Mariana Arruda Simoni

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5643202218182842
  • Última atualização do currículo em 26/10/2018


Mestre em Design pela Universidade Anhembi Morumbi (2014). Graduada em Design de Moda pela Universidade Anhembi Morumbi (2011). Membro e Pesquisadora do CNPq (Centro Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) no Grupo de Pesquisa Design, arte e moda: conexões contemporâneas. Possui experiência docente, como estagiária, ministrando aulas para a disciplina Fundamentos do Design, do curso Negócios da Moda da Universidade Anhembi Morumbi. Investiga assuntos relacionados ao campo do design, arte, moda e corpo. Tem experiência na área de moda, como estagiária de estilista e de criação. Escreve uma coluna de moda para o jornal Gazeta de Cosmópolis deste 2009. Responsável pelo blog www.pencefundamental.wordpress.com Vegetariana, considera-se uma cidadã do mundo, ama pesquisar, visitar museus de arte contemporânea, estudar e agregar assuntos diferentes e irreverentes. Torcedora fanática do Esporte Clube Santo André e colaboradora do blog www.asmilcamisas.com.br (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Mariana Arruda Simoni
Nome em citações bibliográficas
SIMONI, M. A.


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2014
Mestrado em Design.
Universidade Anhembi Morumbi, UAM, Brasil.
Título: O REDESIGN DO CORPO: ASPECTOS PROJETUAIS EM INTERVENÇÕES CORPORAIS,Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: Cristiane Ferreira Mesquita.
Coorientador: Beatriz Helena Fonseca Ferreira Pires; Agda Carvalho.
Palavras-chave: intervenções corporais; projeto; aspectos projetuais.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: artes.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: corpo.
2016
Graduação em andamento em Pedagogia.
Universidade Paulista, UNIP, Brasil.
2008 - 2011
Graduação em Design de moda.
Universidade Anhembi Morumbi, UAM, Brasil.
Título: Ahora y siempre.
Orientador: Eloize Navalon.




Formação Complementar


2015 - 2015
Teoria da arte feminista e estudos de gênero. (Carga horária: 10h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2008 - 2008
?Modelagem ? Aprofundamento?. (Carga horária: 120h).
EMEP Milton Frungilo Cosmópolis, SENAI, Brasil.
2007 - 2007
Corte e Costura ? Aprofundamento. (Carga horária: 120h).
EMEP Milton Frungilo Cosmópolis, SENAI, Brasil.
2007 - 2007
?Risco, Corte e Costura e Modelagem Industrial". (Carga horária: 120h).
EMEP Milton Frungilo Cosmópolis, SENAI, Brasil.
2005 - 2005
Power Point, Word, Excel. (Carga horária: 100h).
Treinasoft, TREINASOFT, Brasil.


Atuação Profissional



COLÉGIO CAMINHAR, CAMINHAR, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2018
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


LUIGI BELMONTE, LB, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: designer de moda/ estilista/ pesquisadora de, Carga horária: 10
Outras informações
tendência, de concorrentes, desenvolvimento de conceito criativo, conceito imagético, pesquisa de público-alvo, pesquisa de aviamentos, estampas, desenvolvimento de coleção infantil feminina e masculina 02-12 anos. Produção de moda para ensaio fotográfico, criação da imagem da marca, logo e criação de conteúdo em redes sociais para divulgação/posicionamento da marca no mercado de trabalho.


Universidade Anhembi Morumbi, UAM, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


FUTEBOL ROMPENDO FRONTEIRAS, FRF, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:



Projetos de pesquisa


2014 - Atual
Design, arte e moda: conexões contemporâneas
Descrição: Grupo de pesquisa Linhas de pesquisa: Design de Moda e Arte Contemporânea Design e conspiração: perspectivas em ziguezague entre Arte e Filosofia O cuidado de si: conexões entre Design, processos de subjetivação e Arte contemporânea Poéticas e processos de criação: conexões entre Design, Arte contemporânea e Literatura.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (7) / Doutorado: (5) .
Integrantes: Mariana Arruda Simoni - Integrante / Cristiane Ferreira Mesquita - Coordenador / Ana Paula de Campos - Integrante / Rosane Preciosa - Integrante / Marion Velasco Rolim - Integrante / Anna Lucia da Silva Araújo Vörös - Integrante / Helena de Barros Soares - Integrante / Juliana Bertolini - Integrante / Pritama Morgado Brussolo - Integrante / Thais Graciotti Pontes - Integrante.


