Jason Scalco Piloti

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6362017443040936
  • Última atualização do currículo em 07/11/2018


Desenvolvedor Web/Mobile/Touch, com vasta experiência em ambientes Web/Multimidía e projetos de inovação tecnológica. www.jasonpiloti.com (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Jason Scalco Piloti
Nome em citações bibliográficas
PILOTI, J. S.


Formação acadêmica/titulação


2016 - 2017
Especialização em DESENVOLVIMENTO DE JOGOS DIGITAIS. (Carga Horária: 420h).
AVM EDUCACIONAL LTDA., AE_PPROV, Brasil.
Título: JOGOS DIGITAIS ADAPTADOS DE TEXTOS LITERÁRIOS COMO ESTIMULO NO PROCESSO LÚDICO DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
Orientador: Rodrigo Cesar Lira da Silva.
2008 - 2015
Graduação em Tecnologias Digitais.
Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil.
Título: SISTEMA DE AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL: ACESSIBILIDADE NO CONTROLE DOMÉSTICO.
Orientador: André Zampieri.
2005 - 2007
Ensino Médio (2º grau).
Visconde de São Bom Retiro, VSB, Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
Produção de Conteúdo para Redes Sociais. (Carga horária: 2h).
Udemy, U, Estados Unidos.
2018 - 2018
Comunicação de Crise. (Carga horária: 10h).
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.
2018 - 2018
Curso de Áudio Básico Profissional Relâmpago. (Carga horária: 6h).
Harmony Gravações e Produções Artísticas, H, Brasil.
2018 - 2018
Desenho Tradicional. (Carga horária: 22h).
Kadu Ramo, KD, Brasil.
2017 - 2018
Learn How to Make Electronic Music with Cubase. (Carga horária: 4h).
Udemy, U, Estados Unidos.
2017 - 2017
Crie Estórias Interativas para Web e Jogos Digitais. (Carga horária: 2h).
Udemy, U, Estados Unidos.
2017 - 2017
Introdução à Produção de Games. (Carga horária: 3h).
Udemy, U, Estados Unidos.
2017 - 2017
Entendendo a Gameficação. (Carga horária: 1h).
Serviço Federal de Processamento de Dados, SERPRO, Brasil.
2016 - 2017
Planejamento Financeiro Pessoal. (Carga horária: 2h).
Serviço Federal de Processamento de Dados, SERPRO, Brasil.
2016 - 2016
Escrita Criativa e Produção de Narrativa de Jogos. (Carga horária: 2h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2016 - 2016
Desenhando na Sala de Aula. (Carga horária: 20h).
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.
2016 - 2016
eMAG Conteudista. (Carga horária: 20h).
Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.
2016 - 2016
eMAG Desenvolvedor. (Carga horária: 30h).
Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.
2016 - 2016
Introduction to Game Development.
Michigan State University, MSU, Estados Unidos.
2016 - 2016
Gestão da Estratégia com uso do BSC. (Carga horária: 20h).
Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.
2016 - 2016
Principles of Game Design.
Michigan State University, MSU, Estados Unidos.
2016 - 2016
Introdução à Gestão de Projetos. (Carga horária: 20h).
Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.
2016 - 2016
Business of Games and Entrepreneurship.
Michigan State University, MSU, Estados Unidos.
2016 - 2016
Game Development for Modern Platforms.
Michigan State University, MSU, Estados Unidos.
2016 - 2016
Iluminação para Unity 5 - Do Básico ao Avançado.
Udemy, U, Estados Unidos.
2014 - 2014
Photoshop Essencial. (Carga horária: 24h).
Coruja - Escola de Tecnologia e Imagem, C, Brasil.
2013 - 2013
Introdução ao Desenvolvimento de Jogos Digitais com Unity 3D. (Carga horária: 28h).
Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, IFBAIANO, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Desenvolvedor


Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Desenvolvedor


Infoserv Treinamento, IT, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Web Designer, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Guife Comunicação Estratégica, GCE, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Web Designer, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Metaway Tecnologia da Informação, MTI, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Diretor Multimídia, Carga horária: 40


Studio 72, S72, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Web Designer, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Tag Webdesign, TW, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Web Master, Carga horária: 40


Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Técnico Audiovisual, Carga horária: 10
Outras informações
Centro de Referência em Tecnologia Assistiva do IFRS

Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Técnico Audiovisual, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2009 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Desenvolvedor Web / Pesquisador, Carga horária: 40


Jason Piloti, JP, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Profissional Autonomo, Enquadramento Funcional: Multimedia Designer & Developer
Outras informações
Desenvolvedor Touch, Game, Web, Mobile, com experiência em projetos nas áreas de: Games educacionais, Advergaming, dispositivos de toque e multi-gestuais, realidade virtual e aumentada.



