Renato Rodrigues dos Santos

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  • Última atualização do currículo em 27/06/2018


Possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (2002). Atualmente é professor de matemática do Instituto Federal do Paraná. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Renato Rodrigues dos Santos
Nome em citações bibliográficas
SANTOS, R. R.;RODRIGUES DOS SANTOS, RENATO


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2017
Mestrado profissional em Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física.
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Título: PROBLEMAS DE FERMI NAS AULAS DE FÍSICA: ESTRATÉGIAS PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE ESTIMATIVAS, Ano de Obtenção: 2017.
Orientador: Prof. Dr. Breno Ferraz de Oliveira.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Ensino de Física; Estimativas de Fermi; Aprendizagem significativa.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Setores de atividade: Educação.
2012 - 2014
Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT.
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Título: Análise de erros em questões de Geometria do ENEM: um estudo com alunos do Ensino Médio, Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: Profa. Dra. Lilian Akemi Kato.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: análise de erros; ensino de Geometria; ENEM.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Setores de atividade: Educação.
2006 - 2006
Especialização em Especialização em Educação Matemática. (Carga Horária: 384h).
Faculdade Maringá, CESPAR, Brasil.
Título: O Ensino de Geometria Com o Auxílio do Software Cinderella.
Orientador: Daniel de Freitas Barbosa.
1995 - 2002
Graduação em Matemática.
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.




