Clara Freire Filgueiras Faro

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1853555288736512
  • Última atualização do currículo em 26/10/2014


Administradora formada pela USP e Mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, com foco em Antropologia. 9 anos de experiência na área de Marketing e Comunicação em empresas multinacionais de bens de consumo, como Coca-Cola e Nestlé. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Clara Freire Filgueiras Faro
Nome em citações bibliográficas
FARO, C. F. F.

Endereço


Endereço Profissional
Nestle Brasil - Matriz, Nestle Brasil - Matriz.
Avenida Doutor Chucri Zaidan, 246
Vila Cordeiro
04583110 - São Paulo, SP - Brasil
Telefone: (11) 972296132


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2014
Mestrado em Ciências Sociais.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: O Gosto popular na propaganda televisiva,Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: Maria Celeste Mira.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
Palavras-chave: consumo; popular; publicidade; classe C; televisão.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
2009 - 2011
Especialização em Comunicação com o Mercado. (Carga Horária: 360h).
Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
Título: Plano de comunicação da Cachaça Rio Ypióca no Mercado Mexicano.
2001 - 2005
Graduação.
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP.
Título: Lançamento de um Novo Produto: A Cachaça no Mercado Mexicano.
Orientador: Prof. Doutor Dilson Gabriel dos Santos.




Formação Complementar


2012 - 2012
Brand Building the Nestlé Way. (Carga horária: 24h).
Nestle Brasil - Matriz, NESTLE, Brasil.
2012 - 2012
Brand Champion. (Carga horária: 24h).
General Mills.
2008 - 2011
Comunicação com o Mercado. (Carga horária: 360h).
Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
2008 - 2008
DNA - The Coca-Cola Way of Marketing. (Carga horária: 24h).
Coca-Cola Brasil.
2004 - 2004
Extensão universitária em Business. (Carga horária: 120h).
Universidad Panamericana.
2001 - 2001
Gestão Estratégica de Pessoas. (Carga horária: 12h).
Faculdade FIA de Administração e Negócios.


Atuação Profissional



Nestle Brasil - Matriz, NESTLE, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Funcionário, Enquadramento Funcional: Gerente de Produto Senior (NESCAU Cereal), Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Gerente de Produto Sênior - NESCAU Cereal & Portifólio de Cereais Infantis Responsável por 70% do negócio de Cereais Matinais. Gestão da marca como negócio: portfólio, preço, rentabilidade, estratégia de canais. Desenvolvimento da estratégia: objetivos de negócio, plano de comunicação, promoções, ponto de venda. Foco em dois targets: mães e crianças. Briefing, construção e execução do plano de mídia anual, em busca de maior rentabilidade e cobertura. Resultado: redução de 30% do custo por impacto, com mais semanas no ar. Idealização e implementação de plataforma digital para mães e crianças. Alinhamento estratégico entre marca-mãe NESCAU achocolatado em pó, times regional e global de Cereais Matinais. Liderança da campanha de PR Café da Manhã é mais que você imagina 2ª edição, com foco em formadores de opinião para desenvolvimento da categoria. Co-Responsável pela relação com profissionais de saúde e formadores de opinião. Substituição da Gerente Marketing da Categoria em sua licença maternidade (dez/2013 a jun/2014).


Coca-Cola Brasil, TCCC, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Funcionário, Enquadramento Funcional: Gerente de Desenvolvimento de Mercado (Trade), Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Responsável pelo negócio nos estados de MG, MS e interior de SP (10% do negócio Brasil). Liderança do desenvolvimento do Business Plan para 2011 desse território, detalhando as oportunidades de classe média-baixa, com planos para aumento de consumo per capita. Implementação de fotografias de sucesso de grandes cadeias e pequeno varejo.

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Funcionário, Enquadramento Funcional: Gerente de Marca (Fanta TM), Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Gerente da marca Fanta no Brasil - segunda maior marca da Coca-Cola no Brasil e maior mercado da marca globalmente. Desenvolvimento do Business Plan de Fanta para 2010 e 2011. Desenvolvimento da comunicação da marca para a América Latina. Liderança do projeto e time de multifuncional com objetivo de melhorar rentabilidade da marca. Desde escolha das fórmulas, até criação do conceito e teste com consumidor. Idealização e desenvolvimento da Plataforma Integrada para aumento de consumo semanal. Campanha foi ao ar em setembro de 2010. Liderou o projeto e time de multifuncional com objetivo de desenvolver novos sabores. Fanta Maracujá lançada em 2012. Coordenou pesquisa qualitativa para compreensão das preferências dos adolescentes e suas mães sobre a cor de um refrigerante, atributos de sabor e formato de embalagem. Participação no grupo de trabalho Marketeando a Categoria , estudando o conhecimento real e percepções do brasileiro sobre alimentação saudável e bebibas não alcoólicas, entendendo a disposição à mudanças de hábitos em busca de uma alimentação mais saudável.

Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Funcionário, Enquadramento Funcional: Gerente Jr. de Marketing Regional, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Responsável pela saúde das marcas na Unidade Sudeste, enxergando as oportunidades através de conhecimento do consumidor e da cultura locais. . Adaptou e Implementou estratégias das marcas para SP e MG, enxergando as oportunidades através de conhecimento do consumidor local e aspectos que diferenciam seus hábitos de consumo. Conduziu pesquisas junto à institutos, com o objetivo de compreender as mães de classe CD: seu comportamento de consumo de bebidas, hábitos, valores, medos, anseios e desejos, bem como preferências estéticas e compreensão das mensagens da marca Coca-Cola. Negociação junto aos fabricantes da implementação dos planos de todas as marcas, incluindo investimento em mídia

Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Funcionário, Enquadramento Funcional: Trainee, Regime: Dedicação exclusiva.



Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Mercadologia.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Apresentações de Trabalho
1.
OLIVEIRA, B. C. S. C. M. ; FARO, C. F. F. . Consumer and Culture: Understanding the consumer formation of the 'new' middle class.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VI Seminário Grupo de Estudos de Práticas Culturais Contemporâneas GEPRACC.Gosto Popular na Propaganda Televisiva - mesa Sentidos do Consumo. 2014. (Seminário).

2.
V Seminário do Grupo de Estudos de Práticas Culturais Contemporâneas. 2013. (Seminário).

3.
Seminário de Pesquisa em Ciências Sociais.ENSAIO SOBRE CONSUMO: UMA DISCUSSÃO DENTRO DAS CIENCIAS SOCIAIS. 2012. (Seminário).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Maria Celeste Mira. O Gosto popular na propaganda televisiva. Início: 2012. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. (Orientador).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 14/12/2018 às 2:00:05