Cristina Toyoko Hashimoto

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  • Última atualização do currículo em 13/08/2017


Mestrado pelo Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação - linha de pesquisa: Informação e Tecnologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Câmpus de Marília. Possui graduação em Administração pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2014) - Câmpus de Tupã. Já atuou em estudos sobre Gestão e Educação Ambiental, participando de projetos de pesquisa e extensão ( Iniciação Científica e Rede de Educação Ambiental da Alta Paulista - REAP). Colaboradora do Projeto de Extensão Competências Digitas para a Agricultura Familiar (CoDAF). Atualmente atua na área de Ciência da Informação. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Cristina Toyoko Hashimoto
Nome em citações bibliográficas
HASHIMOTO, C. T.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília.
Unesp - Campus de Marilia
Mirante
17525900 - Marília, SP - Brasil
Telefone: (14) 34021370
URL da Homepage: http://www.marilia.unesp.br/


Formação acadêmica/titulação


2015 - 2017
Mestrado em Ciência da Informação.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: Divulgação de dados financeiros na internet: Um estudo sobre o Extensible Business Reporting Language XBRL,Ano de Obtenção: 2017.
Orientador: Ricardo Cesar Gonçalves Sant'Ana.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2011 - 2014
Graduação em Administração.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.




Formação Complementar


2013 - 2013
Extensão universitária em Oficina de Produção e Criação de Blog. (Carga horária: 8h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em Oficina de Referências - ABNT 6023/2002. (Carga horária: 3h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Oficina de Educação Ambiental. (Carga horária: 8h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em A um passo do mercado de trabalho. (Carga horária: 12h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Oficina "Plataforma Lattes". (Carga horária: 2h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Mídia Training e Comunicação Empresarial. (Carga horária: 16h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2011 - 2011
Lógica Fuzzy. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2011 - 2011
Calculadora Financeira HP12C. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2011 - 2011
Investimentos em Ações. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2007 - 2008
Curso de Informática. (Carga horária: 91h).
Micro Way Informática Profissionalizante, MICROWAY, Brasil.
2007 - 2008
Montagem e Manutenção de Microcomputadores. (Carga horária: 80h).
Microlins, MICROLINS, Brasil.


Atuação Profissional



Crest Group, CREST GROUP, Japão.
Vínculo institucional

2003 - 2005
Vínculo: Funcionária, Enquadramento Funcional: Funcionária, Carga horária: 40
Outras informações
Site da empresa: http://www.crestfarm.co.jp/index.html


Etec Centro Paula Souza, CPS, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 30


Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista PIBIC, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista BAEE II, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Aluno voluntário, Carga horária: 4

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista BAEE II, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.



Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Ciclo de Vida dos Dados: estudo sobre aspectos envolvidos na redução de assimetrias informacionais
Descrição: As Tecnologias da Informação e Comunicação por meio de novas possibilidades de registro e persistência de dados contribuem para construção de um novo cenário caracterizado pela percepção de inversão do excesso entre a demanda e a oferta, proporcionando uma quantidade de dados que supera a capacidade de tratamento e recuperação destes dados. Destacam-se, neste contexto, características como a grande variedade de tipos e formatos em que estes dados são obtidos e mantidos, a alta velocidade que podem ser acessados e, aliado a tudo isso, a questão do volume crescente que são disponibilizados. No entanto, este grande volume de dados só é viável em suportes digitais o que leva a necessidade de uso de recursos tecnológicos digitais para o tratamento e recuperação destes dados. Assim, a desigualdade de condições no acesso e uso destes recursos gera uma natural assimetria no acesso a dados, o que pode intensificar ainda mais os já abissais descompassos entre elementos de cadeias produtivas e mesmo nas relações entre os diversos entes do tecido social. Faz-se necessário que sejam elaborados questionamentos e estudos que permitam explicitar quais são os fatores envolvidos neste contexto para que seja possível elaborar propostas de estratégias que possam minimizar estes fatores e, por conseguinte, reduzir o impacto de uma assimetria emergente e já esperada neste modelo de geração e uso de dados que exige cada vez mais tecnologia. Propõe-se a utilização de uma estrutura que permita o direcionamento e agrupamento de esforços realizados no estudo e análise deste cenário a partir de suas fases principais e para tanto adota-se o Ciclo de Vida dos Dados com suas respectivas fases: Coleta; Armazenamento; Recuperação, e; Descarte, e os objetivos que permeiam todas estas fases: Privacidade; Integração; Qualidade; Direitos Autorais; Disseminação, e; Preservação. Abre-se, assim, um grande leque de necessidades de estudo e investigação, que nesta pesquisa se caracteriza como uma continuidade da fase anterior da pesquisa que consistiu na análise de aspectos envolvidos na possibilidade de implementação de repositórios de dados que pudessem atender demandas específicas como as geradas pelo setor do agronegócio. Estes estudos devem considerar ainda a necessidade de conhecimento sobre o contexto do usuário e do cenário em que o Ciclo de Vida dos Dados estará sendo analisado. Esta pesquisa articula-se em torno de um núcleo composto pelo conceito de Dados Abertos e pela proposta de estudos sobre o uso de Repositórios de Dados Abertos como alternativa para auxílio ao fluxo de informações nas cadeias produtivas, ligando as necessidades ali geradas às ofertas proporcionadas por este novo cenário de grande volume de dados..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Cristina Toyoko Hashimoto - Integrante / Ricardo Cesar Gonçalves Sant'Ana - Coordenador / Fabio Mosso Moreira - Integrante / Cristian Berrío-Zapata - Integrante / Fernando de Assis Rodrigues - Integrante / Elaine Parra Affonso - Integrante / Silvana Aparecida Borsetti Gregorio Vidotti - Integrante / André Sávio Craveiro Bueno - Integrante / Rogério Aparecido Sá Ramalho - Integrante / Plácida Leopoldina Ventura Amorim da Costa Santos - Integrante / Elizabete Cristina de Souza de Aguiar Monteiro - Integrante.
2013 - 2014
Análise da Educação Ambiental no órgãos públicos ambientais: um estudo de caso no extremo oeste paulista
Descrição: O presente trabalho teve como objetivos mapear os órgãos públicos que estão relacionados com a temática ambiental nos municípios de Tupã, Adamantina e Dracena/SP, localizados na bacia hidrográfica Peixe-Aguapeí, no extremo oeste paulista, identificar a presença ou ausência de programas, projetos e/ou práticas de educação ambiental que estão sendo desenvolvidos pelos órgãos públicos estudados, e verificar a concepção de educação ambiental e de meio ambiente dos órgãos públicos estudados diante da presença de programas, projetos e/ou práticas de educação ambiental. Para isso, realizou-se uma pesquisa qualitativa com abordagem exploratória com o auxílio da pesquisa de campo nos municípios em estudo. Por meio de um questionário semiestruturado para os órgãos públicos, foi possível verificar que os mesmos desenvolvem atividades relacionadas a temática ambiental, contudo a educação ambiental ainda se reflete em ações pontuais..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Cristina Toyoko Hashimoto - Integrante / Angelica Góis Morales - Coordenador.
2012 - 2012
Gestão e Educação Ambiental nas Empresas do setor Agronegócio e nos órgãos públicos afins: um estudo de multicasos no extremo oeste paulista
Descrição: O passo a ser dado ao assumir o compromisso de qualquer empresa com as questões socioambientais é adotar um processo de gestão ambiental, baseada em uma política clara e aberta de mitigação dos impactos negativos da poluição ambiental originada no seu processo de produção, sendo necessário o envolvimento dos dirigentes, funcionários, fornecedores e consumidores. Tal engajamento envolve uma mudança de cultura empresarial, e é decorrente, principalmente pela criação da certificação ISO 14000, que é uma série de normas de Gestão Ambiental que impõe regras de conservação ambiental e gerenciamento, como a norma brasileira NBR ISO 14001: 2004, que versa sobre a implantação de um Sistema de Gestão Ambiental. Nesse sentido, a educação ambiental, por sua capacidade de intervir no processo de construção social da realidade, vem ganhando cada vez mais atenção, principalmente num mercado competitivo e globalizado e, portanto, torna-se importante mediador na participação ativa dos processos de gestão ambiental adotados pelas empresas de vários segmentos. Frente ao exposto, por essa pesquisa estar direcionada na região oeste do estado de São Paulo, cujas atividades do setor agronegócio são predominantes, esse estudo tem como objetivo geral Investigar como o processo de gestão ambiental está inserindo a educação ambiental nas empresas do setor agronegócio que apresentam o Sistema de Gestão Ambiental e se há diálogo com os órgãos públicos afins nos municípios sede de microrregiões (Tupã, Marília, Dracena e Adamantina) localizadas no espigão divisor Peixe e Aguapeí, no extremo oeste paulista..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Cristina Toyoko Hashimoto - Integrante / Angelica Góis Morales - Coordenador / Matheus Prevelato Gantus - Integrante.


