Janiclei Aparecida Mendonça

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6479907492740156
  • Última atualização do currículo em 04/11/2018


Doutoranda Universidade Tuiuti do Paraná na linha Comunicação e Linguagens: Estudos do Cinema e Audiovisual, Mestre em Letras na linha Linguagem Literária e Interfaces Sociais: Estudos Comparados, Graduada em Publicidade e Propaganda pela Unicesumar; Especialista em Gestão do Design, pela UEL; Especialista em Assessoria de Comunicação, pela Faculdade Pitágoras de Londrina; Formada em Letras, com habilitação em Línguas Estrangeiras (Inglês), pela Universidade Estadual de Londrina (2008). Atuante no mercado de Design e Publicidade e Propaganda desde 1994, com ênfase na área de Artes, Design Gráfico e audiovisual. Atuou na Faculdade Assis Gurgacz (Cascavel) nos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda com as disciplinas de Criação em TV e Cinema, Práticas de Produção em Vídeo, Linguagem Publicitária Televisiva, Redação Publicitária para Meios Eletrônicos e Agência Experimental III (TCC) e na AGECIN (Agência de Comunicação Integrada) do curso de Comunicação Social da instituição como professora orientadora em Direção de Arte. Foi coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda da UNIVEL (União Educacional de Cascavel) e atuou como professora nos cursos de Artes, Jornalismo e Publicidade e Propaganda ministrando as disciplinas de Fotografia, Softwares de Edição de Vídeo, Mídias Locais e Regionais e História da Publicidade e Propaganda. Também foi Coordenadora da CREARE - Agência Experimental Integrada de Comunicação da Univel. Atua como professora conteudista da Unicesumar e Uninter, sendo dois livros publicados na área de Marketing Digital e Design Gráfico. Atualmente é professora no curso de Publicidade e Propaganda na Unicuritiba com as disciplinas Tv e Cinema, Produção Audiovisual, Produção em Rádio, Semiótica e Ênfase em Criação. Foi sócia-proprietária da Syntagma Editores Ltda. na qual também atuou como Diretora de Arte. Sócia do Intercom desde Janeiro 2015 e Socine desde 2016. Trabalha com os seguintes temas: Identidade, Narrativa mítica, cinema, série de animação, storytelling, Direção de Arte, campanha publicitária, redação publicitária, produção em tv e cinema, endomarketing, design gráfico, assessoria de comunicação, computação gráfica, imagem e identidade corporativa, mídias sociais, comunicação organizacional, rádio, alegoria, polifonia, inconsciente coletivo, imaginário coletivo, memória, narrativas migrantes, televisiva e cinematográfica. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Janiclei Aparecida Mendonça
Nome em citações bibliográficas
MENDONÇA, J. A.

Endereço


Endereço Profissional
Centro Universitário Curitiba, UNICURITIBA.
Rua Chile - de 1627/1628 ao fim
Rebouças
80220181 - Curitiba, PR - Brasil
Telefone: (41) 32138700
URL da Homepage: http://www.unicuritiba.edu.br/


Formação acadêmica/titulação


2016
Doutorado em andamento em Comunicação e Linguagens.
Universidade Tuiuti do Paraná, UTP, Brasil.
Orientador: Denise Azevedo Duarte Guimarães.
2013 - 2014
Mestrado em Letras -Linguagem e Sociedade.
Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.
Título: Caleidoscópio de sonhos, memórias, sentidos: vivos olhares em Hoje é Dia de Maria,Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: Acir Dias da Silva.
Palavras-chave: audiovisual; cinema; televisão; linguagem.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2012 - 2013
Especialização em Assessoria de Comunicação. (Carga Horária: 360h).
União Metropolitana de Ensino Paranaense, UMP, Brasil.
Título: Comunicação Empresarial.
Orientador: Hertez Wendell de Camargo.
2009 - 2010
Especialização em Gestão do Design. (Carga Horária: 360h).
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
Título: O Design como ferramenta do endomarketing..
Orientador: Cristianne Cordeiro Nascimento.
2012 - 2014
Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda.
Unicesumar, UNICESUMAR, Brasil.
Título: SIGNOS DO VELHO MUNDO: UM CONVITE AO MITOLÓGICO NAS ALEGORIAS DA SÉRIE AUDIOVISUAL HOJE É DIA DE MARIA.
Orientador: Cláudia Batistela.
Bolsista do(a): Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, FIES, Brasil.
2005 - 2008
Graduação em Letras.
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.




Formação Complementar


2012 - 2012
Produção Editorial. (Carga horária: 45h).
unesp, UNESP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Centro Universitário Curitiba, UNICURITIBA, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 20


SYNTAGMA EDITORES LTDA, SYN, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: DIRETORA DE ARTE, Carga horária: 40
Outras informações
Sócia-proprietária e diretora de arte.


União Educacional de Cascavel, UNIVEL, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenação, Carga horária: 10, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenação Agência Experimental, Carga horária: 16

Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 16
Outras informações
Disciplina ministrada: Softwares de Edição de Vídeo e Coordenadora do Projeto de Extensão: O Olho Mágico


Centro Universitário Assis Gurgacz, FAG, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: HORISTA, Enquadramento Funcional: PROFESSORA, Carga horária: 25, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Oficina de Criação Publicitária, Práticas em Audiovisual, Criação e Produção em Rádio, Criação em TV e Cinema, Oficina de Texto e Oratória.

Atividades

08/2014 - Atual
Extensão universitária , Faculdade Assis Gurgácz, .

Atividade de extensão realizada
Fábrica de Sonhos.
07/2014 - Atual
Ensino, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Linguagem Publicitária Televisiva
07/2014 - Atual
Ensino, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Produção em Tv e Cinema
07/2014 - Atual
Ensino, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Redação Publicitária em Meios Eletrônicos
07/2014 - Atual
Ensino, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Projeto experimental III
07/2014 - Atual
Ensino, Sistema da Informação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Lingua Inglesa
07/2014 - Atual
Ensino, Comunicação Social - Jornalismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Práticas de Produção em Vídeo
03/2014 - Atual
Ensino, Gestão da Comunicação Empresarial, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Mídia e Gestão de Imagem
Organização de Eventos
03/2014 - Atual
Ensino, Marketing e Assessoria, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Gestão de Produto

Unicesumar, UNICESUMAR, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenadora de curso de Pós-graduação, Carga horária: 10

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: HORISTA, Enquadramento Funcional: PROFESSORA, Carga horária: 24, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Direção de Arte, Computação Gráfica, Produção Visual, Desenho Digital III.

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Membro do Núcleo Docente Estruturante


União de Faculdades Metropolitanas de Maringá, UNIFAMMA, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: HORISTA, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 8


União Metropolitana de Ensino Paranaense, UMP, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: HORISTA, Enquadramento Funcional: PROFESSORA, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Disciplinas: Direção de Arte, Novas Tecnologias da Comunicação, Design Gráfico.


