Mônica do Nascimento Pessoa

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  • Última atualização do currículo em 02/05/2018


Graduada em História pela Universidade Vale do Acaraú (2011) e Mestre em Patrimônio Cultural e Sociedade pela Universidade da Região de Joinville (2015). Atualmente é doutoranda no Curso de História do Tempo Presente na Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC), no Programa de Pós-Graduação em História (PPGH), vinculada a Linha de Pesquisa: Culturas Políticas e Sociabilidades. É pesquisadora associada do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (NEAB/SC). Integra o Observatório de Culturas Afro-Brasileiras de Santa Catarina, participando do Grupo de Estudos Culturas Negras e do Grupo de Estudos Críticos sobre Branquitude. Está filiada a Associação Nacional de Pesquisadores Negros (ABPN) . Tem experiência na área de História da África, atuando principalmente nos seguintes temas: Oralidade, Literatura, Patrimônio Cultural e memória Social. Atualmente coordena e é Bolsista CAPES no Programa de Mobilidade Acadêmica Abdias do Nascimento intitulado "Cooperação e Mobilidade: possibilidades para o sucesso acadêmico", integrando o Center for Latin American Studies (LATAM) na Universidade da Florida. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Mônica do Nascimento Pessoa
Nome em citações bibliográficas
PESSOA, M. N.

Endereço


Endereço Profissional
Núcleo de Estudos Afro-brasileiros, UDESC.
Avenida Madre Benvenuta - 2007
Santa Mônica
88036500 - Florianópolis, SC - Brasil
Telefone: (48) 36648531
URL da Homepage: http://www.faed.udesc.br/?id=6


Formação acadêmica/titulação


2015
Doutorado em andamento em História.
Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.
Título: Os Griôs músicos no Mali contemporâneo: A trajetória de Toumani Kouyaté,
Orientador: Claudia Mortari Malavota.
Coorientador: Alioune Sow.
Palavras-chave: Memória Social; Oralidade.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2013 - 2015
Mestrado em Patrimônio Cultural e Sociedade.
Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Brasil.
Título: "Não deixe que morra": O Marabaixo como elo entre Patrimônio, Memória e Educação,Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: Raquel ALS venera.
Palavras-chave: Patrimônio Cultural; Memória Social; Currículo; Cultura.
2011 - 2012
Especialização em História da África.
Faculdade Internacional de curitiba, FACINTER, Brasil.
Título: A História e o cotidiano das mulheres negras no Amapá.
2008 - 2011
Graduação em História.
Universidade Vale do Acaraú, UVA, Brasil.
Título: O perfil social da Mulher Negra em Macapá (2005-2010).
Orientador: Doval Tomaz de Brito.
1998 - 2002
Ensino Médio (2º grau).
Instituto de Educação do Estado do Amapá, IETA, Brasil.




Formação Complementar


2014 - 2015
Extensão universitária em História Oral e Educação.
Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Brasil.
2014 - 2014
Extensão universitária em Formação de Professores: Produção e difusão sobre. (Carga horária: 180h).
Núcleo de Estudos Afro-brasileiros, NEAB, Brasil.
2014 - 2014
VI Programa de Capacitação Museológica.
Fundação Catarinense de cultura, FCC, Brasil.
2014 - 2014
V Programa de Capacitação Museológica. (Carga horária: 16h).
Fundação Catarinense de cultura, FCC, Brasil.
2014 - 2014
Liderança e Inteligência Emocional.
HERO, HERO, Brasil.
2011 - 2012
Inglês. (Carga horária: 120h).
CCAA, CCAA, Brasil.
2009 - 2010
Extensão universitária em Pró-letramento em Matemática. (Carga horária: 120h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2008 - 2009
Extensão universitária em Pró-Letramento em Alfabetização e Linguagem. (Carga horária: 120h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
1998 - 2001
Magistério. (Carga horária: 4434h).
Instituto de Educação do Amapá, IETA, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista CAPES

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista PIBPG

Atividades

02/2013 - 02/2015
Pesquisa e desenvolvimento , Univille, .


