André Firpo Beviláqua

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3422363329512937
  • Última atualização do currículo em 15/11/2018


Possui graduação em Letras - Lic. em Espanhol e Literaturas Espanholas pela Universidade Federal de Santa Maria (2015) e mestrado em Letras pela Universidade Católica de Pelotas (2017). Atualmente, é Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e professor formador do curso de letras espanhol da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística Aplicada Crítica (LAC), atuando principalmente nos seguintes temas: (1) Ensino de Espanhol como Língua Adicional; (2) Letramentos Críticos; (3) Materiais de ensino e Recursos Educacionais Abertos; (4) Ensino de Línguas Mediado por Tecnologias Digitais em Rede; (5) Formação de educadores(as); (6) Educação Popular. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
André Firpo Beviláqua
Nome em citações bibliográficas
BEVILÁQUA, ANDRÉ FIRPO;FIRPO BEVILÁQUA, ANDRÉ


Formação acadêmica/titulação


2018
Doutorado em andamento em Programa de Pós-Graduação em Letras.
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
Orientador: Vilson José Leffa.
2016 - 2017
Mestrado em Letras.
Universidade Católica de Pelotas, UCPEL, Brasil.
Título: Linguagens e Tecnologias a Serviço de uma Ética Maior: a Produção de Recursos Educacionais Abertos na Perspectiva dos Letramentos Críticos,Ano de Obtenção: 2017.
Orientador: Vilson José Leffa.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: REA; Letramentos Críticos; Ensino de Línguas Online.
2017
Graduação em andamento em Letras - Português.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2009 - 2015
Graduação em Letras - Lic. em Espanhol e Literaturas Espanholas.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Título: Desenvolvimento Colaborativo de um Recurso Educacional Aberto para o Ensino de E/LE Mediado por Computador.
Orientador: Vanessa Ribas Fialho.




Formação Complementar


2016 - 2016
Minicurso sobre Materialismo Histórico. (Carga horária: 6h).
Universidade Católica de Pelotas, UCPEL, Brasil.
2016 - 2016
Introdução aos Estudos Multimodais: Gesto/Fala. (Carga horária: 15h).
Universidade Católica de Pelotas, UCPEL, Brasil.
2016 - 2016
Sequências Didáticas em Tecnologia Móvel Digital. (Carga horária: 8h).
Universidade Católica de Pelotas, UCPEL, Brasil.
2016 - 2016
Curso de Capacitação de Tutores. (Carga horária: 45h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2015 - 2015
Capacitação em espanhol: dificuldades específicas de lusofalantes. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2014 - 2014
Capacitação e-Tec Idiomas. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2013 - 2013
Língua brasileira de sinais - Intermediário. (Carga horária: 60h).
Mãos que Falam, MQF, Brasil.
2012 - 2012
De Acordo com o Novo Acordo. (Carga horária: 7h).
Fundação Bradesco, F.B., Brasil.
2012 - 2012
Minicurso Língua Brasileira de Sinais. (Carga horária: 12h).
Universidade Católica de Pelotas, UCPEL, Brasil.
2012 - 2012
Língua brasileira de sinais - Básico. (Carga horária: 60h).
Mãos que Falam, MQF, Brasil.


Atuação Profissional



Pré-Universitário Popular Alternativa, PUPA, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 2
Outras informações
Professor de Língua Espanhola de preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).


Colégio Nossa Senhora de Fátima, CNSF, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4
Outras informações
Professor de Língua Espanhola do 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio.


Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor formador, Carga horária: 20
Outras informações
Professor formador da Licenciatura em Letras Espanhol e Literaturas. Disciplina ministrada: 1) Seminário de Estudos Avançados II.

Vínculo institucional

2016 - 2018
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor tutor, Carga horária: 20
Outras informações
Professor tutor da Licenciatura em Letras Espanhol e Literaturas. Disciplinas ministradas: 1) Espanhol VII; 2) Espanhol II; 3) Oficina de Produção Textual.

Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 8
Outras informações
Bolsista voluntário do Projeto "Colaboração e produção de Recursos Educacionais Abertos".

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20
Outras informações
Bolsista PROBIC/FAPERGS do Projeto de Pesquisa "A produção de OAs para o ensino de E/LE".

Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12
Outras informações
Monitor e professor de Língua Espanhola do Projeto de extensão "Línguas no Campus" (LINCE). Cursos ministrados: 1) Espanhol 1; 2) Leitura em espanhol; 3) Espanhol nível 2; 4) Espanhol 1 ? Quatro Habilidades; 5) Espanhol 1; 6) Espanhol 1;

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20
Outras informações
Bolsa PROBIC/FAPERGS do Projeto de Pesquisa "A Produção de OAs para o ensino de E/LE".

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20
Outras informações
Bolsista FIPE/ARD do Projeto de Pesquisa "A Produção de OAs para o ensino de E/LE".


Instituto de Direito do Rio Grande do Sul - Cursos e Treinamentos, IDRS, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Auxiliar Administrativo
Outras informações
Auxiliou na gestão do polo realizando não apenas atividades administrativas, mas também de outras naturezas.


Colégio Técnico Industrial de Santa Maria, CTISM, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações
Professor tutor de Língua Espanhola do Programa e-Tec Idiomas Sem Fronteiras.


Universidade Católica de Pelotas, UCPEL, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista CNPq, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Foi bolsista CNPq durante o Mestrado, desenvolvendo e publicizando sua pesquisa no decorrer desse período.


Colégio Energy, CE, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8
Outras informações
Professor do Ensino Fundamental e do Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA), ministrando as disciplinas de Língua Espanhola e de Literatura Brasileira.


Escola Estadual Padre Rômulo Zanchi, EEPRZ, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 2
Outras informações
Estágio Supervisionado em Língua Espanhola no Ensino Médio.

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Professor estagiário, Carga horária: 2
Outras informações
Estágio Supervisionado em Língua Espanhola no Ensino Fundamental.



