Fernanda Luiza de Faria

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4880770590040729
  • Última atualização do currículo em 20/08/2018


Doutora e Mestre em Química, linha de pesquisa em Educação Química pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Possui graduação em Química (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Federal de Viçosa (2011). É vice-líder do Grupo de Pesquisa registrado no CNPQ intitulado Observatório de Práticas Curriculares, relacionando os campos do Currículo, Formação Docente e Tecnologias. É pesquisadora no Núcleo de Estudos em História da Ciência. Atua como Professora Adjunto do quadro permanente da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina, atuando no Departamento de Ciências Exatas e Educação do Campus Blumenau. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação em Química. Linhas de pesquisa de interesse: Estratégias de Ensino Diferenciadas no contexto da Educação Básica, Pedagogias Diferenciadas, A abordagem do conteúdo químico no Ensino Fundamental, História da Ciência e Ensino. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Fernanda Luiza de Faria
Nome em citações bibliográficas
FARIA, F. L.;FARIA, FERNANDA L.;FARIA, FERNANDA LUIZA


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2017
Doutorado em Programa de Pós Graduação em Química.
Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
com período sanduíche em Universidade do Porto (Orientador: Carla Susana Lopes Morais).
Título: A Química numa visão de Ciência integrada e sua contribuição para a formação cidadã: um estudo a partir de escolas com abordagens diferenciadas de ensino, Ano de obtenção: 2017.
Orientador: Ivoni de Freitas Reis.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2012 - 2014
Mestrado em Química.
Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
Título: O Estudo de Caso aplicado ao ensino médio: o olhar do professor e do aluno sobre essa estratégia de ensino,Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: Ivoni de Freitas Reis.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
2007 - 2011
Graduação em Química (Licenciatura e Bacharel).
Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
Legislação da Carreira do Magistério Superior. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2018 - 2018
Integração Institucional aos novos docentes. (Carga horária: 16h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2018 - 2018
Libras 1 - Nível iniciante. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2016 - 2016
A multimodalidade em aulas do ensino superior: compartilhando a análise. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2015 - 2015
Infoliteracia. (Carga horária: 3h).
Universidade do Porto, U.PORTO, Portugal.
2014 - 2014
Diálogos entre o teatro e o Ensino de Química. (Carga horária: 3h).
Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
2014 - 2014
Saúde Vocal para professores. (Carga horária: 20h).
Secretaria de Educação de Minas Gerais, SEEMG, Brasil.
2013 - 2014
Educação não formal de ciência e tecnologia. (Carga horária: 180h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2013 - 2013
Educação em ciências e direitos humanos. (Carga horária: 8h).
Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, ABRAPEC, Brasil.
2013 - 2013
Ensinando química a alunos com deficiência visual. (Carga horária: 2h).
Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
2013 - 2013
O uso de filmes e vídeos para abordagens temáticas. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Lavras, UFLA, Brasil.
2012 - 2012
Relações entre a semiótica e o ensino de química.. (Carga horária: 3h).
Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
2012 - 2012
Dialogando ciência entre sabores, odores e aromas. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2009 - 2009
Jogos educativos no ensino de química. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.
2009 - 2009
Modificação química de Nanocompostos de Carbono. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora Substituta, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora, Carga horária: 2
Outras informações
Atuou como tutora na disciplina Química do meio ambiente (QUI 116) auxiliando no planejamento do curso, na supervisão dos alunos, durante as aulas e, também, na correção das atividades

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora, Carga horária: 4
Outras informações
Atuou como tutora na disciplina de Laboratório de Ciências.

Atividades

04/2017 - Atual
Ensino, Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ensino de Química na Escola Básica II
Estágio Curricular Supervisionado no Ensino de Química II
Estágio Supervisionado no Ensino de Química I
Metodologia do Ensino de Química
Prática Escolar em Ensino de Química na Escola Básica II
Reflexões sobre Atuação no Espaço Escolar I - Ensino de Química
Reflexões sobre Atuação no Espaço Escola II - Ensino de Química

Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista do PIBID, Carga horária: 20
Outras informações
Atuou como bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID.


Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora do Magistério Superior, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

02/2018 - Atual
Ensino, Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado III
Estratégias e Instrumentos para o ensino de Química II
Filosofia e História da Química
Ambientes para aulas experimentais de Química no Ensino Médio


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
GRUPO DE PESQUISA - Observatório de Práticas Curriculares
Descrição: Este grupo intitulado de OPC - Observatório de Práticas Curriculares tem por objetivo problematizar as práticas curriculares na Educação Básica, sobretudo, àquelas relacionadas aos campos do Currículo, Didática e Tecnologias. Este grupo de pesquisa tem por objetivo geral investigar as práticas curriculares em escolas públicas do estado de Santa Catarina, atentando, sobretudo, para elementos didático-pedagógicos que revelam sua relação com possíveis inovações, alterações e/ou transformações dos processos de ensino e de aprendizagem, de modo a fomentar a pesquisa, reflexão e produção de conhecimento no Campo do Currículo e suas interfaces com as Tecnologias..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Fernanda Luiza de Faria - Integrante / Ingrid Nunes Derossi - Integrante / Alaim Souza Neto - Coordenador / Zenira Maria Malacarne Signori - Integrante / Sheila da Silva Araujo - Integrante / Nicoly Longaretti de Souza - Integrante / Aline Vanessa Poltronieri Gessner - Integrante / Victor Afonso Garcia Schmitz - Integrante / Victor Antonio LIma do Nasciment - Integrante / Fabiana Schmitt Corrêa - Integrante.
2018 - Atual
Construção de recursos didáticos para a abordagem da História da Ciência na educação básica
Descrição: O presente projeto tem como objetivo principal produzir recursos didáticos que permitam a abordagem da História da Ciência no ensino das Ciências da Natureza, mais especificamente no ensino de química, no contexto da educação básica. Para isso, almeja-se realizar uma análise documental acerca de diferentes cientistas e suas contribuições ao longo da história, como forma de embasamento para a elaboração de recursos didáticos que permitam a abordagem da ciência como uma construção humana. A pesquisa tem como referencial teórico as discussões que permeiam a interface entre História da Ciência e ensino e mais especificamente, os referenciais que discutem acerca de jogos didáticos e estudo de caso no âmbito da educação básica. Estes dois últimos embasarão os recursos didáticos construídos. O projeto busca ainda validar os recursos produzidos junto a licenciandos de química na disciplina de Filosofia e História da Química e professores e alunos do ensino médio. Por fim, almeja-se divulgar os recursos elaborados para mais licenciandos do curso de química e professores da educação básica, em geral. Esse processo será realizado mediante a realização de oficinas nas escolas e discussões e vivências nas disciplinas de ensino de química..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Fernanda Luiza de Faria - Coordenador / Ingrid Nunes Derossi - Integrante / Gabriele Smanhotto Malvessi - Integrante.


