Evandro Cruz Silva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6805031855287376
  • Última atualização do currículo em 07/08/2018


Mestre em Sociologia pela Universidade Federal de São Carlos. Atualmente doutorando em Ciencias Sociais pela Universidade Estadual de Campinas e pesquisador do Namargem - Núcleo de Pesquisas Urbanas (CEM/CEBRAP). Trabalha a área de Ciências Urbanas, mais especificamente nos temas de etnografia, moralidades e gestão do conflito urbano. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Evandro Cruz Silva
Nome em citações bibliográficas
SILVA, E. C.


Formação acadêmica/titulação


2017
Doutorado em andamento em Ciências Sociais.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Quem morre? Uma etnografia da disputa e construção do homicídio como problema público no estado de São Paulo,
Orientador: Taniele Rui.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Etnografia Urbana; Homicídio; Problemas Públicos; São Paulo.
2015
Mestrado em andamento em Sociologia.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil. Orientador: Gabriel de Santis Feltran.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2011 - 2014
Graduação em Ciências Sociais.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Título: Construir o Bem, Evitar o Mal: Uma etnografia da batalha espiritual entre membros da Congregação Cristã no Brasil.
Orientador: Gabriel de Santis Feltran.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
2007 - 2009
Ensino Médio (2º grau).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
KOSMOS Summer School. (Carga horária: 60h).
Humboldt-Universität Zu Berlin, HUB, Alemanha.
2016 - 2016
Introdução ao Geoprocessamento com o programa TerraView Política Social. (Carga horária: 20h).
Centro Brasileiro de Análise e Planejamento, CEBRAP, Brasil.
2016 - 2016
Why We Post: the Anthropology of Social Media. (Carga horária: 15h).
University Colege London, UCL, Inglaterra.


Atuação Profissional



Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Programa de Medidas Sócio-Educativas, PMSE, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2016
Vínculo: Voluntário., Enquadramento Funcional: Voluntário, Carga horária: 10


Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Cientifica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsista de Iniciação Científica da FAPESP com o projeto: ""Não cair em tentação" um estudo etnográfico sobre evangélicos tradicionais em contexto de favela ", sob a orientação do Prof. Dr. Gabriel de Santis Feltran


Centro Brasileiro de Análise e Planejamento, CEBRAP, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20
Outras informações
Atividades de Participação em Projeto, Centro de Estudos da Metrópole, . Projetos de pesquisa NaMargem - Núcleo de pesquisas urbanas



