Isabel Colucci Coelho

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7169696472409178
  • Última atualização do currículo em 03/10/2018


Doutoranda e mestre em Educação (linha de pesquisa Educação e Comunicação), pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina. Professora substituta na Universidade Federal de Santa Catarina, curso de Jornalismo. Membro do grupo de pesquisa Comunic, que tem por foco a formação crítica mediada por tecnologias de informação e comunicação. É formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008), com seis meses de intercâmbio na University of Nottingham (Reino Unido). Tem experiência na área de comunicação digital. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Isabel Colucci Coelho
Nome em citações bibliográficas
COELHO, I. C.;COLUCCI, I;COELHO, ISABEL COLUCCI

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Santa Catarina, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC.
Centro de CIências da Educação; Bloco B; Sala 208
Centro
88010970 - Florianópolis, SC - Brasil
Telefone: (48) 37213562


Formação acadêmica/titulação


2016
Doutorado em andamento em Educação.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Orientador: Andréa Brandão Lapa.
Palavras-chave: educação; Comunicação; cultura digital; formação crítica.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
2013 - 2015
Mestrado em Educação.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: Internet e Educação: Aproximações inspiradas pelos movimentos sociais articulados em rede para a formação crítica de sujeitos,Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: Andréa Brandão Lapa.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Educação e Comunicação; cultura digital; formação crítica; movimentos sociais; Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação; Ação política.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
2003 - 2008
Graduação.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: FPA no Campus Party: rumo à era da colaboração..
Orientador: Daisi Irmgard Vogel.




Formação Complementar


2017 - 2017
Marco Civil da Internet: aplicações práticas da lei. (Carga horária: 8h).
Instituto de Tecnologia e Sociedade, ITS Rio, Brasil.
2017 - 2017
Direitos Humanos & Literacia Midiática. (Carga horária: 25h).
Universidade de Coimbra, UC, Portugal.
2013 - 2014
III Semana de Metodologias de Pesquisa. (Carga horária: 30h).
Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR, NIC.BR, Brasil.
2005 - 2006
Intercâmbio de graduação.
University of Nottingham, NOTTINGHAM, Inglaterra.
2000 - 2000
Inglês.
The Hanpstead School of English, HSE, Inglaterra.


Atuação Profissional



Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora substituta, Carga horária: 40
Outras informações
Professora substituta no Departamento de Jornalismo. Disciplinas (2017.2): Comunicação; Políticas de comunicação; Jornalismo Cidadão; e História do Jornalismo. Disciplinas (2018.1): História do Jornalismo; Apuração, Redação e Edição II; Estado e Políticas Públicas. Disciplinas (2018.2): História do Jornalismo; Estado e Políticas Públicas; Comunicação e Filosofia; Comunicação; Ética.

Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: bolsista, Carga horária: 20
Outras informações
Bolsista de extensão (pós-graduação) do projeto Modelo de Referência para Sistematização de Conteúdos para Formação de Gestores Públicos na Área da Educação (FNDE)

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: bolsista, Carga horária: 20
Outras informações
Bolsista do projeto de extensão (pós-graduação) Boas Práticas de Inspeção de Serviços de Hemoterapia (Anvisa), que consistiu na elaboração de softwares e ambientes virtuais para a formação e desenvolvimento de atividades de funcionários envolvidos em serviços de hemoterapia no Brasil.

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: bolsista, Carga horária: 20
Outras informações
Bolsista de extensão (graduação) projeto EAD Letras Libras, de produção de conteúdo em vídeo para o curso a distância de Letras Libras da Universidade Federal de Santa Catarina

Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: bolsista, Carga horária: 20
Outras informações
Bolsista de extensão (graduação) do projeto Universidade Aberta (Unaberta) - agência de notícias sobre a Universidade Federal de Santa Catarina.

Atividades

09/2013 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC, .

08/2013 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC, .

08/2013 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC, .

10/2014 - 12/2015
Extensão universitária , UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC, .

Atividade de extensão realizada
Bolsista de extensão (pós-graduação) do projeto Modelo de Referência para Sistematização de Conteúdos para Formação de Gestores Públicos na Área da Educação (FNDE).
08/2013 - 05/2014
Extensão universitária , UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC, .

Atividade de extensão realizada
Bolsista de extensão (pós-graduação) do Projeto Boas Práticas de Inspeção em Serviços de Hemoterapia (ANVISA). Produção e pesquisa para o desenvolvimento de relatórios.
04/2007 - 07/2007
Extensão universitária , UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC, .