SERILON BRASIL LTDA, SERILON, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2012
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora do depto de Design Gráfico, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


D.S.R. BRASIL LTDA ME, D.S.R., Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Designer gráfico, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Designer gráfico, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Nome fantasia: TOP BRASIL (empresa de impressão em grandes formatos) - Londrina, PR


GONÇALVES & SIMCIC LTDA ME, ZOOM, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Designer gráfico, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Nome fantasia: ZOOM ARTE - empresa de impressão em grandes formatos - Londrina, Pr


IVO THOMÁS FERREIRA & CIA LTDA, TRAFEGO, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2005
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Designer gráfico, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Nome fantasia: Tráfego Propaganda (agência de publicidade) - Londrina, PR


GRÁFICA PORTO BELO LTDA ME, PORTO BELO, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2002
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Arte-finalista, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

1997 - 1999
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Arte-finalista, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Nome fantasia: GRÁFICA PORTO BELO


JETGRAF COMPUTAÇÃO GRÁFICA LTDA, JETGRAF, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 1997
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Arte-finalista, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Nome fantasia: Jetgraf Bureau de Impressões


ROBERTO & ROBERTO - SERVIÇOS DE ELETRO-ELETRÔNICOS, AQUARELA, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 1997
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Arte-finalista, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Nome fantasia: AQUARELA BUREAU, Londrina - PR


Empresa Jornalística Novo Horizonte Ltda ME, FOLHA DO SUDOEST, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 1996
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Diagramador, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Jornal Folha do Sudoeste - Francisco Beltrão, PR



Projetos de pesquisa


2014 - Atual
COLCHA DE RETALHOS: diálogos híbridos na produção audiovisual
Descrição: Em uma sociedade cada vez mais audiovisual, o sujeito contemporâneo acaba por caracterizar-se em um indivíduo fragmentado e multifacetado, no sentido de um sujeito que rompe com os antigos parâmetros para ingressar em novos meios de pensar e expressar. Nesse sentido, as produções audiovisuais tem sido caminho certo na produção e consumo desse novo refletir a sociedade e o indivíduo, tornando o conhecimento e novas abordagens reflexivas acessíveis a todos. Sendo a migração de obras por plataformas diversas, agregadas as múltiplas leituras, citações e modos de produção a tônica da linguagem audiovisual contemporânea, faz-se necessário apurar o olhar para a concatenação de uma linguagem multifacetada universal proveniente das diversas ligações, convergências e divergências das áreas do teatro, cinema, televisão e literatura no intuito da reverberação da linguagem renovada e da nova estética audiovisual..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (9) .
Integrantes: Janiclei Aparecida Mendonça - Coordenador.
2013 - 2014
MODA E CULTURA MIDIÁTICA
Descrição: O presente projeto de pesquisa visa a investigação dos elementos que permeiam a construção midiática por meio da Moda. Esta, inserida no contexto televisivo e social, representa, cria e reproduz culturas, identifica gêneros e reforça identidades que, por sua vez, são fundamentais na tessitura de uma sociedade. A metodologia utilizada será embasada em pesquisa de referências bibliográficas, análises e críticas de produtos audiovisuais como filmes, séries, telenovelas e telejornais, assim como também entrevistas em profundidade quando necessárias. Com isso, procura-se levantar informações que nos aponte os caminhos da moda como ferramenta de construção de um ?eu? social e cultural, como representação de contextos e também apontar a sua importância na estruturação da sociedade contemporânea..
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.
2013 - Atual
LINGUAGEM, IMAGEM E SOCIEDADE
Descrição: O projeto visa à investigação dos elementos que compõe a comunicação visual de peças como jornal e revistas, tanto impresso como online, no intuito de analisar os elementos compositivos e sua relação com a geração de informação, esta por sua vez, intimamente relacionada com a linguagem e ?bagagem? cultural do público alvo selecionado. Sendo assim, será analisado os vínculos estabelecidos entre o planejamento gráfico e os sentidos produzidos na sociedade para que, com isso, possa haver uma avaliação dos reflexos que os elementos gráficos provocaram no processo de comunicação. Para tanto, a metodologia abordará pesquisa bibliográfica, análise de peças impressas e/ou online, análise de imagens (fotografia) e entrevista em profundidade..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Janiclei Aparecida Mendonça - Coordenador.


Projetos de extensão


2018 - Atual
Sinapse
Descrição: Projeto de extensão do curso de Comunicação da Universidade Federal do Paraná. O projeto tem três frentes de atuação: digital, radiofônico e audiovisual..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Janiclei Aparecida Mendonça - Integrante / Hertez Wendel de Camargo - Coordenador.
2015 - 2015
O Olho Mágico
Descrição: Projeto de extensão destinado a produção de curta-metragem universitário..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (15) .
Integrantes: Janiclei Aparecida Mendonça - Coordenador.
2014 - 2014
Fábrica de Sonhos
Descrição: Projeto destinado a produção de curta-metragem..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) .
Integrantes: Janiclei Aparecida Mendonça - Coordenador.
2013 - 2013
Festival de Video de Maringá
Descrição: O Projeto ?V Festival de Vídeo de Maringá? tem como finalidade estimular a comunidade da cidade de Maringá e região à produção de vídeos independentes. Trata-se de uma atividade de cunho sócio-cultural e educacional, que oportuniza o acesso à divulgação de audiovisuais fora do padrão estritamente comercial e industrial. Busca-se fomentar a discussão de temas contemporâneos a partir da reflexão acerca dos processos de produção, distribuição e circulação de obras audiovisuais. Nessa medida, a realização de vídeos pela comunidade e, em especial por adolescentes e jovens, contribui na educação e na formação da subjetividade, no desenvolvimento da imaginação, da memória, da sensibilidade, dentre outras capacidades. Contribui, pois, de forma direta, para com a educação formal ao oferecer subsídios para que o aluno possa pensar a sociedade e seus modos operantes..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Janiclei Aparecida Mendonça - Coordenador.
2012 - 2013
Design Visual
Descrição: Curso de capacitação profissional direcionada para profissionais e acadêmicos que atuam na área de impressão em grandes formatos.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2010 - Atual
AGECIN - Agência de comunicação integrada
Descrição: A AGECIN é um núcleo de produção em Comunicação que compreende os cursos de Publicidade e Propaganda e Jornalismo. A proposta da agência é a produção de materiais de comunicação pelos alunos, sendo estes orientados por professores da área..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Janiclei Aparecida Mendonça - Integrante / Alex Sandro de Araújo Carmo - Integrante / ralph willians de camargo - Coordenador.


Outros Projetos


2014 - 2014
DIREÇÃO DE ATORES E ATUAÇÃO
Descrição: A oficina de Direção de Atores e Atuação faz parte da programação das disciplinas Produção em TV e Cinema, no 6º Publicidade, e Práticas em Audiovisual, no 6º Jornalismo. Uma vez que ambas as disciplinas tem em vista a produção de um curta-metragem, a oficina proposta vem atender a demanda em direção de atores e atuação no intuito de auxiliar os alunos a pensarem nas produções de forma a dirigir/atuar com melhor desempenho..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (61) .
Integrantes: Janiclei Aparecida Mendonça - Coordenador.
2014 - Atual
SIMBIOARTE - Mostra de Video Arte de Comunicação
Descrição: O SIMBIOARTE (Mostra de Vídeo arte de Comunicação) é um projeto de extensão que visa a divulgação dos vídeos arte produzidos em sala de aula na disciplina de Linguagem Publicitária Televisiva pelo 4º período de Publicidade e Propaganda. A mostra acontecerá nas dependências da FAG durante o Seminário de Práticas, sendo apresentado um tema diferente para cada dia. Assim, cada grupo deverá apresentar três vídeos arte que ficarão expostos na mostra conforme os temas determinados pela turma. O projeto também visa a disseminação dos trabalhos em parceria com a Unioeste, na semana de Pedagogia, Shopping JL e instituições de ensino médio, visando alcançar o público jovem que está para decidir qual curso superior ingressará. Assim, a mostra lhes apresentará o curso de Publicidade e Propaganda da FAG, incitando os alunos a conhecerem a estrutura e trabalhos do curso. Para a realização da Mostra nessas instituições, as datas serão determinadas conforme programação e/ou solicitação das partes..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (45) .
Integrantes: Janiclei Aparecida Mendonça - Coordenador.
2014 - Atual
COURT LUMIÈRE - Mostra universitária de curta-metragem
Descrição: O COURT LUMIÈRE (Mostra Universitária de Curta-metragem) é um projeto de extensão que visa a divulgação dos curta metragens produzidos em sala de aula nas disciplinas de Redação Publicitária em Meios Eletrônicos e Produção de Tv e Cinema pelo 6º período de Publicidade e Propaganda que obtiveram aprovação com nota acima de 7,0 atribuída pela professora das disciplinas. O projeto também envolve os três melhores curtas produzidos pelos alunos do 6º período de Jornalismo eleitos no seminário de práticas no presente semestre. Para os curtas da publicidade, será montada uma banca avaliadora, composta por professores e/ou profissionais da área de televisão e/ou cinema que atribuirá, antes da mostra, a segunda parte da nota que comporá a nota final do 2º bimestre, conforme apresentado o item sistema de avaliação abaixo. A mostra é aberta ao público externo, sendo a entrada 1kg de alimento não perecível. Os alimentos coletados serão destinados a uma entidade social a ser definida pela instituição..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (31) .
Integrantes: Janiclei Aparecida Mendonça - Coordenador.
2013 - 2013
Moda e Cultura Midiática
Descrição: O presente projeto de pesquisa visa a investigação dos elementos que permeiam a construção midiática por meio da Moda. Esta, inserida no contexto televisivo e social, representa, cria e reproduz culturas, identifica gêneros e reforça identidades que, por sua vez, são fundamentais na tessitura de uma sociedade. A metodologia utilizada será embasada em pesquisa de referências bibliográficas, análises e críticas de produtos audiovisuais como filmes, séries, telenovelas e telejornais, assim como também entrevistas em profundidade quando necessárias. Com isso, procura-se levantar informações que nos aponte os caminhos da moda como ferramenta de construção de um ?eu? social e cultural, como representação de contextos e também apontar a sua importância na estruturação da sociedade contemporânea..
Situação: Desativado; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) .
Integrantes: Janiclei Aparecida Mendonça - Coordenador / Sandra de Cássia Franchini - Integrante.