Projetos de extensão


2018 - Atual
Inserção da História da Ciência na educação básica: uma proposta de construção e divulgação de textos didáticos
Descrição: O presente projeto tem como objetivo principal produzir material didático que permita a abordagem da História da Ciência no ensino de química, no contexto da educação básica. Para isso, almeja-se realizar uma análise documental acerca do desenvolvimento histórico de diferentes conhecimentos científicos construídos ao longo da história da química, como forma de embasamento para a elaboração de materiais didáticos que permitam a abordagem da ciência como uma construção humana. A pesquisa tem como referencial teórico as discussões que permeiam a interface entre História da Ciência e ensino. O projeto busca elaborar textos científicos de apoio vinculados à História da Ciência, tendo como público alvo, professores de química do ensino médio de escolas públicas de Blumenau. Para tanto, o projeto propõe investigar as demandas de temas e conteúdos químicos relacionados à História da Ciência junto aos professores de química do ensino médio das escolas de Blumenau. Além disso, o projeto visa estabelecer parcerias com esses professores para a construção dos textos de apoio, possibilitando trocas de conhecimentos entre os professores da educação básica, os licenciandos e professores do ensino superior participantes do projeto. Como produto do projeto, o material desenvolvido será disponibilizado para as escolas da educação básica de Blumenau..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Fernanda Luiza de Faria - Coordenador / Ingrid Nunes Derossi - Integrante / Vantuir Dionisio Junior - Integrante / Ana Claudia Paloschi - Integrante.
2014 - 2016
O uso da internet como Facilitador da Aprendizagem em História da Ciência
Descrição: O projeto busca utilizar a internet, especificamente, jogos, como uma proposta facilitadora da aprendizagem dos conehciments da área de História da Ciência..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Fernanda Luiza de Faria - Integrante / Ivoni de Freitas Reis - Coordenador / Ingrid Nunes Derossi - Integrante / Victor Gomes Lima Ferraz - Integrante / João Batista Alves dos Reis - Integrante / Maria Helena Zambelli - Integrante / Flávia Ribas de Brito - Integrante / Arthur Gonze Machado - Integrante / Tales Lopes Silva - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação em Química.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
FERRAZ, V. G. L.2018FERRAZ, V. G. L. ; FARIA, F. L. ; BRITO, F. R. ; DEROSSI, I. N. ; ZAMBELLI, M. H. ; FREITAS-REIS, I. . Integrando História da Ciência e o lúdico: As experiências de Henri, o pupilo de Lavoisier. HISTÓRIA DA CIÊNCIA E ENSINO: CONSTRUINDO INTERFACES, v. 17, p. 99-108, 2018.

2.
FREITAS-REIS, IVONI2017FREITAS-REIS, IVONI ; FERNANDES, JOMARA M. ; FRANCO-PATROCÍNIO, SANDRA ; FARIA, FERNANDA L. ; Carvalho, V. . ADAPTAÇÕES TÁTEIS DE MODELOS ATÔMICOS PARA UM ENSINO DE QUÍMICA ACESSÍVEL A CEGOS. ENSEÑANZA DE LAS CIENCIAS, v. extra, p. 4015-4019, 2017.

3.
FREITAS-REIS, IVONI2017FREITAS-REIS, IVONI ; FERNANDES, JOMARA M. ; FRANCO-PATROCÍNIO, SANDRA ; FARIA, FERNANDA LUIZA ; Carvalho, V. . MÉTODOS DE AVALIAÇÃO PARA O ALUNO SURDO NO CONTEXTO DO ENSINO DE QUÍMICA. ENSEÑANZA DE LAS CIENCIAS, v. extra, p. 4009-4014, 2017.

4.
FARIA, FERNANDA LUIZA2017 FARIA, FERNANDA LUIZA; FREITAS-REIS, IVONI . UM ESTUDO SOBRE ESCOLAS COM PEDAGOGIAS DIFERENCIADAS: A PEDAGOGIA WALDORF, A PEDAGOGIA MONTESSORI E A ESCOLA DA PONTE EM FOCO. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, v. 8, p. 160-181, 2017.

5.
FARIA, FERNANDA LUIZA2016FARIA, FERNANDA LUIZA; FREITAS-REIS, IVONI . A percepção de professores e alunos do ensino médio sobre a atividade estudo de caso. Ciência & Educação, v. 22, p. 319-333, 2016.

6.
FARIA, F. L.2016FARIA, F. L.; FREITAS-REIS, I. . UMA PROPOSTA DE DIVULGAÇÃO DA ESTRATÉGIA DE ENSINO ESTUDO DE CASO PARA PROFESSORES DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO. Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica, v. 6, p. 119-144, 2016.

