Bruna Poletto Salton

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9561380141568454
  • Última atualização do currículo em 11/02/2019


Pedagoga, Especialista em Informática na Educação pela PUC/RS e em E-Learning Design & Development pela University of Washington, é servidora do Centro Tecnológico de Acessibilidade do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). Atua nas áreas de acessibilidade digital,tecnologia assistiva, educação inclusiva e educação a distância. Participou do desenvolvimento das diretrizes brasileiras de acessibilidade na web (eMAG 3.0 - Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico e eMAG 3.1) e dos cursos online do eMAG para conteudistas e desenvolvedores. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Bruna Poletto Salton
Nome em citações bibliográficas
SALTON, B. P.

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.
Av. Osvaldo Aranha, 540 - NAPNE
95700-000 - Bento Goncalves, RS - Brasil
Telefone: (54) 34553219


Formação acadêmica/titulação


2016 - 2017
Especialização em E-Learning Design & Development.
University of Washington, WASHINGTON, Estados Unidos.
Título: Corporate e-learning training.
Orientador: Ronnie Ashline.
2013 - 2014
Especialização em Informatica na Educacao. (Carga Horária: 360h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
Título: Acessibilidade na Educação a Distância: Estratégias para uma EAD inclusiva a partir das Recomendações de Acessibilidade para Conteúdo Web.
Orientador: Dra. Márcia Cristina Moraes.
2009 - 2012
Graduação em Pedagogia.
Universidade Luterana do Brasil, ULBRA, Brasil.




Formação Complementar


2016 - 2016
Interactivity with JavaScript. (Carga horária: 30h).
University of Michigan, UMICH, Estados Unidos.
2015 - 2015
Introduction to HTML5. (Carga horária: 12h).
University of Michigan, UMICH, Estados Unidos.
2015 - 2015
Introduction to CSS3. (Carga horária: 16h).
University of Michigan, UMICH, Estados Unidos.
2013 - 2013
Moodle para Professores e Tutores. (Carga horária: 60h).
Portal Educação de Campo Grande, PE, Brasil.
2013 - 2013
Curso Geral de Propriedade Intelectual. (Carga horária: 75h).
Instituto Nacional da Propriedade Industrial de Portugal, INPI, Portugal.
2011 - 2011
Introduction to Assistive Technology. (Carga horária: 30h).
University of Washington, WASHINGTON, Estados Unidos.
2010 - 2010
Libras. (Carga horária: 10h).
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.
2009 - 2009
Tecnologias da Inteligências na Educação. (Carga horária: 120h).
D.M. & J.N. Cursos, DMJN, Brasil.
2007 - 2007
English Advanced Grammar. (Carga horária: 80h).
Bellevue College, BC, Estados Unidos.
2006 - 2006
English Skills Lab - Writinig, Grammar, Conversat.. (Carga horária: 73h).
Portland Community College, PCC, Estados Unidos.
2005 - 2005
Child Development, Health & Safety. (Carga horária: 40h).
American College of California, ACC, Estados Unidos.


Atuação Profissional



Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Técnico em Assuntos Educacionais, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador Acessibilidade Virtual



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Acessibilidade e Tecnologia Assistiva na EPT
Descrição: visa atuar com a remoção das barreiras atitudinais, programáticas, metodológicas, arquitetônicas, comunicacionais e instrumentais, propostas por Sassaki (2012), As ações desse projeto refletem-se na pesquisa, inovação, uso e desenvolvimento de soluções acessíveis para pessoas com deficiência, altas habilidades ou outras especificidades, em prol da implementação das dimensões de acessibilidade que levam o mesmo nome das barreiras supramencionadas. E por meio desse projeto objetiva-se também trabalhar com o uso e o desenvolvimento de Tecnologia Assistiva de baixo-custo para a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica de acordo com a demanda apresentada pelo(a)s estudantes com alguma deficiência ou outra necessidade educacional específica da Rede de EPCT. Em ambos os eixos: Acessibilidade e Tecnologia Assistiva propõe-se por meio desse projeto, a disseminação da pesquisa para toda a Rede Federal de EPCT por meio de um repositório digital com todo o arsenal de recursos e serviços desenvolvidos no contexto desse projeto de forma a permitir que todos os que acessarem tal repositório possam também produzir Tecnologia Assistiva, seja um equipamento, um recurso, uma prática, uma metodologia, um serviço, um material didático pedagógico adaptado, dentre outros...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado profissional: (4) .