Projetos de pesquisa


2015 - Atual
O valor do certo Uma etnografia urbana da circulação e da moral entre adolescentes periféricos
Descrição: Este projeto se inscreve no debate sobre moral e circulação urbanas, a partir do cotidiano de adolescentes periféricos. Atenta-se mais especificamente para as diferentes formas de construção de valores materiais e morais nesses modos de vida. O projeto parte de uma etnografia já em andamento, com trabalho de campo em unidade de medidas socioeducativas de uma cidade de porte médio, no interior de São Paulo. Pretende-se descrever e analisar como os valores materiais e morais são agenciados mutuamente, a partir das trajetórias de adolescentes periféricos, que derivam pela cidade nas dobras do legal e do ilegal. Vislumbra-se por essas trajetórias, concebidas em certas representações públicas como fonte de perigo e violência, sua produtividade em formas sociais de controle e ordenamento da vida urbana. O projeto aposta ainda que o valor conferido aos objetos de desejo desses adolescentes, todos do sexo masculino, como roupas e tênis de marca, armas, carros, motos ou mulheres pode ser produtivo para compreender a produção dessas moralidades. Os objetivos específicos são: i) investigar como os adolescentes valoram seus objetos, a partir de um continuum de referência que tem o trabalho digno (ainda que ilegal) em um polo, a ?vida errada? em outro; a exploração injusta em um limite, o usufruto orgiástico em outro; o ?correr pelo certo? de um lado, o ?fechar com o errado? de outro; enfim, modos de valorar a vida que vão do sagrado ao profano, a depender dos eventos, sujeitos ou situações em questão. ii) Interpretar como essas formas de valoração moral e material interferem na circulação dos adolescentes em suas trajetórias urbanas. Iii) Investigar as interfaces entre modos periféricos de valoração da vida urbana e sua produtividade na construção externa das formas de controle e ordenamento social..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2013 - 2014
"Não Cair em Tentação" Uma etnografia da Congregação Cristã no Brasil
Descrição: O objetivo do trabalho é verificar como se dá a construção de um tipo específico de corpo evangélico em um contexto de favela, construído através do combate as tentações, que vão desde vícios, a festas, bailes, bares, até o envolvimento em práticas criminosas. Mais especificamente, pretende-se analisar as maneiras como essas formas de sociabilidade recorrentes no contexto de favela aparecem nos discursos proferidos por membros da Congregação Cristã no Brasil e quais são as técnicas, corporais e espirituais, utilizadas para evitar que os fiéis caiam em tentação..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Evandro Cruz Silva - Coordenador.
2012 - Atual
As Margens da Cidade - grupo urbanos marginais, política e violência em três territórios do estado de São Paulo
Descrição: Este projeto se propõe a pesquisar circuitos sociais de grupos urbanos considerados marginais na cidade contemporânea, como jovens de periferia, moradores de rua, usuários de drogas, traficantes, criminosos e prostitutas. Rompendo com o senso comum e as abordagens que costumam figurá-los como excluídos da vida social, pretende-se verificar que relações esses sujeitos marginais estabelecem entre si e com outras instâncias sociais e políticas mais amplas, como a família, o mercado de trabalho, as igrejas, as políticas sociais, o mundo do crime e o Estado. Os objetivos específicos do projeto são: i) etnografar os mecanismos de gestão interna dessas populações (códigos de conduta, hierarquia internas, sociabilidades etc.); ii) etnografar as relações desses sujeitos marginais com as esferas da família, do trabalho, políticas sociais, religião, polícia, mundo do crime etc.; iii) comparar esses circuitos marginais em três territórios urbanos distintos do estado de São Paulo: o distrito de Sapopemba, na periferia leste da capital; uma cidade média (São Carlos); e uma pequena cidade do interior paulista (chamada aqui de Cruzes)...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Evandro Cruz Silva - Coordenador / Gabriel Feltran - Integrante / Deborah Fromm - Integrante / Ana Flavia Stella - Integrante / André de Pieri - Integrante / José Douglas da Silva - Integrante / Roselene Breda - Integrante / Luana Motta - Integrante / Gregório Zambon - Integrante / Janaina Maldonado - Integrante / Evelyn Postigo - Integrante / Mateus Carracho Nunes - Integrante / Mariana Martinez - Integrante / William Alvarez - Integrante.


Projetos de extensão


2015 - Atual
Arte e cultura nas ?Medidas?: desvelando e refletindo sobre ?as identidades? da adolescência em conflito com a lei.
Descrição: Programa de extensão entre o núcleo de pesquisas Namargem e o Programa de Medidas Socioeducativas do Salesianos..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Evandro Cruz Silva - Integrante / Gabriel Feltran - Coordenador / Janaina Maldonado - Integrante / Carla Silva - Integrante / Guilherme Aguilieri da Silva - Integrante / Marina Sanches Silvestrini - Integrante.


Revisor de periódico


2015 - Atual
Periódico: Áskesis - Revista dos Discentes do Programa de Pós Graduação em Sociologia


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia Urbana.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SILVA, E. C.2016SILVA, E. C.. Cadeias Dominadas: figurações e simetrias entre Fundação Casa e ambiente prisional. Áskesis - Revista dos Discentes do Programa de Pós Graduação em Sociologia da UFSCar, v. 5, p. 168-175, 2016.