Projetos de ensino


2017 - 2018
Imersão no ambiente educativo
Descrição: - Estágio em Educação Infantil no Colégio Caminhar: 2017- Orientação e Práticas em Projetos na Infância: observação do contexto escolar e sua dinâmica; prática docente (postura, conduta e rotina); Participação em atividades escolares; Regência de aula; Associação entre teoria e práticas dos conteúdos estudados- 100 horas: 50h no Infantil II e 50h no Infantil III. - Estágio em Educação Fundamental no Colégio Caminhar: 2017- Orientação e Práticas em Projetos de Ensino Fundamental: observação do contexto escolar/dinâmica; prática docente (postura, conduta e rotina do professor); Participação em atividades escolares: oficinas de arte, laboratórios de informática, produção cultural e educação física; Regência de aula; Associação entre teoria e práticas. 100 horas no 3º Ano do Fundamental. -Estágio em Gestão Educacional no Colégio Caminhar: 2018- Supervisão Escolar e Orientação Educacional: pesquisa/análise de práticas administrativas de gestão da escola realizadas pelo supervisor escolar e orientador educacional, acompanhando situações pedagógicas e normativas pela Lei e Diretrizes e Bases da Educação Nacional. 40 horas. -Estágio em Práticas de Gestão em Ambientes Escolares e Não Escolares: 2018- Pesquisa desenvolvida por meio vivência de atividades extracurriculares dentro do espaço escolar (oficinas, encontros, eventos, grupos de estudo) e fora dele (Instituto, ONG, Hospital, etc)..
Situação: Concluído;
É um projeto em cooperação com: Instituição de Ensino.
Em relação a temática: Ação inclusiva, Aprendizagem por projetos, Integração social(escola, familia, comunidade), Ensino e aprendizagem, Projeto de Intervenção.
Natureza: Ensino.
Objetivos e metas: Desenvolver, por meio da vivência, um olhar reflexivo voltado às práticas educacionais desenvolvidas por educadores, diretores, coordenadores e gestão escolar na busca de formação diferenciada, que respeita as singularidades de cada indivíduo e que facilita e media a transmissão de conhecimento, objetivando formar cidadãos humanos, críticos e sábios..
Alunos envolvidos: Ensino fundamental: (55) .
Integrantes: Mariana Arruda Simoni - Coordenador.