Atividade de extensão realizada
Bolsista de graduação do Projeto Letras Libras, de produção de vídeos para o curso a distância de Letras Libras da Universidade Federal de Santa Catarina.
08/2004 - 12/2004
Extensão universitária , UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC, .

Atividade de extensão realizada
Bolsista de graduação do Projeto Universidade Aberta (agência de notícias sobre a Universidade Federal de Santa Catarina).

TV Cultura, TVC, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2010
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Funcionária, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
2007 - estágio no Núcleo de Novas Mídias 2008 a 2009 - redatora no Núcleo de Novas Mídias 2010 - Editora Chefe: Coordenadora de Inclusão Digital na Diretoria de Educação


Umana Comunicação Inteligente, UCI, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Gerente de conteúdo, Carga horária: 40
Outras informações
Desenvolvimento e gerência de conteúdo para clientes, tais como: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e CNPq.



Linhas de pesquisa


1.
Educação e tecnologia: investigando o potencial das redes sociais virtuais para a formação do sujeito e a produção coletiva do conhecimento

Objetivo: O estudo das formas de apropriação das tecnologias de informação e comunicação e o uso pedagógico destas mídias. O desenvolvimento da área de estudo fruto da inter-relação entre os campos da comunicação e da educação, visando à formação do sujeito crítico e emancipado. A reflexão sobre a educação a distância como nova modalidade de ensino..
2.
ESPAÇOS DE POSSIBILIDADE PARA A FORMAÇÃO CRÍTICA NA CIBERCULTURA

Objetivo: Estudo de espaços sociais virtuais para a identificação de fatores e circunstâncias relevantes para seu uso, criação e apropriação na formação de sujeitos. No horizonte teórico-metodológico estão: a) a perspectiva da teoria crítica acerca da não neutralidade da apropriação de tecnologias e sua busca de uma educação emancipadora; b) a ação comunicativa em esferas públicas como o espaço da negociação das diferenças em prol de uma convivência social democrática; c) a mídia-educação como orientação para uma apropriação crítica e criativa das tecnologias. Vamos conhecer projetos e pesquisas realizados a partir do contexto multicultural de algumas experiências europeias a fim de propor referências para o uso de espaços sociais da Web na educação em nosso país, especialmente na formação de professores. O projeto prevê a consolidação da rede de investigadores já existente, assim como a ampliação através da inserção nas redes de investigadores parceiros internacionais. Nossa articulação terá como foco a apropriação de espaços sociais da Web em contextos educativos e a pesquisa qualitativa na Web...
3.
Grupo de Pesquisa Mídia-Educação e Comunicação Educacional - COMUNIC

Objetivo: O estudo das formas de apropriação das tecnologias de informação e comunicação e o uso pedagógico destas mídias. O desenvolvimento da área de estudo fruto da inter-relação entre os campos da comunicação e da educação, visando à formação do sujeito crítico e emancipado. A reflexão sobre a educação a distância como nova modalidade de ensino. ..