Formação Complementar


2015 - 2015
Formação Complementar Servidores IFPR Campus Paranavaí. (Carga horária: 12h).
Instituto Federal do Paraná, IFPR, Brasil.
2015 - 2015
I Simpósio Paranaense de Ensino de Física e Astron. (Carga horária: 20h).
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
2014 - 2014
Semana Pedagógica Fev/2014 - NRE Maringá. (Carga horária: 32h).
Secretaria de Educação do Estado do Paraná, SEED/PR, Brasil.
2014 - 2014
Semana Pedagógica Julho/2014. (Carga horária: 16h).
Secretaria de Educação do Estado do Paraná, SEED/PR, Brasil.
2014 - 2014
Formação em Ação - NRE Maringá - 1º semestre 2014. (Carga horária: 8h).
Secretaria de Educação do Estado do Paraná, SEED/PR, Brasil.
2014 - 2014
O Desenvi Profis Docente Mediado Análise dos Erros. (Carga horária: 24h).
Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, Brasil.
2014 - 2014
Grupo de Trabalho em Rede - GTR 2013. (Carga horária: 64h).
Secretaria de Educação do Estado do Paraná, SEED/PR, Brasil.
2013 - 2013
Formação em Ação 2013 - Polo Maringá 1º Sem. (Carga horária: 8h).
Secretaria de Educação do Estado do Paraná, SEED/PR, Brasil.
2013 - 2013
Semana Pedagógica Julho/2013 - NRE Maringá. (Carga horária: 16h).
Secretaria de Educação do Estado do Paraná, SEED/PR, Brasil.
2013 - 2013
Formação em Ação - NRE Maringá - 2º semestre 2013. (Carga horária: 8h).
Secretaria de Educação do Estado do Paraná, SEED/PR, Brasil.
2013 - 2013
Av. Planej. Educacional: por uma educação qualidad. (Carga horária: 24h).
Secretaria de Educação do Estado do Paraná, SEED/PR, Brasil.
2013 - 2013
Grupo de Trabalho em Rede - GTR 2012. (Carga horária: 64h).
Secretaria de Educação do Estado do Paraná, SEED/PR, Brasil.
2012 - 2012
Formação em Ação 2012 - Polo Maringá. (Carga horária: 8h).
Secretaria de Educação do Estado do Paraná, SEED/PR, Brasil.
2012 - 2012
Semana Pedagógica Julho/2012. (Carga horária: 16h).
Secretaria de Educação do Estado do Paraná, SEED/PR, Brasil.
2012 - 2012
Construindo as Funções Log e Exp por meio Geogebra. (Carga horária: 40h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
2012 - 2012
Matemática Básica Virtual. (Carga horária: 40h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
2012 - 2012
Formação Professores Produção de Objetos Aprendiza. (Carga horária: 120h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
2012 - 2012
Escola pública: Um espaço de promoção aprendizagem. (Carga horária: 32h).
Secretaria de Educação do Estado do Paraná, SEED/PR, Brasil.
2011 - 2011
O Valor da Escola Pública. (Carga horária: 24h).
Secretaria de Educação do Estado do Paraná, SEED/PR, Brasil.
2011 - 2011
A Escola Pública espaço promoção da aprendizagem. (Carga horária: 24h).
Secretaria de Educação do Estado do Paraná, SEED/PR, Brasil.
2011 - 2011
Grupo de Trabalho em Rede - GTR 2010. (Carga horária: 64h).
Secretaria de Educação do Estado do Paraná, SEED/PR, Brasil.
2010 - 2010
As Necessidades Escola a partir seus limites avanç. (Carga horária: 24h).
Secretaria de Educação do Estado do Paraná, SEED/PR, Brasil.
2010 - 2010
Tempo, Espaço e Autonomia da Escola: O PPP. (Carga horária: 24h).
Secretaria de Educação do Estado do Paraná, SEED/PR, Brasil.
2010 - 2010
Itinerante 2010 - Dis. Polít. Curric Gestão Escola. (Carga horária: 12h).
Secretaria de Educação do Estado do Paraná, SEED/PR, Brasil.
2010 - 2010
Itinerante 2010 - Dis. Polít. Curric Gestão 2ª Fas. (Carga horária: 12h).
Secretaria de Educação do Estado do Paraná, SEED/PR, Brasil.
2010 - 2010
GTR - PDE 2009 - Educação, Tecnologia e Ensino. (Carga horária: 64h).
Secretaria de Educação do Estado do Paraná, SEED/PR, Brasil.
2009 - 2009
Estudos p/ discussão Processo Ensino-Aprendizagem. (Carga horária: 16h).
Secretaria de Educação do Estado do Paraná, SEED/PR, Brasil.
2009 - 2009
Disseminação Política Curricular e de Gestão Escol. (Carga horária: 16h).
Secretaria de Educação do Estado do Paraná, SEED/PR, Brasil.
2009 - 2009
Concepção Currículo e Organização da Prática Pedag. (Carga horária: 24h).
Secretaria de Educação do Estado do Paraná, SEED/PR, Brasil.
2008 - 2008
Grupo de Estudos de Matemática - 2008. (Carga horária: 30h).
Secretaria de Educação do Estado do Paraná, SEED/PR, Brasil.
2008 - 2008
Disseminação Política Curricular e de Gestão Escol. (Carga horária: 16h).
Secretaria de Educação do Estado do Paraná, SEED/PR, Brasil.
2008 - 2008
O Currículo Frente aos desafios Educacionais Conte. (Carga horária: 24h).
Secretaria de Educação do Estado do Paraná, SEED/PR, Brasil.
2008 - 2008
Semana da Pátria - Ciclo de Palestras Cívicas. (Carga horária: 4h).
Prefeitura do Município de Maringá, P/MARINGA, Brasil.
2008 - 2008
Estudos p/ Organ Elabor Plano de Ação da Escola. (Carga horária: 24h).
Secretaria de Educação do Estado do Paraná, SEED/PR, Brasil.
2008 - 2008
GTR 2009 - Educação, Tecnologia e Ensino. (Carga horária: 64h).
Secretaria de Educação do Estado do Paraná, SEED/PR, Brasil.
2007 - 2007
Inclusão e diversidade no Plano Trabalho Docente. (Carga horária: 16h).
Secretaria de Educação do Estado do Paraná, SEED/PR, Brasil.
2007 - 2007
Reflexões p Implementação Projeto Político Pedagóg. (Carga horária: 24h).
Secretaria de Educação do Estado do Paraná, SEED/PR, Brasil.
2007 - 2007
III Grupo de Estudos de Matemática. (Carga horária: 30h).
Secretaria de Educação do Estado do Paraná, SEED/PR, Brasil.
2007 - 2007
A Organização Escolar e o Plano de Trabalho Docent. (Carga horária: 8h).
Secretaria de Educação do Estado do Paraná, SEED/PR, Brasil.
2007 - 2007
Grupo Trabalho Rede - Educação, Tecnologia Ensino. (Carga horária: 60h).
Secretaria de Educação do Estado do Paraná, SEED/PR, Brasil.
2006 - 2006
Estudos p/ Organ Trabalho Pedagógico na Escola. (Carga horária: 24h).
Secretaria de Educação do Estado do Paraná, SEED/PR, Brasil.
2006 - 2006
II Grupo de Estudos de Matemática - Ens. Fundament. (Carga horária: 28h).
Secretaria de Educação do Estado do Paraná, SEED/PR, Brasil.
2006 - 2006
Estudos p/ Organ Trabalho Pedagógico na Escola. (Carga horária: 16h).
Secretaria de Educação do Estado do Paraná, SEED/PR, Brasil.
2000 - 2000
XII Semana da Matemática. (Carga horária: 12h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
1999 - 1999
XI Semana de Matemática. (Carga horária: 14h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
1998 - 1998
V ERMAC-PR e X Semana da Matemática - UEM. (Carga horária: 24h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
1997 - 1997
IX Semana da Matemática. (Carga horária: 20h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
1996 - 1996
VIII Semana de Matemática. (Carga horária: 12h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
1995 - 1995
Semana de Física, Química e Matemática. (Carga horária: 16h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal do Paraná, IFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Matemática, Regime: Dedicação exclusiva.