Integrantes: Bruna Poletto Salton - Integrante / Andréa Poletto Sonza - Coordenador / Lael Nervis - Integrante / Anderson Dall Agnol - Integrante / Everaldo Carniel - Integrante / Jason Pilotti - Integrante / Lucas Schwochow - Integrante / Andre Peres - Integrante / Alexsandro Bonatto - Integrante / Kelen Berra de Mello - Integrante / Caroline Poletto - Integrante / Kelen Rigo - Integrante / Rosângela Ferreira - Integrante / Rafael Balestrin - Integrante / Andressa Stefenon - Integrante / Maria Gabriela Barboza - Integrante / Hélen Treméa - Integrante.
2010 - Atual
Acessibilidade Virtual e Tecnologia Assistiva
Descrição: Produção de Soluções de acessibilidade para o IFRS e parceiros..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (30) .

Integrantes: Bruna Poletto Salton - Integrante / Andréa Poletto Sonza - Coordenador / Lael Nervis - Integrante / Erik Schuler - Integrante / Rodrigo Cainelli - Integrante / Juliano Gatto - Integrante / Luan Kunzler - Integrante / Anderson Dall Agnol - Integrante / Everaldo Carniel - Integrante / Jason Pilotti - Integrante / Sirlei Bortolini - Integrante.
2008 - Atual
Projeto de Acessibilidade Virtual
Descrição: O Projeto de Acessibilidade Virtual tem como objetivo principal garantir um bom nível de acessibilidade aos produtos gerados no âmbito dos institutos federais. Algumas de nossas atividades incluem: ? Criar e gerenciar núcleos de acessibilidade em regiões diversas do país; ? Desenvolver e implantar artefatos digitais acessíveis; ? Produzir material de apoio ao desenvolvimento de sistemas acessíveis; ? Prover capacitação dos profissionais integrantes dos demais projetos parceiros..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Bruna Poletto Salton - Integrante / Andréa Poletto Sonza - Coordenador.


Outros Projetos


2017 - 2017
Confecção de recursos pedagógicos acessíveis para alunos com necessidades educacionais específicas
Descrição: Este projeto visa o desenvolvimento de recursos pedagógicos acessíveis junto ao NAPNE - Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas do Campus Bento Gonçalves. Esses recursos incluem materiais tangíveis e digitais, e ficarão disponíveis para uso dos alunos com necessidades educacionais específicas (NEE), apoio aos docentes e também para consulta e uma possível utilização dos outros campi do IFRS (de acordo com a disponibilidade). A produção de tais materiais levará em consideração os princípios de Acessibilidade e Desenho Universal, tendo como objetivo principal eliminar barreiras e possibilitar e/ou facilitar o processo de ensino e aprendizagem dos alunos, considerando e valorizando suas especificidades, auxiliando o fazer pedagógico por meio de adaptações de acesso ao currículo..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .

Integrantes: Bruna Poletto Salton - Coordenador / Anderson Dall Agnol - Integrante / Everaldo Carniel - Integrante.
2017 - 2017
Projeto Habitats de Inovação: Oficina de Cocriação de Tecnologia Assistiva
Descrição: A oficina de cocriação, realizada pelo Centro Tecnológico de Acessibilidade do IFRS, em parceria com a empresa Mercur, propiciou um espaço onde equipes interdisciplinares utilizaram a criatividade, a inteligência coletiva e prototipação para desenvolver soluções funcionais que possibilitem mais autonomia para as pessoas com deficiência. Nessa oficina, profissionais e alunos das áreas da educação, saúde e design.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) .