Escola de Ensino Fundamental Cirandinha, EEFC, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2005
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora
Outras informações
Educação Infantil


Escola Estadual Tucano 1, EET, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Ensino Infantil e Fundamental, Carga horária: 40


Escola Maria Helena Cordeiro, EMHC, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Ensino Fundamental, Carga horária: 40


Antônio Castro Monteiro, ACM, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora de História-EJA, Carga horária: 40


UNIEDU, UNIEDU, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Doutorado, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
A pesquisadora está associada a atividades realizadas no âmbito do Programa de Pós-Graduação da UDESC e principalmente do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (NEAB/UDESC).


Governo do Estado do Amapá, GOVERNO/AP, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de História - Classe D
Outras informações
Funcionária Licenciada a partir de 2015 para Cursar Doutorado em História do Tempo Presente na Universidade do Estado de Santa Catarina


University of Florida, UF, Estados Unidos.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Doutorado-Sanduíche - CAPES, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsista Associada ao Latin American Studies Center, que possui a missão de promover o conhecimento sobre a América Latina e o Caribe e seus povos em todo o Hemisfério, melhorando o alcance e a qualidade da pesquisa, ensino e divulgação em Estudos Latino-Americanos, Caribenhos e Latino da Universidade da Flórida.



Linhas de pesquisa


1.
Políticas e Práticas Educativas

Objetivo: Essa linha tem como objetivo investigar as questões das políticas públicas educacionais e as diferentes formas de práticas educativas formais e não-formais que envolvam aspectos ambientais, estéticos e históricoculturais..
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Cultura.
Palavras-chave: Políticas Públicas; Práticas Educativas; Juventudes.
2.
Culturas Políticas e Sociabilidades

Objetivo: A constituição desta linha de pesquisa ampara-se em abordagens sobre a História do Tempo Presente que sinalizam o retorno do político (Rémond) como uma inflexão da análise histórica voltada para os processos sociais contemporâneos, demandando um campo mais consistente de investigação. As transformações e os eventos que marcaram o século XX ou o início do século XXI, como a difusão do nazi-fascismo, o fim da Guerra Fria, a hegemonia norte-americana e os novos padrões de comportamento, tornaram necessário repor, em outras bases, a questão do poder e da vida pública..
Grande área: Ciências Humanas
Palavras-chave: História do Tempo Presente; Culturas.


Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Griôs músicos no Mali contemporâneo: A trajetória de Toumani kouyaté
Descrição: O Projeto de pesquisa busca apresentar discussões sobre a colonialidade do saber, considerando, na contramão, as formas de resistência das performances e práticas culturais de uma África-sujeito, que se traduz em potencialidades para a constituição uma nova epistemologia, focando o olhar na evolução das diferentes Áfricas. Quais os sentidos de história e memória para os griôs? Quais seus reflexos e enlaces com o Ensino de História da África no Brasil contemporâneo? Importa-nos compreender as singularidades da oralidade africana, que envolvem ancestralidades e identidades diversas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) .
Integrantes: Mônica do Nascimento Pessoa - Integrante / Paulino de Jesus Francisco Cardoso - Coordenador.
2013 - 2015
- NÃO DEIXE QUE MORRA: O MARABAIXO COMO ELO ENTRE HISTÓRIA, MEMÓRIA E EDUCAÇÃO
Descrição: A Fortaleza de São José foi erguida no século XVIII por populações africanas, que desde então, foram construindo percursos na cidade de Macapá. Pela vasta presença de afrodescendentes outras identificações culturais foram se configurando, como a Dança do Marabaixo. A dissertação intitulada - NÃO DEIXE QUE MORRA: O MARABAIXO COMO ELO ENTRE HISTÓRIA, MEMÓRIA E EDUCAÇÃO" trata de narrativas de afrodescendentes sobre a saída da Vila de São José de Macapá na década de 1940, que contam suas vivências, sentimentos, e tensões sociais a partir da transformação da cidade de Macapá relacionado àquele monumento, que não foi um fato pacífico, mas uma imposição do Governo Janary Nunes (1944-1956) para iniciar o processo de urbanização da cidade. Essa expulsão da Vila de São José ficou escrita nos ?ladrões do Marabaixo? - letras das músicas que expressam a trajetória desses afrodescendentes para os Bairros Favela e Laguinho. As narrativas, colhidas a partir da História Oral, captura também outro momento histórico no tempo presente em que a fortaleza passa por outra intervenção urbana - a construção de um complexo que ficou conhecido como ?O Lugar Bonito?. Nesse novo lugar os afrodescendentes, moradores dos bairros Favela e Laguinho, voltam à cena com as apresentações do Marabaixo em dias de festas e falam. Os percursos que foram se configurando nesses tempos históricos foram também sendo registrados nos ladrões do Marabaixo. A dança é utilizada também como uma ferramenta política educativa para romper com paradigmas eurocêntricos e disseminação da cultura afrodescendente tanto da fortaleza como nas escolas. A partir do conceito de pós-currículo da diferença as analises dessa pesquisa buscou entender os percursos que fortalecem as diferenças não só para o enfrentamento da opressão e do racismo, mas como caminho positivo de fazer-se a si mesmo a partir dos discursos cantados e dançados no Marabaixo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Mônica do Nascimento Pessoa - Integrante / Raquel Alvarenga de Sena Venera - Coordenador.