COLÉGIO ESTADUAL DUQUE DE CAXIAS, CEDQCX, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: PROFESSOR DE MATEMÁTICA E FÍSICA, Carga horária: 40



Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Aplicações do Software Geogebra no Ensino de Matemática
Descrição: Nos últimos anos, os computadores e celulares com acesso a internet tornaram-se cada vez mais populares, sendo acessíveis à maior parte de nossos alunos. As tecnologias chegaram às escolas, se não pela própria, então pelas mãos dos estudantes. Esses avanços tecnológicos nos permitem a utilização de recursos tecnológicos que podem tornar a Matemática mais atrativa aos educandos. Nesse sentido, buscando-se aproximar a Matemática à realidade de nossos estudantes, propõe-se a utilização do software GeoGebra para a produção de objetos virtuais de aprendizagem, com conteúdo de Matemática do Ensino Médio, que serão disponibilizados para a comunidades escolar por meio do GeoGebraBook, uma ferramenta que permite a criação de E-books, integrando textos, animações, gráficos, desenhos, funções e simulações interativas. O GeoGebra pode ser aplicado nos mais diversos conteúdo, pois possui ferramentas que inclui álgebra, geometria, linguagem simbólica e ferramentas do cálculo. Permite representar algébrica e geometricamente objetos como pontos, retas circunferências e funções. É um software livre, de multiplataformas, ou seja, não tem custo e pode ser instalado em dispositivos com Windows, Android ou IOS, além de estar disponível em sua versão online. Torna-se uma ferramenta facilitadora no processo de ensino aprendizagem, na medida que integra as novas tecnologias com a Matemática, despertando o interesse por parte dos alunos. Propõe-se também ministrar cursos de capacitação à professores da rede municipal e estadual de ensino, buscando capacitá-los a utilizar o software como ferramenta de ensino..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2016 - 2017
Problemas de Fermi nas Aulas de Física: Estratégias para Resolução de Problemas de Estimativas e Ordem de Grandeza.
Descrição: Em muitas situações no cotidiano, precisamos saber apenas uma estimativa de certa quantidade, não se faz necessário obtermos o valor exato, como por exemplo, o número de pessoas em uma manifestação em praça pública. Essas e outras situações requerem respostas aproximadas que podem ser obtidas por meio de estimativas. Uma das tarefas do cientista é de aprimorar sua capacidade de fazer estimativas, a priori da ordem de magnitude de determinada grandeza, antes de fazer um exame detalhado, seja do ponto de vista teórico ou experimental. Um físico que se destacou por realizar estimativas, com um alto grau de eficácia, foi Enrico Fermi e por esse motivo, que problemas de estimativas ficaram conhecidos como problemas de Fermi. Se faz estimativas para fornecer uma verificação aproximada de cálculos mais exatos, para fornecer uma verificação áspera de resultados de investigações ou hipóteses, para obter estimativas das quantidades quando outros recursos não estão disponíveis, para obter estimativas das quantidades que são difíceis de medir com precisão. Fazer estimativas verifica a razoabilidade de resultados obtidos de cálculos mais complexos e ajuda a prevenir erros. Neste contexto pretende-se produzir uma sequência didática, com o objetivo de trabalhar estimativas numéricas na resolução de problemas de Fermi, aplicar em uma turma de primeiro ano do Ensino Médio técnico integrado e avaliar os resultados obtidos. Espera-se com este trabalho contribuir para que, com o uso de estimativas, os alunos possam identificar possíveis erros na resolução de problemas de Física e desse modo possam evitá-los..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2015 - 2016
Análise de Erros no Ensino de Matemática
Descrição: O presente projeto de pesquisa tem como objetivo o estudo da análise de erros, segundo Cury (2007), como uma metodologia de pesquisa, no sentido de que pode fornecer-nos uma sistemática de investigação na qual se possa questionar-se sobre os erros dos alunos, coletar os dados, analisar e buscar entender as causas desses erros e como metodologia de ensino, no sentido de que nos permite entender como se dá a apropriação de conhecimento dos alunos. Pretende-se com este trabalho realizar uma pesquisa bibliográfica elencando os principais autores que defendem a análise de erros como estratégia de ensino, destacando as suas principais contribuições e assim obter subsídios para aplicar a análise de erros nas aulas de Matemática..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.