Projetos de extensão


2015 - Atual
Competências Digitais para a Agricultura Familiar -CODAF
Descrição: O Projeto Competências Digitais para Agricultura Familiar (CoDAF) é um projeto de extensão da UNESP/Tupã que tem como objetivo proporcionar alternativas para amenizar os fatores que dificultam o acesso à informação por parte de agricultores familiares, como a escassa capacitação e baixa familiaridade com tecnologias e sistemas de informação. Neste sentido, o Projeto CoDAF atua no desenvolvimento de cursos e oficinas preparatórias visando desenvolver habilidades técnicas e informacionais para que estes agricultores possam concorrer em igualdade com produtores de maior porte, no que diz respeito ao acesso a informações sobre o setor e o mercado, e na divulgação de suas práticas e culturas. Para tanto, através de um ponto concentrador ? o Portal CoDAF ? são divulgados cursos e atividades desenvolvidas pelo Projeto, além da disseminação de informações e conteúdos importantes para agricultores familiares, como informações sobre programas governamentais de apoio, vantagens da agricultura familiar e suas características principais. O portal também permite que sejam apresentadas informações próprias dos produtores, como dados de sua propriedade e características de seus produtos, disponibilizando no website uma área especialmente para esta finalidade. Desta forma, além de ofertar produtos, os agricultores poderão dar publicidade a boas práticas e responsabilidade socioambiental aplicadas em suas propriedades..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Cristina Toyoko Hashimoto - Integrante / Ricardo Cesar Gonçalves Sant'Ana - Coordenador / Pedro Henrique dos Santos Bisi - Integrante / Fabio Mosso Moreira - Integrante / Cristian Berrío-Zapata - Integrante / Fernando de Assis Rodrigues - Integrante / Beatriz Santos Bisi - Integrante.
2012 - 2012
Rede de Educação Ambiental da Alta Paulista (REAP)
Descrição: Esse projeto tem como objetivo organizar a Rede de Educação Ambiental da Alta Paulista (REAP) para melhor articulação entre indivíduos e instituições que atuam nessa área a fim de somar esforços para a construção de elos representativos de todos os segmentos da sociedade, criando sinergia e diálogo de saberes entre os atores envolvidos em ações, programas e projetos de Educação Ambiental e contribuindo na promoção de parcerias e acordos na construção coletiva de práticas e conhecimentos socioambientais locais e regionais..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Cristina Toyoko Hashimoto - Integrante / Angelica Góis Morales - Coordenador / Matheus Prevelato Gantus - Integrante / Lais Regagnan Dias - Integrante.Financiador(es): Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Bolsa.
2011 - 2012
Voluntários S. A.
Descrição: O Projeto de extensão Voluntários S.A. busca auxiliar instituições sociais e melhorar o desempenho de suas atividades, fornecendo recursos humanos necessários para isso. Álém disso, busca melhorar a qualidade de vida de pessoas com necessidades especiais autando junto a entidades filantrópicas do município. Para tal, conta com um grupo de 33 voluntários do cursos de Administração do Campus de Tupã que realizam atividades recreativas e culturais junto às entidades..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (33) .
Integrantes: Cristina Toyoko Hashimoto - Integrante / Ana Elisa Bressan Smith Lourenzani - Coordenador.
2011 - 2011
Universidade Aberta à Terceira Idade - UNATI
Descrição: O projeto UNATI tem por objetivo estreitar o relacionamento da Universidade e Comunidade, especificamente com as pessoas da terceira Idade (50 anos ou mais), promovendo a melhoria da qualidade de vida. O desenvolvimento das atividades da UNATI possibilita às pessoas da terceira idade a aquisição de novos conhecimentos, incentivando a troca de experiências entre os participantes e a comunidade acadêmica jovem; cumpre parte do papel da extensão universitária desenvolvida pela UNESP e contribui para a melhoria da qualidade de vida desse grupo crescente da população, que necessita de crescente atenção e cuidados com o aumento de expectativa de vida no Brasil. Do ponto de vista acadêmico, o projeto promove a integração Universidade/Comunidade e a articulação extensão/ensino/pesquisa, envolvendo docentes, alunos, funcionários e a população em geral..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) .
Integrantes: Cristina Toyoko Hashimoto - Integrante / Giuliana Aparecida Santini Pigatto - Coordenador.