Outros Projetos


2017 - Atual
Programa Abdias do Nascimento
Descrição: O Programa Abdias Nascimento destina-se à estruturação, ao fortalecimento e à internacionalização dos Programas de Pesquisa e de Pós-Graduação por meio da mobilidade docente e discente internacional. Trata-se de uma parceria entre a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação(Secadi/MEC) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O objetivo é Incrementar o intercâmbio acadêmico entre instituições de pesquisa e ensino superior (IES) no Brasil e no exterior, de modo a proporcionar a realização de atividades conjuntas de pesquisa, de desenvolvimento tecnológico e de inovação com parceiros estrangeiros, especialmente na área de tecnologia assistiva (TA), bem como atender, preferencialmente, a candidatos autodeclarados pretos, pardos, indígenas e pessoas com necessidades especiais, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades e superdotação, conforme dispõe a Portaria do MEC Nº 1.129, de 17 de novembro de 2013..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Mônica do Nascimento Pessoa - Integrante / Paulino de Jesus Francisco Cardoso - Coordenador / Náthally Barbosa Custodio - Integrante / Gisele Karine Santos de Souza - Integrante / Tanya L. Saunders - Integrante.
2016 - Atual
Observatório de Cultura Afro-Brasileira de Santa Catarina
Descrição: o Observatório de Políticas de Cultura Afro-Brasileira em Santa Catarina, projeto de extensão vinculada ao Programa de Extensão Memorial Antonieta de Barros, NEAB/UDESC, tendo por objetivo não apenas acompanhar, e assessorar gestores públicos responsáveis pela implementação por políticas culturais, de modo a promover a cultura afro-brasileira em Santa Catarina, como nos esforços para produção de uma cartografia de práticas culturais de origem africana, sejam tradicionais, sejam nas suas elaborações contemporâneas..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Mônica do Nascimento Pessoa - Integrante / Paulino de Jesus Francisco Cardoso - Coordenador.


Membro de corpo editorial


2017 - Atual
Periódico: Estudos Africanos e da Diáspora


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da Cultura Africana e Afro-brasileira.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Patrimônio e Memória Social.


Idiomas


Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
PESSOA, M. N.2016PESSOA, M. N.; VENERA, R. A. S. . Manifestações afro-brasileiras no Amapá: A arte do Marabaixo no tempo presente. Criar educação, v. 1, p. 1-15, 2016.

2.
PESSOA, M. N.2015PESSOA, M. N.; VENERA, R. A. S. . Repensando o passado e o presente dos afrodescendentes a partir da Fortaleza de São José de Macapá. COLÓQUIO - REVISTA DO DESENVOLVIMENTO REGIONAL, v. 12, p. 107-124, 2015.

Capítulos de livros publicados
1.
PESSOA, M. N.; VENERA, R. A. S. . Memórias de dançadeiras do Marabaixo: Educação étnico-racial e patrimônio cultural afro-brasileiro. In: Karla Leandro Rascke; Lisandra Barbosa Macedo. (Org.). Festas da diáspora negra no Brasil. 1ed.Porto Alegre: Pacartes, 2016, v. 1, p. 19-45.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PESSOA, M. N.; CARDOSO, P. J. F. . Entre histórias e memórias: Um estudo sobre a tradição oral na África Ocidental. In: V Jornadas AfroLatinoamericanas, 2017, Buenos Aires. Estudios Afrolatinoamericanos Actas de las Quintas Jornadas del GEALA. Buenos Aires, 2017. v. 3. p. 438-448.