Outros Projetos


2010 - 2010
?NADA MAIS QUE A VERDADE?
Descrição: Criação de um Game Físico Interativo (ARG), onde o figurino confeccionado colabora para credibilidade desta nova realidade. A temática do ARG se desenvolveu em torno das Memórias Culturais e Sociais de São Paulo, com foco na influência dos meios de comunicação na formação da memória coletiva, até chegarmos ao objeto de estudo: a divulgação de algumas lendas urbanas (bebê diabo, loira do banheiro e a gangue do palhaço) por meio do Jornal Notícias Populares (NP) e a maneira em que ele transformava e fomentava as lendas urbanas. Além do figurino desenvolvido, o ARG contou com a participação do cineasta José Mojica Marins no personagem de Zé do Caixão..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (12) / Mestrado acadêmico: (3) .
Integrantes: Mariana Arruda Simoni - Coordenador / Thaís Storino - Integrante / Luma Benaglia - Integrante / Carolina Testoni - Integrante / Barbara Watanabe de Oliveira - Integrante / Eric Akira Sobrinho Homebata - Integrante / Gabriel Rentero - Integrante / Leonardo Fureche - Integrante / Lucas Toniolo do Amaral - Integrante / Murilo Machado Ariedo - Integrante / Robson Yamada - Integrante / Vinicius Salles - Integrante / Eloize Navalon - Integrante / Alexandre Machado - Integrante / Gilson Domingues - Integrante.
2010 - 2010
(IM)PERMANÊNCIA PERMANENTE
Descrição: Este trabalho é baseado na obra da autora Priscila Arantes que em seu livro @rte e Mídia: perspectivas da estética digital, tratando das produções artísticas contemporâneas que se inter-relacionam com a mídia, compreendendo o corpo como suporte da arte, aliado à tecnologia como extensão do corpo. Esse encontro entre a arte e a mídia serviu de referência para o desenvolvimento de uma coleção de moda, que buscou entendimento da relação entre o corpo e a tecnologia através da dança como objeto de estudo, sendo um o suporte do outro nas manifestações artísticas contemporâneas..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Mariana Arruda Simoni - Coordenador / Thaís Storino - Integrante / Igor Dadona - Integrante / Leoni Costa - Integrante / Nátalia Tiano - Integrante / Regina Golden Barbosa - Integrante.
2009 - 2009
?COISAS QUE NEM TODO MUNDO VÊ?
Descrição: O presente trabalho foca a não percepção da sociedade brasileira atual para fatores que resgatam sua formação cultural. Para esta análise seguiu-se o pensamento do autor Darcy Ribeiro que chama de ?encontros e desencontros?, o choque entre as culturas matrizes. O tema do trabalho nasceu do ?Monumento à Capitania de Itanhaém?, que remete à interação das matrizes culturais, no momento da chegada dos portugueses ao país. É este marco que materializa o conceito de ?coisas que nem todo mundo vê?, já que passa despercebido pela maioria das pessoas, refletindo o valor não dado pelos brasileiros à própria história e cultura. Essa ?cegueira? serviu de referência para o desenvolvimento de uma coleção de moda, voltada para o público de deficientes visuais..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Mariana Arruda Simoni - Integrante / Geraldo Lima - Coordenador / Ana Luisa Palhuca - Integrante / Luma Benaglia - Integrante / Carolina Baracchini - Integrante / Luis Fernando Campanella Rocha - Integrante.
2009 - 2009
UNDERCRUMB
Descrição: Criação e desenvolvimento de um look completo e um ensaio fotográfico subsidiados por uma pesquisa teórica referencial com referência ao antagonismo entre vida e obra de Robert Crumb, artista que fez e faz parte da história da chamada ?escola underground? de uma arte que ainda hoje é marginalizada: os quadrinhos. Suas obras são consideradas polêmicas e instigantes, se equilibrando nos limites da genialidade e do grotesco. Genial, porque transita do erotismo a pornografia pura e simples, ao retratar suas próprias fixações e a sua tumultuada relação com as mulheres. E grotesco porque não raras vezes deixava seus leitores chocados com a naturalidade da discussão de certos temas ?tabus? como sexo e drogas. Porém, na vida pessoal Robert Crumb é introvertido, tímido e fechado..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Mariana Arruda Simoni - Coordenador / Cesar Marques - Integrante / Ana Luisa Palhuca - Integrante / Augusto Francisco Paulo - Integrante / Miriam Levinbook - Integrante.
2008 - 2008
?SER O QUE REALMENTE SE É?
Descrição: Criação de uma coleção de moda inverno 2009, subsidiada por uma pesquisa teórica referencial para discutir e identificar conceitos e características de movimentos de ruptura da década de 1980, abordando o tema AIDS e suas conseqüências sociais. O recorte selecionado é o filosofo francês Michel Foucault, personagem que faz parte da história da doença, e que mexeu com a sociedade pelo seu comportamento, pensamento e principalmente pela sua morte prematura, vítima da AIDS. Um filósofo que levou e ainda leva muitos jovens a verem o mundo e as relações interpessoais por outro ângulo através de sua vida, seu trabalho e suas obras..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Mariana Arruda Simoni - Coordenador / Cesar Marques - Integrante / Ana Luisa Palhuca - Integrante / Mario Queiroz - Integrante / Adriana Martinez - Integrante.
2008 - Atual
Futebol rompendo fronteiras
Descrição: Projeto que propõe vivenciar e registrar por meio de fotos e depoimentos as expressões culturais que o futebol alternativo proporciona ao redor do mundo. Para isso, viajamos em busca de estádios, jogos e times sul-americanos (Brasil, Argentina, Chile, Uruguai, Peru). Com o objetivo de resgatar memórias, opiniões e experiências de pessoas que vivenciam ou vivenciaram o futebol como expressão cultural que envolve tradições, este projeto pretende registrar esses episódios e memórias antes que elas desapareçam com o tempo e uma futura geração não saiba sequer da existência e importância do ?amor ao time de bairro?, por exemplo..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (1) .
Integrantes: Mariana Arruda Simoni - Coordenador / mauricio noznica penessor - Integrante / João Borghi - Integrante / Guilherme Miranda - Integrante / Gabriel Yoshio Fleming Uchida - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Designer de moda.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Docente em design.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Pesquisa em design.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Textos em jornais de notícias/revistas
1.
SIMONI, M. A.. Influência turca na moda brasileira. GAZETA DE COSMÓPOLIS, Cosmópolis, p. B10 - B10, 14 abr. 2013.

2.
SIMONI, M. A.. JEANS: qual o melhor modelo para seu corpo?. GAZETA DE COSMÓPOLIS, Cosmópolis, p. B10 - B10, 03 mar. 2013.

