Cassio Trindade Batista

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2464594478834482
  • Última atualização do currículo em 27/11/2018


Possui graduação em Engenharia da Computação na Universidade Federal do Pará (UFPA, 2016), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Pará (2017). Foi bolsista CAPES pelo programa Ciência sem Fronteiras na Universidade de Óbuda em Budapest, Hungria, durante um ano do período da graduação. Atualmente, é estudante de doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da Universidade Federal do Pará (PPGCC). Tem experiência em reconhecimento de fala para aplicações em desktop, móveis e embarcadas; e no desenvolvimento de interfaces alternativas de controle votadas para pessoas com deficiência. Linhas de pesquisa: reconhecimento de fala, tecnologia assistiva e interação humano-computador. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Cassio Trindade Batista
Nome em citações bibliográficas
BATISTA, C.;BATISTA, C. T.;Batista, Cassio T.;Batista, Cassio


Formação acadêmica/titulação


2017
Doutorado em andamento em Ciência da Computação.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Orientador: Nelson Cruz Sampaio Neto.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2016 - 2017
Mestrado em Ciência da Computação.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: Uma Proposta de Sistema de Controle Remoto Universal e Multimodal Baseado em Gestos da Cabeça e Comandos de Voz,Ano de Obtenção: 2017.
Orientador: Nelson Cruz Sampaio Neto.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Head pose estimation; Speech Recognition; Assistive Technolology; multimodal interfaces; Universal remote control.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
2011 - 2016
Graduação em Engenharia da Computação.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
com período sanduíche em Óbuda University (Orientador: Szabó-Resch Miklós Zsolt).
Título: Uma Proposta de Sistema de Controle Remoto Universal com Suporte a Reconhecimento e Síntese de Voz.
Orientador: Nelson Cruz Sampaio Neto.
2008 - 2010
Ensino Médio (2º grau).
Colegio Gentil Bittencourt, CGB, Brasil.




Atuação Profissional



Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, EMBRAPA, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Estágio obrigatório, Enquadramento Funcional: Auxílio de pesquisa, Carga horária: 20
Outras informações
Qualidade de serviço e velocidade têm sempre sido fatores cruciais em relação ao desempenho de redes de comunicação. Com a atual integração internacional de pessoas, negócios, comércio, etc., o desejo por maiores larguras de banda tem-se tornado outro item na lista de necessidades, o que faz das redes ópticas uma boa solução para todas essas demandas. Este projeto visa utilizar estratégias evolucionárias, em especial algoritmos genéticos, para resolver o problema de roteamento e alocação de comprimento de onda (RWA), o qual consiste em escolher o caminho óptico mais adequado (isto é, a melhor combinação entre uma rota e um canal óptico dado por um comprimento de onda) entre um par de nós origem-destino em redes ópticas transparentes que utilizam a tecnologia de multiplexação por divisão de comprimento de onda (WDM) com tráfego estático.



Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Desenvolvimento de Aplicativos Multimodais com Foco em Acessibilidade.
Descrição: Apesar de os portadores de necessidades especiais conseguirem extrair muitos benefícios das tecnologias computacionais, eles geralmente ainda consideram inacessível a maior parte dos dispositivos eletrônicos. Atualmente, a maioria desses aparelhos não é projetado para pessoas com deficiência, o que requer que essas pessoas realizem ações que estão além das suas habilidades. Segurar um controle físico ou apertar botões de forma precisa e correta ainda são grandes dificuldades para uma parcela expressiva da população, a qual inclui deficientes motores dos membros superiores, visuais e/ou auditivos. Essa proposta de trabalho objetiva criar um sistema de controle universal multimodal de baixo custo, no qual a implementação de sistemas de reconhecimento de gestos corporais dos membros superiores, comunicação por sinais cerebrais, reconhecimento e síntese de voz beneficiariam significativamente os portadores de necessidades especiais nas tarefas de controle de TVs, ares-condicionados, DVDs players ou quaisquer dispositivos domésticos que possam ser controlados através de um controle remoto.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .

Integrantes: Cassio Trindade Batista - Integrante / Nelson Cruz Sampaio Neto - Coordenador / Erick Modesto Campos - Integrante / Maria da Conceição Pereira Fonseca - Integrante.
2014 - 2015
TekiControl Project
Descrição: Este projeto propõe a configuração de um robô chamado Teki para realizar tarefas de um assistente pessoal em um ambiente residencial interno. Teki é um robô baseado na plataforma TurtleBot, a qual é capaz de integrar mapeamento espacial e visão em 3D através de técnicas de computação visual para mover-se com liberdade e autonomia pelo ambiente. Além disso, a interação com o robô é dada através de métodos convencionais, como teclados remotos, mas também por técnicas alternativas, como reconhecimento e síntese de fala, o que promove uma experiência mais natural ao usuário..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) .