Projetos de pesquisa


2014 - 2016
Colaboração e produção de Recursos Educacionais Abertos
Descrição: Este projeto tem o objetivo principal de investigar a construção colaborativa de Recursos Educacionais Abertos (REA) com alunos de cursos de graduação e pós-graduação..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) .
Integrantes: André Firpo Beviláqua - Integrante / Alan Ricardo Costa - Integrante / Vanessa Ribas Fialho - Coordenador.
2012 - 2014
A produção de OAs para o ensino de E/LE
Descrição: Este projeto tem o objetivo principal de construir Objetos de Aprendizagem para o ensino de E/LE..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: André Firpo Beviláqua - Integrante / COSTA, ALAN RICARDO - Integrante / FIALHO, VANESSA RIBAS - Coordenador.


Projetos de extensão


2018 - Atual
Pesquisa e extensão para todos: difundindo epistemologias críticas na educação a distância

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Vanessa Ribas Fialho em 15/05/2018.
Descrição: Este projeto tem o objetivo principal de ampliar a oferta de atividades acadêmicas para educadores e educadoras em formação do curso de Licenciatura em Letras Espanhol a distância da Universidade Federal de Santa Maria, em consórcio com a Universidade Aberta do Brasil (UFSM/UAB). Essas ações mantém em comum a natureza crítica e são disseminadas via palestras e oficinas realizadas nos polos de apoio presencial..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (2) .
Integrantes: André Firpo Beviláqua - Integrante / Alan Ricardo Costa - Integrante / Vanessa Ribas Fialho - Coordenador.
2018 - Atual
Teleseries - El uso de series de televisión en la enseñanza de Lengua Española
Descrição: Este projeto tem o objetivo principal de ampliar o contato dos alunos do curso de Licenciatura em Letras EaD ? Espanhol e Literaturas de Língua Espanhola (UAB/UFSM) com a cultura hispânica, a partir de um trabalho pedagógico de estudo da língua espanhola mediado por séries e programas latino-americanos..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2017 - 2017
III Seminário Conexión Español
Descrição: Este projeto tem o objetivo principal de promover a integração entre alunos da modalidade presencial e a distância da Licenciatura em Letras Espanhol e Literaturas. Nesse sentido, é realizado um evento anual com palestras e outras ações da mesma natureza na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (3) .
Integrantes: André Firpo Beviláqua - Integrante / Marcus Vinícius Liessem Fontana - Integrante / COSTA, ALAN RICARDO - Integrante / FIALHO, VANESSA RIBAS - Coordenador / Angelise Fagundes - Integrante.
2017 - 2017
Formação em Recursos Educacionais Abertos (REA) para o Ensino Crítico de E/LE
Descrição: Este projeto tem o objetivo principal de fomentar a produção de Recursos Educacionais Abertos (REA) com base na perspectiva interdisciplinar dos Letramentos Críticos. Entre as ações realizadas para alcançar esse propósito maior, é possível destacar um curso sobre o assunto para educadores em formação, assim como para profissionais da área que atuam no contexto da Educação Básica..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (2) .
Integrantes: André Firpo Beviláqua - Integrante / Vanessa Ribas Fialho - Integrante / LEFFA, VILSON J. - Coordenador.
2015 - 2016
Pré-Universitário Popular Alternativa
Descrição: Este projeto tem o objetivo principal de preparar aspirantes ao Ensino Superior que, em decorrência de aspectos socioeconômicos, não dispõem das condições mínimas de acesso ao âmbito acadêmico..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2015 - 2015
V Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologias e Aprendizagem de Línguas
Descrição: Este projeto tem o objetivo principal de oportunizar que a comunidade acadêmica, especialmente no âmbito da UFSM, possa discutir e entender melhor os atuais fenômenos presentes nos processos de ensino-aprendizagem envolvendo a inclusão das tecnologias de informação e comunicação..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (4) .
Integrantes: André Firpo Beviláqua - Coordenador / Alan Ricardo Costa - Integrante / Vanessa Ribas Fialho - Integrante / Marcus Vinícius Liessem Fontana - Integrante / Vilson Jose Leffa - Integrante / Rafael Vetromille-Castro - Integrante.
2013 - 2013
II Ciclo de debates sobre ensino e tecnologias educacionais
Descrição: Este projeto tem o objetivo principal de estreitar laços entre grupos de pesquisa que se interessem pelo impacto das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) na Educação..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: André Firpo Beviláqua - Integrante / Alan Ricardo Costa - Integrante / FIALHO, VANESSA RIBAS - Coordenador.
2012 - 2015
Curso de Espanhol Além da Visão
Descrição: Este projeto tem o objetivo principal de promover um curso básico de espanhol, na modalidade a distância, para pessoas com deficiência visual..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) .
Integrantes: André Firpo Beviláqua - Integrante / Marcus Vinícius Liessem Fontana - Coordenador / COSTA, ALAN RICARDO - Integrante / FIALHO, VANESSA RIBAS - Integrante / Angelise Fagundes - Integrante.
2011 - 2016
Projeto Integrado do DLEM: Centro de Línguas e Literatura
Descrição: Este projeto tem o objetivo principal de proporcionar aos alunos e professores de Letras, bem como à comunidade da UFSM de modo geral, um aprofundamento dos conhecimentos em língua estrangeira, redação acadêmica, literatura, etc., tanto por intermédio de cursos quanto através de palestras, seminários, congressos, entre outras atividades dessa natureza..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Libras
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2000
1° Lugar - IV Concurso Literário do Coração (CLIC), Colégio Coração de Maria.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Outras
Total de trabalhos:1
Total de citações:3
Beviláqua (2017)  Data: 07/05/2018

Artigos completos publicados em periódicos

1.
BEVILÁQUA, ANDRÉ FIRPO2018BEVILÁQUA, ANDRÉ FIRPO; COSTA, A. R. ; CARDOZO, R. ; FIALHO, V. R. . O feedback na perspectiva de professores-tutores: um estudo com base no curso de Letras-Espanhol na modalidade a distância.. LINGU@ NOSTR@ - REVISTA VIRTUAL DE ESTUDOS DE GRAMÁTICA E DE LINGUÍSTICA, v. 6, p. 3-21, 2018.

