NETO, I. A.; SOUZA, R. J. . Concepções e ensino das estratégias de leitura em Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: língua portuguesa. In: 11º Encontro de Pesquisa em Educação da região Sudeste: culturas, políticas e práticas educacionais e suas relações com a pesquisa, 2014, São João del-Rei. Anais do 11º Encontro de Pesquisa em Educação da região Sudeste, 2014. v. 1. p. 1-10.

5.
MARTINS NETO, I. A.; MOTOYAMA, J. F. M. . O que levar para uma ilha deserta? Uma proposta de prática pedagógica para a abordagem da poesia na educação infantil. In: IV Seminário de Leituras da modernidade: entornos da poesia, 2013, Assis. Anais do IV Seminário de Leituras da modernidade: entornos da poesia, 2013. p. 217-232.

6.
MARTINS NETO, I. A.; SOUZA, R. J. . A descaracterização do gênero do discurso em materiais didáticos. In: IV Congresso Internacional de Estudos Linguísticos e Literários na Amazônia, 2013, Belém do Pará. IV Congresso Internacional de Estudos Linguísticos e Literários na Amazônia, 2013. p. 471-480.

7.
MARTINS NETO, I. A.; SILVA, M. F. ; SOUZA, R. J. . Estratégias de leitura e compreensão como atividade de construção de sentidos. In: VII Colóquio Internacional 'Educação e Contemporaneidade', 2013, São Cristóvão. VII Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade", 2013. p. 01-09.

8.
MARTINS NETO, I. A.. O perfil do leitor em materiais didáticos. In: VII Congresso de Alfabetização; V Congresso de Educação Infantil e V Congresso de Educação de Jovens e Adultos: práticas de leituura e de escrita para a constituição do sujeito, 2012, Uberlândia. VII Congresso de Alfabetização; V Congresso de Educação Infantil e V Congresso de Educação de Jovens e Adultos: práticas de leituura e de escrita para a constituição do sujeito, 2012. p. 1-13.

Apresentações de Trabalho
1.
MARTINS NETO, IRANDO ALVES. Ensino crítico de língua portuguesa e transformação social. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
MARTINS NETO, IRANDO ALVES. Inglês com temas polêmicos: um olhar sobre - e para - grupos minoritários. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
MARTINS NETO, I. A.. Tendências na abordagem da leitura em livros didáticos no século XXI. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
MARTINS NETO, IRANDO ALVES. Perspectivas dos estudos de letramento no estado de São Paulo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
MARTINS NETO, IRANDO ALVES; SANTOS, A. L. G. . Quem pergunta procura uma resposta: o que os alunos querem saber dos textos que leem?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
MARTINS NETO, IRANDO ALVES. Concepções e ensino das estratégias de leitura em Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: língua portuguesa. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
MARTINS NETO, I. A.; SOUZA, R. J. . A descaracterização do gênero do discurso em materiais didáticos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
MARTINS NETO, I. A.; SILVA, M. F. ; SOUZA, R. J. . Estratégias de leitura e compreensão como atividade de construção de sentidos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
SANTOS, I. D. ; MARTINS NETO, I. A. . Estratégias de leitura e formação de leitores. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
MARTINS NETO, I. A.. Estratégias de leitura em material didático: concepções e ensino. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
MARTINS NETO, I. A.; MOTOYAMA, J. F. M. . O que levar para uma ilha deserta? uma proposta de prática pedagógica para abordagem da poesia na educação infantil. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
MARTINS NETO, I. A.. A interculturalidade no ensino de Língua Inglesa: do respeito à compreensão de si e do 'outro'. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
MARTINS NETO, I. A.. O perfil do leitor em materiais didáticos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
MARTINS NETO, I. A.; MONTANHER, T. . O ensino de gêneros orais como colaborador para a plena participação do aluno-sujeito na sociedade. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

15.
MARTINS NETO, I. A.. Persuasão: o poder do signo linguístico ideológico no gênero propaganda. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
PAULA, F. F. ; MARTINS NETO, I. A. . Pesquisa em Educação: abordagens teórico-metodológicas e temáticas. Presidente Prudente: Nuances: estudos sobre educação, 2013 (Resenha).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
MARTINS NETO, I. A.. Resenhista do Guia de Leitura do acervo do Programa Nacional Biblioteca da Escola - PNBE. 2015.