7.
FARIA, F. L.;FARIA, FERNANDA L.;FARIA, FERNANDA LUIZA2015 FARIA, F. L.; FREITAS-REIS, I. . Abordando o Tema Alimentos Embutidos por Meio de uma Estratégia de Ensino Baseada na Resolução de Casos: Os Aditivos Alimentares em Foco. Quimica Nova na Escola, v. 37, p. 63-70, 2015.

8.
FREITAS-REIS, IVONI2015FREITAS-REIS, IVONI ; AFONSO, ANDREIA F. ; FARIA, FERNANDA L. ; FRANCO-PATROCÍNIO, SANDRA ; FERNANDES, JOMARA M. ; FERRAZ, VICTOR G. L. ; CRUZ, MÔNICA B. ; MELO, UILKA O. ; MELO, LÍLIAN G. ; SOUSA, ADRIANA G. ; BRITO, FLÁVIA R. ; PENHA, JÉSSICA C. ; MONTANHA, MARCO ANTÔNIO U. ; CERQUEIRA, PRISCILLA L. ; SILVA, ROSÂNGELA C. A. ; FARIA, SILAS J. . Repensando o Pibid-Química da UFJF por Meio da Compreensão do Perfil dos Alunos das Escolas Parceiras. Química Nova na Escola (Impresso), v. 37, p. 224-231, 2015.

Capítulos de livros publicados
1.
FARIA, F. L.; FREITAS-REIS, I. . Investigando a Estratégia de Ensino Estudo de Caso na Educação Básica: a percepção do professor de química. In: José Guilherme da Silva Lopes; Ivoni Freitas-Reis. (Org.). Reflexões sobre formação de professores e educação química: contribuições de um programa de pós-graduação em química. 1ed.: Livraria da Física, 2015, v. , p. 1-234.

2.
FARIA, F. L.; DEROSSI, I. N. ; FREITAS-REIS, I. . A nova nomenclatura química e sua adaptação para a língua portuguesa: as contribuições de Vicente Coelho de Seabra Telles no século XVIII. In: Ivoni Freitas-Reis. (Org.). Estratégias para a inserção da História da Ciência no ensino: um compromisso com os conhecimentos básicos de química. 1ed.São Paulo: Livraria da Física, 2015, v. , p. 39-55.

3.
FARIA, F. L.; FREITAS-REIS, I. . O Percurso Histórico da Eletricidade: a descoberta da pilha elétrica. In: Ivoni Freitas-Reis. (Org.). Estratégias para a inserção da História da Ciência no ensino: um compromisso com os conhecimentos básicos de química. 1ed.: Livraria da Física, 2015, v. , p. 1-148.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FREITAS-REIS, IVONI ; FERNANDES, JOMARA M. ; Carvalho, V. ; FRANCO-PATROCÍNIO, S. O. ; FARIA, F. L. . MÉTODOS DE AVALIAÇÃO PARA O ALUNO SURDO NO CONTEXTO DO ENSINO DE QUÍMICA. In: X CONGRESO INTERNACIONAL SOBRE INVESTIGACIÓN EN DIDÁCTICA DE LAS CIENCIAS, 2017, Sevilla. Anais do X CONGRESO INTERNACIONAL SOBRE INVESTIGACIÓN EN DIDÁCTICA DE LAS CIENCIAS, 2017. v. extra. p. 4009-4014.

2.
FREITAS-REIS, IVONI ; FERNANDES, JOMARA M. ; FRANCO-PATROCÍNIO, SANDRA ; FARIA, F. L. ; Carvalho, V. . ADAPTAÇÕES TÁTEIS DE MODELOS ATÔMICOS PARA UM ENSINO DE QUÍMICA ACESSÍVEL A CEGOS. In: X CONGRESO INTERNACIONAL SOBRE INVESTIGACIÓN EN DIDÁCTICA DE LAS CIENCIAS, 2017, Sevilla. Anais do X CONGRESO INTERNACIONAL SOBRE INVESTIGACIÓN EN DIDÁCTICA DE LAS CIENCIAS, 2017. v. extra. p. 4015-4019.