Membro de corpo editorial


2015 - Atual
Periódico: Advérbio (FAG)


Revisor de periódico


2014 - Atual
Periódico: Revista Communicatium


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Publicidade e Propaganda.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Cinema.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes Plásticas/Especialidade: Design Gráfico.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
5.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: Programação Visual.
6.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Italiano
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Livros publicados/organizados ou edições
1.
MENDONÇA, J. A.; RODRIGUES, M. H. C. (Org.) ; OLIVA, R. (Org.) . LUZ, CÂMERA, COMUNICAÇÃO: convergências da linguagem cinematográfica nas produções publicitárias e jornalísticas. 1. ed. Londrina: Syntagma Editores Ltda, 2016. v. 1. 302p .

2.
MENDONÇA, J. A.. DESIGN E COMUNICAÇÃO VISUAL: Criação e técnica. 1. ed. Londrina: SYNTAGMA EDITORES LTDA, 2014. v. 1. 150p .

3.
MENDONÇA, J. A.. Design e Comunicação. 01. ed. Londrina: Syntagma Editores, 2013. v. 01. 200p .

4.
MENDONÇA, J. A.; Camargo, Hertez Wendel de (Org.) ; SILVA, Daniela (Org.) ; GUERRA JR., Antonio L. (Org.) ; MORAES, Fernanda (Org.) ; TOMITA, Iris (Org.) ; KALINKE, Priscila (Org.) ; LUNKES, Rafaeli (Org.) ; OLIVEIRA, Renata (Org.) ; BLASQUE, Roberta (Org.) ; RAMOS, Tiago (Org.) . Ensino e criação publicitária: diálogos entre o conhecimento e a publicidade. 01. ed. Londrina: Syntagma Editores, 2013. v. 01. 200p .

5.
MENDONÇA, J. A.; ANDUJAR, Emerson . E-Marketing. 1. ed. Maringá: , 2013. v. 01. 126p .

6.
MENDONÇA, J. A.; ANDUJAR, Emerson . E-Marketing. 1. ed. Maringá: , 2013. v. 01. 126p .

Capítulos de livros publicados
1.
MENDONÇA, J. A.; RODRIGUES, M. H. C. ; OLIVA, R. . Uma nova narrativa em série de animação: olhares, impressões e devires. In: Marcos Henrique Camargo Rodrigues; Rodrigo Oliva. (Org.). LUZ, CÂMERA, COMUNICAÇÃO: convergências da linguagem cinematográfica nas produções publicitárias e jornalísticas. 1ed.Londrina: Syntagma Editora Ltda, 2016, v. 1, p. 281-292.

2.
MENDONÇA, J. A.. DESIGN E PRODUÇÃO GRÁFICA: ENSAIO SOBRE O PROCESSO CRIATIVO PARA CAPAS DE LIVROS. In: Janiclei Aparecida Mendonça; Hertez Wendel de Camargo. (Org.). DESIGN E PRODUÇÃO GRÁFICA: ENSAIO SOBRE O PROCESSO CRIATIVO PARA CAPAS DE LIVROS. 01ed.Londrina: Syntagma Editores Ltda., 2014, v. 1, p. 210-215.

3.
MENDONÇA, J. A.. O PROFESSOR PUBLICITÁRIO: ENTRE O MERCADO E O ENSINO SUPERIOR. In: José Angelo Ferreira; Marcos J. G. Rambalducci. (Org.). O sujeito empreendedor: para uma compreensão una e múltipla.. 01ed.Londrina: Syntagma Editores Ltda, 2013, v. 01, p. 01-180.

4.
MENDONÇA, J. A.; Camargo, Hertez Wendel de . Cartografia da Sexualidade no cinema: Transgêneros. In: Hertez Wendel de Camargo. (Org.). O gênero e os meios: imprensa, televisão e cinema. 01ed.Londrina: Syntagma Editores, 2013, v. 01, p. 163-174.

5.
MENDONÇA, J. A.; Camargo, Hertez Wendel de . DO MERCADO AO ENSINO: uma incursão na formação do publicitário docente. In: Janiclei Aparecida Mendonça; Hertez Wendel de Camargo. (Org.). DO MERCADO AO ENSINO: uma incursão na formação do publicitário docente. 1ed.Londrina: Syntagma Editores Ltda., 2013, v. 5, p. 107-118.

6.
MENDONÇA, J. A.; Camargo, Hertez Wendel de . UM EMPREENDEDOR EM SALA DE AULA: O publicitário em sala de aula. In: José Angelo Ferreira; Marcos Rambalducci. (Org.). O SUJEITO EMPREENDEDOR. Para uma compreensão una e múltipla.. 1ed.Londrina: SYNTAGMA EDITORES LTDA, 2013, v. 1, p. 129-139.

7.
MENDONÇA, J. A.; SILVA, Acir Dias da . ReBrasil. E criou-se a luz na terra abençoada por Deus.. In: Hertez Wendel de Camargo; Esther Gomes. (Org.). Linguagem e Publicidade. 01ed.Londrina: Syntagma Editores, 2013, v. 01, p. 119-133.

8.
MENDONÇA, J. A.. Endomarketing e Assessoria de Comunicação: a humanização da máquina. In: Celso Mattos; Hertez Wendel de Camargo. (Org.). Endomarketing e Assessoria de Comunicação: teoria e crítica. 01ed.Londrina: Syntagma Editores, 2012, v. 01, p. 169-184.

9.
MENDONÇA, J. A.. O Design na Comunicação Integrada: Imagem corporativa e revitalização visual. In: Celso Mattos; Hertez Wendel de Camargo. (Org.). Assessoria de Comunicação: teoria e crítica. 01ed.Londrina: Syntagma Editores, 2012, v. 01, p. 85-94.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MENDONÇA, J. A.; OLIVEIRA, M. . CONSUMO E SÉRIE DE ANIMAÇÃO: Considerações sobre uma possível estratégia transmídia e experiência de tv em ?hora de aventura?. In: Enpecom - Encontro de Pesquisa em Comunicação, 2016, Curitiba. Crítica de Mídia, 2016. p. 716-730.

2.
MENDONÇA, J. A.. A narrativa seriada de ?Hora de Aventura?: primeiras considerações sobre a estrutura rizomática e hipertextual. In: Intercom, 2016, São Paulo. Intercom Nacional 2016, 2016.

3.
MENDONÇA, J. A.. ADVERTAINMENT E ENSINO: Diálogos entre cinema, publicidade e imaginário em sala de aula. In: V ENEIMAGEM, 2015, LONDRINA. V Encontro Nacional de Estudos da Imagem II Encontro Internacional de Estudos da Imagem, 2015. v. 07. p. 463-479.

