Diego Matos Pinto

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0707766259671397
  • Última atualização do currículo em 10/06/2018


Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Matemática pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2011) e Mestrado em Ensino de Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2016). Atualmente, é professor do ensino básico, técnico e tecnológico do Colégio Pedro II, atuando no Ensino Fundamental e no Ensino Médio da Educação Básica, e doutorando em Ensino e História da Matemática e da Física, na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Ensino de Matemática, atuando principalmente na linha de pesquisa sobre Formação de Professores. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Diego Matos Pinto
Nome em citações bibliográficas
MATOS, Diego;MATOS, DIEGO;PINTO, Diego

Endereço


Endereço Profissional
Colégio Pedro II.
Rua João Afonso, 56
Humaitá
22261040 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (021) 25362828


Formação acadêmica/titulação


2017
Doutorado em andamento em Ensino e História da Matemática e da Física.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Culturas Matemáticas Escolares e Acadêmicas: Processos de Disputa e Colonização,
Orientador: Victor Augusto Giraldo.
Coorientador: Wellerson Quintaneiro da Silva.
2014 - 2016
Mestrado em Ensino de Matemática.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: A Cultura Matemática Mobilizada por Licenciandos no Contexto de uma Disciplina de Análise Real,Ano de Obtenção: 2016.
Orientador: Victor Augusto Giraldo.
Coorientador: Wellerson Quintaneiro da Silva.
2011 - 2011
Graduação em Bacharelado em Matemática.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: Códigos Lineares Corretores de Erros.
Orientador: Hernando Bedoya Rodriguez.
2007 - 2011
Graduação em Licenciatura em Matemática.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: O Ensino de Funções Através das Demonstrações.
Orientador: Carmen Especotti da Silva.




Atuação Profissional



Colégio Pedro II, CP II, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnoló, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 16
Outras informações
Lecionou as seguintes disciplinas: Cálculo II (Curso: Estatística) Cálculo Diferencial e Integral I (Curso: Engenharia)

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 35
Outras informações
Lecionou as seguintes disciplinas: Equações Diferenciais Ordinárias - EDO (Curso: Matemática) Análise Vetorial (Curso: Engenharia) Cálculo I (Curso: Estatística) Álgebra Linear III (Curso: Engenharia)

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 21
Outras informações
Lecionou as seguintes disciplinas: Equações Diferenciais Ordinárias - EDO (Curso: Matemática) Cálculo Diferencial e Integral III (Curso: Engenharia) Álgebra Linear II (Curso: Estatística)



Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Laboratório de Práticas Matemáticas para o Ensino

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Victor Augusto Giraldo em 25/03/2018.
Descrição: Este projeto, vinculado ao PEMAT/UFRJ, tem foco na pesquisa em formação e desenvolvimento profissional de professores que ensinam matemática. O termo práticas matemáticas para o ensino traduz a especificidade dos saberes envolvidos nas práticas de ensino de matemática na educação básica; e o termo laboratório refere-se à articulação das pesquisas com ações formativas com professores. A perspectiva teórico-metodológica do grupo estrutura-se em 4 eixos: a escola como lugar de produção de conhecimento em oposição à concepção da escola com a função de adaptar e difundir o conhecimento; a especificidade dos conhecimentos para o ensino de matemática na educação básica, entendido como uma atividade profissional, com saberes e práticas próprios; a problematização das formas de interação entre os atores, especialmente a centralidade do professor nos processos de troca de saberes; as dimensões cognitiva, epistêmica, social e cultural da produção de conhecimento matemático.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (4) .

Integrantes: Diego Matos Pinto - Integrante / Victor Augusto Giraldo - Coordenador / Wellerson Quintaneiro - Integrante / Carolina Moura Brasil - Integrante / Bruna Moustapha - Integrante / Ulisses Dias - Integrante / Cleber Dias da Costa Neto - Integrante / Letícia Guimarães Rangel - Integrante / Mário Keniichi G. Moura - Integrante / Fabio Menezes da Silva - Integrante / Francisco Roberto Pinto Mattos - Integrante / Ana Teresa de Carvalho Correa de Oliveira - Integrante / Cydara Cavedon Ripoll - Integrante / Lucas Melo - Integrante / Fellipe Gomes Coelho - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino de Matemática.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de Professores.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MATOS, DIEGO2017 MATOS, DIEGO; Giraldo, Victor ; QUINTANEIRO, Wellerson . A Cultura Matemática Mobilizada por Licenciandos no Contexto de uma Disciplina de Análise Real. BOLETIM GEPEM (ONLINE), v. 70, p. 26-42, 2017.

2.
Giraldo, Victor2017 Giraldo, Victor ; SILVA, F. M. ; MATOS, Diego ; MELO, L. ; MANO, V. ; QUINTANEIRO, Wellerson ; RANGEL, Letícia Guimarães ; DIAS, Ulisses ; COSTA NETO, Cleber Dias ; MOUSTAPHA, Bruna ; ARAUJO, J. ; CAVALCANTE, A. . Shared Teaching Practices: Integrating Experiential Knowledge into Pre-Service Mathematics Teachers Education. REVISTA INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (RIPEM), v. 7, p. 4-23, 2017.

