Fabrine Diniz Pereira

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  • Última atualização do currículo em 12/12/2018


Licenciada em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande, FURG. Atualmente mestranda do Programa de Pós Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Pelotas, graduanda do curso de Matemática Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande, FURG, aluna do curso de especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação pela FURG e participante do grupo de pesquisa "Relação do mal estar docente e as tecnologias digitais de professores de matemática" vinculado ao Instituto de Matemática, Estatística e Física - IMEF da Universidade Federal do Rio Grande, FURG. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Fabrine Diniz Pereira
Nome em citações bibliográficas
PEREIRA, F. D.;PEREIRA, Fabrine Diniz


Formação acadêmica/titulação


2018
Mestrado em andamento em Educação Matemática.
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil. Orientador: Thais Philipsen Grutzmann.
2018
Especialização em andamento em Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação.
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
2018
Graduação em andamento em Matemática Aplicada.
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
2014 - 2017
Graduação em Licenciatura em Matemática.
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
Título: INVESTIGANDO O TECNOSTRESS EM UM COLETIVO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA.
Orientador: Tanise Paula Novello.
2008 interrompida
Graduação interrompida em 2012 em Engenharia de Alimentos.
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
Ano de interrupção: 2012
2005 - 2007
Ensino Médio (2º grau).
Instituto Federal Sul-rio-grandense, IFSul, Brasil.




Formação Complementar


2016 - 2016
Extensão universitária em O Ensino de Matemática Financeira: do livro didático ao mundo real. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
2016 - 2016
Extensão universitária em Projeto Resolução de Problemas/OBMEP. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
2016 - 2016
Binômio de Newton.
Portal da Matemática, OBMEP, Brasil.
2016 - 2016
Princípios Básicos de Contagem.
Portal da Matemática, OBMEP, Brasil.
2016 - 2016
Métodos Sofisticados de Contagem.
Portal da Matemática, OBMEP, Brasil.
2016 - 2016
Locutor, Apresentador, Animador, Anunciador, Noticiarista de Rádio e TV. (Carga horária: 333h).
Instituto Sul Americano de Educação e Tecnologia, ISAET, Brasil.
2016 - 2016
Operador de Áudio. (Carga horária: 343h).
Instituto Sul Americano de Educação e Tecnologia, ISAET, Brasil.
2014 - 2014
Extensão universitária em Curso de Matemática Básica do Programa de Incentivo à Matemática- PRIMA. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
2009 - 2009
Curso de Inglês Nível Pre Intermediate A - Intensive. (Carga horária: 54h).
BritishHouse, BRITISHHOUSE, Brasil.
2009 - 2009
Curso de Inglês - Nível Elementary II. (Carga horária: 54h).
BritishHouse, BRITISHHOUSE, Brasil.
2008 - 2008
Curso de Inglês - Nível Beginner. (Carga horária: 54h).
BritishHouse, BRITISHHOUSE, Brasil.
2008 - 2008
Curso de Inglês - Nível Elementary I. (Carga horária: 54h).
BritishHouse, BRITISHHOUSE, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: bolsista de monitoria, Carga horária: 12
Outras informações
Bolsista de monitoria da disciplina de Tecnologias Aplicadas à Educação Matemática I - Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Rio Grande

Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Monitoria, Carga horária: 12
Outras informações
 bolsista de monitoria nas disciplinas:  01440 - Educação Matemática I, 01388 - Educação Matemática II, 09440 - Estágio Supervisionado II, 01196 - MAT. BAS. CIEN. SOCIAIS I, 01154 - Métodos Numéricos Computacionais

Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Monitoria, Carga horária: 12
Outras informações
Bolsista de Monitoria das Disciplinas: 001093 - Elementos de Matemática Financeira 01353 - Cálculo III

Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: monitora, Carga horária: 6
Outras informações
Monitora colaboradora da disciplina Tecnologias Aplicadas à Educação Matemática I, atuando juntamente com a professora titular no planejamento e no desenvolvimento das aulas semanais junto aos estudantes de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Rio Grande - FURG.

Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 12
Outras informações
Bolsista de pesquisa no Projeto Tecnologias Digitais Imbricadas no Ensinar Matemática na Educação Superior

Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 12
Outras informações
Bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Secretária, Carga horária: 30
Outras informações
Bolsista do Programa Fontes de Informações Digitais - FID

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Instrutora de Treinamentos sobre as FIDs, Carga horária: 20
Outras informações
Bolsista do Programa Fontes de Informações Digitais - FID

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20
Outras informações
Bolsista do Projeto Estudo da Vida Útil de Pão sem Glúten: avaliação e efeito de aditivos

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20
Outras informações
Bolsista do Projeto Estudo da Secagem de Alimentos de Importância para a Região: utilização das técnicas de camada delgada e do leito de jorro



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
RELAÇÃO DO MAL ESTAR DOCENTE E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
Descrição: As tecnologias têm potencializado inúmeras transformações nas relações interpessoais, além de influenciar na economia, na política e na cultura, ou seja, na forma de vivermos em sociedade, porém essas mudanças e inovações tecnológicas podem produzir problemas humanos e sociais com consequências à saúde dos professores, especialmente daqueles que ainda tem um estranhamento com as tecnologias digitais e que precisam conviver com alunos nascidos na era tecnológica. Sendo assim, este projeto de pesquisa tem por objetivo investigar o mal-estar do professor de matemática, da rede pública de ensino do município de Rio Grande, em relação a utilização das tecnologias digitais. Utilizaremos o Discurso do Sujeito Coletivo (Lefèvre e Lefèvre) como técnica para análise dos registros, por ser uma forma de organizá-los a partir de diferentes materiais que constituem o corpus. Pretendemos produzir e expressar sentidos no que se refere a potencialidade e estranhamento ao uso das tecnologias digitais para ensinar matemática na Educação Básica, bem como promover uma formação inicial de professores de matemática que problematize e contemple a utilização de tais artefatos tecnológicos nas práticas pedagógicas em nossa universidade..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2016 - 2017
Tecnologias digitais imbricadas no ensinar matemática na educação superior
Descrição: Desejamos pesquisar como as tecnologias digitais perpassam o ensinar Matemática na educação superior, a fim de compreender as concepções dos professores universitários e acadêmicos de disciplinas de Matemática sobre a forma de utilização dessas. Objetivamos mapear as tecnologias digitais para o ensino de Matemática utilizadas pelos professores da universidade; conhecer as vivências e as percepções pedagógicas dos professores de Matemática que usam as tecnologias digitais no processo formativo e analisar o discurso dos acadêmicos de disciplinas de Matemática quanto a potencialidade das tecnologias digitais para o aprender. A pesquisa se fará no movimento regido pela reformulação da experiência, visto que tomaremos por base a explicação científica proposta por Maturana em o que explicar é uma reformulação da experiência e o que observamos é sempre a partir de nós mesmos. Utilizaremos o Discurso do Sujeito Coletivo (Lefèvre e Lefèvre) para análise dos registros, por ser uma forma de organizá-los a partir de diferentes materiais que constituem o corpus. Pretendemos produzir e expressar sentidos no que se refere ao uso da tecnologia digital para ensinar matemática na Educação Superior..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
PEREIRA, F. D.2018PEREIRA, F. D.; SILVA, L. M. S. ; NOVELLO, T. P. . A Relação Entre a Formação Docente e o Tecnostress. ttp://dx.doi.org/10.23899/relacult.v4i0, v. 4, p. 721, 2018.

2.
SILVA, L. M. S.2018SILVA, L. M. S. ; PEREIRA, F. D. ; NOVELLO, T. P. ; SILVEIRA, D. S. . RELACult ?Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade. RELACult â013Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade, v. 4, p. 752, 2018.

3.
SILVA, L. M. S.2017SILVA, L. M. S. ; PEREIRA, F. D. ; NOVELLO, T. P. . Tecnostress de professores e a relação com a falta de infraestrutura nas escolas. REVISTA TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO, v. 23, p. 30, 2017.

Capítulos de livros publicados
1.
PEREIRA, F. D.; GRUTZMANN, T. P. ; NOVELLO, T. P. . Relações entre as tecnologias digitais, o tecnostress e a formação docente. In: Andréa Nóbrega Juliano; Daniel da Silva Silveira; Rejane Conceição Silveira da Silva; Tanise Paula Novello.. (Org.). Educação e Tecnologias na Contemporaneidade. 1ed.RIO GRANDE: Editora da FURG, 2018, v. 4, p. 151-162.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PEREIRA, F. D.; NOVELLO, T. P. ; GRUTZMANN, T. P. . RELAÇÕES ENTRE AS TECNOLOGIAS DIGITAIS, A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES E O TECNOSTRESS. In: VI Escola de Inverno de Educação Matemática XIII Encontro Gaúcho de Educação Matemática 4o Encontro Nacional Pibid Matemática, 2018, Santa Maria. VI Escola de Inverno de Educação Matemática XIII Encontro Gaúcho de Educação Matemática 4o Encontro Nacional Pibid Matemática, 2018. v. 4. p. 820-826.

