André Noro dos Santos

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7197415559968321
  • Última atualização do currículo em 12/11/2018


Doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2017). Mestrado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2013). Possui graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda - Universidade da Amazônia (2009). Atualmente é Pesquisador do Centro de Estudos Orientais (PUC-SP). Tem experiência na área de Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: produção audiovisual, roteiro, edição de vídeo, rádio, cultura japonesa e as linguagens de animê, mangá. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
André Noro dos Santos
Nome em citações bibliográficas
NORO, André;NORO, A;SANTOS, André Noro;NORO SANTOS, A


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2017
Doutorado em Comunicação e Semiótica.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: A cultura otaku no Brasil:da obsessão à criação de um Japão imaginado., Ano de obtenção: 2017.
Orientador: Christine Greiner.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
2012 - 2013
Mestrado em Comunicação e Semiótica.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: A relação homem-máquina na cultura japonesa: A hibridação entre o corpo tecnológico e humano através da animação Neon Genesis Evangelion,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Christine Greiner.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Animação japonesa; Homem-máquina; corpo hídrido; pós humano.
2005 - 2009
Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda.
Universidade da Amazônia, UNAMA, Brasil.




Formação Complementar


2016 - 2016
Oficina de Roteiro. (Carga horária: 60h).
SENAC SP, SENAC, Brasil.
2014 - 2014
Curso Intensivo de Cinema nas férias- 160hs. (Carga horária: 160h).
Academia Internacional de Cinema, AIC, Brasil.
2013 - 2013
After Effects - 40 hs. (Carga horária: 40h).
DRC - São Paulo, DRC, Brasil.
2011 - 2011
Final Cut Studio - 100 hs. (Carga horária: 100h).
OZI Escola de Audiovisual de Brasília, OZI, Brasil.
2009 - 2009
Edição de Vídeo não-linear (168 hs). (Carga horária: 168h).
OZI Escola de Audiovisual de Brasília, OZI, Brasil.
2009 - 2009
FLASH. (Carga horária: 9h).
Microlins, MICROLINS, Brasil.
2008 - 2008
Photoshop 7.0. (Carga horária: 20h).
BIT Company, BIT COMPANY, Brasil.
2008 - 2008
Corel Draw 11. (Carga horária: 30h).
BIT Company, BIT COMPANY, Brasil.
2008 - 2008
InDesign CS2. (Carga horária: 16h).
BIT Company, BIT COMPANY, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: Professor Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador, Carga horária: 4
Outras informações
Auxiliou, como Professor Colaborador, na disciplina Educomunicação Sócio Ambiental, no Curso de Licenciatura em Educomunicação, na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), com participação nas Aulas Teóricas, capacitação dos alunos nas linguagens do Audiovisual, Rádio, Cinema e Roteiro e orientação na produção de Projetos acadêmicos.

Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: Professor Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador, Carga horária: 4
Outras informações
Ministrou Oficina de Vídeo, utilizando o Software Adobe Premiere CS6, com atendimento e orientação aos Roteiros dos Projetos de Videos dos alunos, para apresentação como trabalho de conclusão da disciplina Educomunicação Sócio Ambiental - ECA/USP.

Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: ProfessorColaborador, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador, Carga horária: 4
Outras informações
Ministrou aula de Introdução ao Audiovisual e Cinema, para os alunos da disciplina de Educomunicação Sócio Ambiental, do Curso de Licenciatura em Educomunicação, da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP).

Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: Professor Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador, Carga horária: 3, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Auxiliou na Disciplina Educomunicação Sócio Ambiental, no Curso de Licenciatura em Educomunicação, na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/SP), sob a regência da Profa. Dra. Carmen Lúcia Melges Elias Gattás, entre os meses de março a julho de 2018, com a participação nas aulas teóricas em sala de aula, e na capacitação dos alunos nas linguagens do audiovisual, rádio, cinema e roteiro, onde produziu e orientou a produção dos Projetos dos alunos, com carga horária de 65 horas.

Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: Professor Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador, Carga horária: 2, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Ministrou Oficina de Edição de Vídeo, utilizando o Software Adobe Premiere CS6, e que durante a Oficina, Atendeu e Orientou os Roteiros dos Projetos de Video dos Alunos, no Laboratório do Educom, na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), entre os meses de Maio a Julho de 2018, totalizando 30 horas. Sob a Regência da Profa. Dra. Carmen Lúcia Melges Elias Gattás

Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: Professor Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador, Carga horária: 1, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Ministrou Aula de Introdução ao Audiovisual e Cinema, para os alunos da disciplina de Educomunicação Socioambiental, do Curso de Licenciatura em Educomunicação, na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), no dia 16 de Maio de 2018, sob a regência da Profa. Dra. Carmen Lúcia Melges Elias Gattás.

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Estágio Acadêmico, Enquadramento Funcional: Estagiário Acadêmico, Carga horária: 20
Outras informações
Estágio Acadêmico na disciplina Educomunicação Socioambiental, sob a supervisão da Professora Dra. Carmem Lucia Gattás, da Escola de Comunicação e Artes - ECA-Sp, para cumprir um dos compromissos da bolsa integral de Doutorado - CAPES/PROSUP.

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Estágio Acadêmico, Enquadramento Funcional: Estagiário Acadêmico, Carga horária: 20
Outras informações
Ministrou aula de Introdução ao Cinema, para os alunos da disciplina de Educomunicação Sócio Ambiental, do Curso de Licenciatura em Educomunicação, na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), sob a regência da Profa. Dra. Carmen Lúcia Melges Elias Gattás.

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Estágio Acadêmico, Enquadramento Funcional: Estagiário Acadêmico, Carga horária: 25
Outras informações
Estagio acadêmico na disciplina Educomunicação Socioambiental , sob a supervisão da Professora Dra. Sueli Angelo Furlan e da Dra. Carmem Lucia Gattás, da Escola de Comunicação e Artes - ECA - da USP - SP, para cumprir um dos compromissos da bolsa integral de Doutorado - CAPES/PROSUP.


Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio Acadêmico, Carga horária: 25
Outras informações
Estagio acadêmico na disciplina " Artes do Corpo Indisciplinaridade", sob a supervisão da Professora Dra. Christine Greiner, do Curso de Comunicação das Artes do Corpo - PUC-SP, para cumprir um dos compromissos da bolsa integral de Mestrado - CAPES/PROSUP.


Secretaria Municipal de Educação - Prefeitura de São Paulo, SME, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: Formação de Educadores, Enquadramento Funcional: Formação de Educadores Indígenas Guaranis, Carga horária: 4, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Participou do Curso de Formação de Educadores Indígenas, pela Prefeitura de São Paulo (SME), na Aldeia Jaraguá, onde Ministrou Oficina de Produção de Rádio e Roteiro para Rádio, durante os meses de Junho a Julho de 2018, com a carga horária de 20 horas, sob a supervisão da Profa. Dra. Carmen Lúcia Melges Elias Gattás e Carlos Alberto Mendes de Lima.

Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: Repórter e Editor de Vídeo, Enquadramento Funcional: Repórter da Imprensa Jovem da Pref. de SP, Carga horária: 6, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Participou como Repórter e Tradutor junto a Imprensa Jovem Guarani, no Evento 25º Bienal dos Livros de São Paulo, em 04/08/2018. Sob a Supervisão de Carmen Lúcia Melges Elias Gattás e Carlos Alberto Mendes de Lima.

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Estágio Acadêmico, Enquadramento Funcional: Estagiário Acadêmico, Carga horária: 20
Outras informações
Estágio Acadêmico no Curso de Formação de Educadores Indígenas Guaranis, nas aldeias Jaraguá, Tenondé e Krukutu, tendo ministrado aulas sobre Linguagem ÁudioVisual, Roteiro e Stop Motion, sob a supervisão da Professora Dra. Carmem Gattás.


Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Estágio acadêmico, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20
Outras informações
Participação no Projeto de Extensão A INTERFACE UNIVERSIDADE/ESCOLA COMO PROMOTORA DA EDUCAÇÃO SEXUAL NO ENSINO DE JOVENS E ADULTOS: Preparação de Folder para divulgação do Projeto e Eventos Científicos; Organização e Catalogação dos Trabalhos Científicos e fotografias e filmagens dos eventos.


Secretaria de Cultura do Estado do Pará, SECULT, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Estágio acadêmico, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20
Outras informações
Estágio academico na SECULT- Atuação em visitas mediadas no Museu de Artes Sacras de Belém; atualização e manutenção dos arquivos de informações de clientes; Auxílio na comunicação interna da empresa; Atualização dos arquivos de imagens de materiais editados pela empresa. Bolsista CIEE.


