Diogo Matos da Silva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9839208582520788
  • Última atualização do currículo em 26/04/2016


Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Ouro Preto. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Diogo Matos da Silva
Nome em citações bibliográficas
SILVA, D. M.


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2016
Graduação em Computação.
Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
Título: XANTHOBIGA: um sistema de informação para análise comparativa de genes e vias metabólicas em genomas de bactérias da família Xanthomonadaceae.
Orientador: Joubert de Castro Lima.




Formação Complementar


2012 - 2013
Extensão universitária em Engenharia Informática e de Computadores. (Carga horária: 300h).
Universidade Técnica de Lisboa, UTL, Portugal.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Aluno, Enquadramento Funcional: Aluno de Iniciação Cientifica, Carga horária: 20



Projetos de pesquisa


2014 - 2016
XANTHOBIGA
Descrição: XANTHOBIGA é um sistema de informação para a organização e apresentação de informações para análise comparativa de genes e vias metabólicas em genomas no âmbito da biologia molecular. O sistema XANTHOBIGA funciona a partir dos dados disponíveis na plataforma KEGG. O XANTHOBIGA foi criado para sanar a carência de ferramentas para comparação de vias metabólicas feita de forma intuitiva..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Diogo Matos da Silva - Coordenador / Leandro Marcio Moreira - Integrante.
2013 - 2014
CollA: Uma plataforma colaborativa para programadores de computador e tomadores de decisão
Descrição: A plataforma de software denominada Collaborative Anlysis (CollA) tem como objetivo permitir que artefatos de analise de dados possam ser compartilhadas por diversos especialistas em diversos ambientes. Os principais artefatos da plataforma CollA sao: fontes de dados, nós de processamento (incluindo processador, memoria principal e secundária), componentes de software, experimentos ou apenas resultados dos experimentos.Nossa hipótese é que ao compartilhar artefatos permitimos que especialistas possam colaborar cada vez mais no processo decisório, tornando-o menos custoso, mais ágil e mais robusto..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Diogo Matos da Silva - Integrante / Joubert de Castro Lima - Coordenador.
2011 - 2012
CollA
Descrição: Infelizmente muito pouca pesquisa foi feita no sentido de tornar o processo de análise de dados mais colaborativo, já que o volume de dados e o número de abordagens para analisá-los tende a crescer. Partimos da hipótese de que serviços como chats, edição colaborativa, entre outros, tornam qualquer processo mais colaborativo, incluindo o processo de análise de grandes volumes de dados. De uma forma geral, existem inúmeras abordagens sendo disponibilizadas, algumas reunidas em ambientes de código aberto como o Weka, e um número crescente de fontes de dados disponíveis para serem copiadas e analisadas individualmente por tais abordagens ou ambientes, mas até o momento quase nenhum esforço foi feito no sentido de compartilhar mais do que simplesmente fontes de dados entre especialistas. Ainda não usufruímos efetivamente do fato de estarmos cada vez mais imersos na rede, o que torna a colaboração, antes considerada quase impossível, uma realidade que deve ser cada vez mais explorada. Neste projeto de pesquisa provemos um conjunto de métodos, técnicas e ferramentas computacionais para a análise colaborativa de grandes volumes de dados. Como resultado, propomos o desenvolvimento de uma plataforma de software denominada Collaborative Analysis (CollA). A plataforma CollA permiti que não somente fontes de dados sejam compartilhadas, mas também que componentes de software, experimentos, resultados de experimentos e nós de processamento (incluindo memória principal, secundária e processadores) possam ser usados de forma colaborativa por diferentes especialistas em diferentes ambientes criados na plataforma..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Diogo Matos da Silva - Integrante / Joubert de Castro Lima - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica


Inovação



Projetos de pesquisa



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/11/2018 às 6:30:33