Integrantes: Bruna Poletto Salton - Integrante / Andréa Poletto Sonza - Coordenador / Anderson Dall Agnol - Integrante.
2016 - 2016
Educação e Tecnologia na Perspectiva da Inclusão
Descrição: O projeto visa oferecer aos alunos dos cursos Técnico em Informática e Licenciaturas do IFRS Campus Bento Gonçalves a oportunidade de aplicar conhecimentos adquiridos ao longo de seu curso, de forma interdisciplinar, em todas as etapas da concepção e aplicação de um curso na modalidade EaD dentro da temática da inclusão. O resultado do projeto é um curso oferecido para comunidade interna e externa sobre a temática do projeto, incluindo os tópicos educação inclusiva no Brasil, as necessidades educacionais específicas, os recursos de Tecnologia Assistiva, Desenho Universal, Acessibilidade Digital, material tátil adaptado e material digital acessível.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.

Integrantes: Bruna Poletto Salton - Coordenador / Andréa Poletto Sonza - Integrante / Anderson Dall Agnol - Integrante / Everaldo Carniel - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Acessibilidade na Web.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tecnologia Assistiva.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Inclusiva.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2014
Prêmio Todos@Web - Categoria Pessoas/Instituições, W3C Brasil.
2014
Prêmio Todos@Web - Categoria Projetos Web, W3C Brasil.


Produções



Produção bibliográfica
Livros publicados/organizados ou edições
1.
SONZA, A. P. (Org.) ; SALTON, B. P. (Org.) ; AGNOL, A. D. (Org.) . Reflexões sobre o Currículo Inclusivo. 1. ed. Bento Gonçalves: IFRS, 2018. v. 1. 176p .

2.
SALTON, B. P.; AGNOL, A. D. ; TURCATTI, A. . Manual de Acessibilidade em Documentos Digitais. 1. ed. Bento Gonçalves: IFRS, 2017. v. 250. 108p .

3.
SONZA, A. P. (Org.) ; SALTON, B. P. (Org.) ; STRAPAZZON, J. A. (Org.) . Ações Afirmativas do IFRS. 1. ed. Porto Alegre: CORAG, 2015. v. 600. 284p .

4.
SONZA, A. P. (Org.) ; SALTON, B. P. (Org.) ; STRAPAZZON, J. A. (Org.) . O Uso Pedagógico dos Recursos de Tecnologia Assistiva. 1. ed. Porto Alegre: CORAG, 2015. v. 500. 224p .

5.
SONZA, A. P. (Org.) ; SALTON, B. P. (Org.) ; STRAPAZZON, J. A. (Org.) . Soluções Acessíveis: Experiências Inclusivas no IFRS. 1. ed. Porto Alegre: CORAG, 2014. v. 1. 268p .

Capítulos de livros publicados
1.
SONZA, A. P. ; SALTON, B. P. ; AGNOL, A. D. . Grupo de Trabalho Currículo Inclusivo: propondo caminhos para as adaptações curriculares e a certificação diferenciada no IFRS. In: SONZA; SALTON; DALL AGNOL.. (Org.). Reflexões sobre o Currículo Inclusivo. 1ed.Bento Gonçalves: IFRS, 2018, v. 1, p. 19-45.

2.
SONZA, A. P. ; SALTON, B. P. . Inclusão no Ensino Superior: a experiência do IFRS. In: MENDES, E. G. ; ALMEIDA, M. A. ; LOURENCO, G.. (Org.). Aparando arestas: das Políticas Públicas às Práticas de Inclusão Escolar. 1ed.Marília: ABPEE, 2018, v. 1, p. 115-131.

3.
SALTON, B. P.; SONZA, A. P. ; NERVIS, L. ; CAINELLI, R. . Centro Tecnológico de acessibilidade do IFRS - Produção de tecnologia assistiva de baixo custo. In: Ana Bandeira; Cleomar Rocha; Vanessa Dalla Déa. (Org.). Acessibilidade: práticas culturais e tecnologia assistiva para a cidadania. 1ed.Goiânia: Editora Gráfica da UFG, 2018, v. 1, p. 1-12.

4.
SONZA, A. P. ; SALTON, B. P. . Tecnologia Assistiva e Acessibilidade Digital - Contexto do CTA. In: AULER, D.; SANCHES, D.. (Org.). Moda Inclusiva. 1ed.Barueri, SP: Estação das Letras e Cores, 2018, v. 1, p. 210-225.