4.
MENDONÇA, J. A.; MERINO, X. A. D. . Diálogos entre Hibridismo e Memória: o entre lugar de uma identidade clandestina. In: ANAIS DO XI SEMINÁRIO NACIONAL DE LITERATURA, HISTÓRIA E MEMÓRIA e II CONGRESSO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM LETRAS NO CONTEXTO LATINO-AMERICANO, 2013, Cascavel. ANAIS DO XI SEMINÁRIO NACIONAL DE LITERATURA, HISTÓRIA E MEMÓRIA e II CONGRESSO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM LETRAS NO CONTEXTO LATINO-AMERICANO. Cascavel, 2013.

Artigos aceitos para publicação
1.
MENDONÇA, J. A.. ?HOJE É DIA DE MARIA? E A NARRATIVA AUDIOVISUAL: APROXIMAÇÕES ENTRE A TRADIÇÃO ORAL E LINGUAGEM AUDIOVISUAL NA SÉRIE TELEVISIVA MIGRANTE. Advérbio (FAG), 2014.

2.
MENDONÇA, J. A.. SIGNOS DO VELHO MUNDO: ALEGORIA E SÍMBOLOS NA SÉRIE AUDIOVISUAL ?HOJE É DIA DE MARIA?. Travessias (UNIOESTE. Online), 2014.

Apresentações de Trabalho
1.
MENDONÇA, J. A.. A narrativa seriada de ?Hora de Aventura?: primeiras considerações sobre a estrutura rizomática e hipertextual. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
MENDONÇA, J. A.; OLIVEIRA, M. . CONSUMO E SÉRIE DE ANIMAÇÃO: Considerações sobre uma possível estratégia transmídia e experiência de tv em ?hora de aventura?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
MENDONÇA, J. A.. Cinema de Animação. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
MENDONÇA, J. A.. Intertextualidade audiovisual. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
MENDONÇA, J. A.. É hora de cinema: a narrativa cinematográfica em Hora de Aventura. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
MENDONÇA, J. A.. Introdução ao Adobe Photoshop. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
MENDONÇA, J. A.. Introdução ao Adobe Illustrator. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
MENDONÇA, J. A.. Intertextualidade e Série de Animação: referências para um texto criativo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
MENDONÇA, J. A.. ADVERTAINMENT E ENSINO: Diálogos entre cinema, publicidade e imaginário em sala de aula. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
MENDONÇA, J. A.. Identidade e Consumo no Cinema de Animação. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
MENDONÇA, J. A.. Leitura de filmes a partir de alegorias e simbolismos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
MENDONÇA, J. A.. Oficina de Adobe Illustrator. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
MENDONÇA, J. A.. Oficina de Adobe Photoshop - Tratamento de Imagem. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
MENDONÇA, J. A.. Introdução ao Illustrator. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
MENDONÇA, J. A.; CAMARGO, H. W. . PUBLICIDADE E PUBLICITÁRIOS: A MULTIMODALIDADE NA LINGUAGEM E NO OLHAR DOS PROFISSIONAIS. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
CAMARGO, H. W. ; MENDONÇA, J. A. ; Mattos, Celso ; PASCOAL, L. S. ; Jr, Sérgio Mari ; CRUZ, Miriam P. ; Silva, Mariângela Benine Ramos ; Rayel, Giovana Buki ; TEIXEIRA, Juliana O. . ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO - TEORIA E CRÍTICA. LONDRINA: SYNTAGMA EDITORES LTDA, 2011 (Revisão).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
MENDONÇA, J. A.. Revista Entretextos - UEL. 2012.

2.
MENDONÇA, J. A.. Site Projeto ALIB. 2008.

Produtos tecnológicos
1.
MENDONÇA, J. A.. Logotipo 50 Anos Letras UEL. 2008.

Trabalhos técnicos

Demais tipos de produção técnica
1.
ARAÚJO, Denize ; MORETTIN, E. V. ; REIA-BAPTISTA, V. ; MENDONÇA, J. A. . Ditaduras Revisitadas: Cartografias, Memórias e Representações Audiovisuais. 2016. (Editoração/Livro).

2.
CAMARGO, H. W. ; LARA, Alexandre T. ; MENDONÇA, J. A. . Artes e experimentações na hipermodernidade - Relações sociais, linguagem digital e intercâmbios virtuais. 2015. (Editoração/Livro).

3.
CAMARGO, H. W. ; TEIXEIRA, Nincia C. B. ; MENDONÇA, J. A. . Identidade, Memória e Subjetividade. 2015. (Editoração/Livro).

4.
MENDONÇA, J. A.. LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICA NOSSA DE CADA DIA. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
ARRUETA, César ; SILVEIRA, Fábio Alves ; FERNANDES, Marcio ; ALMENDRA, Dinaldo ; FRANCO, Maria Claudia S. G. ; LOOSE, Eloisa Belling ; QUEVEDO, Josemari P. ; DUARTE, Valéria Sousa ; FRIGERI, Renata A. ; QUEIROZ, Adolfo ; SOUZA, Rose Mara V. ; ALVES, Fabiana Alice ; FIGUEIREDO NETO, C. ; PRAZERES, Lincoln dos ; ALLEBRANDT, Sérgio Luis ; OLIVEIRA, Vinicios G. ; DECKERT, Cristiele ; GIORGIANI, Karina ; NOGUEIRA, Najylla ; SOLER, Osvaldo ; CAMARGO, Hertez W. ; PANKE, Luciana ; MENDONÇA, J. A. . COMUNICAÇÃO E POLÍTICA. 2014. (Editoração/Livro).

6.
VIANA JR, Mário M. ; MOREIRA, Rosemeri ; MELLO, Soraia Carolina ; FAVERI, Marlene de ; AREND, Silvia Maria F. ; ARAUJO, Anelise Rodrigues M. ; QUEIROZ, Igor Henrique L. ; ZARBATO, Jaqueline A. M. ; ASSIS, Glaucia O. ; KLANOVICZ, Luciana R. F. ; GUIMARAES, Rafael S. ; SILVA, Daniela Silva ; Camargo, Hertez Wendel de ; MENDONÇA, J. A. . O GÊNERO E OS MEIOS - Imprensa, televisão e cinema. 2014. (Editoração/Livro).

7.
SIRINO, Salete Paulina Machado ; PINHEIRO, Fábio Luciano Francener Pinheiro ; MENDONÇA, J. A. ; VILSEKI, Agnes C. S. ; PASETTO, Bianca M. ; MANFROI, William M. ; COSTA, Erica I. ; THIBES, Fábio S. ; BARROS, Carla Fonseca A. ; SIRINO, Salete Paulina M. ; SILVA, Acir Dias da ; BAGGIO, Eduardo T. ; MUNHOZ, Paulo ; STECZ, Solange S. ; MORAES, Ulisses Q. . CINEMA BRASILEIRO NA ESCOLA: pra começo de conversa. 2014. (Editoração/Livro).

8.
MENDONÇA, J. A.; CAMARGO, H. W. . DESIGN E COMUNICAÇÃO. 2014. (Editoração/Livro).

9.
MENDONÇA, J. A.. Oficina sobre Design e Criação em Adobe Illustrator. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

10.
MENDONÇA, J. A.. Oficina Alegoria e Simbolismo no Cinema. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

11.
MENDONÇA, J. A.. Curso Flip Book Magazine. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

12.
MENDONÇA, J. A.. Oficina Flip Book: tecendo narrativas virtuais. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

13.
MENDONÇA, J. A.. Minicurso Leituras de filmes a partir de Alegorias e Simbolismos. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

14.
MENDONÇA, J. A.. Oficina de Tratamento de imagem com Adobe Photoshop. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

15.
CAMARGO, H. W. ; MENDONÇA, J. A. ; OLIVEIRA, Renata ; TOMITA, Iris ; CARMO, Alex Sandro A. ; CAMARGO, Ralph Willians ; SOUZA, Maicon Ferreira ; BLASQUE, Roberta ; PINHO, Ednéia Cássia S. ; GUERRA JR., Antonio L. ; OLIVEIRA, Eliane Vitorino M. ; SILVA, Daniela ; RAMOS, Tiago ; LUNKES, Rafaeli ; COUTINHO, Fernanda G. A. ; KALINKE, Priscila . ENSINO E CRIAÇÃO PUBLICITÁRIA. 2013. (Editoração/Livro).