3.
FARIA, FERNANDA L.; FREITAS-REIS, I. . Percepções de alunos de uma escola Waldorf sobre o saber químico: destaque para as relações com as Ciências e a sociedade. In: Encontro Nacional de Ensino de Química - ENEQ, 2016, Florianópolis. Anais do XVIII ENEQ, 2016.

4.
FREITAS-REIS, I. ; FARIA, FERNANDA L. ; FERRAZ, V. G. L. ; DEROSSI, I. N. ; ZAMBELLI, M. H. ; SILVA, T. L. . O desenvolvimento de um jogo virtual e sua aplicação no ensino superior: integrando história da ciência e o lúdico. In: Encontro Nacional de Ensino de Química - ENEQ, 2016, Florianópolis. Anais do XVIII ENEQ, 2016.

5.
FARIA, F. L.; FREITAS-REIS, I. . Um olhar histórico acerca do processo de disciplinarização da Química no Brasil. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2015, Águas de Lindóia. Anais do X ENPEC, 2015.

6.
FARIA, F. L.; FREITAS-REIS, I. . Abordando temas químicos da vivência do aprendiz: uma proposta para a educação básica a partir da estratégia de ensino Estudo de Caso. In: XVII Encontro Nacional de Ensino de Química, 2014, Ouro Preto. Anais do XVII ENEQ, 2014.

7.
FARIA, F. L.; FREITAS-REIS, I. . Aplicando o Estudo de Caso no Ensino Médio: a percepção do professor enquanto condutor da estratégia. In: IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2013, Águas de Lindoia. Anais do IX ENPEC, 2013.

8.
FARIA, F. L.; SILVA, A. F. A. . Estudo de Casos e o desenvolvimento de habilidades cognitivas pelos alunos do ensino médio. In: XVI Encontro Nacional de Ensino de Química, 2012, Salvador. Anais do XVI ENEQ, 2012.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
FERRAZ, V. G. L. ; FARIA, F. L. ; DEROSSI, I. N. ; ZAMBELLI, M. H. ; BRITO, F. R. ; SILVA, T. L. ; MACHADO, A. G. ; MERENDA, F. L. P. ; FREITAS-REIS, I. . Integrando História da Ciência e o lúdico: as experiências de Henri, o pupilo de Lavoisier. In: VI Jornada de História da Ciência e Ensino, 2017, Juiz de Fora. História da Ciência e Ensino: construindo interfaces, 2017. v. 16.

2.
FARIA, F. L.; FREITAS-REIS, I. . A Escola da Ponte e o Ensino de Química: as primeiras percepções. In: XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química, 2016, Florianópolis. Anais do XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química, 2016.

3.
FREITAS-REIS, I. ; FERRAZ, V. G. L. ; FARIA, F. L. ; DEROSSI, I. N. ; ZAMBELLI, M. H. ; SILVA, T. L. . Contemplando a história da ciência em um jogo virtual: ?As aventuras de Henri, o pupilo de Lavoisier?. In: XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química, 2016, Florianópolis. Anais do XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química, 2016.

4.
FARIA, F. L.; FREITAS-REIS, I. . O ensino da Química introdutória numa Escola Waldorf. In: I Encontro em Ensino e Divulgação das Ciências, 2015, Porto. Resumos Digitais das comunicações do I Encontro em Ensino e Divulgação das Ciências, 2015.

5.
FARIA, F. L.; FREITAS-REIS, I. . A percepção de professores e alunos do ensino médio sobre a vivência com a Estratégia de Ensino por Estudo de Caso. In: 2° Congresso Internacional de Educação em Ciencias, 15 anos do Journal of Science Education, 2014, Foz do Iguaçu. Anais do 2° Congresso Internacional de Educação em Ciencias, 15 anos do Journal of Science Education, 2014.

