Márcia Regina Nunes de Oliveira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6017334502267237
  • Última atualização do currículo em 04/08/2018


Possui graduação em Pedagogia e pós-graduação em Educação Infantil pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS (2014/2017). Nesta universidade também atuou como bolsista de Iniciação Científica e bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência/PIBID/UNISINOS. Concluiu o curso de especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação e atualmente realiza o curso de Mídias na Educação, ambos pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. É professora do Ensino Fundamental séries iniciais, com ampla experiência, tanto na rede pública, como na rede particular, possuindo também experiência na docência da Educação Infantil. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Márcia Regina Nunes de Oliveira
Nome em citações bibliográficas
OLIVEIRA, M. R. N.


Formação acadêmica/titulação


2016
Especialização em andamento em Mídias na Educação. (Carga Horária: 440h).
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
2016 - 2018
Especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação. (Carga Horária: 360h).
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
Título: AS TECNOLOGIAS COMO ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NO ESPAÇO ESCOLAR.
Orientador: Regina Barwaldt.
2015 - 2017
Especialização em Especialização em Educação Infantil. (Carga Horária: 423h).
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
Título: TRANSIÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL: Uma análise entre duas instituições públicas do município de Canoas a partir das falas das crianças.
Orientador: Paulo Sergio Fochi.
2009 - 2014
Graduação em PEDAGOGIA.
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
Título: PRÁTICAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA EM UMA ESCOLA DE PERIFERIA: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES.
Orientador: Elí Terezinha Henn Fabris.




Formação Complementar


2017
Extensão universitária em Educação, pobreza e desigualdade social.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2017 - 2017
Extensão universitária em I Jornada de linguagem e alfabetização ALETRA. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2017 - 2017
Extensão universitária em Consciência fonológica e sistema de escrita alfabética: como desenvolver u. (Carga horária: 3h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2017 - 2017
Extensão universitária em Onde começa e onde termina a palavra?. (Carga horária: 3h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2017 - 2017
Onde começa e onde termina a palavra?. (Carga horária: 3h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2017 - 2017
Formação de Educadores: Plano de Metas: organização e prática. (Carga horária: 4h).
Secretaria Municipal da Educação, SME, Brasil.
2017 - 2017
Consciência fonológica e sistema de escrita alfabética: como desenvolver u. (Carga horária: 3h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2016 - 2016
Extensão universitária em O papel da escola e a resolução de conflitos: expressões da questão social. (Carga horária: 6h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
2016 - 2016
LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais - Nível I. (Carga horária: 60h).
Escola de Gestão e Cidadania do Instituto Canoas XXI, EGCICXXI, Brasil.
2014 - 2014
Literatura Infanto-Juvenil nas múltiplas linguagens - Ano VII. (Carga horária: 40h).
Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre, FDB, Brasil.
2013 - 2013
Bolsista do Programa Interinstitucional de Bolsa de Iniciação à Docência/PI. (Carga horária: 360h).
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
2012 - 2012
Bolsista do Programa Interinstitucional de Bolsa de Iniciação à Docência/PI. (Carga horária: 300h).
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.


Atuação Profissional



Colégio São Luís, CSL, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 25


Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista Pibid, Carga horária: 8


Escola de Educação Infantil, EEI, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2011
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30


Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica


Prefeitura Municipal de São Leopoldo, PMSL, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 30
Outras informações
Estágio na área da educação infantil.


Colégio Anchieta - RS, ANCHIETA, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 26


Prefeitura Municipal de Canoas, PMC, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.



Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
OLIVEIRA, M. R. N.. TRANSIÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE ENTRE DUAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS A PARTIR DAS FALAS DAS CRIANÇAS. In: Juliana Aquino Machado; Rejane Reckziegel Ledur; Gilberto Ferreira da Silva. (Org.). Saberes em Diálogo: educação básica, universidade e pesquisa. 1ed.CANOAS: Unilasalle, 2018, v. 1, p. 1-261.

2.
OLIVEIRA, M. R. N.. Problematizando e apreciando o processo de alfabetização. In: Luís Henrique Sommer; Elí T. Henn Fabris. (Org.). Práticas de Iniciação à docência em Pedagogia: experiências com práticas alfabetizadoras. 5ed.São Leopoldo: Casa Leiria, 2013, v. 5, p. 33-36.

Apresentações de Trabalho
1.
OLIVEIRA, M. R. N.. TRANSIÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL: uma análise entre duas instituições públicas a partir da fala de crianças. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
OLIVEIRA, M. R. N.; ROSA, G. L. ; GENEHR, . . Os Blogs do PIBID e o Curso de Pedagogia: Uma análise sobre as competências do(a) Pedagogo(a) e a Formação Inicial de professores. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
OLIVEIRA, M. R. N.; ROSA, G. L. . A Educação Física na alfabetização: comportamentos ou conhecimentos?. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
GENEHR, . ; OLIVEIRA, M. R. N. ; ROSA, G. L. . Práticas de matemática nos anos iniciais em uma escola de periferia: a realidade como déficit.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Jornada de Linguagem e Alfabetização ALETRA. 2017. (Seminário).

2.
Seminário Municipal Saberes em Diálogo: Educação Básica, Universidade e Pesquisa.TRANSIÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL: uma análise entre duas instituições públicas a partir da fala de crianças. 2017. (Seminário).

