Arthur Calheiros Amador

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7258184938369720
  • Última atualização do currículo em 20/08/2018


Doutorando e Mestre em Estética e História da Arte pelo Programa Interunidades em Estética e Historia da Arte - PGEHA pela Universidade de São Paulo (2014) e Bacharel em Artes Visuais pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo (2008). Atualmente é assessor educativo na Arteducação Produções,integra a equipe de coordenação da Cia Teatral UEINZZ e é artista visual na Fundação Faculdade de Medicina, no departamento de Fono, Fiso e T.O. para coordenar o Coletivo Preguiça. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Artes Visuais, atuando principalmente nos seguintes temas: escultura e história da arte. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Arthur Calheiros Amador
Nome em citações bibliográficas
AMADOR, A. C.;AMADOR, ARTHUR CALHEIROS


Formação acadêmica/titulação


2015
Doutorado em andamento em Estética e História da Arte.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: A Escultura Contemporânea e suas influências: Um olhar sobre a produção tridimensional,
Orientador: Eliane Dias de Castro.
Palavras-chave: Escultura; tridimensional; materiais; técnicas; história da arte.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Atividades artísticas, criativas e de espetáculos.
2012 - 2014
Mestrado em Programa Interunidades em Estética e Historia da Arte - PGEHA.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Singularidade e Materialização: cenas do processo da criação artística,Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: Eliane Dias de Castro.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: criação artística; linguagem artística; subjetividade; cartografia.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Atividades artísticas, criativas e de espetáculos.
2004 - 2008
Graduação.
Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, FEBASP, Brasil.
Título: Pedra: Uma Certeza Vulnerável.
Orientador: Bertoneto Alves de Souza.




Formação Complementar


2012 - 2012
Leis Rouanet ProAc - ICMS. (Carga horária: 21h).
Museu da Imagem e do Som de São Paulo, MIS, Brasil.
2012 - 2012
Montagem de Exposições Contemporâneas: Conceito e. (Carga horária: 15h).
Escola São Paulo, E.S.P., Brasil.
2011 - 2012
Curso de História da Arte - 1o e 2o módulo. (Carga horária: 60h).
Museu da Imagem e do Som de São Paulo, MIS, Brasil.
2006 - 2006
Formação de Monitores para a 27 Bienal de São Paul. (Carga horária: 81h).
Fundação Bienal de São Paulo, FBSP, Brasil.
2003 - 2003
História da Arte a partir da coleção do MASP. (Carga horária: 4h).
Museu de Arte de São Paulo, MASP, Brasil.


Atuação Profissional



Skulptur Projekte Münster, SP2017, Alemanha.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 40
Outras informações
Esse estágio visou acompanhar o time curatorial da exposição, liderado pelo fundador Kasper König, que está a frente do projeto desde a primeira edição e mais as duas curadoras convidadas para esta edição: Britta Peters e Marianne Wagner. O acompanhamento desta equipe, mais a de produção, possibilitou a compreensão de como foram feitas as escolhas dos artistas e obras, além dos seus locais de instalação e todo o funcionamento do projeto. Da mesma forma, estar junto dos artistas participantes desta mostra que passaram pela exposição durante o período de estágio deste pesquisador, 1 de setembro à 4 de outubro de 2017, proporcionou a possibilidade de conversar com alguns deles.


Homeostase - The Wrong, TW, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2018
Vínculo: Contrato por tempo de serviço, Enquadramento Funcional: Coordenador de Projeto Educativo, Carga horária: 16
Outras informações
Homeostase @ The Wrong foi uma exposição inédita em São Paulo, com curadoria de Guilherme A.F.Brandão Fonseca e Julia Borges Araña, que busca evidenciar a influência que as novas tecnologias exercem sobre o fazer artístico. A exposição ficou em cartaz de 22 de novembro a 28 de janeiro no Centro Cultural São Paulo


Dueto, DT, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Contrato por tempo de serviço, Enquadramento Funcional: Coordenador de Núcleo Educativo, Carga horária: 16
Outras informações
Coordenação de Núcleo Educativo na Exposição "A Era dos Games" A Era dos Games é a primeira tentativa séria de olhar para os jogos eletrônicos dentro de um contexto cultural. A exibição inclui mais de 150 jogos dos últimos 60 anos e nos leva aos bastidores desse universo para revelar como um game é montado ? desde a ideia inicial, passando pelo desenho dos personagens e a ambientação, até chegar na programação como um todo. Nós conversamos com professores e jovens, à medida que fomos montando a exposição, e esperamos que ela seja realmente útil para tornar acessível o potencial educacional dos videogames.? Conrad Bodman, curador da Exposição A Era dos Games.