2.
PESSOA, M. N.. DEBAIXO DO BAOBÁ: A ORALIDADE NA ÁFRICA OCIDENTAL. In: III Seminário Internacional do Tempo Presente, 2017, Florianópolis. III Seminário Internacional de História do Tempo Presente, 2017. v. III. p. 1-11.

3.
PESSOA, M. N.; VENERA, R. A. S. . Marabaixo: perspectivas para uma educação étnico-racial a partir do patrimônio cultural afro-brasileiro. In: XVI Encontro Estadual de História da Anpuh, 2016, Chapecó. História e movimentos sociais, 2016.

4.
PESSOA, M. N.; VENERA, R. A. S. . ENTRE HISTÓRIAS E MEMÓRIAS DO MARABAIXO: EDUCAÇÃO E PATRIMÔNIO CULTURAL AFRODESCENDENTE EM MACAPÁ. In: Semana Acadêmica de História, 2016, Blumenau. Os alicerces da História: Teoria, Ensino e História, 2016.

5.
PESSOA, M. N.; CARDOSO, P. J. F. . VOZES GRIOTS: RESSIGNIFICAÇÕES DAS PRÁTICAS GRIÔS EM MALI-BRASIL. In: Semana Acadêmica de História, 2016, Blumenau. Alicerces da História: Teoria, Ensino e Pesquisa, 2016.

6.
PESSOA, M. N.; VENERA, R. A. S. ; CARDOSO, P. J. F. . - MANIFESTAÇÕES AFRO-BRASILEIRAS NO AMAPÁ: A ARTE DO MARABAIXO NO TEMPO PRESENTE PESSOA,. In: II Congresso Ibero-americano de Humanidades, Ciência e Educação, Perspectivas Contemporaneas, 2016, Criciúma. II Congresso Ibero-americano de Humanidades, Ciência e Educação: Política de Formação nos Países Ibero-Americanos, 2016. v. II.

7.
PESSOA, M. N.. ENTRE HISTÓRIAS E MEMÓRIAS: O MARABAIXO COMO RESISTÊNCIA NEGRA E LUTA POR TERRITORIALIDADES. In: VI Seminário Educação, Relações Raciais e Multiculturalismo, 2016, Florianópolis. Diversidade, Igualdade e Democracia: Os desafios do Brasil contemporâneo, 2016. p. 486-495.

8.
PESSOA, M. N.; CARDOSO, P. J. F. . O MARABAIXO E AS EXPERIÊNCIAS DE UMA EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIA. In: Seminário Educação, Relações Raciais e Multiculturalismo, 2016, Florianópolis. Diversidade, Igualdade e Democracia: Os desafios do Brasil contemporâneo, 2016. p. 459-468.

9.
PESSOA, M. N.. PERCEPÇÕES CULTURAIS SOBRE OS GRIOTS NA CONTEMPORANEIDADE. In: http://www.encontro2016.bahia.anpuh.org/conteudo/view?ID_CONTEUDO=2248, 2016, Bahia. VII Encontro Estadual de História, 2016. v. VII. p. 1168-1180.

10.
PESSOA, M. N.; VENERA, R. A. S. . Discursos e Tensões sobre enobrecimento e apropriações dos Negros na Fortaleza de São José de Macapá. In: Simpósio de Patrimônio Cultural de Santa Catarina, 2014, Florianópolis. Discursos e Tensões sobre enobrecimento e apropriações dos Negros na Fortaleza de São José de Macapá, 2014. p. 1-11.

11.
PESSOA, M. N.; Pereira, S. ; LOUISE, N. . Sobre Flores e Sambaquis. In: Proler, 2014, Joinville. 5º Seminário Pesquisa em Linguagens, Leitura e Cultura - Contação de Histórias e suas múltiplas formas expressivas, 2014. v. 5. p. 162-178.

12.
PESSOA, M. N.; VENERA, R. A. S. . Além dos muros da Fortaleza de são José de Macapá. In: CONINTER, 2014, BA. Além dos muros da Fortaleza de São José de Macapá: Representações e Apropriações Afro-brasileiras, 2014. v. 16. p. 200-218.

13.
PESSOA, M. N.; VENERA, R. A. S. . (Re) pensando os sentidos de negritude na Fortaleza de São José de Macapá. In: II Seminário Internacional História Tempo Presente, 2014, Florianópolis. (Re) pensando os sentidos de negritude na Fortaleza de São José de Macapá, 2014. p. 1-15.