Apresentações de Trabalho
1.
FREITAS-REIS, IVONI ; FERNANDES, JOMARA M. ; Carvalho, V. ; FRANCO-PATROCÍNIO, S. O. ; FARIA, F. L. . MÉTODOS DE AVALIAÇÃO PARA O ALUNO SURDO NO CONTEXTO DO ENSINO DE QUÍMICA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
FREITAS-REIS, I. ; FERNANDES, J. M. ; FRANCO-PATROCÍNIO, S. O. ; FARIA, FERNANDA LUIZA ; Carvalho, V. . ADAPTAÇÕES TÁTEIS DE MODELOS ATÔMICOS PARA UM ENSINO DE QUÍMICA ACESSÍVEL A CEGOS. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
FREITAS-REIS, IVONI ; FARIA, F. L. ; FERRAZ, V. L. ; DEROSSI, I. N. ; ZAMBELLI, M. H. ; Silva, T. L. . O desenvolvimento de um jogo virtual e sua aplicação no ensino superior: integrando história da ciência e o lúdico. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
FARIA, F. L.; FREITAS-REIS, I. . Percepções de alunos de uma escola Waldorf sobre o saber químico: destaque para as relações com as Ciências e a sociedade. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
FARIA, F. L.; FREITAS-REIS, IVONI . O ensino da Química introdutória em uma turma do oitavo ano de uma escola Waldorf: um relato das aulas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
FARIA, F. L.; FREITAS-REIS, I. . O ensino da Química introdutória numa escola Waldorf. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
FARIA, F. L.; FREITAS-REIS, I. . A percepção de professores e alunos do ensino médio sobre a vivência com a estratégia de ensino Estudo de Caso. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
FARIA, F. L.; REIS, I. F. . Aplicando o Estudo de Caso no ensino médio: a percepção do professor de química enquanto condutor da estratégia. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
FREITAS-REIS, I. ; FARIA, F. L. . A estratégia de ensino Estudo de Caso: divulgação deste instrumento para professores de química da cidade de Juiz de Fora - MG através de um minicurso. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
FARIA, F. L.; FREITAS-REIS, I. . Divulgando o método Estudo de Caso para professores de química do ensino médio. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
PINHEIRO, D. L. J. ; Carvalho, V. ; FARIA, FERNANDA L. ; FREITAS-REIS, I. ; CRUZ, M. B. . O enfoque da mediação de professores em abordagens CTS: reaplicação de um projeto envolvendo Caso Simulado. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

12.
FARIA, F. L.. Estudo de Casos e o desenvolvimento de habilidades cognitivas pelos alunos do Ensino Médio. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
FARIA, F. L.; FREITAS-REIS, I. . Abordando temas químicos da vivência do aprendiz: uma proposta para a educação básica a partir da estratégia de ensino Estudo de Caso. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Demais tipos de produção técnica
1.
FARIA, F. L.. O ensino de química e as TIC: possíveis estratégias de ensino para a educação básica e ensino superior. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
FARIA, F. L.; DEROSSI, I. N. ; FREITAS-REIS, I. . História da Ciência no Ensino Superior e na Educação Básica: possíveis estratégias de ensino. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
FARIA, F. L.; FREITAS-REIS, I. . A Estratégia de Ensino Estudo de Caso como uma proposta para o ensino de Química. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
FARIA, F. L.; XAVIER, P. M. A. . A Introdução de Saberes Populares no Ensino de Ciências: O Estudo de Caso como proposta. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
FARIA, F. L.; REIS, I. F. . O Método Estudo de Casos como proposta para o ensino de Química. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
FARIA, F. L.; ZAPP, E.. Participação em banca de Gabriela Rosângela dos Santos.Uma proposta de ensino de química para estudantes com deficiência visual. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Federal de Santa Catarina.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
SILVA, A. C. A.; OLIVEIRA, A. S.; FARIA, F. L.; Brondani, D.. Banca examinadora de processo seletivo simplificado. 2018. Universidade Federal de Santa Catarina.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Quiencontro. 2017. (Encontro).