16.
MENDONÇA, J. A.. EU TENHO CORAGEM. 2013. (Editoração/Outra).

17.
MENDONÇA, J. A.. Oficina de Design Gráfico: Adobe Photoshop - ênfase em ferramentas e técnicas de manipulação de imagem. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

18.
MENDONÇA, J. A.. ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO - TEORIA E CRÍTICA. 2012. (Editoração/Outra).

19.
FARINHA, S. ; SPERANDIO, M. L. ; DIAS, E. T. D. M. ; JESUS, G. G. ; MOCELIN, V. L. ; TAVARES, J. C. A. ; CAMARGO, H. W. ; LONDERO, S. M. ; PEREIRA, E. C. ; LIMA, M. M. ; RICIERI, M. ; AZEVEDO, L. P. L. ; ISQUIERDO, G. R. ; MENDONÇA, J. A. . PSICOLOGIA E SUAS INTERFACES. 2012. (Editoração/Livro).

20.
MENDONÇA, J. A.. Mini curso Literatura Brasileira. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

21.
MENDONÇA, J. A.. Mini-curso de Inglês Instrumental. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
MENDONÇA, J. A.; BOGONI, F. B. . INQUIETOS. 2017 (Websérie).

2.
MENDONÇA, J. A.; BOGONI, F. B. . INQUIETOS. 2016 (Websérie).

3.
MENDONÇA, J. A.. QUAL É A COR DO SEU GRAMADO. 2015 (Produção Audiovisual).

4.
MENDONÇA, J. A.. LUCIDEZ. 2015 (Trailer).

5.
MENDONÇA, J. A.. AMORES DE VERÃO. 2014 (Curta-metragem).

6.
MENDONÇA, J. A.. POR ELES. 2014 (filme de curta-metragem).

7.
MENDONÇA, J. A.. E SE.... 2014 (filme de curta-metragem).

8.
MENDONÇA, J. A.. ALÉM DO QUE SE VÊ. 2014 (Produção audiovisual).

9.
MENDONÇA, J. A.. BARATAS NÃO VOAM. 2014 (Produção audiovisual).

10.
MENDONÇA, J. A.. EM BUSCA DA PAZ. 2014 (Produção audiovisual).

11.
MENDONÇA, J. A.. VICTOR ANDREOLLI. 2014 (Produção audiovisual).

12.
MENDONÇA, J. A.. ROCK AROUND THE WORLD. 2014 (Produção Audiovisual).

13.
MENDONÇA, J. A.. UM DIA FUI COMO VOCÊ, AMANHÃ VOCÊ SERÁ COMO EU. 2014 (Produção audiovisual).

14.
MENDONÇA, J. A.. CINCO PASSEIOS PELO BOSQUE DA LUZ. 2012 (Documentário).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
MENDONÇA, J. A.. Participação em banca de Marco Aurelio dos Santos. Uso adequado do Twitter facilita os fluxos de comunicação. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Assessoria de Comunicação) - União Metropolitana de Ensino Paranaense.

2.
MENDONÇA, J. A.. Participação em banca de Marcio Albuquerque Julio. A influência da assessori de comunicação no cenário do marketing político - um estudo de caso.. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Assessoria de Comunicação) - União Metropolitana de Ensino Paranaense.

3.
MENDONÇA, J. A.. Participação em banca de Aline Bellaver del Massa. Comunicação e terceiro setor: o modelo do CISV. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Assessoria de Comunicação) - União Metropolitana de Ensino Paranaense.

4.
MENDONÇA, J. A.; Gabriela Abreu de Souza. Participação em banca de Alessandra Leite dos Santos. Gerenciamento de crise nas redes sociais. 2012 - União Metropolitana de Ensino Paranaense.

5.
MENDONÇA, J. A.. Participação em banca de Maria Aparecida Alves Dantas Antunes. Evento técnico como estratégia de disseminação de Informação: Case da biblioteca do Senai Arapongas. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Assessoria de Comunicação) - União Metropolitana de Ensino Paranaense.

6.
MENDONÇA, J. A.. Participação em banca de Jackeline Evangelista Bezerra. Case ciclo de palestras CBN. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Assessoria de Comunicação) - União Metropolitana de Ensino Paranaense.

7.
MENDONÇA, J. A.. Participação em banca de Claudia Regina Bonatti. A assessoria de comunicação no processo de endomarketing na Sicredi Vale do Piquiri. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Assessoria de Comunicação) - União Metropolitana de Ensino Paranaense.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MENDONCA, B. H. M.; BOGONI, F. B.; MENDONÇA, J. A.. Participação em banca de Rodrigo dos Santos Coradi.Ao infinito e além: a construção dos valores de marca da Pixar sob o olhar do branding. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Curitiba.

2.
FELDENS, J. A.; JOUCOWSKI, J.; MENDONÇA, J. A.. Participação em banca de Talita de França.Go Girl: plataforma Worldpackers e a relação com o público feminino. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Curitiba.

3.
NASCIMENTO, F. C. P.; JOUCOWSKI, J.; MENDONÇA, J. A.. Participação em banca de Maria Ilena Magnaguagno Velaz.Representatividade da torcedora mulher no futebol. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Curitiba.

4.
NASCIMENTO, F. C. P.; JOUCOWSKI, J.; MENDONÇA, J. A.. Participação em banca de Cristina Lopes Escote.Representatividade da torcedora mulher no futebol. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Curitiba.

5.
NASCIMENTO, F. C. P.; JOUCOWSKI, J.; MENDONÇA, J. A.. Participação em banca de Diego Martins de Araujo.Representatividade da torcedora mulher no futebol. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Curitiba.

6.
MENDONÇA, J. A.. Participação em banca de Renata Fernanda Babolim de Sousa.A criação do mito por meio do jornal "O profeta diário". 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Centro Universitário Assis Gurgacz.

7.
MENDONÇA, J. A.. Participação em banca de Vanessa Cosmo.O jornalismo Gonzo e a transculturalidade de Arthur Veríssimo. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Centro Universitário Assis Gurgacz.

8.
MENDONÇA, J. A.. Participação em banca de Ricardo Maurício dos Santos Vieira.O fascinante mundo dos jingles: o que eles tem que grudam na sua cabeça. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Assis Gurgacz.

9.
MENDONÇA, J. A.. Participação em banca de Camila de Souza Rufino.Uma análise sobre a simbologia do espírito em Sin City - A Dama Fatal. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Assis Gurgacz.

10.
MENDONÇA, J. A.. Participação em banca de Danielly Amanda Eich.50 Tons de Cinza e as teorias de construção narrativa. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Centro Universitário Assis Gurgacz.

11.
MENDONÇA, J. A.. Participação em banca de Maiully Zaffari Jorge.Análise da estratégia de marketing adotada pelo candidato Pedro Martendal de Araújo em 2014. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Assis Gurgacz.

12.
MENDONÇA, J. A.. Participação em banca de Roberto Antonio Pereira.A contribuição dos símbolos na construção da narrativa no longa. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Assis Gurgacz.

13.
MENDONÇA, J. A.. Participação em banca de Andréia Golfe.Branded Content: uma marca querendo relacionar-se com você - caso PPC. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Assis Gurgacz.

14.
MENDONÇA, J. A.. Participação em banca de Leonardo Augusto Mezzomo Prati.As criaturas em The Hobbit. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Assis Gurgacz.

15.
MENDONÇA, J. A.. Participação em banca de Carolina Paluch Miola.Coca-cola e seus artifícios emocionais dentro do marketing esportivo. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Assis Gurgacz.

16.
MENDONÇA, J. A.. Participação em banca de Augusto Cesar Gobeti dos Santos.Marketing de relacionamento do e-commerce de Cascavel. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Assis Gurgacz.