14.
PESSOA, M. N.; VENERA, R. A. S. . Tensões Urbanas: O 'lado negro' da Fortaleza de São José de Macapá. In: II Encontro Internacional Interdisciplinar em Patrimônio Cultural, 2014, Joinville. II Encontro Internacional em Patrimônio Cultural, 2014. v. 5. p. 166-177.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
PESSOA, M. N.; VENERA, R. A. S. ; CARDOSO, P. J. F. . Não deixe que morra: O Marabaixo como elo entre patrimônio, memória e educação.. In: COPENE, 2015, Curitiba. Não deixe que morra: O Marabaixo como elo entre patrimônio, memória e educação, 2015. v. 1.

Apresentações de Trabalho
1.
PESSOA, M. N.. Culturas, Tradições e Oralidade na diáspora africana?, incluído no Grupo de Trabalho. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
PESSOA, M. N.. Memórias do Marabaixo: Veredas sobre o Patrimônio Cultural Afro-brasileiro. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
PESSOA, M. N.. Memória e Patrimônio Negro do Sul do Brasil. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
PESSOA, M. N.. O Papel do griô: Tradição e Oralidade na África Ocidental. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
PESSOA, M. N.. GRIÔS NA ÁFRICA OCIDENTAL: CULTURAS, TRADIÇÕES E ORALIDADE NA DIÁSPORA AFRICANA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
PESSOA, M. N.; CARDOSO, P. J. F. . Entre histórias e memórias: um estudo sobre as tradições orais na África Ocidental. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
PESSOA, M. N.. UM CANTAR A PRÓPRIA VIDA: O MARABAIXO COMO ELO ENTRE HISTÓRIA E MEMÓRIA DE AFRODESCENDENTES. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
PESSOA, M. N.. A TRADIÇÃO ORAL NA ÁFRICA OCIDENTAL: CAMINHOS POSSÍVEIS PARA O ENFRENTAMENTO AO RACISMO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
PESSOA, M. N.; CARDOSO, P. J. F. . VOZES GRIOTS: RESSIGNIFICAÇÕES DAS PRÁTICAS GRIÔS EM MALI-BRASIL. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

10.
PESSOA, M. N.; VENERA, R. A. S. . Memória de dançadeiras do Marabaixo: Educação étnico-racial e patrimõnio cultural afro-brasileiro. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
PESSOA, M. N.; VENERA, R. A. S. ; CARDOSO, P. J. F. . manifestações afro-brasileiras no Amapá: A arte do Marabaixo no tempo presente. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
PESSOA, M. N.; CARDOSO, P. J. F. . A voz do griô: A oralidade africana e suas ressignificações no Brasil. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
PESSOA, M. N.; VENERA, R. A. S. . Marabaixo: Perspectivas para um Educação Étnico-Pacial a partir do Patrimônio Cultural Afro-brasileiro. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
PESSOA, M. N.; CARDOSO, P. J. F. . O MARABAIXO E AS EXPERIÊNCIAS DE UMA EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
PESSOA, M. N.. Entre Histórias e Memórias: o Marabaixo como Resistência Negra e Luta por Territorialidades. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
PESSOA, M. N.. Percepções Culrturais sobre os Griôs na Contemporaneidade. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
PESSOA, M. N.; VENERA, R. A. S. ; CARDOSO, P. J. F. . MARABAIXO: MOVIMENTOS RÍTMICOS DE PERTENCIMENTO INTERPELADOS PELA EDUCAÇÃO, MEMÓRIA E PATRIMÔNIO. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
PESSOA, M. N.; VENERA, R. A. S. ; CARDOSO, P. J. F. . Não deixe que morra: O Marabaixo como elo entre Patrimônio, Memória e Educação. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
PESSOA, M. N.; VENERA, R. A. S. . Fortaleza de São José de Macapá; Impressões Negras e Histórias de Racismo. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
PESSOA, M. N.; VENERA, R. A. S. . Tensões Urbanas: 'O lado negro' da Fortaleza de São José de Macapá. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
PESSOA, M. N.; LOUISE, N. ; Pereira, S. . Sobre Flores e Sambaquis. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
PESSOA, M. N.; VENERA, R. A. S. . (Re) Pensando os Sentidos de negritude na Fortaleza de São José de Macapá. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
PESSOA, M. N.; VENERA, R. A. S. . Além dos muros da Fortaleza de São José de Macapá: Representações e apropriações afro-brasileiras.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