3.
Giraldo, Victor2016 Giraldo, Victor ; SILVA, F. M. ; QUINTANEIRO, Wellerson ; BRASIL, Carolina ; MATOS, Diego ; MOUSTAPHA, Bruna ; DIAS, Ulisses ; COSTA NETO, Cleber Dias ; RANGEL, Letícia Guimarães ; MOURA, M. K. G. . Práticas docentes compartilhadas: reconhecendo o espaço da escola na licenciatura em matemática. Educação Matemática em Revista-RS, v. 21, p. 52-60, 2016.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
MATOS, Diego; ROCHA, N. C. S. . Língua Portuguesa e Matemática, juntas em sala. CIÊNCIA HOJE, Rio de Janeiro, 23 maio 2018.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MATOS, Diego; Giraldo, Victor ; QUINTANEIRO, Wellerson . A construção de identidade cultural no contexto de uma disciplina de análise real da licenciatura em matemática. In: VI Seminário Nacional de Histórias e Investigações de/em Aulas de Matemática, 2017, Campinas. Anais do VI SHIAM. Campinas: CEMPEM, 2017.

2.
MATOS, Diego. A Articulação entre Intuição e Rigor na Formação do Professor: um Estudo sobre as Implicações da Cultura Matemática Constituída em um Curso de Análise Real da Licenciatura. In: XII Encontro Nacional de Educação Matemática, 2016, São Paulo. Anais (Comunicações Científicas), 2016.

3.
MATOS, Diego; Giraldo, Victor ; QUINTANEIRO, Wellerson . A Cultura Matemática Mobilizada por Licenciandos no Contexto de uma Disciplina de Análise Real. In: VIII Seminário de Pesquisa em Educação Matemática, 2016, Rio de Janeiro. Anais do VIII Seminário de Pesquisa em Educação Matemática, 2016. v. 1. p. 292-304.

4.
Giraldo, Victor ; RANGEL, Letícia Guimarães ; QUINTANEIRO, Wellerson ; MATOS, Diego . Matemática Elementar e Investigação de Conceito: Estabelecendo Relações. In: IV Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2015, Pirenópolis. Anais do IV Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. Brasília: SBEM, 2015. p. 1-13.

5.
Giraldo, Victor ; SILVA, F. M. ; QUINTANEIRO, Wellerson ; BRASIL, Carolina ; MATOS, Diego ; MOUSTAPHA, Bruna ; DIAS, Ulisses ; COSTA NETO, Cleber Dias ; RANGEL, Letícia Guimarães ; MOURA, M. K. G. . Práticas docentes compartilhadas: integrando a escola na formação inicial de professores de matemática. In: I Conferência do Espaço Matemático em Língua Portuguesa, 2015, Coimbra. Atas da I Conferência do Espaço Matemático em Língua Portuguesa, 2015. v. 1. p. 1.

Apresentações de Trabalho
1.
MATOS, Diego; Giraldo, Victor ; QUINTANEIRO, Wellerson . A Construção de Identidade Cultural no Contexto de uma Disciplina de Análise Real da Licenciatura em Matemática. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
Giraldo, Victor ; SILVA, F. M. ; MATOS, Diego ; COSTA NETO, Cleber Dias ; RANGEL, Letícia Guimarães . Práticas Docentes Compartilhadas: Integrando Saberes da Prática na Formação Inicial de Professores de Matemática. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
MATOS, Diego; Giraldo, Victor ; QUINTANEIRO, Wellerson . A Cultura Matemática Mobilizada por Licenciandos no Contexto de uma Disciplina de Análise Real. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
MATOS, Diego. A Articulação entre Intuição e Rigor na Formação do Professor: um Estudo sobre as Implicações da Cultura Matemática Constituída em um Curso de Análise Real da Licenciatura. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
MATOS, Diego; Giraldo, Victor ; QUINTANEIRO, Wellerson . A Cultura Matemática Mobilizada por Licenciandos no Contexto de uma Disciplina de Análise Real. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
RANGEL, L. G. ; Giraldo, Victor ; QUINTANEIRO, Wellerson ; MATOS, Diego . Matemática elementar e investigação de conceito: estabelecendo relações. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VII Encontro de Educação Matemática do Estado do Rio de Janeiro. 2018. (Encontro).

2.
V Seminário da Licenciatura em Matemática. 2018. (Seminário).

3.
II Workshop dos Programas de Pós-Graduação em Ensino do Estado do Rio de Janeiro.A Cultura Matemática Mobilizada por Licenciandos no Contexto de uma Disciplina de Análise Real. 2017. (Outra).

4.
VI Fórum Nacional das Licenciaturas em Matemática. Práticas Docentes Compartilhadas: Integrando Saberes da Prática na Formação Inicial de Professores de Matemática. 2017. (Congresso).

5.
VI Seminário Nacional de Histórias e Investigações de/em Aulas de Matemática.A Construção de Identidade Cultural no Contexto de uma Disciplina de Análise Real da Licenciatura em Matemática. 2017. (Seminário).

6.
VIII Seminário de Pesquisa em Educação Matemática.A Cultura Matemática Mobilizada por Licenciandos no Contexto de uma Disciplina de Análise Real. 2016. (Seminário).

7.
XII Encontro Nacional de Educação Matemática.A Articulação entre Intuição e Rigor na Formação do Professor de Matemática: um Estudo sobre as Implicações da Cultura Matemática Constituída em um Curso de Análise Real da Licenciatura. 2016. (Encontro).

8.
IV Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática.Matemática Elementar e Investigação de Conceito: Estabelecendo Relações. 2015. (Seminário).

9.
IX Semana do IME/UERJ. 2010. (Outra).



Outras informações relevantes


Aprovações em concursos públicos para a carreira de magistério: 
1) Colégio Pedro II, conforme publicação no Diário Oficial da União no dia 23 de Setembro de 2013 para o provimento de cargo efetivo na Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico.
2) Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro (4ª CRE), conforme publicação no Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro no dia 04 de Fevereiro de 2015 para provimento no cargo efetivo de Professor I Matemática.

Durante a graduação, atuou como monitor nas disciplinas de Cálculo I, Cálculo II e Análise Vetorial.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/02/2019 às 23:38:55