2.
LEFFA, VILSON J.2017LEFFA, VILSON J. ; COSTA, ALAN RICARDO ; BEVILÁQUA, ANDRÉ FIRPO ; FIALHO, VANESSA RIBAS . Preferência dos estudantes na aprendizagem de línguas em três atividades do Moodle. Revista Brasileira de Linguistica Aplicada, v. 17, p. 113-136, 2017.

3.
BEVILÁQUA, ANDRÉ FIRPO2017BEVILÁQUA, ANDRÉ FIRPO; LEFFA, VILSON JOSÉ ; COSTA, ALAN RICARDO ; FIALHO, VANESSA RIBAS . Ensino de línguas online: um sistema de autoria aberto para a produção e adaptação de recursos educacionais abertos. Calidoscópio, v. 15, p. 190-200, 2017.

4.
COSTA, A. R.2016COSTA, A. R. ; FIALHO, V. R. ; BEVILÁQUA, ANDRÉ FIRPO ; LEFFA, V. J. . Contribuindo com o estado da arte sobre Recursos Educacionais Abertos para o ensino e a aprendizagem de línguas no Brasil. VEREDAS - REVISTA DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS, v. 20, p. 1-20, 2016.

5.
FIRPO BEVILÁQUA, ANDRÉ2016FIRPO BEVILÁQUA, ANDRÉ; DOS SANTOS KIELING, HELENA ; COSTA, ALAN RICARDO . O Brasil na perspectiva 'Del Otro': tweets jornalísticos sobre a votação para o impeachment de Dilma Rousseff. EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação, v. 1, p. 18, 2016.

6.
FIALHO, V. R.2014FIALHO, V. R. ; COSTA, A. R. ; BEVILÁQUA, ANDRÉ FIRPO . O Estado da Arte sobre Estudos Relacionados a Objetos de Aprendizagem em Anais de Eventos no Brasil. Entremeios, v. 9, p. 1-9, 2014.

Capítulos de livros publicados
1.
FIALHO, VANESSA RIBAS ; LEFFA, VILSON J. ; COSTA, A. R. ; BEVILÁQUA, ANDRÉ FIRPO . Ambientes Pessoais de Aprendizagem e colaboração na formação de Professores de Línguas Estrangeiras. In: Angelise Fagundes; Cleusa Inês Ziesmann. (Org.). Construindo a profissão: a formação de Professores de Línguas e Literaturas. 1ed.Santa Maria: Editora/Gráfica Caxias, 2017, v. 1, p. 237-255.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BEVILÁQUA, ANDRÉ FIRPO; COSTA, A. R. ; FIALHO, V. R. . Como é que faz? Ferramentas para a Produção de Objetos de Aprendizagem de Línguas. In: XIV SEMINÁRIO INTERNACIONAL EM LETRAS: Ensino, interação e inovação, 2014, Santa Maria. Seminário Internacional em Letras. Santa Maria, 2014.

2.
COSTA, A. R. ; BEVILÁQUA, ANDRÉ FIRPO . Em Busca de Repositórios Digitais de Objetos de Aprendizagem de Línguas para o Ensino de E/LE. In: IV Congresso Internacional de Educação, 2013, Santa Maria. Anais do IV Congresso Internacional de Educação. Santa Maria, 2013.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
BEVILÁQUA, ANDRÉ FIRPO; COSTA, A. R. ; FIALHO, V. R. . A Construção Colaborativa de Objetos de Aprendizagem na Web: Um Estudo sobre Ferramentas de Autoria do Professor. In: 29ª Jornada Acadêmica Integrada (JAI), 2014, Santa Maria. Anais da 29ª Jornada Acadêmica Integrada, 2014.

2.
MACHADO, J. L. S. S. ; FIALHO, V. R. ; COSTA, A. R. ; BEVILÁQUA, ANDRÉ FIRPO . Uma análise de Objetos de Aprendizagem de Línguas em Anais de Eventos. In: 28ª Jornada Acadêmica Integrada (JAI), 2013, Santa Maria. Anais 28ª Jornada Acadêmica Integrada, 2013.

3.
MACHADO, J. L. S. S. ; FIALHO, V. R. ; COSTA, A. R. ; BEVILÁQUA, ANDRÉ FIRPO . Alternativas de Produção de Objeto de Aprendizagem de Línguas no Repositório Acción E/LE. In: 28ª Jornada Acadêmica Integrada (JAI), 2013, Santa Maria. Anais da 28ª Jornada Acadêmica Integrada (JAI), 2013.

4.
BEVILÁQUA, ANDRÉ FIRPO; MACHADO, J. L. S. S. ; COSTA, A. R. ; FIALHO, V. R. . Análise da Taxionomia WebQuests y Cazas al Tesoro do Repositório de Recursos Digitais Acción E/LE. In: 28ª Jornada Acadêmica Integrada (JAI), 2013. Anais da 28ª Jornada Acadêmica Integrada (JAI), 2013.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
BEVILÁQUA, ANDRÉ FIRPO; FIALHO, V. R. ; COSTA, A. R. . Recursos Educacionais Abertos no viés dos Letramentos Críticos: produção e implementação. In: 6º Encontro Sul Letras, 2018, Santa Cruz. Anais do 6º Encontro Sul Letras, 2018.

2.
BALDI, J. ; RIBOLDI, L. M. ; BEVILÁQUA, ANDRÉ FIRPO . Analisando um material de ensino na perspectiva dos Letramentos Críticos: o movimento mural-literário Acción Poética na aula de ELE. In: 33ª Jornada Acadêmica Integrada, 2018, Santa Maria. Anais da 33ª Jornada Acadêmica Integrada, 2018.

3.
BEVILÁQUA, ANDRÉ FIRPO; PACHECO, T. L. . Considerações iniciais sobre Letramentos Críticos, Competência Simbólica e Bildung no aplicativo Busuu. In: 8ª Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologias e Aprendizagem de Línguas, 2018, Pelotas. Caderno de resumos da 8ª Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologias e Aprendizagem de Línguas, 2018.