24.
VENERA, R. A. S. ; PESSOA, M. N. . Discursos e Tensões sobre o Enobrecimento e Apropriações dos Negros na Fortaleza de São josé de Macapá. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Outras produções bibliográficas
1.
PESSOA, M. N.; CARDOSO, P. J. F. ; Rascke, Karla . Série ?Estudos Africanos e da Diáspora 2017 (Conselho Editorial).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
PESSOA, M. N.; CARDOSO, P. J. F. . VI Seminário da Educação, relações Raciais e Multiculturalismo - Diversidade, igualdade e democracia. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
PESSOA, M. N.; Rascke, Karla . O que são políticas afirmativas?. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Conferencia Florida Conectada. 2018. (Outra).

2.
4° Colóquio Internacional Educación Superior y Pueblos Indígenas y Afrodescendientes en América Latina. 2017. (Congresso).

3.
COPENE SUL. A Voz e a ancestralidade do griô na diáspora: O lugar da oralidade nas sociedades da África ocidental. 2017. (Congresso).

4.
IX Congresso Brasileiro de Pesquisadores/as Negros/as ? COPENE.. Griôs na África Ocidental: Culturas, Tradições e Oralidade na diáspora africana. 2017. (Congresso).

5.
Quintas Jornadas de Estudios Afrolatinamericanos. Entre Histórias e Memórias: Um estudo sobre as tradições orais na África Ocidental. 2017. (Congresso).

6.
Semana Acadêmica de História da FURB.O Papel do griô: Tradição e Oralidade na África Ocidental. 2017. (Outra).

7.
Seminário Internacional de História do Tempo Presente.DEBAIXO DO BAOBÁ: A ORALIDADE NA ÁFRICA OCIDENTAL. 2017. (Seminário).

8.
VI Ser Negra: Educação, transdisciplinaridade e diáspora.UM CANTAR A PRÓPRIA VIDA: O MARABAIXO COMO ELO ENTRE HISTÓRIA E MEMÓRIA DE AFRODESCENDENTES. 2017. (Encontro).

9.
Encontro Estadual de História.Percepções Culturais sobre os Griots na Contemporaneidade. 2016. (Encontro).

10.
Encontro Estadual de História da Anpuh.Perspectivas para uma Educação Étnico-racial a partir do Patrimônio Cultural Afro-brasileiro. 2016. (Encontro).

11.
Escravidão Contemporânea. 2016. (Encontro).

12.
VI Seminário da Educação, relações Raciais e Multiculturalismo.O Marabaixo e as experiências de uma educação antirracista. 2016. (Seminário).

13.
Congresso dos Pesquisadores Negros da Região Sul. Não deixe que morra: O Marabaixo como elo entre patrimônio, memória e educação.. 2015. (Congresso).

14.
Cuartas Jornadas de Estudos Afrolatinoamericanos del GEALA. 2015. (Congresso).

15.
Do Cinema Nacional ao Cinema Trasnacional. 2015. (Oficina).

16.
2 Encontro Internacional Interdisciplinar em Patrimônio Cultural.Tensões Urbanas: O "lado negro"da Fortaleza de São José de Macapá. 2014. (Encontro).

17.
Cinquenta Anos do Golpe Militar: Repressão, Permanências e Resistências. 2014. (Outra).

18.
Colóquio das Licenciaturas - CLIC. 2014. (Outra).

19.
Defesa da Dissertação: Identidades e Significações de Juventudes no Pro-Jovem: Entre a memória/experiência e a demanda/projeto desejado. 2014. (Outra).

20.
Defesa de Dissertação: As Representações do Brasil e dos Brasileiros no Museu dos Compatriotas no Brasil - República Tcheca. 2014. (Outra).

