Luciana Vieira de Lima

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2200662744689013
  • Última atualização do currículo em 27/06/2018


Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná (2007). É especialista em Filosofia e Literatura pela Pontifícia Universidade do Paraná (PUCPR) e mestre em Filosofia pela mesma Instituição. Tem experiência nas áreas de filosofia e educação tecnológica. Ministra aulas, mini-cursos e palestras para cursos técnicos, tecnológicos e licenciaturas e pós-graduações. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Luciana Vieira de Lima
Nome em citações bibliográficas
LIMA, L. V. de


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2018
Doutorado em Educação.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Título: Partilhas do saber: uma interlocução entre filosofia e literatura como possibilidade para o ensino médio, Ano de obtenção: 2018.
Orientador: Geraldo Balduíno Horn.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Filosofia; Literatura; Ensino Médio.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2012 - 2013
Mestrado em Filosofia.
Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR, Brasil.
Título: A Cultura como Unidade de Estilo nas Considerações Extemporâneas,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Antonio Edmilson Paschoal.
Palavras-chave: Nietzsche; Cultura; Unidade de Estilo.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Ética.
2007 - 2008
Especialização em Especialização em Filosofia e Literatura. (Carga Horária: 360h).
Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR, Brasil.
Título: As contribuições de Theodor Adorno para a literatura.
Orientador: Dr. Délcio Junkes.
2004 - 2007
Graduação em Filosofia.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Título: Theodor Adorno: pressupostos para uma educação crítica.
Orientador: Dr. Geraldo Balduíno Horn.




Formação Complementar


2014 - 2014
Encontros de Educação Filosófica I. (Carga horária: 32h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
2014 - 2014
Encontros de Educação Filosófica II. (Carga horária: 32h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
2010 - 2010
APS-Atividades Práticas Supervisionadas. (Carga horária: 4h).
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em O esquecimento da política. (Carga horária: 18h).
Faculdades Integradas de Curitiba, FIC, Brasil.
2005 - 2005
Extensão universitária em Introdução ao pensamento de Marx. (Carga horária: 32h).
Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.
2005 - 2005
Extensão universitária em Filosofia de Linguagem. (Carga horária: 16h).
Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.
2004 - 2004
Extensão universitária em Formação filosófica: lógica, epistemologia e filos. (Carga horária: 40h).
Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Professor Temporário, Enquadramento Funcional: Professor Temporário, Carga horária: 40

Atividades

07/2009 - 07/2011
Ensino,

Disciplinas ministradas
Filosofia IV
Filosofia III
Filosofia II
Filosofia I
07/2009 - 07/2011
Ensino, Tecnologia em Comunicação Institucional, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ética e Comunicação
07/2009 - 07/2011
Ensino, Tecnologia em Design Gráfico, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia da Pesquisa
07/2009 - 07/2011
Ensino, Engenharia da Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Ética
07/2009 - 07/2011
Ensino, Engenharia Elétrica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Ética
07/2009 - 07/2011
Ensino, Engenharia Eletrônica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Ética
07/2009 - 07/2011
Ensino, Engenharia Mecânica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Ética
07/2009 - 07/2011
Ensino, Letras - Português/Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia Geral

Faculdades Itecne de Cascavel, ITECNE, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 12

Atividades

11/2009 - 11/2009
Ensino, Filosofia, Educação e Existência, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
O conceito de homem na contemporaneidade: a fenomenologia; o existencialismo; a escola de Frankfurt.

Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Convidado, Carga horária: 1


Colégio Estadual do Paraná, CEP, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Convidado, Carga horária: 8

Atividades

02/2007 - 07/2007
Estágios , Convênio CEP/UFPR, .

Estágio realizado
Foram administradas diversas aulas de filosofia para alunos do primeiro ano do ensino médio. O tema principla trabalhado foi ética e moral. A obra que norteou o trabalho foi o livro "Filosofando: introdução à filosofia"..