3.
Seminário Municipal Saberes em Diálogo: Educação Básica, Universidade e Pesquisa. 2017. (Seminário).

4.
Formação Continuada para Bloco de Alfabetização. 2016. (Outra).

5.
Formação de Professores do Pós Alfabetização: Reflexões sobre a prática e índices educacionais. 2016. (Encontro).

6.
I Encontro Municipal de Professores Alfabetizadores. 2016. (Encontro).

7.
II Jornada Pedagógica: Diálogo entre as Diretrizes Curriculares Municipais e os Planos de Estudos. 2016. (Outra).

8.
V SEMINÁRIO UNIVERSIDADE E ESCOLAS: OS DESAFIOS DE EDUCAR NA CONTEMPORANEIDADE DU. 2016. (Seminário).

9.
Formação de Professores Pós - Alfabetização 4º e 5º ano. 2015. (Encontro).

10.
III Congresso Regional de Práticas Inovadoras: Práticas Curriculares; O Currículo em Açãoulo. III Congresso Regional de Práticas Inovadoras: Práticas Curriculares; O Currículo em Açãoulo. 2015. (Exposição).

11.
I Seminário Municipal de Pré-Escola: A Universalização da Pré-escola e o compromisso com a qualidade junto às infânciasms. 2015. (Seminário).

12.
Seminário de Abertura do PNAIC: O Brincar no Bloco de Alfabetizazação o. 2015. (Seminário).

13.
XII Seminário Municipal A Escola Faz a Diferença. 2015. (Seminário).

14.
12º Congresso do Ensino Privado Gaúcho - A Maestria do Professor na Arquitetura da Aprendizagem. 2013. (Congresso).

15.
Feira de Ciências e Sustentabilidade "Pequenos Pesquisadores, grandes descobertas". Feira de Ciências e Sustentabilidade. 2013. (Feira).

16.
Mostra Pedagógica Santa Marta. Sebo Itinerante. 2013. (Exposição).

17.
Encontro de Orientação para Educadores/Programa Educativo da Fundação Iberê Camargo: Exposição Leonilson ? Sob o peso dos meus amores.. 2012. (Encontro).

18.
Encontro para Educadores - Fundação Iberê Camargo. 2012. (Encontro).

19.
Feira de Ciências "Pequenos Pesquisadores, grandes descobertas". "Pequenos Pesquisadores, grandes descobertas". 2012. (Feira).

20.
I Encontro Nacional e I Encontro das Licenciaturas Unisinos - PIBID/UNISINOS Formação Compartilhada: socializando experiências de Iniciação à Docência.. 2012. (Congresso).

21.
II CICPG - Congresso de Iniciação Científica e Pós - Graduaçãoção e XIXXIX Mostra Unsinos de Iniciação Científica i. Os blogs do Pibid e o Curso de Pedagogia: uma análise sobre as competências do(a) pedagogo(a) e a formação inicial dos professores. 2012. (Congresso).

22.
Oficina Temática: Educação, cinema e direitos humanos. UFRGS Portas Abertas 2012, na Faculdade de Educação/FACED. 2012. (Oficina).

23.
Seminário ?Olhares sobre a(s) Infâncias e a(s) criança(s) nos países de língua portuguesa?. Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS.. 2012. (Seminário).

24.
Encontro de Formação Pibid/Unisinos: Discutindo a Formação de Professores Palestra: Desafios da Formação Docente na Contemporaneidade. 2011. (Encontro).

25.
Encontro de Formação PIBID/UNISINOS: Movimentando as Licenciaturas Palestra: Formação de Professores em Tempos de Inclusão Escolar. 2011. (Encontro).

26.
Feira de Iniciação Científica Inovamundi Feevale.Educação Física na alfabetização: comportamentos ou conhecimentos?. 2011. (Outra).

27.
Mesa Redonda: (Não) Aprendizagem: Contribuições da Pedagogia e da Psicologia para Construir Propostas de Intervenção. 2011. (Encontro).

28.
Projeto Leituração. 2011. (Encontro).

29.
VII Congresso Internacional de Educação - Profissão docente: há futuro para este ofício?. 2011. (Congresso).

30.
XVII Salão de iniciação científica e tecnológica.Práticas de matemática nos anos iniciais em uma escola de periferia: a realidade como déficit.. 2011. (Outra).

31.
Cultura Científica: Religião Ciência. Arte. 2010. (Encontro).

32.
Oficina de teatro. 2010. (Oficina).

33.
PROJETO LER É SABER. 2010. (Oficina).

34.
XI Semana Acadêmica do Curso de Pedagogia da Unisinos Pedagogia: um território articulador da formação profissional e social. 2009. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
OLIVEIRA, M. R. N.. Feira de Ciências e Tecnologia do Colégio São Luís. 2014. .



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
OLIVEIRA, M. R. N.. TRANSIÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE ENTRE DUAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS A PARTIR DAS FALAS DAS CRIANÇAS. In: Juliana Aquino Machado; Rejane Reckziegel Ledur; Gilberto Ferreira da Silva. (Org.). Saberes em Diálogo: educação básica, universidade e pesquisa. 1ed.CANOAS: Unilasalle, 2018, v. 1, p. 1-261.

2.
OLIVEIRA, M. R. N.. Problematizando e apreciando o processo de alfabetização. In: Luís Henrique Sommer; Elí T. Henn Fabris. (Org.). Práticas de Iniciação à docência em Pedagogia: experiências com práticas alfabetizadoras. 5ed.São Leopoldo: Casa Leiria, 2013, v. 5, p. 33-36.


Apresentações de Trabalho
1.
OLIVEIRA, M. R. N.. TRANSIÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL: uma análise entre duas instituições públicas a partir da fala de crianças. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/11/2018 às 10:29:51