5.
SONZA, A. P. ; SALTON, B. P. ; STRAPAZZON, J. A. . A política e os núcleos de ações afirmativas.. In: SONZA, Andréa; SALTON, Bruna; STRAPAZZON, Jair. (Org.). Ações Afirmativas: a trajetória do IFRS como instituição inclusiva (Coleção Estudos Afirmativos). 1ed.Rio de Janeiro: FLACSO, 2016, v. 7, p. 21-32.

6.
SONZA, A. P. ; SALTON, B. P. ; AGNOL, A. D. ; CARNIEL, E. ; LOUSADA, V. ; ESCOTT, C. M. ; FEINSTERSEIFER, L. G. . Ações para o ingresso. In: SONZA, Andréa; SALTON, Bruna; STRAPAZZON, Jair. (Org.). Ações Afirmativas: a trajetória do IFRS como instituição inclusiva (Coleção Estudos Afirmativos). 1ed.Rio de Janeiro: FLACSO, 2016, v. 7, p. 33-46.

7.
SONZA, A. P. ; SALTON, B. P. ; AGNOL, A. D. ; ESCOTT, C. M. ; STRAPAZZON, J. A. ; SCHROER, R. ; LOUSADA, V. . Ações para permanência e êxito. In: SONZA, Andréa; SALTON, Bruna; STRAPAZZON, Jair. (Org.). Ações Afirmativas: a trajetória do IFRS como instituição inclusiva (Coleção Estudos Afirmativos). 1ed.Rio de Janeiro: FLACSO, 2016, v. 7, p. 47-62.

8.
SONZA, A. P. ; SALTON, B. P. ; STRAPAZZON, J. A. ; AGNOL, A. D. ; SCHULER, E. . Projeto de Acessibilidade Virtual. In: SONZA, Andréa; SALTON, Bruna, STRAPAZZON, Jair. (Org.). Ações Afirmativas: a trajetória do IFRS como instituição inclusiva (Coleção Estudos Afirmativos). 1ed.Rio de Janeiro: FLACSO, 2016, v. 7, p. 63-80.

9.
SONZA, A. P. ; SALTON, B. P. ; AGNOL, A. D. ; ESCOTT, C. M. ; STRAPAZZON, J. A. ; KREBS, J. . Relatos do público atendido pela Política de Ações Afirmativas. In: SONZA, Andréa; SALTON, Bruna; STRAPAZZON, Jair. (Org.). Ações Afirmativas: a trajetória do IFRS como instituição inclusiva (Coleção Estudos Afirmativos). 1ed.Rio de Janeiro: FLACSO, 2016, v. 7, p. 81-104.

10.
SONZA, A. P. ; SALTON, B. P. ; STRAPAZZON, J. A. . Ações Afirmativas no IFRS. In: Brancher, Vantoir; Medeiros, Bruna. (Org.). Inclusão e Diversidade: repensando saberes e fazeres na educação profissional, técnica e tecnológica. 1ed.Jundiaí: Paco Editorial, 2016, v. 1, p. 113-140.

11.
SONZA, A. P. ; AGNOL, A. D. ; SALTON, B. P. ; CARNIEL, E. . Concursos Públicos - assegurando direitos às pessoas com deficiência. In: SONZA, Andréa; SALTON, Bruna; STRAPAZZON, Jair. (Org.). Ações Afirmativas do IFRS. 1ed.Porto Alegre: CORAG, 2015, v. 1, p. 197-219.

12.
SALTON, B. P.; Rezende, A.L.A. ; Goetze, M. ; Dall'Onder, M. ; Jaques, R. ; Lima, R.S.O. ; Medeiro, T.A. . A Trajetória da Inclusão. In: Andréa Poletto Sonza. (Org.). Acessibilidade e tecnologia assistiva : pensando a inclusão sociodigital de PNEs. 1ed.Porto Alegre: Corag, 2011, v. 1, p. 23-64.