2.
PEREIRA, F. D.; NOVELLO, T. P. ; GRUTZMANN, T. P. . A RELAÇÃO ENTRE TECNOSTRESS E AS VIVÊNCIAS DE SALA DE AULA DE UM COLETIVO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA. In: VI SINECT ? Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia, 2018, Ponta Grossa. VI SINECT ? Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia, 2018.

3.
PEREIRA, F. D.; NOVELLO, T. P. . Mapeamento do tecnostress de profesores de matemática de diferentes faixas etárias. In: IV SIPASE: Seminário Internacional Pessoa Adulta, Saúde e Educação 'A CONSTRUÇÃO DA PROFISSIONALIDADE DOCENTE: A PESSOA EM FORMAÇÃO', 2017, Porto Alegre. IV SIPASE: Seminário Internacional Pessoa Adulta, Saúde e Educação, 2017.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
PEREIRA, F. D.; NOVELLO, T. P. ; NICOLETTE, R. . TECNOESTRESSE EM UM COLETIVO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA REDE PÚBLICA DE ENSINO. In: VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA, 2017, Canoas. VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA, 2017.

2.
PEREIRA, F. D.; SILVA, L. M. S. ; NOVELLO, T. P. . A Relação Entre a Formação Docente e o Tecnostress. In: III Encontro Humanístico Multidisciplinar / II Congresso Latino-Americano em Estudos Humanísticos Multidisciplinares, 2017, Jaguarão. Sistema Online de Apoio a Eventos do CLAEC ? SOAE, 2017.

3.
SILVA, L. M. S. ; PEREIRA, F. D. ; SILVEIRA, D. S. ; NOVELLO, T. P. . Relação Entre a Valorização Profissional e o Mal -estar Docente. In: III Encontro Humanístico Multidisciplinar / II Congresso Latino-Americano em Estudos Humanísticos Multidisciplinares, 2017. Sistema Online de Apoio a Eventos do CLAEC ? SOAE, 2017.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
PEREIRA, F. D.; NOVELLO, T. P. . FATORES E SINTOMAS DO STRESS DOCENTE. In: VI SEMINÁRIO INTERFACES PEDAGÓGICAS: LICENCIATURAS EM DIÁLOGO: Cidade Educadora ? escolas, invisibilidades e democracia, 2018, RIO GRANDE. VI SEMINÁRIO INTERFACES PEDAGÓGICAS: LICENCIATURAS EM DIÁLOGO: Cidade Educadora ? escolas, invisibilidades e democracia, 2018.

2.
PEREIRA, F. D.; NOVELLO, T. P. . TECNOSTRESS EM PROFESSORES DE MATEMÁTICA. In: 17ª Mostra de Produção Universitária, 2018, RIO GRANDE. 17ª Mostra de Produção Universitária, 2018.

3.
PEREIRA, F. D.; GRUTZMANN, T. P. ; NOVELLO, T. P. . STRESS E TECNOLOGIA: MAPEAMENTO DE PESQUISAS SOBRE O TECNOSTRESS EM PROFESSORES DE MATEMÁTICA. In: XX Encontro Pós-Graduação - ENPOS, 2018, Pelotas. XX Encontro Pós-Graduação - ENPOS, 2018.

4.
PEREIRA, F. D.; GRUTZMANN, T. P. ; NOVELLO, T. P. . MAPEAMENTO DE PESQUISAS SOBRE O TECNOSTRESS EM PROFESSORES DE MATEMÁTICA. In: IV Encontro Humanístico Interdisciplinar, 2018, Jaguarão. IV Encontro Humanístico Interdisciplinar, 2018.

5.
PEREIRA, F. D.; NICOLETTE, R. . TECNOESTRESSE EM PROFESSORES NATIVOS E IMIGRANTES DIGITAIS. In: VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA, 2017, Canoas. VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA, 2017.

Artigos aceitos para publicação
1.
PEREIRA, F. D.; GRUTZMANN, T. P. ; NOVELLO, T. P. . MAPEAMENTO DE PESQUISAS SOBRE O TECNOSTRESS EM PROFESSORES DE MATEMÁTICA. Revista latino-americana de estudos em cultura e sociedade, 2019.

2.
PEREIRA, F. D.; SILVA, L. M. S. ; NOVELLO, T. P. . A relação entre a formação docente e o Tecnostress. Revista latino-americana de estudos em cultura e sociedade, 2018.

3.
SILVA, L. M. S. ; PEREIRA, F. D. ; NOVELLO, T. P. ; SILVEIRA, D. . A relação entre a valorização profissional e o mal-estar docente. Revista latino-americana de estudos em cultura e sociedade, 2018.