17.
MENDONÇA, J. A.. Participação em banca de Luana Caroline Kasper Eckstein.A influência dos blogs de moda no comportamento e consumo dos leitores: análise do blog Garotas Estúpidas. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Centro Universitário Assis Gurgacz.

18.
MENDONÇA, J. A.. Participação em banca de Lucia Bethânia de Oliveira Davies.Isso é televisão!: uma análise sobre a construção da realidade. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Centro Universitário Assis Gurgacz.

19.
MENDONÇA, J. A.. Participação em banca de Wellington Alves da Silveira.Análise do roteiro do curta-metragem "Eu não quero voltar sozinho". 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Assis Gurgacz.

20.
MENDONÇA, J. A.. Participação em banca de Beatriz Leal Frehner.Muita imagem por nada. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Centro Universitário Assis Gurgacz.

21.
MENDONÇA, J. A.. Participação em banca de Carolina Maffei Mincarone.Uma vida sob os holofotes: a construção da personalidade de uma celebridade infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Assis Gurgacz.

22.
MENDONÇA, J. A.. Participação em banca de Bruno Cabrini Garcia da Silva.Super bowl: a grande jogada de marketing. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Assis Gurgacz.

23.
MENDONÇA, J. A.. Participação em banca de Victor Gabriel Saieviez Fitzthum.Desejo e racionalidade no comportamento do consumidor. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Assis Gurgacz.

24.
MENDONÇA, J. A.. Participação em banca de Ângelo Alberguini Júnior.As estratégias de marketing político utilizadas na construção das imagens de Lula (2002) e Dilma (2010), evidenciadas através da análise comparativa de vídeos publicitários. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Assis Gurgacz.

25.
MENDONÇA, J. A.. Participação em banca de Danielle Costa.Merchandising editorial dentro do Big Brother Brasil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Assis Gurgacz.

26.
MENDONÇA, J. A.. Participação em banca de Débora Callegari.Marketing de relacionamento e a fidelização de clientes: Análise das estratégias utilizadas pelo programa fidelidade Kop Club da marca Kopenhagen. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Assis Gurgacz.

27.
MENDONÇA, J. A.. Participação em banca de Camilla Paola Paes.A quebra de paradigmas nos padrões tradicionais de beleza: a mensagem da marca Quem disse Berenice?. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Assis Gurgacz.

28.
MENDONÇA, J. A.. Participação em banca de Anna Beatriz Rocha.A influência das embalagens no comportamento de compra do consumidor infantil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Assis Gurgacz.

29.
MENDONÇA, J. A.. Participação em banca de Jonathan Luca Corbani.Ox Color Shine: o poder da demonstração em PDV. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Assis Gurgacz.

30.
MENDONÇA, J. A.. Participação em banca de Lucas Mario Ruzza.Amor é prosa, sexo é poesia... ou tabu?. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Centro Universitário Assis Gurgacz.

31.
MENDONÇA, J. A.. Participação em banca de Maína de Angelis Wordell Gubert.Representação ficção/realidade: comparativo da censura na saga Harry Potter com a censura da ditadura militar brasileira. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Centro Universitário Assis Gurgacz.

32.
MENDONÇA, J. A.. Participação em banca de Thais Pereira Vital.Música ilustrada: uma aproximação do percurso criativo de Thiago A.M.S.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Assis Gurgacz.

33.
MENDONÇA, J. A.. Participação em banca de Manuella Kleemann.Propaganda política: análises de imagens de um líder nazista. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Assis Gurgacz.

34.
MENDONÇA, J. A.. Participação em banca de Javan Bocchi.Publicidade aplicada em jogos eletrônicos: uma mídia em potencial. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Assis Gurgacz.

35.
CASTRO JUNIOR, A. A.; Camargo, Hertez Wendel de; MENDONÇA, J. A.. Participação em banca de Maria Beatriz Portelinha Sousa.SOCIEDADE E RESISTÊNCIA AO CONSUMO: UM ESTUDO SOBRE OS HÁBITOS E PRÁTICAS DE PESSOAS QUE NÃO GOSTAM DE CONSUMIR. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Paraná.

36.
GUARNIERI, Elaine; BARBOSA, Magda; MENDONÇA, J. A.. Participação em banca de Isabella Caroline Gomes Cornicelli.Video Documentário: a importância dos pais na formação educacional dos adolescentes. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Unicesumar.

37.
DORNE, Vinícius; MACHADO, Ana Paula; MENDONÇA, J. A.. Participação em banca de Sabrina Rozão Morello.O COOPERADO COMO PÚBLICO DESTAQUE EM UMA COOPERATIVA AGROINDUSTRIAL DO NOROESTE DO PARANÁ: Um estudo exploratório descritivo. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Unicesumar.

38.
ANDUJAR, Emerson; MENDONÇA, J. A.. Participação em banca de Tiago Martins.Campanha publicitária para Eriton Motos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Unicesumar.

39.
MENDONÇA, J. A.. Participação em banca de Filipe de Carvalho Oliveira.Campanha publicitária para farmácia São Paulo. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Unicesumar.

40.
MENDONÇA, J. A.. Participação em banca de Erivam Bandici Pacheco.Campanha publicitária para Mamuty - Acessórios para pequenos animais. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Unicesumar.

41.
MENDONÇA, J. A.. Participação em banca de Bianca Caroline dos Santos.Programa esportivo radiofônico direcionado a mulheres jovens da classe C de Maringá. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Famma.

42.
MENDONÇA, J. A.. Participação em banca de Natália da Silva Alonso.Programa esportivo radiofônico direcionado a mulheres jovens da classe C de Maringá. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Famma.

43.
MENDONÇA, J. A.. Participação em banca de Rodrigo Estéban Soria Cuesta.Marketing ambiental: planejamento de comunicação dos projetos ambientais da Viapar. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Famma.

44.
MENDONÇA, J. A.. Participação em banca de Cinthia Mary Barrena.Padrão de beleza e a mídia: revista Boa Forma. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Famma.

45.
MENDONÇA, J. A.. Participação em banca de Thiago Teixeira Coelho.O uso do Twitter como plataforma de relacionamento para empresas: um estudo de caso do Ponto Frio. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Famma.

46.
MENDONÇA, J. A.. Participação em banca de Nathan Camilo Mosna.Marketing esportivo: um projeto para o fortalecimento da marca do Maringá Futebol Clube. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Famma.

47.
MENDONÇA, J. A.. Participação em banca de Taline Isabela Farias Corrêa.E-commerce no segmento supermercadista para a geração Y em Maringá. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Famma.

48.
MENDONÇA, J. A.. Participação em banca de Joyce Midori Teruya.Um mundo sem imagens. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Famma.

49.
SCAPINELLO, Loeci Fátima; MENDONÇA, J. A.. Participação em banca de Estefânia Motta.Banca conclusão de Curso MODA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Moda) - Unicesumar.

50.
SCAPINELLO, Loeci Fátima; MENDONÇA, J. A.. Participação em banca de Thamila P. Mochini.Banca conclusão de Curso Moda. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Moda) - Unicesumar.

51.
SCAPINELLO, Loeci Fátima; MENDONÇA, J. A.. Participação em banca de Gabriele Capoal Ferreira.Banca conclusão de Curso MODA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Moda) - Unicesumar.

52.
SCAPINELLO, Loeci Fátima; MENDONÇA, J. A.. Participação em banca de Ellen Danna Arid.Banca conclusão de Curso MODA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Moda) - Unicesumar.

53.
SCAPINELLO, Loeci Fátima; MENDONÇA, J. A.. Participação em banca de Daiane Michelli Ferreira de Souza.Banca conclusão de Curso MODA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Moda) - Unicesumar.

54.
MENDONÇA, J. A.. Participação em banca de Barbara Nunes Mendes.Celebridade relacionada a marca: estratégia que empresas usam para se posicionar no mercado.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdade Pitágoras (Londrina).