4.
BEVILÁQUA, ANDRÉ FIRPO; LEFFA, VILSON J. . O poder está no touch: uma experiência pedagógica com um Recurso Educacional Aberto (REA) na perspectiva do Letramento Crítico. In: 8ª Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologias e Aprendizagem de Línguas, 2018, Santa Maria. Caderno de Resumos da 8ª Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologias e Aprendizagem de Línguas, 2018.

5.
BEVILÁQUA, ANDRÉ FIRPO; LEFFA, VILSON J. ; COSTA, A. R. . Recursos Educacionais Abertos para o ensino crítico de espanhol como língua estrangeira: estudo piloto com educandos(as) do Pré-Universitário Popular Alternativa. In: III Conexión Español, 2017, Santa Maria. Anais do Congresso / III Conexión Español, 2017. p. 16.

6.
COSTA, ALAN RICARDO ; BEVILÁQUA, ANDRÉ FIRPO . A Educação Popular de Freire e a Complexidade de Morin em cursos Pré-Universitários Populares. In: XIX Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire, 2017, Rio Grande. ANAIS DO XIX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE, 2017.

7.
BEVILÁQUA, ANDRÉ FIRPO; COSTA, A. R. . Por mais Paulo Freire, Letramentos Críticos e Pedagogia Crítica nas aulas de Espanhol Como Língua Estrangeira (E/LE): experiência em um Pré-Universitário Popular. In: XIX Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire, 2017, Rio Grande. Anais do XIX Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire, 2017.

8.
BEVILÁQUA, ANDRÉ FIRPO. Feedback Automático e os Recursos Educacionais Abertos. In: 18º Congresso Mundial de Linguística Aplicada da AILA, 2017, Rio de Janeiro. Caderno de resumos do 18º Congresso Mundial de Linguística Aplicada da AILA, 2017.

9.
BEVILÁQUA, ANDRÉ FIRPO. O Letramento Crítico nas aulas de E/LE: Linguagens e Tecnologias em favor de uma Ética Maior. In: VII Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologias e Aprendizagem de Línguas, 2017, Pelotas. Anais do Salão Universitário de 2017 - Universidade Católica de Pelotas, 2017.

10.
LIMA, C. A. ; BEVILÁQUA, ANDRÉ FIRPO . O Letramento Crítico no ensino de E/LE: quando quem forma se re-forma e quem é formado forma-se e forma. In: VII Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologias e Aprendizagem de Línguas, 2017, Rio Grande. Caderno de Resumos da VII Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologias e Aprendizagem de Línguas, 2017.

11.
BEVILÁQUA, ANDRÉ FIRPO. Linguagens e Tecnologias para quê(m)?: resultados parciais de uma formação em recursos educacionais abertos para o ensino crítico de E/LE. In: VII Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologias e Aprendizagem de Línguas, 2017, Rio Grande. Caderno de Resumos da VII Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologias e Aprendizagem de Línguas, 2017.

12.
BEVILÁQUA, ANDRÉ FIRPO; CARDOZO, R. ; FIALHO, VANESSA RIBAS ; COSTA, A. R. . Um olhar sobre a prática de feedback no Moodle (UAB/UFSM). In: VII Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologias e Aprendizagem de Línguas, 2017, Rio Grande. Caderno de Resumos da VII Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologias e Aprendizagem de Línguas, 2017.

13.
COSTA, ALAN RICARDO ; FIALHO, VANESSA RIBAS ; BEVILÁQUA, ANDRÉ FIRPO ; CARDOZO, R. . O feedback na teoria e na prática: com a palavra, os professores-tutores. In: VII Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologias e Aprendizagem de Línguas, 2017, Rio Grande. Caderno de Resumos da VII Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologias e Aprendizagem de Línguas, 2017.

14.
COSTA, A. R. ; BEVILÁQUA, ANDRÉ FIRPO . (Re)produção e adaptação de materiais didáticos na nuvem: ensino de línguas online. In: 18º Congresso Mundial de Linguística Aplicada da AILA, 2017, Rio de Janeiro. Caderno de resumos do 18º Congresso Mundial de Linguística Aplicada da AILA, 2017.

15.
BEVILÁQUA, ANDRÉ FIRPO; KIELING, H. S. . O feedback no ensino de línguas estrangeiras: concepções, deficiências e outras considerações preliminares. In: Círculo de Estudos Linguísticos do Sul, 2016, Santa Maria. Caderno de resumos do XII Encontro do Celsul, 2016. p. 95-96.

16.
BEVILÁQUA, ANDRÉ FIRPO; KIELING, H. S. ; COSTA, A. R. ; LEFFA, V. J. . Recursos Educacionais Abertos e o feedback no Ensino de Espanhol como Língua Estrangeira. In: VI Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologias e Aprendizagem de Línguas, 2016, Pelotas. VI Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologias e Aprendizagem de Línguas: caderno de programação e resumos, 2016. p. 24-25.

17.
COSTA, A. R. ; BEVILÁQUA, ANDRÉ FIRPO ; LEFFA, V. J. . Interação e colaboração na (re)produção de Recursos Educacionais Abertos no ELO em Nuvem. In: VI Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologias e Aprendizagem de Línguas, 2016, Santa Maria. IV Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologias e Aprendizagem de Línguas: caderno de programação e resumos, 2016. p. 29-30.

18.
KIELING, H. S. ; BEVILÁQUA, ANDRÉ FIRPO ; LEFFA, V. J. . O ensino híbrido e o uso de dispositivos móveis na aprendizagem de línguas: algumas considerações preliminares. In: IV Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologias e Aprendizagem de Línguas, 2016, Pelotas. IV Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologias e Aprendizagem de Línguas: caderno de programação e resumos. p. 41-42.

19.
BEVILÁQUA, ANDRÉ FIRPO; KIELING, H. S. ; LEFFA, V. J. . Recursos Educacionais Abertos, feedback automático e formação continuada: questões emergentes no ensino de línguas. In: Salão Universitário, 2016, Pelotas. Caderno de resumos do Salão Universitário 2016, 2016.