Fundação Nacional do Índio, FUNAI, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Apoio Administrativo/Assessoria Comunicação, Carga horária: 40



Projetos de pesquisa


2014 - Atual
O Impacto dos Novos Orientalismos na Cultura Contemporânea -- cartografias fictícias do corpo e seus contextos biopolíticos
Descrição: Este projeto é uma continuação da pesquisa anterior que gerou a tese de livre-docência "Leituras do Corpo no Japão e suas diásporas cognitivas". Nesta segunda fase da pesquisa, pretendo aprofundar e ampliar o tema do ultimo capítulo, propondo uma redefinição do termo orientalismo, a partir da análise de experiências corporais que reinventaram o corpo japonês no Ocidente, gerando novas subjetividades. A hipótese principal é que algumas dessas experiências não se apropriaram do Oriente, especialmente do Japão, de maneira autoritária e colonialista (Said 1978, Ahmad 1991) mas, ao invés disso, estimularam redes de criação, redefinindo e pluralizando o termo ?orientalismo?. A pesquisa resultará em um novo livro e, durante o processo, os resultados parciais serão apresentados em seminários e ensaios, tendo em vista ampliar os debates para um circuito de interlocutores locais e internacionais, composto por pesquisadores acadêmicos, cineastas, fotografos, curadores e artistas....
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SANTOS, S. N.2013SANTOS, S. N. ; NORO, André . O uso de filmes como recurso pedagógico no ensino de neurofarmacologia. INTERFACE (BOTUCATU. IMPRESSO), v. 17, p. 705-714, 2013.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
SANTOS, André Noro. A Relação homem-máquina na cultura japonesa: A hibridação entre o corpo tecnológico e humano através da animação Neon Genesis Evangelion. 1. ed. Curitiba: Editora CRV, 2014. v. 1. 96p .

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
NORO, André. The Otaku Culture in Brazil: The Brazilian Manga, the Impact in the Medias and the Cultural Miscegenation Processes. In: The Asian Conference on Arts & Humanities, 2016, Kobe-Japão. The International Academic Forum - IAFOR - ACAH/LibrASIA 2016. Kobe-japan: The International Academic Forum, 2016. p. 29-39.

2.
NORO, André. A cultura pop japonesa no Brasil: O impacto nas mídias, os processos de mestiçagem cultural e a constituição de novas singularidades.. In: XIV CONGRESSO INTERNACIONAL IBERCOM- 29 de março a 02 de Abril., 2015, São Paulo. Anais do XIV CONGRESSO INTERNACIONAL IBERCOM, 2015.

3.
NORO, André. O mangá brasileiro: impacto nas mídias e os processos de mestiçagem cultural.Trabalho apresentado no XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - 04 a 07 de setembro, 2015, Rio de janeiro. In: XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2015, Rio de janeiro. Anais da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação e XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação., 2015.

4.
NORO, André. O anime e a cultura robótica japonesa: dos karakuri ningyo à robótica moderna no Japão.. In: XIII INTERCOM NORTE - 01 a 03 de maio, 2014, Belém. Anais do XIII Congresso de Ciencias da Comunicação na Região Norte _ INTERCOM NORTE, 2014.

Apresentações de Trabalho
1.
NORO, André. The Otaku Culture in Brazil: The brazilian manga, the impact in medias and the cultural miscegenation process. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
NORO, André. A cultura pop japonesa no Brasil: O impacto nas mídias, os processos de mestiçagem cultural e a constituição das novas singularidades. Trabalho apresentado no XIV CONGRESSO INTERNACIONAL IBERCOM. 29 de março a 02 de Abril de 2015, São Paulo.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
NORO, André. O mangá brasileiro: impacto nas mídias e os processos de mestiçagem cultural.Trabalho apresentado no XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - 04 a 07 de setembro, 2015, Rio de janeiro. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
NORO, André. O anime e a cultura robótica japonesa: dos karakuri ningyo à robótica moderna no Japão. Trabalho apresentado no XIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Norte - Belém-Pa - 01 a 03 de maio 2014 - INTERCOM-Norte. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
KURIYAMA, S. ; SOUZA, M. ; SAITO, C. N. I. ; BORGES, P. ; NORO, A . What Truly Matters. Acesso disponivel em: http://fairbank.fas.harvard.edu/call-participation2013-reischauer-lectures-kuriyama. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
SOUZA, M. ; NORO, André ; BORGES, P. . Vídeo Human Conection - Acesso em http://www.youtube.com/watch?v=SowmKpf5I3s. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Demais tipos de produção técnica
1.
Daneil Morozettit ; Paula Potes ; NORO, André ; BRETANHA, S. ; CAPELLA, Monalisa. . Filme de Curta metragem: REALIDADE. Participação na Produção e Roteiro. Apresentação na Mostra competitiva do 4o. Festival Internacional de Cinema de Macaé - Rio de Janeiro. 2014. (Filme Curta metragem).