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Conexão Escola-Mundo: espaços inovadores para formação cidadã
Descrição: Descrição: Universidade e escola estão juntas na experimentação de um paradigma alternativo de educação que trata da formação de cidadãos para os direitos humanos através da imersão na cultura digital em uma perspectiva ativista de empoderamento, autoria e produção colaborativa que é característica da cultura hacker. Projeto com articulação multidisciplinar, nacional e internacional, com linhas de pesquisa como: 1) Escola hacker/educação hacker; 2) Educação para a cidadania e direitos humanos na cultura digital; 3) Formação de Professores; 4) Políticas públicas em educação e institucionalização (da educação hacker em DH); 5) (Uso e desenvolvimento de) Ferramentas digitais da educação hacker...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (4) .
Integrantes: Isabel Colucci Coelho - Integrante / Marina Bazzo de Espíndola - Integrante / Vinicius Faria Culmant Ramos - Integrante / Andreson Lopes de Lacerda - Integrante / Andrea Brandão Lapa - Integrante / Nelson de Luca Pretto - Coordenador / Fernanda Lapa - Integrante / António Bartolomé Pina - Integrante / Ingrid Nicola Souto - Integrante / André Ary Leonel - Integrante / Sabrina Severo da Silva - Integrante / Mario Piredu - Integrante / Rafael Pezzi - Integrante / Karla Brunet - Integrante / Fábio Gomes Gouveia - Integrante / Mariona Grané - Integrante / Marco António Rodríguez - Integrante / Ricardo Valente - Integrante / Lucrezia, Crescenzi - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2013 - 2015
Mídia convergente e consumo jovem - SC
Descrição: Descrição: Estudo comparativo nacional enfocado no consumo midiático por jovens em diferentes plataformas atentando para a questão da convergência da mídia..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2013 - Atual
Educação e tecnologia: investigando o potencial das redes sociais virtuais para a formação do sujeito e a produção coletiva do conhecimento
Descrição: Descrição: Este projeto de pesquisa se refere ao Núcleo 2 do Projeto em Rede do Observatório de Educação da Capes - 20336_OBEDUC_2012: Política, tecnologia e interação social na educação, sob coordenação geral de Tamara Egler (IPPUR/UFRJ). O Núcleo 2 (UFSC) investiga ações nas redes sociais que são indicativas de se tornarem espaços de possibilidade para a formação do sujeito. Primeiramente pelo conhecimento das iniciativas já existentes, no que elas são capazes de atender ao objetivo de formação do sujeito. E depois na proposição e na investigação em ação de uma possível apropriação das redes sociais, que permita analisar os desafios e conflitos para a educação (dentro e fora da escola) para uma apropriação das redes sociais como espaços de possibilidade para a formação do sujeito e a construção coletiva do conhecimento científico..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2014 - 2015
Modelo de referência para Sistematização de Conteúdos para Formação de Gestores Públicos da área de Educação
Descrição: Desenvolver um modelo de sistematização do processo de criação e oferta de conteúdo em um conceito e metodologia de educação a distância (EAD) em um ambiente de aprendizagem, para capacitação de cidadãos que exerçam funções de gestão , execução, monitoramento, prestação de contas e controle social de recursos orçamentários dos programas e ações financiados pelo FNDE..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Isabel Colucci Coelho - Integrante / Maria José Baldessar - Coordenador / Alice Teresinha Pereira Cybis - Integrante / Ivan Giacomelli - Integrante / Glauco Cardoso - Integrante / Marilia Mattos Gonçalves - Integrante.
2014 - 2015
Boas práticas de inspeção em serviços de hemoterapia
Descrição: Desenvolvimento de Plataforma de Software para Implementação e Atualização Continuada de Boas Práticas de Inspeção em Serviços de Homoterapia..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2007 - 2007
EAD Letras Libras
Descrição: Descrição: Produção de vídeo para o curso de licenciatura e bacharelado a distância de Letras Libras..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2004 - 2004
Unaberta
Descrição: Site da agência de notícias sobre a Universidade Federal de Santa Catarina.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
LAPA, A. B.2016LAPA, A. B. ; LACERDA, A. L. ; COELHO, I. C. . A cultura digital como espaço de possibilidade para a formação de sujeitos. INCLUSÃO SOCIAL (ONLINE), v. 10, p. 19-32, 2016.

2.
COELHO, I. C.;COLUCCI, I;COELHO, ISABEL COLUCCI2016 COELHO, I. C.; LAPA, A. B. . Elementos de formação crítica extraídos do Twitter nos protestos #contratarifa-2015. INTERNET LATENT CORPUS JOURNAL, v. 6, p. 35-51, 2016.

3.
COELHO, ISABEL COLUCCI2015COELHO, ISABEL COLUCCI; DE ALMEIDA, ÉVERTON VASCONCELOS . Cultura da participação e da convergência na Copa do Mundo FIFA 2014: um estudo a partir de imagens compartilhadas no Twitter. MOTRIVIVÊNCIA (UFSC), v. 27, p. 138, 2015.

Capítulos de livros publicados
1.
LAPA, A. B ; LACERDA, A. L. ; COELHO, I. C. ; SCHWERTL, S. L. . Redes sociais como espaço alternativo para formação crítica. In: Andrea Lapa; Andreson Lopes de Lacerda. (Org.). A. Formação de sujeitos em espaços sociais virtuais.. 1ed.Rio de Janeiro: Formação de sujeitos em espaços sociais virtuais, 2018, v. , p. 21-43.

2.
LAPA, A. B ; LACERDA, A. L. ; COELHO, I. C. . Cultura digital como espaço de possibilidade para a formação do sujeito. In: LAPA, A. B; LACERDA, A. L. (Org.). Formação de sujeitos em espaços sociais virtuais. 1ed.Rio de Janeiro: Letra Capital, 2018, v. , p. 44-56.

3.
LAPA, A. B ; COELHO, I. C. ; RAMOS, V. F. C ; MALINI, Fabio . Um desenho de pesquisa para a análise de movimentos sociais contemporâneos. Formação de sujeitos em espaços sociais virtuais. 1ed.Rio de Janeiro: Letra Capital, 2018, v. , p. 59-81.