3.
SIMONI, M. A.. Dicas de roupa para o Baile do Hawaí. GAZETA DE COSMÓPOLIS, Cosmópolis, p. B10 - B10, 03 fev. 2013.

4.
SIMONI, M. A.. Monte um look fresco para trabalhar no verão. GAZETA DE COSMÓPOLIS, Cosmópolis, p. B8 - B8, 25 jan. 2013.

5.
SIMONI, M. A.. Aprenda a montar um look com as pantalonas. GAZETA DE COSMÓPOLIS, Cosmópolis, p. B8 - B8, 09 dez. 2012.

6.
SIMONI, M. A.. Aprenda técnicas de customização de roupa. GAZETA DE COSMÓPOLIS, Cosmópolis, p. B8 - B8, 30 nov. 2012.

7.
SIMONI, M. A.. Combinações para ajudar na fuga do cotidiano. GAZETA DE COSMÓPOLIS, Cosmópolis, p. B10 - B10, 28 out. 2012.

8.
SIMONI, M. A.. Blusa curtinha relembra tendências dos anos 1980. GAZETA DE COSMÓPOLIS, Cosmópolis, p. B8 - B8, 30 set. 2012.

9.
SIMONI, M. A.. Fique por dentro da moda mullet. GAZETA DE COSMÓPOLIS, Cosmópolis, p. B8 - B8, 02 set. 2012.

10.
SIMONI, M. A.. Mariana Arruda expõe criação na FAAP. GAZETA DE COSMÓPOLIS, Cosmópolis, p. B8 - B8, 18 ago. 2012.

11.
SIMONI, M. A.. Legging: saiba como combinar e usar no frio. GAZETA DE COSMÓPOLIS, Cosmópolis, p. B8 - B8, 01 jul. 2012.

12.
SIMONI, M. A.. Veja as tendências para a nova estação. GAZETA DE COSMÓPOLIS, Cosmópolis, p. B8 - B8, 25 fev. 2012.

13.
SIMONI, M. A.. Veja as tendências da moda para o verão 2012. GAZETA DE COSMÓPOLIS, Cosmópolis, p. B8 - B8, 15 jan. 2012.

14.
SIMONI, M. A.. Coletes e boleros de renda viram febre. GAZETA DE COSMÓPOLIS, Cosmópolis, p. B8 - B8, 18 dez. 2011.

15.
SIMONI, M. A.. Aprenda a usar a calça pantalona a seu favor. GAZETA DE COSMÓPOLIS, Cosmópolis, p. B8 - B8, 20 nov. 2011.

16.
SIMONI, M. A.. Palestra desmistificou o universo da moda. GAZETA DE COSMÓPOLIS, Cosmópolis, p. B8 - B8, 13 nov. 2011.

17.
SIMONI, M. A.. As listras são evidências desta nova temporada. GAZETA DE COSMÓPOLIS, Cosmópolis, p. B8 - B8, 30 out. 2011.

18.
SIMONI, M. A.. Em foco: saias longas. GAZETA DE COSMÓPOLIS, Cosmópolis, p. B8 - B8, 25 set. 2011.

19.
SIMONI, M. A.. Acessórios: como usá-los?. GAZETA DE COSMÓPOLIS, Cosmópolis, p. B8 - B8, 21 ago. 2011.

20.
SIMONI, M. A.. Lenços, echarpes e pashminas: a nova febre do inverno. GAZETA DE COSMÓPOLIS, Cosmópolis, p. B8 - B8, 17 jul. 2011.

21.
SIMONI, M. A.. As franjas são as novas apostas da temporada. GAZETA DE COSMÓPOLIS, Cosmópolis, p. B8 - B8, 26 jun. 2011.

22.
SIMONI, M. A.. Tendência: renda-se à renda. GAZETA DE COSMÓPOLIS, Cosmópolis, p. B8 - B8, 04 jun. 2011.

23.
SIMONI, M. A.. Radar de tendências: sapato Oxford. GAZETA DE COSMÓPOLIS, Cosmópolis, p. B8 - B8, 22 abr. 2011.

24.
SIMONI, M. A.. Forçando a barra: saias e vestidos longos. GAZETA DE COSMÓPOLIS, Cosmópolis, p. B8 - B8, 03 abr. 2011.

