Elany Marinho Branches Farias

Bolsista de Mestrado do CNPq

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3653424337790460
  • Última atualização do currículo em 26/11/2018


Mestranda em Engenharia Elétrica (UFMG), área de concentração Microeletrônica e Sistemas de Computação. . Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Oeste do Pará (2016). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Ciência da Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: programação, ensino e eletrônica. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Elany Marinho Branches Farias
Nome em citações bibliográficas
FARIAS, E. M. B.


Formação acadêmica/titulação


2017
Mestrado em andamento em Engenharia Elétrica.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil. Orientador: Flávio Henrique Vasconcelos.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
2011 - 2016
Graduação em Ciência da Computação.
Universidade Federal do Oeste do Pará, UFOPA, Brasil.
Título: Aplicação das melhores práticas de Gerenciamento de Projetos em Programas de Extensão Universitária: Estudo de Caso Mídias Eletrônicas.
Orientador: Enoque Calvino Melo Alves.




Formação Complementar


2018 - 2018
UI e UX Design. (Carga horária: 40h).
Instituto TIM, TIM TECH, Brasil.
2018 - 2018
Introduction to R course. (Carga horária: 4h).
DataCamp, DATACAMP, Estados Unidos.
2016 - 2016
Oficina de Implantação do Projeto Rede InfoAmazônia. (Carga horária: 8h).
InfoAmazônia/Projeto Saúde e Alegria, INFO/PSA, Brasil.
2016 - 2016
Visita Técnica na Floresta Nacional do Tapajós. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal do Oeste do Pará, UFOPA, Brasil.
2015 - 2015
Inglês Nível 3. (Carga horária: 50h).
Centro Cultural Anglo-Americano, CCAA, Brasil.
2014 - 2014
Modelagem e Impressão 3D. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal do Oeste do Pará, UFOPA, Brasil.
2012 - 2012
Introdução à Robótica usando Arduino. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal do Oeste do Pará, UFOPA, Brasil.
2011 - 2011
Servidor Linux. (Carga horária: 12h).
I Simpósio de Informática e Geotecnologia de Santarém, SIGES, Brasil.
2011 - 2011
Linked Open Data. (Carga horária: 8h).
I Simpósio de Informática e Geotecnologia de Santarém, SIGES, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Oeste do Pará, UFOPA, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20


Rede de Educação Smic - Colégio Santa Clara, SMIC, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Monitora de Informática, Carga horária: 44



Projetos de extensão


2015 - 2016
Mídias Eletrônicas: Ensino e Inclusão

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Enoque Calvino Melo Alves em 25/03/2015.
Descrição: Esta proposta visa dar continuidade ao Programa Mídias Eletrônicas: Ensino e Inclusão , aprovado nos PROEXT 2012 e 2013. Atualmente estando em seu segundo ano de execução, o programa integra as ações de 9 subprojetos que realizam atividades como inclusão digital, metarreciclagem, educação financeira e fiscal, produção científica acadêmica, interatividade digital, produção áudio-visual, programação de computadores, desenvolvimento de jogos eletrônicos, jogos como tecnologia assistiva, animações gráficas e ferramentas matemáticas. Para o ano de 2014 foram selecionadas duas escolas de ensino médio, participantes do Programa Ensino Médio Inovador- ProEMI, com o objetivo de apoiar estas escolas no desenvolvimento de propostas curriculares inovadoras, que busquem garantir a formação integral com a inserção de atividades que tornem o currículo mais dinâmico, atendendo também as expectativas dos estudantes do Ensino Médio e às demandas da sociedade contemporânea. Além disso em 2014, a parceria com a Comunidade Open Tapajós Software Livre permitirá o fortalecimento do Fórum Amazônico de Software Livre (FASOL), e a criação de um Laboratório Aberto de Hardware, que oferecerá a comunidade em geral um espaço livre para o desenvolvimento de projetos com foco em soluções inovadoras de hardware, eletrônica e robótica livre...
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (15) .
Integrantes: Elany Marinho Branches Farias - Integrante / Enoque Calvino Melo Alves - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 1
2014 - 2015
Mídias Eletrônicas: Ensino e Inclusão

