Lucas Uchôa Rodrigues

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8983278287618687
  • Última atualização do currículo em 14/03/2015


Aluno de graduação em Ciência da Computação do Instituto de Ciências Exatas e Biológicas(ICEB) da Universidade Federal de Ouro Preto/ MG desde 2009. Atuando na área de Otimização Combinatória e Metaheurísticas (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Lucas Uchôa Rodrigues
Nome em citações bibliográficas
RODRIGUES, L. U.


Formação acadêmica/titulação


2009
Graduação em andamento em Ciência da Computação.
Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
Título: ALGORITMOS PARA O PROBLEMA DE SEQUENCIAMENTO EM MÁQUINAS PARALELAS NÃO RELACIONADAS COM TEMPOS DE PREPARAÇÃO DEPENDENTES DA SEQUÊNCIA.
Orientador: Haroldo Gambini Santos.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais.
2005 - 2007
Ensino Médio (2º grau).
Colégio Joseense.




Atuação Profissional



Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluno de Iniciação Cientifica, Carga horária: 20


Fundação Gorceix, FG, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Programador, Carga horária: 20
Outras informações
Bolsista/Estagiário no projeto "PETROBRAS SGDA" do DEMAM/Fundação Gorceix



Projetos de pesquisa


2012 - Atual
ALGORITMOS PARA O PROBLEMA DE SEQUENCIAMENTO EM MÁQUINAS PARALELAS NÃO RELACIONADAS COM TEMPOS DE PREPARAÇÃO DEPENDENTES DA SEQUÊNCIA
Descrição: O projeto trata do desenvolvimento de um programa que consiste em definir uma sequência de tarefas que devem ser alocadas em máquinas paralelas de forma que o tempo máximo de conclusão do processo seja o menor possível. O problema é conhecido como O problema do sequenciamento em máquinas paralelas não-relacionadas com tempos de preparação dependentes da sequência , que se caracteriza por ter um conjunto de N tarefas e um conjunto de M máquinas, sendo que cada tarefa deve ser executada uma única vez, cada tarefa tem um tempo de processamento dependente da máquina que será aloca, existe também um tempo de preparo entre as tarefas e é considerado o tempo de preparação da primeira tarefa. A utilização dessa ferramenta gera soluções com menor tempo de conclusão do que as geradas manualmente. A grande concorrência existente no âmbito industrial faz com que cada vez mais as indústrias necessitem dessas ferramentas para auxiliar em tomadas de decisões. Com o auxílio dessas ferramentas os processos produtivos se tornam mais eficientes, facilitando a gestão industrial. Métodos computacionais que procuram resolver problemas de sequenciamento em máquinas são de grande importância para indústrias..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Lucas Uchôa Rodrigues - Integrante / Haroldo Gambine Santos - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Outros.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
RODRIGUES, L. U.; Santos, Haroldo G. ; TOFFOLO, T. A. M. ; SILVA, C. L. F. E. . Local search techniques applied to the Unrelated Parallel Machine Scheduling Problem with Sequence Dependent Setup Time. In: MISTA, 2013, Ghent. Proceedings of the 6th Multidisciplinary International Conference on Scheduling: Theory and Applications, 2013. p. 458-471.

2.
RODRIGUES, L. U.; Santos, Haroldo G. ; TOFFOLO, T. A. M. . Simulated Annealing e Iterated Local Search Adaptativos Aplicado ao Problema do Sequenciamento de Máquinas Paralelas Não Relacionadas Com Tempo De Preparação Dependendo da Sequencia. In: XLV SBPO - Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional, 2013, Natal. XLV SBPO - Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional, 2013.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/12/2018 às 6:41:34