20.
COSTA, A. R. ; FIALHO, V. R. ; BEVILÁQUA, ANDRÉ FIRPO ; LEFFA, V. J. . A atual agenda da Linguística Aplicada: Recursos Educacionais Abertos. In: V Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologias e Aprendizagem de Línguas, 2015, Santa Maria. Caderno de resumos da V Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologias e Aprendizagem de Línguas, 2015.

21.
BEVILÁQUA, ANDRÉ FIRPO; COSTA, A. R. ; ROSA, F. I. ; FIALHO, V. R. . 'Keep calm and escute a voz do professor': o papel do feedback em REA do ELO. In: V Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologias e Aprendizagem de Línguas, 2015, Santa Maria. Caderno de resumos da V Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologias e Aprendizagem de Línguas, 2015.

22.
ROSA, F. I. ; BEVILÁQUA, ANDRÉ FIRPO ; FIALHO, V. R. . Discutindo o ponto de cruzamento entre REA, Redes Sociais e Educação a Distância. In: V Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologias e Aprendizagem de Línguas, 2015, Santa Maria. Caderno de Resumos da V Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologias e Aprendizagem de Línguas.

23.
BEVILÁQUA, ANDRÉ FIRPO; COSTA, A. R. ; FIALHO, V. R. . A Construção Colaborativa de Recursos Educacionais Abertos no ELO: Uma Análise Inicial da Aplicação dos 4 R´s. In: IV Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologia e Aprendizagem de Línguas ? JETAL, 2014, Pelotas. Anais da IV Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologia e Aprendizagem de Línguas ? JETAL, 2014.

24.
COSTA, A. R. ; BEVILÁQUA, ANDRÉ FIRPO . O ELO em Nuvem na Visão de Estudantes de E/LE: Estudo de Caso. In: VI Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologia e Aprendizagem de Línguas ? JETAL, 2014, Pelotas. Anais da IV Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologia e Aprendizagem de Línguas ? JETAL, 2014.

25.
BEVILÁQUA, ANDRÉ FIRPO; COSTA, A. R. . Webquest na Perspectiva de Objeto de Aprendizagem de Línguas. In: XIII Seminário Internacional em Letras, 2013, Santa Maria. Seminário Internacional de Letras: Linguagem em (inter) ação, 2013.

26.
COSTA, A. R. ; BEVILÁQUA, ANDRÉ FIRPO . Um Estudo sobre o Repositório Acción E/LE ? Repositório Virtual ou Portal Educacional?. In: XIII Seminário Internacional em Letras, 2013, Santa Maria. Seminário Internacional de Letras: Linguagem em (inter) ação, 2013.

27.
MACHADO, J. L. S. S. ; COSTA, A. R. ; BEVILÁQUA, ANDRÉ FIRPO . Levantamento bibliográfico sobre OAS para o ensino de línguas: dissertações e teses; anais; periódicos. In: III Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologia e Aprendizagem de Línguas, 2013, Pelotas. Caderno de Programação e Resumos, 2013.

28.
COSTA, A. R. ; BEVILÁQUA, ANDRÉ FIRPO ; MACHADO, J. L. S. S. . Recuperabilidade e descritores pedagógicos no Repositório Acción E/LE. In: III Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologias e Aprendizagem de Línguas, 2013, Pelotas. Caderno de Resumos e Programação, 2013.

29.
BEVILÁQUA, ANDRÉ FIRPO; COSTA, A. R. ; MACHADO, J. L. S. S. . Avaliando novas possibilidades para a elaboração de WebQuests na perspectiva de Objeto de Aprendizagem de Línguas. In: III Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologia e Aprendizagem de Línguas, 2013, Pelotas. Caderno de Resumos e Programação, 2013.

30.
BEVILÁQUA, ANDRÉ FIRPO; COSTA, A. R. ; MACHADO, J. L. S. S. ; FIALHO, V. R. . Um estudo sobre WebQuests para o ensino de Espanhol como Língua Estrangeira. In: Semana Acadêmica de Letras da UFSM, 'A (p)arte que te cabe deste latifúndio - Letras e 50 anos do CAL', 2013, Santa Maria. Semana Acadêmica de Letras da UFSM,, 2013.

31.
COSTA, A. R. ; BEVILÁQUA, ANDRÉ FIRPO ; MACHADO, J. L. S. S. ; FIALHO, V. R. . Escolhendo uma FAP: um estudo de Ferramentas de Autoria para o professor de línguas. In: Semana Acadêmica de Letras da UFSM, 'A (p)arte que te cabe deste latifúndio - Letras e 50 anos do CAL', 2013, Santa Maria. Semana Acadêmica de Letras da UFSM,, 2013.

32.
BEVILÁQUA, ANDRÉ FIRPO; COSTA, A. R. . A produção de OAs na Web: Analisando Repositórios Virtuais. In: Seminário Nacional sobre Linguagens e Ensino (SENALE), 2012, Pelotas. VII SENALE. Pelotas: Editora da Universidade Católica de Pelotas, 2012.

33.
BEVILÁQUA, ANDRÉ FIRPO; COSTA, A. R. . Examinando sites destinados ao armazenamento de Objetos de Aprendizagem (OAs) sob a perspectiva da recuperabilidade. In: II Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologia e Aprendizagem de Línguas ? JETAL, 2012, Santa Maria. Caderno de resumos da II Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologia e Aprendizagem de Línguas ? JETAL, 2012.

34.
BEVILÁQUA, ANDRÉ FIRPO; COSTA, A. R. . O Paradigma Textual do Gênero. In: XI Seminário Internacional In Letras, 2011, Santa Maria - RS, Brasil. Seminário Internacional em Letras, 2011.