21.
Defesa de Dissertação: Educação Não Formal: Arte Local e o Blog como Recurso de Mediação Cultural. 2014. (Outra).

22.
Educação do campo e políticas públicas: Avanços e desafios. 2014. (Outra).

23.
Encontros dos Encontros - 20 anos do Proler Joinville.Sobre Flores e Sambaquis. 2014. (Encontro).

24.
III Workshop Catarinense de Indicação Geográfica. 2014. (Encontro).

25.
IV Jornada catarinense de Estudos sobre Patrimônio Cultural /Patrimônio Cultural e Paisagem. 2014. (Outra).

26.
Linguagem e Discursos em Pesquisas Educacionais. 2014. (Encontro).

27.
Oficina: Plágio. 2014. (Oficina).

28.
Oficina de leitura e imagem. 2014. (Oficina).

29.
Oficina do Formatação de Textos. 2014. (Oficina).

30.
O Golpe Militar revisitado pelos Agentes de Segurança na Atualidade. 2014. (Outra).

31.
Os Vínculos do turismo com o patrimônio cultural. 2014. (Outra).

32.
Patrimônio e Sustentabilidade: a preservação ambiental das encostas. 2014. (Outra).

33.
Patrimônio e Sustentabilidade: a preservação ambiental das encostas de morros na região urbana de Joinville/SC. 2014. (Outra).

34.
Patrimônio e Turismo em Diálogo. 2014. (Outra).

35.
Tratamento Digital de Corpus na Pesquisa em Educação. 2014. (Oficina).

36.
XXI Semana de História da Univille- A relação Estado e Sociedade sob regimes autoritários. 2014. (Encontro).

37.
Arte conceitual: Realidade e Consistência de Joseph Kosuth. 2013. (Seminário).

38.
Ciência e Interdisciplinaridade - Sentidos, dilemas e desafios conceituais. 2013. (Seminário).

39.
Diagnóstico e pesquisa em cultura: Uma abordagem a partir da extensão. 2013. (Outra).

40.
Educação e Multiculturalismo: O Desafio da Escola no século XXI. 2013. (Seminário).

41.
Ensino de História: A contribuição de um campo de Pesquisa. 2013. (Seminário).

42.
Feira de Educação Internacional e Intercâmbio. 2013. (Encontro).

43.
Fontes Documentais e Desafios para a Investigação. 2013. (Oficina).

44.
I Congresso Internacional de História- História e Cultura, Identidades e regiões. 2013. (Congresso).

45.
II Seminário de Práticas de Linguagem em Sala de Aula. 2013. (Seminário).

46.
I simpósio de Patrimônio Cultural de Santa Catarina- Saberes e fazeres partilhados.Discursos e tensões sobre o enobrecimento e apropriações dos negros na Fortaleza de São josé de Macapá. 2013. (Simpósio).

47.
IV Colóquio das Licenciaturas- Desafios das tranversalidades no Trabalho Docente. 2013. (Outra).

48.
Jornadas de Estudos-Linguagem, discurso e pesquisa em educação. 2013. (Encontro).

49.
Metodologia da História Oral: Experimentação interdisciplinar. 2013. (Oficina).

50.
Museu, Memória e Movimentos Sociais. 2013. (Encontro).

51.
Oficina da Análise do Discurso. 2013. (Oficina).

52.
Oficina de Leitura e Imagem. 2013. (Oficina).

53.
Os desafios de pensar e do fazer Museus na Contemporaneidade. 2013. (Seminário).

54.
Os sentidos conceituais do patrimônio Cultural nas Área das ciências humanas. 2013. (Seminário).

55.
Patrimônio Cultural y Herencia Social. 2013. (Seminário).

56.
Políticas públicas para a preservação e difusão do Patrimônio Cultural em Joinville-Desafios Contemporaneos. 2013. (Outra).

57.
Semana de História da Univille. 2013. (Encontro).

58.
A Pluralidade Cultural na sala de aula: Diversidade sociocultural Indígena e Africana. 2012. (Outra).

59.
IV Jornada Científico-Cultural de Francês - Ensino Aprendizagem do FLE e das Literaturas francófonas: Interdisciplinaridades e políticas educacionais.. 2012. (Outra).

60.
XX Seminário de Iniciação Científica de Ouro preto. 2012. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PESSOA, M. N.; CARDOSO, P. J. F. . VI Seminário da Educação, relações Raciais e Multiculturalismo. 2016. (Outro).



Educação e Popularização de C & T



Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
PESSOA, M. N.; CARDOSO, P. J. F. . VI Seminário da Educação, relações Raciais e Multiculturalismo - Diversidade, igualdade e democracia. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).




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