25.
SIMONI, M. A.. Tendência: estilo navy. GAZETA DE COSMÓPOLIS, Cosmópolis, p. B8 - B8, 27 fev. 2011.

26.
SIMONI, M. A.. Tendências: cintos. GAZETA DE COSMÓPOLIS, Cosmópolis, p. B8 - B8, 06 fev. 2011.

27.
SIMONI, M. A.. Ideias de trajes para o Baile do Hawaí. GAZETA DE COSMÓPOLIS, Cosmópolis, p. B8 - B8, 23 jan. 2011.

28.
SIMONI, M. A.. O outro lado da moda. GAZETA DE COSMÓPOLIS, Cosmópolis, p. B8 - B8, 31 out. 2010.

29.
SIMONI, M. A.. Fique por dentro das tendências do verão 2011. GAZETA DE COSMÓPOLIS, Cosmópolis, p. B8 - B8, 17 out. 2010.

30.
SIMONI, M. A.. mulheres de salto alto. GAZETA DE COSMÓPOLIS, Cosmópolis, p. B8 - B8, 01 out. 2010.

31.
SIMONI, M. A.. A tecnologia a favor da moda. GAZETA DE COSMÓPOLIS, Cosmópolis, p. B8 - B8, 19 set. 2010.

32.
SIMONI, M. A.. Estilo vintage- você sabe o que é?. GAZETA DE COSMÓPOLIS, Cosmópolis, p. B8 - B8, 22 ago. 2010.

33.
SIMONI, M. A.. Mulheres e o atraso na hora de se arrumar. GAZETA DE COSMÓPOLIS, Cosmópolis, p. B8 - B8, 01 ago. 2010.

34.
SIMONI, M. A.. Interessado em estudar moda? Conheça mais sobre o curso. GAZETA DE COSMÓPOLIS, Cosmópolis, p. B8 - B8, 18 jul. 2010.

35.
SIMONI, M. A.. Conheça as tendências do SPFW. GAZETA DE COSMÓPOLIS, Cosmópolis, p. B8 - B8, 04 jul. 2010.

36.
SIMONI, M. A.. BOTA: a moda dos seus pés. GAZETA DE COSMÓPOLIS, Cosmópolis, p. B8 - B8, 27 jun. 2010.

37.
SIMONI, M. A.. Veja a influência da Copa na Moda. GAZETA DE COSMÓPOLIS, Cosmópolis, p. B8 - B8, 20 jun. 2010.

38.
FATTORI, A. ; SIMONI, M. A. ; NOZNICA, Mauricio . Site imortaliza lado obscuro do futebol. DIÁRIO DO GRANDE ABC, SANTO ANDRÉ, 17 jun. 2010.

39.
SIMONI, M. A.. Jeans: qual o melhor modelo para seu corpo?. GAZETA DE COSMÓPOLIS, Cosmópolis, p. B8 - B8, 06 jun. 2010.

40.
SIMONI, M. A.. Dieta das roupas: dicas para disfarçar algumas regiões e destacar outras. GAZETA DE COSMÓPOLIS, Cosmópolis, p. B8 - B8, 23 maio 2010.

41.
SIMONI, M. A.. Casamento: com que roupa eu vou?. GAZETA DE COSMÓPOLIS, Cosmópolis, p. B8 - B8, 16 maio 2010.

42.
SIMONI, M. A.. Moda fitness: esteja na moda até dentro da academia. GAZETA DE COSMÓPOLIS, p. B8 - B8, 11 abr. 2010.

43.
SIMONI, M. A.. Meia-calça e legging: tendência de ontem, hoje e sempre!. GAZETA DE COSMÓPOLIS, p. B8 - B8, 28 mar. 2010.

44.
SIMONI, M. A.. O que vestir em dias de chuva. GAZETA DE COSMÓPOLIS, Cosmópolis, p. B8 - B8, 14 mar. 2010.

45.
SIMONI, M. A.. Bolsa, acessório indispensável!. GAZETA DE COSMÓPOLIS, Cosmópolis, p. B8 - B8, 28 fev. 2010.

Apresentações de Trabalho
1.
SIMONI, M. A.. AHORA Y SIEMPRE: pesquisas em design de moda, da concepção à materialização. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
SIMONI, M. A.; MESQUITA, Cristiane . O REDESIGN DO CORPO: aspectos projetuais em intervenções corporais de ORLAN. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
SIMONI, M. A.; MESQUITA, Cristiane . O ?REDESIGN? DO CORPO NO CONTEMPORÂNEO: aspectos projetuais em intervenções corporais. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
SIMONI, M. A.; MESQUITA, Cristiane . O CORPO COMO OBJETO DE DESIGN: PLANEJADO, CONSTRUÍDO E MODIFICADO. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
Gavin Grindon ; André Mesquita ; MESQUITA, Cristiane ; CAMPOS, Ana Paula de ; SIMONI, M. A. ; NOBRE, L. ; SPRICIGO, V. ; PESSANHA, Juliano. ; MIELI, Silvio ; PRECIOSA, R. ; BAMBOZZI, Lucas ; GIROTTO, Karlla ; LACAZ, Guto. ; PELBART, P ; REINERT, Leila . DCzz / design e conspiração: ziguezagues entre Arte e Filosofia. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
MESQUITA, Cristiane ; ARAUJO, J. ; SIMONI, M. A. . Transcrição de entrevista ocorrida no seminário ziguezague: desfiles incríveis, conversas transversais, oficinas transitivas (MAM/SP- jan 2011). 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
SIMONI, M. A.. Figurino Futurista para Feira da MWM Motores. 2011. (Desenvolvimento de figurino para campanha).