55.
MENDONÇA, J. A.. Participação em banca de Isadora Rara Abramo Pellegrini.Fotografia como expressão de arte: uma análise dos ensaios de moda dofotógrafo Eugênio Recuenco. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdade Pitágoras (Londrina).

56.
MENDONÇA, J. A.. Participação em banca de Alisson Natan de Goes.Análise Semiótica do novo logotipo da empresa GVT. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdade Pitágoras (Londrina).

57.
MENDONÇA, J. A.. Participação em banca de Toniandro Borges Minighini.Evolução da Fotografia de Casamento. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdade Pitágoras (Londrina).

58.
MENDONÇA, J. A.. Participação em banca de Camila Ricardo de Oliveira.Pop Art e Art Nouveau em cartazes publicitários. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdade Pitágoras (Londrina).

59.
MENDONÇA, J. A.. Participação em banca de Louis Marcel Pellissier.Diálogos entre Escher e o Surrealismo: os paradoxos visuais gráficos utilizados no cinema surrealista. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdade Pitágoras (Londrina).

60.
MENDONÇA, J. A.. Participação em banca de Vinicius Razende.A influência do McDonald´s no comportamento da sociedade. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdade Pitágoras (Londrina).

61.
MENDONÇA, J. A.. Participação em banca de Fábio Fernandes Bonicontro.Evolução do anúncio publicitário. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdade Pitágoras (Londrina).

62.
MENDONÇA, J. A.. Participação em banca de Mariana Souza Venturelli.O ambiente de compra e o comportamento do consumidor. Uma análise do merchandising no PDV. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdade Pitágoras (Londrina).

63.
MENDONÇA, J. A.. Participação em banca de Lucas Eduardo Carneiro Almeida.Design Gráfico cambiante: o pós modernismo da identidade visual. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdade Pitágoras (Londrina).

64.
MENDONÇA, J. A.. Participação em banca de Adele Pickerel.Campanha Paulo´s Self Service. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdade Pitágoras (Londrina).

65.
MENDONÇA, J. A.. Participação em banca de Alan Gonzaga.Assessoria de Comunicação - Exactus Software. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdade Pitágoras (Londrina).

66.
MENDONÇA, J. A.. Participação em banca de Mariana Venturelli.Campanha Moinho Globo. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdade Pitágoras (Londrina).

67.
MENDONÇA, J. A.. Participação em banca de Andria Raboni.Assessoria a ABG Logística e Transportes. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdade Pitágoras (Londrina).

68.
MENDONÇA, J. A.. Participação em banca de Gisele Masson.Campanha Cherry Automóveis. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdade Pitágoras (Londrina).

69.
MENDONÇA, J. A.. Participação em banca de Adriano Cassiano.Campanha Pizzaria Rosso e Pomodoro. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdade Pitágoras (Londrina).

70.
MENDONÇA, J. A.. Participação em banca de Renata Miranda.Assessoria de Comunicação - Bludot Mídia. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdade Pitágoras (Londrina).

71.
MENDONÇA, J. A.. Participação em banca de Monica Santos.Campanha Raul Móveis. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdade Pitágoras (Londrina).

72.
MENDONÇA, J. A.. Participação em banca de Thatiane Santos Lima.Assessoria Ana Paula Minari Espaço Cultural. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdade Pitágoras (Londrina).

73.
MENDONÇA, J. A.. Participação em banca de Denise Berto.Campanha Mizumi Veículos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdade Pitágoras (Londrina).



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
MENDONÇA, J. A.; ANDUJAR, Emerson. Prova didática do concurso público edital nº 186/2013-PRH. 2013. Universidade Estadual de Maringá.

2.
MENDONÇA, J. A.. VIII Varal de Poesias. 2013. Famma.

3.
MENDONÇA, J. A.. IV Festival de Vídeo de Maringá. 2012. Famma.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Jornada do Audiovisual do curso de Publicidade e Propaganda da UNIP.Amores de Verão. 2015. (Outra).

2.
I Jornada do Audiovisual do curso de Publicidade e Propaganda da UNIPAR.EM BUSCA DA PAZ. 2015. (Outra).

3.
I Jornada do Audiovisual do curso de Publicidade e Propaganda da UNIPAR.Qual a cor do seu Gramado?. 2015. (Outra).

4.
I Jornada do Audiovisual do curso de Publicidade e Propaganda da UNIPAR,.Rock Around the Clock. 2015. (Outra).

5.
I Jornada do Audiovisual do curso de Publicidade e Propaganda da UNIPAR,.Victor Andreolli. 2015. (Outra).

6.
Intercom Rio de Janeiro. Recortar e Colar: bricolagem, memória e criatividade na narrativa audiovisual. 2015. (Congresso).

7.
Intercom Rio de Janeiro.Recortar e Colar: bricolagem, memória e criatividade na narrativa audiovisual. 2015. (Oficina).

8.
Intercom Rio de Janeiro. Estatuto do homem - Thiago de Mello. 2015. (Exposição).

9.
Intercom Rio de Janeiro. Transitando. 2015. (Exposição).

10.
Intercom Rio de Janeiro. Polivalente: A Estética Híbrida. 2015. (Exposição).

11.
Intercom Rio de Janeiro. Irma. 2015. (Exposição).

12.
Intercom Rio de Janeiro. Vinheta para o Programa Pegada Universitária. 2015. (Exposição).

13.
Intercom Sul. Divisão Temática - Comunicação e Multimídia. 2015. (Congresso).

14.
Intercom Sul. Intercom Jr. - Publicidade e Propaganda. 2015. (Congresso).

15.
Seminário Nacional Cinema em Perspectiva - VIII Semana Acadêmica de Cinema.Hora de Aventura: reflexões sobre publicidade, imagem e consumo na narrativa animada de Pendleton Ward. 2015. (Seminário).

16.
Seminário Nacional Cinema em Perspectiva - VIII Semana Acadêmica de Cinema.As criaturas em The Hobbit: Diálogos entre maquiagem protética e computação gráfica em um mundo maravilhoso.. 2015. (Seminário).

17.
Seminário Nacional Cinema em Perspectiva - VIII Semana Acadêmica de Cinema.Recriação do mito por meio do jornal O Profeta Diário no filme Harry Potter e o Cálice de Fogo.. 2015. (Seminário).

18.
SIMPÓSIO NACIONAL PARA PROTEÇÃO DA ADOLESCÊNCIA E INFÂNCIA - SIMPAI. 2015. (Outra).

19.
XXII SEMANA PEDAGÓGICA: METODOLOGIAS INOVADORAS NO ENSINO SUPERIOR - DESAFIOS E PERSPECTIVAS. 2015. (Outra).

20.
Semana Pedagógica 2014/2. 2014. (Outra).

21.
História e Cultura: Identidades e regiões. Da memória coletiva à arte da persuasão: ReBrasil, cenas de uma paixão nacional recriada pelas mãos do brasileiro. 2013. (Congresso).

22.
IV Encontro nacional de estudos da Imagem (IV Eneimagem) - I Encontro Internacional de Estudos da Imagem (I Enimagem).Gira ciranda nas franjas do mar: imagens do imaginário coletivo nas figuras de Maria e Madrasta. 2013. (Encontro).

23.
Pesquisas em Letras e Linguística no contexto contemporâneo. 2013. (Outra).

24.
Reconfigurações da memória na poesia brasileira contemporânea. 2013. (Outra).

25.
I Simpósio de Comunicação. 2012. (Simpósio).

26.
Seminário Nacional Cinema em Perspectiva e IV Semana Acadêmica de Cinema da UNESPAR/FAP.A Publicidade e a Narrativa do Fantástico: o dia que o brasileiro criou o Rio de Janeiro à sua imagem e semelhança. 2012. (Seminário).

27.
Seminário Nacional Cinema em Perspectiva e IV Semana Acadêmica de Cinema da UNESPAR/FAP.Maria e sua Madrasta: personalidades opostas e seus reflexos na composição estilística discursiva das personagens. 2012. (Seminário).