4.
COELHO, I. C.. A internet como locus de pesquisa em Educação. In: Lapa, A. B; LACERDA, A. L. (Org.). Formação de sujeitos em espaços sociais virtuais. 1ed.Rio de Janeiro: Letra Capital, 2018, v. , p. 99-114.

5.
John, Valquíria Michela ; Seligman, Laura ; COELHO, I. C. . Florianópolis. In: Celsi B. Silvestrin; Gisele Noll. (Org.). Capitais Brasileiras: dados históricos, demográficos, culturais e midiáticos. 1ed.Curitiba: Appris, 2016, v. , p. 321-330.

6.
BALDESSAR, M. J. ; PIRES, Giovani ; COLUCCI, I ; TOASSI, F ; BRUGGMAN, A. ; MENEZES, S. . Dados Estaduais - Região Sul: Santa Catarina. In: JACKS, Nilda; TOALDO, Mariângela. (Org.). Brasil em Números: Dados para pesquisa de comunicação e cultura em contextos regionais. 1ed.Florianópolis: Insular, 2014, v. 1, p. 263-270.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
COELHO, I. C.; LAPA, A. B . Pluralidade e agir comunicativo nos protestos brasileiros #contratarifa. In: Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa - CIAIQ, 2016, Porto. Atas - Investigação Qualitativa na Educação, 2016. v. 1. p. 833-842.

2.
LAPA, A. B ; COELHO, I. C. ; RAMOS, V. F. C ; MALINI, Fabio . Fatores e circunstâncias para o empoderamento do sujeito nas redes sociais: um desenho de pesquisa.. In: 4º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa e do 6º Simpósio Internacional de Educação e Comunicação, 2015, Aracaju. Atas do 4º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa e do 6º Simpósio Internacional de Educação e Comunicação, 2015. v. v.2. p. 594-599.

3.
LOPES, A. ; LAPA, A. B ; COLUCCI, I . Espaços de possibilidade de formação do sujeito na cultura digital. In: IV Seminário WebCurrículo e XII Encontro de Pesquisadores em Currículo, 2015, São Paulo. Anais do IV Seminário WebCurrículo e XII Encontro de Pesquisadores em Currículo, 2015. p. 1746-1756.

4.
LAPA, A. B ; COELHO, I. C. ; SCHWERTL, S. L. . As redes sociais como um espaço público educacional.. In: 37ª Reunião Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED), 2015, Florianópolis. nais do 37ª Reunião Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED), 2015. p. 1-19.

5.
COELHO, I. C.; LAPA, A. B ; RAMOS, V. F. C ; MALINI, Fabio . A Research Design for the Analysis of Contemporary Social Movements. In: 24th International World Wide Web Conference (WWW 2015), 2015, Florença. Proceedings of the the 5th Workshop on Making Sense of Microposts, 2015. v. 1395. p. 38-41.

Apresentações de Trabalho
1.
COELHO, ISABEL COLUCCI; LAPA, A. B . As redes sociais como espaço público educador: o estudo de caso do MPL nos protestos contra tarifa de 2015. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
COELHO, I. C.. Pluralidade e agir comunicativo nos protestos brasileiros #contratarifa. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
COELHO, I. C.; LAPA, A. B ; RAMOS, V. F. C ; MALINI, Fabio . A Research Design for the Analysis of Contemporary Social Movements. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
LAPA, A. B ; COELHO, I. C. ; SCHWERTL, S. L. . As redes sociais como um espaço público educacional. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
LAPA, A. B ; COELHO, I. C. ; SCHWERTL, S. L. ; LOPES, A. . Fatores e Circunstâncias para Formação Crítica do Sujeito. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
COELHO, I. C.. Espaços de possibilidade para a Formação Crítica. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
COELHO, I. C.. O que a escola pode aprender com a web?. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
COELHO, I. C.. Open Video e a produção de TV. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

9.
COELHO, I. C.. Depoimento em audiência pública da Câmara dos Deputados. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
COELHO, I. C.. Depoimento em audiência pública da Câmara dos Deputados. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
COELHO, ISABEL COLUCCI. Internet e Educação: aproximações inspiradas pelos movimentos sociais articulados em rede para a formação de sujeitos. Florianópolis: Programa de Pós-Graduação em Educação - UFSC, 2015 (Dissertação de mestrado).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
COELHO, I. C.. Reunião de especialistas para a pesquisa TIC Domicílios do NICBR/Comitê Gestor da Internet no Brasil. 2010.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
EMERIM, C.; COELHO, I. C.; CHAVES, L. S.; ANDRADE, L.. Participação em banca de Ana Cristina Machado; Maria Fernanda Salinet.Elas resistem: mulheres nordestinas no rock. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal de Santa Catarina.