Projetos de pesquisa


2013 - 2017
Jogo Simulador Kimera: Cidades Imaginárias
Descrição: Este projeto surgiu da parceria entre a Universidade do Estado da Bahia UNEB, através do Grupo de Geotecnologias, Educação e Contemporaneidade GEOTEC e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS, através do Laboratório de Estudos em Linguagem, Interação e Cognição LELIC e a empresa CONEXUM. O LELIC e a CONEXUM desenvolveram o projeto Cittá Cosmopolitta: Simulador de Redes de Cidades que foi aprovado no Edital 28/ 2010 - MEC/CAPES e MCT/CNPq/FINEP. Dentro desse projeto guarda-chuva foi criado pelo GEOTEC - UNEB, o sub-projeto Kimera: cidades imaginárias. O sub-projeto citado visa a construção de um jogo-simulador de cidades com o intuito de criar possibilidades para relacionar e representar os espaços vivido, percebido e imaginado; construir cidades híbridas, explorando elementos reais, imaginários, fantasiosos, pretendidos e desejados a partir dos recursos disponibilizados no ambiente; explorar outras dinâmicas que perpassam o entendimento sobre os espaços que as crianças vivenciam, constroem, criam, imaginam ou desejam explorar e/ou fazer parte..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2016
Produção de Tecnologia Assistiva
Descrição: Produzir Tecnologia Social Assistiva aos Núcleos de Inclusão das instituições que compõem a rede de EPCT (Educação Profissional Científica e Tecnológica) e parceiros do IFRS e capacitá-los no uso desses dispositivos, favorecendo a inclusão dos alunos com deficiência das instituições da Rede..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .
Integrantes: Jason Scalco Piloti - Integrante / Andréa Poletto Sonza - Coordenador / Lucas Signor Schwochow - Integrante / Juliano Gatto - Integrante / Erik Schuler - Integrante / Rodrigo Cainelli - Integrante / Lucas Angelo Roman Tamanini - Integrante / Luan Henrique Kunzler - Integrante / Marciano Tasca - Integrante.Financiador(es): Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Bolsa.
2009 - 2016
Acessibilidade Virtual
Descrição: O Projeto de Acessibilidade Virtual visa realizar a pesquisa e o desenvolvimento de soluções acessíveis para pessoas com necessidades especiais (PNEs). As atividades abrangem o desenvolvimento de produtos e serviços de Tecnologia Assistiva, o desenvolvimento web acessível, testes de acessibilidade virtual, adaptação de material didático pedagógico, atendimento a PNEs, entre outras. O projeto também desenvolveu o Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico (e-MAG 3.0), por meio de parceria com o Ministério do Planejamento. ACESSIBILIDADE VIRTUAL E TECNOLOGIA ASSISTIVA - Criado em 2010 http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1551920108473550 NEPIA - Núcleo de Extensão e Pesquisa em Informática Aplicada - Criado em 2008 http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3016292095242379.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2017 - 2017
Glossário Terminológico de Libras usados em atividades dos cursos de Agronomia, Agropecuária e Horticultura
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Projetos de desenvolvimento