Idiomas


Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Japonês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
AFFONSO, E. P.2015 AFFONSO, E. P. ; HASHIMOTO, C. T. ; SANTANA, R. C. G. . Uso de tecnologia da informação na agricultura familiar: Planilha para gestão de insumos. Biblios (Lima), p. 45-54, 2015.

2.
HASHIMOTO, C. T.2014HASHIMOTO, C. T.; MORALES, A. G. . ANÁLISE DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS ÓRGÃOS PÚBLICOS AMBIENTAIS DOS MUNICÍPIOS DE ADAMANTINA E DRACENA - SP.. Fórum Ambiental da Alta Paulista, v. 10, p. 113-128, 2014.

3.
MORALES, A. G.2014 MORALES, A. G. ; GIL, I. C. ; HASHIMOTO, C. T. . A formação dos profissionais que􀀃 atuam com educação ambiental nos órgãos públicos do Extremo Oeste Paulista/Brasil. Ambientalmente Sustentable, v. 1, p. 7, 2014.

4.
GANTUS, M. P.2012 GANTUS, M. P. ; HASHIMOTO, C. T. ; MORALES, A. G. . MAPEAMENTO DAS EMPRESAS DO SETOR AGRONEGÓCIO DO MUNICÍPIO DE TUPÃ/SP: UM ESTUDO SOBRE O CONTEXTO DA INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO E GESTÃO AMBIENTAL. Fórum Ambiental da Alta Paulista, v. 8, p. 157-166, 2012.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MORALES, A. G. ; HASHIMOTO, C. T. ; SANTOS, J. D. B. . A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS ÓRGÃOS PÚBLICOS AMBIENTAIS E EMPRESAS DO AGRONEGÓCIO: UM ESTUDO DE MULTICASOS NOS MUNICÍPIOS DE TUPÃ E ADAMANTINA, SP/BRASIL. In: III Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países e Comunidades de Língua Portuguesa, 2015, Torreia, Murtosa. Livro de Resumos das Comunicações Orais, 2015.

2.
MORALES, A. G. ; HASHIMOTO, C. T. ; GIL, I. C. . A dimensão da educação ambiental nos órgãos públicos no município de Adamantina - SP. In: Congresso Internacional de Administração, 2014, Ponta Grossa - PR. Gestão Estratégica: Ética e Transparência nas Organizações, 2014.

3.
MORALES, A. G. ; ROMAGNOLI, F. ; HASHIMOTO, C. T. . GESTÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS ÓRGÃOS PÚBLICOS RELACIONADOS AO SETOR AGRONEGÓCIO DE TUPÃ E ASSIS-SP: PRESENÇA OU AUSÊNCIA?. In: XIV Encontro Paranaense de Educação Ambiental - EPEA - I Colóquio Internacional de Rede de Pesquisa em Educação Ambiental por Bacias Hidrográficas, 2013, Cascavel - PR. Anais do Encontro Paranaense de Educação Ambiental : Colóquio Internacional de Rede de Pesquisa em Educação Ambiental por Bacia Hidrográfica, 2013.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
HASHIMOTO, C. T.; NARDI, T. de S. ; ORESTES, E. N. M. . Organização da Rede de Educação Ambiental. In: VIII FÓRUM AMBIENTAL DA ALTA PAULISTA, 2012, Tupã - SP. Fórum Ambiental da Alta Paulista, 2012.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
HASHIMOTO, C. T.; MORALES, A. G. . Análise da educação ambiental nos órgãos públicos ambientais:um estudo de multicasos no extremo oeste paulista. In: XXVI Congresso de Iniciação Científica da Unesp, 2014, Tupã. Anais do XXVI Congresso de Iniciação Científica da Unesp, 2014. v. XXVI.