2.
MARTINS NETO, I. A.. Parecerista ad hoc da Revista Nuances: estudos sobre educação. 2015.

3.
MARTINS NETO, I. A.. Parecerista do Programa Nacional Biblioteca da Escola - PNBE. 2015.


Demais tipos de produção técnica
1.
MARTINS NETO, IRANDO ALVES. Letramento crítico como transformação social. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
MARTINS NETO, IRANDO ALVES. Inglês básico 1. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
MARTINS NETO, IRANDO ALVES. Inglês com temas polêmicos. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
MARTINS NETO, IRANDO ALVES. e-Tec Idiomas sem Fronteiras - módulo 1. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
MARTINS NETO, I. A.. Workshop for the TOEFL test. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
MARTINS NETO, I. A.. Conhecendo Testes de Proficiência em Língua Inglesa. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
MARTINS NETO, IRANDO ALVES; MOTOYAMA, J. F. M. . O jornal na sala de aula: estratégias de leitura. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
MARTINS NETO, IRANDO ALVES. A elaboração de relatório. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
VAGULA, Vania Kelen Belão ; MARTINS NETO, I. A. . Estratégias de leitura: atividades de compreensão no CELLIJ. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

10.
MARTINS NETO, I. A.. Três gêneros, estratégias de leitura e técnicas de produção textual em língua inglesa. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Conferência Internacional de Estudos da Linguagem. Ensino crítico de língua portuguesa e transformação social. 2017. (Congresso).

2.
Ensino de línguas como política linguística. 2017. (Oficina).

3.
II SIMVALE. Inglês com temas polêmicos: um olhar sobre - e para - grupos minoritários. 2017. (Congresso).

4.
IX Encontro Maranhense de História da Educação: leitura, alfabetização e letramento na história da educação. Tendências na abordagem da leitura em livros didáticos no século XXI. 2016. (Congresso).

5.
IV Congresso Internacional de Literatura Infantil e Juvenil. Literatura e Educação. 2015. (Congresso).

6.
I Jornada de Estudos Científicos. 2014. (Encontro).

7.
Encontro de Ensino, Pequisa e Extensão da Unoeste.Estratégias de leitura e formação de leitores. 2013. (Encontro).

8.
I Ciclo de Palestras: vida e sociedade: diálogos com a literatura infantojuvenil. 2013. (Encontro).

9.
III Encontro em Comemoração ao Folclore Brasileiro - Culturas Populares e suas Manifestações. 2013. (Encontro).

10.
IV Congresso Internacional de Estudos Linguísticos e Literários da Amazônia. A descaracterização do gênero do discurso em materiais didáticos. 2013. (Congresso).

11.
Simpósio Paulo Freire: a atualidade do pensamento de Paulo Freire frente aos desafios do século XXI. 2013. (Simpósio).

12.
VII Colóquio Internacional 'Educação e Contemporaneidade'. Estratégias de leitura e compreensão como atividade de construção de sentidos. 2013. (Congresso).

13.
VIII Seminário de Pesquisa em Educação.Estratégias de leitura e material didático: concepções e ensino. 2013. (Seminário).

14.
A importância de pais e professores como mediadores de leitura. 2012. (Outra).

15.
Ler, contar e encantar: é só começar. 2012. (Oficina).

16.
Textos, leitores e leituras: as muitas dimensões. 2012. (Encontro).

17.
VII Congresso de Alfabetização e V Congresso de Educação Infantil e EJA: práticas de leitura e de escrita na constituição do sujeito. O perfil do leitor em materiais didáticos. 2012. (Congresso).

18.
IX Semana de Letras. 2011. (Encontro).

19.
V Ciclo de Debates sobre a Prática Docente.O ensino de gêneros orais como colaborador para a plena participação do aluno-sujeito na sociedade. 2011. (Outra).

20.
VI Semana de Letras. 2008. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MARTINS NETO, IRANDO ALVES. Sarau cultural: educação e transformação social. 2017. (Outro).

2.
MARTINS NETO, I. A.. IV Congresso Internacional de Literatura Infantil e Juvenil. 2015. (Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/10/2018 às 18:01:22