2.
SIMONI, M. A.. Criação de Novos Uniformes. 2011. (Criação de uniformes para empregados da agência RINO COM).


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
SIMONI, M. A.; ALFONSO, J. L. H. ; POLLINI, D. . Moda no Brasil: criadores contemporâneos e memória. 2012. Outra.

Outras produções artísticas/culturais
1.
SIMONI, M. A.; RONCOLETTA, Mariana Rachel. . ENSAIO FOTOGRÁFICO LUAR. 2012 (Publicação de uma peça na 6ª edição do livro +B Inspiração Brasil inverno 2014).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SIMONI, M. A.; LEÃO, Cristiano; RIBEIRO, Rafael; ACHTERBAHN, Felipe. Participação em banca de Camila Cordeiro Garoto e Mariana Pelliciare Rodrigues."A fragilidade de um Guerreiro". 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Moda) - Universidade Anhembi Morumbi.

2.
SIMONI, M. A.; LEÃO, Cristiano; RIBEIRO, Rafael; ACHTERBAHN, Felipe. Participação em banca de Adelaide Maria Rodrigues e Juliana Clein."A dinâmica do Medo". 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Moda) - Universidade Anhembi Morumbi.

3.
SIMONI, M. A.; RIBEIRO, Rafael; LEÃO, Cristiano; ACHTERBAHN, Felipe. Participação em banca de Ainara Vilela e Patrícia Morimoto."O fazer e o refazer dos laços". 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Moda) - Universidade Anhembi Morumbi.

4.
SIMONI, M. A.; RIBEIRO, Rafael; LEÃO, Cristiano; ACHTERBAHN, Felipe. Participação em banca de André Brito, Kamila Gusmão e Rafaela Machado."O grito: expressões sonoras". 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Moda) - Universidade Anhembi Morumbi.

5.
SIMONI, M. A.; LEÃO, Cristiano; RIBEIRO, Rafael; ACHTERBAHN, Felipe. Participação em banca de Giulia Novaes e Tícia Barros."Dinâmica". 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Moda) - Universidade Anhembi Morumbi.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CONVERSAS TRANSVERSAIS_ Juliano Pessanha / Vinicius Spricigo. 2016. (Seminário).

2.
CONVERSAS TRANSVERSAIS_ Ligia Nobre / Lucas Bambozzi. 2016. (Seminário).

3.
CONVERSAS TRANSVERSAIS_ Peter Pál Pelbart / Rosane Preciosa / Silvio Mieli. 2016. (Seminário).

4.
DCzz / design e conspiração: ziguezagues entre Arte e Filosofia OFICINA TRANSITIVA ?Caixa de truques e ferramentas? _ Karlla Girotto.OFICINA TRANSITIVA ?Caixa de truques e ferramentas? _ Karlla Girotto. 2016. (Oficina).

5.
OFICINA TRANSITIVA ?Imagens do Sentir? _ Leila Reinert.OFICINA TRANSITIVA ?Imagens do Sentir?. 2016. (Oficina).

6.
OFICINA TRANSITIVA ?Pop-up / cartões tridimensionais? _Guto Lacaz.OFICINA TRANSITIVA ?Pop-up / cartões tridimensionais?. 2016. (Oficina).

7.
ziguezague CONVERSAS TRANSVERSAIS.ziguezague DE ABERTURA_ Gavin Grindon (tradução simultânea) / André Mesquita. 2016. (Seminário).

8.
1- Encontros com Marina Abramović TERRA COMUNAL 11/03/2015. 2015. (Seminário).

9.
2- Encontro com Marina Abramović TERRA COMUNAL 26/03/2015. 2015. (Encontro).

10.
3- Encontros com Abramović 01/04/2015. 2015. (Encontro).

11.
4- Encontros com Abramovic 02/04/2015. 2015. (Encontro).