Prefeitura Municipal de São Paulo, PMSP, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Artista Orientador, Carga horária: 10
Outras informações
Artista orientador no Ceu Jaguaré pelo Programa Vocacional da Prefeitura do Município de São Paulo


Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, CEETEPS, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Médio e Técnico, Carga horária: 10
Outras informações
Aulas de Evolução do Mobiliário ministradas junto ao curso de Design de Interiores e aulas de Produção Tridimensional, História da Arte e Fotografia ministradas junto ao curso de Comunicação Visual.


Arteducação Produções, AEP, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Coordenador e acessoria educativa
Outras informações
Participação como equipe de coordenação nas exposições "Manifestações da Fé", "Audácia Concreta" e "Arte Contemporânea no Acervo do SESC", todas ocorridas no SESC Santo André. Formação de educadores para as exposições "Manifestações da Fé" e "Obras do Acervo" no SESC Sorocaba. Desenvolvimento de material educativo para a exposição "Rosa Branca" no SESC Itaquera


Cia Teatral UEINZZ, UEINZZ, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Equipe de Coordenação - autônomo
Outras informações
Cia Teatral UEINZZ - grupo de teatro com atores com histórico de sofrimento psíquico grave. Apresentação da peça Cais de Ovelhas na praça Roosevelt e no Centro Cultural b_arco Participação no Festival de Inverno 2014 - Entrecorpos. Cidade de Ouro Preto; apresentação da peça Cais de Ovelhas


Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Museu da Imagem e do Som de São Paulo, MIS, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2013
Vínculo: Empregado, Enquadramento Funcional: Coordenador de Núcleo Educativo


Fundação Faculdade de Medicina, FFM, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Artista Visual, Carga horária: 3

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Colaborador
Outras informações
Desenvolver e criar atividades juntos aos alunos do curso de especialização "Terapia Ocupacional: campos de intervenção e perspectivas de inovações da prática"


Fundação Bienal de São Paulo, FBSP, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Mediador, Carga horária: 30


Associação de Pais e Amigos de Portadores de Deficiência, APADE, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Artista Visual, Carga horária: 3


Serviço Social do Comercio, SESC, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Estagio, Enquadramento Funcional: Mediador, Carga horária: 20
Outras informações
SESC Pompéia


Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Recreação, SEME, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20
Outras informações
Estagiário no programa LUDICIDADE


Ateliê Ciça Camargo, ACC, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assistente de Ateliê, Carga horária: 4


Museu de Arte Moderna de São Paulo, MAM, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Mediador, Carga horária: 20