Idiomas


Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
VISCOVINI, RONALDO CELSO2015VISCOVINI, RONALDO CELSO ; DE MELLO SILVA, DAYSON ; ALEXANDRINO ÁVILA, EDUARDO ; DE ALENCAR MARTON, ITALO LEONARDO ; ANICETE DOS SANTOS, MARCIO ; BALISCEI, MARCOS PAULO ; FERREIRA DE OLIVEIRA, MARINA APARECIDA ; RODRIGUES DOS SANTOS, RENATO ; SABINO, ANA CLAUDIA ; DA SILVA GOMES, ELIANE ; MENEGHELLO PASSOS, MARINEZ ; DE MELLO ARRUDA, SERGIO . Maquete didática de um sistema trifásico de corrente alternada com Arduino: ensinando sobre a rede elétrica. Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online), v. 32, p. 856-869, 2015.

Apresentações de Trabalho
1.
SANTOS, R. R.; SILVA, D. M. ; AVILA, E. A. ; MARTON, I. L. A. ; SANTOS, M. A. ; BALISCEI, M. P. ; OLIVEIRA, M. A. F. ; VISCOVINI, R. C. . Um sistema trifásico de corrente alternada para o ensino de eletromagnetismo.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
SANTOS, R. R.; CAVALCANTE, C. B. S. . O Uso do Software Geogebra no Ensino de Funções. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
SANTOS, R. R.; SILVA, D. M. ; AVILA, E. A. ; MARTON, I. L. A. ; SANTOS, M. A. ; BALISCEI, M. P. ; OLIVEIRA, M. A. F. ; VISCOVINI, R. C. . Maquete didática de um sistema trifásico de corrente alternada para o ensino de eletromagnetismo.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).


Demais tipos de produção técnica
1.
SANTOS, R. R.; OLIVEIRA, B. F. . Problemas de Fermi nas aulas de física: estratégias para resolução de problemas de estimativas de ordem de grandeza. 2016. (Apresentação de Trabalho).

2.
SANTOS, R. R.. Minicurso OBMEP no IFPR. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Orientações de outra natureza
1.
AMANDA EMANUELE GOUVEA MORENTE. PROBLEMAS DE ESTIMATIVAS APLICADOS AO COTIDIANO E À SUSTENTABILIDADE. Início: 2018. Orientação de outra natureza. Instituto Federal do Paraná. Instituto Federal do Paraná. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Orientações de outra natureza
1.
Carolayne Beatriz da Silva Cavalcante. O Uso do Software Geogebra no Ensino de Funções. 2015. Orientação de outra natureza. (Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio) - Instituto Federal do Paraná. Orientador: Renato Rodrigues dos Santos.




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