4.
PEREIRA, F. D.; SILVA, L. M. S. ; NOVELLO, T. P. . TECNOSTRESS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA REGIÃO SUL DO RIO GRANDE DO SUL. TECNOLOGIA EDUCACIONAL, 2017.

5.
SILVA, L. M. S. ; PEREIRA, F. D. ; NOVELLO, T. P. . Tecnostress de professores e a relação com a falta de infraestrutura nas escolas. REVISTA TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO, 2017.

Apresentações de Trabalho
1.
PEREIRA, F. D.; NOVELLO, T. P. . FATORES E SINTOMAS DO STRESS DOCENTE. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
PEREIRA, F. D.; NOVELLO, T. P. ; GRUTZMANN, T. P. . RELAÇÕES ENTRE AS TECNOLOGIAS DIGITAIS, A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES E O TECNOSTRESS. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
PEREIRA, F. D.; NOVELLO, T. P. . TECNOSTRESS EM PROFESSORES DE MATEMÁTICA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
PEREIRA, F. D.; GRUTZMANN, T. P. ; NOVELLO, T. P. . STRESS E TECNOLOGIA: MAPEAMENTO DE PESQUISAS SOBRE O TECNOSTRESS EM PROFESSORES DE MATEMÁTICA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
PEREIRA, F. D.; GRUTZMANN, T. P. ; NOVELLO, T. P. . MAPEAMENTO DE PESQUISAS SOBRE O TECNOSTRESS EM PROFESSORES DE MATEMÁTICA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
PEREIRA, F. D.; NOVELLO, T. P. . Mapeamendo do tecnostress de profesores de matemática de diferentes faixas etárias. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
PEREIRA, F. D.; NOVELLO, T. P. ; NICOLETTE, R. . TECNOESTRESSE EM UM COLETIVO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA REDE PÚBLICA DE ENSINO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
PEREIRA, F. D.; NICOLETTE, R. . TECNOESTRESSE EM PROFESSORES NATIVOS E IMIGRANTES DIGITAIS. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
PEREIRA, F. D.; SILVA, L. M. S. ; NOVELLO, T. P. . A relação entre a formação docente e o Tecnostress. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
PEREIRA, F. D.. Oficina Jogar para Matematicar. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
PEREIRA, F. D.; LOCKMANN, K. ; DALLASTA, M. . ATIVIDADES , DESENVOLVIDAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO I DO CURSO DE MATEMÁTICA LICENCIATURA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

12.
PEREIRA, Fabrine Diniz; LOCKMANN, K. ; DALLASTA, M. . Uso de Materiais Manipuláveis e Jogos no Estágio Supervisionado I do Curso de Matemática Licenciatura. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

13.
PEREIRA, Fabrine Diniz; PRESTES, R. S. ; PRZYBYLSKI, S. T. . Inclusão Digital Através do Laboratório de Fontes de Informações Digitais do Sistema de Bibliotecas da FURG. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

14.
SCHWINN, A. ; PEREIRA, Fabrine Diniz ; FERREIRA, C. ; MENEZES, B. . Breve Análise da Implementação dos Princípios de Gestão da Qualidade no Grupo PET-EA/FURG. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
13º Encontro Gaúcho de Educação Matemática (EGEM). RELAÇÕES ENTRE AS TECNOLOGIAS DIGITAIS, A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES E O TECNOSTRESS. 2018. (Congresso).

2.
1ª Feira das Profissões da FURG. 2018. (Feira).

3.
ENCONTRO HUMANÍSTICO MULTIDISCIPLINAR/CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE ESTUDOS HUMANÍSTICOS MULTIDISCIPLINARES. MAPEAMENTO DE PESQUISAS SOBRE O TECNOSTRESS EM PROFESSORES DE MATEMÁTICA. 2018. (Congresso).

4.
III Encontro Humanístico Multidisciplinar / II Congresso Latino-Americano em Estudos Humanísticos Multidisciplinares. 2017. (Congresso).

5.
IV SIPASE: Seminário Internacional Pessoa Adulta, Saúde e Educação "A CONSTRUÇÃO DA PROFISSIONALIDADE DOCENTE: A PESSOA EM FORMAÇÃO". 2017. (Seminário).

6.
2º simpósio Simpósio da Formação do Professor de Matemática da Região Sul. 2016. (Simpósio).

7.
14º Mostra de Produção Universitária. 2015. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PEREIRA, F. D.. 1ª Feira das FABRINE DINIZ PEREIRA Profissões da FURG. 2017. .




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