Projetos de pesquisa


2015 - Atual
A Escultura Contemporânea e suas Influências: Um Olhar sobre a Produção Tridimensional
Descrição: Este projeto pretende apresentar um estudo reflexivo sobre a escultura contemporânea, situando-a a partir de diversas transformações ocorridas nas artes visuais no transcorrer do século XX e nesse início do século XXI. A partir do olhar sobre alguns artistas e obras, realizar-se-á um mapeamento e um acompanhamento das transformações da linguagem escultórica, das mobilizações e deslocamentos surgidos, tornando possível situar como se dá essa expressão tridimensional na atualidade e quais limiares a diferenciam de outras linguagens. São objetivos: mapear e estudar artistas que trabalham com escultura e elencar seus interesses e mobilizações; estudar críticos, curadores, filósofos, pesquisadores e outros autores que abordam a questão do fazer escultórico e construir um plano conceitual para acompanhar as forças, tensões e deslocamentos nessa produção artística; realizar entrevistas e observações de artistas trabalhando para ativar a reflexão da produção tridimensional; investigar materiais como exposições, filmes, áudios, sites, blogs... que tratem da escultura como linguagem na arte contemporânea. Muitas questões são mobilizadas nesta proposição de pesquisa, dentre elas: Qual será a preocupação dos artistas hoje com a questão tridimensional? O que a escultura ainda carrega de bagagem do início das grandes transformações da linguagem e como isso foi reinventado pelos escultores atuais? A sistematização pretendida é inovadora e poderá contribuir para construções teóricas e críticas da linguagem escultórica / tridimensional contemporânea..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) .
Integrantes: Arthur Calheiros Amador - Integrante / Eliane Dias de Castro - Coordenador.
2012 - 2014
Singularidade e Materialização: cenas do processo da criação artística
Descrição: Pensar e refletir sobre o processo de criação artística conduziu esse estudo à visitação de múltiplos lugares que compõem o momento dessa criação: as experiências dos sujeitos e de sua formação artística; o momento de imersão na criação; o acompanhamento de algumas experiências que ressaltaram reflexões sobre esse tema. Assim, a partir da imersão em situações no campo da produção artística, no acompanhamento de experiências de ateliês, na realização de conversas, registros fotográficos e de áudio, estudos com escritos de artistas e outras fundamentações teóricas, descrições e construção de algumas narrativas, pode-se cartografar o processo de criação. A partir do material coletado, foram construídos diagramas para mapear um possível entendimento do processo de criação e como a subjetividade de cada artista opera para materializar as suas ideias, evidenciando diferenças e similitudes durante a produção das obras. Constituiu-se um panorama de como se desenrola o pensamento artístico e como se dá a imersão no trabalho, preservando as singularidades encontradas. Com isso, evidenciaram-se os pontos importantes para entender o funcionamento dos aspectos estudados na pesquisa - dentro do processo de criação ? e, na processualidade instaurada, ocorreu também a emergência de um plano criativo na produção do pesquisador, afirmando um movimento próprio da criação na composição de um novo território existencial..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) .
Integrantes: Arthur Calheiros Amador - Integrante / Eliane Dias de Castro - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes Visuais.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Alemão
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
AMADOR, ARTHUR CALHEIROS2016 AMADOR, ARTHUR CALHEIROS; CASTRO, ELIANE DIAS DE . O Coletivo (com) Preguiça: encontros, fluxos, pausas e artes. Interface (Botucatu. Online), v. 20, p. 267-280, 2016.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
AMADOR, A. C.; CASTRO, E. D. . A Criação e o Coletivo. In: Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura, 2014, Salvador. X ENECULT, 2014. v. 1.


Produção técnica
Redes sociais, websites e blogs
1.
AMADOR, A. C.. Arthur Amador: esculturas e outras artes. 2016; Tema: Trabalhos pessoais. (Site).


Demais tipos de produção técnica
1.
AMADOR, A. C.. Oficina de Arte Concreta. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
AMADOR, A. C.. Oficina de Criação de Murais Tridimensionais de Arte Naif. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
CASTRO, E. D. ; AMADOR, A. C. ; BUELAU, R. M. ; ALMEIDA, E. A. A. ; OLIVEIRA, S. M. ; VALENTE, I. U. . Grupo de Orientação Programa de Pós-Graduação em Estética e História da Arte. 2013. (Grupo de Orientação).


Produção artística/cultural
Artes Cênicas
1.
COLETIVA, Cia Teatral UEINZZ criação ; AMADOR, A. C. . Zero Gravity, Episode V: Spaces. 2016. Teatral.

2.
COLETIVA, Cia Teatral UEINZZ criação ; AMADOR, A. C. . Gravidade Zero, Episódio IV. 2016. Teatral.

3.
COLETIVA, Cia Teatral UEINZZ criação ; AMADOR, A. C. . No Readymade Man. 2015. Teatral.

4.
COLETIVA, Cia Teatral UEINZZ criação ; AMADOR, A. C. . Gravidade Zero, Episódio I; Na órbita de Klonoa. 2015. Teatral.