12.
Art Rocks. 2015. (Exposição).

13.
DER BERLINER SKULPTURENFUND. ?ENTARTETE KUNST? IM BOMBENSCHUTT UND ARCHÄOLOGIE DER MODERNE IN KÖLN. 2015. (Exposição).

14.
Design Column #9 - Conflicted. 2015. (Exposição).

15.
DRIES VAN NOTEN. INSPIRATIONS. 2015. (Exposição).

16.
Escher in Het Paleis. 2015. (Exposição).

17.
FASHION DEPARTMENT ROYAL ACADEMY OF FINE ARTS ANTWERP ? ARTESIS-PLANTIJN UNIVERSITY COLLEGE. 2015. (Exposição).

18.
INBOX Wout Vercammen: A well-considered idea of an exhibition in 3 parts. 2015. (Exposição).

19.
Jaap Timmermans and Joop Kalhorn - patrons and supporters. 2015. (Exposição).

20.
LODGERS #1 MER. Paper Kunsthalle. 2015. (Exposição).

21.
MUSEUM LUDWIG GOES POP. 2015. (Exposição).

22.
MUSEUM MAGRITTE. 2015. (Exposição).

23.
PANAMARENKO UNIVERSUM. 2015. (Exposição).

24.
Performance Corpo Ruindo de Paula Garcia MAI. 2015. (Outra).

25.
Performance DNA de DAN com Maikon K MAI. 2015. (Outra).

26.
Performance O Datilógrafo com Fernando Ribeiro MAI. 2015. (Outra).

27.
Performance O Jardim com Rubiane Maia MAI. 2015. (Outra).

28.
Performance O Vínculo com Maurício Ianês MAI. 2015. (Outra).

29.
Performance Transmutação da Carne de Ayrson Heraclito MAI. 2015. (Outra).

30.
Preenchendo o Espaço com Marco Paulo Rolla MAI. 2015. (Outra).

31.
Terra Comunal ? Marina Abramović + MAI. 2015. (Exposição).

32.
The Design Collection - From ceramics, furniture, glassware to De Stijl and Dutch Design. 2015. (Exposição).

33.
The Future of Fashion is Now. 2015. (Exposição).

34.
The Treachery of the Image. 2015. (Exposição).

35.
anybody can have an idea. 2014. (Exposição).

36.
Bauhaus-Archiv/Museum für Gestaltung in Berlin. 2014. (Exposição).

37.
Body Pressure Sculpture since the 1960s. 2014. (Exposição).

38.
BODY TRACES ALINA SZAPOCZNIKOW AT THE TEL AVIV MUSEUM OF ART. 2014. (Exposição).

39.
MIS David Bowie. 2014. (Exposição).

40.
O DESIGN DE CALÇAS FEMININAS: RIO DE JANEIRO E SÃO PAULO NO INICIO DO SÉCULO XX. 2014. (Outra).

41.
RAMONES Museum. 2014. (Exposição).

42.
READING ANDY WARHOL. 2014. (Exposição).

43.
The secret archive rosenthal. 2014. (Exposição).

44.
DI HUMANISTA. 2013. (Outra).

45.
El museu explora. Obres d?art a examen. 2013. (Outra).

46.
El roce de los cuerpos. Cine y vídeo sobre los 80 latinoamericanos. 2013. (Outra).

47.
Encontro em ziguezague com Jorge Menna Barreto. 2013. (Encontro).

48.
Explosió! El llegat de Jackson Pollock. 2013. (Outra).

49.
Instalação de Carlito Carvalhosa- MAC. 2013. (Outra).

50.
IV Encontro Interdisciplinar da Escola de Artes, Arquitetura, Design e Moda.Mestrado em Design: trajetos da pesquisa "O corpo em re-design". 2013. (Encontro).

51.
IX ENCONTRO CIENTÍFICO E DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA."O corpo em re-design: aspectos projetuais em intervenções corporais". 2013. (Encontro).

52.
Jean Paul Gaultier. Universo de la moda: de la calle a las estrellas. 2013. (Outra).

53.
MUDE ? Museu do Design e da Moda. 2013. (Outra).

54.
MUSEU TÈXTIL I D'INDUMENTÀRIA: El cos vestit. 2013. (Outra).

55.
o AGORA, o ANTES: uma síntese do acervo do MAC. 2013. (Outra).

56.
OBRA Fotografias de Mauro Restiffe. 2013. (Outra).

57.
O MAC ENCONTRA OS ARTISTAS- 2013. 2013. (Outra).

58.
UMPRUM2013. 2013. (Exposição).

59.
ziguezague: edição extraordinária conversa transversal com Karen Van Godsenhoven. 2013. (Encontro).