Apresentações de Trabalho
1.
SILVA, E. C.. The cars, the city and the deaths. On the relationship between police homicides and illegal vehicle market in São Paulo. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
SILVA, E. C.. Molecada no Corre: sobre conflitos geracionais e o comércio de drogas no Primeiro Comando da Capital. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
SILVA, E. C.. Aqui todo mundo é negro! A construção da pauta do genocídio negro no Brasil.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
SILVA, E. C.. ?Molecada no Corre? notas etnográficas sobre moral e dinheiro na relação entre jovens inseridos no mercado de drogas de uma periferia paulista. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
SILVA, E. C.. 'Molecada no Corre' Uma etnografia sobre juventude, periferia e comércio de drogas ilícitas.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
SILVA, E. C.. O Valor do Certo. Notas Iniciais de uma etnografia urbana da moral e da circulação. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
SILVA, E. C.. trabalho O valor do certo. Notas iniciais de uma etnografia urbana da moral e da circulação - Seminário dos Alunos do PPGAS, realizado no Museu Nacional (UFRJ - Rio de Janeiro), no dia 10 de setembro de 2015.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
SILVA, E. C.. Notas etnográficas da religião como discurso moral transversal. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

9.
SILVA, E. C.. A defesa de Deus: notas etnográficas sobre a guerra espiritual na perspectiva da Congregação Cristã no Brasil.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
SILVA, E. C.. Entre Cuidados: uma etnografia da gestão de adolescentes na intersecção entre discurso religioso e formas estatais. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
SILVA, E. C.. 'Entre irmãos' notas etnográficas sobre a conversão de ex-bandidos a Congregação Cristã no Brasil. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

12.
SILVA, E. C.. ?Orando daqui por vocês?. Exemplo e ressignificação nas dinâmicas de uma igreja do pentecostalismo tradicional em um contexto de favela.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

13.
SILVA, E. C.. Entre Irmãos: notas etnográficas sobre a conversão de ex-bandidos a Congregação Cristã no Brasil. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Outras produções bibliográficas
1.
FELTRAN, Gabriel ; SILVA, E. C. . Sobre sexo, dinheiro e rua: Pesquisas sobre a relação entre o crime e a cidade (no prelo). São Carlos: Revista Florestan, 2016 (Dossiê para a Revista Florestan da Graduação em Ciências Sociais da UFSCAR).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
SILVA, E. C.. Parecer de artigo (003) enviado à Áskesis - Revista dos Discentes do Programa de Pós-Graduação da UFSCar.. 2016.

2.
SILVA, E. C.. Parecer de artigo (01) enviado à Áskesis - Revista dos Discentes do Programa de Pós-Graduação da UFSCar.. 2015.

3.
SILVA, E. C.. Parecer de artigo (002) enviado à Áskesis - Revista dos Discentes do Programa de Pós-Graduação da UFSCar.. 2015.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SILVA, E. C.. NEXO Podcast 38 - Como o rap brasileiro virou o 'Jornal Nacional' da periferia. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
FELTRAN, Gabriel ; ROY, Damien ; SILVA, E. C. . Etnografias Urbanas: Epistemologia, Experiência e Exercício.. 2015. .

2.
SILVA, E. C.. Produção Acadêmica em Ciências Sociais - LAPA. 2015. .



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Governança em grandes metrópoles: Paris, Londres, Cidade do Mexico, Milão e São Paulo. 2016. (Seminário).

2.
Gênero, interseccionalidades: desafios teórico-metodológicos no processo de pesquisa. 2013. (Outra).

3.
IV Seminário do Programa de Pós Graduação em Sociologia da Ufscar. 2013. (Seminário).

4.
Seminário interno "As margens da cidade".."Entre irmãos" notas etnográficas sobre a conversão de ex-bandidos a Congregação Cristã no Brasil. 2013. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SILVA, E. C.. Organização do GT Sociabilidades Urbanas: simbolos, fluxos e territórios - XIV Semana de Ciências Sociais da UFSCAR. 2016. (Congresso).

2.
SILVA, E. C.. I Seminário Adolescências e Juventudes: direitos, conflitos e potencialidades. 2015. (Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/10/2018 às 15:13:57