Integrantes: Cassio Trindade Batista - Integrante / Szabó-Resch Miklós Zsolt - Coordenador.
2012 - 2013
Novas Técnicas de Reconhecimento Automático de Fala para Interação via Telefonia e Voz Sobre IP.
Descrição: Este projeto visa empregar os recursos já construídos na Universidade Federal do Pará (UFPA) no desenvolvimento de soluções para telefonia usando o software Asterisk e reconhecimento automático de voz em Português Brasileiro. Esse tipo de iniciativa é de fundamental importância, na medida em que a tecnologia desenvolvida dentro da UFPA tem a possibilidade de ser testada no meio industrial e transformada em benefícios para a sociedade. Em paralelo, novas técnicas no campo de telefonia e voz sobre IP serão estudadas, visando melhorar cada vez mais o desempenho do sistema..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Cassio Trindade Batista - Integrante / Nelson Cruz Sampaio Neto - Coordenador / Aldebaro Klautau - Integrante / Pedro dos Santos Batista - Integrante / Rafael dos Santos Oliveira - Integrante / Thiago Barros Coelho - Integrante / Gleidson Iago Souza de Sousa - Integrante.
Financiador(es): Comunix Tecnologia e Soluções Corporativas LTDA - Bolsa.
2012 - 2012
Desenvolvimento de Aplicativos para Acessibilidade com Interface Aural
Descrição: Este projeto foca o desenvolvimento e a disponibilização de aplicações de tecnologias da fala. Dessa forma, sua execução está organizada em duas fases. A primeira fase consiste em disponibilizar à comunidade científica e a não-especialistas na área de voz, uma gama de documentação e exemplos práticos usando reconhecimento e síntese de voz em português brasileiro, os quais possibilitem a troca mútua de informação entre a comunidade científica, além do desenvolvimento eficaz de sistemas com interface aural. Já a segunda etapa trata da construção de dois aplicativos código-livre: SpeechOO e CorujaNavigator. O SpeechOO é um plug-in para adicionar reconhecimento de voz (ditado) ao aplicativo BrOffice.org Writer..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Cassio Trindade Batista - Integrante / Nelson Cruz Sampaio Neto - Integrante / Aldebaro Klautau - Coordenador.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.


Projetos de extensão


2015 - 2016
Aumentando a Acessibilidade em Ambiente de EAD: Uma Proposta de Interação por Voz para a Plataforma Moodle
Descrição: Apesar da reconhecida importância, as atividades em processamento de voz no Brasil, tanto na academia quanto na indústria (em especial na indústria de software), ainda não alcançam a dimensão necessária para que as mesmas tragam benefícios significativos a sociedade. A síntese e o reconhecimento de voz são importantes tecnologias assistivas que podem melhorar substancialmente a qualidade de vida de pessoas com necessidades especiais. No entanto, há poucas ações nesse sentido. A ideia deste projeto é que qualquer pessoa, em especial aquela com deficiência motora, possa interagir naturalmente com a ferramenta de aprendizagem colaborativa Moodle, substituindo o mouse e o teclado por um microfone. Em outras palavras, o controle dar-se-ia inteiramente através da voz do usuário. Para isso, um programa código-livre chamado Simon será preparado para controlar o ambiente Moodle via reconhecimento automático de voz em Português Brasileiro..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Cassio Trindade Batista - Integrante / Nelson Cruz Sampaio Neto - Coordenador.
Financiador(es): Universidade Federal do Pará - Bolsa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Engenharia da Computação.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2017
Hackaday Prize, Hackaday.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
Miranda, Fábio ; Batista, Cassio ; Silva, Artur ; Morais, Jefferson ; Neto, Nelson ; Ramos, Rommel . Improving Metagenomic Assemblies Through Data Partitioning: A GC Content Approach. Lecture Notes in Computer Science. 1ed.: Springer International Publishing, 2018, v. , p. 415-425.

2.
Teixeira, Diego Bento A. ; Batista, Cassio T. ; Cardoso, Afonso Jorge F. ; de S. Araújo, Josivaldo . A Genetic Algorithm Approach for Static Routing and Wavelength Assignment in All-Optical WDM Networks. In: Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP). (Org.). Lecture Notes in Computer Science. 1ed.Cham, Switzerland: Springer International Publishing, 2017, v. , p. 421-432.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
Batista, Cassio; TEIXEIRA, DIEGO ; COELHO, THIAGO ; ARAÚJO, JOSIVALDO . Static-Traffic Routing and Wavelength Assignment in Transparent WDM Networks Using Genetic Algorithm. In: the 10th Latin America Networking Conference, 2018, São Paulo. Proceedings of the 10th Latin America Networking Conference on ZZZ - LANC '18. New York, NY, USA: ACM, 2018. v. 1. p. 56-63.