Recanto Infantil Peter Pan, ANGLO, Brasil.
Vínculo institucional

1990 - 1992
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 5

Atividades

10/1990 - 02/1992
Ensino,

Disciplinas ministradas
Inglês

Escola de Idiomas Fisk, FISK, Brasil.
Vínculo institucional

1989 - 2000
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20

Atividades

02/1989 - 12/2000
Ensino,

Disciplinas ministradas
Inglês

Colégio Objetivo, NAVE, Brasil.
Vínculo institucional

1989 - 1996
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 5

Atividades

02/1989 - 01/1996
Ensino,

Disciplinas ministradas
Inglês

Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas do Paraná, FACET, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 8

Atividades

02/2015 - Atual
Ensino, Bacharelado em sistema da Informação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia Científica
Computador e Sociedade
02/2015 - Atual
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia Científica
Introdução à Filosofia
Sociologia e Responsabilidade Social
Sociologia Geral e das Organizações
02/2015 - Atual
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia Científica
Introdução à Filosofia
Sociologia e Responsabilidade Social
Sociologia Geral e das Organizações


Projetos de pesquisa


2014 - Atual
nsino de Filosofia e Educação Filosófica: pressupostos, método e produção de conhecimento em sala de aula
Descrição: Esta pesquisa tem como objeto de estudo investigar o método filosófico e a produção do conhecimento nas aulas de filosofia do Ensino Médio. Propõe sistematizar as diversas possibilidades metodológicas do fazer pedagógico em sala de aula no Ensino Médio. Trata-se de uma investigação de natureza qualitativa que procura identificar e analisar pressupostos teóricos e metodológicos que definem o lugar a partir de onde o ensino da filosofia se situa e é entendido como educação filosófica. Para tanto, investigará a categoria do método filosófico como conceito-chave para entender e problematizar a relação entre o modus operandi da filosofia e o ensino-aprendizagem que ocorre nas aulas de filosofia, considerando os seguintes aspectos: a recepção dos conteúdos filosóficos; o método filosófico como pressuposto da aprendizagem; a interface com outras linguagens como literatura, cinema, teatro, música e artes plásticas; e, a construção do conhecimento filosófico a partir do diálogo problematizador, da reflexão, da elaboração/reelaboração sistemática de conceitos e noções filosóficas. A pesquisa prevê três momentos integrados que ocorrerão de modo contínuo e sucessivamente. O primeiro analisará alguns pressupostos que procuram definir o lugar a partir de onde o ensino da Filosofia se situa e é entendido como educação filosófica - a) o pressuposto da formação epistêmica da cognição filosófica com vista ao pensamento autônomo; b) o pressuposto da formação humana e cultural (Bildung) da produção de sentidos e visão de mundo (Weltanschauung) e; c) o pressuposto do posicionamento público - do engajamento do sujeito no meio social. O segundo tomará a categoria do método filosófico a partir dos seguintes elementos: a) a recepção dos conteúdos filosóficos e seu impacto na ressignificação da experiência do estudante jovem; b) o método filosófico como pressuposto da aprendizagem; c) a construção das aulas de filosofia considerando a interface com outras linguagens; d) a construção do conhecimento filosófico a partir do diálogo problematizador, da reflexão, da elaboração/reelaboração sistemática de conceitos e noções filosóficas presentes nos textos clássicos da Filosofia e outros materiais didáticos. O terceiro momento contempla o planejamento e a avaliação dos passos da investigação previstos na metodologia (Grupo de Trabalho, Oficinas, Observações in loco e Produção de Materiais), bem como da elaboração de relatórios e comunicações científicas em periódicos e eventos nacionais e internacionais. As categorias e noções conceituais da pesquisa serão produzidas e analisadas no percurso da investigação com base em diversos filósofos e pensadores que de modo direto ou indireto permitem aprofundar o método filosófico a parir de uma perspectiva epistemológica: Lukács, Marx, Gramsci, Heller, Adorno, Horkheimer e Oblios, Favaretto, entre outros...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2007 - 2009
Teoria Crítica da Sociedade: cultura, flosofia e educação
Descrição: Objetivos: O grupo de estudo terá como objetivo proporcionar aos participantes uma abordagem profunda das principais contribuições filosóficas presentes na teoria crítica desenvolvidas pela Escola de Frankfurt relacionando-os com questões educacionais contemporâneas. Para tanto, serão estudadas as principais linhas filosóficas da referida Escola, por meio de leitura e profunda análise de textos desses autores coadunados com discussões em grupo que terão como principal objetivo a reflexão e a elaboração de ensaios à respeito da educação. Justificativa: A Escola de Frankfurt foi uma das mais importantes tendências filosóficas do século XX, foi uma extraordinária interligação entre trabalho e ação de destacados intelectuais que exercem influência até os dias atuais. Neste bojo, a Teoria Crítica contribuiu e contribui para a crítica permanente ao projeto iluminista que fazia do homem o senhor de si e dominador da natureza, atingindo todo o processo educacional. Neste sentido, numa tentativa de interpretar as relações sociais e os fenômenos que acontecem na sociedade contemporânea serão abordados os preceitos gerados pelos pensadores da referida Escola, procurando contextualizá-los principalmente com a educação e com a cultura..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Luciana Vieira de Lima - Integrante / Geraldo Balduíno Horn - Coordenador / Alfredo Ammerick - Integrante / Anita Helena Schlesener - Integrante / Délcio Junkes - Integrante / Gisele Leôncio - Integrante / Reginaldo Sousa - Integrante.