Apresentações de Trabalho
1.
BEVILÁQUA, ANDRÉ FIRPO. Linguagens, tecnologias e poder: uma introdução à perspectiva dos Letramentos Críticos. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
BEVILÁQUA, ANDRÉ FIRPO; LEFFA, V. J. . O poder está no touch: uma experiência pedagógica com um Recurso Educacional Aberto (REA) na perspectiva do Letramento Crítico. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
BEVILÁQUA, ANDRÉ FIRPO; COSTA, A. R. ; LEFFA, V. J. . Recursos Educacionais Abertos para o ensino crítico de espanhol como língua estrangeira: estudo piloto com educandos(as) do Pré-Universitário Popular Alternativa. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
BEVILÁQUA, ANDRÉ FIRPO. Feedback Automático e os Recursos Educacionais Abertos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
BEVILÁQUA, ANDRÉ FIRPO. Linguagens e Tecnologias para quê(m)?: resultados parciais de uma formação em Recursos Educacionais Abertos para o ensino crítico de E/LE. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
BEVILÁQUA, ANDRÉ FIRPO. O Letramento Crítico no Ensino de E/LE: quando quem forma se re-forma e quem é formado forma-se e forma. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
BEVILÁQUA, ANDRÉ FIRPO; CARDOZO, R. ; COSTA, A. R. ; FIALHO, V. R. . Um olhar sobre a prática de feedback no Moodle (UAB/UFSM). 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
BEVILÁQUA, ANDRÉ FIRPO; FIALHO, V. R. ; COSTA, A. R. ; CARDOZO, R. . O feedback na teoria e na prática: com a palavra, os professores-tutores. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
BEVILÁQUA, ANDRÉ FIRPO; KIELING, H. S. ; LEFFA, V. J. . Recursos Educacionais Abertos, feedback automático e formação continuada: questões emergentes no ensino de línguas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
COSTA, A. R. ; BEVILÁQUA, ANDRÉ FIRPO ; LEFFA, V. J. . Interação e colaboração na (re)produção de Recursos Educacionais Abertos no ELO em Nuvem. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
KIELING, H. S. ; BEVILÁQUA, ANDRÉ FIRPO ; LEFFA, V. J. . O ensino híbrido e o uso de dispositivos móveis na aprendizagem de línguas: algumas considerações preliminares. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
BEVILÁQUA, ANDRÉ FIRPO; KIELING, H. S. ; COSTA, A. R. ; LEFFA, V. J. . Recursos Educacionais Abertos e o feedback no Ensino de Espanhol como Língua Estrangeira. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
COSTA, A. R. ; FIALHO, V. R. ; BEVILÁQUA, ANDRÉ FIRPO . A atual agenda da Linguística Aplicada: Recursos Educacionais Abertos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
ROSA, F. I. ; BEVILÁQUA, ANDRÉ FIRPO . Discutindo o ponto de cruzamento entre REA, Redes Sociais e Educação a Distância. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
BEVILÁQUA, ANDRÉ FIRPO; COSTA, A. R. ; FIALHO, V. R. ; LEFFA, V. J. . Desafios para o ensino de línguas na era REA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
BEVILÁQUA, ANDRÉ FIRPO; ROSA, F. I. ; COSTA, A. R. . 'Keep calm and escute a voz do professor': o papel do feedback em REA do ELO. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
BEVILÁQUA, ANDRÉ FIRPO; COSTA, A. R. ; FIALHO, V. R. . Como é que faz? Ferramentas para a Produção de Objetos de Aprendizagem de Línguas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
BEVILÁQUA, ANDRÉ FIRPO. Os saberes específicos do professor: uma proposta de atividade baseada nos três eixos basilares da profissão. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
BEVILÁQUA, ANDRÉ FIRPO; COSTA, A. R. ; FIALHO, V. R. . A Construção Colaborativa de Recursos Educacionais Abertos no ELO: Uma Análise Inicial da Aplicação dos 4 R´s. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
BEVILÁQUA, ANDRÉ FIRPO; COSTA, A. R. . Webquest na perspectiva de Objeto de Aprendizagem de Línguas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
COSTA, A. R. ; BEVILÁQUA, ANDRÉ FIRPO ; MACHADO, J. L. S. S. . Recuperabilidade e descritores pedagógicos no Repositório Acción E/LE. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
BEVILÁQUA, ANDRÉ FIRPO; COSTA, A. R. ; MACHADO, J. L. S. S. . Avaliando novas possibilidades para a elaboração de WebQuests na perspectiva de Objeto de Aprendizagem de Línguas (OAL). 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
MACHADO, J. L. S. S. ; COSTA, A. R. ; BEVILÁQUA, ANDRÉ FIRPO . Levantamento bibliográfico sobre OAs para o ensino de línguas: dissertações e teses; anais; periódicos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
BEVILÁQUA, ANDRÉ FIRPO; COSTA, A. R. ; MACHADO, J. L. S. S. ; FIALHO, V. R. . Um estudo de WebQuests para o ensino de Espanhol como Língua Estrangeira. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
COSTA, A. R. ; BEVILÁQUA, ANDRÉ FIRPO ; MACHADO, J. L. S. S. ; FIALHO, V. R. . Escolhendo uma FAP: um estudo de Ferramentas de Autoria para o professor de línguas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
COSTA, A. R. ; MACHADO, J. L. S. S. ; BEVILÁQUA, ANDRÉ FIRPO . Produção de Objetos de Aprendizagem de Línguas: Qual FAP usar?. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
MACHADO, J. L. S. S. ; COSTA, A. R. ; BEVILÁQUA, ANDRÉ FIRPO . Objetos de Aprendizagem de Línguas: identificando o estado da arte. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
BEVILÁQUA, ANDRÉ FIRPO; COSTA, A. R. ; MACHADO, J. L. S. S. . Alternativas e desafios para a produção de WebQuests na Internet. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
BEVILÁQUA, ANDRÉ FIRPO; FIALHO, V. R. ; COSTA, A. R. ; MACHADO, J. L. S. S. . Análise da Taxionomia WebQuests y Cazas al Tesoro do Repositório de Recursos Digitais Acción E/LE. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

30.
BEVILÁQUA, ANDRÉ FIRPO. Metodologias de Análise da Recuperabilidade e da Interoperabilidade de Objetos de Aprendizagem de Línguas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