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Enoque Calvino Melo Alves em 25/03/2015.
Descrição: : Nossa proposta visa a ampliação e consolidação do Programa Mídias Eletrônicas: Ensino e Inclusão , que integra as ações de 9 subprojetos, já em andamento com recursos do PROEXT 2011. Nesta nova etapa do programa busca-se o fortalecimento dos pontos de cultura gerenciados pela ONG Coletivo Puraqué que propociona ao público santareno não somente acesso gratuito às tecnologias da informação e comunicação, mas uma formação integral do cidadão frente a nova sociedade digital. Com um total de cerca de 5000 horas em treinamentos, para jovens de comunidades periféricas de Santarém, colaboradores dos pontos de cultura e docentes da rede pública destas áreas, envolvendo discentes de licenciatura e áreas tecnológicas da UFOPA, assim como também pós-graduandos, trabalhar-se-á temas como inclusão digital, metareciclagem, educação financeira e fiscal, produção científica acadêmica, interatividade digital, produção áudio-visual, programação de computadores, desenvolvimento de jogos eletrônicos, jogos como tecnologia assistiva, animações gráficas e ferramentas matemáticas.Em 2013, além de consolidar tais frentes de trabalho, prevê ainda a abertura de uma nova linha de ação voltada para a desenvolvimento de aplicativos para celulares e tablets..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (16) .
Integrantes: Elany Marinho Branches Farias - Integrante / Enoque Calvino Melo Alves - Coordenador.
2012 - 2014
Mídias Eletrônicas: Ensino e Inclusão

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Enoque Calvino Melo Alves em 25/03/2015.
Descrição: Integra as ações de 9 subprojetos, alguns já em andamento no município de Santarém-PA. Tendo como base a proposta acadêmica integradora da Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA, em parceria com a ONG Coletivo Puraqué e o Núcleo de Tecnologia em Educação - Santarém, trabalha nas áreas de Tecnologia para Cidadania, para Educação, para Comunicação e para o Desenvolvimento. Com um total de cerca de 5000 horas em treinamentos, para jovens de comunidades periféricas de Santarém e docentes da rede pública destas áreas, envolvendo discentes de licenciatura e áreas tecnológicas da UFOPA, assim como também pós-graduandos, trabalha temas como inclusão digital, metareciclagem, educação financeira e fiscal, produção científica escolar, interatividade digital, produção áudio-visual, programação de computadores, desenvolvimento de jogos eletrônicos, jogos como tecnologia assistiva, animações gráficas e ferramentas matemáticas. Através destes momentos formativos na área das Tecnologias Social e da Informação, propõe alternativas para o desenvolvimento sustentável na Amazônia e a geração de renda, assim como promove reflexão sobre a construção da cidadania e a inclusão social..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (18) .
Integrantes: Elany Marinho Branches Farias - Integrante / Enoque Calvino Melo Alves - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2016
Menção Honrosa, Universidade Federal do Oeste do Pará.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FARIAS, E. M. B.; PILLETTI, C. P. ; NETTO, P. L. ; ALVES. E.C.M. . Arduino e Empreendedorismo Social: Ação em Grupos de Jovens no Oeste do Pará. In: Encontro Anual de Tecnologia da Informação, 2016, Frederico Wastphalen - RS. Artigos Longos, 2016.

2.
COSTA, T. S. ; FARIAS, E. M. B. . Simulação e análise: efeito de distorção overdrive de sistema não linear para guitarras. In: Simpósio de Ciência e Tecnologia do Instituto de Estudos Avançados, 2016, São José dos Campos. Anais do SCTI, 2016.

3.
FARIAS, E. M. B.; COSTA, T. S. . Estudo e simulação de um controlador de carga para Sistema Fotovoltaico Off-Grid. In: Simpósio de Ciência e Tecnologia do Instituto de Estudos Avançados, 2016, São José dos Campos. Anais do SCTI, 2016.