2.
Batista, Cassio; DIAS, ANA LARISSA ; SAMPAIO NETO, NELSON . Baseline Acoustic Models for Brazilian Portuguese Using Kaldi Tools. In: IberSPEECH 2018, 2018, Barcelona. IberSPEECH 2018. ISCA: ISCA, 2018. p. 77-81.

3.
Teixeira, D. B. A. ; BATISTA, C. T. ; Cardoso, A. J. F. ; Araújo, J. de S. . A Genetic Algorithm Approach for Routing and Wavelength Assignment in All-Optical WDM Networks. In: 18th EPIA Conference on Artificial Intelligence, 2017, Porto, Portugal. Progress in Artificial Intelligence. Heidelberg, Germany: Springer, 2017. v. 10423. p. 421-432.

4.
Batista, Cassio T.; CAMPOS, ERICK M. ; NETO, NELSON C. SAMPAIO . A Proposal of a Universal Remote Control System Based on Head Movements. In: the XVI Brazilian Symposium, 2017, Joinville. Proceedings of the XVI Brazilian Symposium on Human Factors in Computing Systems - IHC 2017. New York, NY, USA.: ACM, 2017. p. 1.

5.
BATISTA, C.; COELHO, T. B. ; HAICK, B. G. ; SAMPAIO NETO, N. C. ; KLAUTAU, A. . Desenvolvimento e Comparação De Reconhecedores De Fala Embarcados e Distribuídos Para Android. In: XXXI Simpósio Brasileiro de Telecomunicações, 2013, Fortaleza. SBrT 2013, 2013.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
CAMPOS, E. M. ; FREITAS, A. A. ; CUNHA, R. F. ; BATISTA, C. T. ; MEIGUINS, B. S. ; SAMPAIO NETO, N. C. . A Non-conventional Interaction on Computational Systems Based on Mouth Puffing. In: XVII Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais, 2018, Belém, Pará. Anais Estendidos do XVII Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC). Porto Alegre, RS: Sociedade Brasileira de Computação, 2018.

2.
BATISTA, C. T.; COELHO, T. B. ; HAICK, B. G. ; SAMPAIO NETO, N. C. ; KLAUTAU, A. . LaPS CSR: A Free Distributed Cloud Speech Recognition System. In: International Scientific Conference for Young Engineers, 2014, Cluj-Napoca, Romania. XIX FMTU - Fiatal Műszakiak Tudományos Ülésszaka, 2014. p. 421-424.

Apresentações de Trabalho
1.
Teixeira, D. B. A. ; BATISTA, C. T. ; Cardoso, A. J. F. ; Araújo, J. de S. . A Genetic Algorithm Approach for Static Routing and Wavelength Assignment in All-Optical WDM Networks. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
BATISTA, C. T.; CAMPOS, E. M. ; SAMPAIO NETO, N. C. . A Proposal of a Universal Remote Control System Based on Head Movements. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
BATISTA, C.; COELHO, T. B. ; HAICK, B. G. ; SAMPAIO NETO, N. C. ; KLAUTAU, A. . LaPS CSR: A Free Distributed Cloud Speech Recognition Systen. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SALES JR, C. de S. de; SANTOS FILHO, R. C. dos; Araújo, J. de S.; BATISTA, C. T.. Participação em banca de Gabriel Nunes Crispino.Paralelização de Algoritimo Genético com Operador Não Convencional. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Pará.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Semana do Instituto de Tecnologia (SITEC).Introdução à Beaglebone Black. 2015. (Oficina).

2.
Tudományos Diákköri Konferencián.Teki Project: Speech and Android Control. 2014. (Seminário).

3.
XIX. Fiatal Műszakiak Tudományos Ülésszaka. LaPS CSR: A Free Distributed Cloud Speech Recognition System. 2014. (Congresso).

4.
XXXI Simpósio Brasileiro de Telecomunicações (SBrT).Desenvolvimento e Comparação de Reconhecedores de Fala Embarcados e Distribuídos para Android. 2013. (Simpósio).

5.
XXIII Seminário de Iniciação Científica da UFPA.SpeechOO: Uma Extensão para Ditado no Libreoffice. 2012. (Seminário).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Erick Modesto Campos. Uma Proposta de Acionador Externo de Baixo Custo Baseado em Sopro. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia de Computação) - Universidade Federal do Pará, Universidade Federal do Pará. Orientador: Cassio Trindade Batista.

2.
Thiago Barros Coelho. Avaliação de Uso de Algoritmo Genético para Roteamento e Alocação de Comprimento de Onda em Redes Ópticas WDM. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia da Computação) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Cassio Trindade Batista.



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de extensão



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 24/01/2019 às 9:54:48