Revisor de periódico


2014 - Atual
Periódico: Revista do NESEF Filosofia e Ensino


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2011
Professora Homenageada, Turma M11 - Curso Técnico em Eletônica - UTFPR.
2010
Professora Homenageada, Turma do Curso Técnico Integrado em Segurança do Trabalho - UTFPR.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
LIMA, L. V. de2016LIMA, L. V. de. Nietzsche e a educação: Schopenhauer como exemplo de educador. REVISTA DO NESEF: FILOSOFIA E ENSINO, v. 5, p. 33-49, 2016.

2.
LIMA, L. V. de2015LIMA, L. V. de. A crítica nitzchiana da cultura moderna na primeira consideração extemporânea: David Strauss o confessor e o escritor. REVISTA DO NESEF: FILOSOFIA E ENSINO, v. 6, p. 58, 2015.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
LIMA, L. V. de; SOUSA, P.D.B. . Tipos de dominação e a sua influência no modelo social contemporâneo. Jornal de Colombo, Colombo-Pr, p. 5 - 5, 05 abr. 2007.

2.
LIMA, L. V. de; SOUSA, P.D.B. . Tipos de racionalidade: diferentes lentes para ler e interpretar o mundo. Jornal de Colombo, Colombo-Pr, p. 5 - 5, 30 mar. 2007.

3.
LIMA, L. V. de; SOUSA, P.D.B. . A racionalidade weberiana e a formação da sociedade. Jornal de Colombo, Colombo-Pr, p. 5 - 5, 23 mar. 2007.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
LIMA, L. V. de; SOUSA, P.D.B. . A Arte e a música: uma visão ardoniana. In: III Encontro Científico-Cultural Interinstitucional, 2005, Cascavel-Pr. III Encontro Científico-Cultural Interinstitucional, 2005.

2.
LIMA, L. V. de. Adorno e a educação escolar. In: IV Seminários de Educação: filósofos modernos, contemporâneos, brasileiros, autores e suas ideias pedagógicas, 2005, Toledo-Pr. IV Seminários de Educação: filósofos modernos, contemporâneos, brasileiros, autores e suas ideias pedagógicas, 2005.

3.
LIMA, L. V. de; SOUSA, P.D.B. . Racionalidade e a burocracia na teoria de Max Weber. In: II Encontro Científico Cultural Interinstitucional, 2004, Cascavel-Pr. II Encontro Científico Cultural Interinstitucional, 2004.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
LIMA, L. V. de. Schopenhauer Educador: uma leitura nietzscheana. In: V CONIFIL - Congresso Internacional de Filosofia da UNICENTRO - Linguagem, Ética e Política, 2010, Guarapuava-Pr. V CONIFIL - Congresso Internacional de Filosofia da UNICENTRO - Linguagem, Ética e Política, 2010.