4.
FARIAS, E. M. B.; PILLETTI, C. P. ; ALVES. E.C.M. . A aplicação das melhores práticas de gerenciamento de projetos em Programas de Extensão Universitária: estudo de caso Mídias Eletrônicas. In: 14º Seminário Internacional de Gerenciamento de Projetos, 2015, São Paulo. 14º Seminário Internacional de Gerenciamento de Projetos - Artigos Técnicos, 2015.

5.
FARIAS, E. M. B.; ALVES. E.C.M. ; NETTO, P. L. . Arduino como Ferramenta de apoio no Ensino de Programação. In: III Seminário de Inclusão Digital, 2014, Passo Fundo - RS. Anais SENID 2014, 2014.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
FARIAS, E. M. B.; MACIEL, R. F. ; PILLETTI, C. P. ; ALVES. E.C.M. . Meta-Robot: Alternativa para implantação de robótica nas Escolas Públicas em Santarém-Pará. In: 4º Seminário Nacional de Inclusão Digital - SENID, 2016, Passo Fundo - RS. Artigos Resumidos, 2016.

2.
FARIAS, E. M. B.; PILLETTI, C. P. ; SANTOS, C. R. O. ; ALVES. E.C.M. . Protótipo de Seguidor Solar utilizando Arduino como projeto de Feira de Ciências com Alunos do Ensino Médio. In: VI Computer On The Beach, 2015, Florianópolis. Resumos Expandidos - Computer On the Beach, 2015.

3.
FARIAS, E. M. B.; ALVES. E.C.M. . Ensino de Programação na Extensão: Utilização do Arduino como ferramenta para o ensino-aprendizagem de programação de computadores para acadêmicos e alunos do ensino médio. In: I Salão de Extensão, 2015, Santarém. Resumos Expandidos, 2015.

4.
FARIAS, E. M. B.; PILLETTI, C. P. ; NETTO, P. L. ; ALVES. E.C.M. . A importância dos Programas de Extensão no Ensino e Prática de Programação e desenvolvimento de protótipos. In: 3º Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 2014, Dourados. 25º Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2014.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
FARIAS, E. M. B.; SOUSA, E. S. ; NASCIMENTO, R. P. . Avaliação de Desempenho de um Website Utilizando Apache JMeter: Um Estudo de Caso do Website Institucional da Universidade Federal do Oeste do Pará. In: XXXIV Simpósio Brasileiro de Telecomunicações e Processamento de Sinais, 2016, Santarém - Pará. Anais do XXXIV Simpósio Brasileiro de Telecomunicações e Processamento de Sinais, 2016.

2.
FARIAS, E. M. B.; ALVES. E.C.M. . Conhecendo Hardware Livre: Robótica na Escola São Francisco. In: 7º Congresso Nacional de Extensão Universitária, 2016, Ouro Preto. 7º Congresso Nacional de Extensão Universitária, 2016.

3.
MACIEL, R. F. ; FARIAS, E. M. B. ; ALVES. E.C.M. . Medição de energia elétrica: Equipamento de baixo custo para o auxílio em Políticas de economia e racionamento. In: V Jornada Acadêmica da Ufopa, 2016, Santarém. Resumos, 2016.

4.
FARIAS, E. M. B.; SILVA. E.R. ; ALVES. E.C.M. . Clube do Conhecimento: Uma experiência no ensino da Informática para alunos do Ensino Médio de Escola Pública. In: II Seminário de Inclusão Digital, 2013, Passo Fundo - RS. Anais SENID 2013, 2013.