60.
?Na Pele ? Grupos que se identificam pela tatuagem?. 2012. (Encontro).

61.
APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM DESIGN. 2012. (Seminário).

62.
Bruno Munari: arte desenho desig. 2012. (Outra).

63.
CAMADAS DE TINTAS E DE CONHECIMENTO- Prof. Dr. Luciano de Abreu. 2012. (Seminário).

64.
Connecting Concepts ? Design Holandês e Processos de Criação. 2012. (Outra).

65.
DESIGN E MODA: uma proximidade crescente- Winnie Bastian. 2012. (Seminário).

66.
DESIGN WEEKEND "Bom... então vamos falar do que nos marca" com Ronald Kapa. 2012. (Encontro).

67.
Encontro com a Imprensa. 2012. (Encontro).

68.
Encontro em ziguezague "Arte-Joalheria: uma cartografia pessoal" por Ana Paula Campos. 2012. (Encontro).

69.
Encontro em ziguezague- conversa com as pesquisadoras Leila Reinert e Luisa Paraguai com o tema Design e Arte: configurações do sensível.. 2012. (Encontro).

70.
LYGIA CLARK: a retrospectiva. 2012. (Outra).

71.
Moda Documenta II. 2012. (Seminário).

72.
Moda no Brasil: criadores contemporâneos e memórias.FAAP- Moda no Brasil: criadores contemporâneos e memória. 2012. (Outra).

73.
O OBJETO NO ESPAÇO E OUTRAS ESTRATÉGIAS- Gerson de Oliveira. 2012. (Seminário).

74.
Palestra com Denise Pollini MODA NO BRASIL: CRIADORES CONTEMPORÂNEOS E MEMÓRIAS. 2012. (Outra).

75.
Palestra de José Hernandes Afonso sobre a exposição "MODA NO BRASIL". 2012. (Outra).

76.
Palestra de lançamento do livro ?O ECO E A TECNOCIÊNCIA NA ARTE DE JOSÉ WAGNER GARCIA?. 2012. (Seminário).

77.
PESQUISA E GRUPOS DE ESTUDOS: CORPO DOCENTE E DISCENTE. 2012. (Seminário).

78.
V Congresso da Industria da Comunicação: "Youtube como Plataforma de lançamento de novos talentos"de Rafinha Bastos. 2012. (Congresso).

79.
V Congresso da Industria e Comunicação: ?O que acontece quando a Criatividade e Tecnologia se encontram na Internet? de Sergio Valente. 2012. (Congresso).

80.
VII Encontro Científico e de Iniciação Científica da Universidade Anhembi Morumbi.O CORPO COMO OBJETO DE DESIGN: PLANEJADO, CONSTRUÍDO E MODIFICADO. 2012. (Encontro).

81.
?Moda & Arquitetura ? Um plano de viagem ao processo criativo? com Jun Nakao- Ciclo de palestras DOCOL. 2011. (Outra).

82.
Circuito Palestra SENAI ?Milton frungillo?.?O universo do designer de Moda: desde a concepção da idéia, o planejamento e a realização da coleção?.. 2011. (Encontro).

83.
Fashion Mob.Participação da 28ª edição da Casa de Criadores desfilando coleção de minha autoria.. 2010. (Outra).

84.
Revisitando Duchamp. 2010. (Outra).

85.
"Christian Lacroix- Trajes de Cena". 2009. (Outra).

86.
1º encontro de ESTILO, ELEGÂNCIA e EQUILIBRIO: Práticas e reflexões sobre o Universo da moda contemplando pessoas com deficiência visual.. 2009. (Encontro).

87.
Marie Rucki e Fabrice Paineau- Fontes de pesquisa:inspiração,influências e conseqüências. 2009. (Outra).

88.
Seminário de Estudos e Pesquisas em Moda com Mario Queiroz. 2008. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MESQUITA, Cristiane ; CAMPOS, Ana Paula de ; SIMONI, M. A. . DCzz / Design e Conspiração: ziguezagues entre Arte e Filosofia. 2016. (Outro).

2.
SIMONI, M. A.; XIMENES, M. A. . Seminário de Tendências de Moda e Cultura Verão 2010. 2010. (Outro).

3.
SIMONI, M. A.. Semana de Moda e Cultura do Shopping Iguatemi Campinas. 2010. (Outro).

4.
SIMONI, M. A.. E-MIDD: e-music, moda, interação, design.. 2009. (Exposição).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/01/2019 às 8:02:18