13.
SALTON, B. P.; KADE, A. ; NASCIMENTO, G. S. ; POTAPCZUK, D. O. ; SOARES, F. S. ; ALMEIDA, J. P. ; NERVIS, L. ; MORO, R. . Acessibilidade Virtual. In: Andréa Poletto Sonza. (Org.). Acessibilidade e tecnologia assistiva : pensando a inclusão sociodigital de PNEs. 1ed.Porto Alegre: Corag, 2011, v. 1, p. 303-352.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
SONZA, A. P. ; SALTON, B. P. ; CARNIEL, E. . Tecnologia Assistiva como agenda de inclusão de pessoas com deficiência visual. Revista Benjamin Constant (Edição Especial), Rio de Janeiro, p. 21 - 39, 01 set. 2016.

2.
SONZA, A. P. ; SALTON, B. P. . Por uma tecnologia inclusiva. Jornal Mundo Jovem, Porto Alegre, p. 21 - 21, 31 jul. 2016.

3.
SONZA, A. P. ; CARNIEL, E. ; SALTON, B. P. ; AGNOL, A. D. ; CAINELLI, R. ; NERVIS, L. . Projeto de Acessibilidade Virtual no IFRS. Revista Viver IFRS, Bento Gonçalves, p. 12 - 18, 02 jun. 2014.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SCHULER, E. ; SALTON, B. P. ; SONZA, A. P. ; FACANHA, A. ; CAINELLI, R. ; GATTO, J. ; KUNZLER, L. ; ARAUJO, M. . Production of Low Cost Assistive Technologies. In: The International Conference on Management of Emergent Digital EcoSystems (MEDES), 2013, Luxemburgo. The International Conference on Management of Emergent Digital EcoSystems, 2013.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SALTON, B. P.; ROSITO, M. C. ; MAIA, N. . Inclusão Social e Digital de Alunos com Deficiência Visual: um Estudo Comparativo entre Leitores de Tela. In: 22° Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2011, Aracaju. Anais do ... Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2011.


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
SALTON, B. P.; SONZA, A. P. ; CARNIEL, E. ; NERVIS, L. ; PILOTTI, J. . e-MAG 3.1 - Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico. 2014.

2.
SALTON, B. P.; ALMEIDA, J. P. ; SONZA, A. P. . e-MAG 3.0 - Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico. 2011.

Trabalhos técnicos

Demais tipos de produção técnica
1.
SALTON, B. P.; SONZA, A. P. ; AGNOL, A. D. ; CARNIEL, E. . Educação e Tecnologia na Perspectiva da Inclusão. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
SALTON, B. P.; SONZA, A. P. ; AGNOL, A. D. ; CARNIEL, E. . Educação e Tecnologia na Perspectiva da Inclusão. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
SONZA, A. P. ; SALTON, B. P. ; MENEGOTTO, D. B. ; STRAPAZZON, J. A. ; NERVIS, L. ; AGNOL, A. D. ; BARBOSA, M. G. ; CARNIEL, E. . O uso pedagógico dos recursos de Tecnologia Assistiva. 2015. .

4.
SALTON, B. P.. Capacitação Anual de Comunicadores - Módulo II - Acessibilidade Virtual. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
SONZA, A. P. ; MENEGOTTO, D. B. ; SALTON, B. P. ; AGNOL, A. D. ; CARNIEL, E. ; STRAPAZZON, J. A. . O uso pedagógico dos recursos de Tecnologia Assistiva. 2014. .

6.
SONZA, A. P. ; SALTON, B. P. . Capacitação de NAPNEs do IFRS. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
SALTON, B. P.. Material Didático Digital Acessível. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
SALTON, B. P.. Cursos eMAG. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Curso online).

9.
SONZA, A. P. ; MENEGOTTO, D. B. ; SALTON, B. P. ; AGNOL, A. D. ; BARBOSA, M. G. ; CARNIEL, E. ; STRAPAZZON, J. A. . Tecnologia e Inclusão: possibilidades e aplicações. 2013. .

10.
SALTON, B. P.; ROSITO, M. C. . Educação Inclusiva e Recursos de Tecnologia Assistiva. 2013. .

11.
SALTON, B. P.; ROSITO, M. C. . Educação Inclusiva e Recursos de Tecnologia Assistiva. 2012. .

12.
SALTON, B. P.. Material Didático Digital Acessível. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

13.
SALTON, B. P.. Especialização em Educação Profissional e Tecnológica Inclusiva - TECNEP. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
1ª Semana Acadêmica do Curso de Licenciatura em Computação do Campus Pelotas - IFSul.Acessibilidade Digital. 2018. (Oficina).