Apresentações de Trabalho
1.
FARIAS, E. M. B.. O que eu aprendi ensinando programação para Crianças no Oeste do Pará?. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
FARIAS, E. M. B.; PILLETTI, C. P. ; SANTOS, C. R. O. ; ALVES. E.C.M. . Protótipo de Seguidor Solar utilizando Arduino como projeto de feira de ciências com alunos do Ensino Médio. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
FARIAS, E. M. B.; NETTO, P. L. ; ALVES. E.C.M. . Arduino como Ferramenta de apoio no Ensino de Programação. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
FARIAS, E. M. B.; PILLETTI, C. P. ; NETTO, P. L. ; ALVES. E.C.M. . A importância dos Programas de Extensão no Ensino e Prática de Programação e desenvolvimento de protótipos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
FARIAS, E. M. B.; NETTO, P. L. . Arduino como Ferramenta de Apoio no Ensino de Programação. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
FARIAS, E. M. B.; ALVES. E.C.M. ; SILVA. E.R. . Clube do Conhecimento: Uma experiência no ensino da Informática para alunos do Ensino Médio de Escola Pública. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Demais tipos de produção técnica
1.
FARIAS, E. M. B.; ALVES. E.C.M. ; NETTO, P. L. . Introdução à Programação Visual com Processing. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
FARIAS, E. M. B.. S.O.S Arduino. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
FARIAS, E. M. B.. S.O.S Arduino. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
FARIAS, E. M. B.. S.O.S Arduino. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
FARIAS, E. M. B.. Arduino Básico. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
FARIAS, E. M. B.; NETTO, P. L. . Introdução à Programação Visual com Processing. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
FARIAS, E. M. B.; NETTO, P. L. . Noções Básicas de Arduino. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
FARIAS, E. M. B.. Oficina de Introdução à Programação Visual com Processing. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

9.
FARIAS, E. M. B.; NETTO, P. L. ; ALVES. E.C.M. . Arduino: Uma plataforma para o Ensino Prático de Programação. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

10.
FARIAS, E. M. B.; NETTO, P. L. . Arduino: Conceito e Possiblidades de Automação Residencial. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

11.
FARIAS, E. M. B.; NETTO, P. L. . Arduino Intermediário. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

12.
FARIAS, E. M. B.. Arduino Básico. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

13.
FARIAS, E. M. B.; NETTO, P. L. . Introdução ao Arduino. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

14.
FARIAS, E. M. B.; SILVA. E.R. . Plataforma Universo: Aplicativos Móveis a serviço da Educação. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

15.
FARIAS, E. M. B.. Introdução ao Arduino. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

16.
FARIAS, E. M. B.; SILVA. E.R. . Fábrica de Aplicativos: Desenvolvimentos de Apps para dispositivos móveis. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Salão de Extensão da Ufopa.META-ROBOT: Desenvolvimento de um robô para robótica educacional. 2016. (Seminário).

2.
IV Seminário Nacional de Inclusão Digital.Meta-Robot: Alternativa para implantação de robótica nas escolas públicas em Santarém - Pará. 2016. (Seminário).

3.
V Jornada Acadêmica da UFOPA. 2016. (Seminário).

4.
II Semana de Ciência & Tecnologia.Minicurso "Noções Básicas de Arduino". 2015. (Outra).

5.
VI Computer On The Beach. Protótipo de Seguidor Solar utilizando Arduino como projeto de Feira de Ciências com Alunos do Ensino Médio. 2015. (Congresso).

6.
3º Congresso Brasileiro de Informática na Educação. A importância dos Programas de Extensão no Ensino e Prática de Programação e desenvolvimento de protótipos. 2014. (Congresso).

7.
6º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária. Oficina de Introdução à Programação Visual com Processing. 2014. (Congresso).

8.
III Seminário Nacional de Inclusão Digital.Arduino como Ferramenta de apoio no Ensino de Programação. 2014. (Seminário).

9.
II Jornada de Iniciação Cientifica e Projetos Educativos do IFPA I.Arduino como Ferramenta de apoio no Ensino de Programação. 2014. (Outra).

10.
I Semana de Tecnologias Educacionais. 2014. (Seminário).

11.
II Seminário Nacional de Inclusão Digital: Por uma cultura Hacker na educação.Clube do Conhecimento: Uma experiência no ensino da Informática para alunos do Ensino Médio de Escola Pública. 2013. (Seminário).

12.
XXXII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. 2012. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FARIAS, E. M. B.. She's Tech Conference. 2018. (Outro).

2.
FARIAS, E. M. B.. II Semana de Tecnologias Educacionais. 2015. (Outro).

3.
FARIAS, E. M. B.. I Semana de Tecnologias Educacionais. 2014. (Outro).



Outras informações relevantes


Atuou como Facilitadora com atividades no componente curricular Lógica de Programação no Programa de Facilitação à Aprendizagem totalizando 40 horas.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/12/2018 às 2:31:54