2.
XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química. Percepções de alunos de uma escola Waldorf sobre o saber químico: destaque para as relações com as Ciências e a sociedade.. 2016. (Congresso).

3.
XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química. Percepções de alunos de uma escola Waldorf sobre o saber químico: destaque para as relações com as Ciências e a sociedade.. 2016. (Congresso).

4.
I Encontro em Ensino e Divulgação das Ciências.O ensino da Química introdutória numa Escola Waldorf.. 2015. (Encontro).

5.
2 congresso Internacional de Educação em Ciências - 15 anos de Journal of Science Education. A percepção de professores e alunos do ensino médio sobre a vivência com a estratégia de ensino Estudo de Caso. 2014. (Congresso).

6.
II Seminário Internacional de Educação Contemporânea. 2014. (Seminário).

7.
XVII Encontro Nacional de Ensino de Química. Abordando temas químicos da vivência do aprendiz: uma proposta para a educação básica a partir da estratégia de ensino Estudo de Caso. 2014. (Congresso).

8.
II Simpósio Mineiro de Educação Química.Divulgando o método Estudo de Caso para professores de química do ensino médio. 2013. (Simpósio).

9.
I Semana da FACED, VI Semana da Educação e IX Seminário Anual de Pesquisa em Educação do PPGElo. 2013. (Outra).

10.
IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.Aplicando o Estudo de Caso no ensino médio: a percepção do professor de química enquanto condutor da estr. 2013. (Encontro).

11.
Semana da Química. 2013. (Outra).

12.
V Escola de Formação de Pesquisadores em Educação em Ciências - Curso Educação em Ciências e Direitos Humanos : Repensando a formação do professor. 2013. (Encontro).

13.
XXVII Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Química.A estratégia de ensino Estudo de Caso: divulgação deste instrumento para professores de química da cidade de Juiz de Fora - MG, através de um minicurso. 2013. (Encontro).

14.
IV Seminário do Grupo Forpe: Investigações e aproximações entre Universidade e escola. 2012. (Seminário).

15.
Os Desafios da Formação de Professores na Universidade do Século XXI. 2012. (Outra).

16.
XVI Encontro Nacional de Ensino de Química. Estudo de Casos e o desenvolvimento de habilidades cognitivas pelos alunos do ensino médio. 2012. (Congresso).

17.
XXVI Encontro Nacional de Ensino de Química.Estudo de Casos e o desenvolvimento de habilidades cognitivas pelos alunos do ensino médio. 2012. (Encontro).

18.
I Workshop em Agroquímica. 2010. (Outra).

19.
XXIV Encontro Regional da SBQ-MG. 2010. (Oficina).

20.
23º Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Química. 2009. (Encontro).

21.
A graduação na UFV: Decisão de Futuro!. 2009. (Outra).

22.
Jogos Educativos no Ensino de Química.A Graduação na UFV: Decisão de Futuro!. 2009. (Oficina).

23.
XXIII Encontro Regional da SBQ. 2009. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FREITAS-REIS, I. ; DEROSSI, I. N. ; FARIA, F. L. ; FRANCO-PATROCÍNIO, S. O. ; FERNANDES, J. M. . VI Jornada de História da Ciência e Ensino. 2017. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Paola Stéfany Maass. O ensino de química e a tecnologia assistiva: criação de sequências de aulas com estratégias adaptadas para estudantes com deficiência intelectual. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Fernanda Luiza de Faria.

2.
Mauricio Raitz Junior. A química orgânica e a analise sensorial: estudo dos grupos funcionais no ensino médio. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Fernanda Luiza de Faria.

Orientações de outra natureza
1.
Maria Helena Zambelli. O uso da internet como Facilitador da Aprendizagem em História da Ciência. 2016. Orientação de outra natureza. (Química) - Universidade Federal de Juiz de Fora. Orientador: Fernanda Luiza de Faria.

