Guilherme de Faria Rodrigues

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  • Última atualização do currículo em 28/11/2018


Possui graduação pela Universidade Estadual de Campinas (2012) e mestrado pela Universidade de São Paulo (2016). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua e Literatura Grega e Literatura Brasileira, atuando principalmente no seguinte tema: retórica clássica, drama antigo e prosa brasileira do século XIX com ênfase em Machado de Assis. Pesquisador em nível de doutorado no Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas sobre Machado de Assis e a literatura clássica grega e romana. Participa dos grupos de pesquisa "Gêneros poéticos na Grécia antiga: tradição e contexto" e "Estudos sobre o teatro antigo", vinculados à FFLCH/CNPQ contribuindo com o estudo do drama na Grécia Antiga. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Guilherme de Faria Rodrigues
Nome em citações bibliográficas
RODRIGUES, G. F.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Departamento de Teoria Literária.
Rua Sérgio Buarque de Holanda, 571
Cidade Universitária
13083859 - Campinas, SP - Brasil
Telefone: (19) 35211502
URL da Homepage: http://www.iel.unicamp.br/br


Formação acadêmica/titulação


2018
Doutorado em andamento em Teoria e História Literária.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: A recepção dos clássicos em dois romances de Machado de Assis: Esaú e Jacó e Memorial de Aires - a formação do erudito brasileiro,
Orientador: Mario Luiz Frungillo.
Palavras-chave: Machado de Assis; Literatura Brasileira; Literatura Grega; Literatura Romana; Estudos Clássicos; Recepção.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Letras Clássicas.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Comparada.
2014 - 2016
Mestrado em Letras (Letras Clássicas).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: O ciclope de Eurípides: estudo e tradução,Ano de Obtenção: 2016.
Orientador: Christian Werner.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Eurípides; Estudos Clássicos; Drama Satírico; Ciclope.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2007 - 2012
Graduação em Letras - Língua Portuguesa.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: A retórica platônica: estudo do Górgias de Platão.
Orientador: Flávio Ribeiro de Oliveira.




Formação Complementar


2014 - 2014
Extensão universitária em Greek and Roman Mythology. (Carga horária: 80h).
University of Pennsylvania, UPENN, Estados Unidos.


Atuação Profissional



Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2017
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Integrante de grupo de pesquisa
Outras informações
Integrante do grupo de pesquisa "Gêneros Poéticos na Grécia Antiga: tradição e contexto" (CNPq), coordenado pelos professores doutores Christian Werner e Fernando Rodrigues Júnior (Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas - USP). O grupo realiza reuniões periódicas para a discussão de material bibliográfico e textos produzidos por seus integrantes.

Vínculo institucional

2014 - 2017
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Integrante de grupo de pesquisa
Outras informações
Integrante do grupo de pesquisa "Estudos sobre o Teatro Antigo" liderado pelas professoras doutoras Zelia Ladeira Veras de Almeida Cardoso e Adriane da Silva Duarte (Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas - USP). Criado em 2002, o Grupo de Pesquisa "Estudos sobre o Teatro Antigo" realiza reuniões mensais, a fim de discutir temas teóricos relacionados com o teatro, analisar textos dramáticos e discutir com pesquisadores especialmente convidados.

Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Estudante de Pós-Graduação, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Estudante de pós-gradução, Enquadramento Funcional: Doutorando

Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Representante discente, Enquadramento Funcional: Representante discente geral da pós-graduação

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Monitor de Grego Clássico, Carga horária: 8

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Monitor de Grego Clássico, Carga horária: 8


Oficina do Estudante, OE, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor assistente, Carga horária: 10
Outras informações
Professor assistente plantonista de redação, gramática e literatura para os três anos do Ensino Médio e Curso pré-vestibular; Professor substituto de redação, gramática e literatura para os três anos do Ensino Médio e Curso pré-vestibular; Professor substituto de inglês para o Curso pré-vestibular.


Curso e Colégio Integral, INTEGRAL, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 36
Outras informações
Professor substituto de redação para o segundo ano do Ensino Médio nas unidades Cambuí, Parque Prado, Paineiras, Alphaville e Paulínia.

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Professor substituto, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 22
Outras informações
Professor substituto de redação e literaturas de língua portuguesa para os três anos do Ensino Médio; Professor substituto de língua portuguesa para os quatro anos do Ensino Fundamental II.


Sant'Anna Internacional School, SANT'ANNA, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de literatura, Carga horária: 32


Colégio da Villa, VILLA, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de literatura e língua portuguesa, Carga horária: 12

Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de literatura e língua portuguesa, Carga horária: 12


Colégio Puríssimo Coração de Maria, PURÍSSIMO, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de língua portuguesa, Carga horária: 6


Ilimit Educacional, ILIMIT, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de literatura, Carga horária: 16