2015 - 2016
Cadeira Terapêutica Multipostural Motorizada
Descrição: Desenvolvimento de uma cadeira de rodas terapêutica multipostural motorizada..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Jason Scalco Piloti - Integrante / Andréa Poletto Sonza - Integrante / Everaldo Carniel - Integrante / Bruna Poletto Salton - Integrante / Juliano Gatto - Integrante / Erik Schuler - Coordenador / Walter Omar Garcia Abascal - Integrante / Luan Henrique Kunzler - Integrante / Marcelo Tonett - Integrante.Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.
2015 - Atual
RexTronic - Cão Guia Eletrônico
Descrição: Desenvolvimento de um sistema para locomoção autônoma de pessoas com deficiência visual..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Jason Scalco Piloti - Integrante / Andréa Poletto Sonza - Integrante / Lucas Signor Schwochow - Integrante / Erik Schuler - Coordenador / Lucas Angelo Roman Tamanini - Integrante / Tiago Rodrigo Cruz - Integrante / Walter Omar Garcia Abascal - Integrante / Leandro Barragán Castellanos - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2015 - Atual
K-Amplus: Desenvolvimento de uma Ferramenta Geotecnológica Inovadora em Open Geospatial Consortium (OGC) à conversão de mapas para Keyhole Markup Language (KML)
Descrição: OBJETIVO GERAL: Desenvolver uma ferramenta geotecnológica, denominada K-Amplus, à melhoria da imersão dos jogadores em jogos simuladores de cidades, neste caso o Kimera, utilizando padrões abertos adotados pelo Open Geospatial Consortium (OGC) para a conversão de mapas, funcionando em consonância com o Keyhole Markup Language (KML, padrão de mapas reconhecido pelo OGC e aplicado pelo Google em suas ferramentas cartográficas desde 2011), o que viabilizará a importação de mapas criados pelo Google Earth para o tabuleiro do jogo-simulador. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: 1. Desenvolver uma ferramenta Geotecnológica, usando os padrões do Open Geospatial Consortium (OGC) para a conversão de mapas com funcionalidade em consonância com o Keyhole Markup Language (KML); 2. Aplicar esta ferramenta nos jogos simuladores de cidade, neste caso no Kimera-cidades imaginárias, desenvolvido pelos parceiros (IF Baiano, UNEB e CONEXUM); 3. Ampliar a parceria entre IF Baiano, UNEB e CONEXUM, com pretensões de gerar impactos na produção e difusão social, educacional e cultural no âmbito do Instituto, da Universidade, da Empresa e da Rede Pública de Ensino Básico; 4. Explorar o K-Amplus como elemento mediador de aprendizagem entre alunos e professores, na rede pública de ensino, ao entendimento da paisagem citadina, tomada de decisões, resolução de problemas ambientais e administração das cidades, desenvolvendo nestes sujeitos habilidades cognitivas vinculadas ao espaço urbano vivido; 5. Demonstrar a capacidade das parcerias na construção e criação de ferramentas e recursos para o desenvolvimento de ciência, tecnologia e inovação no IF Baiano, UNEB e CONEXUM..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Jogos Digitais.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Acessibilidade Virtual.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Russo
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2015
Prêmio de Desenvolvimento de Jogos de Educação Financeira, Sebrae / Banco Central.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
ROSITO, M. C. ; PILOTI, J. S. ; Bortolini, S ; SCHWOCHOW, L. S. ; GOETZE, M. ; MAIA, N. . Acessibilidade Física. In: Andréa Poletto Sonza. (Org.). Acessibilidade e Tecologia Assistiva. 1ed.: , 2013, v. , p. 165-.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PILOTI, J. S.; PAULUS, G. B. ; ANTONIAZZI, R. L. ; ANTUNES, E. F. . Sistema de Automação Residencial: Acessibilidade no Controle. In: XXII Jornada de Pesquisa da UNIJUÍ, 2017, IJUÍ. XXII Jornada de Pesquisa da UNIJUÍ, 2017.

2.
SOARES, F. S. ; PILOTI, J. S. ; NERVIS, L. ; SCHWOCHOW, L. S. ; SANTOS, M. B. . Simulador para Reabilitação de Pessoas com Deficiência Visual. In: 3º Seminário Nacional de Inclusão Digital - SENID 2014, 2014, Passo Funso. Seminário Nacional de Inclusão Digital. Passo Fundo: Ed. Universidade de Passo Fundo, 2014.

Apresentações de Trabalho
1.
PILOTI, J. S.. Design Gráfico e Games. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
NERVIS, L. ; CARNIEL, E. ; PILOTI, J. S. ; COSTA, A. L. P ; LIMA, L. S. . Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico.. 2014.

Trabalhos técnicos

Demais tipos de produção técnica
1.
PILOTI, J. S.. Introdução ao Desenvolvimento de Jogos 3D com Unity. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
PILOTI, J. S.. Curso de Capacitação NEABIs do IFRS. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
PILOTI, J. S.. Curso de Capacitação NAPNEs do IFRS. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
PILOTI, J. S.. ARTIF. 2017 (Ação de Extensão).