2.
CROCOMO, F.; COELHO, ISABEL COLUCCI; CHAVES, L. S.. Participação em banca de Juliana Oliveira Fernandez e Fernanda Jaqueline Mueller.Rota do Sabor. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal de Santa Catarina.

3.
CROCOMO, F.; COELHO, ISABEL COLUCCI; SILVEIRA, M. C.. Participação em banca de Renato Giordani Botteon e Nicolas Mendonça de Quadro.Rastapé. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal de Santa Catarina.

4.
Paulino, R.; COELHO, ISABEL COLUCCI; CARVALHO, F. S. M.. Participação em banca de Leonardo Filomena.Deep Sounds - Os movimentos de música eletrônica em Florianópolis (Reportagem Multimídia). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal de Santa Catarina.

5.
Nunes, V.; COELHO, ISABEL COLUCCI; BERTASSO, D.. Participação em banca de Felipe Medeiros Freitas.Plano de Comunicação para as Redes Sociais do Site MMA Brasil (Produto Comunicacional). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal de Santa Catarina.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Escola de Primavera em Educação e Mída.Discurso de ódio na rede e o desafio: como a educação pode se valer dos espaços sociais virtuais para a formação crítica?. 2016. (Outra).

2.
V Colóquio de Pesquisas em Educação e Mídia. 2016. (Outra).

3.
37 Reunião Nacional da Anped.As redes sociais como espaço público educador. 2015. (Outra).

4.
Ciência Viva: Uma conversa com Nelson Pretto. 2015. (Outra).

5.
IV Seminário Web Currículo.Espaços de Possibilidade de formação do sujeito na cultura digital. 2015. (Seminário).

6.
Palestra: Educação em Tempos de Conexão, Abundância e Compartilhamento. 2015. (Outra).

7.
Programação de Computadores como Alternativa Didática. 2015. (Oficina).

8.
World Wide Web Conference. A Research Design for the analysis of Contemporary Social Movements. 2015. (Congresso).

9.
Ecologias Inventinas: experiências das/nas paisagens. 2014. (Seminário).

10.
II Encontro Rede Brasil Conectado de Pesquisa. 2014. (Encontro).

11.
Seminário de Avaliação - Rede de Políticas Públicas e Educação - Núcleo UFSC.Espaços de Possibilidade para a Formação Crítica. 2014. (Seminário).

12.
Seminário Educação Tecnologia e a Cidade.Fatores e circunstâncias ara a formação crítica de sujeitos. 2014. (Seminário).

13.
Seminário Educação Tecnologia e a Cidade.O que a escola pode aprender com a web? Uma imersão no exemplo de movimentos sociais articulados em redes virtuais para a formação crítica de sujeitos. 2014. (Seminário).

14.
Oficina de Mineração de Dados e Cartografias de Perspectivas na Internet. 2013. (Oficina).

15.
Conferência sobre Lanhouses - RJ.Conferência sobre Lanhouses. 2010. (Encontro).

16.
Conferência sobre Lanhouses - SP.Conferência sobre Lanhouses. 2010. (Encontro).

17.
Seminário Open Video.Open Video e Produção de TV. 2010. (Seminário).

18.
Cidadania Digital Latino Americana Desafios Globais em Comunicação, Política e Tecnologia. 2008. (Seminário).

19.
Congresso Interamericano de Educação em Direitos Humanos. 2006. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
LAPA, A. B. ; Pretto, N ; COELHO, ISABEL COLUCCI ; Leonel, A. ; Silva, S. ; Rakos, F. ; RAMOS, V. F. C ; DE ESPÍNDOLA, M. B ; LOPES, A. ; Souto, I. ; Cardoso, Y. A. . I Seminário Internacional Conexão Escola-Mundo. 2018. (Outro).

2.
COLUCCI, I; LAPA, A. B ; SCHWERTL, S. L. . I Ciclo de Debates: Investigações na EAD. 2013. (Outro).



Inovação



Projetos de pesquisa


Outras informações relevantes


Aprovada em concurso público: Processo Seletivo Simplificado do Departamento de Jornalismo - JOR/CCE, instituído pelo Edital nº 30/DDP/PRODEGESP/2017 
https://www.jusbrasil.com.br/diarios/153690551/dou-secao-1-18-07-2017-pg-24



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/10/2018 às 8:45:04