Apresentações de Trabalho
1.
HASHIMOTO, C. T.; MORALES, A. G. . Análise da Educação Ambiental nos órgãos públicos Ambientais dos municípios de Adamantina e Dracena. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
HASHIMOTO, C. T.. Análise da educação ambiental nos órgãos públicos ambientais: um estudo de multicasos no extremo oeste paulista. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
MORALES, A. G. ; HASHIMOTO, C. T. ; GIL, I. C. . A dimensão da educação ambiental nos órgãos públicos no município de Adamantina - SP. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
HASHIMOTO, C. T.. Gestão e Educação Ambiental nos órgãos públicos relacionados ao setor agronegócio de Tupã e Assis - SP: Presença ou Ausência. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
HASHIMOTO, C. T.; NARDI, T. de S. ; ORESTES, E. N. M. . Organização da rede de Educação Ambiental. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
III Encontro de Pesquisa em Informação e Tecnologia.A percepção dos profissionais da área ambiental perante a disponibilização de dados, informações e transparência dos órgãos públicos ambientais.. 2015. (Encontro).

2.
Congresso Internacional de Administração. A dimensão da educação ambiental nos órgãos públicos no município de Adamantina -SP. 2014. (Congresso).

3.
I Simpósio Internacional em Agronegócio e Desenvolvimento. 2014. (Simpósio).

4.
X Fórum Ambiental da Alta Paulista. 2014. (Outra).

5.
X Fórum Ambiental da Alta Paulista.Análise da educação ambiental nos órgãos públicos ambientais dos municípios de Adamantina e Dracena - SP. 2014. (Outra).

6.
XXVI Congresso de Iniciação Científica da Unesp. Análise da Educação Ambiental no órgãos públicos ambientais: um estudo de caso no extremo oeste paulista. 2014. (Congresso).

7.
XIV Encontro Paranaense de Educação Ambiental.GESTÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS ÓRGÃOS PÚBLICOS RELACIONADOS AO SETOR AGRONEGÓCIO DE TUPÃ E ASSIS-SP: PRESENÇA OU AUSÊNCIA?. 2013. (Encontro).

8.
XIV Encontro Paranaense de Educação Ambiental - EPEA - I Colóquio Internacional de Rede de Pesquisa em Educação Ambiental por Bacias Hidrográficas. 2013. (Congresso).

9.
XIV Encontro Paranaense de Educação Ambiental - EPEA - I Colóquio Internacional de Rede de Pesquisa em Educação Ambiental por Bacias Hidrográficas.Agricultura Orgânica: Programa Paranaense de certificação de Produtos Orgânicos. 2013. (Oficina).

10.
III Ciclo de Palestras referênte ao tema: Mercado de Trabalho. 2012. (Outra).

11.
II Simpósio Internacional de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da UNESP.Organização da Rede de Educação Ambiental da Alta Paulista. 2012. (Simpósio).

12.
IV Ciclo de Palestras referênte ao tema: Comportamento no Ambiente Empresarial. 2012. (Outra).

13.
VIII Fórum Ambiental da Alta Paulista.Organização da Rede de Educação Ambiental da Alta Paulista. 2012. (Outra).

14.
VIII Fórum Ambiental da Alta Paulista.Mapeamento das empresas do setor agronegócio do municipio de Tupã-SP: um estudo sobre o contexto da inserção da educação e gestão ambiental. 2012. (Outra).

15.
VII Semana de Administração: Decifrando o Marketing. 2012. (Outra).

16.
I Ciclo de Palestras referente ao tema "Mídias Sociais". 2011. (Outra).

17.
II Ciclo de Palestras referente ao tema "Relações Internacionais e Comércio Exterior"". 2011. (Outra).

18.
I Semana Nacional do Livro e da Biblioteca.Plataforma Lattes. 2011. (Oficina).

19.
VI Semana de Administração - "Mercado Financeiro". 2011. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
AFFONSO, E. P. ; HASHIMOTO, C. T. . II Encontro Competências Digitais Para Agricultura Familiar - II e-CoDAF. 2015. (Outro).

2.
MORALES, A. G. ; HASHIMOTO, C. T. ; DIAS, L. R. . 2ª Reunião da Rede de Educação Ambiental da Alta Paulista - REAP. 2013. (Outro).

3.
MORALES, A. G. ; HASHIMOTO, C. T. ; DIAS, L. R. ; GANTUS, M. P. ; NARDI, T. de S. . Rede de Educação Ambiental da Alta Paulista. 2012. (Outro).



Outras informações relevantes


Participação do Grupo de Pesquisa em Gestão e Educação Ambiental (PGEA) desde 2012.

Participação na coleta de dados da pesquisa "Gestão e educação ambiental nas empresas do setor agronegócio" no município de Tupã, coordenado pela Profª Dra. Angélica Góis Morales (UNESP/Tupã).



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