2.
3º Workshop Diversidade e Inclusão do IFRS. 2018. (Outra).

3.
5º Seminário de Extensão.Coordenação de Sessão de apresentação de trabalhos. 2018. (Seminário).

4.
Fórum Nacional de Tecnologia Assistiva e II Mostra de P&D e Inovação em Tecnologia Assistiva. 2018. (Outra).

5.
I Desafio Criativo do IFRS.Experimentação de Tecnologia Assistiva. 2018. (Outra).

6.
I Encontro de Tecnologia Assistiva. 2018. (Encontro).

7.
Promovendo Acessibilidade Digital - UFRN.Promovendo Acessibilidade Digital. 2018. (Oficina).

8.
Workshop SINFO-UFRN.Acessibilidade Digital: a experiência do IFRS. 2018. (Outra).

9.
XXVI Ciclo de Palestras Sobre Novas Tecnologias na Educação.Tecnologia e Acessibilidade para Inclusão Escolar. 2018. (Seminário).

10.
II Encontro Nacional dos Editores da Rede Federal.IFRS - Acessibilidade na produção editorial. 2017. (Encontro).

11.
Encontro de Capacitação dos NAPNES e NEABIS do IFRS.Criando documentos digitais acessíveis. 2012. (Oficina).

12.
Seminário sobre Educação e Diversidade - IFRS Campus Restinga.Criando documentos digitais acessíveis. 2012. (Oficina).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SALTON, B. P.; SONZA, A. P. ; AGNOL, A. D. . Oficinas de Cocriação de Tecnologia Assistiva. 2017. (Outro).

2.
SALTON, B. P.; SONZA, A. P. ; AGNOL, A. D. . Oficina de Experimentação de Tecnologia Assistiva. 2017. (Outro).

3.
SALTON, B. P.. Oficina de Produção de Material Didático Pedagógico Adaptado. 2017. (Outro).

4.
SALTON, B. P.; AGNOL, A. D. . CTA Open Day. 2017. (Outro).



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
SONZA, A. P. (Org.) ; SALTON, B. P. (Org.) ; STRAPAZZON, J. A. (Org.) . Soluções Acessíveis: Experiências Inclusivas no IFRS. 1. ed. Porto Alegre: CORAG, 2014. v. 1. 268p .


Cursos de curta duração ministrados
1.
SONZA, A. P. ; SALTON, B. P. ; MENEGOTTO, D. B. ; STRAPAZZON, J. A. ; NERVIS, L. ; AGNOL, A. D. ; BARBOSA, M. G. ; CARNIEL, E. . O uso pedagógico dos recursos de Tecnologia Assistiva. 2015. .

2.
SONZA, A. P. ; MENEGOTTO, D. B. ; SALTON, B. P. ; AGNOL, A. D. ; CARNIEL, E. ; STRAPAZZON, J. A. . O uso pedagógico dos recursos de Tecnologia Assistiva. 2014. .

3.
SONZA, A. P. ; MENEGOTTO, D. B. ; SALTON, B. P. ; AGNOL, A. D. ; BARBOSA, M. G. ; CARNIEL, E. ; STRAPAZZON, J. A. . Tecnologia e Inclusão: possibilidades e aplicações. 2013. .

4.
SALTON, B. P.; ROSITO, M. C. . Educação Inclusiva e Recursos de Tecnologia Assistiva. 2013. .

5.
SALTON, B. P.. Especialização em Educação Profissional e Tecnológica Inclusiva - TECNEP. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

6.
SONZA, A. P. ; SALTON, B. P. . Capacitação de NAPNEs do IFRS. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
SALTON, B. P.; SONZA, A. P. ; AGNOL, A. D. ; CARNIEL, E. . Educação e Tecnologia na Perspectiva da Inclusão. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
SALTON, B. P.; ROSITO, M. C. . Educação Inclusiva e Recursos de Tecnologia Assistiva. 2012. .




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/02/2019 às 8:47:21