31.
COSTA, A. R. ; BEVILÁQUA, ANDRÉ FIRPO ; FIALHO, V. R. . Em Busca de Repositórios Digitais de Objetos de Aprendizagem de Línguas para o Ensino de E/LE. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

32.
BEVILÁQUA, ANDRÉ FIRPO; COSTA, A. R. . Examinando sites destinados ao armazenamento de Objetos de Aprendizagem (OAs) sob a perspectiva da recuperabilidade. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

33.
BEVILÁQUA, ANDRÉ FIRPO. Los Insectos ? Uma análise do Objeto de Aprendizagem para o Ensino de Espanhol. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

34.
BEVILÁQUA, ANDRÉ FIRPO; COSTA, A. R. . A produção de OAs na web: analisando repositórios virtuais. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

35.
BEVILÁQUA, ANDRÉ FIRPO; COSTA, A. R. . O paradigma textual do gênero receita culinária sob a óptica da sintaxe. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
BEVILÁQUA, ANDRÉ FIRPO; COSTA, A. R. ; FIALHO, V. R. . Pesquisa e extensão para todos: difundindo epistemologias críticas na educação a distância. 2018.

2.
BEVILÁQUA, ANDRÉ FIRPO. 34ª Semana Acadêmica de Letras. 2018.

3.
BEVILÁQUA, ANDRÉ FIRPO. Comitê Científico do Congresso Internacional de Educação e Tecnologias e Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância (CIET/EnPED). 2018.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
FONTANA, M. V. L. ; COSTA, ALAN RICARDO ; BEVILÁQUA, ANDRÉ FIRPO . Pensamiento Crítico. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
BEVILÁQUA, ANDRÉ FIRPO. Educação no Ensino Superior. 2016.

3.
BEVILÁQUA, ANDRÉ FIRPO; COSTA, A. R. . Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICS) Aplicadas ao Ensino de Línguas. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

4.
BEVILÁQUA, ANDRÉ FIRPO. Ler e contar, contar e ler: leitura e discussão de contos literários. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
BEVILÁQUA, ANDRÉ FIRPO; COSTA, ALAN RICARDO ; FIALHO, VANESSA RIBAS . Produção/adaptação de Recursos Educacionais Abertos na perspectiva dos Letramentos Críticos: Ensino de Línguas Online na nuvem. 2018. .

2.
BEVILÁQUA, ANDRÉ FIRPO; LEFFA, V. J. ; COSTA, A. R. ; FIALHO, V. R. . Produção/adaptação de Recursos Educacionais Abertos na perspectiva dos Letramentos Críticos: Ensino de Línguas Online na Nuvem. 2018. .

3.
COSTA, A. R. ; BEVILÁQUA, ANDRÉ FIRPO ; LEFFA, VILSON J. ; FIALHO, V. R. . (Re)produção e adaptação de materiais didáticos na nuvem: Ensino de Línguas Online. 2017. .

4.
BEVILÁQUA, ANDRÉ FIRPO; DAMASSENO, A. P. ; Duarte, K. F. ; COSTA, A. R. . Língua Espanhola I. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - CursoPré-Vestibular).

5.
COSTA, A. R. ; BEVILÁQUA, ANDRÉ FIRPO ; FIALHO, V. R. . Ensino de Línguas Online: (re)produção de materiais de ensino em nuvem. 2015. .

6.
BEVILÁQUA, ANDRÉ FIRPO. Curso de português : língua estrangeira para hispanofalantes. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - CursodeExtensão).

7.
PAIM ; BEVILÁQUA, ANDRÉ FIRPO . Español 2: 4 habilidades. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Curso de Extensão).

8.
BEVILÁQUA, ANDRÉ FIRPO; COSTA, A. R. . Espanhol Pré-Vestibular Popular Alternativa. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - CursoPré-Vestibular).

9.
BEVILÁQUA, ANDRÉ FIRPO. Teste de Leitura em Língua Estrangeira da UFSM. 2014. (Fiscal de Teste de Suficiência).

10.
BEVILÁQUA, ANDRÉ FIRPO. Webquests para a inclusão de professores na sala de aula. 2013. .

11.
COSTA, A. R. ; BEVILÁQUA, ANDRÉ FIRPO ; PANCIERA, R. J. . Alternativa: espanhol 2. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Curso Pré-Vestibular).

12.
NEUHAUS, H. ; COSTA, A. R. ; BEVILÁQUA, ANDRÉ FIRPO . Español 1. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Curso de Extensão).

13.
COSTA, A. R. ; NEUHAUS, H. ; BEVILÁQUA, ANDRÉ FIRPO . Espanhol 1. 2013. (Monitor).

14.
BEVILÁQUA, ANDRÉ FIRPO. Seminário de Formação Continuada das Escolas Interculturais de Fronteira. 2012. (Monitor).

15.
BEVILÁQUA, ANDRÉ FIRPO; KLEIN, P. ; COSTA, A. R. . Curso de Leitura em Espanhol. 2012. (Monitor).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
BEVILÁQUA, ANDRÉ FIRPO. O vendedor de histórias. 2011 (Conto).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
COSTA, A. R.; BEVILÁQUA, ANDRÉ FIRPO. Participação em banca de Bil Guaberson Gonzales Mota.As dificuldades da aprendizagem de espanhol para um aluno de região de fronteira com um país hispanohablante. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de Santa Maria.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Diálogos: Celebrando os 50 anos da Pedagogia do Oprimido. 2018. (Outra).

2.
I Mesa de debates do Margem. 2018. (Outra).

3.
18º Congresso Mundial de Linguística Aplicada da AILA. 2017. (Congresso).

4.
III Conexión Español. 2017. (Seminário).

5.
Semana Paulo Freire. 2017. (Encontro).

6.
VII Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologias e Aprendizagem de Línguas. 2017. (Outra).

7.
A linguagem no corpo social: jogos de forças e de sentidos. 2016. (Outra).

8.
III Seminário de Educação Popular. 2016. (Seminário).

9.
I Seminário de Cinema e Educação Popular. 2016. (Seminário).

10.
V Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologias e Aprendizagem de Línguas. 2015. (Outra).

11.
29ª Jornada Acadêmica Integrada.A CONSTRUÇÃO COLABORATIVA DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM NA WEB: UM ESTUDO SOBRE FERRAMENTAS DE AUTORIA DO PROFESSOR. 2014. (Outra).