28.
VIII SELISIGNO - Edição Internacional e IX Simpósio de Leitura da UEL.Publicidade e Publicitários: a Multimodalidade na Linguagem e no Olhar dos profissionais. 2012. (Simpósio).

29.
Workshop Introdução ao Adobe Illustrator.Workshop Introdução ao Adobe Illustrator. 2012. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MENDONÇA, J. A.; Duarte, Patrícia . SEINCOM - Semana integrada de comunicação. 2015. (Outro).

2.
MENDONÇA, J. A.; CAMARGO, H. W. ; Duarte, Patrícia . Mito e narrativas contemporâneas. 2015. (Outro).

3.
MANCHOPE, Elenita Conegero ; MENDONÇA, J. A. . III SEMINÁRIO DE PRÁTICAS DE ENSINO. 2014. (Outro).

4.
MENDONÇA, J. A.. COURT LUMIÈRE - Mostra Universitária de Curtap-metragem. 2014. (Outro).

5.
MENDONÇA, J. A.. SIMBIOARTE - MOSTRA DE VÍDEO ARTE DE COMUNICAÇÃO. 2014. (Outro).

6.
MENDONÇA, J. A.; CAMARGO, Ralph Willians ; CARMO, Alex Sandro A. . @MÍDIA - Semana de Comunicação FAG. 2014. (Outro).

7.
MENDONÇA, J. A.; CAMARGO, Ralph Willians ; CARMO, Alex Sandro A. . SEMINÁRIO INTEGRADO DE PRÁTICAS JORNALÍSTICAS E PUBLICITÁRIAS FAG - PRÊMIO MÁRIO LEMANSKI DE JORNALISMO E PRÊMIO GALO DE OURO DA PUBLICIDADE. 2014. (Outro).

8.
Camargo, Hertez Wendel de ; MENDONÇA, J. A. . I Encontro sobre Consumo e Modos de Vida (E-COMOV). 2013. (Outro).

9.
MENDONÇA, J. A.. Cinco Passeios pelo Bosque da Luz. 2012. (Exposição).

10.
MENDONÇA, J. A.; CAMARGO, H. W. . Mito e Criação Publicitária. 2012. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Monografias de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
SIDNEY ALVES DE ASSIS. MARKETING NAS REDES SOCIAIS. Início: 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Marketing e Assessoria) - Centro Universitário Assis Gurgacz. (Orientador).

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Douglas Renan Calvi. O roteiro e a produção audiovisual. Início: 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Assis Gurgacz. (Orientador).

2.
Thaís Ulbrich. Roteiro e produção: uma análise dos desvios entre escrita e materialização audiovisual. Início: 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Assis Gurgacz. (Orientador).

3.
Renan Dalago. A linguagem mítica nas produções audiovisuais publicitárias. Início: 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Unicesumar. (Orientador).

4.
Camila Rufino. O fantástico na linguagem cinematográfica de O Labirinto do Fauno. Início: 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Assis Gurgacz. (Orientador).

5.
Rick Rain. A linguagem musical nos filmes publicitários. Início: 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Assis Gurgacz. (Orientador).

6.
Wellington Alves da Silveira. Confluências, aproximações e distanciamentos narrativos: um estudo sobre o roteiro no curta e longa-metragem Não quero voltar Sozinho. Início: 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Assis Gurgacz. (Orientador).

7.
Roberto Antonio Pereira. Os simbolismos presentes no longa-metragem Constantine. Início: 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Assis Gurgacz. (Orientador).

8.
Leonardo Prati. A evolução do 3D na linguagem audiovisual. Início: 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Assis Gurgacz. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Bruna Molena. O sujeito contemporâneo na figura do protagonista em Breaking Bad. Início: 2014. Iniciação científica (Graduando em Comunicação Social - Jornalismo) - Centro Universitário Assis Gurgacz. (Orientador).

2.
Fernanda Besla. O imaginário no desenho animado As Meninas Super Poderosas. Início: 2014. Iniciação científica (Graduando em Comunicação Social - Jornalismo) - Centro Universitário Assis Gurgacz. (Orientador).

3.
Ana Paula Mocelin. O figurino e suas relações com a linguagem audiovisual. Início: 2014. Iniciação científica (Graduando em Comunicação Social - Jornalismo) - Centro Universitário Assis Gurgacz. (Orientador).

4.
Ana Paula Kezerle. A estrutura narrativa em Bergman. Início: 2014. Iniciação científica (Graduando em Comunicação Social - Jornalismo) - Centro Universitário Assis Gurgacz. (Orientador).

5.
Jamile Cristine Erdmann. As funções da musicalidade no longa-metragem JANGO. Início: 2014. Iniciação científica (Graduando em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Assis Gurgacz. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Elizabel Sampaio Valério. COMUNICAÇÃO INTERNA E ENDOMARKETING: IMPORTANTES FERRAMENTAS DE INFORMAÇÃO E INTEGRAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Marketing e Assessoria) - Centro Universitário Assis Gurgacz. Orientador: Janiclei Aparecida Mendonça.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Renata Fernanda Babolim de Souza. Criação do mito por meio do jornal "O profeta diário". 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Centro Universitário Assis Gurgacz. Orientador: Janiclei Aparecida Mendonça.

2.
Ricardo Maurício dos Santos Vieira. O fascinante mundo dos jingles: o que eles tem que grudam na sua cabeça. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Assis Gurgacz. Orientador: Janiclei Aparecida Mendonça.

3.
Camila de Souza Rufino. Uma análise sobre a simbologia do espírito em Sin City - A Dama Fatal. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Assis Gurgacz. Orientador: Janiclei Aparecida Mendonça.

4.
Danielly Amanda Eich. 50 Tons de Cinza e as teorias de construção narrativa. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Assis Gurgacz. Orientador: Janiclei Aparecida Mendonça.

5.
Roberto Antonio Pereira. A contribuição dos símbolos na construção da narrativa no longa Constantine. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Assis Gurgacz. Orientador: Janiclei Aparecida Mendonça.

6.
Andréia Golfe. Branded Content: uma marca querendo relacionar-se com você - Caso PPC. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Assis Gurgacz. Orientador: Janiclei Aparecida Mendonça.

7.
Lucia Bethânia de Oliveira Davies. Isso é televisão: uma análise sobre a construção da realidade. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Centro Universitário Assis Gurgacz. Orientador: Janiclei Aparecida Mendonça.

8.
Leonardo Augusto Mezzomo Prati. As criaturas em The Hobbit. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Assis Gurgacz. Orientador: Janiclei Aparecida Mendonça.

9.
Wellington Alves da Silveira. Análise do roteiro do curta-metragem "Eu não quero voltar sozinho". 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Assis Gurgacz. Orientador: Janiclei Aparecida Mendonça.

10.
Vanessa Cosmo. O jornalismo Gonzo e a transculturalidade de Arthur Veríssimo. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Centro Universitário Assis Gurgacz. Orientador: Janiclei Aparecida Mendonça.

11.
André Crepaldi. Acessibilidade na tv: modelo de closed caption para surdos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Assis Gurgacz. Orientador: Janiclei Aparecida Mendonça.

12.
Cindy Ketlen Juraszck Felizardo. O que eu quero Mario Alberto: um olhar sobre a prática do product placement nos vídeos do Porta dos Fundos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Assis Gurgacz. Orientador: Janiclei Aparecida Mendonça.

13.
Gabriel Dal´Maso. A iluminação como linguagem emotiva: uma análise dos longa-metragens premiados em Cannes. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Assis Gurgacz. Orientador: Janiclei Aparecida Mendonça.

14.
Tatiana Giacomel. Horror no cinema: de estranha, Carrie não tem nada.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Assis Gurgacz. Orientador: Janiclei Aparecida Mendonça.

15.
Renan da Silva Dalago. Arquétipos na publicidade: análise da campanha O Canto da Sereia da vodka Skyy. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Unicesumar. Orientador: Janiclei Aparecida Mendonça.



Inovação



Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MENDONÇA, J. A.. Cinco Passeios pelo Bosque da Luz. 2012. (Exposição).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/11/2018 às 14:45:46