2.
PILOTI, J. S.. Diversidade Musical. 2017 (Projeto de Extensão).

3.
PILOTI, J. S.. ARTIF. 2017 (Ação de Extensão).

4.
PILOTI, J. S.. Diversidade Musical. 2016 (Projeto de Extensão).



Patentes e registros



Programa de computador
1.
REZENDE, A. L. A. ; SILVA, A. L. S. ; LAGO, A. F. ; NASCIMENTO, F. S. ; VIANA, G. C. ; PEREIRA, I. B. ; SILVA, I. B. ; PILOTI, J. S. ; DIAS, J. M. ; LUCAS, N. F. M. ; HETKOWSKI, T. M. . K-ÁGORA. 2016.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: BR512016001582-9, data de registro: 16/11/2016, título: "K-ÁGORA" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.



Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
PILOTI, J. S.. VI Moepex - Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão do Campus Ibirubá. 2017. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

2.
PILOTI, J. S.. V MoEPEx - Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão do Campus Ibirubá. 2016. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
3° Workshop de Comunicação - Comunicação de Crise. 2018. (Outra).

2.
I Encontro de Tecnologia Asistiva do IFRS. 2018. (Encontro).

3.
I Semana Acadêmica do IFRS Vacaria.Design Gráfico e Games. 2018. (Outra).

4.
Palestra IBM Watsom: A Inteligência Pronta para Trabalhar. 2018. (Outra).

5.
XXII Jornada de Pesquisa da UNIJUÍ. Sistema de Automação Residencial: Acessibilidade no Controle. 2017. (Congresso).

6.
1º Workshop da Política de Comunicação do IFRS. 2016. (Outra).

7.
2º Workshop Diversidade e Inclusão do IFRS. 2016. (Outra).

8.
3º Mostra Cultural do IFRS.A música como instrumento de formação cidadã. 2016. (Outra).

9.
3º Seminário Sobre Inclusão de Pessoas com Deficiência No Mercado De Trabalho. 2016. (Seminário).

10.
Fórum de Inovação, Tecnologia e Educação do Alto Jacuí. 2016. (Outra).

11.
II Simpósio Internacional de Games, Gamification e Tecnologias na Educação. 2016. (Simpósio).

12.
XIV Zoom - Festival de Produtos Midiáticos. 2016. (Outra).

13.
XVII FOCO - Fórum de Comunicação. 2016. (Outra).

14.
1º Workshop Diversidade e Inclusão do IFRS. 2015. (Outra).

15.
Curso de Capacitação dos NAPNEs do IFRS. 2014. (Outra).

16.
Curso de Capacitação dos NEABIs do IFRS. 2014. (Outra).

17.
Festival de Games - V Computer on the Beach.As aventuras de Joca Valente. 2014. (Simpósio).

18.
Seminário de Tecnologia em Software Livre TcheLinux. 2014. (Seminário).

19.
V Computer on the Beach. 2014. (Simpósio).

20.
Introdução ao desenvolvimento de jogos digitais com Unity 3D. 2013. (Oficina).

21.
VIII Mostra Técnica do IFRS - Campus Bento Gonçalves.Napne - Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Especiais. 2013. (Outra).

22.
XVI Encontro Brasileiro de Usuários de DOSVOX. 2013. (Encontro).

23.
Encontro de NAPNEs: por um IFRS inclusivo. 2012. (Encontro).

24.
Todos@Web.Blog Acessibilidade Virtual - Informação ao alcance de todos. 2012. (Outra).

25.
II Gamepad - Seminário de Games, Comunicação e Tecnologia. 2009. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PILOTI, J. S.. VI Moepex - Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão do Campus Ibirubá. 2017. (Outro).

2.
PILOTI, J. S.. V Moepex - Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão do Campus Ibirubá. 2016. (Outro).

3.
PILOTI, J. S.. Fórum de Inovação, Tecnologia e Educação do Alto Jacuí. 2016. (Outro).

4.
PILOTI, J. S.. 2º Workshop Diversidade e Inclusão do IFRS. 2016. (Outro).

5.
PILOTI, J. S.. Encontro de NAPNEs: por um IFRS inclusivo. 2012. (Outro).

6.
PILOTI, J. S.. Encontro de NEABIs: por um IFRS inclusivo. 2012. (Outro).



Outras informações relevantes


Competências e especialidades:

Accessibility; XHTML; WebCEO; JavaScript; PHP; MySQL; CSS; ActionScript; Animation; Game Design; Game Developer; 3D Modeling; Arduino; Touch Interfaces; Mobile; Internet Design; C++; Java.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/11/2018 às 15:41:09