12.
IV Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologia e Aprendizagem de Línguas ?. 2014. (Congresso).

13.
Mulheres Medievais e Literatura. 2014. (Outra).

14.
Portugués y Español al Sur de las Américas. 2014. (Congresso).

15.
Seminário de Formação para EaD. 2014. (Seminário).

16.
28ª Jornada Acadêmica Integrada.Uma análise de objetos de aprendizagem de línguas em anais de eventos. 2013. (Outra).

17.
28ª Jornada Acadêmica Integrada.Alternativas de produção de Objetos de Aprendizagem de Línguas no Repositório Acción/ELE. 2013. (Outra).

18.
Aula Magna ?Tragédia Clássica: Tradução e Crítica?. 2013. (Encontro).

19.
IX Seminário de Pesquisa Laboratório Corpus. 2013. (Seminário).

20.
V Congresso Internacional de Educação. 2013. (Congresso).

21.
XIII Seminário Internacional em Letras. 2013. (Seminário).

22.
XXIII Semana Acadêmica de Letras e IX Seminário de Língua e Literatura. 2013. (Encontro).

23.
?Diálogos Teóricos INdisciplinares? - ?Multiletramentos acadêmicos: a influência da tecnologia PowerPoint sobre relatos de pesquisa em Linguística Aplicada ?. 2012. (Outra).

24.
?Diálogos Teóricos INdisciplinares? - ?Que diálogo podemos propor a Saussure hoje??. 2012. (Outra).

25.
?Diálogos Teóricos INdisciplinares - ?Da semiosis de Saussure à poiesis de Jakobson: o sistema linguístico funda o processo poético?. 2012. (Outra).

26.
II Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologia e Aprendizagem de Línguas - JETAL. 2012. (Outra).

27.
Os Sistemas Gerenciais das Instituições de Educação Básica e Superior. 2012. (Outra).

28.
Semana Acadêmica de Letras. 2012. (Outra).

29.
"Enseñar Lenguas y Culturas Extranjeras: Diseños Curriculares Plurilingues y Multiculturales". 2011. (Outra).

30.
Concurso Cultural ao Pé da Letra.O vendedor de sonhos. 2011. (Outra).

31.
I Concurso de Literatura Infantil Ignez Sofia Vargas. 2011. (Outra).

32.
Tradução: Diálogos e Pesquisas. 2011. (Outra).

33.
XI Seminário Internacional in Letras. 2011. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BEVILÁQUA, ANDRÉ FIRPO; FIALHO, V. R. ; FONTANA, M. V. L. ; COSTA, A. R. ; KIELING, H. S. ; ALMEIDA, A. C. P. ; VETROMILLE-CASTRO, R. . 8ª Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologias e Aprendizagem de Línguas. 2018. (Outro).

2.
FIALHO, V. R. ; FONTANA, M. V. L. ; COSTA, A. R. ; BEVILÁQUA, ANDRÉ FIRPO . III Conexión Español. 2017. (Outro).

3.
COSTA, A. R. ; BEVILÁQUA, ANDRÉ FIRPO ; Garcia, D. E. S. ; Duarte, G. B. ; Nunes, G. M. ; KIELING, H. S. ; LOPES JR., J. A. ; Alda, L. ; Oliveira, V. . VI Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologias e Aprendizagem de Línguas. 2016. (Outro).

4.
COSTA, A. R. ; LEFFA, V. J. ; FIALHO, V. R. ; FONTANA, M. V. L. ; VETROMILLE-CASTRO, R. ; BEVILÁQUA, ANDRÉ FIRPO . V Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologia e Aprendizagem de Línguas. 2015. (Outro).

5.
BEVILÁQUA, ANDRÉ FIRPO. 1º Sarao e-Tec Idiomas Sin Fronteras - Español. 2015. (Outro).

6.
FIALHO, V. R. ; FONTANA, M. V. L. ; COSTA, A. R. ; BEVILÁQUA, ANDRÉ FIRPO ; GOMES, A. F. ; MACHADO, J. L. S. S. . II Ciclo de Debates sobre Ensino e Tecnologias Educacionais. 2013. (Outro).

7.
BEVILÁQUA, ANDRÉ FIRPO; FIALHO, V. R. ; COSTA, A. R. ; FONTANA, M. V. L. ; GOMES, A. F. ; LEFFA, V. J. ; VETROMILLE-CASTRO, R. . II Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologia e Aprendizagem de Línguas. 2012. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Orientações de outra natureza
1.
Letícia Menegazzo Riboldi. Analisando um material de ensino na perspectiva dos Letramentos Críticos: o movimento mural-literário Acción Poética na aula de ELE. 2018. Orientação de outra natureza. (Letras - Espanhol) - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: André Firpo Beviláqua.

2.
Jaine Baldi. Analisando um material de ensino na perspectiva dos Letramentos Críticos: o movimento mural-literário Acción Poética na aula de E/LE. 2018. Orientação de outra natureza. (Letras - Espanhol) - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: André Firpo Beviláqua.



Outras informações relevantes


a) Realizou mobilidade estudantil pela Associação de Universidades Grupo Montevidéu (2012/2); b) Aprovado em 1º lugar na seleção de mestrado em Letras/Linguística Aplicada do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Católica de Pelotas (UCPel); c) Aprovado em 2º lugar na seleção de mestrado em Letras/Estudos da Linguagem do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) - edital nº 94/2015; d) aprovado em 1º lugar na Seleção Pública para Professor Substituto do Magistério Superior do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas (DLEM) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) - edital nº 155/2017; d) Aprovado em 3º lugar na Seleção Pública para Professor Substituto do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria - edital nº 79/2018; e) Possui certificado de proficiência em duas línguas (inglês e espanhol).



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/11/2018 às 18:47:02