2.
NORO, André. Workshop 'The Geography of Gindeng and the Alchemy of Needs' ministrado pelo Dr. Shigehisa Kuriyama - Filmagem e edição de Palestra Científica -. 2012. (Filmagem e edição de Palestra Científica).

3.
NORO, André. Palestra The Mystery of Presence and the Birth of The Moderm Western Body - Ministrada pelo Dr. Shigehisa Kuriyama - Filmagem e edição de Palestra Científica -. 2012. (Filmagem e edição de Palestra Científica).

4.
NORO, André. Encontro aberto com Dr. Kuniichi Uno. Pré Lançamento do Livro ' A gênese de um corpo desconhecido ' - Filmagem e edição de palestra Científica -. 2012. (Filmagem e edição de Palestra Científica).

5.
NORO, André. Conversa aberta com Dr. Kuniichi Uno - Filmagem e edição de Palestra Científica. 2012. (Filmagem e edição de Palestra Científica).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
The Seventh Asian Conference on Arts and Humanities - Acah April 7-10, 2016. The Otaku Culture in Brazil: The brazilian manga, the impact in medias and the cultural miscegenation process. 2016. (Congresso).

2.
Colóquio em Comemoração aos 10 anos do Grupo de Pesquisa Comunicação e Cultura: Barroco e Mestiçagen - Pelo Programa de Comunicação e Semiótica - PUC SP..Colóquio em Comemoração aos 10 anos do Grupo de Pesquisa Comunicação e Cultura: Barroco e Mestiçagen. 2015. (Seminário).

3.
XIV Congresso Ibero-Americano de Comunicação - IBERCOM - 29 de março a 02 de Abril.. A cultura pop japonesa no Brasil: O impacto nas mídias, os processos de mestiçagem cultural e a constituição das novas singularidades.. 2015. (Congresso).

4.
XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - INTERCOM - Rio de Janeiro, RJ - 4 a 7 de setembro de 2015. O mangá brasileiro: impacto nas mídias e os processos de mestiçagem cultural. 2015. (Congresso).

5.
Mostra Competitiva do IV Festival Internacional de Cinema de Macaé, Rio de Janeiro. Filme Curta metragem: REALIDADE. 2014. (Exposição).

6.
Seminário Nacional sobre Estratégias Metodológicas de Comunicação e Pesquisa : Human Conection Project - 2a. edição - 2014. UNISO-Universidade de Sorocaba.. 2014. (Seminário).

7.
XIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Norte -INTERCOM-Norte - realizado de 01 a 03 de maio de 2014.. O anime e a cultura robótica japonesa: dos karakuri ningyo à robótica moderna no Japão.. 2014. (Congresso).

8.
Encontro Nacional sobre estratégias metodológicas de Comunicação em pesquisa: Human Conection Project - 1a. edição.Projeto Human Conection - Centro de Estudos Orientais - PUC SP http://www.youtube.com/watch?v=SowmKpf5I3s. 2013. (Encontro).

9.
SEMINÁRIO DE REDES SOCIAIS E SUBJETIVIDADE - COMUNICAÇÃO E SEMIÓTICA PUC-SP/CEO.O Universo Otaku e Hikikomori, novas formas de comunicação no Japão Contemporâneo. 2012. (Seminário).

10.
Seminário Redes Sociais e Subjetividade: O Universo Otaku e Hikikomori. 2012. (Simpósio).

11.
The Mystery of presence and the Birth of Modern Western Body. Ministrado pelo Dr. Shigehisa Kuriyama. 2012. (Seminário).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/12/2018 às 20:49:36