Projetos de pesquisa


2018 - Atual
A recepção dos clássicos em dois romances de Machado de Assis: Esaú e Jacó e Memorial de Aires: a formação do erudito brasileiro
Descrição: Notoriamente, Machado de Assis é um escritor que não se encerra em si mesmo, mas que constrói um diálogo ingente com a tradição literária universal. Sendo assim, para se ler o autor fluminense, é também necessário recorrer a diversos outros textos e narrativas de diferentes naturezas. Uma das tradições às quais Machado de Assis recorre frequentemente é aquela do mundo clássico greco-romano, fazendo dele um dos escritores que mais dialogou com a Antiguidade Clássica no séc. XIX. Contudo, de maneira diferente de Odorico Mendes, o autor reorganizou o mundo clássico a favor da representação de um Brasil no final do Império e começo da República Velha durante toda a sua obra. A fim de realizar um estudo que analise a influência clássica no escritor, este projeto propõe uma pesquisa dos dois últimos grandes romances de Machado de Assis, Esaú e Jacó e Memorial de Aires, já que, além de compreenderem a realidade intertextual do autor, apresentam um mesmo autor-personagem, o conselheiro Aires. Com esta análise, pretendemos argumentar de que modo a recepção dos Clássicos nos romances fornece a representação do erudito brasileiro na figura de Aires, essencialmente cético em relação às mudanças proclamadas no fim do Império..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2014 - 2016
O ciclope de Eurípides: estudo e tradução
Descrição: "O ciclope" de Eurípides é o único exemplo completo do que se conhecia na Grécia Antiga como drama satírico, ranqueando-se, portanto, como um dos textos mais elucidativos e preciosos para a filologia. Eurípides constrói o enredo na intertextualidade com o famoso canto IX da Odisseia, em que Odisseu e seus companheiros se encontram prisioneiros do monstruoso ciclope Polifemo: Eurípides reutiliza a tradição homérica, épico-mítica, em uma releitura cômica, típica do drama satírico. A fim de realizar um estudo sobre a natureza do drama satírico, centrar-se-á no estudo do coro de tal drama, composto por sátiros, elemento comum dos dramas satíricos. A fim de oferecer uma interpretação mais completa, também será feita a tradução do drama..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Revisor de periódico


2018 - Atual
Periódico: REVISTA OPINIÃES ? REVISTA DOS ALUNOS DE LITERATURA BRASILEIRA USP


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Letras Clássicas.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Comparada.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Latim
Lê Bem.
Grego
Lê Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
RODRIGUES, G. F.2016 RODRIGUES, G. F.. O drama em o Banquete de Platão: a recepção do drama satírico em contraposição à tragédia e à comédia. Phaine: Revista de Estudos sobre a Antiguidade, v. 1, p. 92-107, 2016.

2.
RODRIGUES, G. F.2009RODRIGUES, G. F.; OLIVEIRA, F. R. . A Retórica Platônica: Uma leitura crítica do Górgias de Platão. Língua, Literatura e Ensino (UNICAMP), v. 4, p. 543-550, 2009.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
RODRIGUES, G. F.. Una nueva visión de la performance del coro de sátiros en el drama satírico de Euripides. In: [Una] nueva visión de la cultura griega antigua en el comienzo del tercer milenio: perpectivas y desafíos, 2015, La Plata. [Una] nueva visión de la cultura griega antigua en el comienzo del tercer milenio: perpectivas y desafíos, 2015.

Apresentações de Trabalho
1.
RODRIGUES, G. F.. Machado de Assis: o tempo e a Antiguidade na formação do erudito brasileiro. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
RODRIGUES, G. F.. Homero em Eurípides: a recepção do canto IX da Odisseia em O Ciclope. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
RODRIGUES, G. F.. A educação pelo outro: os sátiros e o papel pedagógico do coro no drama satírico. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
RODRIGUES, G. F.. Una nueva visión de la performance del coro de sátiros en el drama satírico de Eurípides. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
RODRIGUES, G. F.. O drama no Banquete de Platão: a recepção do drama satírico em contraposição à tragédia e à comédia. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
RODRIGUES, G. F.; MEDEIROS, G. M. . Kyklops: O drama satírico de Eurípides. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

7.
RODRIGUES, G. F.. A Retórica Platônica: Uma leitura crítica do Górgias de Platão. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
RODRIGUES, G. F.. Participação em banca de Beatriz Couto Grosso.O papel da mulher dentro da obra "Assembleia de mulheres" de Aristófanes. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Centro Universitário Padre Anchieta.

2.
FRUNGILLO, M. L.; CANO, J.; RODRIGUES, G. F.. Participação em banca de Emily Giulia Baldo Petry.Contos de fada: uma discussão acerca de algumas tentativas de definição do gênero literário. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estudos Literários) - Universidade Estadual de Campinas.

3.
CANO, J.; FRUNGILLO, M. L.; RODRIGUES, G. F.. Participação em banca de Gabriel Inácio da Luz Ferreira.O Elemento épico na narrativa de World of Warcraft. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estudos Literários) - Universidade Estadual de Campinas.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Semana de Filosofia & Literatura UFSCar. Machado de Assis: o tempo e a Antiguidade na formação do erudito brasileiro. 2018. (Congresso).

2.
VI Colóquio do Grupo de Pesquisa Estudos sobre o teatro antigo: Drama antigo e recepção. Homero em Eurípides: a recepção do canto IX da Odisseia em O Ciclope. 2017. (Congresso).

3.
Greek Satyr Play: Reconstructiong a Dramatic Genre from its Remnants. 2016. (Congresso).

4.
XIII Semana de Estudos Clássicos e Educação da FE/USP. A educação pelo outro: os sátiros e o papel pedagógico do coro no drama satírico. 2016. (Congresso).

5.
[Una] nueva visión de la cultura griega antigua en el comienzo del tercer milenio: perspectivas y desafíos. Una nueva visión de la performance del coro de sátiros en el drama satírico de Eurípides. 2015. (Congresso).

6.
V Colóquio do Grupo de Pesquisa Estudos sobre o Teatro Antigo: A Narrativa no drama. 2014. (Congresso).

7.
7º SePeG - Seminário de Pesquisas da Graduação.Kyklops: O drama satírico de Eurípides. 2010. (Seminário).

8.
6º SePeG - Seminário de Pesquisas da Graduação.A retórica Platônica: Uma leitura crítica do Górgias de Platão. 2009. (Seminário).

9.
Quinto Coloquio Internacional: Mito y Performance. De Grecia a la Modernidad. 2009. (Congresso).

10.
XVII Congresso Nacional de Estudos Clássicos. 2009. (Congresso).

11.
III Simpósio de Estudos Clássicos. 2008. (Simpósio).




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