2.
LIMA, L. V. de. Theodor Adorno: reflexões a respeito da decadência musical. In: I Semana de Filosofia IESSA: questões fundamentais da filosofia contemporânea, 2009, Ponta Grossa-Pr. I Semana de Filosofia IESSA: questões fundamentais da filosofia contemporânea, 2009.

3.
LIMA, L. V. de. Educação contra a barbárie: possibilidade de um sujeito emancipado. In: III Seminário de Teoria e Prática de Ensino, 2007, Curitiba-Pr. III Seminário de Teoria e Prática de Ensino, 2007.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
LIMA, L. V. de. Uma investigação filosófica da cultura moderna no pensamento do jovem Nietzsche. In: XIV Encontro Nacional de Pós-Graduação em Filosofia - ANPOF, 2010, Águas de Lindóia-SP. XIV Encontro Nacional de Pós-Graduação em Filosofia - ANPOF, 2010.

Apresentações de Trabalho
1.
LIMA, L. V. de. As Contribuições da Estética Adorniana para a Educação Filosófica. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
LIMA, L. V. de. O ensino de filosofia mediado pela linguagem litéraria. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
LIMA, L. V. de. Arte, filosofia e educação como possibilidade de emancipação em Theodor Adorno. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
LIMA, L. V. de; TONON, J. P. B. ; TONON, L. . Trabalho contemporâneo. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
LIMA, L. V. de; SCHIMIDT, G.R. . A filosofia na educação técnica e tecnológica. 2011. .

2.
LIMA, L. V. de. A crítica da cultura moderna na filosofia do jovem Nietzsche. 2010. .



Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
LIMA, L. V. de; ALENCAR JUNIOR, G. V.; MALUF, P. A.. Processo seletivo para professor de ensino básico, técnico e tecnológico no Campus Curitiba.. 2010. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XIV Encontro Nacional de Pós-Graduação em Filosofia - ANPOF. 2010. (Encontro).

2.
Educação para o filosofar. 2009. (Outra).

3.
I Semana de filosofia IESSA.Questões fundamentais da filosofia contemporânea.. 2009. (Outra).

4.
I Semana de Filosofia IESSA: questões fundamentais da filosofia contemporânea. 2009. (Outra).

5.
I Semana de Filosofia IESSA: questões fundamentais da filosofia contemporânea.I Semana de Filosofia IESSA: questões fundamentais da filosofia contemporânea. 2009. (Outra).

6.
IV Seminários de educação: filósofos modernos, contemporâneos, brasilerios, autores e suas idéias. 2005. (Outra).

7.
Semana Acadêmica Toledana de Filosofia. 2004. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
HORN, G. B. ; LIMA, L. V. de . Manifesto do NESEF contra o PL 6840. 2014. (Outro).

2.
LIMA, L. V. de. IV Olimpíada filosófica do NESEF. 2014. .



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
LIMA, L. V. de2015LIMA, L. V. de. A crítica nitzchiana da cultura moderna na primeira consideração extemporânea: David Strauss o confessor e o escritor. REVISTA DO NESEF: FILOSOFIA E ENSINO, v. 6, p. 58, 2015.

2.
LIMA, L. V. de2016LIMA, L. V. de. Nietzsche e a educação: Schopenhauer como exemplo de educador. REVISTA DO NESEF: FILOSOFIA E ENSINO, v. 5, p. 33-49, 2016.


Apresentações de Trabalho
1.
LIMA, L. V. de. Arte, filosofia e educação como possibilidade de emancipação em Theodor Adorno. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
LIMA, L. V. de; TONON, J. P. B. ; TONON, L. . Trabalho contemporâneo. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 12/12/2018 às 17:51:59