2.
Vinícius da Silva Carvalho. O Enfoque da Mediação de Professores em Abordagem CTS: Reaplicação de um projeto envolvendo Caso Simulado. 2013. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Juiz de Fora. Orientador: Fernanda Luiza de Faria.

3.
Danielle L. J. Pinheiro. O Enfoque da Mediação de Professores em Abordagem CTS: Reaplicação de um projeto envolvendo Caso Simulado. 2013. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Juiz de Fora. Orientador: Fernanda Luiza de Faria.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
FARIA, F. L.;FARIA, FERNANDA L.;FARIA, FERNANDA LUIZA2015 FARIA, F. L.; FREITAS-REIS, I. . Abordando o Tema Alimentos Embutidos por Meio de uma Estratégia de Ensino Baseada na Resolução de Casos: Os Aditivos Alimentares em Foco. Quimica Nova na Escola, v. 37, p. 63-70, 2015.

2.
FARIA, FERNANDA LUIZA2016FARIA, FERNANDA LUIZA; FREITAS-REIS, IVONI . A percepção de professores e alunos do ensino médio sobre a atividade estudo de caso. Ciência & Educação, v. 22, p. 319-333, 2016.

3.
FERRAZ, V. G. L.2018FERRAZ, V. G. L. ; FARIA, F. L. ; BRITO, F. R. ; DEROSSI, I. N. ; ZAMBELLI, M. H. ; FREITAS-REIS, I. . Integrando História da Ciência e o lúdico: As experiências de Henri, o pupilo de Lavoisier. HISTÓRIA DA CIÊNCIA E ENSINO: CONSTRUINDO INTERFACES, v. 17, p. 99-108, 2018.


Livros e capítulos
1.
FARIA, F. L.; FREITAS-REIS, I. . Investigando a Estratégia de Ensino Estudo de Caso na Educação Básica: a percepção do professor de química. In: José Guilherme da Silva Lopes; Ivoni Freitas-Reis. (Org.). Reflexões sobre formação de professores e educação química: contribuições de um programa de pós-graduação em química. 1ed.: Livraria da Física, 2015, v. , p. 1-234.

2.
FARIA, F. L.; DEROSSI, I. N. ; FREITAS-REIS, I. . A nova nomenclatura química e sua adaptação para a língua portuguesa: as contribuições de Vicente Coelho de Seabra Telles no século XVIII. In: Ivoni Freitas-Reis. (Org.). Estratégias para a inserção da História da Ciência no ensino: um compromisso com os conhecimentos básicos de química. 1ed.São Paulo: Livraria da Física, 2015, v. , p. 39-55.

3.
FARIA, F. L.; FREITAS-REIS, I. . O Percurso Histórico da Eletricidade: a descoberta da pilha elétrica. In: Ivoni Freitas-Reis. (Org.). Estratégias para a inserção da História da Ciência no ensino: um compromisso com os conhecimentos básicos de química. 1ed.: Livraria da Física, 2015, v. , p. 1-148.


Apresentações de Trabalho
1.
FARIA, F. L.; FREITAS-REIS, I. . Abordando temas químicos da vivência do aprendiz: uma proposta para a educação básica a partir da estratégia de ensino Estudo de Caso. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
FARIA, F. L.; REIS, I. F. . Aplicando o Estudo de Caso no ensino médio: a percepção do professor de química enquanto condutor da estratégia. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Cursos de curta duração ministrados
1.
FARIA, F. L.; FREITAS-REIS, I. . A Estratégia de Ensino Estudo de Caso como uma proposta para o ensino de Química. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Outras informações relevantes


Fui avaliadora de trabalhos no III Simpósio de Educação Química, realizado em 2015, na Universidade Federal de Juiz de Fora e na VI Jornada de História da Ciência e Ensino, realizada em 2017 também na Universidade Federal de Juiz de Fora.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/12/2018 às 12:43:43