5.
RIERA, A. ; COLETIVA, Cia Teatral UEINZZ criação ; AMADOR, A. C. . ? OHPERA ? MUDA ?. 2014. Teatral.

6.
COLETIVA, Cia Teatral UEINZZ criação ; AMADOR, A. C. . Caos de Ovelhas. 2014. Teatral.

7.
COLETIVA, Cia Teatral UEINZZ criação ; AMADOR, A. C. . Cais de Ovelhas. 2013. Teatral.

Artes Visuais
1.
AMADOR, A. C.. Coletivos Individuais. 2012. Vídeo.

2.
AMADOR, A. C.. Pedra. 2007. Escultura.



Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
AMADOR, A. C.. Processo Seletivo ETEC. 2016. Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
X Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura - ENECULT.A Criação e o Coletivo. 2014. (Encontro).

2.
Encontro com professores da exposição - Alberto Giacometti - coleção da Fondation Alberto et Anette Giacometti, Paris. 2012. (Encontro).

3.
III Seminário de Pesquisa do Laboratório de Estudo e Pesquisa, Arte, Corpo e Terapia Ocupacional "Produção Cultural - políticas públicas e percursos autônomos". 2012. (Seminário).

4.
O Museu Paulista e o Trabalho Educativo em Museus. 2012. (Oficina).

5.
Palestra "Uma experiência em Arte e Cultura: FABBRICA". 2012. (Outra).

6.
Pragmatismo Poético - Seminario Internacional em Educação e Arte.Quando não há nada, o que vemos?. 2012. (Seminário).

7.
Triésima Bienal de São Paulo, A Iminência das Poéticas: mesa - Arquivar o Futuro. 2012. (Simpósio).

8.
Triésima Bienal de São Paulo, A Iminência das Poéticas: mesa - Arte Contemporânea: Disciplina e Antidisciplina. 2012. (Simpósio).

9.
VIII Congresso de Estética e História da Arte. 2012. (Congresso).

10.
Criação e Gerenciamento de Projetos Culturais Acessíveis às Pessoas com Deficiência. 2011. (Outra).

11.
Encontro Internacional Diálogos em Educação Museu e Arte. 2010. (Encontro).

12.
Seminário Internacional sobre ?Educação, Arte e Política?. 2010. (Seminário).

13.
Grupo de Estudos Educativos em Rede.Hyperlink. 2009. (Seminário).

14.
Seminário do Grupo de Estudos Educativos em Rede. 2009. (Seminário).

15.
Seminário Internacional Artes Visuais na Educação Contemporânea: experiências que contribuem para a inclusão. 2009. (Seminário).

16.
I Encontro de Terapia Ocupacional na Interface entre as Artes e a Saúde. 2008. (Encontro).

17.
Encontro com o artista visual Marco Buti. 2007. (Encontro).

18.
Ensino da Arte na Educação Especial e Inclusiva. 2006. (Outra).

19.
I Encontro Internacional para o Estudo da Semiosfera. 2005. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ROTH, G. P. ; BUENO, B. L. ; AMADOR, A. C. . Jornada Científica dos Acadêmicos de Farmácia e Bioquímica. 2017. (Outro).

2.
Watanabe, H. A. W. ; AMADOR, A. C. ; Soares, R. V. ; Fontes, A. S. . Jornada Universitaria da Saúde. 2016. (Outro).

3.
AMADOR, A. C.; ALMEIDA, E. A. A. ; CASTRO, E. D. ; ASANUMA, G. D. ; BUELAU, R. M. ; VALENTE, I. U. . Experiências Poéticas e Políticas do Sensível. 2015. (Outro).

4.
CASTRO, E. D. ; AMADOR, A. C. ; BUELAU, R. M. ; OLIVEIRA, S. M. ; ALMEIDA, E. A. A. ; VALENTE, I. U. . IV Seminário de Pesquisa do Laboratório de Estudo e Pesquisa: Arte, Corpo e Terapia Ocupacional - Implicação entre Arte e Psicanálise. 2013. (Outro).

5.
AMADOR, A. C.. VIII Congresso de Estética e História da Arte. 2012. (Congresso).



Educação e Popularização de C & T



Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
AMADOR, A. C.. VIII Congresso de Estética e História da Arte. 2012. (Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 14/12/2018 às 4:42:35